paroquias.org


Arquivo de Notícias - Abril de 2006

Conferência Episcopal Portuguesa: preservativo é um "mal menor" para evitar propagação da sida
2006-04-27 22:50:40

A utilização do preservativo para evitar a propagação da sida foi hoje admitida como um "mal menor" pelo vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. António Montes.
Educação Moral e Religiosa Católica. Um valioso contributo para a formação da personalidade
2006-04-27 21:57:05

Introdução
1. A Educação é uma tarefa fundamental da sociedade. Dela depende, decisivamente, o desenvolvimento harmonioso e integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens, e a qualidade do progresso da sociedade.
Porque está em causa a pessoa humana, razão de ser e objecto central da missão da Igreja, a Conferência Episcopal Portuguesa pronunciou-se sobre a Educação, num passado relativamente próximo, através de uma carta Pastoral, em que expôs o seu pensamento e convidou todos os parceiros educativos a conjugarem esforços para melhorar a Educação em Portugal.
Papa destaca importância do celibato sacerdotal
2006-04-26 22:22:51

Bento XVI destacou, esta semana, a importância do celibato para os sacerdotes da Igreja Católica. Recebendo no Vaticano os Bispos do Gana, em visita “ad Limina”, o Papa lembrou que "os que recebem este sacramento estão configurados dum modo particular a Cristo".
Tradição e actualização na Igreja
2006-04-26 22:21:52

Bento XVI prosseguiu com o ciclo de reflexões sobre a Igreja, nas audiências semanais de quarta-feira, abordando hoje o tema da tradição, que comparou a “um grande rio que nos leva”.
Papa estimula Jesuítas a um compromisso no campo cultural
2006-04-25 22:16:28

Bento XVI pediu este sábado aos membros da Companhia de Jesus um compromisso cultural renovado nos campos da teologia e da filosofia, em especial no “diálogo com a cultura contemporânea”, que considerou “fortemente marcada pelo cientismo positivista e materialista”.
Passionistas têm novo Provincial
2006-04-25 22:15:51

O padre Laureano Alves Pereira foi eleito Superior Provincial dos Missionários Passionistas para o quadriénio 2006-2010. A eleição aconteceu no Capítulo Provincial realizado na Casa Passionista de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, na passada semana (18 a 21), após longa e aturada preparação prévia que envolveu todas as Comunidades Passionistas de Portugal e Angola.
Marketing para a Vida Consagrada
2006-04-25 22:13:31

A diminuição do número de candidatos à Vida Consagrada, em Portugal, é uma realidade que não tem passado à margem dos Institutos religiosos, que se manifestaram prontos a recorrer à ajuda do Marketing para melhor fazer passar a sua mensagem vocacional num mundo em que apenas se destacam as ideias que façam a diferença, no meio da multipli-cidade de ofertas.
Festa da Família 2006 - A Família, lugar de Amor
2006-04-25 01:20:09

A paróquia da Sagrada Família organiza, nos próximos dias 29, 30 de Abril e 1 de Maio, a Festa da Família. Este encontro surge de uma inquietação e, ao mesmo tempo, necessidade de um momento de reflexão centrado na família, sendo uma oportunidade de formação, de partilha de testemunhos, de oração, mas também de festa.

O sítio escolhido para a realização deste evento foi a Quinta da Cardiga, um local cheio de história, rodeado pela natureza e o ar puro. Antiga propriedade dos Templários à beira do rio Tejo, foi residência da família "Sommer". Espaço propício para celebrar a família como lugar de amor.
Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial de Orações Pelas vocações - 7 de Maio de 2006 - IV Domingo de Páscoa
2006-04-24 22:44:17

Venerados Irmãos no Episcopado
Queridos Irmãos e Irmãs!

A celebração do próximo Dia Mundial de Oração pelas Vocações oferece-me a ocasião para convidar todo o povo de Deus a reflectir sobre o tema da Vocação no mistério da Igreja. Escreve o Apóstolo Paulo: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... Ele nos escolheu antes da constituição do mundo... predestinou-nos para sermos seus filhos adoptivos por meio de Jesus Cristo" (Ef 1, 3-5). Antes da criação do mundo, antes da nossa vinda à existência, o Pai celeste escolheu-nos pessoalmente, para nos chamar a entrar em relação filial com Ele, mediante Jesus, Verbo encarnado, sob a guia do Espírito Santo. Ao morrer por nós, Jesus introduziu-nos no mistério do amor do Pai, amor que o envolve totalmente e que Ele oferece a todos nós. Neste mundo, unidos a Jesus, que é a Cabeça, nós oferecemos um só corpo, a Igreja.
D. António Marto é o novo bispo de Leiria-Fátima
2006-04-24 21:49:54

D. António Marto é o escolhido, pelo Papa Bento XVI, para substituir D. Serafim Ferreira e Silva como bispo de Leiria-Fátima. Tomará posse na tarde de 25 de Junho. Diz ter recebido a nomeação "com total surpresa" e tem como prioridade conhecer a diocese.
Aos 59 anos, D. António Marto era actualmente bispo de Viseu.
Bispos mudam estatuto do Santuário de Fátima
2006-04-24 11:53:30

Os bispos católicos debatem, a partir de hoje, um novo estatuto para o Santuário de Fátima, que deverá passar a ser considerado de carácter nacional e, nessa medida, terá um conselho de mais três bispos, além do responsável da diocese.
D. Carlos Azevedo, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) explicou ao PÚBLICO que, segundo os elementos que conhece, é provável que a decisão da assembleia plenária da CEP vá nesse sentido. Mas o colectivo dos bispos é soberano e só no final dos trabalhos, quinta-feira, se saberá exactamente o que fica decidido.
Vaticano prepara documento sobre sida e preservativo
2006-04-24 11:52:50

A pedido do Papa Bento XVI, o Vaticano publicará em breve um documento sobre o uso de preservativos para evitar o contágio com o vírus da sida, anunciou o cardeal Javier Lozano Barragan. Numa entrevista publicada no diário La Repubblica, o cardeal, que preside ao conselho para a Pastoral da Saúde do Vaticano, afirmou que o documento aborda "o uso de preservativos por pessoas que sofrem de doenças graves, nomeadamente de sida", mas recusou-se a adiantar mais esclarecimentos sobre o seu conteúdo.
Gaby Soñer - Digressão em Portugal
2006-04-23 22:03:36

Depois do sucesso dos seus concertos no Multifestival 2005, foi convidado a cantar e dar testemunho no encontro PHN da Canção Nova, em Fátima, onde gravou um programa de televisão com o Dunga e cantou no concerto de encerramento do ICNE no Rossio (Lisboa).

Este ano está de volta ao nosso país para fazer uma pequena digressão e apresentar o seu novo álbum "Muestra tu fe".
Dizer Deus Hoje - Novas Expressões da Nova Evangelização
2006-04-23 20:19:05

A Associação de Estudantes de Teologia de Coimbra realiza no fim-de-semana de 29 e 30 de Abril, na Sé Velha de Coimbra, um Fórum com o tema: “Dizer Deus Hoje – Novas Expressões da Nova Evangelização”.

Este fórum terá conferências e ateliers diversos sobre a evangelização prática. Será possível também participar em momentos de oração e num concerto, na noite de sábado, aberto a toda a cidade. Consulta o Programa e a Apresentação do Fórum.
Cardeal Carlo Maria Martini fala de "mal menor" no caso do preservativo e do aborto
2006-04-22 11:27:18

No debate entre aquele que chegou a ser apontado como provável sucessor de Wojtyla e cientista publicado no L"Espresso, o cardeal Carlo Maria Martini, ex-arcebispo de Milão e considerado uma das figuras mais liberais no topo da hierarquia católica, qualificou ontem como um mal menor o preservativo, o aborto legal e a adopção de embriões.
Fátima Jovem a 6 e 7 de Maio
2006-04-20 22:26:51

A Peregrinação Nacional dos Jovens das dioceses portuguesas a Fátima, deste ano, vai acontecer nos dias 6 e 7 de Maio. Subordinada ao tema «Cristo, Luz do meu caminho» o Fátima Jovem é “uma acção de carácter reflexivo, de ponderação, no fundo um retiro em peregrinação”, disse Oliveira de Sousa.
Livro de jornalista do PÚBLICO sobre primeiro ano de Bento XVI
2006-04-20 21:47:35

Toda a gente esperava "o óbvio": o Papa que sucedesse a Karol Wojtyla adoptaria muito provavelmente o nome de João Paulo III, sinal de continuidade com os pontificados anteriores. Mas Joseph Ratzinger quis chamar-se Bento XVI e essa foi "a surpresa maior".
Poesia solidária ajuda a construir igreja
2006-04-20 21:45:52

Integrado na campanha de angariação de fundos da Paróquia da Amora, na diocese de Setúbal, para a construção da nova igreja, vai ser publicado, este Domingo, um livro de sonetos de Maria Clóvis, poetisa residente naquela paróquia.
«Deus Caritas est» já é best seller na Rússia
2006-04-20 21:44:45

Os católicos de Moscovo receberam, como “presente”, no Domingo de Páscoa, a primeira Encíclica de Bento XVI «Deus Caritas est» em língua russa.
Bento XVI diz que não pode cumprir missão "sozinho"
2006-04-20 21:43:58

O Papa Bento XVI afirmou ontem que não poderá exercer a sua função "sozinho". Foi durante a audiência-geral de quarta-feira, que desta vez coincidiu com o dia do primeiro aniversário da sua eleição para o cargo.
ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA
2006-04-20 21:28:11

Vai realizar-se na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, nos próximos dias 24-27 de Abril de 2006, a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Bento XVI Um estilo mais discreto no Vaticano
2006-04-19 23:30:57

Algumas decisões polémicas, outras surpreendentes, mas sempre com um estilo mais discreto. Há um ano, a escolha de Joseph Ratzinger para Papa apanhou muita gente de surpresa.
Gaby Soñer - Digressão em Portugal
2006-04-19 23:06:18

Depois do sucesso dos seus concertos Multifestival 2005, participou no encontro PHN da Canção Nova, em Fátima, onde gravou um programa de televisão com o Dunga e cantou no concerto de encerramento do ICNE no Rossio (Lisboa).

Este ano está de volta ao nosso país para fazer uma pequena digressão e apresentar o seu novo álbum “Muestra tu fe”.
Continuidade no Vaticano mas com estilo diferente
2006-04-19 22:37:48

Visto como um "duro" enquanto guardião da doutrina da fé, Joseph Ratzinger surpreendeu no papel de Bento XVI ao continuar neste ano de papado o caminho do diálogo inter-religioso e ecuménico e ao chamar os seus opositores para conversar. Discreto e profundo, mas consciente de que guia os católicos em tempos conturbados, o Papa que sucedeu a João Paulo II dirige o discurso para o interior da Igreja e foca- -o no essencial da fé cristã: a caridade.
O amor como programa
2006-04-19 22:35:42

A encíclica saiu com o título e o tema que sabemos: "Deus é amor." Retomando, esclarecendo e concluindo em termos práticos e programáticos a verdade essencial da vida e doutrina de Jesus Cristo. (...) É necessária a Bento XVI uma boa e dupla dose de sabedoria e humildade para nos surpreender desta maneira. Para nos dizer que, tanto teórica como praticamente, não temos outro "programa", quer como comunidade crente quer como concidadãos do mundo.
O Puzzle do Patriarca
2006-04-19 22:34:33

Bento XVI está a tornar-se num Papa que insistirá numa defesa intransigente da identidade católica, mas sem pôr de lado um desejo sincero de comunicar com o outro lado. A sua convicção é que só alguém com um profundo sentido de si pode abrir um diálogo profícuo com o outro.
Principais datas deste primeiro ano de pontificado
2006-04-19 22:33:13

2005
19 de Abril O conclave de 115 cardeais elege Joseph Ratzinger, 78 anos, para suceder a João Paulo II, que morrera dia 2 de Abril. O eleito escolhe o nome de Bento, o décimo sexto com este nome. Ratzinger exercera, durante 24 anos, o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo um dos mais próximos colaboradores de João Paulo II.
Cinco temas de um ano de pontificado
2006-04-19 22:32:14

Eleito por Bento XVI como a prioridade das prioridades, o diálogo ecuménico (com protestantes, anglicanos e ortodoxos) teve já pequenos avanços, ainda que pouco perceptíveis para a opinião pública, sob o pontificado de Bento XVI. O comité de coordenação da Comissão Mista entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa recomeçou a reunir-se, depois de ter estado desactivado durante cinco anos.
Hans Küng destaca abertura do Papa
2006-04-19 22:28:39

O teólogo Hans Kung, conhecido pelas suas posições polémicas em relação ao magistério da Igreja, disse que “Bento XVI pode reservar ao mundo algumas surpresas, dado que é um conservador com alguma abertura".
Um novo filme para explicar o Opus Dei
2006-04-19 22:27:55

No dia 19 de Abril será apresentado no Instituto São Josemaría, em Nova Iorque, um vídeo que mostra a vida ordinária de algumas pessoas do Opus Dei. O documentário, realizado nos EUA, intitula-se: “Amar apaixonadamente o mundo: americanos correntes que vivem a espiritualidade de São Josemaría”.
Desafios colocados hoje aos Irmãos de S. João de Deus
2006-04-19 22:24:41

Os Irmãos de S. João de Deus são uma consequência directa da entrega radical do português de Granada, João de Deus, no séc. XVI, a Deus, ao serviço dos pobres, doentes e necessitados.
1300 sacerdotes em diálogo sobre “Ser Igreja hoje”
2006-04-18 23:25:50

Serão cerca de 1.300 sacerdotes, diáconos e seminaristas, dos cinco continentes a participar, de 19 a 21 de Abril, em Castel Gandolfo (Roma), no Congresso “Igreja hoje. Espiritualidade de comunhão e diálogo”. Participarão também ministros de outras Igrejas cristãs.
Filme do primeiro ano de pontificado
2006-04-18 23:25:04

Cronologia completa
Na rota das comemorações de São Francisco Xavier
2006-04-18 23:17:10

Não são mais de 50 os moradores da pequena localidade de Javier, na comunidade de Navarra, no Norte de Espanha. Não há mais nada nesta terra para além do castelo que surge ao caminho dos viajantes e meia dúzia de ruas com casas sem história, mas por estes dias são muitos os visitantes, peregrinos e curiosos que aqui chegam motivados pela fama do missionário. Foi aqui que nasceu S. Francisco Xavier.
Filhos de um Deus maior
2006-04-18 23:04:26

São pessoas que adoptaram outras religiões. Indivíduos que em comum têm fé. Uma fé que já teve outros nomes, outros sentidos. Nasceram numa crença religiosa e ao longo da vida escolheram outra. Converteram-se.
Papa apela a acordo no nuclear
2006-04-17 23:13:38

A maior mutação da história da humanidade. Foi recorrendo à Teoria da Evolução que Bento XVI explicou a ressurreição de Cristo na primeira cerimónia pascal que celebrou como Papa. Na mensagem que enviou ao Mundo a partir do Vaticano, o Papa manifestou-se relativamente às "crises internacionais ligadas ao nuclear" e, sem se referir ao Irão, pediu uma negociação séria e leal, bem como uma convivência pacífica entre as diversas culturas e religiões.
Basílica completa 500 anos
2006-04-17 23:11:34

Dia 18 passam 500 anos sobre o início da construção da mais famosa igreja do Mundo: a Basílica de S. Pedro.
Os segredos da meditação cristã
2006-04-17 22:56:57

Laurence Freeman, OSB, director da Comunidade Mundial de Meditação Cristã, explica à Agência ECCLESIA a importância da oração na vida de um católico dos nossos dias
.
A busca de formas de espiritualidade diferentes daquelas que nos habituámos a ver na Igreja Católica tem levado muitas pessoas a procurar respostas noutras religiões ou filosofias, em especial do Oriente. Laurence Freeman, OSB, director da Comunidade Mundial de Meditação Cristã (www.wccm.org), fala da importância de recuperar, na Igreja, a ideia de procurar Deus no silêncio e na quietude, para além das palavras ou pensamentos.
“A Igreja nasce e vive do anúncio de «Cristo Vivo»” - Homilia de D. José Policarpo no Pontifical da Ressurreição do Senhor
2006-04-17 22:52:38

1. Hoje, Solenidade da Ressurreição do Senhor, celebra o seu aniversário natalício Sua Santidade Bento XVI. Há precisamente um ano a Igreja toda recolhia-se em oração, esperando a eleição do novo Papa. Na última Assembleia Geral do Colégio dos Cardeais, saudávamos o então Decano do Colégio pelos seus 78 anos de vida. Três dias depois aclamávamo-lo de novo, agora como Papa, Sucessor de Pedro. Entre esses dois momentos há um salto qualitativo na aclamação e no motivo da nossa alegria.
Ressurreição: força de vida, de paz e de liberdade - Mensagem de Páscoa de Bento XVI
2006-04-17 22:51:04

Queridos irmãos e irmãs!
Christus resurrexit! – Cristo ressuscitou!

A grande Vigília desta noite fez-nos reviver o acontecimento decisivo e sempre actual da Ressurreição, mistério central da fé cristã. Círios pascais sem conta foram acesos nas igrejas para simbolizar a luz de Cristo que iluminou e ilumina a humanidade, vencendo para sempre as trevas do pecado e do mal. E, no dia de hoje, ressoam fortes as palavras que deixaram estupefactas as mulheres que, na manhã do primeiro dia depois do sábado, tinham ido ao sepulcro, onde o corpo de Cristo, descido às pressas da cruz, fora depositado.
Bento XVI celebra 79º aniversário
2006-04-17 22:48:44

Bento XVI celebra hoje no Vaticano, em pleno Domingo de Páscoa, o seu 79º aniversário natalício. Uma Praça de São Pedro cheia de peregrinos saúda o Papa de forma festiva, neste dia especial.
Cardeal diz que ler jornais e ver televisão não são "novos pecados"
2006-04-17 18:57:27

As referências ao excesso de consumo de jornais, Internet e televisão não devem ser interpretadas como caracterizadoras de "novos pecados", explicou ontem o cardeal norte-americano James Francis Stafford, corrigindo o sentido que fora dado às suas palavras pela agência Ecclesia.
Bento XVI reafirma Judas como traidor de Jesus
2006-04-14 22:00:06

B ento XVI explicou, ontem à tarde, a "traição" de Judas, considerando que nela se detecta a recusa do "projecto salvífico" de Deus, em Jesus Cristo. Coincidência, ou não, a referência do Papa ao vulgarmente designado por "traidor" aconteceu exactamente uma semana após a revelação pública, feita pela National Geographic, do Evangelho de Judas, documento que contraria as ideias correntes sobre o papel daquele apóstolo.
Traição de Judas estava no plano de Deus?
2006-04-14 21:58:44

O nome de Judas é há dois mil anos sinónimo de traição. Mas o discípulo que traiu Jesus por 30 moedas e o entregou às autoridades do Templo de Jerusalém está agora a ser reabilitado pelo grupo de investigadores que divulgaram o conteúdo de um documento escondido durante 1700 anos - um texto gnóstico em que Judas Iscariotes é apresentado como o discípulo predilecto de Jesus, que o entregou a pedido deste, para que a profecia se cumprisse.
O papel das mulheres no cristianismo nascente
2006-04-14 21:57:14

Elas estavam lá, desde o início. Cada vez mais, a investigação bíblica verifica que várias mulheres integravam o grupo dos que acompanhavam Jesus. "A conclusão a tirar é que, no tempo histórico da pregação de Jesus na Galileia, havia um número de mulheres que colaborava com Jesus e com os Doze [apóstolos] de maneira activa e consequente", diz o biblista Joaquim Carreira das Neves.
O que nos revela o judaísmo de Cristo
2006-04-14 21:56:26

A third quest, ou terceira busca, a mais recente fase de investigação sobre Jesus histórico, tem dado mais atenção ao judaísmo de Cristo.
Jesus crucificado pela forma como comia
2006-04-14 21:55:08

Investigação bíblica recente aponta refeições como ocasião para palavras e acções de Cristo que provocam escândalo aos seus adversários.
Sacrifícios dos homens para chegar a Deus
2006-04-14 21:47:43

Passar fome. Ou pelo menos evitar os excessos: carne, salmão, linguado, marisco. Não usar jóias. Evitar o cabeleireiro. Usar roupa mais discreta: saias compridas, calças menos justas, blusinhas simples. Deitar cedo e cedo erguer. Ter paciência para os outros. Dar sem querer receber nada em troca. Ser melhor todos os dias. Estes são apenas alguns dos "sacrifícios" que milhões de católicos em todo o mundo se propõem fazer durante a Quaresma (período de quarenta dias que vai desde a Quarta-Feira de Cinzas até Domingo de Páscoa), recordando assim o sacrifício que Jesus Cristo fez pela humanidade, morrendo na cruz.
Falta de sacerdotes na Igreja preocupa patriarca de Lisboa
2006-04-14 21:45:19

O cardeal patriarca de Lisboa alertou ontem para a falta de padres ao serviço dos crentes. No dia em que a Igreja Católica assinala a instituição da eucaristia e do sacerdócio, definidos por Cristo na última ceia, D. José Policarpo abordou uma questão actual e preocupante, mas que não tem merecido da hierarquia religiosa nacional o debate que muitos reclamam: a falta de vocações.
Paróquias do Arciprestado de Braga na Internet
2006-04-12 21:52:23

O dia 13 de Abril de 2006 marca um nova etapa na vida das comunidades católicas do arciprestado de Braga.
Papa não escreve carta de Quinta-feira Santa
2006-04-12 21:51:21

Na sua primeira Semana Santa como Papa, Bento XVI abandonou uma das tradições mais queridas de João Paulo II, ao não escrever uma carta aos sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa.
Novo retiro da "Vinha de Raquel"
2006-04-11 23:35:52

Realiza-se um retiro da "Vinha de Raquel" no próximo dia 21/23 de Abril de 2006.
Publicadas as reflexões da Via-Sacra no Coliseu
2006-04-11 23:29:44

A Paulinas Editora vai publicar amanhã, no nosso país, o livro “Via-Sacra presidida por Bento XVI”, com as reflexões de D. Angelo Comastri, Vigário Geral do Papa para a Cidade do Vaticano e autor de numerosas obras de espiritualidade, liturgia e meditações já publicadas em várias línguas.
Promoção social on-line
2006-04-11 23:29:12

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) do Porto apresentou na semana passada o seu novo sítio na Internet: www.odps.org.pt
Celebração inédita no Vaticano
2006-04-11 23:28:16

A Terça-feira Santa é hoje marcada, no Vaticano, pela celebração de um “Rito pela reconciliação dos mais penitentes”, com confissão e absolvição individual.
Páscoa do Parque das Nações sem nova igreja
2006-04-10 22:51:12

A comunidade católica do Parque das Nações vai ser obrigada a celebrar a Páscoa na loja de um prédio onde tem decorrido a maioria dos rituais desde que a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes foi criada, em 2003.
Cardeal-Patriarca contra o relativismo ético
2006-04-10 22:46:00

A última Catequese quaresmal de D. José Policarpo foi dedicada ao tema "A verdade é a base indispensável do Amor", com o Patriarca de Lisboa a lançar um alerta contra os perigos de uma visão subjectiva da realidade.
Papa reforça comissão de reconciliação com os seguidores de Lefebvre
2006-04-10 22:45:06

Bento XVI procedeu a mudanças de peso na Comissão Pontifícia «Ecclesia Dei», criada por João Paulo II em 2 de Julho de 1988, após o gesto cismático das ordenações episcopais presididas pelo arcebispo Marcel Lefebvre.
A verdade é a base indispensável do amor - Catequese do Cardeal-Patriarca no Domingo de Ramos
2006-04-10 22:42:21

1. O oitavo mandamento da Lei de Deus convida-nos a procurar sempre a verdade e a ser-lhe fiéis nas afirmações e nas atitudes, a encontrar nela a base sólida para o exercício da liberdade, e a luz que ilumina a nossa consciência, tornando-a guia seguro dos nossos comportamentos. Este mandamento que nos chama a viver na verdade é, de certo modo, a síntese de todos os outros, pois só na verdade se pode amar, mais, o amor é a principal expressão da verdade.
Papa abre Semana Santa com missa de domingo de Ramos dedicada aos jovens
2006-04-09 22:44:14

O Papa Bento XVI abriu hoje a Semana Santa com uma missa de domingo de Ramos dedicada aos jovens, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ramos de palmeira e de oliveira erguidos pelos fiéis encheram a Praça de São Pedro.
Instrumento expansionista ou missionário moderno?
2006-04-09 14:50:25

É na época da Reforma protestante de Lutero que nasce Francisco Xavier. Um dos primeiros companheiros de Inácio de Loiola, o "apóstolo das Índias" surge, inicialmente, como um instrumento do rei D. João III na estratégia de alargar o Império. Mas o voluntarismo de Xavier torna-o o inventor dos modernos métodos missionários.
O Papa, com estudantes de 200 universidades do mundo
2006-04-09 14:09:01

Na segunda-feira 10 de Abril, às 12h, cerca de 5.000 jovens participantes na 39ª edição do encontro UNIV serão recebidos em audiência por Bento XVI na Sala Paulo VI (Vaticano). Este encontro universitário reúne em Roma estudantes de 32 países do mundo.
Memória com emoção
2006-04-09 14:07:43

Um ano depois de tudo se dizer sobre João Paulo II, sobram as palavras e os gestos para alimentar a memória. Nas actuais gerações, sobram principalmente os gestos.
Semana Santa: 8 meditações do Prelado para descarregar em audio
2006-04-09 14:06:42

Textos que Mons. Javier Echevarría escreveu para cada um dos dias da semana santa, desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa.
Cristãos preparam Semana Maior
2006-04-09 14:05:07

O ano litúrgico como hoje o conhecemos pretende levar os católicos a celebrar sacramentalmente a pessoa de Jesus Cristo como "memória", "presença", "profecia". Na Igreja primitiva, o mistério, a celebração, a pregação, a vida cristã tiveram um único centro: a Páscoa - o culto da Igreja primitiva nasceu da Páscoa e para celebrar a Páscoa. No início da vida cristã encontra-se o Domingo como única festa, com a única denominação de "Dia do Senhor". Por influência das comunidades cristãs provenientes do judaísmo, surgiu depois um "grande Domingo", como celebração anual da Páscoa.
"Via Sacra do nosso tempo"
2006-04-09 14:03:49

A Equipa Vicarial de Jovens da V Vigararia de Lisboa irá promover a «Via Sacra do nosso tempo» no próximo dia 14 de Abril.
Bento XVI visita Polónia em Maio
2006-04-09 13:49:59

O Papa Bento XVI visita a Polónia, o país de origem do seu antecessor, João Paulo II, no próximo dia 28 de Maio. A viagem foi confirmada, ontem, através de um comunicado oficial do Vaticano.
Religião poderá fazer bem à saúde
2006-04-09 13:48:13

Participar em serviços religiosos, assim como fazer exercícios físicos regulares e tomar medicamentos contra o colesterol são razões para alargar a esperança de vida.
Turistas ou peregrinos?
2006-04-06 22:46:10

A experiência de dias passados nos locais onde Jesus viveu revelam-se uma oportunidade pastoral para comunidades ou grupos que lá se deslocam: acontece uma redescoberta da Bíblia.
Jovens espanhóis divorciam-se da Igreja
2006-04-06 22:01:58

A Igreja é a instituição mais desprestigiada pelos jovens espanhóis, que se declaram maioritariamente mais tolerantes, mais de Esquerda, mais consumistas e mais "presos à televisão" do que os seus pais, indica uma sondagem.
Jesus e as mulheres: a resposta dos Evangelhos Canónicos
2006-04-06 21:57:34

Jesus teve discípulas, que o acompanharam ao longo da sua vida pública e assumiram um papel de serviço (diakonia) junto dele e dos 12. Esta é uma das evidências que, à luz dos Evangelhos Canónicos (Marcos, Mateus, Lucas e João), foi ontem destacada pelo Pe. Joaquim Carreira das Neves na UCP.
Dominicanos a caminho da Páscoa, ao vivo e na net
2006-04-06 21:56:37

A Igreja do Convento de São Domingos em Lisboa tem vindo a proporcionar, durante o tempo de Quaresma, uma preparação diferente para a Solenidade da Páscoa, recorrendo ao que é carisma da Ordem dos Pregadores, a pregação ao vivo e agora também na Internet.
Publicado o novo Ritual das Exéquias
2006-04-06 21:53:28

Acaba da sair às luz o novo Ritual das Exéquias. A nova edição inclui também maior abundância de textos e uma melhor ordenação para a sua adequada utilização. A principal novidade é a presença de um capítulo especialmente orientado para o caso em que se faz a cremação do cadáver.
Encontrado manuscrito com a única cópia conhecida do Evangelho de Judas
2006-04-06 21:53:14

Um manuscrito que data dos séculos III ou IV, com a única cópia conhecida do Evangelho de Judas, foi encontrado no Egipto, depois de ter estado perdido durante cerca de 1700 anos. Os papiros - restaurados, autenticados e traduzidos – revelam Judas como o discípulo preferido de Jesus.
Lectio Spiritualis em S. Vicente de Fora
2006-04-06 20:54:07

O Centro Cultural Franciscano - Lux Mundi – irá realizar, na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, dia 8 de Abril, uma paraliturgia com homilia do cón. António Marim, celebrando a Paixão de Cristo.
EUA acolhem encontro mundial das religiões
2006-04-05 22:47:03

Os Estados Unidos da América vão acolher, pela primeira vez, o encontro mundial das religiões promovido pela Comunidade católica de Santo Egídio. A iniciativa procura perpetuar o espírito da Jornada Mundial de Oração pela Paz de Assis, convocada por João Paulo II, em 1986.
Espectáculo de solidariedade
2006-04-05 22:44:11

O Grupo Missionário de Leiria-Fátima Ondjoyetu promove um espectáculo de solidariedade cujos lucros se destinam a apoiar a geminação das dioceses de Leiria-Fátima e Novo Redondo, Angola, na sequência de seis anos de voluntariado missionário realizado naquela diocese de Angola.
Festival da Canção Jovem 2006 - Leiria
2006-04-05 22:41:09

O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil propõe-se organizar o XIII Festival Jovem Diocesano da Canção Religiosa, a ter lugar no dia 11 de Junho pelas 15h30 na Marinha Grande. Tem como objectivos incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens da Diocese, Grupos e Movimentos diocesanos de Jovens; encontrar o representante da diocese de Leiria-Fátima no Festival Nacional Jovem da Canção Religiosa.
SEMANA SANTA 2006 - Paróquia de São Gonçalo Amarante
2006-04-05 22:37:43

Junto apresentamos o programa da semana santa, 2006 da Paróquia de São Gonçalo, Amarante.
Encenação da Paixão - Via Sacra ao Vivo - Aveiro
2006-04-05 22:10:17

A Igreja põe ao nosso dispor diversos meios, neste Tempo de Graça, entre os quais se contam as dramatizações bíblicas integradas ou não em Via-sacras. Uma especial intensidade preparatória acontece sempre na Semana Santa em Braga, com um vasto programa de actividades.
Não matarás. Religião e Cultura na promoção da vida - Catequese do Cardeal-Patriarca no 5º Domingo da Quaresma
2006-04-03 22:04:19

1. “Não matarás” (Ex. 20,13), é um mandamento primordial, gravado no coração do homem e enunciado no código da Aliança, na Lei mosaica que codifica valores éticos fundamentais, presentes na consciência da humanidade desde o início. O homicídio é severamente verberado na Lei de Moisés (cf. Ex. 21,12-17).
D. José Policarpo desafia a uma cultura da vida
2006-04-03 22:03:06

O Cardeal-Patriarca de Lisboa referiu-se ontem a várias questões que suscitam "perplexidade” na cultura da vida, sublinhando que a Igreja Católica é sempre a favor da defesa da vida, em qualquer circunstância.
Faculdade de Teologia prepara-se para novo ritmo de ensino
2006-04-03 21:47:39

Terminou esta Sexta feira, 31 de Março, o prazo estipulado pelo Governo português para a entrega das propostas dos planos de estudo, com base no novo figurino do Processo de Bolonha, cujo diploma foi aprovado no início de Fevereiro pelo Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República no passado dia 20 de Março.
“Deus Caritas Est”... um apelo à criatividade
2006-04-02 21:37:17

A Igreja Católica enfrenta neste tempo um desafio eminentemente antropológico.
A sociedade, particularmente a Europa, está impregnada de valores culturais que emanam do judaico-cristianismo, mas também do Islão. São tão óbvios – nas artes, nas ciências, nos costumes e tradições, na política, na cultura em geral – que se tornaram... banais.
João Paulo II recordado em todo o mundo
2006-04-01 21:48:35

Fiéis de todo o mundo preparam-se para comemorar amanhã o primeiro aniversário da morte de João Paulo II. Um pouco por todo o lado, esta data vai ser assinalada com numerosas celebrações mas, os olhares vão estar voltados, com toda a atenção para a Praça de São Pedro, em Roma, lugar onde o Papa, à hora precisa do falecimento de João Paulo II (21:37H, hora local), irá dirigir-se aos cerca de 120 mil peregrinos esperados, a partir da janela, e recitar a oração do Terço em memória de seu predecessor.
Igreja Católica nos EUA anuncia mais 783 queixas de pedofilia
2006-04-01 21:32:00

A Igreja Católica dos Estados Unidos recebeu, em 2005, mais 783 queixas de abuso sexual do clero, tendo a maior parte dos casos já algumas décadas.
Católicos regressam a Roma
2006-04-01 21:24:57

Uma imensa multidão dirige-se este fim-de-semana a Roma para participar nas cerimónias evocativas do primeiro aniversário da morte de João Paulo II. O ponto alto está marcado para as 20h30 (menos uma em Portugal), com a realização de uma vigília de oração, recriando o ambiente vivido há um ano, quando o Papa peregrino se preparava para a última viagem.
Por ocasião do primeiro aniversário da morte de Karol Wojtyla, a RTP 1 produziu um documentário original.
2006-04-01 21:23:43

A vasculhar o arquivo de imagens do Vaticano, a jornalista Aura Miguel descobriu registos inéditos sobre João Paulo II que vão ser exibidos no documentário produzido pela RTP 1 para assinalar o primeiro aniversário da morte de Karol Wojtyla.




Envie esta página

Imprimir