Tradição e actualização na Igreja
2006-04-26 22:21:52

Bento XVI prosseguiu com o ciclo de reflexões sobre a Igreja, nas audiências semanais de quarta-feira, abordando hoje o tema da tradição, que comparou a “um grande rio que nos leva”.

“Graças à tradição, garantida pelo ministério dos Apóstolos e dos seus sucessores, a água da vida que brotou do lado de Cristo e o seu sangue salutar chegam às mulheres e aos homens de todos os tempos”, disse.
Falando de improviso, o Papa explicou que a tradição “é a comunhão dos fiéis em volta dos seus legítimos pastores no decorrer da histórias, uma comunhão que o Espírito Santo alimenta”. O Espírito, prosseguiu, assegura “a ligação entre a experiência da fé apostólica, vivida na comunidade original dos discípulos, e a experiência actual de Cristo na sua Igreja”.
Para Bento XVI, a tradição é a “continuidade orgânica da Igreja” e, em sentido teológico, “a permanente actualização da presença activa do Senhor Jesus no seu povo, operada pelo Espírito Santo e expressa na Igreja através do ministério apostólico e da comunhão fraterna”.
A tradição não deve ser entendida, segundo o Papa, como “mera transmissão material de tudo quanto foi dado, no início, pelos Apóstolos, mas como presença eficaz de Jesus”.
Perante os cerca de 50 mil peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Bento XVI sublinhou que “a comunhão eclesial abraça todos os tempos e todas as gerações” e que “a universalidade da salvação exige que o memorial da Páscoa seja celebrado sem interrupção na história, até ao regresso glorioso de Cristo”.
Aos peregrinos de língua portuguesa o Papa lembrou que “aqui, em Roma, os Santos Apóstolos Pedro e Paulo derramaram o seu sangue, confessando a sua fé no Senhor Jesus; as gerações recolheram e transmitiram esse testemunho: hoje é a nossa hora!”.
“O Espírito Santo ilumine e robusteça o vosso coração para mostrardes a todos a felicidade que é amar Jesus Cristo”, concluiu.