paroquias.org
 

Notícias






Paróquias do Arciprestado de Braga na Internet
2006-04-12 21:52:23

O dia 13 de Abril de 2006 marca um nova etapa na vida das comunidades católicas do arciprestado de Braga.

A partir de agora fica disponível o portal www.paroquiasdebraga.org como sítio na Internet para as paróquias do arciprestado de Braga. Um novo passo no caminho da evangelização através dos meios de comunicação social, nomeadamente na rede global que é a Internet.
«O fenómeno actual das comunicações sociais obriga a Igreja a uma espécie de “conversão” pastoral e cultural para estar à altura de enfrentar adequadamente a mudança de época que estamos a viver. As novas tecnologias, em especial, criam novas oportunidades para uma comunicação entendida como serviço ao governo pastoral e à organização das diversas tarefas da comunidade cristã. Pense-se, por exemplo, na Internet: não só proporciona recursos para uma maior informação, mas também habitua as pessoas a uma comunicação interactiva» palavras de João Paulo II na Carta Apostólica «o rápido desenvolvimento» dirigida aos responsáveis pelas comunicações sociais. Urge promover espaços de reflexão colectiva, onde participem pessoas com experiências e conhecimentos diversificados. É a mobilização de todos que se torna imprescindível fomentar.
Tudo começou com a criação deste portal para as paróquias da cidade de Braga, englobado no âmbito do projecto «Uma Igreja na Cidade e para a Cidade». A avaliação positiva da acção desenvolvida fez-nos reflectir na necessidade de «alargar» esta iniciativa a todos aqueles que vivem no concelho (arciprestado) de Braga. [O termo «arciprestado» é utilizado para agrupar um conjunto de paróquias pertencentes a uma determinada área geográfica, por exemplo, o concelho de Braga; no entanto, importa referir que nem sempre corresponde à área abrangida por um determinado concelho; existem algumas características próprias; no nosso caso, por exemplo, existem 62 freguesias, mas 63 paróquias, porque a paróquia de Santo Adrião, na cidade de Braga, não possui o estatuto de freguesia: fica situada numa área abrangida pelas freguesias de S. Victor, S. José de S. Lázaro e Fraião].
Em reunião dos sacerdotes do Arciprestado (Janeiro de 2006) foi debatida e aprovada esta iniciativa: proporcionar a todas as paróquias do Arciprestado a participação neste portal. Não é uma reformulação, mas um alargamento. Trata-se de um sinal de comunhão no trabalho pastoral entre as paróquias do arciprestado de Braga. A estrutura mantém-se e está definida com base naquilo que é a vida normal de cada paróquia. A sua identidade: quem é, onde fica, o que tem, qual a sua dinâmica, quais as suas actividades. O desafio de ir mais longe também permanece: estar mais perto das pessoas; tornar o discurso mais significativo na vida dos fiéis; implicar-se activamente nas mudanças sociais; ser mais participativa na comunidade onde está inserida, de ser mais inovadora e menos formal.
Uma Igreja mais aberta aos problemas das pessoas e mais atenta às mudanças estruturais da sociedade. Uma pastoral com capacidade de integrar os leigos e seguir com novas dinâmicas. Um clero que pense as suas actividades de forma colectiva e que estabeleça canais permanentes de comunicação com a respectiva comunidade. A urgência de criar uma plataforma de diálogo entre a sociedade e a religião.
Se actualmente os padres nem sempre estão onde estão as restantes pessoas, concordamos que é preciso sair mais dos templos. Mas também é vital que os leigos se aproximem mais, para nos ajudarem a trilhar caminhos, para nos falarem das actuais configurações da sociedade e para reflectirem connosco os nossos modos de dizer e de fazer. Restabelecemos hoje um ponto de partida para um percurso que só será viável, se for feito por todos: por um clero mais activo e por leigos mais interventivos.
Nesta perspectiva, a Internet é relevante para muitas actividades e programas da Igreja. É verdade que não substitui a relação interpessoal, a presença na assembleia cristã, no grupo de partilha e aprofundamento da fé, mas pode complementá-las.
Escreve João Paulo II, no documento acima referido: «De facto, a Igreja não deve contemplar apenas o uso destes meios de comunicação para difundir o Evangelho mas, hoje mais que nunca, para integrar a mensagem salvífica na “nova cultura” que precisamente estes mesmos meios criam e amplificam. A Igreja adverte que o uso das técnicas e das tecnologias da comunicação contemporânea é parte integrante da sua própria missão no terceiro milénio. Nos meios de comunicação a Igreja encontra um apoio excelente para difundir o Evangelho e os valores religiosos, para promover o diálogo e a cooperação ecuménica e inter-religiosa, assim como para defender os sólidos princípios indispensáveis para a construção de uma sociedade respeitadora da dignidade da pessoa humana e atenta ao bem comum».

Duas notas finais:
1. Símbolo do Arciprestado de Braga. O símbolo do Arciprestado é uma evolução do símbolo que anteriormente presidia a este portal («Uma Igreja na Cidade e para a Cidade»).
Ao centro encontra-se a cruz, sinal da fé cristã. A cruz é a imagem da vida recebida pelo mistério da morte e ressurreição de Cristo. Expressa também a missão das comunidades, como Cristo tornar-se serva para dar a vida. O amarelo é a cor com maior velocidade cromática e, consequentemente, a que a retina alcança mais depressa. Depois do branco, é a que reflecte mais luz e, associada a ele, simboliza a vida eterna. Diz-se que se liga ao nosso lado espiritual. Potencia a abertura de espaços de conhecimento, activa a intuição e desperta a atenção para aspectos de pormenor. O sol é amarelo e a ele associamos diversos sentimentos: luz, alegria, renovação...
Os quatro triângulos significam as quatro zonas pastorais que constituem o Arciprestado. São elas: Oeste/Veiga; Cávado; Este e Cidade. Cada triângulo assume uma cor que pretende identificar-se com as respectivas zonas: Oeste/Veiga – verde; Cávado – azul; Este – amarelo; Cidade – vermelho. O triângulo equilátero é um símbolo de estabilidade e, ao mesmo tempo, aponta «para o alto», remete para Deus. Todos os triângulos apontam para a cruz, para o centro, símbolo da comunhão.

2. Em todo este projecto, quisemos manter a parceria com a «Sensoria, - Design, Multimédia e Comunicação L.da». Agradecemos a dedicação que tem manifestado a esta iniciativa e a forma interactiva como tem sido possível desenvolver e trabalhar em parceria neste projecto.

Estamos no início. Temos consciência do caminho que é preciso percorrer para dar vida ao portal. Quisemos marcar o tempo da Páscoa como momento simbólico para este novo projecto. Neste momento estão disponíveis as «primeiras» informações sobre as paróquias. Ao longo dos próximos dias iremos disponibilizar mais informação, formação e serviços pastorais. A primeira meta será o dia 15 de Junho, dia de Corpo de Deus, em que teremos completado um dos objectivos desta iniciativa.

Arciprestado de Braga

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia