paroquias.org
 

Notícias






Encontrado manuscrito com a única cópia conhecida do Evangelho de Judas
2006-04-06 21:53:14

Um manuscrito que data dos séculos III ou IV, com a única cópia conhecida do Evangelho de Judas, foi encontrado no Egipto, depois de ter estado perdido durante cerca de 1700 anos. Os papiros - restaurados, autenticados e traduzidos – revelam Judas como o discípulo preferido de Jesus.

Algumas das 66 páginas do códice foram mostradas hoje ao público em Washington, na sede da National Geographic Society que, em conjunto com a Fundação Mecenas de Arte Antiga e do Instituto Waitt de Descobertas Históricas dirigiram este projecto internacional.

O manuscrito, redigido em língua copta, contém o Evangelho de Judas, um texto intitulado “Santiago” (também conhecido por Primeiro Apocalipse de Santiago), uma “Carta de Pedro a Filipe” e um fragmento de um quarto texto designado “Livro de Allogenes”.

Segundo Terry Garcia, vice-presidente executivo de Projectos da National Geographic Society, o códice foi autenticado através da “datação por carbono radioactivo, análises de tinta, imagem multi-espectral, prova contextual e prova paleográfica”.

O códice, encadernado em tecido, - que se pensa ter sido copiado para copta cerca do ano 300 depois de Cristo -, foi encontrado na década de 1970, no deserto perto de El Minya, no Egipto. Depois circulou entre antiquários, viajou do Egipto para a Europa e daqui para os Estados Unidos.

Durante 16 anos, o manuscrito permaneceu num cofre-forte em Long Island, em Nova Iorque, até ser adquirido pela antiquária de Zurique, Frieda Nussberger-Tchacos, em 2000.

Quando as suas tentativas de venda do manuscrito se revelaram infrutíferas, Tchacos, alarmada pela rápida deterioração do códice, transferiu-o para a Fundação Mecenas de Arte Antiga em Basileia, na Suiça, em Fevereiro de 2001, para que fosse restaurado e traduzido. O manuscrito, agora conhecido como Códice Tchacos, será devolvido ao Egipto e alojado no Museu Copta do Cairo.

“Esta descoberta espectacular de um texto antigo não bíblico (...) amplia o nosso conhecimento da história e das perspectivas teológicas do período cristão primitivo”, comentou Terry Garcia.

O Evangelho de Judas proporciona uma nova abordagem da relação entre Jesus e Judas e oferece novas perspectivas sobre o discípulo que traiu Jesus. Contradizendo aquilo que é relatado pelo Novo Testamento nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, nos quais Judas é retratado como um vil traidor, este evangelho recentemente descoberto afirma que Judas, ao entregá-lo às autoridades, estava a cumprir os desejos de Jesus.

O momento chave da narrativa acontece quando Jesus diz a Judas: “...irás superá-los a todos. Pois irás sacrificar o corpo que me reveste.” Ao ajudar Jesus a desfazer-se do seu corpo físico, Judas irá ajudá-lo a libertar o seu verdadeiro ser divino, que está dentro dele. Judas é destacado várias vezes. “Afasta-te dos outros e contar-te-ei os mistérios do reino. Irás alcançá-los, mas sofrerás muito”, diz-lhe Jesus.

A National Geographic organiza uma exposição de páginas do códice na sua sede, que será inaugurada amanhã. Além disso, vai editar os livros “O Evangelho de Judas” e “O Evangelho Perdido: a procura do Evangelho de Judas Iscariotes”.

“O Evangelho Proibido de Judas” vai ser tema de capa da edição portuguesa da “National Geographic Magazine” e alvo de um DVD especial que será lançado em Portugal ainda este mês.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia