Quem somos

O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e magistério da Igreja Católica.

O Paroquias.org pretende ser o ponto de encontro na Internet dos cibernautas de língua portuguesa, para a sua formação religiosa, possível através da disponibilização de conteúdos da doutrina católica, da troca de experiências, partilha de fé, e esclarecimentos de dúvidas e questões que surgem sempre na caminhada até Cristo. O Paroquias.org pretende também esclarecer as questões daqueles que até ao momento ainda não se identificam com a mensagem de Jesus Cristo.

O Paroquias.org responde assim ao apelo do Papa João Paulo II para a utilização dos meios de comunicação ao nosso dispôr, para a Nova Evangelização. A Equipa do Paroquias.org considera a sua actividade como um verdadeiro apostolado, o qual é realizado através das novas tecnologias.

A Equipa do Paroquias.org é composta apenas por leigos, embora sempre que possível e necessário recorra ao apoio de sacerdotes, religiosos e religiosas, para que os conteúdos do portal estejam sempre de acordo com a doutrina e tradição católicas.

O Paroquias.org e a sua Equipa não pertencem a nenhuma instituição eclesiática, sendo todo o conteúdo da responsabilidade da Equipa do Paroquias.org.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que a Equipa do Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.

Equipa Paroquias.org
Luis Gonzaga, 37 anos, casado, leigo católico - informático de profissão, tem tido a responsabilidade ao longo dos últimos anos por diversos projectos na Internet sobre religião, nomeadamente, o já extinto Farol da Religião no Terràvista e o site da Paróquia da Amadora. Co-autor do livro Religião on-line - O melhor da Internet sobre as Grandes Religiões. Autor do Paroquias.org, primeiro projecto católico na Internet em Portugal criado por leigos, é responsável pela sua administração, e pela actualização e manutenção de algumas das secções do Paroquias.org - Capela, Fórum, especiais e mini-sites. É participante assíduo do Fórum de Discussão.

Susete Gonzaga, 35 anos, casada, leiga católica - bibliotecária de profissão, tem participado nos últimos anos em diversos projectos na Internet sobre religião, donde se destaca o Farol da Religião. É responsável pela área de conteúdos do Paroquias.org - notícias, destaques e envio semanal da Newsletter. Co-autora do livro Religião on-line.

No princípio...
O Paroquias.org nasceu no dia 28 de Julho de 1999. Inicialmente com a designação "Paróquias de Portugal", este projecto começou a dar os primeiros passos como página pessoal no outrora bem sucedido - Terràvista (http://www.terravista.pt/portosanto/4648/). Este projecto surgiu da necessidade de criar um espaço na Internet onde fosse possível encontrar a lista de todas as Paróquias portuguesas com página na Internet, pois nenhum dos motores de pesquisa tinha os seus apontadores actualizados.

Assim começou este projecto, com a lista de Paróquias portuguesas com página na Internet, e restantes páginas católicas. Houve ainda espaço e tempo para disponibilizar algumas notícias da nossa Igreja e de religião em geral.

Dados os primeiros passos e atingindo o primeiro objectivo, foi possível ir mais além. Com o tempo, criaram-se alguns espaços de oração - Capela Sto Isidoro, Terço, Via Sacra. Quando se justificou, foram criados diversos especiais nomeadamente sobre o Jubileu e a Jornada Mundial da Juventude em Toronto.

Ano 2002
O ano 2002 ficará para sempre na história deste projecto como um dos anos mais produtivos e de mais trabalho. No Natal de 2001, introduzira-se uma secção de Postais de Natal, que permitiu que mais de quinhentos postais fossem enviados em menos de três semanas. Fez-se a recolha de alguns dos mais importantes documentos da Igreja e criou-se um espaço para a sua consulta. Também se criou um espaço com as orações mais conhecidas.

Mas foi o Fórum de Discussão que permitiu ao Paroquias.org criar uma verdadeira comunidade virtual sobre religião. No primeiro ano, mais de cem pessoas escreveram no Fórum cerca de 2.600 mensagens.

O projecto que inicialmente tinha surgido apenas como um conjunto notícias e apontadores para outras páginas católicas, crescera o suficiente tornando necessário a existência duma ferramenta de pesquisa. Nesse ano, houve ainda oportunidade de criar a Newsletter recebida hoje por cerca de 250 pessoas; a Via Lucis e colocou-se on-line o livro "Eu Creio".

Futuro
Mais do que aumentar o número de funcionalidades, pretende-se aumentar a qualidade e manter o que já foi até hoje criado. Hoje, o Paroquias.org cresceu e os objectivos do Paroquias.org são os seguintes:
- ser veículo de evangelização utilizando as novas tecnologias de comunicação;
- ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.;
- disponibilizar gratuitamente os conteúdos fundamentais da doutrina cristã e da Igreja Católica: Bíblia Sagrada, documentos do Concílio Vaticano II, Catecismo da Igreja Católica, entre outros.

Como já alguém disse, este projecto "começou discretamente mas com passos firmes e ousados". É com esta firmeza e ousadia que pretendemos continuar. Que Deus nos ajude a consegui-lo, e que nos vá mostrando o melhor caminho a seguir.