Promoção social on-line
2006-04-11 23:29:12

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) do Porto apresentou na semana passada o seu novo sítio na Internet: www.odps.org.pt

A ODPS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada na cidade do Porto e directamente dependente do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho. Foi fundada em 1964, fruto de vontades conjugadas da Diocese do Porto, da Câmara Municipal do Porto e do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
Actualmente tem 12 centros em alguns dos bairros mais problemáticos da cidade (Carriçal, Cerco do Porto, Fonte da Moura, Lagarteiro, Machado Vaz, Pasteleira, Pinheiro Torres, Rainha D. Leonor, Regado, São João de Deus, São Roque da Lameira e São Tomé), onde mantém as valências de Creche, Jardim-de-infância, Centro de Actividades e Tempos Livres, Gabinete de Atendimento a Jovens e suas Famílias, Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário.
O objectivo geral da ODPS é a promoção social das populações onde a sua actividade é exercida, ou seja, toda a forma de acção social em ordem a dinamizar os indivíduos, grupos e comunidades, com o objectivo de encontrarem uma situação nova e mais elevada onde serão os próprios artífices.
Para conhecer melhor todas estas actividades, a página Web da ODPS oferece um historial da Obra, bem como uma listagem dos Centros Sociais a ela ligados.
O sítio oferece ainda espaços com comunicados de imprensa, galerias fotográficas e "notícias soltas" sobre vários acontecimentos ligados à vida da Igreja.
Neste espaço é possível encontrar, também, uma versão em formato Pdf do jornal "Espaço Solidário", da ODPS. Tanto o jornal como a página Web, renovada e actualizada, são projectos iniciados no corrente ano, idealizados pelo presidente da Obra, Américo Ribeiro, e a cargo do director de informação da ODPS, André Rubim Rangel.
O seu objectivo é proporcionar um espaço aberto "de todos e para todos", solicitando a colaboração quer dos utentes da Obra, quer dos leitores da página.