paroquias.org
 

Notícias






Por ocasião do primeiro aniversário da morte de Karol Wojtyla, a RTP 1 produziu um documentário original.
2006-04-01 21:23:43

A vasculhar o arquivo de imagens do Vaticano, a jornalista Aura Miguel descobriu registos inéditos sobre João Paulo II que vão ser exibidos no documentário produzido pela RTP 1 para assinalar o primeiro aniversário da morte de Karol Wojtyla.

A deslocação ao Vaticano aconteceu na sequência de uma primeira investigação realizada no arquivo da RTP pela autora do argumento de ‘No Coração de João Paulo II’, a convite do director de Programas da estação pública, Nuno Santos. “Fiz um trabalho em profundidade, com a colaboração do realizador Camilo Azevedo, que participou em ambas as pesquisas e sem o qual não teria sido possível concretizar o resultado a que chegámos”, afirma Aura Miguel.

A jornalista da Rádio Renascença, conhecida vaticanista que durante 18 anos acompanhou e deu notícia sobre a actividade de João Paulo II, não aceitou o convite da RTP sem reflectir previamente. “Senti que tinha muita coisa a dizer sobre João Paulo II, mas como nunca tinha trabalhado para televisão na feitura de um programa pus a condição de ter alguém para me ajudar”, revela.

As linhas de orientação do plano que traçou “privilegiaram a profunda relação entre o Papa e Fátima e, ainda, a actividade humana de Karol Wojtyla, recordando a sua figura, designadamente através de testemunhos recolhidos na sua Polónia natal, no Vaticano e, obviamente, em Portugal”, explica a autora.

Entre as gravações inéditas figuram a imagem de Fátima, “levada com toda a dignidade pelos elementos da Guarda suíça” no jardim do Vaticano e no apartamento pontifício, sublinha Aura Miguel.

A jornalista chama ainda a atenção para “o relato fortíssimo” do fotógrafo oficial do Papa, Auturo Mari, que foi chamado à cabeceira do enfermo seis horas antes do falecimento.

NO CORAÇÃO DE JOÃO PAULO II
Canal: RTP 1
Dia: Domingo
Hora: 21.45
Formato: Documentário

A VISÃO DO CANAL DISCOVERY

MUDANÇAS NO LESTE

O documentário do Canal Discovery dedica atenção, também, às incidências políticas do pontificado de Karol Vojtyla. O Papa falecido há um ano é apresentado como um humanista que se apoiava na concepção tradicional do cristianismo.

A avaliação global de João Paulo II dá destaque ao papel que desempenhou na mudança de regime na Polónia e em todo o Leste europeu.

JOÃO PAULO DE DEUS
Canal: Discovery
Dia. Domingo
Hora: 19.00 e 23.00
Formato: Documentário

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia