SEMANA SANTA 2006 - Paróquia de São Gonçalo Amarante
2006-04-05 22:37:43

Junto apresentamos o programa da semana santa, 2006 da Paróquia de São Gonçalo, Amarante.

QUINTA-FEIRA SANTA
Deus é Amor.
Ele amou-me e entregou-Se por Mim! (Gal.2,20)

“Jesus deu a este acto de oferta, uma presença duradoura através da instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. Antecipa a sua morte e ressurreição entregando-Se já naquela hora aos seus discípulos, no pão e no vinho, a Si próprio, ao seu corpo e sangue” (Bento XVI, DCE 13).

○ Missa «na Ceia do Senhor»
Igreja de São Gonçalo: 21h30

□ SEXTA-FEIRA SANTA
Deus é Amor. O amor de Cristo nos impele ao pensar que Ele morreu por nós (II Cor.5,14)

“Na sua morte de cruz, cumpre-se aquele virar-se de Deus contra Si próprio, com o qual Ele Se entrega para levantar o homem e salvá-lo — o amor na sua forma mais radical. O olhar fixo no lado trespassado de Cristo compreende o que está dito na afirmação: «Deus é amor». É lá que esta verdade pode ser contemplada” (DCE 12).

○ Celebração da Paixão do Senhor
Igreja de São Gonçalo: 15h00

□ NOITE DE PÁSCOA
Deus é Amor! Quem ama, já passou da morte à Vida!
(I Jo.3,14)

“Quem procurar salvaguardar a vida, perdê-la-á, e quem a perder, conservá-la-á. Assim descreve Jesus o seu caminho pessoal, que O conduz, através da cruz, à ressurreição: o caminho do grão de trigo que cai na terra e morre e assim dá muito fruto. Com tais palavras, Jesus descreve também a essência do amor e da existência humana em geral” (DCE 6).

○ Vigília Pascal
Igreja de São Gonçalo: Sábado, 15 de Abril, às 21h30

□ DOMINGO DE PÁSCOA

“Na Páscoa, Deus revela-se a Si próprio, revela a sua força, que é superior às forças da morte: a força do amor!” (J. Ratzinger).

○ Missas Dominicais:
Igreja de São Gonçalo: 11h00 e 19h00. Saída do Compasso: 9h00

□ SEGUNDA-FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA
○ Missa em São Veríssimo, às 8h00. Saída do Compasso, às 9h00

VISITA PASCAL

1. Os que desejam receber a Visita Pascal, devem-no fazer perceber, através de flores ou verdes espalhados no caminho, ou pela presença do representante da família, junto à Entrada da sua casa.
2. Nos Bairros, Prédios e Urbanizações, é conveniente que um representante da família desça à Entrada principal e guie a Equipa na sua visita, pelos vários andares.
3. Os donos de algumas moradias novas, situadas em lugares “imprevisíveis”, devem deslocar-se até ao acesso mais comum, para acompanhar a Equipa até aos seus domicílios.
4. Todos receberão um envelope de resposta, no qual devem discriminar o destino das suas ofertas: visita pascal, côngrua paroquial ou centro pastoral. Para que as dádivas constem no ficheiro paroquial, devem ser devidamente assinaladas com o nome do representante de família.
5. Um Postal de Páscoa inclui o diálogo da Oração, que dever ser feita em família, em festivo ambiente de recolhimento.