D. António Marto é o novo bispo de Leiria-Fátima
2006-04-24 21:49:54

D. António Marto é o escolhido, pelo Papa Bento XVI, para substituir D. Serafim Ferreira e Silva como bispo de Leiria-Fátima. Tomará posse na tarde de 25 de Junho. Diz ter recebido a nomeação "com total surpresa" e tem como prioridade conhecer a diocese.
Aos 59 anos, D. António Marto era actualmente bispo de Viseu.

Numa saudação escrita à diocese de Leiria- Fátima, que ontem foi divulgada, afirma que a "aceitação da nomeação" lhe custou "alguma dor": "Como bispo de Viseu amei e amo esta Igreja em particular", diz, acrescentando que presidirá à nova diocese "com muita serenidade, com humildade e alegria".
A prioridade é agora, acrescenta, "conhecer a venerável Igreja diocesana de Leiria-Fátima - que se torna também a minha Igreja - com a sua fisionomia cultural e espiritual própria".
Natural de Tronco, no concelho de Chaves, D. António Augusto dos Santos Marto foi ordenado padre, em Roma, em Novembro de 1971. Fez a licenciatura em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde se doutorou com uma tese sobre Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II.
Regressou a Portugal em 1977, dedicando-se à formação no seminário da diocese do Porto. Foi prefeito no Seminário Maior do Porto, professor de Teologia do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas-Porto, no Centro de Cultura Católica do Porto, na Faculdade de Teologia e na Faculdade de Direito da Universidade Católica.
Depois de ter sido bispo auxiliar de Braga, D. António Marto foi em Abril de 2004 nomeado bispo de Viseu. É presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e a Doutrina da Fé e integra o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.
D. Serafim Ferreira e Silva tinha pedido a renúncia do cargo de bispo de Leiria-Fátima no ano passado, quando completou 75 anos; o Santuário de Fátima mostrou-se ontem "muito satisfeito" com a escolha de D. António Marto para lhe suceder. O novo bispo "tem mostrado que é um homem de doutrina, de espiritualidade e de pastoral", considerou o reitor do santuário, monsenhor Luciano Guerra, citado pela Lusa.

Fonte Público