paroquias.org
 

Notícias






Celebração inédita no Vaticano
2006-04-11 23:28:16

A Terça-feira Santa é hoje marcada, no Vaticano, pela celebração de um “Rito pela reconciliação dos mais penitentes”, com confissão e absolvição individual.

A cerimónia, que se iniciou há poucos minutos, é presidida pelo Cardeal James Francis Stafford, Penitenciário Mor, por encargo do Papa.
Esta é uma inovação no programa da Semana Santa no Vaticano, introduzida por Bento XVI. João Paulo II costumava ir à Basílica de São Pedro, na Sexta-feira Santa, e confessar alguns fiéis.
O tempo de preparação para a Páscoa, na conclusão do itinerário penitencial da Quaresma, é tradicionalmente vivido na Igreja como um tempo propício para a celebração da Reconciliação. Seguindo essa tradição, explica um comunicado da Santa Sé, “também hoje a Basílica de São Pedro se torna um espaço de perdão e de salvação”.
Esta celebração comunitária, que exprime a “consciência da necessidade de pedir perdão pelos próprios pecados”, desenrola-se em volta de algumas passagens da Sagrada Escritura, convidando “à conversão e o anúncio da misericórdia”.
A cerimónia iniciou-se com uma procissão silenciosa, sendo seguida por uma Liturgia da Palavra, com homilia do Cardeal Stafford. O terceiro momento é o Rito da Reconciliação, com uma fórmula de confissão geral dos pecados e a confissão individual, para a qual estão disponíveis cerca de 60 sacerdotes.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia