Igreja Católica nos EUA anuncia mais 783 queixas de pedofilia
2006-04-01 21:32:00

A Igreja Católica dos Estados Unidos recebeu, em 2005, mais 783 queixas de abuso sexual do clero, tendo a maior parte dos casos já algumas décadas.

As novas queixas, ontem anunciadas, atiram o total de acusações por abuso sexual para mais de 12 mil, desde 1950. Estes dados foram divulgados ontem como parte da terceira auditoria ordenada pela hierarquia católica do país, feita com o objectivo de restaurar a confiança dos católicos e da opinião pública em geral na Igreja. Mesmo assim, algumas críticas foram feitas a este novo relatório: nos dois anteriores, houve visitas locais dos auditores às 195 dioceses norte-americanas; desta vez, 104 delas responderam a um inquérito sem terem a presença dos inquiridores. Estes pertencem a uma firma privada onde trabalham muitos ex-agentes do FBI. Os abusos sexuais de membros do clero custaram, desde 1950 até agora, 1300 milhões de euros. O custo inclui indemnizações, terapia das vítimas e apoio jurídico.

Fonte Público