Páscoa do Parque das Nações sem nova igreja
2006-04-10 22:51:12

A comunidade católica do Parque das Nações vai ser obrigada a celebrar a Páscoa na loja de um prédio onde tem decorrido a maioria dos rituais desde que a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes foi criada, em 2003.

. A mudança para um espaço com melhores condições estava marcada para ontem, Domingo de Ramos, mas atrasos nas obras fizeram com que a transferência tenha sido adiada para o 1º de Maio.
O responsável pela paróquia, o padre Paulo Franco, explica que a chuva que caiu há três semanas impediu o normal desenvolvimento da obra, que consiste na adaptação de um antigo pavilhão de venda de apartamentos situado junto à ponte Vasco da Gama à função de igreja. Com uma área de 700 metros quadrados e lugar para 200 pessoas sentadas, o recinto é, segundo o pároco, suficientemente grande para as actuais necessidades da comunidade. Entre a sua compra e as obras necessárias, que incluem o uso de mão-de-obra voluntária, a paróquia contava gastar 180 mil euros, mas afinal talvez consiga poupar dez por cento deste montante, diz o padre Paulo Franco, acrescentando: "Foi um excelente negócio".
Este será o segundo espaço litúrgico provisório do Parque das Nações. O primeiro tem sido a loja localizada no Pátio dos Corvos, que por se ter tornado exígua para tantos fiéis é trocada todos os domingos pelo auditório da Escola Básica Integrada Vasco da Gama. Se tudo correr como previsto o pavilhão será usado durante sete anos, tempo necessário para pôr de pé ali mesmo ao lado a dispendiosa Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, cujo projecto, orçado em 4,5 milhões de euros, foi apresentado há um mês. O lançamento da sua primeira pedra não deverá ocorrer antes de 2009, mas o projecto encontra-se já envolvido em polémica, com vários arquitectos concorrentes, entre os quais Frederico Valsassina, a contestarem a forma como decorreu o processo de selecção de propostas para a igreja que deu a vitória a José Maria Dias Coelho. A paróquia tenta agora angariar fundos para a obra, o que pode passar pela venda ou pelo arrendamento da loja quando ela for desocupada. O padre já encetou contactos com a Câmara de Loures, "que mostrou disponibilidade para colaborar com tudo o que for preciso", e com a de Lisboa, "onde as coisas não estão a ser tão fáceis".
A partir de 1 de Maio as missas do Parque das Nações vão ser mais luminosas. É que o antigo pavilhão de venda de apartamentos tem uma fachada toda envidraçada. Da sua decoração fará parte uma imagem de Nossa Senhora que já era usada na loja do Pátio dos Corvos e uma reprodução de um tríptico, uma pintura que ainda não foi escolhida.

Ana Henriques

Fonte Público