Dominicanos a caminho da Páscoa, ao vivo e na net
2006-04-06 21:56:37

A Igreja do Convento de São Domingos em Lisboa tem vindo a proporcionar, durante o tempo de Quaresma, uma preparação diferente para a Solenidade da Páscoa, recorrendo ao que é carisma da Ordem dos Pregadores, a pregação ao vivo e agora também na Internet.

Desde o início do tempo quaresmal, os Dominicanos em Lisboa, têm usado o sítio da própria igreja conventual (www.isdomingos.com) apostando na pregação dominical”, disse à Agência ECCLESIA o Frei José Filipe Rodrigues. O responsável daquela igreja conventual explicou que essa aposta tem passado por disponibilizar “a introdução às leituras de Domingo e algumas meditações, dos Padres da Igreja, sobre o Evangelho de Domingo. Através desse sítio os «Amigos da Igreja» recebem por Email toda essa preparação”, sublinhou.
“Este é um meio de pregação. Os dominicanos são a Ordem dos Pregadores, e acreditamos que através deste site estamos acessíveis, não só às pessoas que aqui vêm à igreja mas, também a todos os outros, que depois nos pedem para se fazerem «Amigos da Igreja».
No próprio lugar, localizado bem próximo do Estádio da Luz e de alguns espaços comerciais, as noites de Sábado, da Quaresma, têm sido dedicadas à Oração do Ofício de Leitura seguida de pregação. “Rezamos e há pregação sobre vários temas da Quaresma”, acentua o Frei José Filipe.
Ontem à noite, foi tempo de Celebração Penitencial, enquadrada numa oração de Taizé, e segundo o responsável da Igreja do Convento de São Domingos, “correu muito bem e esteve bastante gente”.
Quanto às pessoas que habitualmente frequentam este espaço, que não tem a definição de paróquia, o Frei José Filipe refere que são muito diversas. “São pessoas que querem uma alternativa. Uma liturgia diferente, com cânticos diferentes de outras igrejas, e com uma pregação forte”. O ambiente é o de uma igreja nova que “apela ao acolhimento, à paz e à tranquilidade”.