paroquias.org
 

Notícias






Desafios colocados hoje aos Irmãos de S. João de Deus
2006-04-19 22:24:41

Os Irmãos de S. João de Deus são uma consequência directa da entrega radical do português de Granada, João de Deus, no séc. XVI, a Deus, ao serviço dos pobres, doentes e necessitados.

Passados 400 anos de uma presença diversa e significativa em Portugal, procuramos continuar a ser expressão viva da força profética da Hospitalidade misericordiosa deste Santo português, ao longo do tempo.
Hoje, a sociedade apresenta-se de forma profundamente diferente, marcada pelo secularismo, pela crise de valores e pela globalização, mas também pela forte exigência de qualidade de vida dos seus cidadãos. Percebemos, no entanto, que este movimento produz sempre excluídos, normalmente os mais frágeis e indefesos.
Aos Irmãos de S. João de Deus é colocado o desafio de manter vivo o espírito e o carisma do seu fundador, com os meios que o mundo pós-moderno nos oferece, difundindo a prática e a cultura da hospitalidade, dentro e fora dos nossos Hospitais e Comunidades, respondendo de forma inovadora às novas necessidades na doença, na solidão e na exclusão.
Os Irmãos Consagrados são poucos, mas, ao mesmo tempo que pedimos ao Senhor mais vocacionados disponíveis para a consagração, trabalhamos com muitos colaboradores em diversas áreas de intervenção. Juntos temos a responsabilidades de acolher e de transmitir os valores da Ordem Hospitaleira, com o testemunho de vida e com uma eficiente e eficaz gestão carismática das nossas Obras apostólicas.
A Comunidade Religiosa assume uma missão moral de entrega, de testemunho e de serviço. Compete-lhe ser esperança, e ter esperança da novidade evangélica surgida de gestos e atitudes de hospitalidade.
A Família Hospitaleira (Irmãos, colaboradores, doentes e necessitados, voluntários, benfeitores, jovens hospitaleiros e amigos) tem a missão de, na assistência aos doentes, ser expressão viva, fiel e criativa, do espírito que animou o seu fundador, com Paixão pelo seu estilo de Hospitalidade.
Queremos continuar, em Portugal e no mundo, a hospitalidade misericordiosa de S. João de Deus, como nos lembra o Papa Bento XVI, na sua primeira Encíclica “Deus Caritas est”.

Irmão José Paulo Simões Pereira, Superior Provincial dos Irmãos de São João de Deus

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia