paroquias.org
 

Notícias






Na rota das comemorações de São Francisco Xavier
2006-04-18 23:17:10

Não são mais de 50 os moradores da pequena localidade de Javier, na comunidade de Navarra, no Norte de Espanha. Não há mais nada nesta terra para além do castelo que surge ao caminho dos viajantes e meia dúzia de ruas com casas sem história, mas por estes dias são muitos os visitantes, peregrinos e curiosos que aqui chegam motivados pela fama do missionário. Foi aqui que nasceu S. Francisco Xavier.

A casa natal começou por ser uma fortaleza. Localizada a 12 quilómetros de Aragão e a 53 de Pamplona, representava um ponto estratégico no território. Foi em pleno século XV que foi erguido o edifício tal como é hoje, mas há vestígios que datam do século X. Durante os últimos dois anos sofreu obras profundas, que lhe alteraram as características. Por fora manteve os traços, mas no interior as intervenções descaracterizaram a arquitectura original. Mas vale a penas ver a colecção que retrata as várias fases da vida do missionário.

Ao serviço do rei de Portugal

Muitos julgam-no português, mas Francisco Xavier nasceu em Espanha, em 1506. Era o mais novo de cinco irmãos de uma família influente do Reino de Navarra. Viveu em Javier até aos 19 anos, altura em que partiu para Paris, para estudar Filosofia e Humanidades. O seu destino cruzou-se com o de Inácio de Loyola e juntos aderiram ao primeiro grupo que esteve na origem da Companhia de Jesus, reconhecida como ordem religiosa pelo Papa Paulo III. Foi ordenado presbítero em Veneza e, a pedido do rei D. João III, vem a Lisboa para empreender a missionação no Oriente ao serviço da coroa portuguesa. Enviado para a Índia para evangelizar os povos, espalhou o cristianismo da Malásia à Indonésia e ao Japão. A sua última viagem será à China, onde adoece e acaba por morrer.

No ano em que se comemoram 500 anos do seu nascimento, há concertos, exposições e conferências, que visam homenagear o missionário jesuíta. Um dos pontos altos das festividades acontece a 25 de Junho, quando se reúnem no castelo pessoas com o mesmo nome oriundas de todo o mundo. Todo o calendário das comemorações pode ser consultado na Internet em www.javier2006.com.

Descobrir a região

À margem das comemorações, há muito para conhecer nas redondezas. A província de Sangüesa, onde está localizada, é rica em património arquitectónico, histórico e natural. Sem esquecer a boa mesa.

Pode visitar, por exemplo, o Mosteiro de Leyre. Aí vale a pena fazer uma incursão gastronómica no Hotel Hospederia de Leyre (tel. 0034 94884 100), em Yesa, em que pode provar pratos típicos da região, como a salada de bacalhau com pimentos-vermelhos, o solomillo de vaca ao Porto, o bacalhau pil pil, ou doces como a cuajada ou o gelado de maçã verde a la sidra, uma especialidade.

Para quem gosta de respirar ar puro, pode explorar a Foz de Lumbier, garganta formada pelo rio Irati entre rochedos que alcançam alturas de 130 metros, e daí observar o voo rasante dos abutres. Um espectáculo da natureza a não perder.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia