paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI reafirma Judas como traidor de Jesus
2006-04-14 22:00:06

B ento XVI explicou, ontem à tarde, a "traição" de Judas, considerando que nela se detecta a recusa do "projecto salvífico" de Deus, em Jesus Cristo. Coincidência, ou não, a referência do Papa ao vulgarmente designado por "traidor" aconteceu exactamente uma semana após a revelação pública, feita pela National Geographic, do Evangelho de Judas, documento que contraria as ideias correntes sobre o papel daquele apóstolo.

Falando na Missa "in Coena Domini" de Quinta-feira Santa, na Basílica de São João de Latraão, o Papa explicou a passagem do Evangelho de João em que Jesus diz "Vós estais limpos, mas não todos". Segundo o Papa, esta passagem aponta para "o obscuro mistério da recusa, que com a experiência de Judas se torna presente e que, na Quinta-feira Santa, dia em que o Senhor faz dom de si mesmo, nos deve fazer reflectir".

Segundo o evangelho apócrifo (não incluído pela Igreja no cânon das Escrituras autênticas) revelado há uma semana, Jesus diz a Judas "...irás superá-los a todos. Pois irás sacrificar o corpo que me reveste". Judas seria afinal um dos discípulos mais próximos de Jesus, ajudando este a libertar o espírito da prisão que constitui o corpo humano.

Para Bento XVI, aquilo que torna o homem "imundo" é a recusa do amor, "não querer ser amado e não amar". "A soberba de quem crê não ter necessidade de nenhuma purificação fecha-o à bondade salvadora de Deus. Esta soberba não quer confessar nem reconhecer que temos necessidade de purificação", referiu.

Assim, prosseguiu o Papa, "em Judas vemos a natureza desta recusa ainda mais claramente". "Ele (Judas) julga Jesus segundo as categorias do poder e do sucesso para ele, só o poder e o sucesso são realidade, o amor não conta. E ele é avarento: o dinheiro é mais importante do que a comunhão com Jesus, mais importante do que Deus e o seu amor", precisou.

Bento XVI considera que Judas acaba por fazer "jogo duplo, rompendo com a verdade" e perdendo o sentido da "verdade suprema", de Deus. No entanto, o autor do evangelho apócrifo acreditava que só Judas Iscariotes compreendeu o verdadeiro significado dos ensinamentos de Jesus e que cumpriu a sua vontade quando o entregou às autoridades.

Pedro Araújo

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia