paroquias.org
 

Notícias






O Papa, com estudantes de 200 universidades do mundo
2006-04-09 14:09:01

Na segunda-feira 10 de Abril, às 12h, cerca de 5.000 jovens participantes na 39ª edição do encontro UNIV serão recebidos em audiência por Bento XVI na Sala Paulo VI (Vaticano). Este encontro universitário reúne em Roma estudantes de 32 países do mundo.

O evento inclui canções de boas vindas, um discurso do presidente do UNIV 2006, o queniano Anthony Njugi Gichuki, licenciado em Contabilidade Pública pela Strathmore University do Quénia, e um discurso do Papa Bento XVI.

É a primeira audiência concedida por Bento XVI aos universitários do UNIV. Os encontros UNIV, organizados pelo Istituto per la Cooperazione Universitaria (ICU), nasceram em 1968 sob o alento de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. São um momento de intercâmbio cultural para universitários de todas as áreas, e uma oportunidade de encontrar-se com o Papa, que desde o início recebe os participantes: primeiro Paulo VI, depois João Paulo II e agora Bento XVI. Os discursos dos papas encontram-se no site: www.icu.it/univ .

O Opus Dei organiza as actividades de formação cristã previstas no programa geral. Os assistentes aproveitam o encontro para conhecer a cidade de Roma e os sinais da presença do cristianismo desde os primeiros séculos.

O encontro centra-se num tema diferente em cada ano, que é debatido pelos universitários. Neste ano o tema é: “Projectar a cultura: a linguagem dos meios de comunicação”. Os participantes, estudantes universitários procedentes de mais de 200 universidades de todo o mundo, farão a sua análise e as suas propostas em diversos foruns organizados pelo ICU: conferências, colóquios, debates, workshops e mesas redondas.

”Para os universitários é sempre uma alegria grande ser recebidos pelo Papa”, afirma Carlo De Marchi, secretário geral do ICU e coordenador do encontro. “Sentem-se compreendidos e isso é importante. Desta vez a emoção deverá ser especial, porque se trata da primeira audiência com Bento XVI: queremos mostrar ao Papa o nosso afecto e simpatia, também em nome dos nossos colegas de 200 universidades do mundo”.

A lista dos temas das 39 edições do UNIV, e outras informações de interesse, estão disponíveis em no site: www.icu.it/univ

Contactos:
- Marc Carroggio, Telf. 06.6867522, Móvil +39 3473697036
- Manuel Sanchez, Telf. 06.6867522, Móvil +39 3334788131

Com os melhores cumprimentos
O Director do Gabinete de Informação
Pedro Gil

Mais informação em :
www.opusdei.pt
www.pt.josemariaescriva.info/
http://pt.escrivaworks.org/
www.romana.org/


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia