Conferência Episcopal Portuguesa: preservativo é um "mal menor" para evitar propagação da sida
2006-04-27 22:50:40

A utilização do preservativo para evitar a propagação da sida foi hoje admitida como um "mal menor" pelo vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. António Montes.

Comentando a anunciada divulgação de um documento do Vaticano que revê a posição da Igreja sobre o recurso ao preservativo para evitar a propagação da sida, D. António Montes defendeu que a Igreja Católica tem como missão, também, "apresentar a finalidade da sexualidade", num tempo em que se fala "do uso do preservativo de forma desgovernada".

"A vivência da sexualidade de uma forma anárquica, pode ter como consequência que o preservativo seja visto como panaceia universal", disse o vice-presidente da CEP, esclarecendo que "o exercício da sexualidade só tem uma verdadeira dimensão humana e cristã se for um veículo de amor, só se realiza num matrimónio heterossexual e monogâmico".

"Se no contexto desse matrimónio, algum ou os dois estão infectados, aí a utilização do preservativo é o chamado caso do mal menor", admitiu, durante a conferência de imprensa final da Assembleia Plenária da CEP, que hoje terminou em Fátima.

Durante os quatro dias de trabalhos da Assembleia Plenária, os bispos católicos portugueses debruçaram-se também sobre "os meios para promover a cultura da vida", congratulando-se "com a coerência e firmeza de todos quantos lutam pela defesa e promoção da vida".

Os prelados manifestaram "o seu mais veemente desacordo" face às propostas legislativas em discussão sobre a reprodução medicamente assistida e, apesar de afirmarem que não fomentam a realização de um referendo sobre o assunto, garantem que, se o referendo avançar, não irão ficar calados.

O mesmo se verifica quanto a um eventual referendo sobre o aborto. "A vida não pode ser sujeita a referendo em qualquer situação", disse o presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, não escondendo que, em caso de consulta popular, a Igreja tomará partido.

A aprovação de um documento sobre a Educação Moral e Religiosa Católica, de novos estatutos para o Santuário de Fátima, o lançamento da ideia de criação de um Serviço Nacional de Catecumenado, em articulação entre as Comissões Episcopais de Liturgia e de Educação Cristã, estiveram, também, no centro dos trabalhos dos bispos desde segunda-feira.

Sobre este Serviço Nacional de Catecumenado, D. Carlos Azevedo, secretário da CEP, disse que o objectivo é criar centros de formação cristã, que preparem gente para dar formação doutrinal, litúrgica e de exemplo de vida aos que chegam em fase adulta à fé católica ou que voltam a aproximar-se da Igreja.

Os bispos reconheceram, por outro lado, a necessidade de adaptação da linguagem da Igreja aos novos tempos e fizeram um balanço da recente Semana Social que se realizou em Braga.

Foi também divulgado um conjunto de iniciativas que a Igreja realizará nos próximos meses, como o Encontro Nacional dos Secretariados Diocesanos das Migrações e dos Missionários de Imigrantes (Viana do Castelo, de 10 a 13 de Julho) ou a Semana da Vida, subordinada ao tema "Família - Amor e Vida" (14 a 21 de Maio).

Fonte Público