Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 12
Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 11:00

E daí a importância de as crianças crescerem numa família em que os pais se amem um ao outro e que, consequentemente, amem os próprios filhos.

Se convivem com a infidelidade ou com qualquer outra forma de violência, isso repercute-se nas relações que irão desenvolver na idade adulta, quer queiramos, quer não!

Anna

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 11:12

É verdade. A família é de facto a célula básica da sociedade. Isto por si não é bom nem mau, é a realidade. O fundamental é que as pessoas constituam uma boa família, em que os filhos cresçam estruturados e felizes.

Para isso, é muito importante que o casal se ame. Tudo começa aí.

A fidelidade não é importante, não é central. O importante é o Amor. A fidelidade surge como consequência de um casal saudável. Colocar tanto ênfase na fidelidade (a nível sexual, ainda por cima, como se não houvesse outras traições) é vista curta, é perder o essencial.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 12:14

Na mouche, Zé! Exactamente: a fidelidade é consequência natural do amor.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 15:31

CP

Aqui é diferente; não andam freiras a ajudar as prostitutas. Andam mulheres policias. Sabes o que depois acontece? Gravam as conversas dos senhores espertos, prendem-os e são levados a tribunal.

Em Portugal ainda não há disso?

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 20:22

Mulheres polícias a vigiar maridos infiéis?

Se é assim que controlam os conjuges no canadá... parece que não resulta...

Ná, aqui não há disso.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 20:33

CP

Então e aí andam as freiras a controla-las?

Fidelidade!!!
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 21:33


Re: Infidelidade!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 00:09

Em Portugal a prostituição não é proibida, os clientes e as prostitutas não são presos.
O que é proibido é o proxenetismo (os chulos), ou seja explorar a prostituição. Mas mesmo estes raramente são incomodados.

Estas freiras aqui (e provavelmente tambem no canada) não andam a controlar as prostitutas mas sim a dar-lhes algum apoio moral, de modo a que sintam que têm alguma dignidade e assim se esforcem um pouco por sair daquela vida.
Ou pelo menos a atenuar o desespero que algumas possam sentir.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 01:33

Ana:
Ninguém controla ninguém - muito menos as freiras que ajudam prostitutas. E não o fazem só em *Portugal mas noutros países, incluindo o Canadá.


[visaoonline.clix.pt]

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 01:09

um mulher divorciada com 2 filhos.
É realmente pobre e é ajudada pela paróquia, na medida das necessidade da paróquia.

Anda metida com um homem casado e pai de 2 filhos. Homem que parece não estar disposto a deixar a esposa.

E agora que fazemos? Se ajudamos, e ela passa realmente necessidade, a esposa ficará com legitimas razões para censurar a paróquia, se não ajudamos podemos estar a prejudicar os filhos que em nada são responsaveis pelo comportamento da mãe.


Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 02:34

Eu não vejo as coisas assim.
Acho que a paróquia deve ajudar e não ter medo de ser criticada.

Já falaram com a tal senhora, explicando-lhe com carinho que deve mudar de vida?
O marido não é dela...

Claro que ela precisa de muita ajuda, pode estar pendente do tal homem por estar numa situação de necessidade.
A Igreja, como boa mãe, tem que a ajudar a ver que é preciso resolver a situação... e, não tenho dúvidas...a situação passa por largar o homem... Os filhos dela, coitados... e os filhos do homem coitados,...
"Vai e não voltes a pecar" disse Jesus.
A Igreja não pode "aguar"( não sei se a palavra existe mas...para mim isto quer dizer: alterar de modo a que seja politicamente correcto) o que Cristo nos ensinou.

A senhora e seus filhos precisam de bens materiais (não deixem de os dar) mas dêem-lhes também muito carinho. Só com carinho, autêntica caridade, é possível modificar as coisas...

Não se esqueçam, também, de ajudar a esposa e os filhos do dito homem... Não se centrem apenas num dos lados.
Expliquem à atraiçoada a razão pela qual ajudam. E que ela desabafe...dêem-lhe carinho. Ajudem-na a vencer o momento difícil que está a passar....

E, mais uma vez, não tenham medo do que os outros digam.
Se a Igreja vivesse de medos e, por isso, não actuasse, não era a Igreja que Cristo fundou. Era um grupo filantrópico e nada mais....

"Pedi e recebereis" diz Jesus. Por acaso estão a pensar que são vocês, sem ajuda, que conseguem resolver o problema?

Camilo já falaste com Jesus sobre este caso?
Já viste, na oração, o que o Senhor espera que vocês façam?
Qual será vontade de Deus e como levá-la à prática?
Rezem por todos.... não ponham Cristo à margem do problema.




Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 03:38

Camilo

Eu penso de outra maneira!

Digam-lhe que esse homem não é dela e enquanto andar com ele que não é ajudada pela paróquia...

Se fosse comigo era assim que procedia!!!

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 10:32

Não sei se a traiçoada sabe da "proeza" do marido.
Aliás nem sei aonde moram. Eu a ele não o conheço e creio que ninguem ligado à acção socio-caritativa da paróquia o conhece.

Falamos afavelmente com a pessoa que ajudamos, dissemos-lhe que aquela relação quase certamente não terá futuro, o que ela reconheceu, ela disse-nos que ele não lhe dá qualquer ajuda material. O envolvimento dela com ele é simplesmente por razões emocionais, ela nunca foi de ficar muito tempo só.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 16:09

Camilo

Essa senhora não trabalha?

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 16:41

Se essa senhora é realmente pobre e precisa de ajuda para subsistir e alimentar os filhos, não é o facto de se "andar a comportar mal" que deve obstar a que a paróquia a continue a ajudar.

Acho que já fizeram o que devia ter sido feito: aconselhá-la "afavelmente" a mudar de vida, fazer-lhe ver o sofrimento causado à esposa legítima. Mas, se ela continuar nessa relação ilícita, não me parece que seja bom fazer uma espécie de chantagem: ou mudas de vida ou deixamos de te ajudar...

Tanto quanto sei, a caridade cristã para com os necessitados não pode ser condicional. Seria absurdo defender que só devem ser auxiliados os pobres que tenham um comportamento moral irrepreensível. O que não quer dizer que, para além da ajuda material, não se incentive veementemente à mudança de vida.

Mas isto é um mero palipte de quem está de fora e não conhece as circunstâncias do caso.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 21:11

Ovelha :

Plenamente de acordo com a tua intervenção. "Tanto quanto sei, a caridade cristã para com os necessitados não pode ser condicional. Seria absurdo defender que só devem ser auxiliados os pobres que tenham um comportamento moral irrepreensível

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 21:19

Mas há pessoas que temos que lhes mostrar que andam pelo caminho errado! Elas não vêem isso!

CP
Se um dos teus filhos fizer algo errado, vais dar-lhe um bombom?
Ou vais chama-lo à atenção e dizer-lhe que isso não se faz?

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 21:31

A caridade ( amor) é incondicional.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 21:50

suponho que isso também se aplique a um marido adultero.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 23:53

Camilo:

Uma coisa é a caridade cristã para com os necessitados - dar d ecoemr aos que t~em fome e de beber aos que têm sede.

Presumo que é isso que apregoas fazer - trabalho caritativo. Ora se é isso que fazes (usando o estatuto de membro de uma organização da Igreja - parece-me desumano e mesmo mesquinho que se possa sequer colocar a hipótese de fazer depender a caridade (espero que não seja caridadezinha) - de critérios que não sejam os das necessidades daqueles que pedem ajuda.

Presumo que é isso que fazes, e que não é poelo facto de um homem ter uma amante que lhe negas apoio, ou pelo facto de uma mulher viver em união de facto que lhe nagas ajuda essencial á sua sobrevivência.

Isto se te dizes cristão, por isso apregoas o que apregoas.


Outra atitude seria chantagem.

O objectivo da caridade cristã não é o proselistimo nem a imposição de normas.

( Pelo menos é o que escreveu o actual papa).

Quanto ao adultério , devolvo-te apergunta - o amor incondicional, a caridade cristãs e a aceitação devem aplicar-se a uma mulher adúltera?

Na perspectiva de Jesus sim.

No entanto, para a maior parte dos maridos traídos, a infidelidade das mulheres é um motivo de divórcio ( ou coisas bem piores e mais horrendas). È um tipo de resposta que só cada um pode dar face a situações concretas.

Página actual: 11 de 12


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.