paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

Princípios Gerais de Funcionamento dos Fóruns Paroquias.org

Este documento pretende clarificar as várias responsabilidades dos membros da Comunidade Virtual que lêem e participam nos Fóruns Paroquias.org. É pedido a todos os participantes dos Fóruns que leiam este documento e que a sua participação seja de acordo com os princípios aqui definidos.

1. Objectivos dos Fóruns

Consideram-se os seguintes objectivos para a existência dos Fóruns Paroquias.org:

a. Ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.

b. Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; os Fóruns pretendem ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.

c. Proporcionar aos participantes e leitores, mediante o debate leal dos mais variados temas, o aprofundamento da sua fé, o fortalecimento das razões da sua esperança (cfr. 1 Pe 3,15) e a redescoberta da própria vocação na Igreja, em consonância com o desafio da Nova Evangelização.

2. Regras de Funcionamento dos Fóruns Paroquias.org

Todas os utilizadores dos Fóruns devem respeitar as seguintes regras, e todas as mensagens devem ser compatíveis com os objectivos dos Fóruns.

a. Todas as mensagens devem estar de acordo com o tema dos Fóruns - Religião, Cristianismo e Igreja Católica. Os utilizadores devem respeitar o tema do tópico no qual participam. Antes de criarem um novo tópico, devem verificar se existe já um tópico aberto sobre o mesmo assunto.
Nota: O fórum "Adro da Igreja" é um fórum de tema livre pelo que esta alínea não se aplica a esse fórum.

b. Os utilizadores devem respeitar todos os demais. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelos utilizadores, suas crenças, comportamentos e atitudes. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica.

c. Quando se verificarem situações de abuso, pede-se aos utilizadores que informem os infractores destas regras, e que evitem a Lei de Talião: «Olho por olho e dente por dente».

d. Não é permitida a divulgação de mensagens de serviços ou produtos comerciais, nem spam ou publicidade.

e. Não é permitida a divulgação de mensagens já existentes noutras páginas de Internet. O utilizador deve utilizar as funcionalidades dos Fóruns e criar um apontador na sua mensagem para a mensagem original. Abre-se uma excepção às mensagens que são disponibilizadas por um limitado período de tempo, por exemplo, artigos e notícias de jornais on-line.

f. Não são permitidas mensagens que não visem a troca de opiniões, nem discussão de ideias ou nem partilha de experiências sobre a fé cristã. Se o utilizador entende que uma determinada mensagem merece ser divulgada, deve adicioná-la no local próprio ou enviá-la por e-mail à Equipa Paroquias.org (info@paroquias.org), para que esta proceda à sua divulgação.

g. Não são permitidas mensagens duplicadas. Sempre que se justifique, o utilizador deve utilizar as funcionalidades dos Fóruns e criar um apontador na sua mensagem para a mensagem original.

h. Os utilizadores devem respeitar os direitos de autor de outros utilizadores, sites, meios, etc.

i. Os utilizadores devem escrever em língua portuguesa, de acordo com a "escrita normal". Os utilizadores não devem escrever frases inteiras em MAIÚSCULAS, nem fazer uso excessivo de "smilies", nem de pontuação (por exemplo, !, ? ou /), nem de abreviaturas, e devem-se esforçar por uma escrita correcta evitando erros ortográficos.

j. Devem escolher títulos explicativos e apropriados. Devem evitar títulos genéricos, e que nada dizem sobre o assunto da mensagem. Alguns títulos a evitar "Ajudem-me", "Uma dúvida", etc.

k. Incentiva-se os utilizadores a verificarem as suas mensagens antes de as enviarem, através da funcionalidade de "Pré-visualização".

l. Os utilizadores devem escolher nomes originais, que respeitem os objectivos dos Fóruns e que não violem nenhuma das demais regras aqui enunciadas. Não serão aceites nomes que correspondam a pessoas da sociedade e/ou da história da Igreja.

m. A Equipa Paroquias.org e os moderadores dos Fóruns reservam-se o direito de eliminar toda e qualquer mensagem que não respeite as regras aqui enunciadas, bem como os objectivos dos Fóruns. Adicionalmente, caso a violação destas regras aconteça de forma sistemática, a Equipa Paroquias.org reserva o direito de tomar outro tipo de medidas, nomeadamente a suspensão (temporária ou definitiva) da participação do utilizador, para restabelecer o bom funcionamento dos Fóruns.

3. Formatação do Texto

Os Fóruns Paroquias.org permitem que os utilizadores utilizem determinados códigos para criar links automaticamente, bem como destacar determinadas partes do texto, o que poderá facilitar a leitura. Descrevem-se de seguida alguns exemplos:

a. Criar apontadores. Para criar apontadores no texto, deve utilizar uma das seguintes sintaxes:

Texto: [url]http://www.paroquias.org[/url]
Resultado: http://www.paroquias.org

Texto: [url=http://www.paroquias.org]Paroquias.org[/url]
Resultado: Paroquias.org

Texto: [email]info@paroquias.org[/email]
Resultado: info@paroquias.org

b. Criação rápida de apontadores. Para criar um apontador rapidamente, bastará colocá-lo entre <>. Por exemplo:

Texto: <http://www.paroquias.org>
Resultado: http://www.paroquias.org

c. Destacar texto. Pode destacar palavras ou frases do texto.

Texto: [b]Texto a bold[/b]
Resultado: Texto a bold

Texto: [u]Texto com sublinhado[/u]
Resultado: Texto com sublinhado

Texto: [i]Texto em itálico[/i]
Resultado: Texto em itálico

d. Posicionar texto.

Texto: [center]Texto centrado[/center]
Resultado:
Texto centrado

Texto: [quote]Utilizar numa citação[/quote]
Resultado:
Citação:

Utilizar numa citação
e. Combinar códigos. É possível combinar vários códigos de formatação.

Texto: [url=http://www.paroquias.org][b]Paroquias.org[/b][/url]
Resultado: Paroquias.org

f. Citação de versículos da Bíblia.
É possível criar referências directas para a Bíblia Sagrada da Difusora Bíblia presente no Paroquias.org. A forma de o fazer é a seguinte: utiliza-se o endereço da Bíblia (http://www.paroquias.org/biblia/) seguido do parâmetro da citação, substituindo os espaços pelo sinal mais "+". Por exemplo:

Texto: [url=http://www.paroquias.org/biblia/?c=Rm+12,1-10]Rm 12,1-10[/url]

Resultado: Rm 12,1-10

Consulte a lista das Abreviaturas dos Livros da Sagrada Escritura.

Equipa Paroquias.org


Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.