Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 12
Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de March de 2006 00:30

Centrar a infidelidade apenas na vertente sexual é limitarmo-nos apenas ao que é visível, afinal, o que é mais importante: o sentimento do Amor ou o contacto físico?

Por exemplo, o marido ou a mulher pode-se apaixonar por um(a) colega de trabalho, sentir verdadeiro amor, carinho e afecto por essa pessoa, e o outro nem dar por isso. Se nunca existir infidelidade "visível", isto é, o contacto físico, é quase como se nada tivesse acontecido.

Porém, se ambos se continuarem a amar, mas por um motivo qualquer, seja uma ausência prolongada, seja uma oportunidade mais esguia, e houve a tal infidelidade sexual, então está o caldo entornado.

Não será isto um contra-senso?

Luís

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de March de 2006 17:44

Luis

Eu penso assim e sempre fui muito direitinha:)

Tanto de solteira como de casada, entendia que ninguém me devia tocar. Se alguém vier para nos tocar e agente se desviar, ninguém mais se aproxima! Isso é uma desfeita a essa pessoa. Agora se a pessoa se for chegando, chegando e consentirmos, aí podemos cair no perigo. Alguns têm medo de serem chamados nomes!
Há trabalhos onde as pessoas nem se sentem bem, falo por mim. Onde há muitos elogios de homens, não me sinto bem....é só pedir para mudar de secção....lol e haver nova adaptação!!!
O problema por aí é não haver muita escolha de trabalhos!

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 22 de March de 2006 23:54

A maior parte das pessoas aqui não perdoava avançando logo para o divórcio.
Sei que é uma situação difícil ser-se traído mas nem sempre é fácil perdoar.
Jesus após a traição de Judas o que fez? Jesus perdoa Judas e nós não podemos perdoar também? E depois também há a questao filhos!
Qualquer filho gosta e quer ver os pais juntos.
Mas se quiserem discordar força estão a vontade e digam-me as vossas opiniões

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de March de 2006 10:12

Uma pequena nota - nada no Evangelho diz que Jesus perdoou a Judas... ( Pelo contrário...)

Até para Jesus perdoar a traição não é um dado adquirido ou um automatismo...
Aliás, Judas nem quiz o perdão de jesus - entregou-se ao desespero e entrou em ruptura com Deus...


Luís - A "infidelidade emocional" é também uma forma de infidelidade e quase sempre provoca rupturas... Aliás, não pode haver uma clivagem entre "infidelidade física e emocional... No entanto é também, e sempre , uma escolha pessoal.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 23 de March de 2006 12:49

Qual o filho que não quer ver os pais juntos? Todos querem ver os pais juntos, é óbvio.
Já juntos a qualquer preço - mesmo que implique a vida dupla de um deles (ou ambos) - é que já não é bem assim...


Anna e Sara

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 23 de March de 2006 21:05

Nada no Evangelho diz que Jesus perdoou Judas.
Mas Deus tenta mostrar que devemos perdooar todos inclusivamente os inimigos e Jesus que não teve pecados, disse que estava na Terra para fazer a vontade do Pai daí eu ter essa opinião mas estou obviamente aberto a todas as opiniões porque se eu não quisesse aprender não estaria aqui.
Depois...sim..pais juntos todos gostam mas não a qualquer preço. Sim.
Mas penso que não +e por causa do primeiro atrito, da primeira falha, de um primeiro erro que o casamente tem de acabar. Acho que se deve dar mais oportunidades para tentar e tentar mas quando o casal sentir que juntos já não podem fazer mais nada e que já não há qualquer sentimento, hipotese de estarem juntos ...então mais vale acabar e os filhos de certeza que continuam a ter os pais na sua a vida a ama-los e vice-versa

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Margarida Barros (IP registado)
Data: 23 de March de 2006 22:36

Antes de me casar, namorei um rapaz aproximadamente 7 anos, estava tudo marcado iriamos casar em Março do ano seguinte, o que não chegou acontecer. Porquê? por causa da infidelidade. Perdoei, mas não fiquei com ele.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de March de 2006 23:25

Bravo Margarida.

Era o testemunho que faltava :-) Esta discussão corria o risco de ficar hermética e com muitos "suponhamos". A conversa fica sempre mais rica quando falámos com conhecimento de causa e por experiência própria.

Obrigado,
Luís

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 10:02

O perdão não supõe que tudo fique na mesma. Nem invalida a justiça.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 10:57

Sim: o perdão cristão pode ter consequências, e também gostei bastante do testemunho da Margarida. Mas o perdão cristão não é um simples desculpar. É um reatar, mesmo se noutros moldes, uma relação. É recomeçar tudo de novo. É apagar tudo o que aconteceu. Mesmo quando há justiça, mesmo quando há mudança de relação. O perdão cristão não é o sentido tradicional 'perdoei mas não esqueci', se esta lembrança for sempre sinal de desconfiança e impedimento para uma nova relação de amor cristão com essa pessoa. É difícil, dir-me-ão. Claro que é muito difícil. Tão, mas tão difícil. Eu sei disso. Todos saberão também. Mas é possível. Tem de ser possível. Deus nunca nos coloca perante impossibilidades. Manifestando-se em Cristo, ele é essa possibilidade.

Abraço fraterno

Miguel

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:03

Margarida

Viraste-lhe as costas, não lhe perdoaste!

Fizeste o que a tua conciência te pediu e fizeste muito bem...

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:09

Ana, por a Margarida ter acabado o namoro, não quer dizer que não lhe tenha perdoado. Aliás, ela disse que perdoou. :)

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:13



Muita gente diz que perdoa e nunca se esquece!


Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:20

Mas Ana, perdoar não significa esquecer. Como disse o Miguel, é "um reatar, mesmo se noutros moldes, uma relação. É recomeçar tudo de novo."

Quando os teus filhos ou o teu marido fazem alguma coisa que te ofende, não tens sempre perdoado? Mas lembras-te! E se calhar até mudaste a tua forma de ser, mas continuas a amar o teu marido e os teus filhos. :)

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:23

Perdoar não é esquecer. É saber lidar com...


Anna e Sara

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:26

Se nos lembramos é porque ainda não perdoámos!

Um filho está sempre perdoado:)))Presumo que não há mãe alguma que não perdoe a um filho! Nem me lembro de coisas más que os meus filhos tivessem feito, Graças a Deus!!!

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:34

Ó Ana, ó Ana, ó Ana... :P
E mais não digo! :P (ó Ana!!!)

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:43



Nós não esquecemos!!! Simplesmente, quando se perdoa não pensas na situação e na pessoa com raiva ou qualquer outro sentimento negativo. No entanto, nem sempre se consegue continuar a ter um relacionamento com essa pessoa. Também temos de pensar em nós. Aliás, compreendo perfeitamente a Margarida. Ela perdou-o, mas sinceramente ir para a Igreja a pensar na traição dele... É um passo muito sério e muito grande. Temos de o dar com segurança. Como era possível ela sentir-se segura, apesar de o ter perdoado? Perdoar, mas não sermos masoquistas. Deus diz para perdoarmos, mas também diz para não "nos matarmos" (5º mandamento).


mj

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 14:53



Se ainda te lembras do que alguém te fez é porque ainda não perdoaste!
Eu penso assim:))):P

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 15:00

Ó Ana, graças a Deus não tenho muitos problemas de memória. :)
Repito: ó ana, ó Ana, ó Ana!

Página actual: 4 de 12


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.