Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 12
Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 16:59

"Há muitos homens que adoram as suas mulheres, mas só querem outras para se divertirem com o sexo. Há homens desses"....


Olha, se algum te contar uma treta dessas... um conselho...não acredites....

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 17:42

CP

Então e não deixam as próprias mulheres, mesmo tendo amantes?
Elas é que os vão deixando, mas nem todas. Há gente que não aceita traição, há outras/os que sim.
Sabes, há de tudo no mundo.
Conheço várias senhoras que pensavam como tu; deixar o marido se eles as traíssem. Quando descobriram, choraram, tiveram vergonha das acções dos maridos e uma senhora até levou o marido para Portugal por 1 ano, porque a amante estava grávida.
Conheço mais histórias, devemos continuar com este tópico!

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 18:24

Estou a ver que aí no canadá abunda a infidelidade conjugal.. ( e eu que pensava que era um país de brndos cortumes, tão puritano que nem heveris educação sexual nas escolas...)


Então uma mulher incentiva o marido a abandonar a amante grávida???


Isso é que é moralidade cristã....





Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 18:29

CP

Era o marido dela...

Então, ainda duvidas que numa casa, quem tem cabeça na maioria dos casais, não seja a Mulher?
A maioria dos homens são uns fraquitos...as minhas desculpas aos bons senhores!:)

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 18:33

Concordo plenamente com o que a CP tem dito, muito especialmente na sua intervenção de « 09 de Março de 2006 14:06 » e seguintes. Obrigado pela partilha da homilia do teu casamento - muito rica.

A relação entre casal é feita de pequenos pormenores, que num todo transformam por completo a maneira de ser do próprio casal. É nas pequeninas coisas que podemos e devemos olhar para a "saúde" do casal. Não é nas coisas vistosas como já se deram aqui exemplos que deveremos olhar para o casal.

Essas tretas como tão bem a CP denomina de infidelidades (tanto do homem como da mulher) tendo como justificação a sexualidade humana, para mim não passam disso mesmo - tretas, que não são mais do que a revelação da falta de amor entre o casal. Porque havendo diálogo, partilha, compreensão e troca de "ideias" tudo se resolve e os dois se entendem. Quantos casais passam dias e dias sem se falarem, a não ser o essencial, porque já não têm assunto para falar com o/a outro(a) ? Quantos casais preferem não sair juntos porque não sabem o que falar entre os dois? .... enfim, e podia aqui continuar e elencar questões deste genero. Onde pretendo chegar é que o diálogo e todos aqueles pontos falados pelo Pe. Vasco Pinto Magalhães, são riquíssimos e de uma importância extrema.

Por outro lado, é claro, que existe de tudo e que os homens são assim, e que as mulheres são assado, etc., no entanto deveremos olhar para o casal, como um todo e não como duas partes separadas.

Eles formam a unidade "mais plena e perfeita" que Deus coloca na terra. Ou seja, o Amor entre o casal, a tal mistura entre o «eros» e o «agapé» que Bento XVI tão bem escreve, é que torna e aproxima, a pessoa humana de uma prefiguração do encontro escatológico com Deus, é uma promessa já com um pequeno "excerto" do que é o amor de Deus - indo mais longe - do paraíso ( encontro do homem com Deus no amor pleno).

Uma santa quaresma


«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 18:50

CP

Se abunda a infidelidade e muito!!!

Os padres dizem que se deve perdoar e muitas vivem com a infidelidade! Magoadas, tristes.

Aqui há homens que ao encontrarem-se num elevador com uma mulher, lhes pergunta: estás feliz com o teu casamento? Não tens uma irmã?
Não perguntam se são casadas?

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 10 de March de 2006 10:10

Ana,

Não podia discordar mais do que disseste: um homem adorar a mulher e andar a experimentar camas alheias...apenas para se divertir. Isso parece-me mais uma daquelas estratégias (a do divertimento sexual aparentemente "inofensivo") para enganar a consciência e torná-la elástica, à medida dos nossos caprichos.


Se o homem (ou a mulher) não se dão totalmente ao outro...garanto-te: não há amor, coisa nenhuma!
São escolhas que se fazem.
Ou me dou totalmente, ou deixo-me estar quietinha.

O amor pressupõe uma vida. E verdadeira. Vidas duplas não têm absolutamente nada a ver com o amor.
Também te digo: uma mulher que se permita viver neste tipo de mentiras (admitir estas escapadinhas divertidas do marido que, afinal, a ama a ela e não às outras) também não ama o marido. Depende dele, submete-se a ele, não o ama.
Porque se o amasse, exigiria respeito. No amor, os dois estão ao mesmo nível.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 10 de March de 2006 10:15

Se os homens não deixam as mulheres, mesmo tendo amantes...é porque dependem das esposas: ou para lhes alimentar o ego, ou porque vêem as esposas mais como mães deles...ou por pena, sei lá.
Mas se se mantém com as esposas, tendo amantes...decerto não será por amor, Ana.
Como te digo: o amor não tem nada a ver com vidas duplas.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 10 de March de 2006 11:03

Ana,

E uma coisa é perdoar. Outra coisa é continuar a submeter-se a isso. Não é a mesma coisa.
Eu posso perdoar, sim, mas isso não significa que tenha de, forçosamente, continuar a viver com a pessoa que me traiu.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: jmazevdo (IP registado)
Data: 13 de March de 2006 19:57

Exactamente Anam.
Concordo plenamente contigo.
Traição NÃO!
Se alguma coisa corre mal, então converses com o outro. Procure-se saber o que está mal, arranjem-se soluções a DOIS!
Aliás o problema está sempre aqui: não há conversação! Nem com os filhos ...
Se mesmo assim as coisa não funcionam, então o melhor para os dois é a separação, apesar de eu a não defender. Suportaria outro tipo de problemas, mas traição é que não.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de March de 2006 20:12

Não há conversação nem com os filhos?
Isso está mal dito! Nem todos os pais procedem assim...

Há pais que têm muito dialgo com os filhos.

Se a mesa da cozinha falasse, tinha muito que contar...

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 09:49

A infidelidade para mim é o perder o respeito pelo outro....
Como pode progredir uma relação sem respeito? No dia em que uma das partes é infiel, a outra, nunca mais vai conseguir ter total confiança... mesmo que diga que sim, que perdoa, que ficam juntos, na primeira briga isso vem logo....

Quando se ama a sério, não há motivos para se ser infiel... mesmo que haja tentação, o amor falará mais alto! Se se trai há primeira tentação é porque esse amor já não é verdadeiro....há problemas nessa relação.... Acho que um casal, deve dialogar, falar, ralhar, até discutir, mas, deve sempre achar uma solução para o problema... ambos devem saber reconhecer quando estão errados... e deve haver perdão.... se não houver perdão entre um casal haverá para as outras pessoas?...

Quando ao se deve perdoar uma infidelidade.... não posso dizer como reagiria se me acontecesse... nós hoje pensamos de uma forma... e depois quando nos deparamos com os problemas na pele por vezes temo atitudes que nunca pensavamos que teriamos... Mas quanto ao perdoar... é claro que perdoava... Deus não nos ensinou a perdoar?! Deus não quer que perdoemos os irmãos como Ele nos perdoa a nós?!!!
Agora, o perdoar não significa que continuasse com essa pessoa(logo se via).... mas perdoava! por mais que me doesse, quem sou eu para julgar uma pessoa?!Todos pecamos, todos erramos!!!!

Eu perdoava!

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 12:14

Uma pergunta não directamente relacionada: pode-se perdoar se do outro lado não houver arrependimento? Que significa mesmo perdoar? :S

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 12:58


Quando se perdoa não é com o interesse de se receber algo em troca. Se o outro não se arrepender, paciência. Claro que pode não ser muito fácil, principalmente quando se trata de casos complicados e graves, mas com a ajuda de Deus é possível. Já o consegui em situações graves e muito delicadas e, obviamente, não sou ninguém especial. Mas, para isso, recorri muito à oração.

Quanto à infidelidade ... Por mais que custe acho que a primeira vez ainda se tenta esquecer, embora fique sempre uma nódoa na relação. Acho que a questão do divórcio só deverá aparecer quando a pessoa é constantemente infiel e cria um mau estar muito grande, que mais do que afectar a mulher/homem, afecta as crianças.
Os meus pais separaram-se quando tinha seis anos por causa de uma situação destas. Foi muito difícil para mim, mas superei a situação quando me apercebi que quando chegava da escola não tinha de ouvir brigas e de estar à espera do meu pai que nunca mais vinha.


beijos em Cristo

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 13:24

Mas afinal, o que é perdoar? Será simplesmente a ausência de vingança, a não retaliação? Não é certamente o esquecimento. Também não me parece que seja confiar, ou dar uma segunda oportunidade. Perdoar é apagar a dor que se sente no coração? Pode-se perdoar quem não está arrependido?

Não sei o que é o perdão...

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 13:39

Só é possível perdoar quando não se ama, embora haja quem diga que o perdão de uma infidelidade significa Amor.

Eu acho que é o contrário - se não se ama verdadeiramente, pode-se sempre perdoar.

Mas, se se ama verdadeiramente, há uma ruptura inevitável, porque a confiança no outro desaparece. E não só a confiança, mas o respeito...


Compreendo que existam pessoas - homens e mullheres - que consigam viver no permanente desamor e desconfiança, porque não têm alternativa ou porque pensam que iso é o melhor em termos de estabilidade económica, etc, tece...

Mas, mais tarde ou mais cedo, o preço a pagar é elevado e a ruptura inevitável...


Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 14:20

Sandra Isabel

É isso mesmo, quando chega à pele de cada um, existe o perdão, caso ele ou ela se corrija. Agora não se corrigindo como o pai da Maria João é melhor a separação. Eu penso assim e falo por experiência.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 14:42

CP
Escreveu:

(Não se pode é voltar a amá-lo completamente porque, o amor exige sempre alteridade e reciprocidade...)

CP

Não é bem assim; continuamos a amar, mas de vez em quando vem à tola.
E pensa, que muitas são traídas e só no fim de muitos anos é que o descobrem e outras, nunca o descobrem.

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 15:35



Não percebo qual é o prazer da traição. Só traz sofrimentos!

Re: Infidelidade!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 15:37

Acho que o perdão não tem limites e não pode ser condicional.
O perdão é amor. O perdão liberta.
Mas perdoar, não significa de modo algum ter, forçosamente, de continuar a viver com essa pessoa.
Talvez estejamos a confundir perdão com fingir que nada se passou e continuar alegres e felizes. Não é bem assim.
Pode parecer um paradoxo o que vou dizer, mas a separação também pode ser uma forma de amor. Com a separação, eu posso dizer à pessoa que me traiu: "Não vou deixar que abuses de mim. Sou tua igual e mereço respeito. Se quiseres trair, trai. Mas não me tens a teu lado."
Não se deixar abusar é também uma forma de amor ao próximo. Ele tem de aprender a respeitar o seu semelhante.

Página actual: 2 de 12


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.