Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 21
Re: Serei cristão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 19:53

Cassima,

Estás com dificuldade em fazer~te entender.

E a razão é simples: enquanto tu falas de Baptismo, Sacramento, Espírito Santo, outros falam das qualidades e quantidades de água, das palavras, etc.

Tu falas num registo de Fé, outros falam num registo de magia.

Tu lês a Bíblia para tentares entender a mensagem de Deus; outros tentam saber quais foram as palavras mágicas que transformaram água em vinho.

João (JMA)

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 19:54

Citação:
Cassima
- Dizes-me que tratarem-me na terceira pessoa é sinal de respeito porque é assim que se trata a realeza. Mas dizes também que um cristão não deve dar importância aos títulos de nobreza. Assim, como é que ficamos? Devo alegrar-me ou nem por isso?

Sim, Cassima, mas tratá-la na terceira pessoa não significa que lhe estão a atribuir um título nobiliárquico, mas que a estão a tratar com muito respeito e deferência, assim que pode alegrar-se sim.

- Dizes-me que tratar certas pessoas por tu é sinal de má educação (e até aí não discordo). Mas como eu trato toda a gente por tu neste fórum, incluindo o Epafras e a ti, isso também se aplica?

No forum não há protocolo quanto a esse aspecto, pode tratar por "tu", claro.

- Dizes-me que sou extremista como os muçulmanos extremistas. Seria de rir e prova que pouco tens lido das minhas mensagens. Mas acho sempre uma boa piada alguém que lê o Génesis literalmente dizer-me uma coisa dessas. Achas que se eu vestir uma mini-saia e uma blusa bem decotada me livro dessa fama de muçulmana extremista?

É extremista a forma como lê a Bíblia (adapta versículos isolados às suas teorias e mantem-se na teimosia). Não quer dizer que seja extremista quanto ao vestuário ou política, etc.

- Sobre o futebol, já gostei bastante. Agora ligo pouco, mas continuo sempre a ser do Benfica!

Pois esse é também outro problema seu :D mas quanto a esse, ficamos por aqui lol Pode ser que um dia veja que a única graça nesse clube é mesmo a águia ;)

No que respeita ao restante não estive a responder ao Epafras no fim-de-semana para repetir as coisas na segunda-feira a ti.

Mas o que foi escrito após as suas mensagens do fim de semana, respondem ao que tinha respondido ao amado Epafras.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 19:55

Citação:
JMA
Cassima,
Estás com dificuldade em fazer~te entender.

E a razão é simples: enquanto tu falas de Baptismo, Sacramento, Espírito Santo, outros falam das qualidades e quantidades de água, das palavras, etc.

Tu falas num registo de Fé, outros falam num registo de magia.

Tu lês a Bíblia para tentares entender a mensagem de Deus; outros tentam saber quais foram as palavras mágicas que transformaram água em vinho.


E o JMA, falará de quê?

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 20:01

Eu vou falando do que sei, pensando antes de escrever, para evitar dizer disparates e depois ter de me arrepender por os ter escrito.

João (JMA)

Re: Serei cristão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 20:03

Flor,

Registo o facto de "teres acusado o toque".

João (JMA)

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 21:31

Cara Cassima e demais amigos;

O que eu quis dizer com uma fé infantilizada, talvez o explique melhor a expressão: “fé esclarecida”.

Até porque há muitos “simples” que me ultrapassam, (e muito), na força da sua fé, e que dão maior e melhor testemunho do ser-se cristão, do que eu dou.

Assim, quanto à fé mal esclarecida, é a que eu considero mais perigosa. É a fé desses mesmos que ficam às portas do Templo, enquanto lá dentro se celebra um Sacramento, que é afinal, o mais importante da Cerimónia.

Infelizmente, muitas vezes esses mesmo que celebram a Cerimónia, também lá estão por mero “protocolo” social. Porque parece bem, e até se veste uma roupa nova, tiram-se fotografias, os rituais até são “giros” e “fixes”, até já lhes ouvi chamar “típicos”, como se de uma dimensão folclórica se tratasse.

Pois são esses fiéis, que foram baptizados em crianças, e que até fizeram a primeira comunhão, (é claro que não falo de todos, mas de uma grande maioria), e que até vão deixando de ir à Eucaristia porque é uma “chatice” o ir-se cedo para a Missa, ou porque é Domingo e há mais onde ir, ou que vão frequentando mas sem saber muito bem o lá vão fazer.

Eu sei do que estou a falar. Há quem vá à Missa no Domingo, toma o Senhor, na segunda acende uma vela ao Santo casamenteiro, na terça vai à bruxa, pois alguém anda a pôr mau- olhado, e na quarta vai rezar o terço. Isto sem contar que quando se casou a filha, esta levou no vestido dentes de alho por causa da inveja.

Incrível mas verdadeiro.

Esta é a fé mal esclarecida, a que eu chamei infantilizada, pois não é uma fé sólida nem fundada sobre a Palavra de Deus. Ao primeiro sopro da vida, em vez de chamarem por Cristo, vão a correr para Fátima ou vão à bruxa. Depende do caso ou da ocasião, ou da finalidade.

Queres ver outro exemplo?

Vou colocá-lo por ideias para que se perceba bem.

1 – Há quem em caso de aflição, faça um pedido a Maria. (Vulgo, Nossa Senhora, independentemente do título, pois há quem peça à Nossa Senhora de Fátima, mas não peça a Santa Luzia, e há quem seja devoto de Nossa Senhora do Carmo, mas não vá a Fátima) ….

2 – Esse pedido é feito em qualquer lugar, situado geograficamente tanto no Minho, como no Algarve. Ou seja, aceita-se que Maria esteja a ouvir esse pedido dessa pessoa, ali, naquele lugar específico.

3 – Faz-se o pedido, que, SE FOR ATENDIDO, a pessoa até vai cumprir uma promessa de ir a Fátima a pé (por exemplo).

4 – O pedido é atendido, e o penitente cumpre e vai a Fátima.

Segunda parte: Já em Fátima, na “procissão do adeus”

1 – Um grupo de pessoas leva a imagem de Maria.

2 – A imagem foi feita pelo homem

3 – O homem, feito à imagem e semelhança de Deus, coloca uma imagem ACIMA dele próprio. Acima dessa imagem e semelhança de Deus que somos todos nós.

4 – Essa imagem é coroada com ouro e pedras preciosas.

5 – Essa imagem NÃO representa Maria sob o ÚNICO título que lhe atribui as Escrituras, a saber: Mãe de Jesus, pois a imagem está sozinha, não traz Cristo consigo, mas ergue-se numa auto-suficiência estranha ao Evangelho.

Agora o momento mais estranho e perigoso:

O acenar dos milhares de lenços brancos.

A quem dizem as pessoas adeus?

A Maria? Mas não foi em casa de cada um, que num momento de aflição se pediu e creu que Maria estava ali?

Então se foi assim, Maria não fica em Fátima, mas veio e vai com cada um, para Fátima, e de Fátima para casa de cada um?

Então as pessoas dizem adeus a quem?

Resposta:

Á IMAGEM!!!

Está a ver?

É isto que considero fé mal esclarecida, e isto não é mais do que idolatria não entendida. Perigosa, porque não entendida e insidiosamente oculta. E praticada à vista desarmada e com o a passividade de um clero que não faz a pastoral necessária para esclarecer e ensinar, e que vai deixando andar, até porque ali caem milhões, e até dão jeito.

Por muitas justificações e explicações que se dêem sobre tudo isto, nenhuma é suficientemente para o justificar.

M.M.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/06/2009 21:54 por M. Martins.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 05:40

Quanto mais lemos mais confusos ficamos. Alguns nem acreditam em Deus e tudo lhes corre bem. E esta?

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 09:42

É verdade Isabella.

Há aqueles que cheios de talento, nunca o puderam exprimir, visto não terem a sorte de ter nascido na família "certa", no tempo "certo", com as condições "certas", e passam a vida num trabalho medíocre a ganhar o vencimento mínimo, e necessitam de trabalhar até serem velhinhos,E até acreditam em Deus.

Há outros, como os "Ronaldos da vida", que aos vinte e poucos anos são o que são, pois tudo lhe corre de feição. E se calhar Deus não tem lugar na vida dele. (É que há muita publicidade em agenda).

É a vida...

Abraço

M.M.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 10:08

Mas desde quando crer em Deus é garantia de ter sorte?
Fora de Deus ninguém é capacitado, merecedor de ver as seus esforços e aptidões premiados?
Não entendo a vossa "lamentação".
Isso de ter os olhos na galinha gorda da vizinha nunca deu grande coisa.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 14:09

Citação:
JMA
Cassima,
Estás com dificuldade em fazer~te entender.

E a razão é simples: enquanto tu falas de Baptismo, Sacramento, Espírito Santo, outros falam das qualidades e quantidades de água, das palavras, etc.

Tu falas num registo de Fé, outros falam num registo de magia.

Tu lês a Bíblia para tentares entender a mensagem de Deus; outros tentam saber quais foram as palavras mágicas que transformaram água em vinho.

Parece-me que tens razão, João

Abraços

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 14:14

Lena

Não foi "lamentação" da minha parte.

Foi apenas a constatação de um facto.

Agora quanto a crer em Deus ser garantia de "sorte", é um dos princípios veterotestamentários. (O princípio da retribuição).

Abraço

M.

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 14:30

Paz do Senhor


É verdade, MArtins... Aquele que ama ao Senhor, aquele que se compromissa com Ele é abençoado.


Sal 128:4
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

Sal 34:7
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

Sal 112:1
LOUVAI ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.




Em Cristo



David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 23/06/2009 14:38 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 14:37

Não resisto a umas pequeninas notas:

Citação:
Cristo Salva
A fé passa pela lógica!

Para mim a fé passa mais pelo afecto e pelo coração (o que não quer dizer que seja irracional). Mas cada qual vive a fé como deseja, certo?

Citação:
Cristo Salva
Pode ter a certeza que nenhum cristão primitivo baptizava bebes.

Juras?! Alguma descoberta pessoal de mais manuscritos? Ou tens tudo filmado?

Citação:
Cristo Salva
Então se não pode, não pode. Também em nenhum lado da Bíblia vem escrito "Deus é Pai, Filho, e Espírito Santo. O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus" e no entanto nós sabemos, pela Bíblia, que a frase que eu escrevi é biblicamente correctíssima. Ou agora também vai negar este facto?

Tss tss. Não sei é como tu acreditas nisso, visto que como dizes, "em nenhum lado da Bíblia vem escrito". Não te esqueças de que nós, os católicos, além da Escritura também temos a Tradição Sagrada. E não fazemos da Bíblia uma leitura literal. Portanto, temos uma saída. E qual é a tua?

Citação:
Cristo Salva
Para si, se a sua ideia não está explícita na Bíblia, já nem se incomoda a ir investigar. Pega numa frase ou em nenhuma e elabora a teoria que mais lhe convém.
Desculpe, isso já não é interpretar de forma diferente, é sim defender o indefensável.

Citação:
Cristo Salva
É extremista a forma como lê a Bíblia (adapta versículos isolados às suas teorias e mantem-se na teimosia). Não quer dizer que seja extremista quanto ao vestuário ou política, etc.

Extremista, teimosa, ... Pronto, acabou-se o "amor evangélico"! Ou estará agora em acção?!

Seja como for, sempre gostei de uma mini-saia.

Deixa-me contar-te, aqui só entre nós que ninguém nos ouve, como é que eu selecciono versículos da Bíblia:

- 1.º Viro-me para Norte para ter a cabeça mais fresquinha
- 2.º Atiro umas pedrinhas ao ar
- 3.º Conto as pedrinhas que ficaram na 3.ª tijoleira a contar da parede
- E pronto, está escolhida a citação a apresentar
- Depois é só repetir a gosto.

(Atenção! Para os que são amigos do literalismo e não sabem identificar uma ironia, EU ESTOU A BRINCAR, certo?!)

Citação:
Cristo Salva
Mas o que foi escrito após as suas mensagens do fim de semana, respondem ao que tinha respondido ao amado Epafras.

Sim, sim... Dizes tu...

Citação:
Cristo Salva
Pois esse é também outro problema seu :D mas quanto a esse, ficamos por aqui lol Pode ser que um dia veja que a única graça nesse clube é mesmo a águia ;)

Vitória, de sua graça! :)

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:01

Citação:
M. Martins
Lena
Não foi "lamentação" da minha parte.

Foi apenas a constatação de um facto.

Agora quanto a crer em Deus ser garantia de "sorte", é um dos princípios veterotestamentários. (O princípio da retribuição).

Abraço

M.

Olá M.

E o Novo Testamento não veio dar-nos outra leitura? Senão, devemos pensar que Deus não "deu" muita sorte a Jesus, não?

Como dizia Cristo a D. Camilo (palavras minhas): se Eu ajudasse alguém num negócio, o que ficasse beneficiado teria razões para Me louvar, mas o que ficasse prejudicado não.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:10

Citação:
M. Martins
Agora quanto a crer em Deus ser garantia de "sorte", é um dos princípios veterotestamentários. (O princípio da retribuição).

Estaria aí um grande problema para os arautos da teologia da prosperidade. Até aconselharia a processarem Deus por quebra de contrato.

A Cassima entretanto já esclareceu que não é bem assim. :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:15

Olá M.

Quanto ao teu post anterior, já falámos sobre esse e outros assuntos em vários tópicos. As respostas que te dei na altura seriam as mesmas que te daria hoje.

Os santos, Fátima, a imagem "sozinha", o adeus,...

Porque te faz confusão o adeus? Sabes bem que não é a imagem.

Com as diferenças que se impõem deixa-me dizer o seguinte: porque é que temos um cuidado e um respeito grandes quando vamos a uma igreja, se Deus está também e igualmente em todo o lado? É mais Deus aí? Sucede que em certos lugares e em certos momentos O temos mais presente, mais vivo! Tão só! Agora, mutatis mutantis, extrapola isso para Nossa Senhora de Fátima e a procissão do adeus.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:16

Como diz uma frase que ouvi:

"Deus não se mete no Futebol nem na Política, pois para ser bom para uns, teria de ser mau para outros"

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:52

Cassima e Lena;

Relativamente ao princípio da retribuição, e da sua leitura ou não no Novo Testamento, não afirmei nada. Apenas comentei. É claro que ambas tem razão.

(Embora o David também a tenha, pois os Salmos são para os homens de todos os tempos, e não só para os do tempo do A.T.).

Enfim, um bom tema para debater num outro tópico.

M.

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:55

Citação:
Cassima
Olá M.
Quanto ao teu post anterior, já falámos sobre esse e outros assuntos em vários tópicos. As respostas que te dei na altura seriam as mesmas que te daria hoje.

Os santos, Fátima, a imagem "sozinha", o adeus,...

Porque te faz confusão o adeus? Sabes bem que não é a imagem.

Com as diferenças que se impõem deixa-me dizer o seguinte: porque é que temos um cuidado e um respeito grandes quando vamos a uma igreja, se Deus está também e igualmente em todo o lado? É mais Deus aí? Sucede que em certos lugares e em certos momentos O temos mais presente, mais vivo! Tão só! Agora, mutatis mutantis, extrapola isso para Nossa Senhora de Fátima e a procissão do adeus.

Cassima

É. Talvez seja a minha "costela" de ex-evangélico metodista a falar. Esquece.

M.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 15:58

Citação:
M.
É. Talvez seja a minha "costela" de ex-evangélico metodista a falar. Esquece.

Então diz à tua "costela" de ex-evangélico metodista para estar sogadinha e deixa falar as outras costelas. :P

Abraços

Cassima

Página actual: 8 de 21


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.