Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 21
Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 16:10

Paz do Senhor a todos




Ok.... Vamos ao Novo Testamento então...


Rom 8:28
E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Apo 22:7
Eis que cedo venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras deste livro.



Se precisarem de mais, é só pedir!


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 23/06/2009 16:12 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 16:14

David

E achas que essas citações significam "ter sorte" no sentido que a Isabella e o M. falavam?

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 16:14

Citação:
Cassima
Citação:
M.
É. Talvez seja a minha "costela" de ex-evangélico metodista a falar. Esquece.

Então diz à tua "costela" de ex-evangélico metodista para estar sogadinha e deixa falar as outras costelas. :P

Abraços

Cassima

Hé hé...às vezes as minhas "costelas" têm diálogos interessantes. Vou ter em atenção a tua recomendação. :-)

M.

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 16:36

Citação:
Cassima
David
E achas que essas citações significam "ter sorte" no sentido que a Isabella e o M. falavam?

Cassima


Olá, Cassima




As Bençãos do Senhor contempla a todos os homens, seja ele ímpio, seja ele filho de Deus. Era sobre isso que falava Jesus, quando disse, certa vez:

Mateus 5:45
45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.


Assim, o Senhor manda a chuva a todos os homens, resta a eles plantarem. Aqueles que plantarem, aqueles que fizerem BOM USO da chuva serão abençoados e colherão do fruto. Aquele que não plantou, aquele que não se importou nem planejou o bom uso da chuva, não será bem sucedido, não será abençoado e morrerá, perecerá.

Dessa mesma forma Deus abençoou todos os homens ao enviar Jesus Cristo ao mundo! Aquele que o aceitar será ABENÇOADO, colherá, HERDARÁ, a VIDA ETERNA. Aquele que não o aceitar, aquele que partir dessa vida sem Ele, não será abençoado e perecerá para sempre!

Ao aceitar a Jesus, o homem se torna realmente bem mais abençoado do que aquele que não o tem como Senhor de sua vida. Aquele que é servo de Jesus é HERDEIRO de algo que o dinheiro e todos os bens dessa vida nunca poderiam pagar! É por isso que Jesus disse certa vez:

Mat 16:26
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?


A Benção está a disposição de TODOS. Resta ao homem querer Esta Benção!

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 23/06/2009 16:54 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 17:06

Voltando um pouco atrás à familia de Estéfanas que o apóstolo Paulo diz que baptizou, e que segundo a Cassima continha bebés que também foram baptizados.

Se lermos a parte final da mesma Epístola aos Coríntios o apóstolo diz que "a família de Estéfanas é as primícias da Acaía, e que se tem dedicado ao ministério dos santos". (1 Cor. 16:15)

Ou seja, a família de Estéfanas foram os primeiros convertidos da Acaia e dedicavam-se ao ministério dos santos. Onde estão os bebés?

Mais uma vez, pode-se ver que o baptismo é para os que se arrependem e crêem em Jesus coisa que um bebé esta impossiblitado de fazer.

O método de interpretação da Cassima realmente não é literalista, nem literal, nem alegórico, nem sei como se chamará, mas funciona assim: Concebe-se à priori uma doutrina, depois vai-se à Bíblia pegar numa frase solta e descontextualizada que parece apoiar a doutrina pré-definida, em seguida esquece-se tudo o resto que a possa contrariar. É um método que pode ser eficaz para enganar indoutos mas bastante desonesto.

"Qualquer que ouse chamar-se, bispo Universal, é o precursor do Anticristo, porque se coloca orgulhosamente acima de todos os demais" (Gregório I, Epíst. 33, Ao imperador Maurício)

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 17:28

Citação:
Epafras
Onde estão os bebés?

Queres pistas?

Citação:
Epafras
O método de interpretação da Cassima realmente não é literalista, nem literal, nem alegórico, nem sei como se chamará, mas funciona assim: Concebe-se à priori uma doutrina, depois vai-se à Bíblia pegar numa frase solta e descontextualizada que parece apoiar a doutrina pré-definida, em seguida esquece-se tudo o resto que a possa contrariar. É um método que pode ser eficaz para enganar indoutos mas bastante desonesto.

Isso soa-me a dor de qualquer coisa...

O que eu tenho defendido aqui tem sido a doutrina da Igreja Católica há 2000 anos da qual já foram dadas bastas provas por quem de direito. Qualquer inépcia que possa ter havido nas minhas intervenções será só minha. O que não torna a doutrina em questão menos verdadeira e válida.

Não faz parte dos métodos nem dos objectivos da Igreja Católica "enganar indoutos" nem quaisquer outros. Muito menos são os meus, que não faço questão de chamar ninguém para as minhas crenças e se fizesse, não usaria semelhantes métodos.

Porém, Epafras, esta discussão teve uma virtude. E que é a seguinte: Nós os dois estamos conversados de vez! Não permito que NINGUÉM me chame de desonesta nem de enganar quem quer que seja.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 17:33

David

Que disse eu? Falava-se de coisas corriqueiras como ter dinheiro, ter bens, ter coisas, ter sucesso e que a sorte que se obtém na vida, os bens que se possuem, não têm de corresponder a uma retribuição de Deus por algo. Porque senão, veríamos que algo andava muito errado.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 18:02

Citação:
Cassima
Isso soa-me a dor de qualquer coisa...


Soa-lhe a dor de que? Seja frontal, acabe as frases, diga o que pensa, está com medo de que?

E eu não chamei a Cassima de desonesta disse que o método que usa é desonesto, ora leia novamente. É claro que se usar um método desonesto consciente e deliberadamente incorre em desonestidade.

Estava à espera de argumentos que pudessem contestar de alguma forma o que tinha dito, mas pelos vistos ficou sem eles, e resolveu vitimizar-se.

"Qualquer que ouse chamar-se, bispo Universal, é o precursor do Anticristo, porque se coloca orgulhosamente acima de todos os demais" (Gregório I, Epíst. 33, Ao imperador Maurício)

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 18:03

Olá Cassima...


Mas Deus abençoa a seus servos também nesse sentido, que estás a usar. Temos vários exemplos na Escritura sobre isso. O problema das bençãos é que muitos não entendem, muitos, sem terem uma verdadeira conversão, querem uma troca, uma barganha com Deus.

Muitos oram: "Senhor me abençoa, eu quero a benção, eu quero ser rico...", enquanto que o correto deveria ser: "Senhor, faz de mim uma benção...".

Muitos querem apenas as bençãos. No entanto, Ser benção na vida de todos aqueles que o rodeiam é fruto do novo nascimento. Este é o pensamento daquele que está em Cristo, SER BENÇÂO.

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 23/06/2009 18:06 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 18:07

Citação:
Epafras
Citação:
Cassima
Isso soa-me a dor de qualquer coisa...


Soa-lhe a dor de que? Seja frontal, acabe as frases, diga o que pensa, está com medo de que?

E eu não chamei a Cassima de desonesta disse que o método que usa é desonesto, ora leia novamente. É claro que se usar um método desonesto consciente e deliberadamente incorre em desonestidade.

Estava à espera de argumentos que pudessem contestar de alguma forma o que tinha dito, mas pelos vistos ficou sem eles, e resolveu vitimizar-se.

A dor que estou a pensar não há-se ser essa que te está a ocorrer. É mesmo dor de cotovelo.

Quanto à questão de que chamaste ao método e não à pessoa, palavras!

Não se trata de vitimilogia, trata-se de escolher com quer se quer debater. E contigo, não quero mais!

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 19:08

Vês não custou nada dizer que dor era. Amuas-te? lol

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 23:16

David

Se me sair o Euromilhões, eu agradecerei a Deus tamanha sorte, mas de certeza que Ele não irá manipular os números para isso.

Se eu escorregar e cair, até sou capaz de na emoção do momento exclamar: Oh Meu Deus, porquê eu!, mas claro que não foi Deus que empurraria.

As coisas boas e más vão acontecendo e não será por causa ou culpa de Deus.

Se bem que nem sempre tenhamos a frieza ou calma necessárias para reconhecer isso.

Cassima



Editado 2 vezes. Última edição em 23/06/2009 23:17 por Cassima.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 00:22

[quote Cassima]Para mim a fé passa mais pelo afecto e pelo coração (o que não quer dizer que seja irracional). Mas cada qual vive a fé como deseja, certo?[/quote]

Sim, pelo coração quando o coração está de acordo com a racionalidade e a compreensão de leitura.
Se nega a lógica, para ouvir somente o coração, está a enganar-se a si mesma.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível” - Jeremias 17:9

Com certeza já teve alguma experiência em que o seu coração a enganou, não é verdade? Afinal, a Bíblia diz que ele nos engana. Por vezes os nossos sentimentos levam-nos a gostar de algo que não nos convém, e aí temos de lidar com as piores situações. Por isso, a nossa tranquilidade está em seguir a Palavra de Deus.

Numa dificuldade, o seu coração aonselha a murmurar, desistir e revoltar, enquanto que a Bíblia diz que você deve se alegrar, porque a dificuldade ir-lhe-à edificar.
Na doença, o coração diz para desesperar, afligir, mas a Bíblia diz que você deve crer que Jesus tudo vê e tudo sabe, e a todos pode curar.

Portanto, se usa o seu coração sem usar a Palavra, está a correr um enorme risco. E olhe que a Eternidade é tempo demais para se estar enganado.

[quote=Cristo Salva]Pode ter a certeza que nenhum cristão primitivo baptizava bebes.[/quote]

Juras?! Alguma descoberta pessoal de mais manuscritos? Ou tens tudo filmado?[/quote]

Não preciso de vídeos. A Palavra de Deus basta.

Tss tss. Não sei é como tu acreditas nisso, visto que como dizes, "[i]em nenhum lado da Bíblia vem escrito". Não te esqueças de que nós, os católicos, além da Escritura também temos a Tradição Sagrada. E não fazemos da Bíblia uma leitura literal. Portanto, temos uma saída. E qual é a tua?[/i]

Porque já lhe expliquei que nós lemos a Bíblia literalmente: no contexto e buscando confirmação no resto das escrituras. É assim que nós, tiramos as nossas conclusões :)

Deixa-me contar-te, aqui só entre nós que ninguém nos ouve, como é que eu selecciono versículos da Bíblia:

- 1.º Viro-me para Norte para ter a cabeça mais fresquinha
- 2.º Atiro umas pedrinhas ao ar
- 3.º Conto as pedrinhas que ficaram na 3.ª tijoleira a contar da parede
- E pronto, está escolhida a citação a apresentar
- Depois é só repetir a gosto.

(Atenção! Para os que são amigos do literalismo e não sabem identificar uma ironia, EU ESTOU A BRINCAR, certo?!)


Esperamos e oramos para que esteja realmente a brincar, Cassima.


[quote Epafras]

O método de interpretação da Cassima realmente não é literalista, nem literal, nem alegórico, nem sei como se chamará, mas funciona assim: Concebe-se à priori uma doutrina, depois vai-se à Bíblia pegar numa frase solta e descontextualizada que parece apoiar a doutrina pré-definida, em seguida esquece-se tudo o resto que a possa contrariar. É um método que pode ser eficaz para enganar indoutos mas bastante desonesto.[/quote]

Tens TODA a razão, Epafras! Aliás, eu até gostava que alguém que nunca tivesse tido acesso ao cristianismo pudesse ler este thread e responder em que mensagens encontra mais informação lógica e plausível sobre o assunto baptismo! Penso que será naquelas que recorrem à fonte de Deus: a Sua Palavra.

A Cassima agora decidiu amarrar o burro e zangar-se. É pena e espero que volte, sem tanto amuo pois aqui só lhe queremos bem, e ela pode estar certa disso.
Deveria perceber que há realmente diferenças entre dizer que se tem um comportamento extremista, teimoso, etc, do que chamar nomes. A Cassima é uma das poucas foristas católicas romanas que não chama nomes aos cristãos evangélicos (a verdade deve ser dita). Por isso teria direito a queixar-se e zangar-se se alguém o fizesse contra ela. Mas Epafras não lhe chamou nome nenhum, ele foi sempre muito correcto e bíblico nas suas respostas. Por isso, Cassima, desamarre o burro.

Estava à espera de argumentos que pudessem contestar de alguma forma o que tinha dito, mas pelos vistos ficou sem eles, e resolveu vitimizar-se.

Eu também estava à espera, tal como tu, Epafras. Aliás, ainda não lemos prova nenhuma sobre o baptismo infantil.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 08:46

Citação:
M. Martins
O que eu quis dizer com uma fé infantilizada, talvez o explique melhor a expressão: “fé esclarecida”.
Até porque há muitos “simples” que me ultrapassam, (e muito), na força da sua fé, e que dão maior e melhor testemunho do ser-se cristão, do que eu dou.

Assim, quanto à fé mal esclarecida, é a que eu considero mais perigosa. É a fé desses mesmos que ficam às portas do Templo, enquanto lá dentro se celebra um Sacramento, que é afinal, o mais importante da Cerimónia.

Fico imaginando até que ponto a fé de Marta seria mal esclarecida, já que na época tb ficou lá fora; e até que ponto é bem esclarecida hoje a fé dos que se felicitam por não serem como aqueles que ficam às portas do Templo. Alguns ecos do passado...

Deus te abençoe.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 17:29

Então o que recebemos de Deus? Caem aviões, violam crianças, matem pessoas. Temos padres pedófilos. Quem cuida do mundo? Os homens ou Deus? Ando confusa.

Re: Serei cristão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 18:56

Uma boa resposta às tuas questões pode encontrar-se no livro: A guerra e o silêncio de Deus - Comentário Teológico à presente hora de Bruno Forte.

João (JMA)

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de June de 2009 21:05

Citação:
Isabella
Então o que recebemos de Deus? Caem aviões, violam crianças, matem pessoas. Temos padres pedófilos. Quem cuida do mundo? Os homens ou Deus? Ando confusa.

Eu acredito que Deus nos deu este mundo e liberdade, autonomia e inteligência para viver nele. As técnicas para o moldar às nossas necessidades, o engenho para criarmos as regras de civilização e de convivência estão ao nosso alcance e são nossa responsabilidade.

Porém, não nos deixou completamente sós. O Antigo Testamento e o Novo Testamento são registos das alianças que fez connosco e da preocupação que tem por nós. Deixou-nos o Espírito Santo para nos guiar. O problema é que é preciso saber ouvi-lo, o que nem sempre acontece.

Marca presença entre nós, vai "interferindo" na nossa vida com gestos extraordinários, a que vulgarmente se chamam milagres. Não têm de ser vistosos. Podem ser só reconhecidos pela pessoa que deles foi alvo. E não sei porque é que uns são aparentemente alvo desses actos e outros não, quando ambos parecem merecê-lo.

Mas há que ter em conta o seguinte: Jesus disse: Pedi e sereis atendidos. Noutra parábola, disse-nos para pedirmos até sermos atendidos. Mas a questão é, sempre, se o que pedimos é realmente o que interessa.

É difícil quando se vê uma catástrofe ou quando enfrentamos uma desgraça pessoal não criticar Deus. Quando nos toca a nós, quando a emoção é forte, é difícil não questionarmos a "passividade" ou a falta de resposta (aparente). Acho que haverá sempre em nós a capacidade de rebelião contra Deus. Duradoura ou não, dependerá de tanta coisa.

Num livro que ando a ler, encontrei uma frase de S. Inácio de Loyola, que parece aplicar-se aqui: «Reza de forma que tudo dependa apenas de Deus; mas colabora como se a tua salvação dependesse totalmente de ti

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 01:14

Paz do Senhor a todos



Quando o homem tiver a sua natureza restaurada, quando estiver de posse da natureza que ele herda em Cristo, ao aceitá-lO, não mais haverá coisas ruins, não haverá mais sentimentos mesquinhos como a inveja, como o egoismo. Não haverá mais guerras, nem fome, pois o amor será PLENO, assim como a vida será PLENA! Hoje existe tudo de ruim, devido a natureza decaída que o homem possui, herdada de Adão. O homem é inclinado para o pecado, é inclinado para aquilo que é corrupto, para aquilo que é pecaminoso, para aquilo que DESAGRADA a Deus. O resultado da natureza decaída do homem é tudo o que vemos atualmente como guerras, fomes, pestes... Tudo isso não existirá quando o homem tiver restaurada a sua natureza em Cristo. Segundo o Apóstolo Paulo, aquilo que acontece de ruim hoje, não se comparam com as coisas boas que o cristão, servo do Senhor Jesus, viverá!

QUe o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 25/06/2009 01:16 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 12:00

David

As coisas ruins não acontecem só por culpa do homem. Existem também os fenómenos da natureza: sismos, maremotos, furacões, chuvas torrenciais, e por aí fora.

Estes acontecimentos não se podem justificar por causa da natureza pecadora do homem.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 12:27

Olá Cassima


Paz do Senhor esteja contigo


Toda a criação foi afetada pelo pecado do homem. Isso que você citou nada mais é do que o princípio das dores...

ROmanos 8:22-23
22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.


O Próprio Jesus chamou aos terremotos, aos maremotos e tudo de ruim que acontece, de PRINCÌPIO das DORES. Esses "sintomas" são os sinais que mostram a proximidade da redenção dos filhos de Deus!

Mateus 24:7-8
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.


QUando o homem receber o corpo incorruptível e estiver a viver no "novo céu e nova terra", não mais acontecerá essas "catástrofes". A harmonia será PLENA, o amor será PLENO. O cabritinho pastará ao lado do lobo, a criança porá a mão na toca de cobras e nada mal acontecerá a ela...


Isaías 11:6-9
6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.


A vida será PLENA. O amor será um sentimento que fará parte de todos. Assim como alguém ama seu pai ou seu mãe hoje, amará a seu próximo naquele dia. Da mesma forma que Jesus amava a todos, o homem tambem, com a na tureza de Cristo, amará ao seu próximo, como Cristo os amou! Não haverá tristeza, não haverá doença, não haverá MORTE. Será VIDA EM ABUNDÂNCIA, será vida plena!

O profeta acima, ISAÍAS, é o mesmo que profetizou que o Messias viria de uma virgem, quando disse:

Isaias 7:14
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.


Esta profecia, do Messias vir de uma virgem, já se cumpriu. Jesus nasceu de uma virgem. Os cristãos genuínos, servo de Jesus Cristo, esperam que a outra profecia que citei, se cumpra rapidamente! Os sinais da volta do MEssias estão nos mostrando que esse momento está cada dia mais próximo. É por isso que o servo do Senhor diz: MARANATA, vem Senhor Jesus!


Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 6 vezes. Última edição em 25/06/2009 12:43 por David_.

Página actual: 9 de 21


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.