Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 21
Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 23:55

Citação:
Isabella
Então o que recebemos de Deus? Caem aviões, violam crianças, matem pessoas. Temos padres pedófilos. Quem cuida do mundo? Os homens ou Deus? Ando confusa.

Na verdade, Isabella, o Verdadeiro, o Legítimo Rei do nosso mundo é Jesus. É sobre o domínio d'Ele que um dia tudo ficará.

Mas Deus permitiu que Satanás tentasse o homem (que é dotado de livre arbítero). O homem cedeu a Satanás. Esta não era a vontade de Deus, mas Deus permitiu que assim acontecesse, pois respeitou a vontade de Adão. Claro que todas as decisões trazem consigo as consequências. A Bíblia diz que é impossível servir a Deus e servir Satanás ao mesmo tempo. Só podemos ter um Amo: Deus ou o diabo. E Adão, no momento em que cedeu a Satanás, deixou de pôr Deus em primeiro lugar.

Adão ao ter pecado, ficou afastado de Deus. E com ele (Adão) levou toda a criação para a corrupção. Assim, todos estamos sob a escravidão de Satanás se não nos convertemos a Cristo, pois ele é chamado na Bíblia de "príncipe deste mundo", e ainda de governador do mundo. É impossível escapar aos seus intentos e cair nas suas tentações pois ele manda em nós, se assim estivermos sob o seu jugo.

Por isso, quando fala em pedófilos (padres ou não), assassinos, etc., lembre-se que Satanás é quem está por detrás disto tudo. E estas pessoas, escravas do mal, caiem no mal por serem exactamente escravas do diabo. Um escravo é aquele que não tem outro remédio senão obedecer ao seu "dono". Assim são aqueles que ainda não aceitaram Jesus no seus corações: não se conseguem libertar do Mal pois estão escravos dele.

Mas virá o Dia em que Satanás será derrotado. Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo Jo 12.31
E então haverá "novos céus e nova terra" e os salvos viverão para sempre felizes, sem doenças, nem medos, sem inimizades, louvando a Deus para sempre.

Quanto aos sismos, ou tsunamis: realmente parece que a terra é um campo minado, nunca sabemos o que pode acontecer. Estamos aqui agora, sabemos lá se dentro de 10 minutos não haverá qualquer catástrofe. É certo que esta ideia pode causar um certo desconforto momêntaneo, mas confiamos em Deus que cuida dos Seus filhos e lhes quer bem.

A queda do homem no pecado teve efeitos em toda a criação e portanto no mundo em que habitamos.
Deus deu a terra ao homem, para seu usufruto e ordenou-lhe que a protejesse. O homem estava acima de tudo na criação e ele tinha o direito de usar a criação para seu próprio interesse. Sendo assim, quando o homem se separou de Deus, também a terra que tinha sido entregue ao homem, ficou afectada pois foi arrastada juntamente com o homem. O pecado é assim a última causa dos desastres naturais tal como é a principal causa da morte, doença e sofrimento.

Deus permite que a terra reflicta o pecado do homem. Não quer dizer que deseje. Deus querer algo ou permitir algo são coisas diferentes. Mas o certo é que o permite.
E tantas vezes, após estes desastres naturais, vemos autênticos exemplos de ajuda, boa vontade com os que sofrem e perderam alguém. Quantas vezes familiares que estavam zangados e de relações cortadas voltam a abraçar-se no meio da tragédia, porque o amor vem ao de cima em muitas destas tristes situações.
Os cristãos têm oportunidade de ajudar, aconselhar, orar e trazer paz aos corações de muitos. Mesmo durante a tragédia, o Senhor não deixa de Se revelar como o bom e misericordioso Deus.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 00:12

Voltámos ao velho doido do AT... um indeciso que primeiro fica todo contente com os bonecos que acabou de fazer mas depois arrepende-se e amua. Um velho com muito mau feitio, que faz e acontece, não assume as suas responsabilidades e ainda mete a culpa no pobre desgraçado que nem foi tido nem achado.

Se um programador informático fizesse tanta asneira, morria de fome, isto se sobrevivesse à merecida carga de pancada dada pelos clientes insatisfeitos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 10:24

Citação:
David_
Eu postei a passagem que mostra Jesus citanto o GÊnesis, mostrando que Ele ensinava a EXISTENCIA de Adão e Eva... Ou a amiga faz como o "Fire", que foi honesto e declarou aquilo que pensava, ao afirmar que Jesus estava EQUIVOCADO, ou então acredita como Jesus estava a ensinar... São esses dois únicos caminhos que podem ser tomados!

Não. Tu citaste a Bíblia em que Jesus diz que Deus criou a humanidade e que os fez Homem e a Mulher. Algo em que eu acredito piamente. Simplesmente Jesus não disse que se chamavam Adão e Eva. Eu acredito que Deus criou o mundo e a humanidade. Não acredito é que tenha sido, "letra por letra", da forma descrita no Génesis. Portanto, como vês, não é preciso seguir pelos caminhos que tu queres indicar. É preferível seguir pelo bom caminho.

Citação:
David_
Quanto a sua afirmação de que há "coisas que Jesus não sabe", o que tenho a dizer é que é impressionante como as pessoas aumentam as coisas. Em toda a Escritura só houve um único momento em que Jesus disse não saber de determinada informação, que foi sobre o dia de Sua volta a terra!
(...)

Como a Cassima diz que há "certas coisas" que Jesus não sabe, devo imaginar que ela conheça outras passagens onde Jesus afirma desconhecer de algo. Pessoalmente, só conheço a passagem bíblica que citei acima.

David, tanta vontade de ver má fé nas minhas palavras... Calma!

Eu disse:
Citação:
Cassima
Porém há partes na Bíblia em que Ele diz que certas coisas só eram do conhecimento do Pai.

Vamos ser puristas? Jesus disse: "dia e hora", logo são duas coisas!

Só conheces essa passagem? Se certeza que conheces também a equivalente de Mateus. São duas passagens bíblicas. Que relatam o mesmo momento, mas são duas!

Não é minha intenção aumentar a Bíblia em nada. Quando escrevi a minha mensagem, talvez por ter na memória que havia dois sítios em que Jesus dizia algo que só o Pai sabia, fiquei com a ideia que seriam de eventos diferentes. Não são. Peço desculpa se levei alguém ao engano.

Mas a verdade é que o que disse se mantém (adaptando agora o número):
À tua primeira pergunta não sei como responder, porque não tenho certezas. Nunca cheguei a uma conclusão. Sendo Jesus Homem, compartilhava os conhecimentos daquela época. Sendo Jesus Deus, nada era segredo para Ele. Porém há duas citações na Bíblia do mesmo acontecimento (em Marcos e Mateus) em que Ele diz que certas coisas só eram do conhecimento do Pai (o dia e a hora da vinda do Filho do Homem) . Não sei mesmo... Fico também à espera da resposta de alguém mais sabedor.


Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 12:10

Citação:
Cassima
Não. Tu citaste a Bíblia em que Jesus diz que Deus criou a humanidade e que os fez Homem e a Mulher. Algo em que eu acredito piamente. Simplesmente Jesus não disse que se chamavam Adão e Eva. Eu acredito que Deus criou o mundo e a humanidade. Não acredito é que tenha sido, "letra por letra", da forma descrita no Génesis. Portanto, como vês, não é preciso seguir pelos caminhos que tu queres indicar. É preferível seguir pelo bom caminho.

Mas porque não acredita no Genesis tal qual foi escrito? Tem direito a não acreditar, mas porque é que se recusa a acreditar? O que é que lá vê ou lê que lhe parece impossível que assim tenha sido? Diz que é preferível seguir pelo "bom caminho". Mas quem lhe diz que esse é o bom caminho?

Cassima, para si, quem é Jesus? Se para si Jesus é Deus, então tem de acreditar que Ele tudo sabe e conhece.
Jesus não precisou de dizer "o primeiro homem foi Adão". Não precisou porque os judeus (e nós) o sabiam pela leitura do Genesis. Além disso, Lucas descreve a ascendência carnal do Mestre, tendo como primeiro ascendente Adão.

E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus. Lc 3.38

Se acredita que o rei David faz parte da linhagem de Deus (tal como a lista indica) , porque é que não acredita que Adão também faz?

A geneologia de Jesus está bem explícita nas Escrituras. O Evangelho confirma o Genesis. Ou será que Lucas também falava simbolicamente? Se calhar, a virgindade de Maria também foi simbólica, assim como a ressurreição de Jesus...

Para ler a Bíblia e entendê-la, há que ler várias passagens/versículos para que a ideia original com que possamos ficar se confirme ou não. Se a Bíblia refere tantas vezes Adão como primeiro homem, é porque ele foi o primeiro homem já que nada na Escritura o contradiz.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 14:43

Impõem-se então as seguintes questões:

Paulo citou Adão. Acreditava Paulo que Adão era real ou um mito?

Os sacerdotes do tempo de Jesus acreditavam que Adão (e Eva) eram reais?, ou sabiam que eram símbolos?

Se eles acreditavam que eram reais, (ao contrário da teologia moderna que os considera mitos ou símbolos), podemos afirmar que eles fizeram uma leitura "incorrecta" da Bíblia?

As Escrituras só podem ser consideradas bem entendidas quando lidas apenas sob um única e determinado modo?

Só nos tempos modernos é que se começou a ler a Bíblia da forma "certa"?

Acho estas questões pertinentes, face às diferentes leituras que são feitas pelos diversos membros do Fórum.

M.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 15:05

Citação:
M. Martins
Impõem-se então as seguintes questões:
Paulo citou Adão. Acreditava Paulo que Adão era real ou um mito?

Os sacerdotes do tempo de Jesus acreditavam que Adão (e Eva) eram reais?, ou sabiam que eram símbolos?

Se eles acreditavam que eram reais, (ao contrário da teologia moderna que os considera mitos ou símbolos), podemos afirmar que eles fizeram uma leitura "incorrecta" da Bíblia?

As Escrituras só podem ser consideradas bem entendidas quando lidas apenas sob um única e determinado modo?

Só nos tempos modernos é que se começou a ler a Bíblia da forma "certa"?

Acho estas questões pertinentes, face às diferentes leituras que são feitas pelos diversos membros do Fórum.

M.

Não há problema nenhum que S. Paulo e os sacerdotes do tempo de Jesus acreditassem que Adão era real.

Citando-me a mim mesma "O importante é a mensagem, não o facto de Adão e Eva terem sido pessoas reais ou personagens numa história."

A Bíblia é lida por pessoas. As pessoas quando lêem algo, usam os seus conhecimentos, adquiridos no seu tempo. Por isso sabem ver que os textos foram escritos numa determinada época, numa determinada cultura, com determinados conhecimentos, usando determinados estilos, dirigidos a um determinado grupo. Sabendo isso, não choca essa pessoa saber que os morcegos foram dados como aves, que o relato da criação seja alegórico, que os evangelistas não descrevam o mesmo acontecimento exactamente da mesma maneira.

O importante é que Jesus veio à Terra, anunciou a Boa nova, foi morto e ressuscitou. E essa mensagem está na Bíblia e não depende da época, nem dos conhecimentos de quem a lê.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 15:12

É a primeira vez que escrevo neste fórum, apesar de já o visitar há algum tempo. E peço desculpa mas ainda não sei fazer citações.

Gostaria apenas de dar duas opiniões acerca do que disse M.Martins (em 25/06 - 17h28m)
Em primeiro lugar, as Sagradas Escrituras destinam-se, obviamente, a todos. Todos as devem ler e todos as devem seguir nos seus ensinamentos. Contudo, há determinados níveis de discussão que não são para todos, apenas porque nem todos têm o mesmo nível de conhecimentos sobre as escrituras.
Para se discutir as escrituras a um nível elevado, é necessário, para começar, um forte conhecimento de heurística e hermenêutica, duas ciências que nos ajudam a compreender os textos. Não sei se algum de nós neste fórum é especialista nestas áreas...

Os tradutores bíblicos deparam-se com muitos problemas, nomeadamente com a tradução de palavras que carecem de paralelo para nós.
Por exemplo David_, em 25/06 às 17h47, cita uma versão do Génesis em que diz que Deus criou o homem "macho e fêmea".
Acontece que o tradutor (não o autor) da versão da Bíblia que David cita, colocou “macho e fêmea” porque pretendia distinguir estas palavras dos vocábulos homem e mulher utilizados noutras partes do Génesis. Ora, as palavras hebraicas utilizadas neste caso concreto, não significam macho e fêmea. Para o masculino, a palavra portuguesa mais próxima poderia ser varão. Mas para o feminino não temos vocábulo semelhante.
No caso do Inglês, por exemplo, situações semelhantes acontecem com o vocábulo “you” que tanto pode significar “tu” ou “vós”. Quando vemos um filme em inglês, temos dificuldade em saber se as pessoas se estão a tratar por “tu” ou por “você”.

Ou seja, as traduções ajudam a um certo nível mas, a outros, complicam muito mais porque estão abertas a maior liberdade de leitura.

Porque nem todos podem discutir a todos os níveis? Porque seria uma tolice que eu, que só estudei física ou química até ao 11º ano de escolaridade, começasse a dizer o que me apetecesse sobre átomos e “forças” perante um grupo de “doutores” nessas áreas. Por isso, todos necessitamos um forte nível de humildade para aceitar algumas coisas que não compreendemos e aceitar a opinião que os mais doutos nos dão. Eu não percebo nada de anti-matéria. Aquilo não me entra na cabeça mas aceito o que os especialistas me dizem sobre o assunto.


Em segundo lugar, e pegando agora na resposta de firefox (25/06 às 18h18)

O conhecimento que Jesus tem sobre tudo e todos é, enquanto Deus, muito superior àquele que algum de nós pode ter. Deus é omisciente. O facto de Jesus não ter falado de física quântica aos discípulos apenas pode ser lido de uma forma: seria uma estupidez fazê-lo, pois os discípulos não iriam perceber nada do assunto. Mais, para nós, os átomos são, à luz do conhecimento actual, “um modelo que, na prática, funciona muito bem” (a frase não é minha). Ninguém sabe se, amanhã, não aparece um físico que prove que é tudo o que sabemos agora é uma grande treta. Por isso, não poderíamos esperar que Jesus falasse de átomos, de relatividade, etc. Imaginem se Jesus tivesse exposto as leis de Newton? Agora estávamos todos a dizer que Jesus era um ignorante e que o seu conhecimento não era grande coisa. Imaginem que Jesus tinha exposto as teorias de um cientista que só nascerá daqui a 600 anos – andaríamos todos a dizer que Jesus era um tonto lunático que inventava coisas sem sentido nenhum.

Jesus acreditava, obviamente, na criação porque ele foi, com o Pai e o Espírito Santo, autor da criação. Deus é omnisciente e nós somos incapazes de compreender a Sua infinita sapiência. Quando Jesus afirma que só ao Pai compete alguma coisa, apenas quer demonstrar (salvo mais douta opinião) que enquanto homens devemos respeitar a vontade de Deus e segui-la sem condicionantes. E, sobretudo, seguir essa vontade totalmente identificados com ela. Só em Deus, ou melhor, nas 3 pessoas da Santíssima Trindade, há essa total identificação.

Em conclusão, não sei se Jesus acreditava literalmente em Adão (daria para horas de conversa o significado do vocábulo Adão em hebraico). Tenho, contudo, a certeza que Jesus, mais do que acreditar, sabia claramente o momento em que Ele, com o Pai e o Espírito Santo, infundiram a primeira Alma Humana no primeiro Homem e na primeira Mulher...

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 15:25

Já algum de vocês viu Jesus? Como acreditar no que não vemos? Nos livros colocam o que querem.

Re: Serei cristão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 15:31

Caro FranciscoG;

Pela minha parte seja bem vindo, continue, e obrigado pelo seu ponto de vista interessante e lúcido.

M.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/06/2009 15:32 por M. Martins.

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 15:38

Muito Obrigado, M.!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 15:54

Olá FranciscoG

Bem-vindo ao fórum.

Uma mensagem muito interessante.

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 16:20

Boa mensagem FranciscoG

Jesus limitou-se a ensinar o que estava ao alcance da nossa compreensão. Mais do que isso seria inútil. Dizer que hoje sabemos mais que ele...comparativamente não sabemos nada ainda!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 16:21

Ena!

um novo com boas ideias. Ar fresco.... que bom! :D

Bem-vindo Francisco

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 16:34

Citação:
FranciscoG
Para se discutir as escrituras a um nível elevado, é necessário, para começar, um forte conhecimento de heurística e hermenêutica, duas ciências que nos ajudam a compreender os textos. Não sei se algum de nós neste fórum é especialista nestas áreas...


Olá, Francisco


Paz do Senhor esteja contigo.



A forma como o colega escreve seu texto, nos mostra que já tem UMA POSIÇÂO sobre o assunto. Também notamos que o colega faz menção a hermenêutica como se fosse algo, tipo uma linguagem de um ser extra-terrestre, algo dificílimo. Mas vamos usar um pouquinho dela para tentar chegar a uma conclusão!

Citação:
Os tradutores bíblicos deparam-se com muitos problemas, nomeadamente com a tradução de palavras que carecem de paralelo para nós.
Por exemplo David_, em 25/06 às 17h47, cita uma versão do Génesis em que diz que Deus criou o homem "macho e fêmea".
Acontece que o tradutor (não o autor) da versão da Bíblia que David cita, colocou “macho e fêmea” porque pretendia distinguir estas palavras dos vocábulos homem e mulher utilizados noutras partes do Génesis. Ora, as palavras hebraicas utilizadas neste caso concreto, não significam macho e fêmea. Para o masculino, a palavra portuguesa mais próxima poderia ser varão. Mas para o feminino não temos vocábulo semelhante.

Até onde se sabe, o Novo Testamento foi escrito EM GREGO, e não em hebraico!

Quanto a passagem de Jesus citanto o antigo testamento, está claro que ele cita a passagem de Gênesis 2:24, que faz referência a Adão. Outra coisa que nos mostra que Jesus ensinava (não acreditava, pois "acreditar fica para mim e para vocÊ) a existência de Adão, é o ensinamento dos apóstolos. Assim, vamos usar um pouco de HERMENÊUTICA BÍBLICA.

1Co 15:21
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.


Ora, se o amigo quer tornar de Adão uma LENDA, deve usar do mesmo JULGAMENTO e tornar Jesus tambem! O Apóstolos Paulo é cristalino ao dizer que Adão foi tão real, tão individual como o foi Jesus Cristo! "Assim como a morte veio POR UM HOMEM...". O Apostolo é claro! Se o amigo tentar insinuar que Paulo era apenas um ignorante de época, e por isso acreditava em Adão, terminamos a questão aqui!

1Ti 2:13-14
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.


Paulo acreditava em Adão. Ele cita o episódio acontecido no Éden... Veja que ele cita A MULHER, fazendo alusão a um indivíduo. Não há como fugir da HERMENÊUTICA Bíblica! Se Adão não existiu como um ser individual, como uma pessoa, não há o pecado... Não há como pensar nisso... Mas vamos para mais um pouco do estudo do texto bíblico sobre a questão:

Lucas também citou Adão:

Luc 3:38
E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.



Veja que Adão é citado em genealogias sendo equiparado a homens como David, e como o próprio Jesus Cristo em EXISTÊNCIA. Não é honesto simbolizar, não é honesto tornar lenda, tornar irreal apenas um personagem e manter todo o restante como real...

Adão foi tão real, que sua idade e morte é citada na Escritura:

Gen 5:5
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.


Isto acima também é uma lenda, é uma mentira, é algo relacionado a um personagem equiparado ao cavaleiro sem cabeça? A hermenêutica bíblica diz que não!

Citação:
O conhecimento que Jesus tem sobre tudo e todos é, enquanto Deus, muito superior àquele que algum de nós pode ter. Deus é omisciente. O facto de Jesus não ter falado de física quântica aos discípulos apenas pode ser lido de uma forma: seria uma estupidez fazê-lo, pois os discípulos não iriam perceber nada do assunto. Mais, para nós, os átomos são, à luz do conhecimento actual, “um modelo que, na prática, funciona muito bem” (a frase não é minha). Ninguém sabe se, amanhã, não aparece um físico que prove que é tudo o que sabemos agora é uma grande treta. Por isso, não poderíamos esperar que Jesus falasse de átomos, de relatividade, etc. Imaginem se Jesus tivesse exposto as leis de Newton?


Amigo, tu sabes o que dizem as leis de Newton? Vamos relembrá-las?

1ª Lei de Newton (princípio da inércia): Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

2ª lei de Newton:
A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.

3ª lei de Newton
A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.


Veja, que tudo o que Newton fez, foi criar um POSTULADO, foi criar um princípio a partir DE OBSERVAÇÔES. Newton simplesmente observou o comportamento de elementos dentro da criação de Deus e formulou CONCEITOS que mostram o resultado dessa observação! Ora, Newton não criou nada. E Jesus demonstrou que Ele é superior, que não está limitado a esses conceitos, que não está INCLUSO, dentro desta observação! Jesus mostrou que é superior a toda a ciência humana, pois Ele é Criador!


Citação:
Em conclusão, não sei se Jesus acreditava literalmente em Adão (daria para horas de conversa o significado do vocábulo Adão em hebraico). Tenho, contudo, a certeza que Jesus, mais do que acreditar, sabia claramente o momento em que Ele, com o Pai e o Espírito Santo, infundiram a primeira Alma Humana no primeiro Homem e na primeira Mulher...

Talvez o amigo não confie nos homens de Deus como Moisés, Jó, Oséias, Paulo, Lucas, Judas e outros, que citaram Adão como um homem, pessoal, individual e REAL!


Eu acredito como eles, pois a Escritura é clara, nesse assunto!


Que o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 26/06/2009 16:59 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 17:38

Obrigado a todos pelas mensagens de boas vindas que me deixam.

David,

Em primeiro lugar, dou a mão à palmatória quanto a questão da citação do Evangelho de S. Marcos que, pela formulação semelhante à do Génesis, me confundiu. Pode confirmar a minha confusão no meu texto anterior. Para o que eu pretendia, perdoe-me apenas a referência que lhe faço a si que pretendia apenas ser exemplificativa das dificuldades inerentes à tradução.

Em segundo lugar, gostava que me esclarecesse qual a minha POSIÇÃO sobre o assunto... Porque eu fui claro quanto ao que disse, mas o David não o está a ser quando o escreve.
Diz que falo da hermenêutica como algo dificílimo. E claro que falo da hermenêutica como algo dificílimo porque a hermenêutica é extremamente difícil, principalmente quando estudamos textos antigos. E olhe que conheço bem alguns textos antigos, para além da Bíblia, os quais, apesar de não me levantarem problemas do foro religioso, me levantam muitas dores de cabeça durante o meu trabalho.

David, não usou absolutamente nada de hermenêutica bíblica. Pelo contrário. Pegou numas quantas frases das escrituras e dissertou sobre elas não procurando fazer, sequer, um mínimo juízo crítico obviamente necessário em qualquer análise hermenêutica.

Agora, por favor, responda às minhas questões, já que é tão Douto:

1. Quando surge o hebraico como língua falada, transmitida e fixada pela escrita? Filologicamente, qual a sua origem?

2. Se é assim, quando terá surgido pela primeira vez o vocábulo Adão? E não deveríamos estar nós a escrever o vocábulo em Hebraico – ou melhor, na sua correlativa pictográfica?

3. No caso de o vocábulo “adam” e do hebraico terem surgido milhares de anos mais tarde do que o primeiro homem, o que é uma possibilidade técnica bastante verosímil, não será errado chamar ao primeiro homem um nome que ele não teve? Porque o seu nome em Hebraico pode ser Adão, mas eu não sei que língua falavam Adão e Eva.

4. Adão viveu novecentos e trinta anos e morreu... Até é possível que sim. Mas já agora, explique-me correctamente como justifica a origem do Ser Humano à luz da ciência com as datas que a Bíblia apresenta. Há quantos anos surgiu, então, o primeiro homem? Como distingue, então, os descendentes de Adão dos seus parentes com capacidade de abstracção superior, capazes de executar tarefas de elevada complexidade, que existiram antes de Adão? Por favor, não seja muito extenso porque há um post noutro fórum sobre Criação.

5. Quem eram os gigantes?

6. Se eu me mover do ponto A para o ponto B, o piolho que tenho na minha cabeça também se move em simultâneo comigo ou fica parado no ponto A à espera que alguém lhe imprimisse um piparote para voltar ao conforto dos meus cabelos? Relativamente ao espaço por mim percorrido, não percorreu também o mesmo espaço (ainda que os vectores de movimento não coincidam num Z – falemos apenas de 3 dimensões) independentemente de eu lhe ter imprimido um movimento?

7. Alguma vez leu Ricoeur?

8. A que grau de temperatura (pode ser em graus centígrados) coseu Deus o barro com que fez Adão? É que não consigo compreender como não se dissolveu na primeira banhoca que tomou ou na primeira chuvada no paraíso. A ter em conta isto, vou ponderar se alguma vez mais volto a entrar numa banheira.

Para terminar, tem que rever a sua hermenêutica, já para não falar do restante, pois não compreendeu minimamente o que eu escrevi. Eu não coloquei em causa a existência de Adão e Eva. Eu levei a questão a um tema que não tenho visto ser tocado muitas vezes neste fórum... o homem é formado pela sua unidade de Corpo e Alma. Muitos neste tema têm falado apenas da criação física quando, do meu ponto de vista, a infusão da alma no corpo é tão importante quanto o corpo. São as potências da alma que me tornam num homem, mais do que o meu corpo, tal como ele é.

Obrigado pela atenção,

Francisco.

P.S.: Sou católico e tento seguir, dentro do que as minhas capacidades me permitem, mas sobretudo com a Graça de Deus, aquilo que a Igreja me ensina.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/06/2009 18:02 por FranciscoG.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 18:47

Caro Francisco, e porque não aplicar o mesmo raciocinio ao nome de Jesus? Então poderia-me responder às seguintes questões:

1. Quando surge o português como língua falada, transmitida e fixada pela escrita? Filologicamente, qual a sua origem?

2. Se é assim, quando terá surgido pela primeira vez o vocábulo Jesus? E não deveríamos estar nós a escrever o vocábulo em Hebraico – ou melhor, na sua correlativa pictográfica?

3. No caso de o vocábulo “Jesus” e do português terem surgido milhares de anos mais tarde do que Yeshua, o que é uma possibilidade técnica bastante verosímil, não será errado chamar a Yeshua um nome que ele não teve?

4. Você acredita em Yeshua ou em Jesus?

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 18:58

Citação:
FranciscoG
David, não usou absolutamente nada de hermenêutica bíblica. Pelo contrário. Pegou numas quantas frases das escrituras e dissertou sobre elas não procurando fazer, sequer, um mínimo juízo crítico obviamente necessário em qualquer análise hermenêutica.


Olá Francisco... Paz do Senhor esteja contigo


Foi mostrado, segundo a Escritura, que homens de Deus como Moisés, Paulo, Lucas e outros ENSINAVAM a existência de Adão. Ou seja, foi mostrado escrituristicamente que os personagens bíblicos acreditavam na existencia do primeiro homem!

Diferentemente de você que, talvez por naõ saber responder BIBLICAMENTE ao que postei,e não citou nem comentou uma única frase do que expús, tentarei responder as tuas questões!

Veja bem, amigo... Para que determinada idéia, determinada crença, determinada doutrina seja vista como bíblica, deve-se procurar ver PRIMEIRAMENTE o que achavam os homens de Deus sobre aquela doutrina, sobre aquela idéia. Se eles rejeitavam, não vejo porque devemos PENSAR diferente deles! Mas acredito que o colega deve, como a maioria dos colegas foristas, achar que os apóstolos eram gente muito simples, ignorante, sem estudos, desconhecedores da ciência moderna e que acreditavam em qualquer conto de "cavaleiro sem cabeça" que contassem para eles. Por isso acreditavam e ENSINARAM na Escritura a existencia de Adão e Eva!

Citação:
1. Quando surge o hebraico como língua falada, transmitida e fixada pela escrita? Filologicamente, qual a sua origem?

Qual seria a intenção da pergunta? Seria tentar DESACREDITAR a Bíblia como Escritura? Ora, conhecemos Jesus pela Bíblia. Sabemos que Ele lia a Escritura e orientou as pessoas a também fazer o mesmo. Assim, não vejo motivo para se por dúvida a Escritura Sagrada.

Citação:
2. Se é assim, quando terá surgido pela primeira vez o vocábulo Adão? E não deveríamos estar nós a escrever o vocábulo em Hebraico – ou melhor, na sua correlativa pictográfica?

Ainda que não fosse "Adão", mas fosse "Joaquim", "Severino" ou mesmo "Adan" o importante está em saber que ele foi UM INDIVÍDUO. E os Apóstolos ensinaram isso. O escritor bíblico é claro ao fazer referência a qualidades que só um indivíduo poderia ter:

Gen 5:3
Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.


Imagino que o colega quer, mais do que negar a existência de Adão, negar, por em dúvida a Escritura... Seria melhor ser mais direto e dizer que não aceita os ensinamentos escriturísticos por não aceitar sua IDONEIDADE.

Citação:
3. No caso de o vocábulo “adam” e do hebraico terem surgido milhares de anos mais tarde do que o primeiro homem, o que é uma possibilidade técnica bastante verosímil, não será errado chamar ao primeiro homem um nome que ele não teve? Porque o seu nome em Hebraico pode ser Adão, mas eu não sei que língua falavam Adão e Eva.

Não sabemos qual a língua que falavam Adao e Eva. Afinal, segundo a Escritura, as línguas se diversificaram apenas após o episódio de Babel. Mas o importante é que foi registrado para nós e para todas as gerações a história da humanidade, na Bíblia, a Escritura Sagrada!

Citação:
4. Adão viveu novecentos e trinta anos e morreu... Até é possível que sim. Mas já agora, explique-me correctamente como justifica a origem do Ser Humano à luz da ciência com as datas que a Bíblia apresenta. Há quantos anos surgiu, então, o primeiro homem?
Como distingue, então, os descendentes de Adão dos seus parentes com capacidade de abstracção superior, capazes de executar tarefas de elevada complexidade, que existiram antes de Adão? Por favor, não seja muito extenso porque há um post noutro fórum sobre Criação.

Eu acredito no criacionismo bíblico e não consigo enxergar nenhuma vantagem do evolucionismo sobre o criacionismo. Aquilo que o colega cita como fato, no segundo parágrafo acima, eu chamo de hipótese em cima do imaginário.

Citação:
5. Quem eram os gigantes?

hehehe... Imagino que os colegas sempre fazem alusão a esses gigantes como aqueles que vemos nos filmes de ficção... COmo aqueles grandes ciclopes, comedores de gente... Essa pergunta é, mais uma vez, para tentar mostrar que a Escritura está errada, pois os gigantes são citados antes do dilúvio.

Ora, hoje sabemos que ser gigante, também chamado de "gigantismo", é doença!

"O gigantismo é um transtorno que ocorre quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzir excessivamente o hormônio do crescimento (GH). É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura."

Isso poderia ocorrer tanto antes como após o dilúvio!

Citação:
6. Se eu me mover do ponto A para o ponto B, o piolho que tenho na minha cabeça também se move em simultâneo comigo ou fica parado no ponto A à espera que alguém lhe imprimisse um piparote para voltar ao conforto dos meus cabelos? Relativamente ao espaço por mim percorrido, não percorreu também o mesmo espaço (ainda que os vectores de movimento não coincidam num Z – falemos apenas de 3 dimensões) independentemente de eu lhe ter imprimido um movimento?

Qual a intenção da pergunta?

Citação:
7. Alguma vez leu Ricoeur?

Eu poderia pesquisar na inernet~e colocar qualquer coisa aqui... Mas não, nunca ouvi sequer falar nesse cidadão!

Citação:
8. A que grau de temperatura (pode ser em graus centígrados) cozeu Deus o barro com que fez Adão? É que não consigo compreender como não se dissolveu na primeira banhoca que tomou ou na primeira chuvada no paraíso. A ter em conta isto, vou ponderar se alguma vez mais volto a entrar numa banheira.

QUal seria mais difícil a Deus? Ter feito o homem do barro ou dar vida a um pedaço de carne podre, como Jesus fez ao ressuscitar lázaro?

Joa 11:39
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse- lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias.


Ora, tlvez não aceites o criacionismo porque também rejeites os milagres descritos em toda a Escritura. Pois qual seria o "grau de dificuldade" maior, para um homem? Andar por sobre as águas? Com apenas tres pães e alguns peixinhos alimentar a mais de 5 mil pessoas?

A Escritura é um LIVRO de Fé, amigo.

Citação:
Para terminar, tem que rever a sua hermenêutica,

O amigo é quem tem de se situar para saber o que é hermenêutica. Não se pode pegar uma única passagem, coisa que o colega sequer fez, e dizer que a Escritura ensina aquilo. Tem-se de ver o que acham todos os personagens bíblicos que comentaram sobre aquele assunto para se afirmar que tal crença é bíblica!

Como respondi as questões do coleega, seria razoável que o mesmo fosse feito a minha postagem. Usar uma frase única para dizer "rejeito" ou "está errado" não convém, mas seria bom que toda a mensagem fosse "quotada" assim como fiz com a do colega!

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 26/06/2009 19:01 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 19:02

Epafras,

não me pergunte isso a mim... Eu acredito em Jesus independentemente da forma como o Seu nome escreve em hebraico, aramaico, grego, latim, português ou chinês.

Eu nunca coloquei essa questão a mim mesmo. Coloquei-a, sim, a uma pessoa que se prende demasiado a um texto que, pela sua própria natureza, coloca dúvidas enormes aos especialistas, quer eles sejam católicos, protestantes ou judeus.

Mais, perguntei-o a uma pessoa que inicia a sua argumentação a dizer algo como "já tem uma posição sobre o assunto" mas não me esclarece qual a posição que pensa que eu tenho.
Mas, claro que já tenho uma posição! Se não tivesse posição, dificilmente estava aqui, não acha?

Francisco

Re: Serei cristão?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 19:17

Citação:
David
Ainda que não fosse "Adão", mas fosse "Joaquim", "Severino" ou mesmo "Adan" o importante está em saber que ele foi UM INDIVÍDUO. E os Apóstolos ensinaram isso. O escritor bíblico é claro ao fazer referência a qualidades que só um indivíduo poderia ter:
Gen 5:3
Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

Imagino que o colega quer, mais do que negar a existência de Adão, negar, por em dúvida a Escritura... Seria melhor ser mais direto e dizer que não aceita os ensinamentos escriturísticos por não aceitar sua IDONEIDADE.

Aproveito para dar as boas vindas ao Francisco!

David,

Há dúvidas relativamente a Adão (àdam)...no entanto a maioria dos investigadores entende como designando um colectivo, a "humanidade", "homem", exactamente o contrário do que dizes, não um indivíduo. Adaptando-se assim no plural ao contexto original, que prossegue com yirdû`, "dominem", no plural.

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 19:33

Citação:
Anori
David,

Há dúvidas relativamente a Adão (àdam)...no entanto a maioria dos investigadores entende como designando um colectivo, a "humanidade", "homem", exactamente o contrário do que dizes, não um indivíduo. Adaptando-se assim no plural ao contexto original, que prossegue com yirdû`, "dominem", no plural.


Oi Anori... Graça e Paz



Eu sei que há dúvida das PESSOAS DE HOJE, quanto a existêncioa de Adão. O problema não é esse. O problema é que Paulo, Lucas, Moisés, Oséias e outros nomes, isso sem citar o Próprio Jesus Cristo, citavam Adão como uma pessoa, como um indivíduo. A questão está aí. Não vejo ninguém, nenhuma autoridade de hoje em dia, com mais elementos, com mais autoridade para afirmar com mais certeza qual a possibilidade correta, mostrando assim que esses homens de Deus estavam ERRADOS.

Prefiro um milhão de vezes acreditar como Paulo, como Lucas e como ensinou Jesus Cristo!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 26/06/2009 19:37 por David_.

Página actual: 11 de 21


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.