Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 21
Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 16:50

Citação:
David_
A arca, pela qual Noé e os seus foram salvos, simboliza JEsus Cristo. A arca não simboliza o batismo, pois batismo em água não salva ninguem, não justifica ninguem! Jesus Cristo é Quem salva o homem, é QUem justifica o homem diante de Deus, é QUem o salva e lhes dá VIDA!

Citação:
Cassima

Citação:
1 Pe 3, 21
Isto era uma figura do baptismo, que agora vos salva, não por limpar impurezas do corpo, mas pelo compromisso com Deus de uma consciência honrada, em virtude da ressurreição de Jesus


Ao menos interpreta bem textos:

- O baptismo não é figura de nada. "Isto", sendo "isto" a salvação da família de Noé pela Arca, é que é uma figura do baptismo.

Bem digo eu. Essa interpretação dos textos...

Eu disse que "Isto" significava a salvação da família de Noé, não disse que era a Arca.

Quanto a esse outro texto, as minhas conclusões são as mesmas, mesmo as palavars não sendo exactamente iguais, o sentido é.

O Baptismo só tem sentido com Jesus Cristo, não é uma aguazinha que se deita na cabeça ou onde alguém mergulha só porque sim!

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 17:22

hehehe

a Cassima não falou na arca, mas na salvação da família de Noé.
Eles estão vivos, saídos das águas que limparam o pecado da face da Terra. Noé o justo e a sua família, são exemplos de salvação.

Todo o episódio de Noé pré-figurava aquilo que é hoje o baptismo. A água simboliza a limpeza do pecado, quem passa por ela, sela o contrato, é um dos que se propõem a seguir o caminho da salvação.
No caso das crianças, é a família que se propõe a educar aquele novo elemento da comunidade segundo os ensinamentos de Cristo. É a circuncisão após Cristo, não é uma marca no corpo só para alguns, é uma marca assumida no testemunho diário e acessível a todos.

Quanto à sujeira do corpo não é cá pecados, é o esterco mesmo.
S João Baptista não era nenhum tarado a dar banhoca a jovens moçoilos, por isso aquilo não era um banho vulgar, era algo bem mais à frente, era um baptismo, um acto espiritual e não físico.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 18:12

Citação:
Lena
hehehe
a Cassima não falou na arca, mas na salvação da família de Noé.
Eles estão vivos, saídos das águas que limparam o pecado da face da Terra. Noé o justo e a sua família, são exemplos de salvação.

Olá Lena...



Sabe que gosto muito quando te vejo citando a Escritura? Tentando ensinar o significado do batismo, tentando ensinar o que é ser cristão, tentando ensinar temas, que até muitos dos que se dizem cristãos desconhecem?... Tu sabes que não sou apenas eu que nao acredito no teu ateísmo, não é verdade?

Com relação a Noé, a grande maioria das passagens do Novo Testamento, que fazem alusão a este personagem, de como se salvou do dilúvio, de como ele e sua família conseguiram VIDA, em meio a morte trazida pelas águas, podem ser usadas como analogia para mostrar que o homem só se salvará em JESUS CRISTO, a Arca de Deus para nós hoje! Só quem estiver nEle, só quem estiver nEsta Arca, Jesus Cristo, se salvará e terá VIDA!

Luc 17:26
E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.


A volta de Jesus será inesperada, e só quem estiver nEle, só quem estiver na Arca Prometida, terá vida!

João 8:24
24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.


Quem não estiver nEle, quem não estiver nEsta Arca, está morto, esta é a mensagem de Deus para o homem.

Citação:
Todo o episódio de Noé pré-figurava aquilo que é hoje o baptismo. A água simboliza a limpeza do pecado, quem passa por ela, sela o contrato, é um dos que se propõem a seguir o caminho da salvação.

Não... A simbologia está na mensagem da forma como aqueles foram salvos! Só quem estava na arca é quem conseguiu vida. QUem estava fora dela MORREU! E é assim hoje também, quem não aceitar a Cristo PERECERÁ, quem não estiver na ARCA morrerá para sempre. QUanto a passagem de PEdro, sobre o batismo, não dá para fazer analogia que queres porque o próprio Pedro diz que o "o batismo não serve para limpar a sujeira do corpo", assim como afirmas que o pecado foi limpo com as aguas do diluvio. Troque pa lavra "sujeira" por pecado, e terás uma afirmação contrária a tua, do teu texto que "quotei" acima. Se o batismo não serve para, em outras palavras, "Limpar o pecado do homem", então ele simplesmente NÃO SALVA!

Se entendes a "sujeira do corpo" como sujeira física, tipo esterco, percebo que, de alguma forma defendes o batismo por imersão pois, o batismo aspersionista não daria para limpar esse tipo de sujeira!

Lena, quero acreditar que ainda serás uma grande serva de Deus, pois sinto, assim como os demais colegas também sentem, que não és verdadeiramente aquilo que afirmas ser!


Em Cristo



David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 19/06/2009 18:41 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 19:02

É David_ descobriste-me a careca sou teóloga e filha de um padre e de uma madre também... aff

Não foi a arca que salvou, foi Deus que ordenou e escolheu quem iria na arca. E para quê? Para renascer a humanidade, limpá-la. A água é um símbolo bastante comum para o acto de purificar.
Negas que o episódio de Noé significa uma nova oportunidade para a humanidade? Relembra-te da aliança! Há um contrato entre Deus e a humanidade que lhe é fiel.

Já na travessia do Mar Vermelho algo semelhante acontece - a água limpa e separa os bons dos maus da fita. A salvação, a liberdade vs pecado e escravidão, estão do outro lado. É necessário atravessar a água, só quem crê o faz e se salva. Renasce.

Então no baptismo o que temos é algo semelhante. O baptizado renasce, livre para uma nova vida de santidade.

Quanto ao baptismo salvar ou não, a Cassima já respondeu.

Relativamente ao baptismo ter de ser por imersão, isso é meio tolo.
Quando Pedro baptizou os presos e o carcereiro não saíram todos airosos a cantarolar até ao Tibre "eu vou, eu vou, eu vou baptizar, eu vou". Isto para não falar das zonas onde grassa a seca, lá qualquer desperdício de água será um crime.
Querer que seja por imersão é dar mais importância à agua que a Cristo... parece-me bastante excessivo para quem reduz a importância do baptismo a quase nada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 19/06/2009 19:05 por Lena.

Re: Serei cristão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de June de 2009 19:42

Citação:
Lena
É David_ descobriste-me a careca sou teóloga e filha de um padre e de uma madre também... aff

Pois, bem me parecia...

João (JMA)

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 00:35

Citação:
Cassima
Citação:
Cristo Salva
Nãos sei se alguém leu o artigo que deixei para Cassima... Espero por respostas sobre ele, embora David já tenha respondido de forma impecável à pergunta, (as usual), à pergunta inicial. :)

Flor

Fui lá. Mas tem um problema. Se eu não gosto de ler textos panfletários católicos, imagina não católicos!

Mas dei uma vista de olhos. E fui logo ter à seguinte afirmação:

Citação:
http://www.espada.eti.br/salvacao.asp
Se você acha que precisa de algo mais do que confiar na obra de Jesus Cristo na cruz, está contrariando Efésios 2:8-9 e Isaías 53:6b. A maioria das seitas e as falsas religiões cristãs erram nesse ponto; acrescentam outras coisas que são "necessárias" para a salvação, ou oferecem um caminho falso para o céu (por exemplo, salvação por meio do batismo).

Assim resolvi passear pela Bíblia e ler:
Citação:
Rom 6, 4
Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. 5De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição.

e
Citação:
Pe 3, 21
Isto era uma figura do baptismo, que agora vos salva, não por limpar impurezas do corpo, mas pelo compromisso com Deus de uma consciência honrada, em virtude da ressurreição de Jesus

Mas pelo menos concordamos em algo:

Citação:
Cristo Salva
Que Jesus salve todos os membros deste forum, para que um dia estejamos com Ele para sempre como herdeiros do Seu Reino Celestial! Que alegria sem fim!

Assino essa.

Cassima

Obrigada, Cassima! Eu sei que deseja sinceramente que todos se salvem, e eu também, assim que agradeço a última parte do seu post que sei ter sido escrito com sinceridade e amizade!

Quanto ao baptismo, leia também se puder o thread sobre baptismo bíblico iniciado por mim, que penso que lhe irá ser util. Peço mesmo muito que leia (quando puder, claro).

O caro irmão David que a ama muitíssimo já explicou muito bem o baptismo nos seus posts, só queria acrescentar algo à passagem que bíblica que citou.

Rom 6.4
Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. 5De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição.

Escolheu muito bem a passagem!
Cassima, pense comigo: alguém no baptismo morre fisicamente? Alguém é sepultado (na sepultura física)? Claro que não.
Então, o baptismo é um símbolo do seu compromisso com Jesus (arrependeu-se, aceitou o sacrificio de Jesus na Cruz e Seu derramamento de sangue para a salvar, pediu para Ele ser o Senhor a sua vida e compromete-se a ser-Lhe fiel). Não é simplesmente algo sem importância que se quer faz, se não quer não faz! Tem de fazer, porque Jesus MANDOU que faça! Mas se você morrer antes de ser baptizada (imagine que Jesus a salva, passados 5 minutos sai à rua, é atropelada e morre), se salva na mesma!

Assim, por essa passagem e por outras (leia o thread que lhe disse) entendemos que o baptismo representa algo muito importante:
- que morremos com Cristo (para o mundo, para o nosso eu egoísta)
- que fomos sepultados com Cristo
- que ressuscitaremos em Glória com Ele

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 00:43

Lena, falou do episódio do Dilúvio. Entendo o seu raciocício. Mas deixe-me dizer o baptismo foi instituido para quem? Não preciso responder porque sei que sabe. De qualquer forma: para os cristãos.

Mas repare que no Dilúvio, a água não atingiu o justo (Noé).
A água foi sim motivo de destruição para os ímpios. Noé não foi lavado pela água, quando ele desceu da arca com a sua família já tudo estava seco. Ele não apanhou nem uma gota de água, algo que não acontece com o baptismo.

Além disso, antes do Dilúvio (que vamos supor por uns momentos que era representação do baptismo), Noé já era considerado justo. Assim, que estava salvo aos olhos de Deus. Como vê não precisaria da água para ser salvo (nota a nocação de causa-efeito que estou a tentar explicar?) pois ele já estava salvo.

(a palavra baptize significa em grego Imersão. Dizer "fui baptizado" é igual a dizer "fui emergido").

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 00:50

Citação:
s7v7n
Flor, escrevo-te agora só isto porque é importante e porque tenho medo de me esquecer. Respondo ao resto quando voltar. Gostava muito que me respondesses a isto.
Se tu nascesses no tibete e vivesses naquele meio. Obviamente que não te ia ser dado a conhecer Jesus. Morrias e ias ser confrontada por Deus. Achas que Deus te ia mandar para o inferno por não teres acreditado nele? Que culpa terias tu de não teres tido a oportunidade de abraçar a fé em Deus?

Tenho feito esta questão muitas vezes mas fica sempre sem resposta. Gostava mesmo que me respondesses directamente. Sem debitares a biblia inteira por favor.

Amanhã sem falta, o farei, se Deus quiser!
Como vão as suas musicatas?

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 00:58

A chatice da literalidade dá destas... enfim.
Agora Noé, que é tido como figura histórica lol, se não molhou os joanetes já nada feito.
Não queres entender, não entendas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 01:00

Noé não molhou nada :) conhece baptismo sem "molhar"? Que estranhos baptismos Lena conhecerá.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 11:11

Citação:
Cristo Salva
Noé não molhou nada :) conhece baptismo sem "molhar"? Que estranhos baptismos Lena conhecerá.

Conheço!

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 11:17

Olá Doce Evangélica,

Citação:
Doce Evangélica
Quanto ao baptismo, leia também se puder o thread sobre baptismo bíblico iniciado por mim, que penso que lhe irá ser util. Peço mesmo muito que leia (quando puder, claro).

Por diversas vezes tenho lido posts teus em que recomendas que alguém leia o que tu escreveste ou alguns dos outros evangélicos escreveram, como meio de, pretensa e hipoteticamente, conhecermos melhor Jesus.

Não consigo entender que tu e mais alguns evangélicos que andam para aí, tenham feito uma guerra à Igreja criticando a interpretação que esta faz e propões das Escrituras, proponham o mesmo: uma leitura interpretada - segundo os teus padrões - da Bíblia. Não é o mesmo erro que apontas aos outros?

Adiante este pequeno grande pormenor,

A água no Velho e Novo Testamentos tem sempre o mesmo sentido: lava o que é velho abrindo o caminho para o que é novo. Não marca tanto a barreira entre os bons e maus, mas entre a vida passada e a vida que vamos abarcar. Assim foi em Noé, assim foi no Êxodo, assim foi com Jesus e assim é connosco.

O primeiro e maior dilúvio que a Terra conheceu até hoje foi a formação da hidrosfera, iniciada há cerca de 3500 milhões de anos. Daí para cá, tem havido muitas transgressões e regressões marinhas, todas elas com impactos locais consideráveis, mas nenhuma com uma dimensão suficiente para cobrir toda a superfície terrestre. Ainda há cerca de 50 mil anos, Porto e Matosinhos estavam para a linha de costa, como hoje está Braga.

Por outro lado, é comum nas diferentes cosmogonias episódios idênticos ao de Noé. Mais do que um relato, marca um ponto de viragem desses povos, o momento em que deixam um dado passado e se viram para um futuro promissor. Esse momento de fractura é sempre simbolizado pela água - que lava, ou submerge, ou afoga.

A importância do baptismo está aqui e no aspecto que a Cassima referiu: é, em primeiro lugar, o símbolo da mudança de vida; em segundo lugar, é a «lavagem» que nos abre as portas do Reino e condição essencial para a salvação.

Espanta-me que tu configures o baptismo como um mera pró-forma e depois sigas um culto denominado de baptista...

Dizes bem que não é o baptismo que salva. Mas será apenas a fé em Cristo? E que fé? A importância do baptismo é ser o momento sensível de mudança de condição, o momento em que morres para o passado e nasces para a vida em Cristo, marca o momento a partir do qual decididamente abarcas a fé no Reino com todo o teu ser.

Não é apenas a fé que te salva, mas ´também o amor. A fé mostra que acreditas no Reino e no Deus que actua, mas sem amor essa fé é morta. Assim, nem a fé te salva.

Cumprimentos

Alpha

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 11:24

Citação:
Cristo Salva
Obrigada, Cassima! Eu sei que deseja sinceramente que todos se salvem, e eu também, assim que agradeço a última parte do seu post que sei ter sido escrito com sinceridade e amizade!
Quanto ao baptismo, leia também se puder o thread sobre baptismo bíblico iniciado por mim, que penso que lhe irá ser util. Peço mesmo muito que leia (quando puder, claro).

O caro irmão David que a ama muitíssimo já explicou muito bem o baptismo nos seus posts, só queria acrescentar algo à passagem que bíblica que citou.

Flor

Achas que nas minhas respostas ao David eu achei que ele escreveu argumentos válidos? Não me vais fazer alargar também a ti os problemas de interpretação de textos, não?!

Citação:
Cristo Salva
Rom 6.4
Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. 5De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição.

Escolheu muito bem a passagem!
Cassima, pense comigo: alguém no baptismo morre fisicamente? Alguém é sepultado (na sepultura física)? Claro que não.
Então, o baptismo é um símbolo do seu compromisso com Jesus (arrependeu-se, aceitou o sacrificio de Jesus na Cruz e Seu derramamento de sangue para a salvar, pediu para Ele ser o Senhor a sua vida e compromete-se a ser-Lhe fiel). Não é simplesmente algo sem importância que se quer faz, se não quer não faz! Tem de fazer, porque Jesus MANDOU que faça! Mas se você morrer antes de ser baptizada (imagine que Jesus a salva, passados 5 minutos sai à rua, é atropelada e morre), se salva na mesma!

Assim, por essa passagem e por outras (leia o thread que lhe disse) entendemos que o baptismo representa algo muito importante:
- que morremos com Cristo (para o mundo, para o nosso eu egoísta)
- que fomos sepultados com Cristo
- que ressuscitaremos em Glória com Ele

Quanto ao demais, “Deus ligou a sal­vação ao sacramento do Baptismo, mas Ele próprio não está prisioneiro dos seus sacramentos” (Cat. 1257).

Flor, eu continuo à espera de resposta à minha pergunta inicial:

Como eu fui baptizada em pequenina e não me lembro disso, segundo as vossas interpretações sou cristã?

Sim ou não?

Cassima

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 16:00

Citação:
Cassima

Como eu fui baptizada em pequenina e não me lembro disso, segundo as vossas interpretações sou cristã?

Cassima

Paz do Senhor, Cassima


Não é o batismo em águas quem torna alguém cristão! O batismo é uma ORDENANÇA dada pelo Senhor a todo aquele que crê. Ou seja, pra ser cristão é necessário primeiramente o CRER. E ele, o batismo, simboliza o NOVO NASCIMENTO, simboliza a morte, o sepultamento da velha natureza ao ser imersa na água a pessoa, e o novo nascimento ao ser emersa, o novo nascimento ao sair da água, simbolizando que aquela pessoa agora está VIVA para Deus!

Veja bem... Não vejo base bíblica para o batismo de crianças. Pois o mesmo é algo que deve ser ministrado a aquele que CRÊ!

QUanto ao "ser cristão" eu fiz uma mensagem, duas páginas atrás, onde escrevo aquilo que é mostrado na Escritura.

Ser cristão hoje, todos são, seja espírita, seja mórmon, seja testemunha de Jeová... Qualquer pessoa que professe, que diga crer que Jesus esteve aqui na terra, é logo classificado como tal, como cristão. Mas lendo a Escritura vemos que não é bem assim...


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 20/06/2009 16:10 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 16:28

Olá David

Não me interessam as páginas que escreveste. Eu sei o que sou. Não tenho problemas nem questões: sou cristã.

Fiz uma pergunta simples, na sequência das condições que a Flor colocou para se ser cristão.

Citação:
Cassima
Citação:
Cristo Salva
Nasceu de novo, ou seja, lembra-se quando nasceu para Cristo?

O que queres dizer com isto? É para ser lido literalmente?

O enfoque está no "lembra-se" ou no "nascer para Cristo"?

Eu nasci para Cristo (e para a Igreja) bem pequenina. Logo, não me lembro. Segundo as tuas palavras não sou cristã?

Cassima

Portanto procuro de vós uma resposta também simples. Sim ou não?

Cassima

P.S.: Para quem me "ama muitíssimo" (Flor dixit) não me andas a fazer comparações muito boas... Tss tss...

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 16:42

Desculpe por não lhe ter respondido, Cassima. Como lhe disse e como pode verificar pelas Escrituras, o baptismo foi ministrado sempre a pecadores arrependidos. Normalmente costuma dizer-se, que o baptismo só deve ser dado a adultos, mas o verdadeiro significado é que deve ser dado a quem já tenha idade e maturidades suficientes para entender que é um pecador que necessita de Jesus para se salvar. Um adolescente pode muito bem ser baptizado.

Disse que foi baptizada quando era muito pequenina. Eu fui baptizada pela igreja católica com dois meses de vida, talvez consigo tenha sido parecido. Acha que com essa idade alguém pode ter noção que é pecador e que sem a graça de Deus está condenado? Claro que não, até porque com dois meses ninguém é pecador!
Todos nascemos com tendência para o pecado. Isso está inscrito em nós. Mas quando se é um bebe, essa tendência ainda não se revelou, é óbvio, ainda não pecámos voluntariamente.
E é esse pecado voluntário que Deus pune. Logo é desse que nos temos de arrepender. Depois de nos arrependermos e de o nosso coração ter sido transformado para dar lugar a outra pessoa, somos chamados ao baptismo. O sangue de Cristo já lavou os pecados do arrependido! Olhe, isto é muito importante de ser entendido, Cassima. O sangue de Cristo foi SUFICIENTE para salvá-la.

Indo agora directamente à sua pergunta: "sou cristã mesmo que não me lembre do meu baptizado realizado quando era muito pequenina?"
Há denominações como os presbiterianos (entre outros) que baptizam os filhos dos crentes quando estes são bebes. Esses bebes crescem e muitos são salvos acreditando na Palavra. Vamos dizer que estas pessoas não são cristãs? Penso que não seria justo estar a julgá-las assim. Pois se elas confiaram em Jesus de todo o coração e O aceitaram como sua única Salvação, porque não serão cristãs? Serão, digo eu, cristãos imaturos, ou cristãos que ainda estão demasiado ligados às tradições humanas. Mas mais uma vez repito: o baptismo não salva ninguém.

Um verdadeiro cristão, aquele que queira seguir de forma exemplar a Palavra e as ordens do Senhor, quererá ser baptizado de forma bíblia (por imersão) após a sua conversão.

Se você, Cassima, já entregou o seu coração a Jesus, se entende realmente o sacrifício de Jesus e como esse sacrifício a pode salvar, se tem uma relação pessoal com Jesus, seu único Salvador, e escuta e põe em prática a Sua Palavra, então porque não será cristã?
Mas se não o fez (estou apenas a pôr uma hipótese) e confia nos seus méritos como "boa pessoa", e segue práticas que negam a Suficiência de Jesus, pois então lhe digo que ainda não conhece o Jesus bíblico que pode e quer salvá-la.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 17:04

Oi mais vez, Cassima



Entre os católicos existem aqueles que claramente não são cristãos, pois inclusive, confessam com a própria boca serem MARIANOS. Estes consagram suas vidas, seus bens, seu modo de viver a Maria. Dirigem a ela suas preces, dirigem a ela sua confiança e a chamam de co-redentora. Ensinam que MAria está a ensinar e a convencer o homem do seu pecado, ensinam que Maria é quem convence o homem pecador a se entregar a Jesus. PAra os marianos, Maria é senhora com "s" maiúsculo assim como Jesus é Senhor! Assim, não enxergo diferença entre as práticas de um mariano e o de uma pessoa, de uma seita classificada como não cristã, que tenha em seu profeta o exemplo maior a ser seguido!

Para o cristão, JESUS é a META. Jesus é o CENTRO. É em Seus ensinamentos que o cristão se espelha! O cristão genuíno é discípulo de JESUS CRISTO e não de Maria nem de São Sebastião ou Santo Antonio... É de Jesus que o cristão se lembra na hora da aflição e não de MAria, ou de João, ou de "santo fulano". Aquilo que faz o mariano no parágrafo anterior, faz o cristão em relação a Jesus Cristo! PAra o cristão é o Espírito Santo Quem convence o homem do erro, do pecado, e é Ele Quem trás o homem até Cristo. O cristão não se prostra nem põe seu rosto em terra em sinal de adoração a ninguém, que não seja seu Mestre! Para o cristão genuíno, os ensinamentos dos apóstolos, registrados na Escritura, são preceitos que devem ser seguidos e tem maior valor do que qualquer outro ensinamento de homem!

Todo católico que se enquadra no segundo parágrafo é um cristão, servo do Senhor Jesus Cristo!

EM Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Serei cristão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 17:19

Paz do Senhor a todos


Não gosto da definição da palavra "cristão" dada pela sociedade hoje. Para ela, para a sociedade, a mulher prostituta que está ali na esquina é cristã, pois vai a igreja aos domingos. Para mim, a palavra "cristão" é sinônima da palavra "discípulo de Cristo". Assim, até poderia aceitar a classificação de "cristão morto" ou "cristão falso" para todo aquele que vive numa prática não adequada para o cristão genuíno, servo de Jesus Cristo, assim como Tiago usou a expressão "fé morta" para aqueles que alegam ter fé e agem como se não tivessem!

Ao ler a Escritura notamos claramente que a palavra cristão pode facilmente ser trocada por DISCÍPULOS.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 20/06/2009 17:20 por David_.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 17:20

Citação:
Alpha
)
Por diversas vezes tenho lido posts teus em que recomendas que alguém leia o que tu escreveste ou alguns dos outros evangélicos escreveram, como meio de, pretensa e hipoteticamente, conhecermos melhor Jesus.

Sim, recomendei a Cassima. Se ela quiser ir ler, pois é livre para o fazer.

Não consigo entender que tu e mais alguns evangélicos que andam para aí, tenham feito uma guerra à Igreja criticando a interpretação que esta faz e propões das Escrituras, proponham o mesmo: uma leitura interpretada - segundo os teus padrões - da Bíblia. Não é o mesmo erro que apontas aos outros?

Eu não contra nenhuma igreja, eu sou a favor de Cristo. Interpretação da Bíblia só há uma: basta ler a Bíblia. É verdade que existem pessoas que deturpam a Bíblia indo buscar passagens fora do contexto. Mas por isso já disse que como a Bíblia se interpreta a ela própria, quando não entendemos determinado versículo (ou quando duvidamos do que nos dizem), devemos continuar a ler que mais cedo ou mais tarde aparecerá a explicação. Se quiser, dê-me um versículo que não consiga interpretar e qualquer um de nós o fará por si e para si.

O Novo Testamento explicita que os primeiros cristãos examinavam cuidadosamente a Palavra dada para saberem se aquilo que lhes ensinavam era verdade. Fé em Deus não é obediência cega a ninguém. Todos aqui sabem ler e ninguém me parece ter deficiências no pensamento, portanto, podem muito bem ler a Bíblia examinando o que aqui se escreve.

A importância do baptismo está aqui e no aspecto que a Cassima referiu: é, em primeiro lugar, o símbolo da mudança de vida; em segundo lugar, é a «lavagem» que nos abre as portas do Reino e condição essencial para a salvação.

Sim, é um SIMBOLO. Não abre as portas do Reino a ninguém, só Jesus o faz! Está a dizer que os bebes que morrem sem serem baptizados são postos fora do Reino? se o baptismo é a chave para o Reino... quem não tem a chave, como é que fica? Fora do Céu?

Espanta-me que tu configures o baptismo como um mera pró-forma e depois sigas um culto denominado de baptista...

Mero pró-forma... chama pro-forma à obediência a uma ordem do Senhor.

Dizes bem que não é o baptismo que salva. Mas será apenas a fé em Cristo? E que fé? A importância do baptismo é ser o momento sensível de mudança de condição, o momento em que morres para o passado e nasces para a vida em Cristo, marca o momento a partir do qual decididamente abarcas a fé no Reino com todo o teu ser.

Não é apenas a fé que te salva, mas ´também o amor. A fé mostra que acreditas no Reino e no Deus que actua, mas sem amor essa fé é morta. Assim, nem a fé te salva.


É aqui que está o problema! Na noção de FÉ. Fé não é dizer "acredito em Jesus, meu salvador, muito bem". Isso não é fé, é sim intelectualização da fé. Ou seja, é ter a fé racionalizada mas não Sentida no coração.

A fé viva, a verdadeira, não é fé + amor. A fé verdadeira é Amor. Só podemos amar de verdade, tendo fé.
A salvação passa sempre por um momento em que sentimos perfeitamente no coração Algo que não pode ser explicado. É algo muito íntimo, e que nos tranforma.
Não interessa contar aqui de que maneira passei da intelectualização da fé (quando sabia na minha mente que a Bíblia estava correcta e que até então eu tinha apenas seguido práticas humanas) para o momento em que realmente nasci de novo, mas agradeço a Deus pelo acontecimento que proporcionou que eu sentisse aquilo que já sabia mentalmente. E é realmente um nascer de novo. O arrependimento é real, temos a perfeita noção do que somos e do quanto precisamos de Jesus, e de coração pedimos a Jesus para vir até nós e nos salvar.

Não tem nada a ver como emotividade nem sentimentalismo nem gritarias ou aparições, mas tem a ver com a certeza absoluta que o sacrificio de Jesus nos salva, que somos criaturas novas, que pertencemos a Deus! E tudo, tudo, passa a ser diferente. Em relação a mim, todas as pessoas mais próximas de mim notaram a diferença. Seria impossível para mim, amar as pessoas como agora amo antes de ter recebido o Dom do Amor (Fé). Claro que adorava as minhas amigas e amigos, gostava de os ajudar, etc etc, mas não podia amar certas pessoas que agora sim, amo.

Todos nós temos vontade de nos vingar de alguém em certas alturas da vida. Não há ninguém que nunca tenha tido desejos de vingança.
Com Jesus, aprendemos a perdoar de uma forma que antes era impossível.

É uma felicidade imensa conhecer Jesus!
E de que maneira SEI que o que me aconteceu foi realmente real e não pura fantasia ou sentimentalismo? Porque a minha experiência pessoal como Jesus está plenamente conforme com a Palavra, assim que estou completamente segura.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 17:24

Citação:
David_
PAra o cristão é o Espírito Santo Quem convence o homem do erro, do pecado, e é Ele Quem trás o homem até Cristo. O cristão não se prostra nem põe seu rosto em terra em sinal de adoração a ninguém, que não seja seu Mestre! Para o cristão genuíno, os ensinamentos dos apóstolos, registrados na Escritura, são preceitos que devem ser seguidos e tem maior valor do que qualquer outro ensinamento de homem!

Não poderia dizer melhor :)

Só pelo espírito Santo, nos arrependemos verdadeiramente, e nos convence do nosso erro.

Um cristão não se verga, nem se ajoelha a mais ninguém a não ser a Deus Todo Poderoso.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Página actual: 5 de 21


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.