Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 22 de 32
O Inferno e o diabo...
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 15:01

Chris podes citar-me em que sítio da bíblia se fala de Satã e a sua legião habitarem em algum sítio em concreto?

Ou melhor podes-me dizer onde está escrito explicitamente a existência de anjos caídos ou a existência do inferno na bíblia?

Em comunhão

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 18:13

O lugar seria um estado de espírito . Mt 22,13 , Mt 5,22;18,9;Apc 20,4;21,8.
As trevas são metáforas, desde que a Luz significa felicidade. Lançar nas trevas equivaleria a lançar fora de um lugar de alegria.1Jo2,11; 2Pdr2,4.17;Jud13.
soluço e ranger de dentes são esteriótipos para caracterizar o castigo eterno.
S. Tomás julga que o verme roedor no inferno é a voz da consciência que sem cessar, recordar ao pecador suas faltas numerosas e a impenitência final.
Pois o remorso tortura sem fruto; o arrependimento , ao contrário, embora também acarrete dor, liberta da dor e une a Deus.
Toda escatologia bíblica é expressa num estilo muito carregado de imagens...
Todavia a tradição cristã , baseada na insistência com que Jesus fala do fogo do inferno
atribuiu a este um sentido próprio. O "fogo do inferno " seria " material ,limita , paralisa a atividade do espírito .Deus permite que a matéria domine o espírito de réprobo,num cárcere onde são detidos a contragosto: Jud 6; Apc 20,2; 2Pdr 2,4.
Tal explicação é ainda obscura para um" mistério "....
Deus respeita o obstinação da criatura...
Determinar o local do inferno não é importante , mais importante é sabermos que o inferno é algo de imanente ou interior ao homem; se o tormento máximo do inferno é o de não amar , o homem desde esta vida em seu íntimo pode ser portador do inferno.
É sanção que o homem pronuncia sobre si mesmo com pleno conhecimento de causa e empenho da vontade livre que após a morte se torna sentença irrevogável.
Jo 3,18. O homem é carrasco de si mesmo...
Quanto aos caídos e Satanás ....
agrade ou não Jesus leva o demônio a sério; considera-o como seu antagonista, cujas manobras Ele tem que suplantar e vencer.
Não raro Jesus apresentou sua obra como luta contra Satanás, o Príncipe deste mundo(
Jo 12,31;14,31) Lc 10,18 - Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago .
Satanás é o inimigo que semaia joio entre o trigo Mt 13,24-30, ele sacode os discípulos de Jesus com grãos de trigo numa peneira para lhes arrancar a fé ( Lc 22,31), o apocalipse diz mesmo que Satanás se arremessa contra os homens com furor, porque sabe que dispõe de pouco tempo antes da consumação da sua derrota(Ap12,12).
Este é o mesmo adversário que aparece na história das tentações, procurando impedir Jesus de seguir o Messianismo do serviço....Mais tarde no Horto da Oliveiras Jesus de novo faz tal opção de Messianismo.
Lc 11,24-26 ; Reino dividido Mt 12,25-28;Mc 3,23-26;Lc 11,17-20
fortim assaltado Mt 12,29; Mc 3,27 ; Lc 11,21-23
poderoso expulso de casa Mt 12,43-45 e Lc 11,24-26 propoem o Reino de Deus e o de Satanás em luta na deste mundo.


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 18:19

Em suma:

O Inferno são os Outros;


ou

O Inferno somos nós.

O Inferno e o diabo...
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 19:22

Desculpa Chris... mas para mim o Inferno, a existir está vazio... Não faz sentido um Deus que é só amor criar um lugar onde haja sofrimento eterno...

Deus é amor, atreve-te a viver por amor;
Deus é amor, nada a temer!

Em comunhão

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 20:22

Sendo assim Tilleul não tenha remorsos, mas arrependimentos , pois não se pode ir contra a nossa própria consciência .... e o perdão divino faz nossas feridas sararem e não doem mais . -)
chris

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 22:04

O inferno seremos nós que o fazemos, não são os outros.

Fora de Deus nada existe de bom. Tudo quanto existe de bom tem a sua origem em Deus. Por isso Deus é o principio de todas as coisas e também é o fim de todos nós.

Mas Deus criou-nos livres, ama-nos e como nos ama não se impõe. Essa liberdade que tanta perplexidade causa decorre do seu amor por nós, Deus deseja ser amado livremente.

Se algum de nós o rejeitar Deus aceita essa rejeição.
Rejeitar a Deus é rejeitar os seus mandamentos, mandamentos que são mandamentos de amor. Rejeitar um dos nossos irmãos é também rejeitar a Deus.

Se morrermos persistindo obstinadamente na rejeição de Deus, da sua vontade, então Deus respeita essa nossa liberdade. Mas rejeitando a Deus rejeitamos todo o bem, tudo aquilo que é bom pois todo o bem, tudo quando é bom tem a sua origem ultima em Deus.

Ficaremos despojados de todo o bem, de quanto é bom porque tinha a sua origem em Deus que rejeitamos. Ficamos apenas com aquilo que é proprio de nós e não teve a sua origem em Deus, ou seja com todo o mal.
E assim construimos o nosso proprio inferno.

Todas as nossas acções tem uma consequencia eterna, seja para o bem seja para o mal.
Arrependendo-nos o mal que fizemos desvanecesse no omnipotente e infinito amor misericordioso de Deus.
O que fizermos seguindo a inspiração do divino Espirito Santo será para nós razão de felicidade eterna junto de Deus e dos irmãos.
Permanecendo obstinadamente na rejeição de Deus ficaremos apenas com as nossas malignas acções que não tiveram as sua origem em Deus. Teremos construido para nós o inferno.

Não li isto em lado nenhum, é apenas o resultado de alguns devaneios meus. Aceito perfeitamente que possa estar errado.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 23:45

o Inferno são os outros.Também.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 00:40

Os outros serão parte do Céu, na comunhão dos Santos.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 00:51

???? Só depois de mortos.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 00:57

não só mas é esse o tema do topico.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 01:07

Cara catolicapraticante:

Citas (e não és a única) a conhecida frase sartriana: «O Inferno são os outros»...

Pergunto: o que queres dizer exactamente com isso? Por que razão e em que sentido «o Inferno são os outros»? Significa isso o mesmo que «os outros são o Inferno»?

Noto depois que dizes também: «O Inferno somos nós». Que significa isso?

Estas frases-chavões deveriam ser usadas com cuidado e, sobretudo, dever-se-ia clarificar bem o que se quer dizer, porque «servem para tudo» e em certas acepções até podem levar a contradições estranhas... Por exemplo, numa determinada acepção nem é possível dizer «O Inferno somos nós», porque o «nós» já implica um mínimo sair de si, coisa em que o Inferno não abundaria... Também é verdade que estas frases podem ser usadas com sentidos muito diferentes, quase opostos... Mais uma razão para as minhas perguntas... E agradeço, antecipadamente.

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 01:29

O Inferno são os outros porque muitas vezes a desumanidade das relações interpessoais vividas na violência, no medo e na brutaliddae são de facto o Inferno - o último e definitivo.

Basta pensar nas crianças da Casa Pia ou das 40 mulheres que só no ano passado foram assassinadas pelos compaheiros e maridos...

Basta pensar nas vítimas de violação, de abuso ou de violências aviltantes. Basta relembrar certos lugares de Inferno ( como campos de extermínio ou zonas de guerra total), para compreender esta afirmação de Sartre.

Mas nem é preciso ir para casos tão extremos e tão dramáticos.

No quotidiano há pessoas que se deleitam em fazer da vida dos outros um Inferno....
Recentemente , um velhinho de oitenta anos relatava os maus tratos que sofria em casa do filho que devia cuidar dele. "Tratam-me tão mal que me escondem a dentadura, para eu não comer..", queixava-se o homem de lágrimas nos olhos. E aquele gesto aparentemente tão fútil, quase redículo, era de uma crueldade extrema pra aquele homem que assim se via despojado de uma parte da sua dignidade e da sua autonomia para sealimentar.

Sim, não tenho dúvidas, o Inferno são os outros.

E o Inferno somos nós, porque a vertigem do mal, do Vazio , do medo, da culpa ou da perturbação psicótica têm origem na profundidade da psique humana.

"que o Universo sou eu, com nebulosas e tudo", como diria o poeta.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 01:50

Cara catolicapraticante:

Creio compreender a tua «explicação» e a força dos «argumentos» que apresentas (a desumanidade das relações interpessoais nos mais variados casos, de que citas vários), mas não creio que isso permita chegar à necessidade lógica da conclusão de que «o Inferno são os outros». Ao formularmos assim este princípio, o que nos distingue de um qualquer «beato fariseu», que se acha justo, enquanto todos os outros são «ladrões, injustos, adúlteros», enfim, «o Inferno»?... Estas são palavras de uma conhecida parábola do Evangelho de S. Lucas, que cito:
Citação:
9Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais:
10«Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. 12Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.'
13O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.' 14Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»
(Lc 18:9-14)
Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 01:57

Qundo afirmo que o Inferno são os outros não estou a dizer que eu sou o céu ("sou bom perfeito e justo" e a diabolizar os outros.

Penso que tens capacidade de interpretar o meu texto e mesmo a concepção sartriana da expressão...Logo, a tua parábola não tem sentido nesse contexto.

No entanto, há algumas situações, em que diabolizar o outro é uma tentação infernal.....

;0))

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 02:01

Dizes, cara catolicapraticante:

«No entanto, há algumas situações, em que diabolizar o outro é uma tentação infernal.....»

Então, se assim é, a frase que citas não se pode fundamentar dessa forma! ;-)

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 02:03

lOL

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 16:26

As incineradores (físicas ou espirituais) não são uma boa opção de reciclagem para o lixo tóxico produzido. Daí que Deus nos avise constantemente de que nos devemos libertar ou deixar de produzir desse tal lixo tóxico para não irmos parar à tal incineradora. A coisa é de tal modo que o inferno acabará por auto incinerar-se e incinerar todos os infernos existenciais, para acabar com um dos mais tóxicos lixos: o terror. O outro componente tóxico não reciclável é o egoismo.

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 12/12/2005 16:27 por Albino O M Soares.

O Inferno e o diabo...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 17:01

O «inferno» com o significado que hoje conhecemos é um mito. Não sei se foi criado pelos teólogos, se foi importado do paganismo.
Em latim já foi sinónimo de «hades»(grego) e «Xeol»(hebraico).
Quanto ao diabo como pessoa, foi uma crença que apareceu no judaísmo tardio.
No princípio limitava-se a ser uma figura abstracta.
(como o meu tempo de computador acabou agora mesmo, continuo mais tarde)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

O Inferno, o diabo e os demónios ...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 21:23

Job cap. 1 e 2 fala de Satanás (o Adversário), mas ainda não é identificado com o Diabo (o mentiroso).
No tempo de Cristo, o Diabo já era considerado uma pessoa espiritual, em oposição a Deus.
Contudo o Diabo ainda residia no céu, e depois de perdeu uma batalha celestial decisiva não foi para o «inferno» mas para a terra. Os teólogos parecem confundir terra com inferno. Será porque esta vida se transformou num «inferno» (no sentido moderno do termo) ?!
Ora o Diabo é um anjo. Será que os anjos têm livre-arbítrio ?!
Gostava de saber qual é a posição mais antiga da cultura judaica.
Se se confirmar que os anjos não tenham livre-arbítrio então devemos interpretar a existência do diabo e de seus demónios não como pessoas espirituais, mas como algo que ultrapassa totalmente o nosso conhecimento.
Contudo, a bíblia aponta um castigo final para os anjos rebeldes e seu chefe o Diabo, que ocorrerá na parte final do fim dos tempos.
(espero ter despertado um motivo para a discussão séria acerca deste tema)


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 28/04/2006 21:27 por Manuel Pires.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de October de 2006 13:01

Estive a ler este tópico e não achei nada nele do que vou dizer. Perdoem-me se não reparei e se estou a repetir algo já dito.

Será que Hitler, Lenine, Stalin estão com Deus? Será que morreram na amizade de Deus? Partindo do princípio que não tiveram uma conversão à última da hora, e que morreram convictos nas suas ideologias, será que estão no paraíso? Eu sinceramente gostava de os ver lá, e que se tivessem arrependido de todo o mal. Mas não acho que tenham morrido com essa conversão. Então se não existe inferno, existe só paraíso? Mas para o paraíso só vão pessoas que gostam de Deus e que morreram na Sua amizade. Para onde é que foram as suas almas? Andam perdidas pelo espaço sideral? Pelo que vi neste tópico mais uma vez desvaloriza-se a opinião da Igreja em que acreditam sobre o inferno. Também não vi ninguém a falar, quando na missa o padre nos faz dizer "renunciais a santanás e a todas as suas obras?" Será isto uma alegoria?

Grande "desenterranço"!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Página actual: 22 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.