Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 18 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 02:21

Creio na existência de satir (satanás), mas saiba que depois que yaohushua morreu por todos nós no madeiro, a tal chamada possessão acabou, não existe mais, exorcismo virou piada, expulsar demônios de que e de quem? Joguem isso fora, crer em possessão é alegar que cristo morreu em vão, é dizer que sua morte não nos salvou de nada. Isso é paganismo puro e vocês estão se deixando se levar por essa mentira, e também crer em possessão é duvidar do poder do pai eterno. É dizer que satanás é mais poderoso que ele. Se vocês querem crer nessa mentira de possessão azar de vocês. Fiquem ai estudando exorcismo para expulsar "demônios" quem sabe vocês consigam emitir sons que expulsa os pernilongos daqui de casa dai eu chamo um de vocês para morar comigo (para espantar as moscas claro) dai assim eu paro de gastar dinheiro com veneno ok

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 02:58

A sim eu também quero deixar bem claro que comunicação com espíritos de pessoas mortas, não existe, pois como diz Eclesiastes 12. E o pó volta a ser pó. E o espírito volta a deus que o deu, se o espírito volta a deus, cadê o tal de inferno cujos muitos crêem erroneamente ser a "casa do satanás?” E como podem se comunicar se as pessoas só voltarão a esse mundo no dia do juízo final? Pois o homem está destinado a morrer uma só vez, depois vem o juízo. Cadê o tal inferno ai? E o tal purgatório? Quem inventou esse negócio de purgatório? E onde na bíblia diz que espírito e alma são as mesmas coisas?Sendo que não é a mesma coisa. Espírito é espírito alma é alma. A sim como está em apocalipse 12 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 E foi precipitados o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Bem como vocês podem ver satanás está habitando a terra como diz apocalipse. E já confundir alma com espírito, que vergonha não saberem a diferença de alma e espírito vou dar a vocês um pequeno exemplo de alma e espírito que está na bíblia em gênesis 2.
7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Olham somos almas viventes, então que besteira é essa de confundir alma com espírito? Quanta confusão vocês fazem e como querem que a gente de crédito a vocês, se vocês fazem muitas interpretações erradas da bíblia hein?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 06:57

Pois, rodrigo, se expulsar demónios virou piada, Jesus Cristo foi o primeiro a enganar-Se, já que anunciou que em Seu nome expulsariam demónios, etc... No Livro dos Actos dos Apóstolos continua a libertação de pessoas "atormentadas por espíritos malignos" (Act 5:16).

Parece que o que virou piada é a "tua" criatividade...

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 14:21

olha amigo Alef não sei se foi por preguiça tua ou má vontade de ler, mas deixei bem dito que todos que crêem nessas coisas é por que acreditam que cristo morreu em vão por nós e sua morte não nos serviu de nada. pra mim no momento que cristo morreu por nós e falou, está consumado, a partir dai todo poder de satanás acabou. sendo assim, possessão e outras coisas que vinha do satanás contra nós acabou, não existe mais isso e quem expulsa demônios está a expulsar nada do nada, e se você crê em possessão paciência eu até hoje nunca vi , e com certeza nunca verei um possuído, pois como eu falei possessão não existe mais, antes de cristo morrer por todos nós poderia até existir, mas depois tudo isso se foi, bem se você não crê nisso paciência. a verdade te aparece-ra de uma forma ou de outra. a sim vou pedir para cristo te tirara o único demônio que te assombra que é o demônio da ignorância ok. Expulsar demônios , claro eu mesmo expulsei uma familia de gnomos que moravam la atrás do jardim de casa rssss. a sim queria deixar bem claro que quando a pessoa cre em bruxaria feitiço e outras baboseiras, quero deixar bem claro que o simples fato de crer nessa besteira é duvidar do poder do pai eterno. é dizer que ele não tem poder de nos salvar de nada, e possessão francamente, quem acredita nisso? se cristo permanece-se entre nós ainda e se alguém pergunta-se a ele. se devemos continuar a faer isso, certamnete ele responderia, não ouvi que eu falei na hora de minha morte, que está tudo consumido???? quer memso perder tempo crendo em possessão ok problema seu. e virou piada sim, pra que ter medo de satanas se ja sabemos que ele é um derrotado? pra que ter medo dele se ele na da mais pode fazer contra nós???possessão claro eu tive minha casa invadida por ets rssss. e minha vó é a bruxa malvada que deu a maçã invenenada para a branca de neve rssss.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 19:13

Rodrigo:

A tua mensagem é inaceitável. Em primeiro lugar, acusas-me de preguiça em ler, mas se tivesses lido este tópico na íntegra, verias que as acsuações que me fazes não têm qualquer sentido. O Avlis passa o tempo a acusar-me de não acreditar no diabo, como podes tu acusar-me do contrário da forma como o fazes?

Em segundo lugar, parece que realmente tu é que rejeitas ler o mais elementar da fé, que é a Bíblia. Chamei a tua atenção para um texto que parece "falsear" a tua mensagem anterior, de que depois da morte e ressurreição de Cristo não há possessões. Tu vens agora com acusações, mas não respondes à minha mensagem. Antes de atacares as minhas supostas "crenças", vai ao texto que indiquei e explica como te "desenvencilhas".

Pergunto então, novamente: é ou não verdade que o Novo Testamento testemunha possessões do Maligno depois da ressurreição de Jesus? Responde-me sem rodeios. Fui claro, deixei a citação para que conferisses.

Porque te limitas a querer impor à própria Bíblia as tuas teorias, sem as explicares convenientemente? É claro que podes argumentar que não existem possessões diabólicas (eu não me pronunciei sobre este assunto específico, limitei-me a remeter-te para um texto), mas para isso terás que explicar o que significa o texto que indiquei e como se pode conjugar esse texto com a tua teoria. Isso, sim, seria uma resposta honesta, que, entretanto, continuo a aguardar.

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 00:13

Entretanto, talvez valha a pena fazermos algumas rifas para oferecermos ao Rodrigo um teclado com uma tecla "Enter" que funcione :-)

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 15:16

é ou não verdade que o Novo Testamento
testemunha possessões do Maligno depois da ressurreição de Jesus?
Responde-me sem rodeios. Fui claro, deixei a citação para que
conferisses.
se testemunha alguma possessão. depois da ressurreição de cristo??? se todo o poder de satanás foi tirado dele, logo pode se dizer que o que ocorria depois não era mais possessão.
o que ocorria então?, bem ,uma vez um frei de um colégio que eu estudava falou a mim que quando a bíblia falava que as pessoas estavam possuídas de um demônio , isso depois que cristo ressuscitou, ele dizia que na verdade esses demônios não era resultados de possessão mas sim de doenças da alma. e que eram essas doenças é que tomaram o lugar das antigas possessões se é isso que você quer saber. Doenças da alma foi isso que o povo na época confundia com possessão. O, espero ter te esclarecido. doenças da alma sendo que alma é o indivíduo em si segundo genesis 2 muitas dessas doenças ja são bem conhecidas de nós como epilepsia(ataque epilético), esquizofrenia( a pessoa vê e ouve e até fala com suas visões e se possível até sente)mas é tudo coisa da cabeça da pessoa claro.

Re: O Inferno e o diabo... O QUE A IGREJA DIZ!
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 22 de May de 2004 14:03

I.32 INFERNO

I.32.1 Definição do inferno

§1033 Não podemos estar unidos a Deus se não fizermos livremente a opção de amá-lo. Mas não podemos amar a Deus se pecamos gravemente contra Ele, contra nosso próximo ou contra nós mesmos: "Aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia seu irmão é homicida; e sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele" (1 Jo 3,14-15). Nosso Senhor adverte-nos de que seremos separados dele se deixarmos de ir ao encontro das necessidades graves dos pobres e dos pequenos que são seus irmãos morrer em pecado mortal sem ter-se arrependido dele e sem acolher o amor misericordioso de Deus significa ficar separado do Todo-Poderoso para sempre, por nossa própria opção livre. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados que se designa com a palavra "inferno".

§1034 Jesus fala muitas vezes da "Geena", do "fogo que não se apaga", reservado aos que recusam até o fim de sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo. Jesus anuncia em termos graves que "enviar seus anjos, e eles erradicarão de seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente" (Mt 13,41-42), e que pronunciar a condenação: "Afastai-vos de mim malditos, para o fogo eterno!" (Mt 25,41).

I.32.2 Doutrina da Igreja sobre o inferno

§1036 As afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja acerca do Inferno são um chamado à responsabilidade com a qual o homem deve usar de sua liberdade em vista de seu destino eterno. Constituem também um apelo insistente à conversão: "Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à vida. E poucos são os que o encontram" (Mt 7,13-14): Como desconhecemos o dia e a hora, conforme a advertência do Senhor, vigiemos constantemente para que, terminado o único curso de nossa vida terrestre, possamos entrar com ele para as bodas e mereçamos ser contados entre os benditos, e não sejamos, como servos maus e preguiçosos, obrigados a ir para o fogo eterno, para as trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.

I.32.3 Inferno e aversão livre e voluntária de Deus

§1037 Deus não predestina ninguém para o Inferno; para isso é preciso uma aversão voluntária a Deus (um pecado mortal) e persistir nela até o fim. Na Liturgia Eucarística e nas orações cotidianas de seus fiéis, a Igreja implora a misericórdia de Deus, que quer "que ninguém se perca, mas que todos venham a converter-se" (2Pd 3,9): Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda de vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os vossos eleitos. 7

I.32.4 Inferno e conseqüência da rejeição eterna de Deus §1034

I.32.5 Pecado mortal causa da morte eterna

§1861 O pecado mortal é uma possibilidade radical da liberdade humana, como o próprio amor. Acarreta a perda da caridade e a privação da graça santificante, isto é, do estado de graça. Se este estado não for recuperado mediante o arrependimento e o perdão de Deus, causa a exclusão do Reino de Cristo e a morte eterna no inferno, já que nossa liberdade tem o poder de fazer opções para sempre, sem regresso. No entanto, mesmo podendo julgar que um ato é em si falta grave, devemos confiar o julgamento sobre as pessoas à justiça e à misericórdia de Deus.

I.32.6 Separação eterna de Deus principal pena do inferno §1035.



D.5 DEMÔNIO

D.5.1 Anjos caídos

§391 391 Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo. A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus. "Diabolus enim et alii daemones a Deo quidem natura creati sunt boni, sed ipsi per se facti sunt mali - Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa."

§392 A Escritura fala de um pecado desses anjos. Esta "queda" consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: "E vós sereis como deuses" (Gn 3,5). O Diabo é "pecador desde o princípio" (1Jo 3,8), "pai da mentira" (Jo 8,44).

§414 Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio. Sua opção contra Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus.

D.5.2 Apóstolos e o poder de expulsar o demônio

§1506 Cristo convida seus discípulos a segui-lo, tomando cada um sua cruz. Seguindo-o, adquirem uma nova visão da doença e dos doentes. Jesus os associa á sua vida pobre e de servidor. Faz com que participem de seu ministério de compaixão e de cura: "Partindo, eles pregavam que todos se arrependessem. E expulsavam muitos demônios e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo" (Mc 6,12-13).

D.5.3 Batismo e renúncia ao demônio e

D.5.4 Exorcismos para expulsar os demônios

§517 Toda a vida de Cristo é mistério de Redenção. A Redenção nos vem antes de tudo pelo sangue da Cruz, mas este mistério está em ação em toda a vida de Cristo: já em sua Encarnação, pela qual, fazendo-se pobre, nos enriqueceu por sua pobreza; em sua vida oculta, que, por sua submissão, serve de reparação para nossa insubmissão; em sua palavra, que purifica seus ouvintes; em suas curas e em seus exorcismos, pelos quais "levou nossas fraquezas e carregou nossas doenças" (Mt 8,17); em sua Ressurreição, pela qual nos justifica.

§550 O advento do Reino de Deus é a derrota do reino de Satanás: "Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou a vós" (Mt 12,28). Os exorcismos de Jesus libertam homens do domínio dos demônios. Antecipam a grande vitória de Jesus sobre "o príncipe deste mundo". E pela Cruz de Cristo que o Reino de Deus ser definitivamente estabelecido: "Regnavit a ligno Deus - Deus reinou do alto do madeiro".

§1237 Visto que o Batismo significa a libertação do pecado e de seu instigador, o Diabo, pronuncia-se um (ou vários) exorcismo(s) sobre o candidato. Este é ungido com o óleo dos catecúmenos ou então o celebrante impõe-lhe a mão, e o candidato renuncia explicitamente a satanás. Assim preparado, ele pode confessar a fé da Igreja, à qual será "confiado" pelo Batismo.

§1673 Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a influência do maligno e subtraído a seu domínio, fala-se de exorcismo. Jesus o praticou, é dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcizar. Sob uma forma simples, o exorcismo é praticado durante a celebração do Batismo. O exorcismo solene, chamado "grande exorcismo", só pode ser praticado por um sacerdote, com a permissão do bispo. Nele é necessário proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja. O exorcismo visa expulsar os demônios ou livrar da influência demoníaca, e isto pela autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, verificar antes de celebrar o exorcismo se se trata de uma presença do maligno ou de uma doença.

D.5.5 Idolatria e recurso aos demônios

§2113 A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.

§2116 Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe "descobrir" o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus.

§2117 Todas as práticas de magia ou de feitiçaria com as quais a pessoa pretende domesticar os poderes ocultos, para colocá-los a seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo - mesmo que seja para proporcionar a este a saúde - são gravemente contrárias à virtude da religião. Essas práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas de uma intenção de prejudicar a outrem, ou quando recorrem ou não à intervenção dos demônios. O uso de amuletos também é repreensível. O espiritismo implica freqüentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo. O recurso aos assim chamados remédios tradicionais não legitima nem a invocação dos poderes maléficos nem a exploração da credulidade alheia.

D.5.6 Jesus e as tentações do demônio

§538 Os Evangelhos falam de um tempo de solidão de Jesus no deserto, imediatamente após seu Batismo por João: "Levado pelo Espírito" ao deserto, Jesus ali fica quarenta dias sem comer, vive com os animais selvagens e os anjos o servem. No final dessa permanência, Satanás o tenta por três vezes procurando questionar sua atitude filial para com Deus. Jesus rechaça esses ataques que recapitulam as tentações de Adão no Paraíso e de Israel no deserto, e o Diabo afasta-se dele "até o tempo oportuno" (Lc 4,13).

§539 Os evangelistas assinalam o sentido salvífico desse acontecimento misterioso. Jesus é o novo Adão, que ficou fiel onde o primeiro sucumbiu à tentação. Jesus cumpre à perfeição a vocação de Israel: contrariamente aos que provocai outrora a Deus durante quarenta anos no deserto, Cristo se revela como o Servo de Deus totalmente obediente à vontade divina. Nisso Jesus é vencedor do Diabo: ele "amarrou o homem forte" para retomar-lhe a presa. A vitória de Jesus sobre o tentador no deserto antecipa a vitória da Paixão, obediência suprema de seu amor filial ao Pai.

§540 A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. E por isso que Cristão venceu o Tentador por nós: "Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado" (Hb 4,15). A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto.

§566 A tentação no deserto mostra Jesus, Messias humilde que triunfa sobre Satanás por sua total adesão ao desígnio de salvação querido pelo Pai.

§2119 A ação de tentar a Deus consiste em pôr â prova, em palavras ou em atos, sua bondade e sua onipotência. Foi assim que Satanás quis conseguir que Jesus se atirasse do alto do templo e obrigasse Deus, desse modo, a agir. Jesus opõe-lhe a Palavra de Deus: "Não tentarás o Senhor teu Deus" (Dt 6,16). O desafio contido em tal "tentação de Deus" falta com o respeito e a confiança que devemos a nosso Criador e Senhor. Inclui sempre uma dúvida a respeito de seu amor, sua providência e seu poder.

D.5.7 Jesus e seu domínio sobre os demônios

§421 "Segundo a fé dos cristãos, este mundo foi criado e conservado pelo amor do Criador; na verdade, este mundo foi reduzido à servidão do pecado, mas Cristo crucificado e ressuscitado quebrou o poder do Maligno e libertou o mundo...".

§447 Jesus mesmo atribui-se de maneira velada este título quando discute com os fariseus sobre o sentido do Salmo 110, mas também de modo explícito dirigindo-se a seus apóstolos. Ao longo de toda a sua vida pública, seus gestos de domínio sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, sobre a morte e o pecado demonstravam sua soberania divina.

§539 Numerosos judeus e até certos pagãos os que compartilhavam a esperança deles reconheceram em Jesus os traços fundamentais tais do "Filho de Davi" messiânico, prometido por Deus a Israel. Jesus aceitou o título de Messias ao qual tinha direito, mas com reserva, pois este era entendido por uma parte de seus contemporâneos segundo uma concepção demasiadamente humana, essencialmente política.

§550 O advento do Reino de Deus é a derrota do reino de Satanás: "Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou a vós" (Mt 12,28). Os exorcismos de Jesus libertam homens do domínio dos demônios. Antecipam a grande vitória de Jesus sobre "o príncipe deste mundo". E pela Cruz de Cristo que o Reino de Deus ser definitivamente estabelecido: "Regnavit a ligno Deus - Deus reinou do alto do madeiro".

§566 A tentação no deserto mostra Jesus, Messias humilde que triunfa sobre Satanás por sua total adesão ao desígnio de salvação querido pelo Pai.

§635 Cristo desceu, portanto, no seio da terra, a fim de que "os mortos ouçam a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem vivam" (Jo 5,25). Jesus, "o Príncipe da vida", "destruiu pela morte o dominador da morte, isto é, O Diabo, e libertou os que passaram toda a vida em estado de servidão, pelo temor da morte" (Hb 2,5). A partir de agora, Cristo ressuscitado "detém a chave da morte e do Hades" (Ap 1,18), e "ao nome de Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e nos Infernos" (Fl 2,10).

Um grande silêncio reina hoje na terra, um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei dorme. A terra tremeu e acalmou-se porque Deus adormeceu na carne e foi acordar os que dormiam desde séculos... Ele vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha perdida. Quer ir visitar todos os que se assentaram nas trevas e à sombra da morte. Vai libertar de suas dores aqueles dos quais é filho e para os quais é Deus: Adão acorrentado e Eva com ele cativa. "Eu sou teu Deus, e por causa de ti me tornei teu filho. Levanta-te, tu que dormes, pois não te criei para que fiques prisioneiro do Inferno: Levanta-te dentre os mortos, eu sou a Vida dos mortos."

§1086 "Assim como Cristo foi enviado pelo Pai, da mesma forma Ele mesmo enviou os apóstolos, cheios do Espírito Santo, não só para pregarem o Evangelho a toda criatura, anunciarem que o Filho de Deus, por sua Morte e Ressurreição, nos libertou do poder de Satanás e da morte e nos transferiu para o reino do Pai, mas ainda para levarem a efeito o que anunciavam: a obra da salvação por meio do sacrifício e dos sacramentos, em tomo dos quais gravita toda a vida litúrgica."

§1708 Por sua paixão, Cristo livrou-nos de Satanás e do pecado. Ele nos mereceu a vida nova no Espírito Santo. Sua graça restaura o que o pecado deteriorou em nós.

D.5.8 Libertação do demônio

§2850 O último pedido ao nosso Pai aparece também na oração de Jesus: "Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno" (Jo 17,15). Diz respeito a cada um de nós pessoalmente, mas somos sempre "nós" que rezamos em comunhão com toda a Igreja e pela libertação de toda a família humana. A Oração do Senhor não cessa de abrir-nos para as dimensões da economia da salvação. Nossa interdependência no drama do pecado e da morte se transforma em solidariedade no Corpo de Cristo, na "comunhão dos santos".

§2853 A vitória sobre o "príncipe deste mundo" foi alcançada, de unia vez por todas, na Hora em que Jesus se entregou livremente à morte para nos dar sua vida. É o julgamento deste mundo, e o príncipe deste mundo é "lançado fora", "Ele põe-se a perseguir a Mulher", mas não tem poder sobre ela: a nova Eva, "cheia de graça" por obra do Espírito Santo, é preservada do pecado e da corrupção da morte (Imaculada Conceição e Assunção da Santíssima Mãe de Deus, Maria, sempre virgem). "Enfurecido por causa da Mulher, o Dragão foi então guerrear contra o resto de seus descendentes" (Ap 12,17). Por isso o Espírito e a Igreja rezam: "Vem, Senhor Jesus" (Ap 22,17.20), porque a sua Vinda nos livrará do Maligno.

§2854 Ao pedir que nos livre do Maligno, pedimos igualmente que sejamos libertados de todos os males, presentes, passados e futuros, dos quais ele é autor ou instigador. Neste última pedido, a Igreja traz toda a miséria do mundo diante do Pai. Com a libertação dos males que oprimem a humanidade, ela implora o dom precioso da paz e a graça de esperar perseverantemente o retorno de Cristo. Rezando dessa forma, ela antecipa, na humildade da fé, a recapitulação de todos e de tudo naquele que "detém as chaves da Morte e do Hades" (Ap 1,18), "o Todo-Poderoso, Aquele que é, Aquele que era Aquele que vem" (Ap 1,8):

Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados por vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

D.5.9 Luta contra o poder das trevas

§407 A doutrina sobre o pecado original ligada à doutrina da Redenção por meio de Cristo propicia um olhar de discernimento lúcido sobre a situação do homem e de sua ação no mundo. Pelo pecado dos primeiros pais, o Diabo adquiriu certa dominação sobre o homem, embora este último permaneça livre. O pecado original acarreta a ''servidão debaixo do poder daquele que tinha o império da morte, isto é, do Diabo". Ignorar que o homem tem uma natureza lesada, inclinada ao mal, dá lugar a graves erros no campo da educação, da política, da ação social e, dos costumes.

§409 Esta situação dramática do mundo, que "inteiro está sob o poder do Maligno" (1Jo 5,19), faz da vida do homem um combate:

Uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo, vai durar até o último dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxílio da graça de Deus.

D.5.10 Obras do demônio

§394 A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de "o homicida desde o princípio" (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai. "Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo" (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus.

§395 Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves danos – de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física - para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28).

§398 A Escritura mostra as conseqüências dramáticas desta primeira desobediência. Adão e Eva perdem de imediato a graça da santidade original. Têm medo deste Deus, do qual fizeram uma falsa imagem, a de um Deus enciumado de suas prerrogativas.

§2851 Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O "diabo" ("diabolos") é aquele que "se atira no meio" do plano de Deus e de sua "obra de salvação" realizada em Cristo.

2852 "Homicida desde o princípio, mentiroso e pai da mentira" (Jo 8,), "Satanás, sedutor de toda a terra habitada" (Ap 12,9), foi por ele que o pecado e a morte entraram no mundo e é por sua derrota definitiva que a criação toda será "liberta da corrupção do pecado e da morte". "Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; o Gerado por Deus se preserva e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que Somos de Deus e que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno" (1 Jo 5,18-19).

O Senhor, que arrancou vosso pecado e perdoou vossas faltas, tem poder para vos proteger e vos guardar contra os ardis do Diabo que Vos combate, a fim de que o inimigo, que costuma engendrar a falta, não vos surpreenda. Quem se entrega a Deus não teme o Demônio. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,31).

D.5.11 Origem do mal e Significação e etimologia da palavra "diabo"

§397 O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem. Todo pecado, daí em diante, ser uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade.

§413 "Deus não fez a morte, nem tem prazer em destruir os viventes... Foi pela inveja do Diabo que a morte entrou no mundo" (Sb 1,13, 2,24).

§1707 "Instigado pelo Maligno, desde o inicio da história o homem abusou da própria liberdade." Sucumbiu à tentação e praticou o mal. Conserva o desejo do bem, mas sua natureza traz a ferida do pecado original. Tornou-se inclinado ao mal e sujeito ao erro:O homem está dividido em si mesmo. Por esta razão, toda a vida humana, individual e coletiva, apresenta-se como uma luta dramática entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas.

§2583 Depois de ter aprendido a misericórdia em seu retiro á margem da torrente do Carit, ensina à viúva de Sarepta a fé na palavra de Deus, fé que ele confirma por sua oração insistente: Deus devolve à vida o filho da viúva.

Por ocasião do sacrifício no monte Carmelo, prova decisiva para a fé do povo de Deus, foi por sua súplica que o fogo do Senhor consumiu o holocausto, "na hora em que se apresenta a oferenda da tarde": "Responde-me, Senhor, responde-me!", são as mesmas palavras de Elias que as Liturgias orientais repetem na Epiclese eucarística.

Por fim, retomando o caminho do deserto para o lugar em que o Deus vivo e verdadeiro se revelou a seu povo, Elias se escondeu, como Moisés, "na fenda do rochedo", até que "passasse" a Presença misteriosa de Deus. Mas somente na montanha da Transfiguração se revelará Aquele cuja Face buscam; o conhecimento da Glória de Deus está na face Cristo crucificado e ressuscitado.

§2851 Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O "diabo" ("diabolos") é aquele que "se atira no meio" do plano de Deus e de sua "obra de salvação" realizada em Cristo.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Sandra (IP registado)
Data: 24 de May de 2004 22:24

So se Deus e mentiroso a ponto de diser que " ele veio para matar, roubar e desturuir" e quem e ele entao senao o proprio diabo. E esse mundo esta essa violencia porque entao? Porque as pessoas sao ruim por natureza humana? Faça - me um favor gente ve se acordem esse desgraçado desse diabo esta neste mundo sim ele e os seus demonios estao cosumindo o mundo e ate a mente de vcs. Na verdade e a melhor maneira que ele achou para tudo isso e fazer todos acreditarem que ele nao existe... e e iso exatamente o q ele faz e sabem pq?
Porque ele sabe que Jesus nos deu autoridade para pisarmos na cabeça dele e vcs acham que ele gostaria de ser pisados por nos? E outra vcs acham que Jesus so morreu por nos? Logico que nao ele venceu esse desgraçado na cruz do calvario e ele sabe disso e outra coisa mais nao existe esse negocio de purgatorio. Morreu esta salvo vai para Deus se nao vai direto para o inferno... Se assim nao fosse entao Deus e mentiroso pq ele deixaria tudo escrito com relaçao ao diabo se ele nao existisse!!! ACORDEM TODOS VCS, JESUS ESTA PARA VOLTAR E ARREBATAR A IGREJA SERA QUE VCS SOBEM??? OU VAO FICAR PARA A GRANDE TRIBULAÇAO.
E outra essa idolatria do Brasil e horrorosa, em Isaias 43,44,45 e etc... fala da idolatria leem e veja o q Deus tem reservado para quem idolatra esses pedaços de pedras... Que tem olhos mais nao veem, ouvidos mais nao ouvem, boca mais nao falam e quem se ajoelharia e renderia graças e louvor a um pedaço de arvore???? Por favor louvor e gloria e honra so a JESUS CRISTO ELE SIM E O SENHOR E SANTO....


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de June de 2005 22:48

Hmmm... Há mais de um ano que este tópico está inactivo! Poderá ser proveitoso (re)ver assuntos já tratados por cá há algum tempo...

E chamo-o a propósito de uma notícia inquietante, que nos vem das bandas das terras do Conde Drácula. Não sei se viram tal notícia, que circulou estes dias, que a seguir reproduzo. Pelos vistos, anda por aí muita gente endemoninhada... Alguém duvida? Ora leiam!

Alef



Citação:
Freira morre crucificada por padre na Romênia


Bucareste - Uma freira ortodoxa romena de 23 anos morreu após ser crucificada por um sacerdote e outras quatro religiosas, que a acusavam de estar possuída pelo demônio e tentavam realizar um exorcismo, segundo a polícia. A vítima da crucificação foi Maricica Cornici, que pertencia ao mosteiro da Santíssima Trindade, da localidade de Tanacu (nordeste da Romênia).

A religiosa tinha sido amarrada com correntes a uma cruz e privada de água e comida durante três dias. As autoridades explicaram que o padre ortodoxo e as quatro freiras realizaram um exorcismo para expulsar o suposto diabo do corpo da vítima.

A vítima permaneceu seqüestrada em um anexo do mosteiro, primeiro com as mãos e as pernas atadas, depois acorrentada a uma cruz e amordaçada, segundo uma porta-voz da polícia local. "Estava doente e possuída. Realizámos missas para salvá-la. Do ponto de vista religioso, o que fizemos era correto", disse o confessor do mosteiro, identificado como Daniel.

O cadáver de Cornici foi encontrado após denúncias de várias freiras do mosteiro, informou a polícia. O Patriarcado romeno não se pronunciará sobre o caso até conhecer todos os detalhes do crime.

EFE, in «O Estado de S. Paulo», 2005-06-16


Outras notícias do mesmo, com outros dados:
Citação:
Crucified nun dies in 'exorcism'


A Romanian nun has died after being bound to a cross, gagged and left alone for three days in a cold room in a convent, Romanian police have said.

Members of the convent in north-east Romania claim Maricica Irina Cornici was possessed and that the crucifixion had been part of an exorcism ritual.

Cornici was found dead on the cross on Wednesday after fellow nuns called an ambulance, according to police.

A priest and four nuns were charged with imprisonment leading to death.

Orphan

Police say the 23-year-old nun, who was denied food and drink throughout her ordeal, had been tied and chained to the cross and a towel pushed into her mouth to smother any sounds.

A post-mortem is to be carried out, although initial reports say that Cornici died from asphyxiation.

Local media reports that the young woman had arrived at the remote convent three months before, having initially gone there to visit a friend and opted to stay.

She grew up in an orphanage in Arad, in the west of Romania.

Mediafax news agency said Cornici suffered from schizophrenia and the symptoms of her condition caused the priest at the convent and other nuns to believe she was possessed by the devil.

"They all said she was possessed and they were trying to cast out the evil spirits," police spokeswoman Michaela Straub said.

Father Daniel who is accused of orchestrating the crime is said to be unrepentant.

"God has performed a miracle for her, finally Irina is delivered from evil," AFP quoted the priest as saying.

"I don't understand why journalists are making such a fuss about this. Exorcism is a common practice in the heart of the Romanian Orthodox church and my methods are not at all unknown to other priests," Father Daniel added.

If found guilty of killing Cornici, Father Daniel and the accused nuns could face 20 years in jail.

«BBC News», 2005-06-18




Priest unrepentent after crucifying of nun


Tanacu, Romania - A Romanian Orthodox priest who ordered the crucifixion of a young nun because she was "possessed by the devil" and now faces murder charges was unrepentant on Saturday as he celebrated a funeral mass for his alleged victim.

"God has performed a miracle for her, finally Irina is delivered from evil," Father Daniel, 29, the superior of the Holy Trinity monastery in north-eastern Romania, said before celebrating a short mass "for the soul of the deceased", in the presence of 13 nuns who showed no visible emotion.

He insisted that from the religious point of view, the crucifixion of Maricica Irina Cornici, 23, was "entirely justified", but admitted that he faced excommunication as well as prosecution, and was seeking a "good lawyer".

Cornici was found dead on Wednesday, gagged and chained to a cross, after fellow nuns called an ambulance, according to police.

Mihaela Straub, spokesperson for the police in the province of Vaslui, said Daniel and four other nuns had claimed Cornici was possessed and should be exorcised.

Before being crucified she had been kept shut up for several days, her hands and feet tied and without food or drink, he said.

Cornici had entered the monastery just three months before, after visiting a friend who was a nun there, police said.

As her coffin entered the church of the monastery Saturday no church bells were sounded while nuns cast distrustful glances at the strangers, including two AFP reporters, present at the ceremony.

Claps of thunder from an approaching storm were sometimes the only sounds to break the silence.

"This storm is proof that the will of God has been done," Daniel said.

"You see it?" said the priest, gesturing at the body, lying in an annexe and still showing the marks of the gag. One of the nuns, Sister Martha, added, "She can't be laid in the church because she was possesed."

Daniel has lived for the past four years in the isolated monastery located in the hills of one of the poorest regions of Romania, without running water or electricity.

"Over there, in your world, the people must know that the devil exists. Personally I can find his work in the gestures and speech of possessed people, because man is often weak and lets himself be easily manipulated by the forces of evil," said the bearded young priest.

"I don't understand why journalists are making such a fuss about this. Exorcism is a common practise in the heart of the Romanian Orthodox church and my methods are not at all unknown to other priests," he said.

A 34-year-old parishioner who had come to defend Daniel and gave her name as Dora, said Sister Irina " had to be punished, she had an argument with the Father during a Sunday mass and insulted him in front of the congregation."

Sociologist Alred Bulai said that corporal punishment was still commonly used in certain Romanian monasteries.

"It's happening particularly in the isolated monasteries, where the superiors have difficulty understanding the current realities and adapting themselves to modern life," Bulai said.

Since the fall of the communist regime in December 1989, the Orthodox Church, which represents 85 percent of Romania's 22

million inhabitants, is rated in many opinion polls as the most trusted institution in the country.

Vitalie Danciu, the superior of a nearby monastery at Golia, called the crucifixion "inexcusable",k but a spokesperson for the Orthodox patriarchate in Bucharest refused to condemn it.

"I don't know what this young woman did," Bogdan Teleanu said.

By Laura Chiriac / Sapa-AFP, in «IOL», 2005-06-18




Padre que crucificou freira romena é arguido


Um juiz do Tribunal de Vaslui, na Roménia, anunciou ontem que vai ser instaurado um processo crime contra o padre e as quatro freiras que, no dia 10, no mosteiro ortodoxo de Tacanu, crucificaram até à morte uma jovem religiosa que entendiam estar possuída pelo demónio.

São acusados de sequestro e homicídio. Esta acusação surge na sequência dos depoimentos de 24 religiosas do mosteiro, que confirmaram que a jovem Irina, de 23 anos, esteve encarcerada durante alguns dias numa pequena cela até, não dando mostras de reconhecer estar possuída, ter sido atada de pés e mãos a uma cruz, onde veio a morrer ao fim de três dias.

Os responsáveis da Igreja Ortodoxa romena aproveitaram ontem a ocasião para classificar o crime como bárbaro, ao mesmo tempo que recusam qualquer ligação ao ocorrido. O padre Daniel Corogeanu foi entretanto suspenso das suas funções e, findo o inquérito interno que a própria igreja ordenou, também o mosteiro de Tacanu poderá fechar em definitivo.

«Público», 19-06-2005


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 16:12

Convenhamos que são notícias perturbadoras.

Temos uma freira que sofreu um "inferno" em vida...

E questionamo-nos onde nesta história se encontra o "diabo"...

Temos uma vantagem clara sobre os ortodoxos nesta matéria: um exorcismo teria de ser autorizado pelo bispo respectivo. Não sei se no caso de uma Congregação religiosa existe alguma autorização necessária do Provincial. Mas estamos livres de um padre, por sua exclusiva iniciativa, poder praticar um acto destes.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 17:07

Será que estamos???
Loucos e alucinados há em todo o lado...E quem promove /paratica exorcismos, normalamente tem uma perturabação...

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 17:24


CP

Hoje estás dislexa?!

3 erros é muito!!!

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 17:28

Não é "dislexa", Kida, é disléxica....




Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 17:33

E quem promove /pratica ou acredita em exorcismos, normalmente tem uma perturbação...

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 17:45


Deu para compreenderes:)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 20:37


(*_*)

O nosso cérebro

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Sohw de bloa.


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 22 de June de 2005 23:56

Eu acredito em exorcismos e agradecia que a Catolicapraticante me demonstrasse porque é que eu sou uma pessoa perturbada...
Agradeço desde já.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de June de 2005 00:34

Faço minhas as palavras do Aristarco: também acredito em exorcismos e também acho que não tenho nenhuma perturbação... (bem, retirando o facto de ser adepto do FC Porto, mas acho que a Catolicapraticante não se estaria a referir a isso).

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de June de 2005 01:02

Os exorcismos são uma prática perversa fruto do obscurantismo, da ignorância ou da crueldade.
È possível que os exorcismos ( como as bruxarias) possam ter algum efeito psicológico em quem acreditar... Nada como uma boa dose de sugestionabilidade, sobretudo se pessoa sofrer perturbações...

Sobre a perturbação de quem se submete ou submete os outros a estas práticas brutais, de tortura e abuso, algumas notícias:

[www.religionnewsblog.com]
[www.victoria-climbie-inquiry.org.uk]


Página actual: 18 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.