Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 13
Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 20:25

Já agora, onde disse:
"não vejo nenhum motivo para deixar de ter filhos gerados por mim..."
queria obviamente dizer:
não vejo nenhum motivo para NÃO deixar de ter filhos gerados por mim... se isso puder ser de benefício para crianças que já existem...

peço desculpa pela gralha...
um abraço
Rute

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 20:33

Cara Ana,

desculpa lá, mas hás-de explicar-me qual é a encíclica papal, o texto evangélico ou outro texto qualquer sério que diga que não é católico adoptar uma criança em vez de a gerar biologicamente. Claro que podes dizer que a Igreja não permite que controlemos os filhos biológicos que havemos de ter... Mas daí até reagir de forma tão indignada perante uma pessoa que diz que até poderia eventualmente adoptar uma criança ao invés de ter um filho seu biológico, isso não me parece assim tão tão pouco católico... Mas tu talvez possas explicar melhor o que quiseste dizer. Que mal tem uma pessoa ter filhos biológicos e filhos adoptados? e finalmente, qual é a grande diferença entre filhos biológicos e filhos adoptados para um verdadeiro católico?

Abraço fraterno

Miguel





Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 21:00

Miguel

Eu referi-me a mim mesma. Nunca adoptava uma criança, podendo ter eu mesma um filho. E qualquer pessoa deve falar com um médico e perguntar-lhe qual o melhor?

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 21:03

Miguel

Já és pai? Me diz, me conta:)))

Quem daqui gostava de adoptar em vez de ter um filho seu?

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 00:09

Rute, estou com falta de tempo mas pela sua resposta parece-me que não compreendeu aquilo que eu disse.

O objectivo primario do sexo é a reprodução é um constação biologica basica, este ponto é mais da ordem da biologia que da ordem da moral ou da psicologia. Mas a sexualidade humana não se esgota nesse objectivo primario.

Os meus quesitos 2 e 3 respondem sucintamente a isso.

A sua contestação:
Parece-me que afirmar que o objectivo primeiro da sexualidade humana é a reprodução é reduzir de alguma forma o papel do Amor

Parece-me que não compreendeu a minha resposta, pelo menos o sentido que lhe quis dar. Releia os pontos 2 e 3 com cuidado. Como a minha resposta para a pergunta 2 foi que a sexualidade não se resume à reprodução mas pode também ser uma expressão de afecto (expressão essa que está muito para além da mera partilha de prazer, o "fazer amor" é mais e melhor que o simplesmente "ter sexo" com alguém de quem se gosta) a sua pergunta 3 fica bastante falha de sentido porque presupoem que a resposta à pergunta 2 seja outra.

Sobre a hipocrisia de não dar atenção aos filhos apenas digo que me aborrece o recurso sistematica a este adjetivo para qualificar tudo e mais uma botas. Há mais adjectivos e mais falhas no caracter humano para além deste mais que estafado e obcessivo chavão. E a negligencia que alguns pais (muito mais que as mães) têm para com os seus filhos terão muitas outras origem para além da panfletaria hipocrisia.

Em relaçao à adoptar em lugar de ter os proprios filhos conheço quem tenha filhos naturais e adoptados. Muitas vezes resulta mal porque os naturais são os preferidos e os adoptados acabam por sentir alguma revolta ao sentirem-se filhos de 2ª. Obviamente que um casal sexualmente activo e que não tenha problemas reprodutivos pode sempre ver-se nesta situação e duvido muito que nestes casos sejam capazes de serem completamente imparciais e dedicarem o mesmo amor aos 2. Também pode ocorrer mas é um risco elevado.

Para o restante parece-me que seria preferivel criar um topico proprio em vez de divergir neste. Mas sempre que a poligamia tem problemas varios, entre os quais desigualdade entre os membros (e Deus quer-nos a todos iguais, ainda ontem coloquei um post sobre isso inspirado no Genesis), ciumes entre as mulheres, entre os irmãos e principalmente entre os meios-irmãos (a história de José e os seus irmãos é um caso exemplar sobre isso).

Neste parece-me que a questão central é da ordem social, principalmente da ordem do estado. Porque o que se pretende é debater se devem ser dados reconhecimento, direitos sociais e beneficios estatais a um casal homossexual.
Para mim não. Em traços grossos porque prefiro aumentar o abono de familia e diminuir a carga fiscal das familias heterossexuais que vivem com maior dificuldade devido a criarem os filhos a pagar pensões de viuvez e baixas aos hipoteticos conjugues dos homossexuais que em condições identicas têm maior nivel de vida.



Editado 2 vezes. Última edição em 22/02/2006 00:48 por camilo.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 01:20

Já percebi bem que tu "em traços grossos preferes aumentar o abono de familia e diminuir a carga fiscal das familias heterossexuais que vivem com maior dificuldade devido a criarem os filhos a pagar pensões de viuvez e baixas aos hipoteticos conjugues dos homossexuais que em condições identicas têm maior nivel de vida".

Mas não percebo por que não és consequente em relação as casais que não querem ter mesmo filhos ou que casam já não podendo tê-los, por razões de idade pelo menos da mulher. Pelo menos em relação a estes segundos, eles não poderiam casar, para usar o teu critério... não entendo, porque para mim a contradição é evidente.

Na minha opinião, não se deve retirar direitos a estes ultimos, claro... mas, pelo contrário, se o teu critério tem a ver com a existência de filhos, vale tanto perante o estado e tendo em conta a igual incapacidade reprodutiva um casal homossexual como um casal cuja mulher já esteja na menopausa. Na tua argumentação, a responsabilidades iguais, direitos iguais...

Abraço fraterno,

Miguel




Editado 1 vezes. Última edição em 22/02/2006 01:28 por rmcf.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 04:20

Camilo

Até entre em irmãos biológicos há ciúmes. Eu tenho apenas dois filhos e vejo que eles têm ciúmes, no entanto eu tento ser igual para os dois. A minha filha diz-me muita vez; a mãe gosta mais do X foi o teu primeiro Baby, é o teu Boy:)). E não é verdade, para mim os dois são iguais.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 08:32

Maria José:


1)Eu não condenei o NSP por um crime de Difamação. Quem o fez foi um Tribunal português de primeira instância. Foi interposto recurso e aguarda-se a decisão final. Limitei-me a constatar um facto "Sobre NSP impende um crime de difamação"

2)Acho que devia ser mais coerente, em termos de valores. Há uns tempos atrás, a propósito de das caricaturas sobre Maomé defendeste aqui o direito à indignação. Agora revelas-te perturbada porque alguém reage a uma caricatura feita por NSP. Em que ficamos?

3)Acho estranho ficares tão perturbada por alguém se afirmar Católico. Isso perturba-te ? Achas que um católico não deve exprimir a sua condição?


Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 09:11

Camilo:


1)Congratulo-me por teres lido uma informação que nãovem em revistas cor de rosa!!!
( Continua.. Verás que terás outras perspectivas da próxima vez que usares um pulsómetro..;))

Confirmaste a minha resposta ao Bruno - A abstinência não faz bem há saúde - há inúmeros estudos que demonstram os benefícios da actividade sexual ( incluindo a masturbação) e este é um deles.


2) Concordo contigo relativamente aos aumentos do Abono de Família. Este aumento beneficia todas as famílias com filhos - famílias monoparentais (pais e mães solteiros), casais divorciado, casais em união de facto, e até casais homossexuais com filhos a seu cargo.

Porque como sabes , o apoio ás crianças não depende o estatuto conjugal dos pais.

mas, ao contrário do que pensas, esta medida não vai defender "a família tradicional".o que quer que isso seja.


3) Sobre a adopção, .. Há pessoas que consideram a adopção uma forma menor de amor paternal/ maternal. ( Pessoalmente não concordo. os laços de amor entre pais adoptivos e os seus filhos podem até ser muito mais fortes do que entre pais biológicos e os seus filhos. Adoptar é um acto de amor, se calhar ainda mais consciente e pondederado do que o acto de amor de fazer um filho. E quando se fala em "abertura á vida" não se pode menorizar esta dimensão...
Conheço um casal com uma filho adoptivo e uma filha biológica . Os irmãos adoram-se e o amor dos pais é incondicional, tanto por um como pelo outro..

E quero aqui registar uma incoerência - muitas vezes são estas mesmas pessoas que consideram que a adopção é uma forma menor de paternidade que tudo querem fazer para impedir que casais estéreis tenham os seus filhos biológicos, querendo impedir que possam recorrer a técnicas de PMA para tratar a sua doença...

4) Camilo, escreveste que "a sexualidade não se resume à reprodução mas pode também ser uma expressão de afecto "...

Acho que devias inverter os termos:
"a sexualidade não se resume a ser uma expressão de afecto (deve sempre sê-lo)mas pode também estar ligada á reprodução"

Nos seres humanos, eé isto que acontece.
É uma perspectiva mais humana e mais próxima do que é a SExualidade.



Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 09:17

Quero apenas referir que concordo com as intervenções da Rute e quero saudar a sua presença neste Forum.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 10:42

Ana,

É normal querer ter um filho biológico. Mas não é muito humano e cristão querer ser pai/mãe para uma criança que não tem pais?

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 11:03

A propísto de ciúmes entre irmãos adoptados e meios irmão, o camilo referiua história de josé.. ora o ciúme entre "verdadeiros irmãos" pode ainda ser mais feroz... Caim e Abel...

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 14:35



Na minha opinião quem puder que adopte crianças. Agora se podem ter filhos e não têm; eu pergunto porquê, não têm um filho biológico???

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 14:50

Podem achar mais importante dar amor a quem nunca o teria, de outra forma. Pode ser um sacrifício, por acharem ser algo correcto e bom. Podem querer dar uma oportunidade a uma criança...

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 15:32

Exactamente. POdem ter tanto amor para dar que esse amor não se esgota nos filhos biológicos. Podem ter conhecido uma criança abanadonada e terem criado laços de amor com ela.. .Há tantas razões e todas tão generosas!
Como pode alguém criticar o acto de adoptar uma criança?

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 15:50

CP

Eu não critico de adoptar uma criança. Até podes adoptar outros 4 que eu não te crítico, mas louvo-te:)

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 17:13

Adoptar uma criança é uma responsabilidade extrema!Pessoal...se sentir que a minha vida vocacional passa pelo matrimonio!Se a vida me permitir gostava mt de ter filhos e adoptar uma criança!E ia mais longe!:-p Sou branco e adoptava uma pessoa de raça negra (peço desculpa se esta designação ofende alguém...tb n concordo com ela...mas n encontro noutra maneira de o dizer).
O fundamental nestes assuntos!É q somos feitos para amar e ao conseguirmos amar...damos a conhecer aos outros a alegria como acolhemos a vida!:-p Cabe a cada um demosntrar e viver o amor!:-p

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2006 16:58

Ana: Não tenho condições para adoptar mais quatro.... mas que a tentação é grande, isso é...;)) Sobretudo quando vemos meninos tão pequeninos sem qualquer amor dos pais....

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2006 17:13


Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 01:43

Um homem foi assassinado por um grupo de 14 (CATORZE!) adolescente que frequentavam uma IPSS Católica. [dn.sapo.pt]

Não se tratou de um homicídio acidental, ou fruto de um momento de desvario. Não. Este grupo espancou e torturou um homem durante dois ou três dias e depois deixaram-no agonizar durante 48 horas. As torturas incluíram sevícia sexual. [jn.sapo.pt] Depois, voltaram ao local do crime para tentarem deliberadamente esconder o cadáver.

A violência deste comportamento parece ter deixado em estado de choque alguns opinion makers e o mainstream.

Outros, mais sabedores destas questões, fizeram alguma reflexões sobre as novas formas de criminalidade infantil ( sim infantil), de uma violência atroz, onde as vítimas têm como único ponto em comum serem sós, doentes ou terem uma especial vulnerabilidade que as torna um alvo fácil da brutalidade alheia. As questões psico-sociológicas ligadas à problemática da adolescência e aos comportamentos de "bando"também forma esgrimidas…
Outros elementos foram entretanto colocados no puzzle para tentar compreender este comportamento – as crianças agressoras eram problemáticas, oriundas de famílias disfuncionais ou violentas e alguns deles tinham antecedentes de comportamentos delinquentes.

Mas nada disto explica totalmente o homicídio com estas características específicas – em que o alvo da violência foi escolhido por causa dos seus comportamentos homossexuais.
Para além de ser um sem abrigo, um Toxicodependente, a vítima era um trans-sexual : uma mulher num corpo de homem, e doente, que se prostituía para sobreviver.

Foi aliás esta condição específica que motivou a violência inaudita das crianças e sobretudo as sevícias sexuais que foram perpetradas.


E este homicídio aponta para um contexto social muito específico que larva na sociedade portuguesa nos últimos tempos.
Surge num período balizado simbolicamente pelo caso Casa Pia, e por um rasto de homofobia latente e cada vez mais violenta na sociedade portuguesa, que a questão da pretensão dos homossexuais ao casamento civil veio agudizar.


È certo que, " O que está em causa são os mecanismos da exclusão, e esses não são apenas a homossexualidade, mas também a miséria, a droga, a marginalidade, de onde vieram criminosos e a vítima"…in www.abruptoblogspot.com…
E que o facto de existirem pessoas como nós a viverem em Portugal, em situações da exclusão mais extrema e mais absurda, deveria confrontar-nos com a nossa responsabilidade colectiva.
Sim, já sei que os habituais irão produzir o discurso estéril de que"só é pobre quem quer, só é excluído quem quer, só se prostitui quem, quer, etc, etc , etc…" numa desresponsabilização fácil e egoísta. Quem trabalha no terreno, mais próximo da realidade e das pessoas sabe bem que este é o caminho mais fácil, ( em termos de respostas e co-responsabilidado pelos que vivem ao nosso lado) mas não é o caminho mais humano e, sobretudo, o mais cristão.

È que, o contrário do que afirma P.P., ( e muitos outros) a condição específica da homossexualidade da vítima tem aqui um relevo especial.
Foi especificamente pela sua condição e pelo seu comportamento ligado à sexualidade que esta pessoa de 45 anos foi torturada e morta. As sevícias sexuais que lhe foram provocadas têm as suas raízes numa grosseira e brutal homofobia. SE não fosses trans-sexual, esta pessoa não seria morta e, sobretudo, não seria morta desta maneira.

E aqui surge um outro nível da nossa de responsabilização colectiva.
Os discursos que pretendem identificar a homossexualidade ou os transtornos de género com a pedofilia têm sido sibilinamente propalados de forma continuada em certos meios e no discurso do senso comum (incluindo aqui no Fórum), embora seja uma falsidade. As generalizações e o incentivo ao ódio face aos homossexuais – considerados todos com potenciais agressores de menores, foi plenamente assimilado por este grupo de adolescentes. (Aliás, tal facto constituiria, nas palavras de um dos padres responsáveis da instituição, uma explicação plausível para o seu comportamento)
Ora esta dimensão é especialmente grave e tem surgido com alguma insistência ( e uma grande dose de demagogia) em alguns sectores católicos.


POR último, um outro nível de responsabilização colectiva que interpela especialmente especialmente os que se dizem católicos. O facto destes adolescentes estarem numa instituição de acolhimento católica deve questionar-nos se estas instituições têm de facto condições e capacidades técnicas para responder às necessidades específicas aos problemas e às dificuldades comportamentais destas crianças. Depois, que tipo de orientação, de acompanhamento, de apoio psicoterapêutico, que tipo de educação, que projecto de vida e que valores é que são transmitidos ou propostos dentro de instituições deste tipo???" www.muralidades.blogspot.com




"*Podem estabelecer-se, teórica e academicamente, infindáveis diferenças entre homofobia e transfobia. Mas, "no fim do dia", a transfobia pertence à homofobia, como dispositivo mais vasto e abrangente de estigmatização, preconceito e violência sobre orientações sexuais e identificações de género que não correspondam ao padrão heterossexista. Seja através do machismo de rua puro e duro, seja através das "subtilezas" da educação católica integrista, a masculinidade da rapaziada constroi-se sobretudo através de duas negações: a da feminilidade e a da homossexualidade. Imaginem o que isto não faz quando nas suas cabeças se pensa a figura da transexual."Miguel Vale de Almeida www.ostemposquecorrem.blogspot.com

Página actual: 9 de 13


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.