Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 13
Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 00:50

Zé, Boswell era muito mais parte interessada que aqueles que dele discordavam da mesma forma que tu és muito mais parte interessada que eu. Para mim a homossexualidade é um assunto que não me toca directamente e mesmo entre os meus conhecidos e amigos só me lembro de um amigo meu que é homossexual... e casado.

Manuel Pires, nem sempre é necessária a presença de um padre. A exigencia da presença de um padre foi relativamente tardia e deveu-se a abusos que a Igreja (ICAR para aqueles que detestam a Igreja Catolica) quis evitar. O principal abuso eram os casamentos contra a vontade dos noivos por pressão dos pais (que tinham muito mais poder sobre os filhos que têm actualmente).
Para um casamento ser nulo basta que os noivos não aceitem as condições que um casamento cristão implica. Se alguem pretende casar pelo civil mas não aceita que esse casamento seja indissoluvel esse casamento pode ser anulado.
Bem vistas as coisas atendendo à superficialdade que um numero significativo de pessoas casa pelo rito catolico (ou outro cristão) muitos casamentos são efectivamente nulos.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 01:10

Concordo quando o Camilo diz: Bem vistas as coisas atendendo à superficialdade que um numero significativo de pessoas casa pelo rito catolico (ou outro cristão) muitos casamentos são efectivamente nulos.

Se calhar sou meio fascista (enfim), mas acho que a Igreja nao deveria casar ninguem sem ter de passar por meses de formacao ou sem serem submetidos a pericias.

Ate por questoes semanticas, as pessoas nao sabem o que e, amar...

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 11:07

Camilo, eu julgo que a parte mais interessada e perigosa na discussão são os homossexuais reprimidos. Principalmente quando reprimem perante eles próprios.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 11:22

Zé,

Ora aí está uma ideia que me é particularmente cara: a Igreja não deveria casar ninguém sem fazer um esforço sério para se inteirar da real, efectiva, assumida e vivida convicção cristã dos noivos e sem verificar se estavam ou não bem preparados para o empreendimento.

Deveria ser obrigatório para todos os noivos cristãos a frequência de um curso de preparação para o matrimónio. Mas um curso a sério, ao longo de semanas ou meses, dado por gente suficientemente habilitada. Afinal, gastamos 20 e tal anos da nossa vida a estudar para nos prepararmos para exercer uma profissão; mas para "exercer" o casamento, que é coisa muitíssimo mais complicada do que uma simples profissão, a maioria das pessoas investe muito pouco tempo. Se o simples estar apaixonado bastasse para garantir o sucesso do casamento, os divórcios seriam muito raros...

Conheço casos de leviandade gritante com que se entrou na aventura do casamento. Tudo piedosas ilusões, irrealismo, fantasia. Ao primeiro abanão, lá se vai tudo por água abaixo.

Também me incomoda saber que tantos agnósticos, indiferentes ou até contrários ao catolicismo casam "pela Igreja", com a maior das naturalidades, só por tradição ou só para ter uma festa mais bonita.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 22:01

acho que não se devem fazer exigencias exageradas às pessoas. A maior parte das pessoas já anda sobrecarregada com o trabalho, mais os preparativos para o casamento (casa, emprestimos, etc). E as limitações culturais e educacionais das pessoas levam a que não encarem bem serem obrigadas a frequentar cursos de CPM.

Mas concordo que estes devem ser fortemente incentivados e apoiados.

Também acho que as aulas de religião e moral podiam ser um meio para fazer alguma preparação para o casamento.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de April de 2006 22:24

Camilo, mas por alguma razão quase todos os pedidos de anulação de casamento são quase todos aceites...

Acho que quase ninguém se casa com noção do que faz...

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 01:09

Não sou assim tão pessimista.

Zé, queria acrescentar um coisa sobre a conservaçao dos textos antigos, sejam eles referentes à homossexualidade ou não.

Para que os textos referentes à homossexualidade tenham desaparecido quase todos não foi preciso nenhuma vontade persecutoria de nenhuma entidade civil ou religiosa.

Pelo que sei pouquissimos textos sobraram de tempos antigos. Os poucos que foram conservados foram-no com uma vontade determinada e grande empenho.

Para conservar um texto daquela epoca foi quase sempre necessario um grande empenho. Para que um texto desaparecesse quase sempre bastou que esse grande empenho não existisse.

O imperio romano era grande, uma ordem do imperador demorava mais de um mês a chegar da capital ao extremo do imperio. Existia cristianismo fora do imperio (Armenia, Etiopia e outras regiões). O arianismo estava fortemente implantado. A autoridade do Papa era muito diluida. A ligação entre as igrejas diocesanas era portanto menos intensa do que é hoje. O cristianismo só se tornou maioritario no imperio romano quando a sua parte ocidental estava já perto do fim e não existia praticamente nenhuma autoridade central com grande poder efectivo.
Em resumo, era muito dificil, diria mesmo praticamente impossivel eliminar totalmente escritos e correntes dissidentes. O proprio cristianismo cresceu durante seculos apesar de perseguido duramente pelas autoridades civis.

Cidades de dimensão assinalavel não deixaram nenhum texto escrito para além daqueles que estavam gravados na pedra.

A seguir à queda do imperio romano quase todos os textos foram destruidos, a maior parte dos quais por simples esquecimento e apodrecimento. Os que sobreviveram conseguiram-no graças ao empenho de sucessivas gerações de monges empenhados.

Existe um enorme acervo ainda mal explorado, o dos mosteiros do antigo imperio bizantino. O imperio bizantino teve, apesar de tudo, uma historia muito menos conturbada que a europa ocidental. É natural que nas proximas decadas muitos dos documentos que jazem adormecidos nos mosteiros ortodoxos vejam a luz do dia e esclareçam muitos pontos que hoje são apenas especulação historica.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 12:04

Camilo, há exemplos de muitos textos que foram adulterados. Poemas de amor em que os géneros do original foram trocados nas cópias. Há registos de mentiras propositadas. Claro que houve uma vontade persecutória de entidades civis e religiosas.
Se não me engano, nos autos de fé do tempo do rei D. Sebastião arderam uns quantos pelos pecados "mais horrendos" que existem: homossexualidade.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 12:32

Essas acções fazem parte da imperfeição humana.
[li] Fazem coisas horríveis, sem se aperceberem cabalmente das consequências.
[li] Depois escondem os erros. Quem é que gosta de ver publicados os seus defeitos?!
[li] Assim fazem de conta que nada aconteceu e que correu tudo bem... ... ...
[li] Por fim, quem é que quer dar o braço a torcer?! Até há que recorra à própria lei para limpar os seus erros escondidos do passado, quando alguém se atreva a sujar o seu bom nome, e até exigem somas de dinheiro exorbitantes!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de April de 2006 00:55

Zé, pelo pouco que sei na epoca romana a alteração de um texto não tinha a mesma conotação que hoje tem. Muitas vezes era uma forma de homenagear, de aprimorar, engrandecer (pelo menos na intenção) esse texto.

Em epocas mas recentes já a mentalidade era outra.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de April de 2006 04:42

Casamento homossexual é agressão cultural ao matrimónio

Bispos de Portugal e Espanha apelam para defesa da verdade da natureza humana

.
A recente aprovação de casamentos homossexuais, na Espanha, foi tema de reflexão entre os presidentes das Conferências Episcopais de Portugal e Espanha, no Encontro realizado, ontem e hoje, no Santúario de Fátima. Sobre este facto os bispos referem, em comunicado final, que “a agressão cultural ao conceito matrimónio que acontece em Espanha, apresentada como se fosse um avanço e uma conquista da humanidade exige um trabalho pastoral de esclarecimento fundamental da perspectiva cristã e uma clara defesa da verdade da natureza humana”.
Também em cima da mesa, esteve a aprovação do Decreto-Lei que legisla a Procriação Medicamente Assistida (PMA), em discussão nos dois países, e que é motivo de preocupação comum para os responsáveis das Conferências Episcopais. Neste Encontro os presidentes das duas Conferências Episcopais partilharam uma preocupação comum, e segundo o mesmo comunicado final, foram partilhados “documentos e argumentos éticos para estabelecer limites e denunciar práticas injustas que as leis facultarão”.
Em conferência de Imprensa, no final do Encontro, o Secretário-geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. Juan António Martinez Camino, sublinhou que a Igreja é desfavorável à reprodução humana artificial porque “vai contra o direito fundamental à vida”, salientando que a Igreja não concorda com a concepção do embrião “como objecto e não como um ser com direitos inalienáveis”. Estando Portugal e Espanha a aguardar lei relativa a esta matéria, o Porta-voz da CEE considera que as normas propostas, e em análise, “não estão pensadas do ponto das crianças produzidas em laboratório, mas do ponto de vista dos laboratórios”. “Não é um problema de ética sexual, mas um problema de justiça inter-geracional, das relações entre pais e filhos e entre irmãos”, frisa o P. Juan António Camino, vincando que o que está em causa é “uma quebra das relações de paternidade, maternidade e fraternidade”, o que a Igreja não aceita.
Os bispos manifestaram ainda preocupação quanto ao ensino de religião e moral católica existente nos dois países, reconhecendo “a importância da Escola Católica para que os pais possam cumprir a missão que lhes é própria”, referem em comunicado.
Inserido no habitual ritmo de reuniões bienais dos dois episcopados, o Encontro das presidências da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) visa o intercâmbio de experiências e de reflexões, a comunhão de inquietações e a partilha de projectos.
Participaram na reunião o Presidente da CEE, Ricardo Blázquez Pérez, Bispo de Bilbao e o Presidente da CEP, Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga, o vice-presidente da CEP, António Montes Moreira, Bispo de Bragança-Miranda, o secretário geral da CEP, Carlos Moreira Azevedo, Bispo auxiliar de Lisboa e o Secretário geral da CEE, P. Juan António Martinez Camino. A última reunião tinha tido lugar em Madrid em Janeiro de 2004.
.





Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 11:37

Casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma aberração natural e a Bíblia diz que é o resultado de as pessoas estarem totalmente afastadas de Deus. Uma coisa semelhante aconteceu no Império Romano que o levou à ruína total e respectiva destruição. Temos também o caso de Sodoma e Gomorra e o mau exemplo da tribo dos Benjaminitas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 01 de May de 2006 17:27

João César das Neves escreveu no D.N de hoje (1/5/06) algo que me parece importante para o tema em debate. Transcrevo o que, em minha opinião, tem a ver com este assunto:

(...)
"A verdade é que vivemos um moralismo legal mais asfixiante e petulante que qualquer teocracia da Antiguidade. Os decretos ministeriais metem o nariz em tudo, do brinde do bolo-rei aos galheteiros nos restaurantes, dos coletes retrorreflectores nos carros aos locais de piquenique. Os menores detalhes da vida privada estão estatuídos em leis, códigos, despachos. A grande parte dos debates políticos da sociedade actual ocupa-se, não de problemas públicos, mas da vida íntima. Num tempo que se julga livre de dogmas e censuras, o grande tema de partidos, deputados, portarias são os hábitos e costumes, o conforto e intimidade, os valores e opções. Não há paralelo na História para esta ditadura moral, nem sequer na república florentina de Girolamo Savonarola. Chegámos ao paroxismo de governos, baseados em maiorias ocasionais, se acharem com direito a redefinir conceitos milenares, como casamento e família, vida e morte.
(...)

Uma coisa é evidente: as gerações futuras vão-se fartar de rir de nós."

N0ta: o negrito é meu

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 01 de May de 2006 18:47

Conceitos milenares como casamento e família? O casamento civil não é um conceito milenar. E os governos não estão a tentar redefinir o casamento religioso, mas o civil, que, como todas as instituições civis, evolui.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 01 de May de 2006 21:13

Penso que nunca foi, em nenhuma civilização, entendido o casamento como algo entre pessoas do mesmo sexo. ´Houve e há a poligamia como há o casamento entre um homem e uma mulher. Penso que nunca esteve definido casamento entre homens só, ou entre só mulheres.
Será que existiu? Em que civilização?
Isso é contra-natura.
Agradeço esclarecimento.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 01 de May de 2006 23:23

A homossexualidade foi aceite nalgumas épocas. Não me lembro em que tribos ou civilizações, mas nalgumas era normal que houvesse casais homossexuais. Nalgumas, mas não me lembro de qual, estes até eram acarinhados, especialmente na guerra, porque os guerreiros estes casais eram literalmente capazes de morrer um pelo outro...

De qualquer modo, que importância tem o casamento ter ou não historicamente sido entendido como algo entre duas pessoas do mesmo sexo? As mulheres também não devem ter sido tidas como iguais aos homens historicamente... Devemos evoluir, e não ficar presos ao passado.

Contra-natura? Em que sentido?

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 09:32

Tudo o que possa dizer acerca do homosexualismo é apenas uma idiotice.
O que me interessa é saber discernir as causas desta calamidade que a evolução hidtórica impurra a humanidade hodierna neste sentido.
Por isso permitam-me que lhes peça que tenham em atenção as palavras sábias do Espirito Santo mencionadas em Romanos cap 1.
Citação:

«20Com efeito, o que é invisível nele - o seu eterno poder e divindade - tornou-se visível à inteligência, desde a criação do mundo, nas suas obras.
Por isso, não se podem desculpar. 21Pois, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram nem lhe deram graças, como a Deus é devido. Pelo contrário: tornaram-se vazios nos seus pensamentos e obscureceu-se o seu coração insensato. 22Afirmando-se como sábios, tornaram-se loucos
23e trocaram a glória do Deus incorruptível por figuras representativas do homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e de répteis.
24Por isso é que Deus, de acordo com os apetites dos seus corações, os entregou à impureza, de tal modo que os seus próprios corpos se degradaram. 25Foram esses que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e que veneraram as criaturas e lhes prestaram culto, em vez de o fazerem ao Criador, que é bendito pelos séculos! Ámen.
26Foi por isso que Deus os entregou a paixões degradantes. Assim, as suas mulheres trocaram as relações naturais por outras que são contra a natureza. 27E o mesmo acontece com os homens: deixando as relações naturais com a mulher, inflamaram-se em desejos de uns pelos outros, praticando, homens com homens, o que é vergonhoso, e recebendo em si mesmos a paga devida ao seu desregramento.
28E como não julgaram por bem manter o conhecimento de Deus, entregou-os Deus a uma inteligência sem discernimento. E é assim que fazem o que não devem: 29estão repletos de toda a espécie de injustiça, perversidade, ambição, maldade; cheios de inveja, homicídios, discórdia, falsidade, malícia; são difamadores, 30maldizentes, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, engenhosos para o mal, rebeldes para com os pais, 31estúpidos, desleais, inclementes, impiedosos.
32Esses, muito embora conheçam o veredicto de Deus de que são dignos de morte os que tais coisas praticam não só as fazem, como até aprovam os que as praticam.»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 10:18

Manuel, vê isto.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 11:21

Afinal até os grupos de homossexualidade conhecem a Palavra de Deus, contudo como todos os preversos a corrompem.
Ora se Paulo considera a homossexualidade como um castigo contra a desbediência a YHWH (em especial a idolatria) não está apenas a condenar essa prática, mas pior ainda mostrar que essa prática é um castigo de YHWH, o resultado do coração perverso dos que ficam inclinados a tais práticas.
Paulo pôs a tónica no homossexualismo como tal castigo infame, mas também menciona outras castigos:
Citação:
«E como não julgaram por bem manter o conhecimento de Deus, entregou-os Deus a uma inteligência sem discernimento. E é assim que fazem o que não devem: 29estão repletos de toda a espécie de injustiça, perversidade, ambição, maldade; cheios de inveja, homicídios, discórdia, falsidade, malícia; são difamadores, 30maldizentes, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, engenhosos para o mal, rebeldes para com os pais, 31estúpidos, desleais, inclementes, impiedosos»
Por fim no verso 32 Paulo diz:
«...são dignos de morte [refere-se à morte-eterna] os que tais coisas praticam não só as fazem, como até aprovam os que as praticam.»
Paulo refere-se aos que conhecem o veredicto de DEUS e não apenas aos pagãos.

Embora os pagãos praticassem nos seus templos todos os tipos de sexualidade em nome dos seus deuses, a crítica de Paulo também é válida (e anda mais) para os que fazem isso em segredo. Nos nossos dias, o sexo, tornou-se um deus para muitos e o seu corpo é o TEMPLO desse deus em vez de se tornar o TEMPLO DO ESPIRITO SANTO. Por isso não ofereçamos o nosso corpo a demónios para o apresentarmos puro ao nosso DEUS (YHWH) como parte integrante do corpo de Jesus Cristo.

Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro.

E tu que estás a ler isto!... Queres ser um membro do corpo de Cristo ou um membro do corpo dos ídolos?! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Escrito por: (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 12:03

"Ora se Paulo considera a homossexualidade como um castigo contra a desbediência a YHWH (em especial a idolatria) não está apenas a condenar essa prática, mas pior ainda mostrar que essa prática é um castigo de YHWH, o resultado do coração perverso dos que ficam inclinados a tais práticas. "

Devo ter sido uma criança muito má,então. Não foi pela idolateria, certamente, que tive educação católica do mais conservadora possível.



Editado 1 vezes. Última edição em 02/05/2006 12:05 por Zé.

Página actual: 12 de 13


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.