Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 20
Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 04:56

Caro Luís:

Nota 1 - No blogue em causa não surgem nomes verdadeiros mas nick-names, pelo que não é de todo possível identificar os seus autores.

A notícia do blogue é, e passo a citar :

"Somos um grupo de pais, que ficaram chocados pela forma como a educação sexual nas escolas tem vindo a ser ministrada, sem seu conhecimento nem consentimento, conforme foi denunciado no Jornal "Expresso" no passado dia 14 de Maio.
Nesse sentido, demos início a uma petição online para que o Ministério da Educação faça uma investigação séria ao que se está a passar.
Dada a enorme adesão a esta petição e sugestões recebidas de milhares de pais, organizámo-nos sob a forma de Movimento de Pais, a fim de lutarmos pelos objectivos enumerados na referida petição.
Uma vez que imensos pais não têm acesso à internet, lançámos a mesma petição em papel, para que todos tenham a oportunidade de manifestar o seu desacordo."

Isto é, enquanto que noutros blogues citados surgem apenas "elegantes" referências de apoio à referida petição, neste blogue parece claramente assumir-se a sua paternidade, (depois negada) talvez por precipitação.
È uma questão de Língua Portuguesa e de interpretação de texto.


Nota 2 – Quem também assume claramente a iniciativa da petição é a "Associação Juntos pela Vida , [www.maternidadevida.org] PROFUSAMENTE e publicitada nos referidos blogues. ( que aliás, até já referem o Fórum paróquias...)

Nota 3 – È um facto que apenas os blogues de extrema direta/direita têm feito publicidade à petição, utilizando uma terminologia e elegância argumentativa-ideológica, bastante sui generis.


Nota 4 - Quem está a pagar a publicidade desta campanha, nomeadamente a publicação de artigos panfletários num jornal de grande tiragem do país e uma entrevista à RR???

Nota 4 – Como vivemos em Democracia, naturalmente existe pela Liberdade de expressão de opiniões.

Ma seria interessante que a Verdade fosse um valor a respeitar.

Sobretudo para os verdadeiros Católicos....

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 05:57

"Carta aberta de um "pai português" ao senhor William Coulson, pervertedor arrependido de crianças e freirinhas...

Senhor William Coulson

Até ler a edição de ontem do Expresso e a carta aberta que, misericordiosamente, dirigiu aos idiotas dos pais portugueses, não conhecia o seu nome.

Espero agora esquecê-lo depressa, porque há sentimentos de náusea que fazem muito mal à saúde mental...

O senhor proclama-se, na esteira de Santo Agostinho, um arrependido. Enquanto teve idade e meios para, sexualmente, perverter crianças e freirinhas, fê-lo.

Agora, na recta final dos seus dias, renega o passado e pisca o olho à Santa Madre Igreja Católica, Apostólica e Romana, encomendando-se talvez à beatificação em vida. São padrões de honestidade intelectual...

No essencial, o senhor veio dizer-nos que, com Carl Rodgers, se considera um dos principais responsáveis pela "epidemia de doenças sexuais" que vem alastrando nos USA.

A gravidade da confissão deveria ter aconselhado as autoridades portugueses a negar-lhe, em 2004, o visto de entrada no país.

O senhor, dada a sua periculosidade, deveria ser mantido em quarentena perpétua. E nem consigo entender como o Expresso, habitualmente tão zeloso na promoção dos valores da castidade, deu à estampo a carta que, a encomenda sabe-se lá de quem (João Carlos Espada?...João César das Neves?...), o senhor resolveu agora escrever aos desgraçados e ingénuos "pais portugueses" que continuam a confiar à escola laica e sensorialista a "educação sexual" dos seus filhos...

Sei agora, e fico a dever-lhe o surpreendente ensinamento, que o instrumento epidémico que utilizou para contagiar e perverter crianças e freirinhas não foi o pénis, mas uma "nova técnica de psicologia" chamada "Clarificação de Valores", que impunemente desenvolveu e aplicou com Carl Rodgers nos anos sessenta e setenta do século passado.

Não resistindo a arriscar o paralelismo, estou agora convencido de que os grupos de encontro e reflexão que, na mesma época, assolaram a Igreja Católica em Portugal visaram os mesmos fins epidémicos, induzindo por contágio o materialismo ateu, o relativismo da educação sexual, a ideologia do "amor livre" e, depois de 74, a homossexualidade, o preservativo, a pílula do dia seguinte (e da noite anterior), o aborto e as chamadas "novas pedagogias"...

Depois de ler e ruminar a sua carta, tomei, radicalmente, uma decisão. Peço-lhe que me esclareça se não estou, como pai de dois meninos ainda ameaçados pela "epidemia", no recto caminho do Senhor (ou do senhor)...

Decidi proibir-lhes (isto já só vai lá com proibições):

1- A masturbação (em público e em privado);
2- O contacto visual ou auditivo com quaisquer imagens ou mensagens eróticas;
3- A excitação sexual, seja sob que pretexto for;
4- A procura de quaisquer respostas para os mistérios da reprodução humana;
5- O estudo e reconhecimento do corpo e dos seus mecanismos fisiológicos;
6- O relacionamento social com meninas ou com meninos suspeitos de inclinações sexualmente perversas;
7- A leitura de quaisquer livros, jornais ou revistas que apelem à chamada "Clarificação de Valores" e práticas afins;
8- O uso do preservativo.

Ocorreram-me muitas outras proibições (já listei para cima de meia centena), mas, por agora, testarei estas. Se falharem (e as demais também), não hesitarei em recorrer à solução final: a castração.

O senhor abriu-me os olhos. Nós, pais portugueses, não podemos facilitar...

Ademar Santos"


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 17:09

Seria excelente, se se retirasse o aspecto politico desta questão, pois nada tem a ver com politica. A verdade a tal obriga. Estamos a discutir questões de educação, questoes sociais, em que o aspecto politico pouco ou nada interessa. Porque se vamos por aí, podemos comparar o PNR ao Bloco de Esquerda, ambos se situam na "Extrema". Um tem direito a ter assento parlamentar, outro não pode sequer existir.
Mas esta é uma falsa questão, que a partidocracia quer impingir ao povo português. Se queres ser moderno e progressista és de esquerda, promoves o aborto, concordas com a liberalização de quase tudo. Porque isto é ser de esquerda. A direita é reacionaria, ultrapassada, conservadora, anti-aborto e anti educação sexual, anti liberalização.
Este quadro mental é absolutamente falso, e é importante fazer com que as pessoas entendam que podem ser da CDU e serem contra a liberalização do aborto.
Querer associar a Luta pela vida e por uma educação sexual à medida dos pais, e amplamente discutida, a extrema direita é uma falsidade monstruosa, que apenas procura manipular as consciencias menos esclarecidas, apenas procura apanhar os incautos. Isto sim é manipulação.
Para alem de ser uma tremenda desonestidade intelectual semelhante teoria.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 17:51

Concordo que a discussão sobre a educação sexual nas escolas, nos termos em que está a ser feita por sectores ultraconservadores é "uma falsidade monstruosa, que apenas procura manipular as consciencias menos esclarecidas, apenas procura apanhar os incautos. Isto sim é manipulação. "

SEm Dúvida!

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 18:34

Então apenas concorda consigo, porque não foi isso que eu disse, antes pelo contrario. O que é uma falsidade monstruosa, e manipuladora, é querer associar esta temática a um contexto politico.
Quem pode ter o direito de decidir pelos outros apenas porque se acha mais progressista?
Penso que este tema ja deu os frutos que tinha que dar, o alertar os pais deste país sobre a educação que querem dar aos seus filhos. Os pais começaram finalmente a abrir os olhos e a associarem-se. A dizer o que pensam.
Foi altamente proveitoso na medida em que o assunto foi discutido, e muita coisa sobre a APF foi mostrada, e qualquer governo de que espectro venha, pensará duas vezes e consultará muito mais gente.
Ficou provado, que longe vai o tempo, em que apenas os sectores mais liberais se associam, mas que outros, igualmente legitimos num país democratico se associam e fazem ouvir a sua voz, porque pagam os mesmos impostos, tem as mesmas obrigações e deveres, e por isso os mesmos direitos.
Por isto tudo, já valeu a pena.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 18:41

Sim, eu acho que certas minorias e frnajas marginais da sociedade têm tantos deveres como os outros e até deveriam pagar mais impostos.. .;))

Acho bem que se associem e não se escondam atrás de organizações pseudo Pro-vida ou que tenham a pretensão de representar os pais e Encarregados de educação...
Nem tenham a pretensão de impor as suas ideologias á larga maioria...


Só é lamentável que utilizem a manipulação, mas isso já foi desmistificado por quem de direito.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 19:12

1º as franjas devem pagar mais impostos??? Os ciganos? Os desempregados? A extrema esquerda?
2º Não existe qualquer "escondimento". Nem procuram representar mais do que representam. Representam os pais que as apoiam. Como os outros pró aborto e educação sexual livre - representam os que representam.
Ninguém pode ter a pretensão de representar qualquer maioria - muito menos os pseudo-progressistas, ou os liberais o o que quer que seja.
3º Qual é a maioria? Como saber se são pais conservadores, ou pseudo-progressistas? Numa sondagem da TSF?
É que se calhar a larga maioria pensa de maneira diferente do que pensamos.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 19:23

1 - AS franjas mais ricas, claro... ( Uma minoria no nosso país)


2 - "Ninguém pode ter a pretensão de representar qualquer maioria"

Ai esse déficit democrático... Já ouviu falar em eleições livres e democráticas??

3 - "3º Qual é a maioria? Como saber se são pais conservadores, ou pseudo-progressistas? "

Fácil. Relativamente a esta questão, os pais e não pais que assinam a petição são

ultraconservadores...

Até agora são apenas nove ou dez mil pessoas, mais ou menos...

Em dez milhões de habitantes, não são de certeza a maioria...

Simples, não é?.

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 20:37

Pode haver:


Pais que concordam! ?

Pais que não concordam! "10.000"

E pais que nem sequer sabem o que se está a passar. Por exemplo, aqueles que nem lêm, os do mundo rural os que lutam e labutam pelas batatas e os que entregam tudo na mão dos professores...
Assim como os dos bairros pobres em Lisboa e Porto, talvez nem tenham um jornal ou uma rádio para ouvir as notícias. Hoje ouvi crianças na Rádio Renascença numa entrevista, que valha-nos Deus!!! O Socrates e a igreja, têm muito a fazer. Ao que esse País chegou. Uns ricos e outros pobrezinhos!
Quando visito Portugal, isso parece uma maravilha...mas pelo que dá a RTPI e o que hoje ouvi na Resnascença isso está mesmo em baixo.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 21:50

Como já afirmei acima, alcançamos o objectivo que foi a de chamar a atenção das familias para esta questão, que o actual governo maioritário esqueceu-se de colocar no seu programa eleitoral para que as pessoas pudessem votar essa questão - o que é objectivamente um lograr os eleitores que votaram nele - mas não é de politica que se trata.
Dada a peticção ter sido on-line, ficámos a saber que 10.000 pessoas que se ligam à internet são a favor da petição. Conforme se viu não foi feita de rua em rua, logo, o universo de utilizadores da net não evidentemente coincidente com os habitantes de Portugal. Ao menos sabemos quantos somos. O outro lado que se afirma maioritário nem de longe nem de perto pode afirmar quantos são.
Depois colocar carimbos nas pessoas não é proprio de cristãos, não entro por essa via.
Fico feliz por termos alcançado todos os objectivos propostos. Chamar a atenção da opinião publica do pernicioso de tal (de)formação que querem dar às nossas crianças. Ainda hoje tive conhecimento que uma associação de Pais de uma Escola Publica da capital - ensino secundário estatal - esteve reunida com o conselho directivo por causa do assunto e as informações que trouxe foram de que não vão avançar na escola com qualquer programa de educação sexual sem uma ampla participação dos pais. É que estavam lá mais 85% dos encarregados de educação numa escola de uma zona pobre de Lisboa.
É um excelente sinal de participação dos pais na educação dos filhos em vez de a deixar na mão de gente tendenciosa e mal formada.
A APF que se cuide.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 23:40

Caros amigos,

Penso que é altura de fazermos um resumo desta discussão.

Toda a discussão gerada à volta desta questão tem sido positiva: é importante os pais participarem (mais) na educação dos seus filhos, da qual são os principais responsáveis. Muitos dos pais não dão a devida atenção à vida dos seus filhos, e não digo que o façam por mal (pelo contrário, muitos dos pais arranjam dois e três empregos para darem melhores condições de vida à sua família), mas infelizmente, somos dos países da Europa que temos menos tempo para estarmos com os nossos filhos. A questão da petição veio ajudar a alertar para o problema da Educação Sexual. Talvez alguns pais tenham aproveitado a ocasião para falar das questões sexuais com os seus filhos. Não sei mas espero que sim.

O aspecto, na minha opinião, menos positivo fui alguma desinformação ou contra-informação que circulou e veio trazer algum ruído. Espero não chocar ninguém, mas não assinei a referida petição. Se não o fiz, não foi por concordar com o actual programa. Não sou a favor nem contra o actual programa pois não o conheço.

Apenas não concordei com o tom da petição, pelo que decidi não assinar. Dou um exemplo.

No primeiro ponto da petição é dito, e passo a citar «1 - Exigem a imediata suspensão deste programa, incluindo as "linhas orientadoras"». Até ao momento, ainda ninguém disse qual era o programa e quais os pontos do programa que não concordam. Quais são as linhas orientadoras e quais é que não concordam.

Hoje, visito o site do MOVE e vejo um comentário sobre as linhas orientadoras. Só que há uma coisa que não compreendo: são referidos (apenas) três parágrafos da «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», nas páginas 116 e 117. Pergunto, num documento de pelo menos 117 páginas há apenas três parágrafos pelos quais não se concordam?

Neste três parágrafos é recomendado um livro espanhol, penso fazer parte da bibliografia do programa, que dá pelo nome de Programa Harimaguada. Pergunto, é apenas o livro da bibliografia o causador de toda esta polémica? Repito, não estou a dizer que concordo com os métodos pedagógicos adoptados pelo o livro em causa, apenas tento compreender as razões do problema, para se conseguir encontrar possíveis soluções.

Depois, existe informação a circular que se a intenção é ajudar a causa da petição, então seria preferível não divulgá-la. Estou a referir-me, por exemplo, à carta do dr. William Coulson. Ao ler a carta, a primeira questão que me vem à cabeça sobre a experiência realizada, é saber qual a formação, vocação e espiritualidade das 600 freiras a ponto de num ano e meio, todas elas terem abandonado o convento!

Enviaram-me também um documento, de autoria do Pe. Nuno Serras Pereira, sobre a IPPF (International Planed Parenthood Federation) da qual a APF é associada, sua história, seus fundadores e algumas mensagens do mesmos. Este documento pouco ou nada fala da realidade portuguesa. Não diz se os responsáveis nacionais da APF subscrevem as mesmas afirmações dos fundadores da IPFF. Repito, não estou a defender a APF, não conheço os programas, nem as linhas orientadores, etc., etc.. Apenas me parece que justificar os possíveis erros da APF com base na fundação da IPPF é tão válido como condenar Bento XVI pelos erros da Inquisição.

Por todos estes motivos, continuo a aguardar até que alguém, com um discurso racional, moderado e pouco emotivo, descreva calmamente o actual programa da APF e os erros do ponto de vista pedagógico, psicológico ou até mesmo teológico.

Todavia, não posso terminar esta mensagem sem vos dar a minha opinião sobre o que NÃO concordo que seja uma educação sexual.

1. Não concordo que se considere uma união homossexual tão natural como uma união heterossexual.
2. Não concordo que se estimule as crianças e adolescentes a iniciarem a sua actividade sexual (relações sexuais) antes da idade adulta.
3. Não concordo que se fale apenas das questões "técnicas" sem se falar de sentimentos, emoções - AMOR.
4. Não concordo que se decida uma questão tão importante da formação do ser humano sem a intervenção dos responsáveis principais pela educação.
5. E por último, não concordo que se politize, estigmatize e manipule uma questão tão importante quanto esta.

E isto leva-me a comentar algumas frases aqui escritas.

A Catolicapraticante diz «Relativamente a esta questão, os pais e não pais que assinam a petição são ultraconservadores... ». Está ERRADO! Não são nem têm que ser. Na lista das pessoas que assinaram a petição há pessoas da esquerda e da direita, cristão e ateus, homens e mulheres. Surpreende-me como é que alguém inteligente como tu, insiste em vez as coisas ou são pretas ou são brancas. Como diz o Pe. João Luis, não é possível alguém que vote na CDU ser contra a despenalização do aborto? Eu penso que sim.

Dez mil pessoas terem assinado, não é uma maioria nem uma minoria. São dez mil pessoas. Estarmos à espera que metade dos portugueses se pronunciem sobre este assunto para se tomar uma decisão é, no mínimo, engraçado. Em Fevereiro último, o actual partido no governo recolheu 45% do votos e que se traduziu em pouco mais de dois milhões e meio de votos.

Em suma, espero que a discussão continue. Que os portugueses, principalmente os que têm a seu cargo a educação de crianças e jovens, se preocupem com esta e outras matérias. Se mantenham informados e assumam activamente as suas responsabilidades. Espero também que a discussão tenda a ser cada vez mais racional e moderada, menos emotiva e fundamentalista. Só teremos a ganhar com isso.

Um abraço,
Luis Gonzaga

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2005 23:46

Subscrevo na integra tudo o que o Luis diz. É precisamente isso que eu penso.
Obrigado pela sintese Luis.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 02:09


A verdade e não a demagogia:

[www.sic.pt]

[www.apagina.pt]

[www.portugal.gov.pt]
Esclarecimento sobre ensino de educação sexual

2005-05-25
Ministério da Educação
Esclarecimento
O jornal Expresso publicou uma notícia sobre educação sexual nas escolas, com chamada de primeira página «Educação sexual polémica», e título «Programa sem controlo» (edição nº 1698, de 14 de Maio de 2005).

O artigo publicado no jornal Expresso contem afirmações falsas assim como inúmeras imprecisões, revelando que a investigação foi feita com pouco cuidado. É enganoso. Parece haver uma intenção de chocar a opinião pública, criar instabilidade, pânico e repulsa nos pais e nos professores.

Assim, importa esclarecer que:

1º - Não foram dadas por esta equipa ministerial novas orientações em matéria de educação sexual nas escolas. Existe sim, um documento de orientações técnicas – «Educação Sexual em Meio Escolar, Linhas Orientadoras» – que está em vigor desde 2000.

Este documento resultou do trabalho técnico da Comissão de Coordenação da Promoção e Educação para a Saúde, desenvolvido entre os anos 1995 e 1998 e que contou com a participação do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde (Direcção-Geral de Saúde), da Associação para o Planeamento da Família (APF) e do Centro de Apoio Nacional da Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde.

O referido documento de orientações técnicas, distribuído então às escolas, não contem

as imagens nem as estratégias educativas que o jornal apresenta.

As estratégias e as imagens que o Expresso publicou, não integram quaisquer materiais

pedagógicos elaborados no âmbito do Ministério da Educação.

As imagens publicadas parecem ter sido escolhidas propositadamente e de forma

descontextualizada para chocar a opinião pública.

2 º - Não existe a disciplina de Educação Sexual nos currículos quer do ensino básico

quer do ensino secundário, nem tão pouco um programa oficial, como é afirmado na

notícia do Expresso.

A Educação Sexual é uma temática transversal aos currículos tal como a Educação

Alimentar ou a Educação Ambiental. Neste sentido, não é verdade que o Dr. João Araújo

possa ter dedicado muitas horas a estudar o programa oficial de Educação Sexual, uma

vez que o mesmo não existe.

3º - Considerando que a «educação sexual» integra um conjunto de temas na área do

relacionamento interpessoal e da saúde sexual e reprodutiva e não constituindo uma

disciplina, não existem manuais escolares, como é afirmado na notícia.

As escolas utilizam materiais pedagógicos, uns do Ministério da Educação e outros das mais diversas entidades.

Como em qualquer outra área transversal, as escolas têm sempre autonomia para

integrar nos seus projectos curriculares o que considerarem ser mais adequado para os seus alunos.

O Ministério da Educação solicitou ao Conselho Nacional de Educação parecer sobre este assunto.



[www.aidsportugal.com]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 02:36

Gostaria de saber a opinião dos foristas sobre ossguintes valores orientadores da educação sexual:

.- o reconhecimento de que a autonomia, a liberdade de escolha e uma informação adequada são aspectos essenciais para a estruturação de atitudes responsáveis no relacionamento sexual

- o reconhecimento de que a sexualidade é uma fonte de prazer e comunicação, umapotencial fonte de vida e uma componente positiva de realização pessoal e das relações interpessoais.

- a valorização das diferentes expressões da sexualidade ao longo do ciclo de vida.

- o reconhecimento da importância da comunicação e do desenvolvimento afectivo e amoroso na vivência da sexualidade.

- a promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

-a recusa de expressões da sexualidade que envolve violência ou coacção, ou envolvam relações pessoais de dominação e de exploração.

- o respeito pelo direito à diferença e pela pessoa do outro, omeadamente os seus valore, sua orientação sexual e as suas características físicas.

- o reconhecimento do direito a uma maternidade e paternidade livres, conscientes e responsáveis.

- a promoção da saúde dos indivíduos e casais, nas esferas sexual e reprodutiva

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 05:01

Luis

Os pais que têm 2 ou 3 trabalhos, só andam no caminho errado. Querem dar tudo aos filhos e depois perdem os filhos. Já aconteceu aquí com pais e filhos. Os filhos, querem amor...............Se os pais andam a trabalhar para onde vão os filhos? Com quem ficam? Quem são as companhias, etc. Os pais são quem devem educar os filhos e terem tempo para os filhos. O dialgo entre pais e filhos é muito importante.
No sábado passado foi aquí a confirmação. Uma jovem foi ser madrinha de uma menina. Na festa social onde havia mais de 30 pessoas, elogiaram a madrinha, era bonita e jeitosa. Estava um padre e um seminarista. O padre perguntou aos jovens o que cada um fazia. Quando chegou à jovem Madrinha, ela disse-lhe que era estudante universitária. A única naquele grupo. O padre ficou orgulhoso pela jovem. A mãe, não se conteve só com o que ouviu. Quando chegou a casa disse à filha. Foste elogiada, por estares a tirar um curso, que eras jeitosa, que estavas bem vestida, que eras bonita, etc. "Agora espero que sejas sempre bonita" :) As mães são todas assim...nunca se calam...e a jovem aproveitaria algo?

CP

Até em alguns adultos há falta de educação sexual...acredita!

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 10:40

CatólicaPraticante:

Estou extremamente chocado com a tua anterior msg! Estamos a falar de CRIANÇAS.
Chegar a uma escola, frequentada por crianças de 10,11 ou 15 anos, e ver um cartaz a promover o uso de preservativos, como quem diz "faz à vontade, se o usares não há problema". Não deveria ser mais no sentido de que "fazê-lo" naquelas idades não é aconselhável apesar da possibilidade da utilização do dito cujo?

"o reconhecimento de que a sexualidade é uma fonte de prazer e comunicação, umapotencial fonte de vida e uma componente positiva de realização pessoal e das relações interpessoais."

brincamos?


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 11:15

Há pouco, não pude continuar a msg anterior.
Vai agora.

"a valorização das diferentes expressões da sexualidade ao longo do ciclo de vida."
" o respeito pelo direito à diferença e pela pessoa do outro, omeadamente os seus valore, sua orientação sexual e as suas características físicas."

Tudo isto daria pano para mangas, não é? Quem vai desenvolver estas idéias junto destas crianças? Defender por exemplo que a homossexualidade não é contra-natura?

Atenção: não defendo a descriminação por "diferenças". Defendo o respeito mútuo.
E não considero a sexualidade "um pecado". Até sou adepto...;-)

Sabe Deus, a ajuda que todos nós precisamos para desenvolver estas questões, em diálogo com os nossos filhos. Mas quem me garante a qualificação moral de um professor? Se até há casos de pedófilos que vão para Padres, com o intuito de se aproximarem com alguma "autoridade" das crianças? Nem aí podemos confiar a 100%!
Em Portugal, qual a percentagem de professores com real vocação para o ser, e mais ainda, influenciarem o carácter dos nossos filhos?

Desculpa, CatólicaPraticante, mas as vertentes das tuas questões, sendo muito pertinentes e inteligentes, colocam-me a dúvida se serão as indicadas para deixar nas mãos de um professor ao acaso. Não ataco as questões. Ponho em causa, por quem e para quem seriam desenvolvidas.

Abraço Fraterno



Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 12:12

VM.
Podias explicar melhor o teu choque??

Desenvolver o teu taciocínio de forma a poderes partilhar com nós todos as tuas dúvidas e os teus valores???

Escreveste:

""o reconhecimento de que a sexualidade é uma fonte de prazer e comunicação, umapotencial fonte de vida e uma componente positiva de realização pessoal e das relações interpessoais."

brincamos? "

Que queres dizer com a epressão "brincamos"?

Não concordas com estes valores? Não é assim que a sexualidade humana deve ser referida ás crianças, jovesn e adolescentes?

Para ti a sexualidade humana não é uma fonte de prazer e comunicação, nem uma potencial fonte de Vida?

Não é uma componente positiva de realização pessoal e das relações interpessoais?

Porque te sentes tão chocado com estes valores?

Em que é que eles te interpelam ?

E se os consideras negativos , podias partilhar connosco os teus valores ou as tuas concepções sobre sexualidade humana?

Não concordas com "o respeito pelo direito à diferença e pela pessoa do outro, nomeadamente os seus valores, sua orientação sexual e as suas características físicas"???

O que propões em alternativa oa respeito pela pessoa do outro?


concordas que o respeito



Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 12:14

Por último, tu próprio admites que:
"Sabe Deus, a ajuda que todos nós precisamos para desenvolver estas questões, em diálogo com os nossos filhos. "

Sim, a formação dos pais e educadores é essencial. A ajuda aos Pais é necessária.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de June de 2005 12:25

Estudo Sobre SIDA no Uganda Sugere Que a Educação Trava a Propagação do HIV




Os programas de prevenção podem desempenhar um importante papel na redução das taxas de infecção por HIV, demonstra um novo estudo realizado no Uganda.

O estudo, publicado no Lancet (Julho 6, 2002;360;9326:41-46), foi realizado entre 1990 e 1999 em 15 povoações limítrofes no Uganda. Descobriu que a incidência do HIV era 37% menor na segunda metade da década do que na primeira metade. Entre 1990 e 1999, a taxa de prevalência do HIV caiu significativamente, especialmente para os grupos em alto risco como os homens com idades entre os 20 e os 24 e mulheres entre os 13 e os 24.

De acordo com o estudo, a taxa total de prevalência de HIV nos adultos no Uganda, desceu de 8,3% em 1999, para 5% no final do último ano. O aparente segredo do Uganda: uma grande campanha de educação conduzida pelo governo que envolveu todo o tipo de organizações, virtualmente a todos os níveis da sociedade.

Os trabalhadores da saúde rastreiam rotineiramente as doações de sangue, e o governo, ao abrigo de um programa especial com o sector privado, torna os preservativos disponíveis por apenas 10 cêntimos por unidade.

O programa de educação também encoraja as pessoas a limitarem o número de parceiros sexuais ou então a mudarem os comportamentos de alto risco.

Programas similares ao do Uganda estão a ajudar outros países a fazerem progressos contra a epidemia. De acordo com a UNAIDS, a Zâmbia poderá tornar-se o segundo país africano a travar a propagação de SIDA: lá a prevalência de HIV entre as mulheres jovens que vivem nas cidades caiu de 28% em 1996 para 24% em 1999. Entre as mulheres jovens das zonas rurais da Zâmbia, o número caiu de 16% para 12% durante o mesmo período.

Wall Street Journal (05.07.02)::Gautam Naik

Página actual: 7 de 20


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.