Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 20
Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:17

EDUCAÇÃO SEXUAL”
A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS, VEM TORNAR PÚBLICO O SEGUINTE:

Congratular-se com o teor da reunião hoje havida no Ministério da Educação com a Senhora Ministra da Educação e com o Senhor Secretário de Estado da Educação e pela qual ficou a saber que:

• Para além do já divulgado pedido de parecer ao CNE, onde a CONFAP tem assento na pessoa do seu Presidente;

• Foi criada uma equipa liderada pelo Prof. Dr. Daniel Sampaio e que inclui os Drs. Margarida Gaspar de Matos e Miguel Oliveira e Silva, para num curto espaço de tempo apresentar resultados da avaliação e acompanhamento da concretização da Educação Sexual como área de saber Universal e Obrigatória no Sistema de Ensino Português;

• Esta comissão proporá e monitorizará o que vier a ser definido como currículo para a Educação Sexual, integrado, em todos os níveis de ensino, na Área de Educação para a Saúde. A universalidade e obrigatoriedade desta área de saber justifica-se para a CONFAP por permitir a todos, durante o Processo Educativo, o conhecimento cientifico e, bem assim, a opção consciente por estilos de vida saudáveis para todos os jovens no respeito pelos princípios definidos pelos Conselhos Executivos da CONFAP e Movimento Associativo de Pais em 2000, 2001, 2002 e 2003;

• A CONFAP disponibilizou-se para acompanhar permanentemente, em articulação com as suas Federações Regionais e Concelhias, o trabalho desta Comissão;

• Como decorre do essencial das posições que nos chegaram de todas as Regionais, quer por escrito quer verbalmente, estão assim garantidas:

- a avaliação nos termos referidos pelas Estruturas da CONFAP e, bem assim, como pelos Pais que nos fizeram chegar essa preocupação;

- envolvimento parental na preparação de um programa de Educação Sexual, através da audição e colaboração da CONFAP e suas Estruturas.


Na verdade:

• Pelo debate existente nas Federações e pelo levantamento do Ministério da Educação foi possível apurar que em nenhuma Escola foi seguida a orientação que o Prof. João Araújo encontrou como possível numa parte da bibliografia anexa às Orientações Curriculares de 2000;

• Aliás, os manuais espanhóis, referidos apenas como referências bibliográficas, reportam-se a uma experiência contextualizada que ocorreu nas Ilhas Canárias não existindo exemplares disponíveis em Portugal;

• Os outros manuais referidos nas Orientações Curriculares devem ser avaliados pela Comissão ora criada, privilegiando-se os manuais produzidos por técnicos portugueses de reconhecida unânime e reconhecida craveira e, sendo editados, possam estar disponíveis também nos Centros de Saúde para divulgação aos Pais pelos Médicos de Família, nomeadamente nas consultas de Planeamento e Desenvolvimento Familiar retomando o espírito das Escolas Promotoras de Saúde.

Assim, em conclusão:

• A CONFAP congratula-se com a renovação do protocolo entre o Ministério da Educação e as instituições que se dedicam à divulgação e formação nesta matéria;

• A CONFAP pede tranquilidade a todos os Pais e Encarregados de Educação que integram o Movimento Associativo de Pais e todos aqueles outros Pais, Mães e Encarregados de Educação que se nos dirigiram e, reitera a sua confiança nos Professores e nas Escolas que introduziram, nos últimos anos lectivos, a Educação Sexual com as Instituições que assinaram o protocolo com o Ministério da Educação e, em especial, com a APF que mantém com estruturas desta Confederação protocolos especializados e contextualizados, que estimulamos na seu prosseguimento.

Lisboa, 03 de Junho de 2005

O Conselho Executivo da CONFAP



Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:20

Alguem aqui anda a mentir. Ou então, a filha da deputada Zita Seabra anda numa escola publica de Lisboa, capital da China ou de Cuba.
Depois dos ordenados e reformas do ministro das finanças, agora, já o Ministro das Obras Publicas tambem sofre do mesmo mal de acomulações de pensões com ordenados, das nomeaçoes para a Galp, com que mais nos irão brindar estes alegres ministros?
Aproveitando a transversalidade dos topicos, meu caro Luis Gonzaga - como é óbvio que concordo com a taxa de 42% no IRS. Está-se ja a ver quem é que a vai pagar hehehe.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:32

CP: obrigado pela tua simpatia pessoal que demonstraste anteriormente e à qual só agora respondo e agradeço.

Voltando ao tópico, como é que achas ser possível separar a educação sexual na perspectiva saúde da perspectiva moral?
Continuo a bater no ceguinho. Desculpa lá... ( veio-me à memória aquela anedota antiga, do novo padre numa paróquia do norte, e que, quando andava a passear com o intuito de conhecer as suas novas ovelhas, viu uma menina de 8 anos, que levava pela arreata uma vaca. - Onde vais, minha filha? - Vou levar a vaca ao boi! - Oh! Que horror! Então não poderia ser o teu pai a fazer isso? - Não! Tem que ser mesmo o boi...)
O que era natural para nós (a maior parte dos "cotas"), como saber por onde as galinhas punham os ovos, saber que as vacas não davam logo o leite com código de barras, o que é que os coelhos passavam a vida a fazer quando não tinham cenouras para roer, não é natural para as novas gerações. Ter mais ou diferente informação sobre sexo, não os torna mais maturos do que nós eramos na mesma idade. O que me preocupa sobremaneira, é quem é que vai "trabalhar" essa informação naquelas cabecinhas! Não achas que vai haver quem promova atitudes chocantes, quanto mais não seja para provar que estamos a progredir em relação aos moralistas?

Abraço fraterno

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:36

Nota de rodapé
A senhora Zita SEabra nunca, em momento algum, referiu que a sua filha, aluna do 9º ano (portanto há imenso tempo) utilizou os manuais espanhóis referidos pelo expresso.

Nem ela,nem nenhum aluno em POrtugal.

Logo,SE alguém mentiu...

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:43

O problema dos Jovens, não é falta de informação, porque a tem e as vezes a mais.
O problema é a qualidade da informação. Como é transmitida, em que moldes, com que fim.
O VM está pleno de razão, como qualquer pai estaria preocupado com quem vai trabalhar essa informação. È que aqueles que estão desejosos de manipular a informação e (de)formar as crianças portuguesas, associados a grandes grupos económicos internacionais da industria farmaceutica, não dão grandes garantias de respeito por aquilo que os pais pensam. Numa mentalidade "marxista" o povo ignorante tem de ser ensinado por quem sabe, e por isso, as classes mais evoluidas devem doutrinar as mais ignorantes. Qualquer pai que não concorde com as ideias pseudo-cientificas da APF, deverá ver-lhe retirado o poder parental, e entregue a criança ao estado, que através de metodos positivos e cientificos educará convenientemente a criança.
Porque será que me estou lembrando de Orwell??????

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:52

Caro VM

Os professores que vão leccionar os conteúdos de ES TERÃO OBRIGATORIAMENTE DE TER UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:54


Os Professores licenciados na disciplina da saúde, por exemplo.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:56

Quanto á tua questão:

"achas ser possível separar a educação sexual na perspectiva saúde da perspectiva moral? "

a minha resposta é SIM,não só é possível como é exigível.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 02:00

Formação dada pela APF.......
Terá credibilidade?Quem são os formadores, quais os livros? Só as ciencias naturais aqui contam? Ciencias humanas deitadas fora?
Andam a brincar com os filhos da Nação, e ainda apaludem.
O fraco rei fez fraca a forte gente......

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 02:00


Deve ser mesmo dada na disciplina da saúde...

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 12:21

Catolicapraticante:
Imagina um/uma professora, com FORMAÇÃO ESPECÍFICA nesta área, e apoiante política e filosófica do BE.
Como é que essa pessoa vai explicar nas aulas, que se deve ter cuidados quando se tem relações sexuais (até aqui tudo bem...), mas que, se por acaso houver um azar, a menina tem várias soluções à escolha...
Sinceramente, achas que o prof vai defender as idéias que eu presumo tu defendas como "praticante" que te afirmas, ou vai simplificar as coisas, desresponsabilizando as consequências com a solução médico-sanitária?
Como separar aqui a "saúde" da "moral"?

Esperemos para ver a solução escolhida, mas que estou preocupado, estou. Nós, católicos, não podemos deixar de fazer pressão junto do poder político para defender aquilo em que procuramos assentar a nossa prática moral, aquilo em que acreditamos ser a postura de vida mais correcta, face à nossa Fé.
Sem nos arrogarmos "impecáveis", mas sempre com veemência.

Bolas... para quem participa no fórum, mais para aprender com quem sabe do que botar faladura, acho que me ando a esticar...

Abraço Fraterno

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 13:45

Um professor deve apenas informar objectivamente.

Que eu saiba, a filiação política, qualquer seja. não é um óbice ao exercício da docência.

Vivemos em Democracia....

A competência científica técnica e pedagógica é que são os critérios.

"se por acaso houver um azar, a menina tem várias soluções à escolha"....

Um azar??

Só a menina ??

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 13:49

Mas,concordo contigo,VM.

"Nós, católicos, não podemos deixar de fazer pressão junto do poder político para defender aquilo em que procuramos assentar a nossa prática moral, aquilo em que acreditamos ser a postura de vida mais correcta, face à nossa Fé. "

É isso que tenho feito. ( eue ecentenas de milhar de pais católicos)

Cumprimentos

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 14:22

CP:
Acerca da menina e "só da menina?". É isso mesmo! 99.99% dos casos é só da menina. Porque ela fica sózinha a resolver o azar!
Li o episódio que escreveste no tópico «Crime do aborto vs defesa do nasciturno» acerca da mulher que auto-provocou um aborto com uma agulha de crochet, e pareceu-me que o fez durante um período de horrível solidão e angustia. Peço desculpa de cruzar os tópicos, mas onde estava a família dela? Os amigos? O apoio médico-psicológico? Porque não te insurges ali contra a ausência dos "competentes científicos" de quem falas aqui? Onde está a tua indignação? Desculpa o tom um pouquito acusatório destas minhas perguntas. Mas, considerando que esta mulher é uma vitima (e é sem sombra de dúvida), onde estão os culpados? Do violador, óbvio. De quem não lhe deu suporte social, psíquico e médico. De quem acha que a melhor solução, seria um aborto dentro do período de tempo legal? Por amor de Deus! Porque não criar condições, dar ao bébé a hipótese de viver e à mãe a possibilidade de o criar com dignidade?

Abraço fraterno


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 15:00

1) Acerca da menina e "só da menina?". É isso mesmo! 99.99% dos casos é só da menina.

Também aqui houve uma evolução...

Esta mentalidade machista pode ser modeificada através de uma correcta educação sexual...

2) A gravidez como "um azar".... Triste conceito!


Uma adequada Educação Sexua e o acesso ao Planeamento Familiar permite que a gravidez não seja uma desgraça, um azar, mas uma escolha autónoma e uma fonte de felicidade....

E uma escolha não apenas da responsabilidade da mulher (visão redutora), mas do casal...

3)Sem entrar em pormenores, que não posso, a mulher em causa teve apoio médico-psicológico.
Só não teve foi o apoio que queria para abortar em segurança,dentro do quadro legal existente, numa fase muito inicial da gravidez.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 15:39

Pra reflexão dos foristas:

Alguns Objectivos Pedagógicos a desenvolver relacionados com a Educação Sexual na

Escola:

"2º Ciclo

- Conhece-se a si próprio, Desenvolve a auto-estima.

- Vive a sexualidade como algo que faz parte do ser pessoa.

- Reconhece os seus direitos,Cumpre os seus deveres.

- Valoriza a igual dignidade do homem e da mulher.

3º CICLO

- Reconhece a importância dos sentimentos e da afectividade vivendo a dimensão sexual.

- Aprofunda o conhecimento das características da adolescência aceitando as mudanças fisiológicas próprias da idade.

- Reconhece a autonomia, a opção livre e a informação adequada como aspectos essenciais para assumir atitudes e comportamentos responsáveis no relacionamento sexual.

- Vive a sua liberdade aprendendo a escolher o melhor.


A família

2º CICLO

- Identifica e caracteriza os diferentes tipos de família.

- Reconhece os valores presentes na família.

3º CICLO

- Identifica a família como lugar de comunicação e de desenvolvimento afectivo.

- Valoriza a família como espaço de.. (encontro e de realização)

- Reflecte sobre a identidade dos grupos no contexto social do respeito pelas diferenças e pelos direitos de cada um.

- Reconhece e promove a vivência dos Direitos Humanos.

- Reflecte criticamente sobre os papéis sexuais estereotipados."

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 15:56

CP:
Para além de não responderes às questões que eu pus, parece-me que tentaste alterar o sentido das mesmas.
Não manipules o conceito "azar". Disse-o no sentido metafórico, de quem, toma como primeira solução para uma gravidez não planeada o aborto.
Porque é que és tão amarga nas tuas intervenções?
Um abraço fraterno para ti, irmã em Cristo.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 16:10

VM:
Penso que respondi com clareza ás tuas questões.

Para mim, se um professor tiver formação e competência técnica,científica e pedagógica adequada, estará apto a leccionar os conteúdos de Educação Sexual.

Ninguém deve ser limitado no exercício da sua profissão por questões de filiação política...

Talvez possoas esclarecer melhor o conceito de "azar"...

Quanto à amargura....

Hum.... há um outro forista que diz que o meu problema é precisamente o contrário,o excessivo optimismo... e felicidade....

;0))


Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 19:20


CP

Não pode ser uma professora como tu:) senão os jovens estragavam-se com essa liberdade total que lhes queres dar.....ehehehehe
Os professores para a disciplina de Educação Sexual têm de ser selectivos. De preferência um professor católico, se os alunos forem católicos, claro.

Os jovens que se guardem até encontrarem a pessoa certa e a altura certa.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 20:15

Eu subscrevo os objectivos GERAIS que a catolicapraticante propõe para um eventual programa de educação sexual... na íntegra... reconheço a demasiada generalidade de alguns... mas parece-me um bom ponto de partida...

Abraço fraterno

Miguel

Página actual: 11 de 20


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.