Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 20
Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 23:14

Que, claro são bastante próximos e praticamente coincidentes com os princípios defendidos pela APF e aqui referidos anteriormente.

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de June de 2005 17:39

Crianças aprendem tudo sobre sexualidade
projecto Centro Comunitário de Esmoriz desenvolveu programa educacional nas escolas Objectivo é derrubar tabus entre pais e filhos

Natacha Palma

"Muito do que falámos eu já sabia, mas gostei, sobretudo, de aprender como é que o bebé se forma na barriga da mãe", afirma a viva Carole Vanessa, de apenas nove anos. Já Luís Sá, do alto dos seus 11 anos, afirma, decidido, que só quer ter relações sexuais depois de atingir a maioridade. "Só quero ter relações sexuais quando fizer 18 anos. Primeiro temos que estudar, trabalhar e só depois é que se faz a vida", indica o rapaz.

Perspicazes, os pequenos conversavam à laia do que aprenderam sobre amor, relacionamentos e sexo, durante o ano lectivo que está quase a terminar, com o projecto "À descoberta com... o Zé e a Maria".

O programa decorreu em cinco escolas das freguesias de Cortegaça e Esmoriz, em Ovar, foi promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz e cofinanciado pelo programa "Ser Criança", desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social.

Não e não

Aprender a dizer não. Não ao abuso sexual, não à gravidez e maternidade precoces e não ao risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Essas foram outras questões também abordadas pelos futuros adultos, durante 15 sessões semanais.

Uma equipa de duas psicólogas e uma técnica de serviço social levaram 102 crianças do quarto ano (no total) a falar, questionar, aprender e a brincar à volta de temas como o corpo, a reprodução, os afectos, as emoções, mas também a higiene, a alimentação e a resolução de conflitos.

Convívio final

Ontem, num convívio realizado no Parque do Buçaquinho, em Esmoriz, deu-se por terminado o primeiro dos três anos de duração do projecto que não teve por alvo apenas as crianças, mas também os pais delas.

Segundo a psicóloga Diana Daniel, os progenitores, que desde o princípio foram muito receptivos à ideia e ao projecto foram, também eles, elucidados sobre as melhores formas de abordagem da sexualidade juntos dos filhos.

Até porque, segundo Jacinta Valente, directora do Centro Comunitário de Esmoriz, os números relativos a gravidezes precoces no concelho de Ovar, obtidos junto dos centros de saúde locais e dos hospitais de Santa Maria da Feira e de Ovar, demonstraram a pertinência que tal trabalho implica, de facto.

Noções deturpadas

Não é, por isso, à toa que, segundo Maria da Conceição Oliveira, coordenadora do grupo do quarto ano da Escola EB1 de Matosinhos de Baixo, no concelho de Ovar, o tema da sexualidade não era novidade para a maioria dos alunos, embora não fosse visto como algo natural, tendo, muitas vezes, "noções deturpadas".

Números

102

crianças Do quarto ano do ensino básico do concelho de Ovar participaram no projecto "à descoberta com... o Zé e a Maria".

3 Pessoas Compõem a equipa que, quinzenalmente, visitaram as crianças para lhes falar sobre sexualidade duas psicólogas e uma técnica do serviço social.




Jornal de Notícias




Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de June de 2005 19:19

um interessante testemunho cristão
[conversa2.blogspot.com]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 09 de June de 2005 12:16

Olá CP
Só agora posso responder ao teu pedido para definir "azar". O que é que achas que vem à cabeça de uma jovem (estudante, 14/15 anos, e solteira, por ex.), quando depois de umas "brincadeiras" verifica que está grávida?
Será que ela pensa: Uauuuu!!! Fixe! Que soooorteeeeee!!! Vou dizer a toda a gente para fazerem o mesmo e não terem o azar de NÃO ficarem grávidas.

Quando eu falo em "azar", no contexto em que o disse, mostra-te que tenho uma mentalidade redutora e retrógada? Por favor! Sou pai de 4 filhos também. Graças a Deus.
Gostaria de dizer-te, que só com uma dessas "notícias" que a minha mulher me deu (não sei porque é que vocês mulheres hão-de ser sempre as primeiras a saber...:-)), eu não fiquei muito entusiasmado. O 3º ainda era muito bébé, ainda de peito, e pumba! Aconteceu. (azar!- pensei eu:-)) Logo numa altura em que estavamos a atravessar apertos, em que a minha mulher estava a recuperar forças do 3º filho, enfim, não vinha nada a calhar. Quando transmiti a notícia à família, a minha mãe, reparou logo no meu "entusiasmo". E deu-me uma dica...: Filho, não te preocupes, pois um filho quando nasce, trás sempre um pão debaixo do braço.
O que é certo, é que fomos abençoados com uma menina, ao "fim" de 3 rapazes, e que obviamente, é a luz dos meus olhos.
Pareço-te "redutor" quando me preocupei com a questão de como providenciar alimentação e educação para uma tribo de 6?
Acho que não. Estavas apenas dentro do teu estilo (no bom sentido, como dizia o outro).
Que classifiquei erradamente de amargo. Alteraria para deliberadamente provocador - esperando sempre uma "quente" reação. Cá para mim, fartas-te de rir, aí atraz do ecrã... ;-)

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de June de 2005 14:01

Caro VM. sim, confesso, às vezes, rio-me bastante.. ainda noutro dia a o ler um post de uma outra divertida forista aqui do paroquias, chorei a rir...

Enfim...

Voltando ao conceito de "azar".

Quando dizes "azar" ao referire-te a uma gravidez, é com uma conotação extremamente negativa.

Queres com isso dizer que não só a gravidez não foi desejada como foi fruto de um acaso. Não foi uma escolha pessoal ( Daí a expressão jogos de azar)...

E isso, de acordo com o teu testemunho pessoal, tanto pode acontecer aos 15 como aos trinta anos, tanto pode acontecer aum casal no centexto do casamento como fora dele, tanto pode acontecer a uma mulher, como a um homem.
Tu próprio te confrontaste com essa situação.

Não é portanto - e cada vez é menos- um problema apenas da mulher.


E não, não é nada redutor a preocupação de uma mãe ou de um pai em "como providenciar alimentação e educação para uma tribo de 6? "

Sei bem o que isso é ...

Mas vejamos - só me dás razão, na tua exposição...

A gravidez não deve ser considerada um azar mas uma escolha do casal, através de um

adequado Pleneamento Familiar e de escolhas conscientes e responsáveis,

nomeadamente de métodos contraceptivos seguros, se isso for a opção do casal...

Atenção que o aborto não é um método contraceptivo enm deve ser utilizado como

Planeamento...

Ora precisamente para que não existam azares, mas "alegrias" é que serve uma boa

Educação SExual...

Qulaquer que seja a idade, pois há muitos adultos que bem precisariam ....

Quanto ao ditado popular "pois um filho quando nasce, trás sempre um pão debaixo do braço. ", era bem que assim fosse...

Infelizmente, em cada tres segundos mporre no mundo uma criança vítima da

subnutrição e da pobreza. Enquanto estou aqui a teclar e tu estás a ler jé morreram umas dezenas...








Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de June de 2005 04:00


Tu choras desse lado a rir,

Nós vamos fazendo terapeutica porque faz bem à pele:)

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de June de 2005 10:51

Pois, nota-se....

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 11 de June de 2005 11:54

Cara CP:
Concordo contigo em tudo o que escreveste na msg anterior. Mas não invalida que continue a não confiar a 100% nos futuros "educadores sexuais". Qual a preparação moral destes? Que tipo de ensinamentos "práticos" vão eles transmitir às nossas crianças? A educação é necessária. Ponto final parágafo. Mas, sabes bem o "pseudo- progressismo" que vai nalgumas cabeças iluminadas. P'rá fentex sim... mas... alto e pára o baile, quando se baseia em que o uso do preservativo permite e resolve tudo (atenção que eu não sou contra o uso do mesmo - sou um celibatário não praticante... ;-) ).
Daí a pergunta: É esta a Educação Sexual que queremos? - Pegunta mais pertinente ainda do que no ínicio deste tópico, depois do que aqui se manifestou.

Abraço fraterno, e bom fim-de-semana para todos

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 13:45

Urgentemente

É urgente o Amor,

É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras

ódio, solidão e crueldade,

alguns lamentos,

muitas espadas.

É urgente inventar alegria,

multiplicar os beijos, as searas,

é urgente descobrir rosas e rios

e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros,

e a luz impura até doer.

É urgente o amor,

É urgente permanecer.

Eugénio de Andrade

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 13:54

e para concluir uma humilde homenagem a um dos maiores poetas portugueses, aqui vai um dos mais belos, doces e sombrios poemas sobre o amor....

"Adeus

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.

Eugénio de Andrade



E que tem a poesia a ver com Educação Sexual? TUDO!

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 15:14


Tenho um apartamento numa cidade com a "Rua Avenida Eugénio de Andrade". Não sabia quem era Eugénio de Andrade, foi preciso morrer para saber que era um Poeta... lol

Ele foi casado? Tem filhos?

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 15:39

Que bizarras perguntas sobre um poeta...

O valor das pessoas passa apenas pelo casamento e pelos filhos?

O conhecimento dos poetas passa exclusivamente pelo estado civil e pela capacidade reprodutora?

Fernando Pessoa foi casado? Teve filhos? Luíz Vaz foi casado? Teve filhos? Florbela Espanca foi casada? Teve filhos?

E isso tem algum interesse relativamente ao mérito literário de um autor (a) ?

De qualquer forma, para quem não conhece Eugénio de Andrade, um dos maoires poetas portuguesse do século XX, aqui fica alguma informação e alguma – pouquíssima - da poesia que escreveu, de entre as luminosas páginas e páginas que alimentaram muitos .....

[www.astormentas.com]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 16:01


Como neste tópico foi colocado um poema, podia ter sido bom Pai, bom Marido ou um bom professor de sexualidade...só perguntei:)

Além disso, obrigada pelo site:)))



Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 16:12

SE não percebeste a relação, nada sabes de amor... Pobre de ti.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 16:19


Pois, tu sabes tudo.....eheheheh


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 16:38

De forma alguma! Nestas áreas, estou sempre a aprender...

Mas olha, estás sempre a tempo de aprender... SE precisares, é ´so dizer.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 16:46


Por isso, ando por aquí :))) E acredita que já aprendi muito...

Hoje aprendi quem foi Eugénio de Andrade:) Até o fiquei a conhecer por fotografia.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 16:48

:))
E espero que leias os seus poemas...

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 17:15

Amiga, CP

Ainda que de forma elementar compreenda porque colocaste aqui estes poemas, gostaria que explanasses, devidamente, como para ti se relacionam estes poemas com a sexualidade.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de June de 2005 18:34

Amiga T:

Por enquanto aqui vão alguns poemas para responder à tua questão... Mas, se não

consegues sentir na pele o erotismo das palavras esculpidas em carne, pouco te

poderei explicar...

(excelente forma de iniciar uma aula sobre sexualidade...)


TENHO O NOME DE UMA FLOR

Tenho o nome de uma flor

quando me chamas.

Quando me tocas,

nem eu sei

se sou água, rapariga,

ou algum pomar que atravessei.

in «As Mãos e os Frutos», 1948


"Respiro o teu corpo

Respiro o teu corpo:
sabe a lua-de-água
ao amanhecer,
sabe a cal molhada,
sabe a luz mordida,
sabe a brisa nua,
ao sangue dos rios,
sabe a rosa louca,
ao cair da noite
sabe a pedra amarga,
sabe à minha boca.

Eugénio de Andrade"



"Vê como o verão

subitamente

se faz água no teu peito,

e a noite se faz barco

e a minha mão marinheiro. "



"Creio que foi o sorriso,

sorriso foi quem abriu a porta.

Era um sorriso com muita luz

lá dentro, apetecia

entrar nele, tirar a roupa, ficar

nu dentro daquele sorriso.

Correr, navegar, morrer naquele sorriso."



A explanação, que pretendes teórica e elementar parece-me inútil ....



Página actual: 12 de 20


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.