Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 10 de 20
Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 01:12

Não posso concordar com uma visão pessimista da sociedade... de facto, eu sou dos que acho que, talvez nao em tudo ok, mas de forma geral hoje a sociedade está bem melhor do que há 50 anos atrás. Essa nostalgia pelo passado não me parece séria, é um tópico cultural, desde que há homem (e registada desde a mais alta antiguidade, desde que há escrita).
Não acredito que hoje haja mais violência diolência doméstica do que antes. Não nego que hoje exista e muito... apenas me recuso a ver o passado como algo idílico, quando a mulher vivia em casa entre outras mulheres proibida de contactar com outros homens senão os familiares ou o marido e filhos, impossibilitada de tr qualquer outra vida e qualquer independência em face do seu 'chefe'. Depois, mães prostitutas, doentes marginais, paupérrimas, sempre as houve. Sempre... Nunca existiu a imagem idílica do passado do campo quando as crianças viviam felizes e contentes no bucolismo da Primavera... a mortalidade infantil era enorme!!! A miséria, o anlafabetismo era terrível!!! O trabalho infantil!!! Hoje é mau, mas recuso a ideia de ser pior... Dantes os pais não eram melhores nem piores pais do que hoje... quem não sabe que os rapazes eram quase sempre iniciados na vida sexual, levados pelos próprios familiares, a casas de prostitutas? Por amor de Deus!!! Repito: hoje as coisas não estão boas, mas não estão piores.
Nao tenho também pior imagem dos professores... talvez de alguns, como em todo o lado, mas a desconfiança generalizada sobre os professores é algo que deve ser combatido... pessoas com vidas familiares completamente desestruturadas, obrigados a constantes movimentações pelo país todo... obrigados a viverem afastados da família, muitas vezes sem quaisquer ajudas de custo... acho incrível a desconfiança sobre essas pessoas que hoje têm, na sua larga maioria, uma formação pedagógica... o mal é o pais e não só acharem que sabem tudo e muito melhor do que qualquer professor... ainda há poucos anos dava ainda aulas num colégio e era incrível o que eu ouvia dos pais como senhores de todo o saber!!!
Eu sei que há anos atrás havia pelo menos tantos perigos como hoje... não os mesmos... mas havia outros... A discussão não deve basear-se nessa dicotomia tão datada de uma espécie de idealização de um passado de ouro... é um tópico cultural que, de tão gasto, não tem credibilidade.

É função da Igreja dizer NÃO à perspectiva de que hoje ter um filho "é tornar uma familia doentes cardiacos potenciais"... é exactamente o contrário que a Igreja ensina: para as famílias, um filho deve ser o sinal máximo da alegria, o corolário e o símbolo máximo da união amorosa entre o homem e a mulher, o sinal da participação do homem na criação divina...

Abraço fraterno

Miguel

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 02:03


Subscrevo inteiramente o post MIguel.

E não se trata de uma mera opinião ou uma questão de Fé ou optimismo.

Sobre a dramática evolução positiva da sociedde portuguesa nos últimos quarenta anos,basta consultar:

- as estatísticas de mortalidade em Portugal , incluindo a mortalidade infantil...

- a mortalidade materno-fetal – o número de mulheres que morriam devido á gravidez e parto...

- as estatísticas de criminalidade, como o crime violento - homicídios e o índice de infanticídios à nascença, por exemplo...

- as estatísticas globais de bem estar das famílias,

- os índices de analfabetismo...


Basta observar a sua evolução par compreender como a sociedade portuguesa mudou radicalmente, para melhor... São factos.

O post do VM refere uma outra mudança – há quarenta anos não havia qualquer tipo de assistência em saúde , nem preocupações sociais...

Quanto à violência doméstica ou aos maus-tratos a crianças, é aí que reside a maior mudança, para melhor...

Hoje a violência doméstica ou o abuso de menores surge como um facto socialmente intolerável, como um Crime.

Antes, a violência doméstica, associada ao alcoolismo, à menoridade social da mulher, a um certo marialvismo e à simples miséria, era um valor nacional...

O espancamento das mulheres e crianças era quase uma obrigação cavalheiresca ou mesmo um dever conjugal... A educação das crianças( mesmo naescola) era com pancada. O espancamentoe estava institucionalizado.

Os adágios portugueses " quanto mais me bates mais gosto de ti", ou, relativamente à educação das crianças, "numa mão o pão na outra o pau", não são meros ditados populares.

Exprimem os valores dominantes na sociedade da época, em que a violência no espaço doméstico - sobre mulheres e crianças era considerada sociologicamente normal e até moralmente desejável... E claro, MUITO MAIS FREQUNTE do que hoje em dia...

Hoje, Passou até a ser crime. Até à década de oitenta, por exemplo, ainda era desculpável penalmente que o marido assassinasse a mulher por "questões de honra"...

As visões catastrofistas e apocalípticas da realidade são irrealistas...( Além de pouco cristãs..)

Quanto à paternidade responsável, como escolha e fonte de alegria, afinal quem tem uma visão negativa da maternidade /maternidade não sou eu ou a APF...
Quem escreve que .." o"hoje ter um filho "é tornar uma família doentes cardíacos potenciais"..está a sugerir que o melhor mesmo é não ter filhos...

Quanto à questão da educação sexual as escolas, o Jl continua mal informado.
Assim, ao contrário do que exigiam as tais franjas marginais neoconservadoras, através de uma petição e manipulação de informação:

1 – A Educação Sexual não vai ser suspensa do Ensino.

2 – Não se vai tornar Optativa mas OBRIGATÒRIA.

3 – Vai mesmo ser renovado o Protocolo de colaboração já existente com a APF.

4 – Os valores de referência propostos pela APF baseados em critérios técnicos e científicos vão ser mantidos...


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 02:15

"Associações de prevertidos como a Abraço distribuem preservativos nas escolas e incentivam o sexo seguro e a fartazana." ??


Tanto preconceito e falta de informação básica..

Incentivar o sexo seguro é um imperativo moral.

Aqui fica para os foristas interessados, alguma informação [www.abraco.org]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 02:42

Mais uma vez a diferença.....
A abraço nao informa. Deforma. Basta ver o site.
Quanto as certezas da forunauta, eu nao estava tao certo.
Primeiro porque a APF nada tem de cientifico. Deve ser como o ordenado do Ministro das Finanças e a sua reforma. Ou o Gomes na Galp.... boys for the jobs. E nós fazemos economias claro. Mas como afinal temos governo enfim...
Em lado nenhum vem a continuação do protocolo com a APF. Dado ainda nao ter sido divulgado pela forista CP, suspeito que deve ter desistido da Confap. A menos que esteja dos dois lados da barricada. Porque ao que consta a Confap demarcou-se da APF.
Ainda foi agora encomendado um estudo, e ja a forunauta conhece as medidas que esta caricatura de governo vai tomar? Como sabe isso? Nao me diga que o estudo é só para dar umas massas ao mano do presidente da republica, porque o que vao fazer ja esta decidido independentemente do estudo.
Calmamente vamos aguardar, sem inventar que é bem melhor.
O ser pai hoje ser cardiaco potencial nao tem mal nenhum. Amar é isso mesmo.
Quando os rebentos da nossa CP começarem a andar na noite, a chegaren bebados a casa ela saberá o que se trata. Como ainda são crianças de mais.... a gente desculpa.
Ao que parece basta estar filiada numa ONG americana para se ser cientifica.
Não tarda a APF tem mais congeneres.
Como a abraço e os seus valores gay.
Essa sim é que nao tem qualquer credibilidade. Tem mais a dieta da Guida Martins. Ao menos a moça emagreceu hehehhehehhe

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 04:01

"NotÍcia:



"Em consequência da polémica, a ministra, , solicitou ao Conselho Nacional de Educação um parecer sobre o modelo de educação sexual, a integrar no trabalho da comissão.


Até esta decidir sobre o caminho a seguir, renovar-se-ão os protocolos com as associações que têm feito formação escolar nestas áreas. "

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 04:07

"Quando os rebentos da nossa CP começarem a andar na noite, a chegaren bebados a casa ela saberá o que se trata. Como ainda são crianças de mais.... a gente desculpa"

Como não sabe a idade dos meus filhos, agradeço que não teça comentários idiotas sobre o assunto.

SE o senhor costumava "chegar bebedo a casa", não deve por isso concluir que esse é o comportamento dominante nos adolescentes



Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 04:26


Infelizmente em Portugal os bares estão abertos até pela manhã. No Canadá os bares fecham todos, fecha tudo às 3 da manhã. Aquí dou culpa ao governo, não só aos jovens. Falei com uma mãe em Portugal, que não dormia enquanto o fillho não chegava a casa, por vezes às 8 da manhã. Claro, que isso faz mal ao coração.....claro, que é dificil criar filhos nos dias de hoje em Portugal.


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 08:11

No canadá os jovens não consomem alcoól tabaco ou drogas ilegais...
Até parece...
Mas correm outros riscos...

[www.christianity.ca]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 09:46

(do Tozé)


Não me vou embrenhar muito na discussão porque me parece que as posições dos diversos participantes estão suficientemente claras...

Não consigo entender como, em 2005, ainda há sectores minoritários no mundo católico que ainda têm medo de uma educação sexual baseada em fundamentos ciêntificos... e como homem casado e pai de quatro filhos rio-me quando vejo alguns sacerdotes proclamar arrogantemente certezas sobre matérias relativamente às queis é evidente que apenas têm um conhecimento muito indirecto, sobre matérias que não fazem parte da sua expeiencia diária. São teorias muito bonitas, mas que morrem na expeiencia diária da vida em casal. Para se falar com autoridade de certas coisas é preciso vivê-las.

De qualquer modo há um aspecto relativamente ao qual essas pessoas com visões mais obscurantistas e dogmáticas (onde pntifica o nosso Pe JL). É o facto de ser cada vez mais evidente que o conjunto de notícias do Expresso (incluindo o rídiculo artigo sobre as 600 freiras que deram em Lésbicas) foram uma manipulação grosseira e infundamentada dos justificados receios dos pais, com o objectivo de salvaguardar contratos e financiamentos assumidos pelo anterior governo perante instituições que por abordarem estas matérias de um ponto de vista doutrinário e não cientifico não devem naturalmente ser parceiras do estado nestes processos. É interessante perceber quais as ligações politico-partidárias dessas pessoas:a extrema direcita racista e xenófoba, como seja o PNR.

Naturalmente que cada família têm o direito de transmitir aos filhos os valores religiosos que entende e pode e deve fazê-lo nos locais próprios. Aceitar que nas escolas se ensine que não se informe do papel do preservativo relativamente à prevenção da gravidez e da difusão das DST é o mesmo que aceitar que se ensine que não se devem fazer transfusões de sangue, mesmo que a pessoa corre risco de vida , porque isso não está de acordo com os valores de um outro grupo religioso minoritário ( as testemunhas de Jeová)


Acho muito triste quando vejo padres rematarem conversas com o velho argumento de que "eu sou Católico e ensiono o que a Igreja ensina, e ponto final!". Perfiro muito mais os que perente uma situação qualquer dizem que devemos procurar aprofundar, à luz do evengelho, qual a vontade de Deus relativamente a este tema.

A Igreja já ensinou que o Sol se movia à volta da terra, Padre João Luís... até ia fazendo um das maiores figuras da história da humanidade pagar com a Vida a sua convicção do contrário. Toda a gente sabe como a fundamentação da actual "posição" sobre as matérias ligadas à sexualidade foi decidida poir uma estreita minoria na comissão de peritos o que levou o Papa Paulo VI a uma longa hesitação antes da sua aprovação.

Para terminar, não sera preferível que nós, os Cristãos, dedicásemos mais energia a falar de Amor em vez de Sexo... como diz a canção "amor é cristão, sexo é pagão"

Um abraço a todos


Toze Monteiro
( casado cum uma Catolicapraticante)

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 14:52


CP

Ah.....sempre Portugal tem padres bons, pelo menos ainda não se viu esse escandalo nas igrejas de Portugal.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 15:30

Não comento o que o Senhor António José Monteiro refere à minha pessoa, na medida em que é claro que neste forum não se discutem pessoas {...}
Quanto ao pagar com a vida por defender que a terra anda à volta do sol, pois, pelo que aprendi, Galileu morreu velhinho e não foi morto.... {...}
Lamento as visões obscurantistas do casal Monteiro, que pensa que os padres nasceram de Cegonhas, não nasceram numa familia, não tem irmãos, nem pais, e vivem em celas, alheados dos problemas das familias. Está na hora de abrir olhos {...}.
Leia os posts anteriores e verá que todos concordamos com a educação sexual - inclusivé os padre, inclusivé eu.... A questão é que modelo.
Não este certamente....
Há pais com visoes muito oscurantistas.... será que são bons pais? Não basta dizer que se é pai ou nem conceber e dar à luz....
Pelo que vejo aqui, há pais que deveriam ir para uma escola de pais. {...}
Mas cada qual é como é.
____
Editado por Alef: Substituí algumas expressões por reticências entre chavetas. ©Alef



Editado 2 vezes. Última edição em 04/06/2005 16:05 por Alef.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 17:09

Caros amigos:

Renovo o convite a manter o «fair-play» e a poupar aos moderadores a ingrata tarefa de andar de tesoura na mão. A noite que passou foi pródiga em galhardetes pessoais, que em nada enobrecem o debate e/ou os seus participantes. Infelizmente alguns desses galhardetes já tiveram resposta, e mais ou menos na mesma moeda, pelo que a «edição» se torna algo complicada. Reitero que NINGUÉM tem aqui o direito a fazer fazer comentários depreciativos sobre as pessoas nem a expressar suposições sobre a idoneidade pessoal e moral do interlocutor. É infeliz a mensagem do P. João Luís Paixão, das 2:42, quando diz:
Citação:
«Quando os rebentos da nossa CP começarem a andar na noite, a chegaren bebados a casa ela saberá o que se trata. Como ainda são crianças de mais.... a gente desculpa».
Este tipo de mensagens é intolerável e se não tivesse recebido resposta (ainda por cima, na mesma moeda), teria sido convenientemente «podado». Depois o mesmo P. João Luís responde ao Tozé:
Citação:
«Não comento o que o Senhor António José Monteiro refere à minha pessoa, na medida em que é claro que neste forum não se discutem pessoas».
Ora bem, entendamo-nos: quem semeia cardos não colherá espigas. Mais uma vez, não estou a defender ninguém em concreto. Dirijo-me desta vez mais ao P. João Luís, por uma sua frase bastante infeliz que não pude retirar a tempo. Mas a obrigação de respeitar as normas do bom senso (de que as «Regras de funcionamento» pretendem ser de alguma forma uma explicitação), são para TODOS.
Shalom!
Alef

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 17:58

Alef

Também não concordo com a frase que a CP escreveu ao padre João Luis:

SE o senhor costumava chegar bebado a casa...............

Estamos aquí a discutir algo importante para a vida dos jovens Portugueses, já sabemos que os defensores da igreja, são outra coisa...Mas cada um pode optar pela educação que deseja dar aos seus filhos. Nós optamos por educar os nossos filhos da melhor maneira, mas eles acham que a maneira deles é melhor. Pelo menos nós pais, deitamos a semente à terra e fico de conciência tranquila.
Agora eu dizer à minha filha toma a pilula, ao meu filho dizer-lhe usa preservativo, era o mesmo que lhe dizer vai para a rua e faz sexo. Além disso aquí no Canadá, já há muitos anos que ensinam a disciplina da sexualidade. Até todas as escolas têm um psicólogo, uma enfermeira e um Gestor. O secundário tem cada escola um policia. Que penso que em Portugal nada disso ainda passou pela cabeça ao Socrates. A policia vai às escolas uma vez por semana, informar e mostrar filmes aos jovens, que não se deve tomar drogas, roubar, etc.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 18:15

{.............}
No Coment's

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 19:34

Ana:

É preferível não levar por diante essa sistemática reincidência nas comparações particularistas entre a realidade canadiana e portuguesa. São mundos bastante diferentes e as comparações particularistas são muitas vezes mais enganosas do que se pensa. E prestam-se sempre a contra-exemplos. Pior do que isso, estas frequentes comparações têm-se manifestado contraproducentes para o bom ambiente do fórum. Sobretudo se as comparações denotam a pretensão de diminuir alguém.

Alef

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 19:50

Alef

Por vezes pode passar por este fórum um politico e pode aprender...lol

Re: É esta a Eduaçăo Sexual que queremos???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2005 20:00

Alef

E não podes ver a nossa amiga PC sempre a diminuir os outros? Ou ela pode??? Ou ela é que faz andar este fórum? A ti respeita-te ao Luis também, de resto, pensa bem...

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de June de 2005 16:05

Caros amigos,

Não sei até que ponto esta discussão não entrou em loop, repetindo-se alguns dos argumentos, e recorrendo sistematicamente às questões pessoais (à falta de outros motivos mais válidos).

Convido-vos a deixar este assunto marinar até novos desenvolvimentos, por exemplo, aos resultados da comissão agora criada para analisar o assunto e fazer uma nova proposta.

Luis Gonzaga

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:06


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2005 01:09

Nova educação sexual já este ano


fernanda câncio

"A comissão que nomeámos para avaliar a situação da educação sexual nas escolas deve apresentar os resultados da sua análise e as suas propostas ainda este ano", disse ao DN a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. A proposta da comissão presidida pelo psiquiatra Daniel Sampaio, deverá, de acordo com o que o DN conseguiu apurar, ser aplicada num grupo de escolas piloto, para avaliação, a partir do próximo ano lectivo (2005/2006).

(...).

Sampaio e Gaspar de Matos já criticaram a transversalidade por mais de uma vez e Miguel Oliveira da Silva defende que deve ser criada uma disciplina específica de educação sexual - ideia com a qual Gaspar de Matos não concorda.

Para a coordenadora nacional do estudo da Organização Mundial de Saúde sobre

comportamentos juvenis relacionados com a saúde, é fundamental que a educação

sexual continue a ser integrada na área de educação para a saúde, que inclui, por

exemplo, a prevenção do consumo de estupefacientes.

Também a Confederação Portuguesa das Associações de Pais (CONFAP), que ontem

reuniu com a ministra e se disponibilizou para "acompanhar o trabalho da comissão"

defende a manutenção na área de educação para a saúde, frisando também que a

educação sexual deve ser uma "área de saber universal e obrigatória no sistema de

ensino português", contrariando a petição lançada por um movimento de pais (MOVE) no

sentido do seu carácter opcional.

A petição surgiu na sequência de um artigo do Expresso em que se descreviam práticas

de educação sexual que o ministério e a CONFAP dizem nunca terem ocorrido nas

escolas portuguesas.

Página actual: 10 de 20


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.