Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 15 de 20
Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 12:04

Não tem eficacia de 98%. A eficacia é de 80 a 95% dependendo dos utilizadores e do preservativo. Eficacia tipica em casais estaveis acima dos 90%, proximo do 95%. Em jovens em relações fortuitas entre si abaixo dos 90%.

Não considero alta nem baixa. É o que é. Diminuiem o risco 5 a 20 vezes. Não mais, nem menos.

Mas está a inferir aquilo que eu não disse. O que disse foi que lá por se usar o capacete de moto o jovem não pense que se puser a "sacar cavalinho" a 120 km/hora no meio de uma estrada movimentada que não corre serios riscos de morrer.

A minha posição sobre este tema é:

1 - Obviamente que o ideal seria apenas o sexo conjugal.

2 - Se assim não for apenas e só com quem se ama e pense que vai ser o companheiro para a vida, amor da nossa vida. Se não quando essa pessoa aparecer arrependemo-nos de não ter esperado. Vários estudos indicam que muitos jovens se arrependem de não ter esperado pelo amor da sua vida. Consciencializar os jovens da instabilidade das relações adolescentes.

3 - Não se deve embarcar em sexo com desconhecidos ou sem envolvimento serio. No entanto se isso acontecer então devem usar preservativo. Porque é uma situação de risco e este deve ser diminuido. Não usar nestas situações, como o recurso à prostituição, é juntar um pecado a outro pecado. Ao pecado contra a castidade está a adicionar-se o pecado contra a saude e a vida.

4 - Sexo anal é sempre perigoso, assim como partilha de seringas.

5 - No caso dos casais estaveis em que um deles está infectado não deve dar-se uma confiança ilimitada no preservativo. Devem ser informados dos riscos e decidir livremente em consciencia. O risco anda por volta dos 5 a 10% em 10 anos com uso consistente do preservativo. Nestas condições sexo sem preservativo é um pecado contra a saude.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 12:35


Com todo o respeito - Cada um tem a suas convicções ideológicas e práticas comportamentais sobre condutas sexuais. O Camilo refere algumas:


1 - Não se deve utilizar o preservativo para prevenir DSTs, particularmente a Sida, porque Uma taxa de 95 % de eficácia de prevenço não é UMA TAXA ALTA DE EFICÁCIA.
"Não alta nem baixa"

Isto é Ideologia pura. Ou dificuldade em aceitar a realidade. ( A tal realidade científica segundo o Camilo, só demonstrável matematicamente, a única que seria infalível, ao contrário da validade da Psicologia...)

2 - "O sexo conjugal protege contra a Sida"

Ideologia pura

Facto - milhões são infectados através do sexo conjugal ( sobretudo mulheres)

3 - " O sexo com envolvimento sério ou com conhecidos " protege contra o HIV

Pura ideologia.

A maior parte das mulheres e jovens infectam-se em relações sexuais com parceiros com quem têm elevado envolvimento emocional e compromisso pessoal.( Namorados/cônjuges)

4 - A Sida é o resultado do " pecado contra a castidade "

Ideologia pura e dura que nem merece comentário.

Basta pensar nos milhões e milhões de crianças e recém-nascidos infectados...


Quanto ao tópico em causa - Definitivamente - estas afirmações ideológicas-propagandísticas não devem integrar um programa de educação sexual.

Apena uma frase está correcta:

Sexo anal é sempre perigoso ( sobretdudo sem preservativos)

assim como a partilha de seringas.





Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 12:42

"O que disse foi que lá por se usar o capacete de moto o jovem não pense que se puser a "sacar cavalinho" a 120 km/hora no meio de uma estrada movimentada que não corre serios riscos de morrer. "

Afinal em que ficamos?


SE o risco de Contágio da Sida é baixíssimo, mesmo sem preservativo, (isto é, se andar a cavalinho a 120 /h é um risco mínimo para quê usar sequer capacete ?)


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 12:48

Nota Final - Recomendo a leitura atenta das informações da WHO, sobretdudo relativamente ás experiências positivas de prevenção e controlo da pandemia.

A chave para o combate a esta pandemia é precisamente e EDUCAÇÂO, o desenvolvimento económico e a luta contra Pobreza.




Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 13:51

Acho que estamos a falar linguas diferentes. Quando disse que 90 % não é alta nem baixo, é o que é estava a quantificar. Alto e baixo são adjectivos, não têm rigor. O que é alto para um pode ser baixo para outro.

Não disse que a Sida é o resultado de pecado contra a castidade. um pouco de sensatez não lhe ficava mal. Não me coloque na boca aquilo que eu não disse. O seu comportamento de me colocar na boca coisas que eu não disse merece-me um comentario: lamentável. Depois de eu ter dito que recomendava o preservativo em comportamentos de risco vem dizer que eu disse o contrario. Lamentavel.

Eu nunca disse que considerava a sida resultado de um pecado contra a castidade. Mas é uma lamentavel tolice que tenha inferido isso das minhas afirmações.

Se o risco da sida é baixo? Os motociclistas sacam centenas de cavalos antes de terem o acidente mortal. Se acha o risco baixo. Baixo ou alto são adjectivos, o risco de contagio numa unica relação é o que é. Lamento que se aborreça por ser serem aquelas as taxas. São-no. Eu não as qualifiquei, apenas as indiquei.

É lamentavel que depois de eu ter dito que recomendo o uso de preservativo em situações de risco venha dizer que eu disse que não se deve usar o preservativo.

Lamento mas o que considero ideologia são as suas afirmações. Além de deturpar sistematicamente as minhas afirmações e inferir coisas que eu não disse ou então pura e simplesmente não consegue compreender o portugues que eu escrevo.

As minhas afirmações decalcam o programa ABC do Uganda. O Uganda foi o unico pais de africa que teve sucesso na luta contra a sida.

Tambem é ideologia afirmar que a educação, o desenvolvimento económico e a luta contra Pobreza resolveram o problema. Os homossexuais americanos têm niveis de educação elevados, bom desenvolvimento economico e são bastante masi ricos que a media da população e têm taxas elevadas de sida.

Negar que as pessoas envolvidas em relacionamentos serios, estaveis e de longa duranção têm taxas de sida consideravelmente mais baixas tambem é ideologia e ignorancia. Há mulheres infectadas nessa situação? Eu neguei-o? Devem todas as mulheres recorrer por isso sistematicamente ao preservativo? Se acha bem que num casamento se instale sistematicamente a desconfiança mutua sem que existam um minimo de motivos para isso. Normalmente este tipo de comportamentos acaba com a harmonia do casal.

Faça-me um favor, não deturpe o que eu disse nem coloque na minha boca coisas que eu não disse.

Por mim acabei a conversa. Os dados cientificos estão aí. Cada um pode refletir sobre eles e tirar as conclusões que quiser.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 14:13

Os dados científicos estão aí.

Cada um pode reflectir sobre eles e tirar as conclusões que quiser.


[www.unaids.org]
[www.who.int]
[www.iasusa.org]
[www.undp.org]
[www.lshtm.ac.uk]
[www.phac-aspc.gc.ca]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 14:51

E já agora - os Programas de educação Sexual nas escolas tÊm de se basear nestes dados...

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 23:34

Depois de ler o que o Camilo expôs, não é assim tão obvio que tenha de seguir esses criterios.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 00:43

O Senhor Moisés pode não seguir os critérios científicos relativamente á prevenção da SIDA - na sua vida pessoal. É livre de o fazer assumindo os riscos inerentes ao seu comportamento, desde que o(s) seu(s) parceiro(s) estejam de acordo.

Também pode incutir nos seus filhos outros critérios que não os recomendados por organizações científicas credíveis, nomeadamente incentivando-os a não usar preservativos ou dizendo-lhes que as relações sexuais têm riscos ínfimos de contágio sem preservativo.
EStará a ser irrsponsável, mas os seus filhos e filhas têm outros meios de aceder á informação.


Terão de ser critérios científicos a fundamentar a Educação SExual e a Educação para a Saúde nas escolas.

Não ideologias pessoais.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 03:13

As taxas de transmissão de sida são ideologias pessoais. Que mais é que pode ser ideologia pessoal? O teorema de Pitagoras?

Reduzir a educação sexual à prevenção das DST é doentio. Já agora porque não se fala também da prevença da esterildade? Fala-se muito na prevenção da gravidez mas pouco na prevenção da esterilidade e no entanto é um problema cada vez maior.

E já que é costume acusar a Igreja de favorecer a disseminação da Sida em africa por não colocar o acento tonico em São Preservativo mas sim na fidelidade eis aqui um gráfico que eu proprio fiz:

[www.imagehosting.us]

Podemos ver que uma maior presença de católicos conresponde a uma menor taxa de infecções por sida. Também poderiamos ver que nos paises africanos de maioria islamica a taxa de infectados é baixa. Ora o islão opoem-se firmemente ao uso do preservativo. Mas o islão proibe o sexo fora do casamento. Em africa sociedade menos promiscuas têm menores taxas de sida e a prevenção pela diminuição da prosmiscuidade tem dado melhores resultados que a prevenção pela difusão do uso do preservativo. Aliás como podria a igreja de dificultar o uso do preservativo nos paises aonde as taxas de sida são mais elevadas quando a percentagem de catolicos nesses paises é tipicamente da ordem dos 10 %.

Não estou a dizer que quem tem comportamentos de risco não o deva usar, estou a dizer que a propria promiscuidade é, mesmo com preservativo, um comportamento de risco que deve ser evitada. Não só pelo risco fisico que acarreta sempre mas tambem pela degradação moral que prejudica certamente a vida afectiva de quem envereda por esses caminhos.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 10:58

Meu caro amigo Camilo:

Começo por pedir-lhe desculpa se de algum modo considerou ofensivas as minhas intervenções. Perece-me muito irritado e não me parece ser esse o tom mais adequado se queremos partilhar ideias.

Começarei pelos pontos em que concordamos, e que são coincidentes com os conhecimentos científicos actualmente disponíveis, recomendado por TODAS organizações internacionais credíveis sobre a prevenção da SIDA:

1 - A prevenção deve passar por três dimensões articuladas relativamente aos comportamentos individuais sexuais - abstinência, ( que, como o preservativo , embora não proteja a 100% , tem uma elevada taxa de eficácia), não ter múltiplos parceiros, ter um ou poucos, existir fidelidade entre parceiros sexuais e utilizar correctamente preservativos nos contactos sexuais (que, tal como a abstinência, não protege a 100% mas tem uma taxa de eficácia elevadíssima.) São estas as orientações da OMS e da UNAIDS e de todos os programas de Prevenção da SIDA.

2 – A Prevenção engloba ainda medidas específicas relativas ao controle de sangue e derivados, à redução de riscos em populações toxicodependentes.

3 - A Prevenção da sida e o controle a pandemia implica ainda outras intervenções mais globais e articuladas, com a colaboração de todos os segmentos da sociedade.
O despiste e diagnóstico das pessoas infectadas, através de testes acessíveis para toda a população, o tratamento precoce e continuado das pessoas infectadas, o acompanhamento de todas a mulheres grávidas infectadas com terapêutica que impeça que as crianças nasçam seropositivas.



AS coisas em que discordamos são as afirmações do senhor Camilo que são de natureza ideológica. E discordamos, não porque o senhor Camilo não tenha o pleno direito de ter as suas convicções ideológicas privadas e de agir em conformidade com elas, mas porque estamos aqui a discutir se estas confissões ideológica ou religiosas pessoais do senhor Camilo ( ou de outro senhor qualquer ) devem servir de base a um programa de educação Sexual num Estado de Direito Democrático, logo, verdadeiramente Laico.



POR exemplo é completamente incorrecto e sem fundamento científico afirmar que a pertença a uma religião é um factor protector relativamente a uma doença infecto contagiosa copmo a SIDA.Não conheço nenhum estudo científico que demonstre isso de uma forma vàlida. ( Mas se existir, por favor, senhor camilo, tenha a bondade de o revelar).


Existe de facto uma distribuição geográfica à escala global, com países dramaticamente afectadas, onde predominam a Africa e a Ásia, que não são países de maioria católica, embora muitos sejam de maioria cristã, nomeadamente protestante).

E estas assimetrias á escala global não estão relacionadas com sistemas religiosos mas fundamentlamente com sistemas económicos e de desenvolvimento e Pobreza.

O Próprio senhor Camilo, escreveu a seguinte contradição :

"Podemos ver que uma maior presença de católicos corresponde a uma menor taxa de infecções por sida. Também poderiamos ver que nos paises africanos de maioria islamica a taxa de infectados é baixa."

Então as menores taxas de sida correspondem a uma maior presença de católicos ou a uma maior presença de muçulmanos??? Em que ficamos?
Em nada, porque esta observação não tem bases científicas, invente os gráficos que inventar.



Ao contrário da crença pessoal do Camilo, os Países de maioria islâmica são fortemente afectados. Até porque o Islão promove a poligamia, a iniciação sexual precoce das meninas ( com nove , dez anos, ás vezes menos) com parceiros sexuais muito mais velhos, até idosos, em situações que para o padrões europeus seria pedofilia ou abuso sexual infantil, e são apíses onde existe violência brutal contra as mulheres. Tmabém certas prática sreligiosas e culturais como a infibulação ou mutilação genital feminina praticadas em àfrica em populações islãmicas facilita a proliferação da infecção em mulheres e meninas.
A guerra e a pobreza, taão dramáticas em *àfrica contribuem também para maiorres riscos d einfecção.


Sabemos que o que Existe de facto é uma relação entre o estatuto social das mulheres e a incidência de SIDA . Quanto mais baixo for o estatuto social das mulheres num determinado país/população , maior a taxa de infecção na população feminina e maior a taxa de infecção em crianças.

"Nowhere is the epidemic’s ‘feminization’ more apparent than in sub-Saharan Africa, where 57% of adults infected are women, and 75% of young people infected are women and girls. Several social factors are driving this trend. Young African women tend to have male partners much older than themselves—partners who are more likely than young men to be HIV-infected. Gender inequalities in the region make it much more difficult for
African women to negotiate condom use.
Furthermore, sexual violence, which damages tissues and increases the risk of HIV transmission, is widespread, particularly in the context of violent conflict.
In countries where the general population’s prevalence is high and women’s social status is low, the risk of HIV nfection through sexual violence is high.
A survey of 1366 women attending antenatal clinics in Soweto, South
Africa, found significantly higher rates of HIV infection in women who were physically abused, sexually assaulted or dominated by their male partners. The study also produced evidence that abusive men are more likely than non-abusers to be HIV-positive (Dunkle et al., 2004).

"Congruence between indicators of women’s poor status and their HIV vulnerability suggests a close link between patriarchy and HIV in South Asia (UNDP, 2003). Women typically have limited access to reproductive health services and are often ignorant about HIV, the ways in which it can spread and prevention options. Social and cultural norms often prevent them from insisting on prevention methods such as use of condoms in their relations with their husbands"


" African women are being infected at an earlier age than men, and the gap in HIV
prevalence between them continues to grow. At the beginning of the epidemic in sub-
Saharan Africa, women living with HIV were vastly outnumbered by men. But today there are, on average, 13 infected women for every 10 infected men—up from 12 infected women for every 10 infected men in 2002. The difference between infection levels is more pronounced in urban areas, with 14 women for every 10 men, than in rural areas, where 12 women are infected for every 10 men (Stover, 2004)."

Ora nesta região do Globo predomina a religião islâmica.

Em suma - Na Africa Sunsariana onde as taxas de infecção são das mais elevadas á escala global predomina a religião islâmica... Noutros países africanos, com forte implantação do cristianismo, como na África do Sul, as taxas de infecção por SIDA são também dramáticas.



Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 11:14


Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 11:22

Logo à noite mostrar-lhe-ei que a africa subsaariana não é maioriatariamente islamica. Em africa a poligamia é generalizada e nãos e restringe ao islamismo.

As zonas islamicas são menos promiscuas e têm bastante menos incidencia de sida. As zonas com maior incidencia são as de religião tradicional africana e as protestantes. Logo à noite se tiver tempo demonstrarei isso cabalmente com as estatisticas religiosas e da sida em todos os paises de africa.

Falei da influencia da religião islamica e dá-me um contra-exemplo d africa do sul! A africa do sul tem 1 a 2% de muçulmanos e 6% de catolicos!

[www.adherents.com]

a influencia da religiao é evidente. A influencia dá-se porque a religião influencia comportamentos e os comportamentos fazem uma diferença crucial na expansão da sida. Se uma dada religião aceita com maior facilidade comportamentos promiscuos que outra é natural que as pessoas dessa religião sejam mais promiscuas. Por exemplo em Portugal o divorcio é muito menor entre os casamentos catolicos que entre os não catolicos, é sabido que os praticantes de religiões cristãs nos USA têm ao longo a vida menor numero de parceiros sexuais que os não praticantes. Apesar de tudo as pessoas procuram uma coerencia entre a fé e a vida.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 11:25

Uma das catuas estartégias da OMS e da INAIDS é precisamente fazer sensibilização e formação dos líderes religiosos . pra que possm acolabvorara na luta cpontra a SIDA. Neste momento, apenas a religião católica e certos fundamentalistas islãmicos mantêm atitudes de negação.
Mas há experiências muito positivas.

[www.afrol.com]

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 11:36

ou seja apenas os lideres das religiões cuja influencia claramente restringe a expansão da sida mantêm atitudes de negação. Os lideres das religiões que claramente propriciam a uma maior expansão da sida esses colaboram melhor.

Em africa está claramente mostrado que campanhas que colocam o acento tónico na promoção da fidelidade e da abstinencia dão melhores resultados que aquelas que priveligiam a simples promoção do preservativo.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 11:41

"é sabido que os praticantes de religiões cristãs nos USA têm ao longo a vida menor numero de parceiros sexuais que os não praticantes"

Como define "praticantes"? Quais os critérios científicos?


"As zonas islamicas são menos promiscuas e têm bastante menos incidencia de sida"

Que interessante... A Poligamia abençoada pela Religião islãmica...

Ter três ou dez parceiras sexuais ao mesmo tempo não é ser promíscuo? Um Homem de cinquenta ter sexo com meniinas de nove já não é problemático? Ah, como é no casamento, já naõ deve ser... Só disparates!


Quando fizer afirmações dete tipo, Por favor, refira as investigações em que se baseia, com citações, autores e datas, dados estatísticos.

Tenha também em conta factores básicos como a densidade populacional.

E olhe, antes de escrever, leia, leia muito, sobretudo os sites de referência que apontei ( nem me atrevo a referir-lhe bibliografia especializada) .

Talvez então possa estar minimamente informado e refelectir com alguma ponderação.


De qualquer forma, vejo que concorda comigo na maior parte das questões.


Saudações.







Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 11:44

AH... Noto aqui uma mudança d eideologia... Afinal só a religião católica é que é protectora da Sida... A Muçulmana deixou de ser...

é a diferença entre a ideologia e a Ciência... A futilidade...

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 13:13

Anda a ver fantasmas, aonde disse eu que a religião islamica não funciona como um factor que contraria a expansão da sida?

Quanto ao resto responderei quando tiver tempo. De qualquer modo repito que a poligamia em Africa não é exclusiva do islão. Nem a pratica de sexo de homens mais velhos com meninas excessivamente jovens.

O criterio que costuma ser usado nestes estudos creio ser a simples assitencia regular aos oficios religiosos. Quanto às citações e bibliografia, eu li as coisas mas raramente guardei a bibliografia de qauqluer modo devo dizer-lhe que até agora a bibliografia que indicou é irrelevante. Paginas de abertura de sites não comprovam nem refutam nada. Nos sites podem existir a mais variada informação.

A poligamia com 3 ou 4 mulheres é promiscuidade representa alguma promiscuidade mas nas zonas islamicas o sexo quase só ocorre dentro do casamento, com parceiros fixos. Isto tem a ver com redes de contactos sexuais. As redes neste caso ficam bastante curtas.

Mostra pouca humildade ao querer dar-me lições de ciencia.

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 16:23

O senhor Camilo tenta manter uma discussão inútil porque sem fundamentos.

Apesar de concordar comigo no essencial, não deixa de ser patética a sua pretensão de demonstrar que os católicos e os islâmicos são pouco afectados pela SIDA…

Em África, o continente mais afectado, as religiões dominantes não sãopropriamente a budista ou a hindu ….

Ah.. e no Brasil, nos países da América Latina, maioritariamente católicos, enfim, regiões do globo onde a SIDA tem números alarmantes…

Ou seja, as considerações ideológicas que tentam relacionar a incidência da Sida com a pertença a determinadas religiões , além de não fundamentadas cientificamente são eticamente questionáveis. Repito, apresente estudos credíveis e estatísticas fidedignasque fundamentem essa sua ideologia.

O Camilo, na sua ignorância, pretende que “são os países mais promíscuos que têm mais sida”, colocando novamente a questão do contágio num nível avaliação moral. Ainda por cima avaliação moral de um país!!!!O que é fantástico.



Para o Camilo, os indivíduos têm Sida porque são sexualmente promíscuos… ( embora a taxa de teransmissão seja tão baixa através de contacto sexual sem preservativo, que nem se percebe porquÊ) o que corresponde, não a uma evidência mas a um preconceito. È uma espécie de castigo do pecado contra a castidade dos indivíduos e os povos, para usar uma linguagem confessional…


Milhões de recém nascidos infectados demonstram a falsidade deste preconceito. Assim como os milhões de infectados por contactos sexuais com um único parceiro o por transfusões de sangue contaminado ou partilha de material contaminado, como seringas…

São as crenças pessoais do Camilo, mas não saõ factos científicos.

O Camilo quer até demonstrar que ser católico protege contra a Sida, como se fosse uma espécie de vacina eficaz.

Bem a OMS ainda não se lembrou disso, mas em vez de programas de prevenção a sério, bastaria fazer baptismos em massa e lá se resolvia o problema. … Ridículo…

Realmente, a ignorância é o grande obstáculo…

Re: É esta a Eduação Sexual que queremos???
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 16:34

A Ignorãncia só é ultrapassável com a formação e educação, que tanta falta faz....

Saudações a todos

Página actual: 15 de 20


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.