Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 76 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de October de 2007 16:37

Maria José

Nesta questão da Polónia e da pena de morte parece-me que só a ironia pode colocar um pouco de sanidade na discussão.

Os irmãos Kaczynski na Polónia são tão defensores da vida como Bush pois defendem a reintrodução da pena de morte. Quando vieram com a questão do aborto foi apenas para fugirem do essencial que estava na mesa.

Tenho cada vez mais dúvidas sobre o que move os "defensores da vida" quando defendem a vida intrauterina mas têm facilidade em matar fora do ventre e em peerseguir pessoas por causa da orientação sexual.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de October de 2007 16:46

Citação:
Pontosvista
parece-me que só a ironia pode colocar um pouco de sanidade na discussão

Pontosvista
Tendo em conta o que afirmaste e que citei passo a dizer: mas não sabem que há pessoas que têm sempre razão?

Isto a bem da sanidade da discussão que tu defendeste.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de October de 2007 18:39

Por que se está discutindo a pena de morte num tópico sobre casamentos homossexuais???

=8-o

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de October de 2007 19:38

Maria José

Todos temos razão quando nos expressamos. A questão é se a nossa razão pode ser questionada por argumentos ou se defendemos sempre o mesmo, ainda que todos os argumentos apontem em sentido contrário.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de October de 2007 11:39

Aos poucos as mascaras vão caindo.

[www.portugaldiario.iol.pt]

Em comunhão

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de October de 2007 13:52

Ele admitiu que tinha actividade sexual com outros homens, ou apenas disse que era homossexual?
Será que se alguém confessar que é heterossexual também vai de carrinho?
Tanto blá blá de amor e tal, e na prática é o que se vê.
Tem alguma lógica proteger criminosos, como os pedófilos no seio do clero e depois fazer uma destas?!?!
Sinceramente isto mete-me nojo!
Que credibilidade pode ter uma instituição que tem destas decisões?

E depois ainda vem para cá um tal de cardeal Tarcisio Bertone com um discurso que só apetece mesmo andar à chapada.
[www.correiomanha.pt]
Pois tá claro os erros dos outros é para apontar, os de dentro é para fazer vista grossa. Mas quem é que convemcem com um discurso destes?!? (eu infelizmente até sei a reposta)

Pois eu também faço um Apelo à Revolta contra a hipocrisia destes prelados que desvirtuam completamente o sentido da missão de Jesus.
Xô Xô Go Home!!! Vão chatear o Camões!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de October de 2007 19:57

Pois é, parece que estes «Maussenhores» andam a fazer a vida dos católicos um bocado mais difícil. :-P

Dado que isto tem sido bastante badalado e noticiado em vários meios, aqui fica um brevíssimo resumo, feito de «links», que permitirão corrigir alguma incorrecção da minha redacção. A coisa é mais ou menos assim: um canal de televisão (La7) prepara um programa («Exit») onde pretende tratar (pôr a nu) o problema da homossexualidade entre o clero. Através dos canais de «chat» «especializados» entram em contacto com três clérigos que confessam ser homossexuais, e, se bem me lembro, todos «activos». O terceiro é um importante Monsenhor da Cúria Romana, da Congregação Para o Clero. O programa usou uma câmara oculta, onde se notam alguns «avanços» do clérigo, além de algumas «confissões» relativamente ao reiterado desrespeito da promessa de celibato. O programa mostra um vídeo com a imagem desfocada e a voz distorcida, mas há pessoas no Vaticano que reconhecem o espaço, móveis e identificam o «protagonista»: Monsenhor Tommaso Stenico. A Santa Sé anuncia a sua suspensão imediata. O «acusado», em carta e em entrevista confirma ser o protagonista do vídeo, dando uma justificação que ninguém parece levar a sério.

Há aqui vários problemas muito sérios.

Por um lado, está a atitude doutrinária da Igreja «institucional» face à homossexualidade. O Magistério da Igreja não tem aceitado de modo nenhum a licitude moral de qualquer relação homossexual, pelo que um elemento da Cúria Romana conotado com tal prática torna-se impensável.

Em segundo lugar, está o problema do celibato e, em terceiro lugar, a sua visibilidade pública. O problema não está simplesmente no ser homossexual – ainda que recentemente o Vaticano tenha dado instruções para que não se aceitem como seminaristas pessoas com tendências homossexuais – enquanto orientação sexual não desejada, mas no assumir viver numa atitude de deliberada violação do celibato (embora isto pudesse de alguma maneira ser matizado). Pior, o problema está em tornar-se público. A Igreja institucional considera isto um escândalo para o resto da Igreja, pelo que as medidas disciplinares são sempre «a direito».

Num quadro como este não há propriamente surpresa neste caso. Sempre que algo parecido se passe (o assumir público da homossexualidade activa), o desfecho será parecido: suspensão das funções sacerdotais. O mesmo se diga de alguém que assuma, contra a promessa de celibato, uma vida heterossexual activa.

Mas há algumas considerações inevitáveis. Indicarei uma das menos invocadas. A mim faz-me pensar muito seriamente no significado da existência deste «infra-mundo» da clandestinidade e de uma certa perversão, com questões morais que não quero particularizar no fulano A ou B. O que leva à existência disto e como se justifica isto? Trata-se apenas de uma justificação natural contra uma injustiça imposta por uma doutrina? Trata-se de imaturidade, a de não ser capaz de assumir uma vida de forma transparente? A imaturidade de não ser capaz de respeitar os compromissos próprios? Há nisto algo de perversidade humana que não compreendo muito bem.

As outras habituais considerações já foram invocadas pelas anteriores intervenções: a hipocrisia, a hipocrisia e a hipocrisia.

O que me parece é que isto é um convite muito sério a purificar a fé. Quase ia a dizer que acredito não «por causa» do clero, mas «apesar de» algum clero. Mas apontar o dedo é muito fácil e muito pouco humanizador. Cada vez hoje se torna evidente que, ao contrário do que dizem certos «iluminados», crer e manter a fé, é um acto de coragem, assumir que não somos perfeitos e que não nos podemos escorar na mera pertença ao grupo dos «perfeitos». Acho que nunca pensámos muito a sério que todo o grupo dos Doze começou mal, traindo o Mestre.

«Quem de vós estiver sem pecados…»

Alef

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de October de 2007 22:12

A sexualidade é uma força muito poderosa nas pessoas e a Igreja não a compreende minimamente. Limita-se a querer que ela desapareça. Ora as realidades mais profundas do homem quando são sumariamente reprimidas em vez de serem compreendidas e bem integradas, acabam por voltar de outra forma.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de October de 2007 22:14

Exacto. E penso que todos concordamos que isso não significa que a abstinência não seja uma opção de vida possível. É, se como o pontosvista diz, a sexualidade for compreendida e bem integrada. Mas reprimir a sexualidade, isso é o caminho para o desastre.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 08:27

Desta problemática podem surgir vários pontos de reflexão:
A orientação sexual não é à priori um factor influenciador do cumprimento ou não do celibato. No entanto é mais que conhecido que existem autênticos predadores sexuais nos corredores dos nossos seminários, conventos e palácios episcopais. Basta falar com algum semina amigo que ele se quisesse dizia nomes. Por isso o que acho que é vergonhoso é a hipocrisia de se só se actuar quando se torna público. Este problema de máscaras e hipocrisia é inerente às hierarquias da Igreja que só actuam com uma alegada firmeza perante casos públicos. O mesmo se passa com os padres pedófilos. Com isto não quer dizer que a pedofilia e a homosexualidade estão conectados.

Depois acho, como já havia dito antes, que a regulamentação sobre o proibir o acesso de homosexuais ao sacerdócio é ridículo. Usando o Zé como exemplo, se ele fosse padre seria tão bom como qualquer outro que fosse heterosexual.

Por fim faço a pergunta como é possível viver-se tantos anos como padre tendo um suposto acompanhamento espiritual e ninguém conseguir descernir há alguma coisa de errado com alguém. Sou a favor da ordenação de homens casados mas há que ser rigoroso com a premiscuidade que situações de solidão podem criar no nosso clero. Concordo que uma sexualidade retalhada e reprimida só pode resultar num mau sacerdote.

Há urgência em rever os critérios e as prioridades pastorais.

Em comunhão

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 10:55

Não sei se seria bom padre, sinceramente. Mas julgo (falar é sempre mais fácil que viver, por isso não quero ser taxativo) que teria a hombridade suficiente para não viver uma vida dupla e hipócrita. Ou bem que era padre e viva o que me tinha comprometido ou deixava de ser padre. E isto não tem a ver com concordar ou não com aquilo a que uma pessoa se compromete: quando se compromete, mesmo que depois se discorde, há que arcar consequências.

De qualquer modo, o ênfase está em saber viver a sexualidade. Um padre não é um ser assexuado. Um amigo meu padre contou-me que uma vez estava num bar com outras pessoas e bebeu uma bebida qualquer forte. Alguém lhe disse, e desculpem-me a linguagem "cuidado, que isso f*de o fígado". Ao que ele respondeu, na brincadeira: "e então? eu sou padre, mas também tenho de f*der qualquer coisa".

A resposta foi uma desmistificação propositada. Demonstra à vontade, demonstra não enterrar a cabeça na areia, demonstra o reconhecimento de que a sexualidade existe e que pode ser conscientemente vivida por um padre, em estrito obedecimento às normas. Mas para tal, tem que haver a capacidade emocional de lidar com isso...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 11:43

É, de facto, uma coisa muito triste. Partilho com o Alef a mesma perplexidade sobre a natureza humana. A mim, chocam-me um pouco estes casos. E nem é tanto por o clérigo X ou Y ser homossexual. Eles existem na Igreja. como em todos os outros lugares. O que me incomoda é a aparente promiscuidade de quem assumiu um compromisso. E nesse aspecto, incomoda-me tanto este caso como aqueles em que um padre quebra os seus votos com uma mulher ou aquele em que um homem (ou a mulher) trai a/o companheira/o. É-me dificil de compreender.

Infelizmente, este caso tem impacto porque se trata de homossexuais. Mas isto mesmo também acontece com padres heterossexuais... O problema da vivência da sexualidade entre o clero é tão complicado...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 12:45

Fazer o quê? Acho que alguma dose de prazer mesquinho em querer complicar a vida às pessoas. É o que sinto.

E escusam de vir dizer que estou a defender a liberalização geral em todos os planos porque não estou!
Simplesmente considero mórbida a tendência de negar o óbvio - que somos seres com um sexo. Todos, clero incluido.

Repugna-me bastante esta mistificação do carnal como sendo algo impuro a ser altamente controlado, padronizado.
Eu não era capaz de me castrar desta forma. Sou sexualmente activa, gosto de o ser, nem me imagino não sendo. Não me considero melhor que ninguém por isso, talvez apenas mais sortuda, mas decididamente não me acho inferior, suja, errada, nem pouco mais ou menos.
Mesmo com 90 anitos, se lá chegar, espero ainda poder dar umas "voltinhas". hehehe

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 13:50

Polémica com bebé identificado como 'gay'

"A orientação sexual não é uma eleição". Esta é a frase (slogan) em cima da imagem de um bebé recém-nascido com uma pulseira identificativa com a palavra "homossexual" que está a chocar a Itália, segundo a Reuters. Uma semana depois de uma outra campanha sobre anorexia ter sido banida pela auto-regulação.

Para combater a discriminação contra os gays e lésbicas, o Governo da Toscânia, região da Itália central com 3,6 milhões de habitantes (capital é Florença), lançou uma campanha publicitária, em outdoor e imprensa, contra a homofobia.

Desenvolvida pela Fundação Canadiana Emergence, a campanha já circulou no Québec. Agostino Fra-gai foi o responsável pela escolha da campanha para ser lançada na região italiana da Toscânica, por considerar que geraria o debate sobre um assunto tão importante.

O legislador democrata-cristão, Luca Volonte, disse que usar um recém-nascido para sugerir que as tendências homossexuais são inatas é "enganoso e vergonhoso". A senadora da oposição, Maria Burani Procacci, foi mais longe, chegando mesmo a pedir que rolassem cabeças.

O Vaticano, que não considera as tendências homossexuais pecaminosas mas condena os actos homossexuais, referiu-se ao assunto como "estranho". "Não há necessidade de um anúncio deste tipo", disse o diplomata do Vaticano e secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.

Posição obviamente contrária teve Arcigay, um grupo italiano de defesa dos direitos dos homossexuais, pois vê o cartaz como um avanço na luta pela igualdade de direitos.

Quem também se diz a favor da campanha é o advogado gay Franco Grillini, pois defende o conceito de que a "homossexualidade não é uma escolha". Segundo ele, "um homossexual possui apenas duas opções: ou aceita a sua sexualidade ou vive infeliz", conclui.| - P.B.


A foto do cartaz:
[img.terra.com.br]

Um comentário que considerei hilariante...


Por sua vez, Paolo Bartolozzi, também do Forza Italia, pediu hoje a intervenção da Unicef e da Comissão Euopéia para frear a campanha.
Em cartas enviadas a estes órgãos, Bartolozzi afirma que a iniciativa "representa um gravíssimo ato contra a infância" na medida em que a foto "inconscientemente pode parecer um incentivo ao abuso sexual infantil". (ANSA)


Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 16:04

Lena, a idade dos 45 é positiva na sexualidade andas na ternura dos 40 :-) Não acho mal uma pessoa ser activa sexualmente.

E se o teu marido ficasse acamado como conheço aqui senhoras, não podias ser casta? Ou não conseguias sê-lo?

Tanta gente que antigamente ia virgem para o casamento. Tanta gente viúva que com a dor do marido ter morrido e por respeito nunca mais casam!

Como estas pessoas conseguem viver sem sexo? Acho que tudo tem restrições e deve ter. Que pensas?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 16:21



Aqui um homossexual que trabalha numa escola, como aqui já tínhamos falado, o Gestor da escola que é homem, não lhe ligava importância. O gay sentia-se mal naquele trabalho. Falou com algumas pessoas a esse respeito. Até que chamou o gestor a atenção. " Quer ser tratado como todos os outros."

Eu por acaso sou amiga do gestor desta escola e até conversamos bastante. Eu e ele até já tínhamos falado nessa pessoa. E o gestor até disse; as pessoas não podem mudar. Mas também não sei porque o gestor não lhe dizia ao menos Olá!

Aqui vai uma lição para todos os que lidarem com homossexuais!

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 18:29

Citação:
Rita*
E se o teu marido ficasse acamado como conheço aqui senhoras, não podias ser casta? Ou não conseguias sê-lo?

Ser casta... tanto quanto sei os castos nem se masturbam, logo a resposta é não, não conseguiria.

Citação:
Rita*
Tanta gente que antigamente ia virgem para o casamento. Tanta gente viúva que com a dor do marido ter morrido e por respeito nunca mais casam!

Como estas pessoas conseguem viver sem sexo? Acho que tudo tem restrições e deve ter. Que pensas?

Bem, cada um sabe de si.
Sinceramente não vejo o que é que há de desrespeitoso em voltar a casar.
Quem morreu foi o outro, nós cá continuamos.
Considero que melhor homenagem será seguir a vida e tentar voltar a ser feliz. Pelo menos espero q seja isso q ele faça caso eu morra primeiro.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 19:12

Lena

Dizem que as pessoas sexualmente activas são muito saudáveis, e o teu caso? Nem colesterol, nem tensão arterial, nada, mesmo nada?

Ao que chamas sexualmente activa; todos os dias?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 19:28

"A CASTIDADE é a nossa forma de amar cada pessoa, com a máxima proximidade, de forma livre e gratuita e por isso sem exclusividade. Desejamos assim testemunhar o amor universal de Deus, saindo de nós próprios, em contínuo movimento e desinstalação."

Dizem os Filósofos na Companhia dos Filósofos. Isto em relação aos padres.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 27 de October de 2007 19:49

Rita
acho que já chega de falar sobre mim. Por este andar começo a recear as próximas perguntas...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 76 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.