Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 72 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de July de 2007 10:36

se for pela probabilidade estatistica não se pode ter a certeza absoluta de tal, aliás no caso dos papas a probabilidade estatistica nem sequer é muito elevada.

Zé,é certo que os homossexuais estão mais sujeitos a sofrer violencias, embora o artigo não chegue para avaliar o quando são mais sujeitos porque lhe faltam os dados para os casos de violencia não relacionada com a orientação sexual. Mas não me parece que isso chegue para justificar a instrumentalização do casamento, uma instituição social da maior importancia, no intuito de hipoteticamente a possibilidade do casamento homo servir para diminuir a hostilização aos homossexuais.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 01:46

Catolica

A questão que está em debate não é se é pecado ou não. O que estamos a debater é seria ou causa causa de escandalo um Papa assumir-se homosexual.

Aliás neste forum já li das mesmas pessoas ( e tu foste uma delas) defender o casamento homosexual e o casamento de Padres.

Então porque não o casamento homosexual de Padres?

Um papa casado com um Cardeal por exemplo.

Há e claro com direito a divorcio e a adoptar um seminarista.

Tudo normal

Cristina

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 09:01

Duas dúvidas:

- se a homossexualidade em si não é pecado, qual o escândalo especial de um Papa ser homossexual (não praticante lol...)? Afinal, se isso não for para ele causa de pecado, pelo menos grave (ah, não esquecer, que o Papa é um pecador. Peca como qualquer um, independentemente da sua orientação sexual... lol).

- se essa é a questão, segundo a Cristina, não percebo depois as observações jucosas de um Papa casar com um cardeal. Não será isso já querer desqualificar o assunto?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 10:14

Miguel

Porquê Jocozo ?

São muito moderninhos das depois na prática já se incomodam.

Não defendes que não há problema em que o Papa fosse um homosexual assumido?

Não defendes que os Padres (e presumo o resto da hierrarquia) possa casar ?

Não defendes que os homosexuais possam casar?

Então qual é o problema de um Papa assumidademente Gay casar com um cardeal e adoptarem um seminarista?

Eu acho que seria causa de escandalo.

Cristina

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 11:07

Cristina, há duas questões separadas.

No estado actual das coisas, se um Papa for homossexual (nas palavras do Miguel, não praticante), não vejo qualquer tipo de escândalo.

Neste momento, será escandaloso um padre casar com uma mulher, só por si. Será escandaloso um padre ter uma filha, só por si. Simplesmente porque é contra o que está em vigor, e contra o que é aceite. Para que tais situações fossem possíveis teria de haver discussões profundas e longas, nada muda de um dia para o outro.

Nesse sentido, podes fazer o exercício de somar escândalos, mas não vejo o interesse disso.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 11:39

Caríssimos,

Não podemos esquecer-nos de que o Papa é o roll-model de muita gente. Lá que ele seja homossexual, tudo bem. Não creio é que o deva apregoar e falar muito (sequer falar) disso.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 12:18

Discordo contigo, Diogo. E isto partindo do ponto de vista actual da Igreja em relação à homossexualidade, que não partilho. Mas farei um esforço "académico" para partir desse ponto de vista.

O não falar, o não assumir da homossexualidade, parece-me um erro. Basicamente porque as pessoas homossexuais, como as outras, TÊM de lidar com a sua sexualidade. Não falar ou assobiar para o lado não funciona. Todos temos sexualidade, e todos temos o dever de estar bem com a mesma, mesmo se levamos vida celibatária e casta. É necessária uma gestão serena, equilibrada e tranquila dessa mesma sexualidade. E nem que seja por isso, ela tem de ser falada e enquadrada. Esse suposto papa homossexual deveria portanto apresentar-se como exemplo. Dizer: "eis-me aqui, homossexual, cumpro o meu dever de santificar-me de modo igual a todos os outros. Ser homossexual não obsta à santificação, não diminui o apelo e a urgência da mesma."

Isto seria importante para quê? Os jovens cristãos que se descobrem homossexuais sentem que carregam um terrível fardo, culpabilizam-se e não sabem como lidar com isso. Ter um role model, como dizes, seria uma ajuda incrível. Destigmatizar a homossexualidade seria até tirar-lhe uma boa parte da carga de sedução que a mesma tem para bastantes pessoas.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 14:54

Parece-me que, um papa ao ser homossexual "assumidamente", transformar-se-ia em figura de proa da luta homossexual, como se fosse uma bandeira, o que desvirtuaria o seu papel e desviaria as atenções da sua função que é ser a figura que vai à frente no caminhar de toda a cristandade.



Cristina, perguntas ao Miguel (rmcf):

"Não defendes que os Padres (e presumo o resto da hierrarquia) possa casar ?"

Por exemplo, eu concordo com o casamento dos padres, mas não das hierarquias.

Não gostaria de um papa "assumidamente" homossexual, mas também não o quereria casado.


Cassima

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 15:08

Ou seja, Cássima, concordas com o modelo ortodoxo?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 15:19

Qual modelo?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 15:32

Cara Cristina,

Citação:
Não defendes que não há problema em que o Papa fosse um homosexual assumido?

Não defendes que os Padres (e presumo o resto da hierrarquia) possa casar ?

Não defendes que os homosexuais possam casar?

Então qual é o problema de um Papa assumidademente Gay casar com um cardeal e adoptarem um seminarista?

1ª resposta: Por mim, um Papa que fosse homossexual assumido, de acordo para já, nesta resposta, com as actuais regras, acho que não teria problema nenhum: repito que a homossexualidade não é pecado, logo não encontro qualquer problema grave.

2ª respoista: defendo que os padres possam casar. Julgo que a restante hierarquia poderia casar, embora prefira o modelo ortodoxo. Mas, não faço finca-pé nele.

3ª respota: Defendo que os homossexuais possam casar, e não vejo nisso qualquer problema.

3ª resposta: que o Papa casasse não vejo grande problema, embora prefira o modelo ortodoxo, sem fazer finca-pé nele (poderei explicar porquê, e não tem nada a ver com questões "sexuais"). Afinal Pedro só serve quando convém? Ele era casado e nada diz quando tenha enviuvado. Como eu defendo a possibilidade de casamento entre homossexuais, em rigor não me chocaria.

Para mim, e digo rigorosamente apenas para mim, seria indiferente um Papa casado com quem ele amasse seja de que sexo fosse. Indiferente. É ou não é Amor.? Se é Amor...

Mas registei, sem surpresa absolutamente nenhuma, que não respondeste à pergunta principal, por isso repito a primeira pergunta:

- - se a homossexualidade em si não é pecado, qual o escândalo especial de um Papa ser homossexual (não praticante lol...)? Afinal, se isso não for para ele causa de pecado, pelo menos grave (ah, não esquecer, que o Papa é um pecador. Peca como qualquer um, independentemente da sua orientação sexual... lol).

Abraço fraterno,

Miguel



Editado 3 vezes. Última edição em 25/07/2007 15:37 por rmcf.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 15:52

Diogo

Pela resposta do Miguel, presumo que o modelo ortodoxo de que falaste se refira ao casamento dos padres. Não me posso pronunciar, porque não o conheço.

Cassima

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 16:20

Desculpa se não fui claro:

A Igreja Ortodoxa permite que os padres se casem. Mas, para ascenderem na hierarquia, não podem ter casado.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 16:25

Estás desculpado. :)

Concordo perfeitamente com esse modelo.

Cassima

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 17:27

Citação:
Cassima
Parece-me que, um papa ao ser homossexual "assumidamente", transformar-se-ia em figura de proa da luta homossexual, como se fosse uma bandeira, o que desvirtuaria o seu papel e desviaria as atenções da sua função que é ser a figura que vai à frente no caminhar de toda a cristandade.

Não percebo a lógica. Há muitas pessoas homossexuais que partilham da posição actual da Igreja quanto à homossexualidade. Não vejo que o facto de admitirem ou não ser homossexuais altera a sua posição.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 17:28

Ola a todos

o modelo dos padres casarem não é so ortodoxo, os padres catolicos do oriente podem casar, para ser Bispo é qiue tem que ser celibatario...

Cumprimentos


P.S. Creio que foi lançado, ha relativamente pouco tempo um documento da igreja que diz que se um andidato manifestar tendencias homossexuais não deve ser ordenado, logo isso de um Papa "Gay", so na imaginação romantica de quem acha que tudo é igual...


Sérgio Lopes

P.S2 Quando encontrar o documento tento trazer para aqui.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 17:33



A questão é que, sendo o cargo que é, uma situação dessas ofuscaria todo o resto. Mesmo que a pessoa não o pretendesse!

Cassima

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 19:30

Ora a Cassima tem toda a razão.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 21:08

Ofuscaria porque se continua a dar importância a aspectos que nada aumentam ou acrescentam ao desempenho de um cargo.
Perpetuar isto não me parece positivo... em nada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 10:04

Também não sei o que de positivo adviria em chocar as pessoas. E não seriam só os católicos. As repercussões iriam além do mundo católico.

As mentalidades demoram muito a mudar, mas vão mudando. Lembro os divorciados, que já foram muito mal vistos socialmente.

Cassima

Página actual: 72 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.