Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 73 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 10:32

Citação:
Cassima
A questão é que, sendo o cargo que é, uma situação dessas ofuscaria todo o resto. Mesmo que a pessoa não o pretendesse!
Cassima

Se o Papa fosse assumidamente homossexual e assumidamente da mesma posição que este quanto à homossexualidade, apenas daria força e coerência à posição actual da Igreja, acho eu. Mas como eu acho que a posição é ridícula, prefiro mesmo que nunca haja um Papa nessas condições.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 12:42

Cassima

Se ninguém ousar com receio de chocar, nada mudará.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 13:37

Lena, tens razão.

Às vezes é preciso afrontar! Mas é preciso fazê-lo com peso e medida!

Senão, em vez de apanharmos um choque, ainda ficamos electrocutados. :)

Cassima

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 21:06

vinha hoje no jornal "Público", no ano em que aprovaram o casamento de homossexuais no Reino Unido o numero de casamentos heterossexuais teve uma queda significativa, 10% menos que no ano anterior.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 23:45

Por outro lado, se formos ver quais os países desenvolvidos que têm as taxas de natalidade mais elevadas, também poderemos ser tentados a tirar conclusões engraçadas.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/08/2007 23:48 por Zé.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 17:27

sem conhecer bem os dados apostaria que são tambem aqueles que têm as taxas de emigrantes mais elevadas.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 20:12

Arranjam-se correlações para todos os gostos, Camilo.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 22:59

não me parece.
É preciso analisar a origem etnica e socio-cultural da natalidade.

De qualquer forma o fenomeno da redução ou não de casamentos coincidente com a legalização do casamento homo terá de ser analisada tambem noutros paises.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 11:08

Na Holanda a introdução dos casamentos homossexuais não alterou qualquer tendência relativamente aos heterossexuais.

Quanto à Inglaterra... Talvez esta notícia explique alguma coisa? Não acredito (desconfio explicações simplistas), mas também culpar as uniões (na Inglaterra não há casamento "gay") homossexuais da quebra de casamentos heterossexuais parece-me delírio, má vontade e gratuito.

Já agora, tirado do Guardian:

"According to statisticians, the drop in marriages in 2005 may be explained partly by legal changes introduced by the government to try to tackle the problem of "sham marriages", in which couples undergo a wedding in order to secure British nationality for one partner.

However, the Home Office yesterday said there was no clear evidence that any fall in sham marriages could have influenced the figures.

The decline could also have been affected by the growing trend among British couples for weddings overseas. Those married abroad do not figure in the ONS statistics as they are under no obligation to register their union back in the UK.

However, given the long-term slide in marriage rates, it is likely that deeper social factors are behind the fall. The growing acceptability of cohabitation, and moves by the government to grant cohabiting couples rights to make financial claims on each other, have reduced social and financial pressures to marry.

The growth in women's educational achievement and career options means most wait longer to tie the knot and have less need to do so for financial security. Census data released in the United States last month revealed that, for the first time, the majority of women live without a spouse.
"



Editado 1 vezes. Última edição em 06/08/2007 11:09 por Zé.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 11:36

Chega a ser engraçado querer "culpar" o casamento homossexual da diminuição dos casamentos heterossexuais.
hehehe

Mas mesmo que fossem,não seria esta mais uma razão para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo?
Será que é preferível a existência de casamentos de fachada só porque dão origem a famílias tradicionais. Argh... só esta ideia me podia causar tanta repulsa. Tudo pela família de papá e mamã e de preferência uma ranchada de filhos. Se o pessoal vive infeliz, cheio de tensões e frustrações não interessa nada.


Deus, Pátria e Família... onde é que eu já ouvi isto...?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 19:51

é, é, é.
Viva o slogan fresquinho... velho, tanto dá.

O "problema" é que os estudos indicam que a familia tradicional (com casamento registado) é a que dá mais garantias (estatisticas) de ser o melhor meio para a educação dos filhos. Daí que o estado possa (de na minha opinião deva) ter interesse na promoção dessa familia tradicional de que fazes uma caricatura tão disparatada.
Podes não ver interesse na promoção dessa familia tradicional. eu vejo, creio mesmo que a longo prazo os estados que a degastarem pagarão um preço muito elevado por isso.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 20:33

E vivam os números, as estatísticas, as visões economicistas, que se lixe a realização individual.
Afinal somos todos escravos do estado. Trabalhem carneirada, reproduzam-se muito e gerem riqueza. Depois de velhos, se sobreviverem à idade da reforma,ainda com alguma vontade de viver e objectivo na vida, talvez então se possam sentir realizados e viver com quem mais querem sem que ninguém vos condene. Até lá... sacrifício... muito sacrifício. Amen.

Por este andar só falta ver defender os casamentos combinados entre famílias, mas apenas para pessoas (?!) com selo de garantia e contrato assinado com o estado quanto ao número de descendentes. Vamos todos fazer sexo por objectivos... vão haver prémios para os melhores produtores.
Amor, essa invenção demoníaca, só atrapalha.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:24

Queres ver que a quebra brutal do número de casamentos heterossexuais nas

últimas décadas em Portugal se deveu à legalização dos casamentos homossexuais?

Ops, espera lá, ainda não estão legalizados.

Então se calhar há outras explicações em vez de slogans patetas.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:33

A "família tradicional" é um mito.

Entre 1991 e 2001 as conjugalidades informais – coabitação, união de facto, etc – quase duplicaram, atingindo um aumento superior ao número de casamentos. A juntar a estes dados está o aumento de casais sem filhos e o aumento de nascimentos fora do casamento tradicional.

Segundo Sofia a socióloga Aboim, em Portugal “acabámos por saltar etapas e correr em 30 anos o que demorou mais tempo noutros contextos. Isso vai deixando coisas híbridas, misturas…”.

No entanto, Sofia Aboim adianta que “basta recuarmos até aos anos 50,60 em Portugal para termos a maior taxa de filhos bastardos da Europa (…) Quando os indivíduos começam a durar até aos 70, 80 anos, se calhar é muito pedir-lhes que permaneçam juntos durante 50 anos.

A família tradicional é, de facto, um mito

O que podemos retirar daqui? Basicamente que a modernidade portuguesa é um processo complexo uma vez que salta etapas e procura em curtos períodos de tempo “amadurecer” o que levou anos a acontecer noutros países. Quer isto dizer que, em Portugal a modernidade se faz aos solavancos, debatendo-se o tradicional enraizado (causado por um período de ditadura) com o novo e moderno que nos chega com a globalização. Este choque temporal ainda procura o seu equilíbrio num momento em que casar é por um lado uma instituição e por outro está fora de moda, em que os homossexuais são livres e têm direitos mas são marginalizados, etc. ( Entrevista)

Um bom livro pasra férias - [www.ics.ul.pt]


Nota final: Hà quem acredite em mitos.(Mitos e magia têm a mesma raíz etimológica)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 10:22

Lena, a institucionalização do casamento como realidade legal é relativamente recente na historia. E é uma forma de promover a familia tradicional. Em coerencia com o teu discurso devias defender o fim do casamento como realidade reconhecida pelo estado.
Quanto às visões economicistas (outro slogan) devo dizer-lhe que considero que estas visões uma forma de analisar o panorama geral, de subir acima das analises empiricas feitas com base em pequenos numeros. A critica a essas visões economistas, em muitos casos, apenas reflete a incapacidade matematica de quem as produz. Neste caso não se trata de uma questão de economia mas de sociedade. Os problemas das crianças criadas fora da familia tradicional estão muito longe de se resumirem aos problemas economicos. Têm taxas de problemas sociais, consumo de droga, criminalidade, etc, mais elevados.

CP - Tozé Monteiro, deixe de recorrer à mentira para argumentar, apesar do aumento das conjugalidades informais o casamento ainda é maioritario.

Zé, realmente achava estranho um efeito tão repentido no numero de casamentos. Normalmente estas coisas processam-se atraves de influencias culturais que demoram decadas a fazer-se notar. A queda brusca é certamente explicavel pelas razões apontadas no artigo que citaste.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 10:34

Família tradicional é um mito? AHAHAHA. Que narigudos!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 10:41

De certa forma, os estudos geneticos dizem que a maior parte do tempo e na maior parte da extensão geografica dominou a poligamia.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 12:10

Pois é camilo
mas quem só vê números e estatísticas também não fica muito bem. Afinal o importante é saber contextualizá-los para poder interpretar e retirar conclusões.
As estatísticas são meros instrumentos, e não é por acaso que são tão manipuláveis especialmente nas áreas das ciências sociais. Os fazedores (manipuladores) de opinião sabem-no bem. :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 15:36

Camilo:

Repito dados estatísticos dos últimos censos em Portugal:

1 - Há um decréscimo acentuado dos casamentos, tendência que se vem a acentuar.

2 - Há um aumento acentuado de outras formas de conjugalidade que não o casamento.
Entre 1991 e 2001 as conjugalidades informais – coabitação, união de facto, etc – quase duplicaram, atingindo um aumento superior ao número de casamentos.

São dados do INE .

Em suma, se não consegues interpretar um texto simples, isso não significa que quem o escreve esteja a mentir.

Um pouco menos de precipitação e de agressividade podem ajudar.

Catolica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 08/08/2007 15:54 por Tozé Monteiro.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 20:18

Citação:
Em suma, se não consegues interpretar um texto simples, isso não significa que quem o escreve esteja a mentir.

A coerência

Citação:
Um pouco menos de precipitação e de agressividade podem ajudar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Página actual: 73 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.