Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 54 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 11:37

Pontos de vista, és capaz de ter razão. Nunca pensei muito nisso. :)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 12:16

Caros amigos,

tenho lido as mensagens deste tópico com seriedade, preocupação mas também com alguma diversão.

Este tema faz-me pensar muito, mas ainda tenho dificuldade em aceitar a equiparação da homosexualidade à heterosexualidade. Talvez um dia lá chegue.

Se hoje me perguntarem se os homosexuais podem casar a minha resposta é não! Acredito que se possam amar mais até que muitos casais hetero, mas admitir o casamento abrirá precedentes, nomeadamente no que respeita à adopção! Concordam com a adopção por parte de casais homo? Eu (ainda) não...

Gostava de ver aqui debatido este tema que penso que está relacionado com o casamento homosexual!

Lembro que Portugal tem já uma razoável Lei de medidas de Protecção da União de Facto (Lei 7/2001, penso que ainda não foi alterada)!

Espero que ajude à discussão!

Com humildade

Gustavo

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 19:35

Bom não aceitar um direito por causa dos precedentes q pode criar... lembrei-me que se o casamento hetero fosse proibido, haveria teoricamente menos violência doméstica entre casais. Se o direito a ter filhos fosse eliminado, haveria menos caso de abuso de menores e menos delinquência juvenil.

Mas sei que são razões absurdas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 20:28

Caro Gustavo:


A união de facto não concede os mesmos direitos do casamento, por exemplo em termos patrimoniais e direitos sucessórios e outras especificidades que resultam da conjugalidade : os unidos de facto não estão vinculados a qualquer dever de respeito, cooperação, assistência e coabitação. Além disso, nenhum deles pode acrescentar os seus apelidos ao nome do outro e nem sequer pode ser usada uma união de facto como forma de aquisição da nacionalidade.

É por isso natural que os casais homossexuais que qurem a aceder ao estatuto d econjugalidade não se sintam plenemente satisfeitos com este sucedãneo.

Quanto á questão dos "precedentes", parece-me que a Lena tem razão.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 16/05/2007 20:29 por catolicapraticante.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 16 de May de 2007 23:32

Gustavo

Estás a misturar duas coisas diferentes. Mesmo para heterossexuais, o casamento reconhece a relação. Não reconhece o direito a adoptar. Para adoptar o casal tem que se candidatar e há serviços que avaliam os candidatos a adopção. A entrega de uma criança a um casal faz-se se para a criança é melhor ser adoptada por aquele casal do qeu ficar onde está. Se um casal homossexual não for adequado para adoptar não receberá nenhuma criança. Como um casal heterossexual não adequado.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de May de 2007 04:09

A Cristina fugiu?

E nunca mais vimos a Sister of Merci:)

Tenho saudades do Rui e da Tony onde anda esssa gente toda?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de May de 2007 08:49

Rita:

POdias contribuir para a discussão dando a tua opinião.


Vives num país onde o casamento dos casais homossexuais é possível e se adptou legalmente uma definição do matrimónio (união de duas pessoas, idependentemente da orientação sexual.

Ao que sei, a lei está já em vigor há algum tempo.

Por isso pergunto-te:

1 - No país onde vives deixou de ser socilamente relevante o casamento heterossexual? O casamento entre um homem e uma mulher perdeu importãncia?


2 - Há intenções ( a curto ou a longo prazo) par que se contratualize/legalize o incesto ou a poligamia no Canadá?

3 - O facto e os homossexuais se casarem, foi uma hecatombe social?
Mudou a sociedade drasticamente por causa disso?

4 - O Canadá transformou-se de repente num pís atrasado, subdesenvolvido, violador dos direitos humanos, numa profunda crise de valores , ou é precisamente o contrário, continua a ser uma país desenvolvido, com um dos melhores níveis de vida do mundo e com coerência social?

Agradecia, sinceramente a stuas respostas.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 17/05/2007 08:51 por catolicapraticante.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 05:49

Cara CP.

O Canadá foi sempre e é um bom País.

Vivo numa cidade muito grande e num bairro onde vejo só casais heterossexuais. Uns com filhos, outros sem filhos e outros já com os filhos casados. Mas vivem homem e mulher, agora se há alguma coisa fora do casamento, não sei! Presumo que não, são todos boa gente:)

Eu já aprendi muito neste fórum com todos vocês e se hoje se iniciasse este fórum, não diria o que já disse; já mudei muito. Tive conversas com padres a respeito disso e eles em poucas palavras ajudaram-me a compreender mais as pessoas. Respeito os homossexuais, como eles são. Não os apoio, mas também não os crítico.
No Canadá respeitam-se todos e sem discriminação, sejam homossexuais, sejam heterossexuais, etc. Posso mesmo dizer-te que é um bom Pais para se viver...e agora com tudo verdinho e florido, com as avezinhas a chilrear ainda melhor:)

Um beijinho para ti e outro para Zé :P

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 08:11

Cara Ana:

Agradeço-te de todo o coração a tua resposta. Também eu já aprendi muito neste Forum e também já mudei .
Um grande beijinho para ti.
(E para o Zé também)

católica praticante

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 03:05

TSF:
Citação:
Quase 60 por cento dos casais portugueses não tem filhos actualmente e 24 por cento apenas conta com uma criança, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais há 25 anos que as gerações não se substituem em Portugal.

Há quem defenda (nomeadamente aqui, o camilo) que não se deve dar a possibilidade de casar aos homossexuais, porque estes não podem ter filhos; sendo assim, apenas os heterossexuais devem casar porque se "o casamento deixar de ser entre homem e mulher", não há lugar à geração de filhos e logo o valor social do casamento e dos "benefícios" a ele associados não se justificariam. Ou, como se disse também: "É injusto dar a quem não tem os mesmo encargos, os mesmos trabalhos e as mesmas despesas os mesmo direitos quem têm as familias heterossexuais, principalmente as familias com filhos e aquelas que provavelmente os virão a ter".

Gostava de saber, nesta linha, qual o valor social dos 60% de casais heterossexuais portugueses (acho um número exagerado, mas se forem 30% já é imenso) que pelos vistos não têm filhos, mas que pelos vistos podem, se quiserem, beneficiar ou vir a beneficar do casamento. Estes números mostram bem o valor desta argumentação economicista...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 04:55

Também não compreendo porque é que os casais heterossexuais não tem filhos? Casam mais tarde, isso sei! Eu se não tivesse tido filhos seria um enorme desgosto, foi o melhor que me aconteceu na vida.

Qual é o casal que pode viver sem filhos?

Qual a razão por que não tem filhos???

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 17:44

Os casais portugueses trocam os filhos por carros novos ou por férias? As férias vão-se, os carros ficam velhos e os filhos são a felicidade do casal. Ainda ontem recebi um e-mail de um padre que dizia, que tinha a mãe com ele. Ora se essa senhora não tivesse esse filho, vivia só na velhice...pensem bem...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 15:55

Agregados de um casal com filhos desceram abaixo dos 50 por cento
Portugueses não querem ter mais tempo para a família, ao contrário da maioria dos europeus
20.05.2007 - 08h37 Clara Viana


Os portugueses têm cada vez menos filhos e, entre a maioria daqueles que os têm, não faz parte das prioridades poder ter mais tempo para lhes dedicar, segundo dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a propósito do Dia Internacional da Família.

Mais individualistas, mais autocentrados: é uma tendência que já não é nova, mas que se tem vindo a consolidar. Surpreendentes, contudo, são estas percentagens extraídas do Inquérito ao Emprego de 2005, agora divulgadas: 83,7 por cento da população empregada, com pelo menos um filho ou dependente a quem prestem cuidados, diz que não deseja alterar a sua vida profissional para poder dedicar mais tempo a cuidar deles. Os que admitem desejar trabalhar menos para conseguir aquele objectivo representam apenas 13,4 por cento. A percentagem de mulheres nesta situação mais do que duplica a dos homens (18,8 por cento contra 8,1).

Nos estudos realizados por organismos da União Europeia ressalta o contrário, com a maioria dos europeus a manifestar-se insatisfeito no que respeita à conciliação entre trabalho e família. Esta insatisfação foi mesmo apresentada como uma espécie de "moeda comum" europeia.

No ano passado, ainda segundo os dados do INE, a percentagem de agregados constituídos por um casal com filhos desceu abaixo dos 50 por cento: representavam 46,8 por cento, quase empatando com os 46,6 por cento contabilizados pelos agregados familiares de uma pessoa só, casais sem filhos e agregados monoparentais. Estes três últimos têm vindo a subir; o primeiro tem estado a descer.

Na verdade, a sua proporção desceu 3,8 por cento em sete anos, o que é em parte justificado pelas quebras registadas nas famílias maiores e com este qualificativo já se abrange as de dois filhos. O contingente mais representativo continua a ser o das famílias com apenas um filho (32 por cento).

As casas podem ter menos gente, mas ganharam em conforto, revela um estudo da Marktest, também divulgado esta semana. Em todos os lares do continente há já um frigorífico ou combinado. Quase a fazer o pleno estão o fogão e a televisão. Popular é também a máquina de lavar a roupa. Está em 97,8 por cento das casas.

Os leitores de DVD já chegaram a 62,3 por cento dos lares. Ultrapassaram os computadores, mas a proporção de lares onde estes estão presentes mais que duplicou em seis anos: passou de 22 por cento em 2000 para 45,4 no ano passado.

Equipamentos minoritários são o ar condicionado e o aquecimento central. Estão presentes em 9,7 e 13,9 por cento dos lares, respectivamente. A par da má qualidade da construção em Portugal, esta escassez contribui para uma situação também já identificada em vários estudos da UE: entre os europeus, os portugueses são dos que mais sofrem de frio (ou calor) dentro de portas.

Publico

CP...tu es a maior mae deste forum:)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 16:26

;)
Pois, Rita ando eu aqui a trabalhar enquanto os outros falam falam...E criancinhas, nada. ( à excepção do Tilleul, que está de parabéns)
beijos

católica praticante

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 16:32

Ah...leste tudo ate ao fim:)

Assim vejo quem chega com a leitura ao fim...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 16:43

Quem é o maior pai deste fórum? " Pronuncie-se se faz favor"! Qual o pai que tem o maior número de filhos? Merece ser reconhecido:)


A maior Mãe é a CP. :)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 09:54

Curiosamente, creio que na Holanda o número de bebés tem vindo a aumentar. :)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 14:45

E no Canadá também, desde 2002... E em Espanha...

católica praticante

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 15:55

Aqui há muita mãe solteira...o governo ajuda-as muito! Casa, dinheiro para viver, paga-lhes para estudar e tirar um curso. Uma mãe solteira aqui tem muitas facilidades.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 16:25

Tens razão. Se querem incentivar a natalidade devem investir no apoio ás gestantes e a todo o tipo de famílias, sobretudo as monoparentais.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2007 16:26 por catolicapraticante.

Página actual: 54 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.