Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 13 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 22:00

Meus amados,

A Sã Doutrina está escrito na Bíblia. Porém, sem há que deturpe essa doutrina pura.

É muito claro o que foi ensinado por Jesus e pelos Apóstolos, mas certas pessoas querem levar as coisas na "metáfora" e deturpar o verdadeiro significado, interpretando a seu bel-prazer para satisfazer seus objetivos. Se as Escrituras não fossem para se interpretar literalmente (a maior parte de Bíblia), é óbvio que daria uma tremenda confusão.

Vejamos um exemplo prático disso: Cada um que olha um quadro bagunçado, verá algo diferente de acordo com sua personalidade. Da mesma forma, quem olha a Bíblia como algo irreal, metafórico, irá interpretá-la de acordo com sua personalidade, ou seja, jamais irá adimitir seus erros. Será que era esse o objetivo de Deus? Afinal, qual o objetivo das Escrituas além de redirecionar o homem a santificação e ao recomunhão com Deus?

A verdade está escrito lá e é imutável. Quem não tem medo de renunciar seus prazeres mundados aceita essa verdade e muda seus caminhos. Há um renascimento (algo necessário para a salvação).

A má interpretação não justifica a má conduta. A Bíblia trata sempre do mesmo assunto repetidamente: a Santificação, o retorno ao Pai através de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Será que para vocês isso também é lenda? Será que não dá para entender que quando se diz que Jesus é o caminho significa que Jesus é aquele que nos direciona a Deus?
Não dá para entender que "a verdade" significa que tudo que Ele ensinou é que é verdade e o que passa disso seja anátema?
Será que não dá para entender que "a vida" significa que foi através de seus sacrifício que herdamos a vida eterna?
Será que não dá para entender que "ninguém vai ao Pai senão por mim" quer dizer que é através da redenção feita por Cristo a todos os que o aceitam em suas vidas é que leva a Deus?

A Bíblia é toda assim, meus queridos!!! Que metáfora é difícil de entender a não ser as de Apocalipse? Por favor!

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 22:17

"A Bíblia trata sempre do mesmo assunto repetidamente: a Santificação, o retorno ao Pai através de Jesus Cristo, Senhor e Salvador."

Óptima conclusão.

Então vamos deixar de ler a Bíblia como uma reportagem ou um livro de história, (já para não falar de uma revista de modas ou futilidade semelhante) e vamos ler a Bíblia omo um livro de um povo que ao longo de séculos descobriu Deus neste seu peregrinar terreno, O encontrou e O acolheu na sua vida, e nesse livro colocou as palavras de Salvação.

Vamos descobrir na Bíblia não o caminho para o jardim do éden mas sim o caminho do nossa plena humanidade: o caminho para Deus através de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus conVosco, na unidade do Espírito Santo.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 15 de October de 2003 14:43

João,

estás a Blasfemar contra a Palavra de Deus, mas ainda assim há perdão para ti, pois somente a blasfemia contra o Espírito Santo não tem perdão...

É claro que a salvação é a mensagem principal. Mas como conhecer a salvação através de Cristo se não se conhecemos a Cristo e não fazemos o que Ele mandou?

Como receber a redenção se não se seguimos os Seus caminhos?

Como seguir o caminho de Cristo se não se acredita no que está escrito, pois é a única fonte que nos resta, que ainda é pura?

Pense nisso!

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de October de 2003 23:15

Andreia,

Blasfémia: palavras que ultrajam a divindade.

Quem diz que Deus é assassino, serás tu.
Que até quis a morte do Filho para aplacar a sua ira.
Eu digo precisamente o contrário.
Quanto à blasfémia, pensa nisso

Blasfemar contra a palavra de Deus é dividir Igrejas ou denominações pela forma de vestir; assim como é recusar a utilização da inteligência para compreender a Palavra de Deus.

Usamos a inteligência para tudo: quando se trata do mais importante - interpretar a Palavra de Deus - deixamo-la sossegada e andamos à procura do jardim do éden. E dos rios que secaram...

Procura sim a salvação, segue o caminho de Cristo. Que nunca disse aos discípulos para ensinarem história ou geografia mas para evangelizarem o mundo.

João (JMA)

Re: O Inferno e o Diabo... / Fé e Discernimento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 16 de October de 2003 09:02


Caríssima Andréia/Andreia,


Muito bem! Quem dera a muitos Católicos terem a tua Fé, assim como o teu poder de Discernimento! E, consequente/necessariamente, muita Humildade, etc./etc.!...

Com isto não estou a incentivar ninguém a "apostatar" (deixar de ser católico para passar a ser protestante, p. ex...), longe disso, Deus me livre!
"Seria pior a emenda do que o soneto", como sói dizer-se, com o devido respeito que tenho pela vossa Igreja irmã/filha da nossa (até porque sou Católico, com imensa honra e privilégio, embora por vezes mau Cristão, por minha culpa e devido a tanta miséria humana, o que sou o primeiro, quando não o segundo, a reconhecer e a penitenciar-me!)...

Mas infelizmente para muitos "maus Católicos": os tíbios, os racionalistas, os materialistas, os modernistas, os cobardes, os hipócritas, os soberbos, os invejosos, os ingratos, os avarentos, os devassos, os oportunistas, os calculistas, os hedonistas, os hereges, etc...; e felizmente para os "bons Católicos": os piedosos, os fervorosos, os conservadores, os abnegados, os puros, os humildes, os caridosos, os castos, os pacientes, etc... – ainda bem que há "bons Protestantes": profundamente cristãos, honestos, puros, humildes, fervorosos, zelosos, caridosos, evangelizadores, etc...

Como sendo assim, e resumindo tudo numa curta frase, repito o que me parece já ter dito no "Fórum Paróquias", e estou persuadido (sem falta modéstia) que o Santo Padre João Paulo II, por exemplo, assinaria por baixo:
Mais vale "ser" um "bom Protestante" do que um "mau Católico"; mal por mal, claro...
Mas, evidentemente, quem puder/conseguir "ser" – tentar ser, com todas as forças da sua alma e coração"! – um "bom Católico", tanto melhor!...

Mas em Religião, assim como em (quase) tudo, não basta "parecer": é necessário, absolutamente, "ser", e isso também se vê/sente-se, embora (Deus nos livre!) não devamos julgar "mal" (temerariamente) ninguém, nem o pior pecador do mundo, que isso apenas compete a Deus, único e eterno Juiz da Almas...

Efectivamente, quando Jesus disse: «Na medida em que julgardes, assim sereis julgados»...; queria dizer simplesmente: "na medida em que "julgardes mal", isto é, por inveja, maldade ou vingança, obviamente...

Aqui está um exemplo fragrante do tal "discernimento" (prudência/inteligência/humildade...) que falei atrás, e que se deve aplicar, tanto quanto possível honesta/rigorosamente, na interpretação das Sagradas Escrituras – inclusivamente para distinguirmos o "literal" do "simbólico", etc., embora levando na devida conta/peso/medida a opinião dos bons mestres/teólogos... –, assim como na interpretação da nossa própria Consciência, e até mesmo, se necessário, da Consciência alheia, tal como dos Sinais dos tempos...

Mais dois ou três exemplos bastante ilustrativos e claríssimos, a propósito:

Quando Jesus disse a Pedro, a respeito deste apóstolo tê-Lo desaconselhado, aparentemente com a melhor das intenções, de ir a Jerusalém, onde, aí e então, seria condenado, torturado e morto na Cruz: «Afasta-te, Satanás!»...; apenas quis dizer: "Cala-te, Satanás, que estás a falar através das voz de Simão (Pedro), a fim de Me tentares (tal como do Deserto...) a Eu desistir de cumprir a Vontade de Meu Pai"; isto é, o Demónio tentar anular assim a Redenção de N. S. Jesus Cristo, ou seja, a suprema Missão por que, afinal, Jesus tinha "encarnado" (mistério da Encarnação), que era, precisamente, a de salvar (espiritual e eternamente) toda a Humanidade pecadora (manchada particularmente com o "pecado original"...), caso cada Homem quisesse (livre e espontaneamente) de alma e coração...

– Quando Jesus disse: «Quem quiser ser Meu discípulo, (re)negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me»...; quis dizer exactamente "isso mesmo", ou seja: Quem quiser ser Meu discípulo (bom Cristão), despreze os próprios defeitos, vícios e paixões (todos os maus instintos e tentações diabólicas...), aceite humilde e amorosamente todos os sofrimentos e provações daí resultantes, e tente cumprir em tudo conforme a Minha Vontade (a Minha Doutrina, a Minha Lei e a sã Consciência)...

– Quando Jesus disse: «Antes prefiro-vos frios do que mornos, pois vomito o morno»...; quis dizer tão-somente: deveis ser "quentes" (isto é: fervorosos, activos, íntegros, humildes, dedicados, caridosos, puros, abnegados, corajosos, zelosos...); mas, mal por mal, prefiro-vos "frios" (isto é: ainda que ignorantes, agnósticos ou com pouca fé, mas honestos, sinceros, solidários, justos, generosos, etc...), pois abomino o "tíbio" (isto é: o cobarde, o hipócrita, o traidor, o ingrato, o orgulhoso, o impuro, etc.)...


– Já agora, foi igualmente "literária" – quanto a mim e à Igreja Católica a 100%! – a expressão que Jesus usou/pronunciou para fundar/firmar a Sua única, verdadeira e santa Igreja, quando disse/definiu/decretou: «Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do Inferno nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu. Tudo o que ligares na Terra será ligado no Céu e tudo o que desligares na Terra será desligado no Céu»... Tanto para perdoar ou reter pecados (no Sacramento da Confissão...), como para ensinar/instruir, corrigir/rectificar ou decretar/definir (p. ex., na Hermenêutica, na Teologia dogmática, etc.)...
[Mt 16, 13-20] – (Idem: Mc 8, 27-30; Lc 9, 18-21; Jo 6, 67-71).

– Ou ainda – igualmente 100% literal, embora também 100% Mística! –, a diviníssima Proclamação Eucarística: Abençoando respectivamente o pão e o vinho, Jesus disse: «Tomai, comei; Isto É o Meu Corpo... Bebei todos, que este É o Meu Sangue, o Sangue da nova Aliança, que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados... Fazei isto em memória de Mim» (Instituição do Santíssimo Sacramento / Sagrada Eucaristia / Santa Missa)...
[Mt 26, 26-29] – (Idem: Mc 14, 22-25; Lc 22, 14-20; Jo 6, 51-59; 1 Cor 11, 23-27).


Saudações puramente cordiais e cristãs.

José Abelardo


Re: O Inferno e o Diabo... / Fé e Discernimento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 16 de October de 2003 09:38


Corrigenda:

=> No penúltimo parágrafo principal (do exemplo: "Tu és Pedro"...), onde digo: "literária", queria dizer (obviamente): literal.

É das poucas expressões sagradas que não admite qualquer outra interpretação, sob pena de flagrante heresia/delito/sacrilégio!...

Abelardo


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 16 de October de 2003 15:04

João,

É uma pena que pense que Deus não requer que usemos a inteligência para compreender sua Palavra!
A própria Palavra de Deus nos ensina que o povo de Deus havia perecido porque lhes faltou conhecimento:
"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" Os 4:6

A Palavra também nos diz que Ele quer um culto racional:
" Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Rm 12:1

.......


Abelardo,

Admiro muito você por ser um católico diferente daqueles que tenho encontrado aqui, mas confesso não ter concordado com algumas coisas que dissestes:

você disse:

1- " «Antes prefiro-vos frios do que mornos, pois vomito o morno»...; quis dizer tão-somente: deveis ser "quentes" (isto é: fervorosos, activos, íntegros, humildes, dedicados, caridosos, puros, abnegados, corajosos, zelosos...); mas, mal por mal, prefiro-vos "frios" (isto é: ainda que ignorantes, agnósticos ou com pouca fé, mas honestos, sinceros, solidários, justos, generosos, etc...), pois abomino o "tíbio" (isto é: o cobarde, o hipócrita, o traidor, o ingrato, o orgulhoso, o impuro, etc.)..."


- Um estudo que fiz revela que não era bem isso que Jesus quis dizer. Na verdade, Jesus estava falando de missões. Por quê?
Essa passagem está falando das águas frias de uma cidade próxima à Igreja de Laodicéia, e as águas quentes de outra cidade.
Laodicéia era uma cidade que não tinha muita água e recebia água dessas duas cidades. Quando as águas se juntavam, até chegar a cidade ficava morna e as pessoas que bebiam dela assim tinham ânsia de vômito. Já bebeu água morna? faça um teste... térá ânsia de vômito.
O que isso significa: as águas frias causam refrigério. As águas quentes, como as águas de Caldas Novas, em Goiás, causam cura, relaxamento. Ou seja, as duas proporcionam bem, fazem algo de útil. Já as águas mornas, não. São inúteis não proporcionando nenhum benefício.
Jesus estava falando que esta Igreja não se preocupava em trabalhar para a Obra e Ele sempre diz:
"E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes" Mt 25:30



2 -" «Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do Inferno nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu. Tudo o que ligares na Terra será ligado no Céu e tudo o que desligares na Terra será desligado no Céu»..."

- Se esse versículo significasse que o Inferno não prevaleceria contra a Igreja Católica, Deus seria um mentiroso, coisa que não é verdade. Por quê?

* Sabemos sobre a chacina que aconteceu a tempos atrás. A Igreja chegou a apoiar o nazismo na matança dos judeus. Sabemos sobre o que aconteceu com os primeiros evangélicos...
portanto, seria um absurdo dizer que o inferno não prevaleceu sobre a Igreja Católica naquela época. É melhor não entrar em detalhes, pois se formos a fundo, dá até nojo...

O que Jesus estava dizendo aqui, como já anunciei, é que Ele estava fando sobre o chamado de Pedro para ser Pastor. Para ser o um dos líderes naquele local. Mas tarde vieram outros chamados como podemos aprender com o Livro de Atos, que nos mostra como era a Igreja Primitiva.


3 - "Abençoando respectivamente o pão e o vinho, Jesus disse: «Tomai, comei; Isto É o Meu Corpo... Bebei todos, que este É o Meu Sangue, o Sangue da nova Aliança, que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados... Fazei isto em memória de Mim»"

- Sobre esse versículo, apesar de correr o risco de ser chamada de herege, vou dizer o que entendo de acordo com todo o contexto Bíblico, pois úma mensagem dificilmente é entendida isoladamente:

"Porventura o CÁLICE DA BÊNÇÃO, não é a comunhão do SANGUE DE CRISTO? O PÃO que partimos, não é porventura a COMUNHÃO DO CORPO DE CRISTO?" 1 Co 10:16

Agora sim ficou claro. Jesus pediu que fizéssemos esse ritual para que fosse lembrado a sua vinda e o que Ele fez por nós. "o cálice é a comunhão do sangue de Cristo", a vitória que Ele nos proporcionou através do seu sacrifício. "o pão é a comunhão do Corpo de Cristo" que é a Igreja que Ele fundou, não a carne de Cristo literal. Isso tudo é para que nós soubéssemos da importancia do Sacrifício de Cristo e da comunhão entre os irmãos. FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de October de 2003 19:57

Andreia,

Vou repetir, mais devagar:

"Usamos a inteligência para tudo"
Significa que, em minha opinião, é um facto da vida que usamos a inteligência para tudo

"quando se trata do mais importante - interpretar a Palavra de Deus - deixamo-la sossegada e andamos à procura do jardim do éden. E dos rios que secaram..."
Significa que, em minha opinião, DETERMINADAS PESSOAS neste fórum quando se trata de interpretar a Palavra de Deus, consideram que o importante é tentar localizar o jardim do éden; e tentar localizar dos 4 rios que circundavam o jardim do éden os dois que secaram.

São dois exemplos de perda de tempo. Tempo que seria melhor utilizado a tentar entender a Palavra de Deus. Aquela que os Apóstolos espalharam pelo mundo.

Porque para a Palavra de Deus a história e a geografia são meramente instrumentais.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 16 de October de 2003 21:40

João,

Quem está a perder tempo procurando o Jardim do Édem? Eu não estou. E você?

Quando falei sobre elenão me prendi a isso. A sua localização, para mim, é uma suposição que se pode fazer de acordo com o que dizem as Escrituras. A sua localização não vai me salvar. Há coisas muito mais importantes para se prender. Essas, por exemplo, que estou a falar e falar para ti, para os participantes do forum, porém, parece que sua mente ficou lá atrás, no meu breve comentário. Não entendo o motivo!

Re: O Inferno e o Diabo... / Fé e Discernimento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 17 de October de 2003 04:49

Andreia,

Estás no "teu pleno direito de discordares", caríssima Irmã, quer como pessoa livre que és, quer como Cristã, quer particularmente como Protestante, salvo erro "Nazarena"...

Aliás, não me admira nada por "não acreditares" em Dogmas católicos, nem tão pouco isso me choca, por isso mesmo...
Choca-me, sim, e muitíssimo, os chamados "católicos-não-praticantes", e, sobretudo, os que se dizem falsamente "católicos-praticantes" (em "part-time"), não acreditarem de todo, ou só relativa/parcialmente, em alguns Dogmas, ou, pior ainda, em distorcê-los, contrariá-los, espezinhá-los, a seu bel-prazer..., segundo a sua falta de Fé e, mais grave ainda, de acordo com o seu racionalismo, oportunismo, hipocrisia, comodismo, egoísmo, soberba, hedonismo, etc.!...

Todavia, uma coisa é certa: Eu, pobre Cristão/Católico, tento, de alma e coração, analisar tudo - toda a Bíblia Sagrada e Palavra de Deus em particular, assim como a Doutrina Oficial da Igreja -, não tanto à minha maneira (conforme o meu gosto e interesse pessoal...), mas sobretudo segundo a verdadeira e infalível interpretação do Magistério Católico...; embora, naturalmente, também levando em conta a minha "criteriosa opinião pessoal" (discernimento), baseada na minha Fé, nos talentos que Deus me confiou (carisma), baseada no conhecimento e experiência que tenho, por mais escassos e insuficientes que sejam; salvaguardadas devidamente, porém, a Doutrina Dogmática da Igreja em particular - as Verdades de Fé autenticamente definidas como tal pelo legítimo e único Sucessor de Pedro, verdadeiro representante de Jesus Cristo na Terra (actualmente o Papa João Paulo II) -, assim como a Teologia Moral em geral, obviamente...

Oportunamente, se necessário, voltarei a este mesmo assunto, que será sempre complexo, polémico e inesgotável, admito perfeitamente, sobretudo entre fiéis de confissões e religiões diferentes...
Respeito isso, mas sinto-me no direito de não só discordar (tal como tu), mas também de tentar emendar/corrigir (o mais delicadamente possível e com a melhor das intenções...), mas não julgando/condenando, nem tão pouco zangando-me/indignando-me/revoltando-me...
Quem sou eu para tal? Ninguém tem esse direito... Só Deus (e mesmo Ele respeita o nosso livre-arbítrio), embora correndo o gravíssimo risco de nos perder eternamente...
No máximo, calar-me-ei, sem ressentimento algum, mas com grande preocupação e orando pela salvação de todos...
A propósito, quando Pilatos perguntou a Jesus: «O que é a Verdade?» - Jesus respondeu, tão-somente, com o... "silêncio"!...

A quanto obriga o verdadeiro Amor, mormente os infinitos Amor, Misericórdia e Justiça de Deus!!
Um Deus que se humilha tanto, ou seja, que encarna e morre por todos e cada um de nós, com a mais cruel e ignominiosa das mortes, para nos salvar eternamente, e mesmo assim fazendo depender tal Salvação (divina e de valor infinito...!) da nossa livre, exclusiva e espontânea vontade!!
Poderá haver porventura maior "crueldade, traição e ingratidão humana", do que rejeitar, voluntária e advertidamente, a Redenção de N. S. Jesus Cristo (por um simples capricho ou prazer efémero...), renegando assim o mesmo Deus e a Glória Eterna, depois de Ele ter derramado todo o Seu preciosíssimo Sangue, exclusivamente por nosso imenso Amor??!!
E ainda há quem não acredite no Diabo e no Inferno!!??...


Respeitosa, fraternal e solicitamente,

Abelardo


Re: O Inferno e o Diabo... / Fé e Discernimento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 17 de October de 2003 07:16

Caros Forunautas e Visitantes,

Gostaria de saber, a propósito, por que motivo será que tão poucos Católicos convictos e empenhados - mas sobretudo os consagrados: Sacerdotes e Religiosos - participam tão pouco no Fórum, que considero um óptimo meio de Evangelização! Que pena!...

Isso mesmo desde sempre - desde outros fóruns morais e religiosos católicos que tenho frequentado, e até gerado e moderado, como no Terravista.pt - intrigou-me e desgostou-me bastante, mormente atendendo a que o pequeno número dos católicos que participam não percebe, regra geral, quase nada de Religião e Moral, de Teologia em geral, e até mesmo de Catequese!
E, quando percebem - como apenas conheço dois ou três exemplos neste Fórum do "Paroquias.org", um dos quais já deixou de participar, precisamente, quanto a mim, o mais praticante e convicto -, a maioria já não acredita em certos Dogmas essenciais da nossa Fé, como p. ex. na crença do Demónio e do Inferno, o que aliás acontece tragicamente com a maior parte dos Católicos, o que me espanta e choca sobremaneira e cada vez mais!...

Por outro lado, gravíssimo pecados e crimes pessoais, familiares e sociais, muito em voga - como os do Aborto provocado, que envolve excomunhão automática! -, já quase ninguém fala deles e contra eles, a começar pela maioria do Senhores Bispos e Sacerdotes Católicos!...

Desgraçadamente, é muito verdade - sobretudo para nós, pobres Católicos! - que, como diz a Palavra de Deus, "os filhos da trevas são muito mais activos e zelosos que os filhos da Luz"!...

E tudo isto, apesar do Santo Padre recomendar, tão frequente e veementemente, uma Nova Evangelização, principalmente a partir dos novos meios de Comunicação Social, nomeadamente a Internet!...

Respeitosa e solicitamente,

José Abelardo (o mais pobre e último dos Cristãos)


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 17 de October de 2003 13:49

Abelardo,

Já que pensas assim, por que ainda não deu sua opinião sobre o arrebatamento, assunto que abri e ninguém deu bola? Entra lá. Quero saber a opinião de um católico que estuda a Bíblia e acredita nela, como você.
Abraço.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de October de 2003 15:23

Andreia,

Está bem. Não volto a falar na "busca do jardim do eden". Hoje :o))

Abelardo,

Baralhas os temas todos. Mas já agora fiquei curioso com a "excomunhão automática". Se quiseres indicar-me onde vem referida agradeço.

Se for no site Aarão / Abraão e similares (similares como o herético Pio XIII), não vale a pena incomodares-te.

A propósito, evangelizar é o contrário de chatear. Colar textos sem sentido e sem fim à vista pelos tópicos em completa anarquia é chatear e não evangelizar.

João (JMA)

Re: O Inferno e o Diabo... / Fé e Discernimento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 18 de October de 2003 02:40

Andreia,

Darei oportunamente a minha sincera opinião, com todo o gosto, mas sobretudo porque ma pediste pessoalmente...

Contudo, deves compreender, e certamente estarás de acordo comigo, que há "prioridades" (que devemos respeitar sempre, criteriosamente, tanto quanto possível...), e há sobretudo assuntos que dizem respeito à Bíblia Sagrada, à Moral e à Religião, e outros que "nem por isso", ou de modo nenhum, como entendo ser (no mínimo: "nem por isso"...) o caso dos tais "arrebatamentos" de carácter extremamente "esotérico", ou mítico, nem tão pouco parapsicológico, e muito menos místico, ou bíblico..., pelo menos o teu caso pessoal, que tu própria reconheces ter o dedo do Diabo (ou coisa parecida), e jamais o dedo de Deus...

Ora, a tal respeito, sabes perfeitamente - penso que tão bem quanto eu - que o Demónio tem muitíssimo poder, em relação ao homem - e jamais em relação a Deus -, pois até pode transformar-se, mas só para enganar-nos, em "anjo de luz"...

E não é que, sem querer fazê-lo ainda agora, já te dei a minha sincera opinião, embora concisamente? Estás com sorte, boa Andreia! És uma sortuda! Não te queixes, caríssima irmã...

Todavia, espero bem que não confundas esse género de "arrebatamento" - meramente esotérico, na melhor das hipóteses, quando não diabólico - com o "Arrebatamento" de que fala e promete concretamente N. S. Jesus Cristo, sobretudo aquando do Juízo Final / 2.ª e definitiva Vinda de do Filho de Deus (em relação aos Justos/cordeiros, por oposição a réprobos/cabritos)...
Ou, pelo menos, do "arrebatamento" logo após a nossa morte (oxalá!), para a Vida Eterna...

Posto isto, até mais ver, Andréia, e não t'arrebates demais, tá?

Abelardo


P.S.: Caríssima, já agora, também pergunto (se me permites): Porque ainda não deste o teu parecer sobre matérias tão importantes como aquela que tenho estado a expor em fórum temático próprio, com a aparente e chocante indiferença de todos, nomeadamente o "Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro"?!
Nem tu, nem ninguém, apesar de tão hediondo e diabólico - sobretudo quanto à sua tremenda crueldade, extensão e frequência universal, o maior e mais cruel genocídio de todos os tempos!! -, um dos maiores e piores pecados e crimes da humanidade, que Deus e a própria Igreja mais condena!!
Isso, sim - defender os Nascituros do aborto criminoso, a todo o custo! - é profundamente moral, bíblico, evangélico, etc.! Tens dúvidas?
Repito: Por é que (quase) "ninguém", aparente ou realmente, se preocupa com isso?! Porquê??!!

PORQUE SERÁ - REITERO - QUE A PRÓPRIA HIERARQUIA DA IGREJA CATÓLICA MOSTRA TANTA INDIFERENÇA/COBARDIA/TIBIEZA... EM RELAÇÃO AO "ABOMINÁVEL CRIME DO ABORTO", AO CONTRÁRIO DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II, QUE TEM SIDO UM APÓSTOLO ANTI-ABORTISTA INCANSÁVEL...??!!

TANTO "CINISMO" E "HIPOCRISIA" CHOCAM-ME PROFUNDAMENTE, SOBRETUDO PELAS VÁRIAS DEZENAS DE MILHÕES DE VÍTIMAS (POR ANO) DAÍ RESULTANTES, CEM POR CENTO INOCENTES!!!
PARA MIM, PORQUE CERTAMENTE E ACIMA DE TUDO PARA DEUS, ISSO É MUITÍSSIMO PIOR DO QUE O VERDADEIRO "INFERNO ETERNO", DO QUE TODAS AS GUERRAS, CATACLISMOS E DOENÇAS PASSADAS PRESENTES E FUTURAS!!!
AINDA HÁ QUEM SE QUEIXE E NÃO ACREDITE NO DIABO E NO INFERNO!!!

Mas, que fique bem claro: Não me considero melhor do que ninguém, só pelo simples facto de pensar, falar e agir assim... Antes pelo contrário, pois tenho infelizmente muitos defeitos e pecados a expiar, pessoais e colectivos! Apenas luto sinceramente por tudo aquilo em que mais acredito (que mais lamento, ou que acho mais importante...), para a maior Glória de Deus, para a salvação das Almas e em desconto dos meus pecados... Tudo/todo o demais é secundário.


Re: O Inferno e o Diabo... / Fé e Discernimento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 18 de October de 2003 07:00

João (JMA),

Desculpa não ter respondido antes a várias mensagens a mim dirigidas pela tua pessoa - não por mal (presumo eu), Deus me livre! -, mas por uma questão de (certos) "princípios", que talvez até entendas (como católico que és...), senão um dia virás a compreender devidamente...

Efectivamente, já tentei responder-te por duas ou três vezes (a outras mensagens...), mas logo o Diabo se interpunha - nem percebo bem por que cargas d'água, para além, é claro, de achar que estavas a provocar-me, ou a gozar comigo, ou a brincar com coisas sérias, ou...; bom, isso agora não interessa nada..., ou achas que sim?

Já agora, diz-me, por favor: Se estivesse no "meu lugar" (por hipótese absurda, claro...), o que farias, sinceramente?
Mas descansa, que há quem, apesar de ter real/aparentemente bastantes mais responsabilidades na "matéria" (mais conhecimentos teológicos, pelo menos...), se comporte (contudo) ainda pior..., digo: ainda mais oposta/marginalmente, que não frontalmente, e por vezes mesmo ofensivamente...

De ti não tenho, mesmo assim, bastante razão de queixa, sinceramente (pelo menos em termos comparativos), assim como não tenho da Andreia (antes pelo contrário), mas adiantemente...

Por agora, se me permites, só queria explicitar o seguinte:

1 - Não me considero "alucinado", nem sequer fanático ou fundamentalista, de todo, ainda que todo o mundo diga (sem provar...) que sou isso, ou ainda pior.

2 - Não tenho nada em comum com o Irmão Aarão, embora o admire em certas obras e virtudes - tão raras hoje em dia, sobretudo nos bons católicos! -, e por vezes até tenho comentado/adaptado textos dele, com a seu consentimento implícito, evidentemente.

3 - Abraão é pseudónimo de Abelardo, Abelardo de Avlis, e Avlis de Silva... José é, porém, o meu nome verdadeiro... Não sou livre de usar os nomes virtuais que achar mais adequados, quando bem entender, como entender, desde que não lese outrem?

Postos estes três pontos, que considero pertinentes - para além do "prefácio", claro -, vamos então à "matéria dada" (por agora só a tua última mensagem, o que já não é nada pouco, por sinal):

a) Só eu é que "baralho"? "Baralhar" (tal como faço/dizes que faço...) é negativo, provocante ou ofensivo? Porquê? Tenho de ser perfeito? Não tenho, por acaso, direito a fazer as coisas a meu gosto, ou como ache mais adequado, como toda a gente? Não sou livre de evangelizar à minha maneira, ainda que deficientemente, assim como de preservar aquilo em que acredito, ou de autodefender-me?

b) "Excomunhão automática", devido ao "abominável crime do aborto"...
É um facto, e devias sabê-lo, julgo eu, como bom Católico que tentas ser...
Remeto-te, assim, para os parágrafos n.ºs: 2270, 2271, [2272], 2273, 2274 e 2275, sobretudo os três primeiros, ou apenas o "2272" (se preferires), do Catecismo da Igreja Católica...
Está lá tudo, melhor dizendo: o essencial...

c) O Aarão da Net, tal como eu, também não é "alucinado", ultra-conservador ou lunático, e muito menos herege ou cismático..., mas apenas naturalmente Conservador, moderadamente Tradicionalista (grande admirador do Papa João Paulo II, logo anti-"Pio XIII"...!), quanto baste...
Antes isso do que ser facciosamente "modernista", ou hereticamente "progressista", como, p. ex., o Pe. Leonard Boff (que de franciscano nada tem, como tantos outros...!), ou como o Frei Bento Domingues, que de dominicano só tem o "domingues", ou como (cala-te boca!)...

d) "Evangelizar é o contrário de chatear"... - Plenamente de acordo contigo, ou melhor: Evangelizar não é propriamente "chatear"...
Porém, digo-te mais (rectifico e complemento, se me permites): Evangelizar é, geralmente, incomodar, desinstalar, resgatar, renovar, purificar, ou seja: substituir o homem velho pelo homem novo, o pagão pelo cristão, o pecado pela virtude, o mal pelo bem, o Diabo por Deus, o falso profeta por Cristo, o anti-Papa pelo Papa; enfim: a vã doutrina, a heresia/etc., pelas Sagradas Escrituras, pela Doutrina Oficial da Igreja, etc./etc., por mais que isso custe/doa, por mais que chateie/incomode...

e) Achas, sinceramente, que tenho "chateado" muito, só por atrever-me a dizer certas Verdades, por denunciar certos abusos, ou até mesmo por criticar graves delitos ou heresias, ora com textos próprios, ora com textos adaptados, ou até mesmo copiados? Que mal há nisso, se a intenção é boa, pura e santa, em perfeita conformidade com o Magistério da Igreja?
E se até a Andreia, apesar de protestante, empatiza comigo, ao ponto reconhecer que sou, ou tento ser, um católico honesto (ao contrário de muitos cristãos romanos que até contestam dogmas, e outras máximas eternas, o que até a ela mesma choca e espanta, de tão aberrante e anticristão que é)?
Jesus não ensinou, porventura, que "é pelos frutos que se conhece a árvore"?
E, já agora, Ele também não disse, que, caso rejeitem obstinadamente a Sua Doutrina, em qualquer tentativa de evangelização, devemos inclusivamente (ao deixar tal casa/pessoa) "sacudir o próprio pó dos sapatos", dando assim a entender (com tal metáfora) que nada devemos trazer de mau, como consequência de tal recusa, que nos prejudique/contagie/intoxique, espiritualmente falando?...


Atenciosa e respeitosamente,

José Abelardo


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de October de 2003 16:51

Abelardo,

a) Com "baralhas tudo" quero dizer que misturas todos os tópicos. Para que as discussões façam sentido era útil que cada tema fosse tratado no tópico próprio.

Já por natureza é difícil de fazer, mesmo sem alguém a juntar diversos temas em discussão em diversos tópicos numa só mensagem, ou colar a mesma mensagem em diversos tópicos, como já tens feito.

b) li os artigos do CIC, mas referia-me à natureza "automática" da excomunhão, pois parece-me que tal medida terá de ser decretada. era quanto a essa matéria que questionava pois continuo com a dúvida.

c) passei a utilizar o adjectivo "alucinado" depois de ler no site Aarão / Abraão o artigo de 02/10/2003 BUSCANDO ALMAS. Mas passarei a utilizá-lo apenas quanto às ideias, pois é incorrecto aplicá-lo às pessoas.

d) / e) a questão do "chatear" relaciona-se com o facto não só de "baralhares tudo" como descrevi acima, mas também com o facto com que concordámos já há muito aqui no fórum de não colar aqui artigos sobre artigos(sobretudo os mais extensos), mas sempre que possível dizer o que pretendemos e colocar o link para o artigo.

Porque quanto às ideias és livre de apresentares as que quiseres, sujeitando-te às possíveis críticas. Lê o tópico Diálogo, discussão ... e respeito para entenderes o que ficou assente entre os participantes do fórum.

Por último, se contigo utilizei o termo fundamentalista, é porque assim te considero. Utilizo aqui o fundamentalista no sentido já explicado de corrente religiosa que surgiu nos EUA no início do século passado que se expressa por uma leitura literal da Bíblia. Não te estou a comparar a bombistas ou qualquer coisa do género, se era isso que pensavas.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 20 de October de 2003 12:43

Abelardo,

Acho que não compreendi bem, vamas ver...

Você não crê no arrebatamento da Igreja. Acha que isso seria uma coisa demoníaca. É isso? Se compreendi bem, só posso dizer: Que pena. Pensei que acreditavas no que a Bíblia diz.
Se entendi errado, poderia ser mais claro?

Vou lá falar expressar minha opinião sobre o aborto. É um assunto interessante.

Abraço.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de October de 2003 23:43

Não deixa de ser curioso que o tópico dobre o inferno e o diabo esteja no topo de audiências... Mas que tentação!...

]:-)=

Alef

Re: O Inferno e o Diabo / Arrebatamento...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 12:40

Caríssima Andréia,

Desculpa ter feito confusão relativa, pois abriste dois fóruns temáticos – que não apenas dois assuntos no mesmo fórum – com temas semelhantes, isto é, que têm certa analogia, embora apenas aparentemente, uma vez que realmente são assuntos completamente diferentes...

Por outro lado, como deves saber/constatar, o português de Portugal por vezes não corresponde - exactamente - ao português do Brasil, e daí às vezes criarmos, sem querer, ilusões/confusões de linguagem/entendimento... E digo isto não só quanto à morfologia, mas também quanto à sintaxe (para já não falar em fonética), apesar de gostar/admirar bastante o vosso dialecto...

Mas não te admires nada a esse respeito, pois há quem seja "português" e até relativamente "culto", mas mesmo assim não entenda (ou não queira entender, o que ainda é mais chocante...!), o que eu escrevo – e ainda agora aconteceu um flagrante e infeliz exemplo disso mesmo, como aliás tu própria deves ter verificado (sem necessidade de citar o nome da respectiva pessoa em causa, até por isso ser mais que evidente e não vir a propósito...), assim como há quem seja "católico de gema" (passe a expressão...) e não acredite em algumas Verdades de Fé!...

Por outro lado, constato jubilosamente que percebes melhor o "português europeu" do que muitos brasileiros letrados – e até mesmo que a maioria dos portugueses, repito! – que pululam/proliferam pela Net fora, como cogumelos, inclusive neste fórum – parabéns, Andreia, e continua assim, por favor!...

Para além disso, e independentemente da tua Igreja Cristã - Nazarena - ser naturalmente "bastante diferente" da Igreja Católica, particularmente na maneira "sui generis" de interpretar certas passagens bíblicas – embora muitas vezes correctamente e em conformidade com a Igreja Católica, como no caso flagrante do "Diabo e Inferno"; apesar mesmo de haver "católicos", mais ou menos evoluídos (...!?), que infelizmente já não acreditam nessas Verdades Eternas! –, o que no teu caso especial, assim como no dos protestantes em geral, acho relativamente "normal"...
E portanto: "não herético", na precisa medida em que as heresias/excomunhões, resultantes de Dogmas/Verdades de Fé, são válidas sobretudo em relação aos Católicos em particular, embora também, mas muito relativamente, aos Cristãos em geral...
Ou seja: é "herege" sobretudo "todo o católico" (mesmo o considerado dolosamente "não-praticante"...) que deixa de acreditar por negligência, ou que renega culposamente tais Verdades de Fé (definidas como Dogma...), sob qualquer pretexto...
E, se é/diz-se... "católico praticante", tanto pior!...

Por outras palavras, se um "católico" (baptizado e consciente como tal...) – por sua livre, caprichosa e espontânea vontade – deixa de praticar, ou de acreditar em Verdades Essenciais, devidamente definidas como tais pela Igreja (e sempre solidamente baseadas nas Sagradas Escrituras...), isso é um "grave problema de Fé e de Fidelidade, de Coerência e de Discernimento" – que envolve claramente profunda traição e rebeldia! –, e portanto uma autêntica "heresia", normalmente sujeita a "auto-excomunhão", para além de ser um grave "sacrilégio"!...
Todavia, se o católico "muda radicalmente de religião"..., isso, em si mesmo, já não se chama "heresia" propriamente dita, mas "apostasia", que naturalmente é sempre mais gravosa que qualquer "heresia" (mais ou menos velada, mais ou menos acentuada)...

Dá para compreender, Andreia? Espero bem que sim, mas se não der, paciência, que por mim desculpo-te inteiramente, não só por me pareceres ser uma protestante/nazarena assaz fervorosa e exemplar, mas também porque te tenho em alta consideração e estima, pois tudo leva a crer (pelo menos aparentemente...) que és uma jóia de pessoa, bastante compreensiva, educada, civilizada, respeitadora, íntegra, pura, humilde, dócil, doce, etc..., felizmente para ti, mas para mim semelhantemente, e estou certo que também para todos aqueles que te consideram mais ou menos desse modo, ao menos pelo prazer que dás assim a quem convive contigo (mesmo que só virtualmente...) – parabéns, Andréia!...

Agora, e ainda no respeitante ao assunto em questão do "arrebatamento" – explicando-me melhor, embora sucintamente, pois já me delonguei bastante e detesto ser maçador –, só te digo e esclareço, de momento, mais o seguinte:

1 - Quanto ao "Arrebatamento" de que falam as Sagradas Escrituras, tudo bem, estou genérica/globalmente (senão totalmente...) de acordo contigo, pois noto, à primeira vista pelo menos, que interpretas, assim como a tua Igreja, essa parte bíblica correctamente, em conformidade com o que ensina a Igreja Católica...

2 - Quanto à chamada "Experiência fora do corpo"...; isto é, quanto à "crença", mais ou menos empírica, mais ou menos esotérica (pelo menos), das pessoas poderem "viajar" já neste mundo, embora só com o espírito/alma, pelo espaço/tempo (por todo o cosmos...), mais ou menos à velocidade do pensamento, ou coisa parecida – desculpa-me, Andreia! –, mas nisso não acredito minimamente; respeitando porém quem acredita sinceramente, tal como dizes não só acreditares, mas também já teres essa experiência, embora auto-abandonada... por tu mesma considerares (e muito bem, quanto a mim, o que só abona a teu favor...) ser contrária aos desígnios de Deus...

Desculpa se te disse, apenas como força de expressão/metáfora, e de modo genérico, que isso (auto-arrebatamento...) poderia ser eventualmente (se não geralmente), por artifício do Demónio, que não vulgarmente dom de Deus – embora saiba que tem acontecido milagrosamente, com alguns santos, fenómenos parecidos, como com Santo António, por exemplo...
E, bem lá no fundo, talvez até estejas de acordo comigo, pois, como sabes (já disse e repito): o Diabo tem muito poder, sobretudo para subverter a Humanidade, e para se vingar, como ser odioso que é, do próprio Deus, inclusivamente para "fazer acreditar que ele mesmo Demónio não existe", o que creio ser a sua maior tentação e vitória, sobretudo nos tempos hodiernos, e principalmente em relação aos "católicos"!...

Finalmente, querida Irmã em Cristo, se acreditasse realmente nesse género de "pseudo-arrebatamento" (uma espécie de "máquina do tempo" a nível espiritual...), pedir-te-ia, sem me fazer rogado, que me viesses visitar e conhecer pessoalmente, ou vice-versa, logo que fosse possível, sem qualquer embargo, através de tão fantástica/maravilhosa "viagem cosmo-espiritual" – de que, quanto a mim, só são capazes os "corpos puramente gloriosos", uma vez chegados à Vida Eterna, e não apenas no Juízo Final...


Retribuo o abraço, reconhecidamente.

Atenciosa e solicitamente,

Abelardo


Re: O Inferno e o Diabo...
Escrito por: Avlis (IP registado)
Data: 27 de October de 2003 16:43


Caros Irmãos,

Se me permitem, eis TRÊS PRECIOSOS CONSELHOS EM RELAÇÃO A... SATANÁS:

1.º - Nunca caiam na maior e mais fatal tentação do Demónio, que é a de "fazer crer que ele próprio não existe"...

2.º - Nunca subestimem, e muito menos desprezem, o terrível poder de Satanás, sobretudo quando aliado ao Homem...

3.º - Nunca brinquem com o Diabo, porque isso é pior do que brincar com o fogo, e quase tão grave como brincar com Deus...


José Avlis


OBSERVAÇÕES OPORTUNAS:

** Duvidar da "real existência do Demónio" (tal como referem as Sagradas Escrituras...), é uma maneira sofisticada e algo dissimulada de duvidar da "real existência de Deus".

** Os Santos Evangelhos são muito claros e peremptórios quanto à real existência do Diabo e do Inferno, ainda mais óbvios e (de)terminantes do que em relação à própria existência dos Anjos e do Paraíso... Não foi por acaso.

** Logo: Quem não acredita efectivamente no Inferno e no Diabo... não acredita verdadeiramente em Deus – tal como ELE É, ou na Sua Palavra –, mas sim num "projecto de Deus", ou num "Deus fantoche", meramente feito à imagem e semelhança do Homem.


Página actual: 13 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.