Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 14 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban: (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 03:55

Uma grande prova da existência cde satanás é as coisas que o avlis, aliás abelarda escreve.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: ???!!! (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 17:16


ESTÁS ROTUNDAMENTE ENGANADO, SEU DEMÓNIO EM FORMA DE GENTE...!!!

-- A MAIOR PROVA DA "EXISTÊNCIA DE SATANÁS" - E DE TODOS OS SEUS ESPÍRITOS MALIGNOS QUE VAGUEIAM NO MUNDO PARA PERDIÇÃO DAS ALMAS!!! -, SÃO OS... "TALIBANS, ALKAIDAS & COMPANHIA LIMITADA"...!!!


- QUE MATAM E ESFOLAM PESSOAS POR DÁ CÁ AQUELA PALHA!!!
- QUE APEDREJAM AS MULHERES ADÚLTERAS ATÉ À MORTE, SEM APELO NEM AGRAVO!!!
- QUE OBRIGAM AS MULHERES A USAREM BURKAS E OUTRAS SELVAJARIAS QUEJANDAS, TRATANDO-AS PIOR DO QUE ANIMAIS!!!
- QUE EXTIRPAM SANGUINARIAMENTE O HÍMENE DAS MULHERES ADOLESCENTES!!!
- QUE CONTINUAM A PERPETRAR ESCRAVATURA DE PESSOAS, SOBRETUDO DE RAÇA NEGRA, EM PLENO SÉCULO XXI!!!
- QUE MATAM E CHACINAM, COBARDE E TRAIÇOEIRAMENTE, MILHARES DE PESSOAS INOCENTES, POR MOTIVOS ESTRITAMENTE POLÍTICOS E RELIGIOSOS!!!
- QUE CONDENAM À MORTE PESSOAS QUE NÃO SEJAM MAOMETANAS, OU QUE CRITIQUEM O CORÃO, E ATÉ MESMO CERTOS MISSIONÁRIOS CRISTÃOS!!!
- QUE SE ARMAM EM HOMENS/MULHERS-BOMBA, COMO DIABÓLCOS SUICIDAS E ASSASSINOS, PELOS MOTIVOS MAIS EGOÍSTAS E MESQUINHOS QUE IMAGINAR SE PODE, EM PLENO SÉCULO XXI, EM TROCA DE UM FALSO PARAÍSO NO LENDÁRIO REINO DE ALÁ!!!
- ETC., ETC., ETC.!!!!!!


???!!!


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban: (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 21:05

"QUE EXTIRPAM SANGUINARIAMENTE O HÍMENE DAS MULHERES ADOLESCENTES!!!"
que eu saiba, isso é um costume muito cristão. Chama-se pedofilia ou violação de menores.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban: (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 21:12

Que eu saiba, os vários arguidos deste crime que nos últimos meses têm sido presos NENHUM É MUÇULMANO.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 17:12

Avlis,


Duas questões:
1 - És capaz de me explicar porque é que "Duvidar da "real existência do Demónio" (tal como referem as Sagradas Escrituras...), é uma maneira sofisticada e algo dissimulada de duvidar da "real existência de Deus"?

Não é para colares um metro de texto: é apenas para explicares porque colocas em paralelo acreditar no diabo / acreditar em Deus.

2 - Escreve Ratzinger (RATZINGER, J., "Abschied vom Teufel?" em Dogma und Verkündigung. München, Erich Wewwel, 1973, p. 225-234, esp. 234. ) ao responder à obra de Herbert Haag:

"O pensamento moderno dispõe, parece-me, de uma categoria que pode ajudar-nos a compreender de novo mais precisamente o poder dos demônios, cuja existência, é verdade, é independente desta categoria. Os demônios são um poder do ‘Entre’ ao qual o homem não cessa de ser confrontado sem que ele a possa fixar como uma coisa. É precisamente o que Paulo tem em mente quando ele fala dos ‘dominadores deste mundo das trevas’; quando diz que, contra eles — estes espíritos do mal que estão nos ares —, nosso combate não é dirigido contra a carne e o sangue (Ef 6,12). Ele é dirigido contra este ‘Entre’ firmemente estabelecido, que, ao mesmo tempo, encadeia os homens uns aos outros e os separa uns dos outros; este ‘Entre’ que os violenta, jogando diante deles o jogo da liberdade. Tem-se aí um traço específico do demoníaco: sua ausência de rosto, seu anonimato. Quando se pergunta se o diabo é uma pessoa, dever-se-ia responder com mais propriedade que ele é a não-pessoa (ou o antipessoal: Die Un-person, com o UN privativo de desintegração), a ruína do ser pessoal, e é por isso que é característico de sua natureza apresentar-se sem rosto; sua força própria é não deixar reconhecer. Fica firme em todo caso que este ‘Entre’ é uma potência real, melhor: um conjunto de potências e não simplesmente uma adição de eus humanos".

Nem o Ratzinger, sendo um brilhante teólogo, conseguiu defender a imagem tradicional do diabo...

Achas que o Ratzinger não acredita em Deus?

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: sem nome (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 17:22

Hoje uma amiga interpelou-me sobre a morte recente da mãe e do pai, em circunstâncias inimagináveis.

Não há respostas.

Re: O Inferno e o Diabo / Justiça Divina...
Escrito por: Com Nome (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 20:39

"Com o nome José"..., porque felizmente NASCI – assim como os meus cinco irmãos! – graças a Deus e aos meus queridos Pais!...

*** *** ***

Caríssima Irmã... "sem nome",

Já agora, e creio que muito a propósito, eu faço-te uma "contra-interpelação" (se me permites):

1 - Porque será que, se matam sanguinariamente uma ou duas Pessoas adultas, sobretudo sendo (aparentemente) inocentes e indefesas – como provavelmente seria o caso flagrante desse "casal" (infelizes pais dessa tua amiga...!) que ora referes –, todo o mundo "revolta-se" tanto, a começar pela sinistra "comunicação social"...?!

2 - Porque será que, se matam uma Criancinha, com requintes de malvadez, ou até se alguém deixa-a simplesmente morrer de fome por desleixo – como desgraçada e frequentemente vem a lume! –, as pessoas ainda mais indignadas, chocadas e revoltadas ficam, e os "media" ainda fazem hipócrita/cinicamente, mais estardalhaço, polémica e empolamento, fazendo disso como que o pior e mais hediondo dos crimes que a "besta humana" pode perpetrar deliberadamente...?!

3 - No entanto – paralelamente, em contrapartida e paradoxalmente! –, se matam (premeditada e sanguinariamente...!) uma Criancinha ANTES DE NASCER, e mesmo sendo já totalmente desenvolvida (de 7 ou 8 meses, por exemplo...), todo o mundo cala-se cobarde e hipocritamente – todo o mundo encobre e dissimula tão horrendo crime!! –, a começar pelos parentes e amigos dos pais assassinos e a acabar pela estúpida e tenebrosa "comunicação social"...??!!

4 - E se, em vez de "uma só" Criancinha criminosa e selvaticamente assassinada "antes do parto normal" (geralmente aos 9 meses de vida...), forem mortas CENTENAS DELAS (sem nome...) por dia, só em Portugal, ou largas DEZENAS DE MILHAR em todo o mundo – como trágica, diabólica e infernalmente, acontece...???!!!

5 - QUE DIZES A ISTO, COMO CLASSIFICAS ISTO, BOA AMIGA "sem nome"..., em comparação com tais casos esporádicos de mortes violentas de crianças e adultos, mesmo considerando estes casos raros 100% terríveis e desumanos...?!

6 - Finalmente, porquê então "dois pesos e duas medidas" – completamente díspares e opostos! –, conforme se trate, respectivamente, de pessoas "já nascidas", ou "ainda por nascer"...??!! Ou qual a diferença, na sua essência...??!!

7 - Aonde estão, afinal, a justiça e a igualdade humanas, a lógica e a coerência, a ética e a moral – em tais casos flagrantemente ABERRANTES E SATÂNICOS...!! –, quando as próprias CONSTITUIÇÕES de Portugal e da ONU – que não apenas a Lei de Deus e as Igrejas Cristãs em particular! – proclamam e reconhecem – embora só teoricamente...!! –, a IGUALDADE DE DIREITOS À VIDA de "todos" os Seres humanos, desde a CONCEPÇÃO ATÉ À MORTE NATURAL...??!!


Sincera e solicitamente,

José Avlis


NOTAS FINAIS – Já agora, atrevo-me a dar-te um modesto conselho (se me permites): Diz a essa tua malograda amiga (e a toda a gente em semelhante situação/interpelação, ou crise de Fé...) – se achares bem e oportuno, claro – que leia atenta e piedosamente a Palavra de Deus, e/ou, complementar/alternativamente, tudo aquilo que consta, por exemplo, no fórum ao lado, intitulado: "Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro"...
Talvez/certamente aí encontrarão uma "resposta" bastante elucidativa, adequada e conclusiva (a tal propósito...), pelo menos em relação à Justiça de Deus, que felizmente é Santa e Perfeita, sobretudo a nível espiritual e eterno – ao contrário da "justiça" humana, esta cada vez mais corrupta, degradante e escandalosa...!
Efectiva e felizmente, para Deus (pelo menos...), "nenhum crime ficará impune" (literalmente e a 100%...!), já neste mundo ou então na Eternidade (o que será deveras pior...!); e muitas vezes "paga o justo pelo pecador" (mas neste caso só alegórica e aparentemente, segundo as miseráveis justiça e mentalidade humanas, claro...), que Deus tudo rectificará e compensará perfeitamente, a seu tempo!...


Re: O Inferno e o Diabo / Justiça Divina...
Escrito por: Com Nome (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 21:54

Ah, já me ía esquecendo - que cabeça a minha! - de dizer o seguinte, muito em particular à amiga da participante "sem nome", que "perdeu os pais em circunstâncias inimagináveis":

AS MINHAS MAIS SINCERAS E PROFUNDAS CONDOLÊNCIAS!

E, embora modestamente, se puder ajudar em mais alguma coisa, para além das minhas orações, não se faça rogada!

Finalmente: Não desanime - ou pelo menos não desespere! -, por Amor de Deus, que sempre "Ele escreve direito por linhas tortas"; isto é: tira sempre o maior Bem de todo o mal..., por mais traumatizante e anti-humano que este seja ou pareça...
Disso pode ter a certeza absoluta, ou então Ele deixaria de ser Deus!...
E, principalmente, tudo o que Ele permite tem um fim infinitamente superior, embora naturalmente insondável e misterioso, obviamente, ainda que nos pareça profundamente violento e injusto!
Pelo que devemos confiar em Deus sempre e plenamente, em todas e quaisquer circunstâncias!

Atrever-me-ia a dizer mais o seguinte:
OS SEUS PAIS, QUERIDA AMIGA, ESTÃO NO CÉU, OU A CAMINHO DO PARAÍSO!
E um dia Você reencontra-se-á com eles, e com Deus, por toda a Eternidade, se for fiel e pedir essa Graça!...

Efectivamente, para alcançarmos a Vida Eterna, todos os sacrifícios valem, ainda que à custa de mortes trágicas e horríveis, como a morte do próprio Senhor Jesus, sendo que esta foi só por Amor de todos nós!
Se os seus pais (dela) não morressem assim, aqui e agora, provavelmente jamais alcançariam a Eterna Salvação!
Louvado seja Deus!


J. Avlis


Re: O Inferno e o Diabo...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 01:53


João (JMA),

Agora poder-te-ei apenas dar uma resposta bastante sintética e parcial, a saber:

1 - Porque (em relação à questão do teu ponto 1...): não acreditar incondicional e totalmente na Palavra de Deus (devida e cabalmente expressa nos Evangelhos...) principalmente quando proclamada como Dogma de Fé - caso do Inferno e do Diabo, p. ex. - é uma espécie de auto-excomunhão / auto-marginalização, pelo menos em princípio e em termos relativos - segundo a definição da Igreja e a própria consciência de cada fiel, claro...

1.1 - Não sou ninguém para julgar, e muito menos para condenar!
Apenas cabe-me, quando muito, emitir a minha opinião sincera, como bom Cristão e fiel Católico que pretendo ser... Só isso e nada mais que isso.

2 - Não se trata de concordar, ou não, com a "imagem tradicional" do Diabo - que não está de todo em causa -, mas tão-somente de acreditar, de alma e coração, que o Demónio realmente existe, e consequentemente o Inferno, tal como testificou Jesus Cristo.

2.1 - Ou acredita-se plenamente no Demónio e no Inferno, ou não acredita-se... Não há meios-termos, nem tão pouco uma coisa é possível sem a outra. É correlativo, indissociável, unívoco.

2.2 - Quem não acreditar piamente em tais Verdades essenciais de Fé, vai ter forçosamente (por arrastamento lógico e incoerente...), que rejeitar muitas outras Verdades fundamentais reveladas, inclusive a própria crença em Deus tal e qual o Magistério da Igreja ensina e define...

3 - O que o Eminentíssimo Cardeal José Ratzinger quis dizer com tal texto (aliás algo filosófico e mal traduzido para português...), é apenas o seguinte:

3.1 - O poder do Demónio é apenas baseado no seu "contra-poder" (amplo, mas negativo e limitado...) como "ente/entidade" (e não "entre", de entrar...) em relação ao Poder absoluto de Deus e ao "poder diminuto do Homem" (apesar de livre e racional)...

3.2 - A existência do (inequívoco) "poder do diabólico" não depende (em absoluto) da categoria de pensamento do homem moderno (em relação ao conhecimento...), mas é independente dela; porquanto como ser espiritual e maligno que o Diabo é, e por conseguinte como sendo uma "anti-pessoa" (oposta ao bem pessoal...), é um "ser anónimo" (sem rosto e maléfico...), e jamais um mero símbolo/alegoria de força anti-divina, por interposta maldade humana...

3.3 - E termina com muita propriedade e clareza: «Fica certo, em todo caso, que este "ente" (criatura inteligente...) é uma "potência real", ou melhor: é um "conjunto de potências" (possui vários poderes espirituais e malignos...) e não é simplesmente uma adição de "eus humanos" (isto é, de meros caprichos e mentalidades do tipo humano)...


Sincera e atenciosamente,

José Avlis


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: sem nome (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 05:50

a morte ocorreu assim - o pai assassinou a mulher e suicidou-se a seguir. Diz o avlis que estão no céu.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: sem nome (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 05:53

iiso nãoé palavra de conforto, é insulto á dor alheia.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 11:51

Avlis,

1 - No que se refere ao diabo, já referi que considero não existir qualquer dogma a esse respeito (mensagem de 27/09/03 08:54);

2 - No que se refere ao inferno, em que acredito, tentei explicar a minha posição na mensagem de 30/09/03 22:18.

3 - Penso que o texto que eu citei do Ratzinger não estará mal traduzido. Mas se puderes ajudar com uma tradução melhor, será útil.

Face a essa tradução ele não fala de um "ente/entidade", como tu pretendes.

Fala num "entre", não do verbo entrar, mas "entre" advérbio de modo (?), no sentido de entre uma coisa e outra.

Parece-me rejeitar precisamente a "personificação" que pretendes fazer com o "ente/entidade".

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 13:32

João, obrigado por já teres respondido ao Avlis, pois eu não seria tão meigo com tal disparate... Pergunto o que terá ele entendido ao ler o texto como "ente". E seria "ente" uma categoria do pensamento moderno, a que Ratzinger se refere? Pobre Aristóteles, que se rebolou na tumba!...

Alef

Re: O Inferno e o Diabo / Cardeal Ratzinger...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 22:32


Caros Irmãos – João, Alef e demais Forunautas / Leitores:


Bom, agora e finalmente, vou tentar "escanear" (dissecar detalhadamente...) esse célebre pensamento do Cardeal José Ratzinger – que aliás já foi apresentado (e talvez ignorado...) noutro "tópico/sub-fórum", e/ou neste mesmo, não me recordo bem...

1 - Eu disse, e repito, que apresentava, tão-somente, agora e sempre, a minha modesta opinião pessoal, que jamais pretende ser exaustiva, e muito menos "monopólio de verdade" (uma espécie de dogma a nível privado)...

1.1 - Como sendo assim, passo imediatamente a (re)-analisar e a elucidar, mais intensiva e minuciosamente, o texto em causa, com os seguintes resultados:

2 - "Entre"... Com o sentido de "advérbio" de espaço/tempo, já faz sentido, sim senhor, pelo que dou a mão à palmatória, porquanto à primeira vista (errare humanum est...) não interpretei assim, mas como uma forma incorrecta do verbo "entrar", ou como o "enter" informático...
– Será que estou mesmo a ficar "lunático/alucinado"? Ao menos que seja por uma causa justa / transcendente / eterna!...

2.1 - «O pensamento moderno dispõe, parece-me, de uma categoria que pode ajudar-nos a compreender de novo mais precisamente o poder dos demônios, cuja existência, é verdade, é independente desta categoria»...

a) Nesta frase inicial, o Autor é... claro como a água, embora deva frisar, a propósito, o termo "parece-me" – bastante prudente e significativo, por sinal...

b) Efectiva e inequivocamente, José Ratzinger assevera que o conhecimento actual da Humanidade, sobretudo a nível teológico e até mesmo filosófico, ajuda-nos a entender melhor o "poder dos Demónios" – como reconhecidos espíritos malignos que são, com todas as suas reflexas e funestas consequências a nível de toda a Humanidade...

c) Todavia – ainda segundo Ratzinger, tal como eu mesmo deduzo e constato –, essa categoria de pensamento (por mais científica e avançada que seja...) em nada, de per si, poderá provar a "real existência do Diabo" (assim como, aliás, a sua aparente inexistência...), como ser/entidade cem por cento espiritual que é, pelo que se trata essencialmente de uma pura "questão de fé" (embora também e claramente de consciência e discernimento...), como de resto acontece com tantas outras realidades sobrenaturais e eternas...

2.2 - «Os demônios são um poder do ‘Entre’ ao qual o homem não cessa de ser confrontado sem que ele a possa fixar como uma coisa»...

a) Interpreto exactamente assim: Os Demónios são um poder "intermédio" (entre o Homem e Deus...); ou melhor: uma "oposição" simultaneamente a Deus e ao Homem, assim como uma barreira maligna e sistemática entre o Divino e o Humano, e/ou vice-versa...

b) «...ao qual o homem não cessa de ser confrontado, sem que ele a possa fixar como uma coisa»...
Isto é: contra essa "barreira" (obstáculo constante e diabólico, através de terríveis tentações e dificuldades...), o Homem terá sempre de lutar, mas nunca considerando tal obstáculo como uma mera "coisa" – ou seja, como uma simples "tendência humana maligna"..., mas como um "poder espiritual externo", um espírito (ex-anjo) inteligente e extremamente maléfico/perigoso...

3 - «É precisamente o que Paulo tem em mente quando ele fala dos ‘dominadores deste mundo das trevas’; quando diz que, contra eles – estes espíritos do mal que estão nos ares –, nosso combate não é dirigido contra a carne e o sangue (Ef 6,12)»...

3.1 - « ‘dominadores deste mundo das trevas’ » / « "espíritos do mal que estão nos ares" »...

a) Isto é, respectivamente: espíritos diabólicos que "dominam" (habitam este nosso mundo de miséria humana e pecado, com o fim principal de levar/forçar, mas jamais obrigar, o Homem a desobedecer e a revoltar-se contra Deus (tal como ele mesmo, Lúcifer, o fez...), e consequentemente sendo também o homem prevaricador e rebelde condenado ao "Inferno" (como habitat originalmente destinado aos Demónios...); e "que estão nos ares", ou seja, que residem (invisivelmente) em todos os sítios onde o homem vive e respira (até à hora da morte)...

3.2 - «..."nosso combate não é dirigido contra a carne e o sangue" (Ef 6,12)»...

a) O nosso "combate" (esforço e vigilância constantes, justos e necessários...) não é contra nós mesmos, nem contra o Próximo (no aspecto físico e pessoal, por mais pecadores que sejamos...), mas contra Satanás e seus espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das Almas; ou seja: contra as reais, sinistras e extremamente perigosas tentações diabólicas (tal como aconteceu em parte com o próprio Senhor Jesus...); sobretudo quando tais tentações / forças malignas... são "coligadas" ao Homem...

4 - «Ele é dirigido contra este ‘Entre’ firmemente estabelecido, que, ao mesmo tempo, encadeia os homens uns aos outros e os separa uns dos outros; este ‘Entre’ que os violenta, jogando diante deles o jogo da liberdade. Tem-se aí um traço específico do demoníaco: sua ausência de rosto, seu anonimato»...

4.1 - Isto é: O bom combate deve ser apenas organizado e lançado contra esse obstáculo espiritual e terrivelmente maligno, que sempre persiste, e que joga os homens uns contra os outros, com ódios, guerras e mortes..., o que, por vezes, atinge aspectos profundamente diabólicos e infernais!...

4.2 - «... que os violenta, jogando diante deles o jogo da liberdade»...

a) Que força e atormenta a Humanidade, mostrando assim a sua (dele, Entre/Diabo...) "verdadeira face" (autêntica natureza e finalidade demoníacas)...

4.3 - «Tem-se aí um traço específico do demoníaco: sua ausência de rosto, seu anonimato»...

a) Ou seja: É essa, por excelência, a sua principal e mais perigosa característica, sobretudo por ser artificiosamente oculta e enganadora – permitindo ele próprio constituir-se/dissimular-se como um ser "sem rosto, anónimo"; isto é, invisível, aparentemente inofensivo, e por isso mesmo como que... inexistente!...


(Continuará brevemente, se Deus quiser)


Atenciosamente,

José Avlis


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 03:46

E que dizer do facto de este tópico estar no top das audiências? Avlis, já notaste como tens contribuído para que o "chibo" esteja na moda?

]:->=

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 21:31

Alef,

seria interessante saber a tua interpretação das palavras do Ratzinger, que na minha opinião são as únicas (que eu conheço) do sector "o diabo existe" que não são um perfeito disparate.

São algo crípticas (típicas de um teólogo/filósofo alemão).

E colocam algumas questões:

1- No tal concílio do "alegado" dogma (do IV Concílio Lateranense) sobre o diabo, escreve-se "O Demónio e os demais diabos foram (originalmente) criados por Deus como espíritos bons (anjos) em sua própria natureza, mas eles por si sós (de livre arbítrio) fizeram-se maus (revoltando-se contra Deus)" (texto do Abelardo)

NOTA: ("alegado" dogma - porque entendo que um dogma é definido sobre a questão que está em discussão. Neste concílio NÃO estava em questão a existência do diabo)

2 - Aqui despersonaliza-se o diabo: parece não ser "ente" nenhum. Então não pode ser o "espírito bom" que se fez mau... - referido no dito Concílio.

João (JMA)

Re: O Inferno e o Diabo / Heresias...
Escrito por: Avlis (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 21:42


Alef (& Companhia Limitada),

E se fosses gozar com o teu "centésimo sexagésimo sexto"... AVÔ (que Deus o tenha em descanso!)...?!

Não vês, porventura, que estamos a falar de coisas/espíritos tremendamente sérias/os...; ou melhor – dado que de sérios/honestos nada têm! –, de Realidades verdadeiramente espirituais e substantivas (jamais abstractas/alegóricas/utópicas!), assim como profundamente perversas e perigosas??!!

Se não houvesse realmente – como temerária/hereticamente pretendes/insinuas! – Diabo/Demónio/Satanás (que o Inferno é apenas uma consequência directa da existência de tão maligna criatura!)..., acreditas, por acaso, que Jesus Cristo (como Verbo de Deus / Segunda Pessoa da Santíssima Trindade) teria, alguma vez, incarnado/encarnado..., e consequentemente Se deixado humilhar e torturar até à morte mais cruel e ignominiosa (e por fim ressuscitado), tão-somente por extremo Amor da "humanidade pecadora" – caída miseravelmente em pecado original (e também actual...), através (directa ou indirectamente) do Demónio??!!

ISSO, QUE TU E TANTOS OUTROS "CATÓLICOS" – INCLUSIVAMENTE VÁRIOS TEÓLOGOS E, PIOR AINDA, ALGUNS "SACERDOTES"!! – PENSAM/INSINUAM/DEFENDEM, A RESPEITO DA "INEXISTÊNCIA DO DIABO"..., É ABSOLUTAMENTE (DESCULPEM A MINHA SINCERIDADE!)... ABSURDO / ABERRANTE / ESCANDALOSO !!!


«Perdoai-lhes, Senhor, que eles não sabem o que fazem!» – rogou Jesus na Cruz, pelos Seus algozes e traidores...

Tenho dito.

J. Avlis


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 22:17

ò avlis, eu j´+a aqui disse que és a prova viva de que o diabo existe. As coisas que escreves são... diabólicas.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 23:17

Caro João:

Espero voltar ao assunto, mas não para já. Por agora o tempo mais "livre" tem sido para as minhas "conversas" com a Andréia... A seu tempo espero escrever mais algumas coisas sobre este assunto.

Caro Avlis:

Não sei o que me deu hoje, mas envio-te uma mensagem.

Acho curiosa esta tua ânsia de uma "guerra" comigo. As tuas insistentes mensagens são completamente disparatadas naquilo que atribuis ser o que penso sobre o assunto. Tenho pena que não tenhas percebido nada do que eu disse, mas sobretudo que deturpes a teu bel-prazer aquilo que eu disse, clamando por heresias a torto e a direito. Usas de um tom completamente empolado, como se eu fosse um tontinho a dizer coisas ao acaso, como se não soubesse o que é e o significa o magistério da Igreja ou não tivesse nenhuma ideia do como se discutem as questões em teologia.

Só que há um grande problema de comunicação e por isso tenho resistido a responder às tuas altercações: eu falo de alhos e tu respondes com bugalhos. Um exemplo clamoroso é o modo como "interpretaste" aquilo que em vários sítios escrevi sobre o símbolo e a linguagem simbólica e apocalíptica. Em várias das ocasiões em que escrevia algo que pudesse "espevitar" visões mais conservadoras tive ocasião de referir-me a teólogos de reconhecida ortodoxia e capacidade (por exemplo, várias vezes citei Karl Rahner a propósito da questão do símbolo), mas fizeste disso ouvidos de mercador, preferindo em inúmeras mensagens e em vários sítios apregoar a minha alegada heterodoxia, ou melhor, heresia, além de teres lançado suspeitas sobre a minha integridade como cristão.

Não é preciso ter estudado teologia para se participar num fórum como este, nem este fórum é exclusivamente para teólogos. Mas acho que quando alguém se mete a discutir argumentos teológicos deve discuti-los sabendo do que fala, sem atirar tiros para o escuro. É isso que tu fizeste em muitas questões que se relacionam com o tratamento da questão do Diabo e seus correlatos. Em vez de estudares as questões ou procurares meios de te informar, começaste a disparar com a arma automática da caça às heresias. Isso é uma coisa extremamente desagradável e que te descredibiliza.

Já por mais de uma vez escrevi uma longa mensagem (para este mesmo tópico) para responder a algumas das tuas diatribes e acabei por não as publicar, por ter chegado à conclusão de que não valia a pena. No fundo, vejo que queres uma causa para combater-me, mesmo que seja com o diabo por pano de fundo ;-) Acho que não me devo dar a isso.

Outra coisa muito desagradável para mim é o facto de constatemente confundires argumentos com pessoas. Quando recentemente eu falei de um discurso "diabólico" -- e referia-me ao sentido etimológico e avangélico de divisor e acusador --, acusaste-me de te ter chamado Diabo. Um pequenino exemplo. Ou exclamei "haja pudor" e acusaste-me de te ter chamado "sem pudor" ou "despudorado" ou sei lá o quê... Os exemplos seriam imensos... Enfim, não há mesmo pachorra.

É difícil colocar questões de teologia diante de uma mente que pensa que a teologia é uma cassete a desbobinar mecanicamente catecismos de antanho, sem ter minimamente em conta os progressos feitos em matéria de teologia nos últimos 40 anos.

Lê isto como quiseres. Não estou muito interessado em dialogar sobre esta questão contigo, pelo que continuares com os teus epítetos depreciativos e ameaçadores não vai, pelo menos por agora, alterar a minha resolução de não responder a provocações gratuitas.

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 23:19

Avlis,

"Se não houvesse realmente ...Diabo/Demónio/Satanás ..., acreditas, por acaso, que Jesus Cristo teria, alguma vez, incarnado/encarnado..."

Então Deus fez-se homem por causa do diabo???

João (JMA)

Página actual: 14 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.