Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 23 de 32
Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 03 de December de 2009 02:02

Olha que giro, o evangelho de hoje...até vou por em bold as partes que são mais importantes para o caso, à moda do david:


EVANGELHO Mt 7, 21.24-27

«Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos Céus»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’
entrará no reino dos Céus,
mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus.

Todo aquele que ouve as minhas palavras
e as põe em prática

é como o homem prudente
que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, vieram as torrentes
e sopraram os ventos contra aquela casa;
mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve as minhas palavras
e não as põe em prática
é como o homem insensato
que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, vieram as torrentes
e sopraram os ventos contra aquela casa;
ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de December de 2009 12:50

Olá Sol... Paz do Senhor Jesus



Ao postar o texto acima, negritando algumas passagens, a colega estaria querendo nos mostrar alguma linha de entendimento que baseia uma certa interpretação? Gostaria que se fosse isso, que pudesse ser mais claro.


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de December de 2009 22:06

Citação:
Cassima
Citação:
Jorge Gomes
Mas não fui eu que disse, mas foram católicos hein, que "vir de Taizé e passar por aqui nada a ver, é do dia pra noite", eu pensei "não fui eu que disse":).

Há católicos dos quais discordo e não é pelo facto de alguns deles afirmarem algo que eu o aceito e não é pelo facto de um protestante dizer algo que eu o rejeite.

O que não aceito é essa classificação entre bons e maus cristãos, entre cristãos inteligentes ou burros, consoante vão a Taizé ou a Fátima/Lurdes.

Nos tempos de hoje custa-me a crer que alguém deixe uma criança pequena cumprir uma promessa que a deixa "a sangrar e ferida por todo o lado". Se os pais não soubessem melhor, sabe-lo-iam as autoridades do santuário ou as autoridades civis.

Cassima

Nem que o Vaticano ou o padre da freguesia pregasse contra isso...

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de December de 2009 22:18

Citação:
Cassima
É sempre interessante ver a Anori no papel de Grilo Falante, a falar de falta de respeito, opiniões ordinárias, etc, etc.
Suponho que é uma questão de zen, que ela só perde quando resolve enviar MP não solicitadas, muito respeitosas...

Deve estar a trabalhar para a próxima reencarnação...

Cassima

A Anori é uma kida, uma fofa, ve-se que é porreiraça, só lhe falta entender que não é com reencarnações que ela paga a tal divida nem a passar as passas do algarve cá nesta vida pra pagar a malvada que foi supostamente na outra, nem com boas obras, Jesus já fez a obra toda, já cravou a divida toda dela na cruz, é só receber e usufruir dessa graça.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/12/2009 22:21 por Jorge Gomes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de December de 2009 22:30

Vamos curtir a vida que Jesus já fez tudo que havia para fazer. Viva a santa preguiça.

(sic)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de December de 2009 23:05

Citação:
Anori
Citação:
Jorge Gomes
"vir de Taizé e passar por aqui nada a ver, é do dia pra noite", eu pensei "não fui eu que disse":).

Existe uma espécie de choque...Taizé injecta vida, mostra Deus como poucos lugares, transforma, imprime alegria, uma força imensa.
Foi lá que compreendi a diversidade de entendimento de Deus, muitas vezes sem contornos religiosos, sem moldes concretos...e tinham uma confiança incrivel, amáveis, alegres...felizes!

Não sei se te apercebest, não vá parecer mais um delirio meu, mas é mesmo um sitio especial. A maior parte das vezes que fui foi no Carnaval, há menos gente, o espirito de união é grande, e por ser menos agitado pode proporcionar a nossa atenção sobre alguns pormenores. Mas, não achas-te os pássaros sem medo? Dá-va para perceber uma certa harmonia em tudo, como experimentar uma parte do paraíso, sei lá. Digo isto porque às vezes tinha a sensação de andar a tropeçar neles,e um dia ao pequeno almoço, diferente de hoje nas novas instalações, trouxemos os tabuleiros e fomos sentar junto à estrada, passado um tempo comecei a ouvir um "tic-tic" levezinho, olhei para a mala que estava ao meu lado e lá estava um passarito aos saltos...tb ninguém me contou...E eu pensei "Realmente este sitio é especial!". hahahah

Sem dúvida, sim fiquei com essa sensação, até disse a toda a gente que Taizé era um lugar mágico, é impossivel espiritualmente a pessoa não ser tocada de alguma forma, ou de não viver alguma experiência marcante (sobre isto não vou falar da minha, aconteceu-me coisas muito engraçadas e marcantes, e até estranhas). Há quem lá vá desorientado, perdido e encontra um caminho, sei de quem lá foi assim, conheci pessoas dessas, até certas experiencias de outros me tocaram, Deus poe-nos no caminho pessoas que não é por acaso... Só sei que é impossivel a pessoa sair de lá na mesma ou indiferente, razão tinha João Paulo II quando falou sobre Taizé que era como passar por uma fonte de vida onde somos saciados da sede e seguimos a caminhada como novos, com uma nova experiência.
Pode parecer piada mas até as abelhas estão no espirito do lugar e são bem mansinhas e querem usufruir da nossa companhia e daquele chá fantástico, eu adorei aquele chá, bebi aos montes. Participei no coral e nas várias actidades, partilhamos experiencias e ideias com pessoal de varios países, acampei com uma tenda mais velha e podre que sei lá o quê e resistiu firme ate ao ultimo dia lol, mais um dia ou outro...
A propósito de coral, na mágica noite de 6ª feira das velas, estava eu no coral a cantar com a vela na mão e tava a falar com um amigo que estava há minha frente para me tirar mais uma foto com a vela na mão e quando vi tinha o cabelo a queimar a fazer aquele barulho de estar a queimar e eu com a mão a apagar o fogo fiquei com ele queimado na mão (isto tudo e a cantar-se), mesmo assim tenho uma foto gira com a vela antes do incidente. Ficou lá um cheirete há volta a queimado hehe. De resto aquilo dá saudades mesmo, mesmo o pessoal estrangeiro não tem nada a ver com o portugues, é outra coisa, daí que quem comigo estava estivemos sempre longe do pessoal que fazia parte da nossa camioneta, foi a semana toda a falarmos e a conhecermos pessoal estrangeiro, até trocamos contactos e tudo, o pessoal da camioneta devia dizer que eramos associais mas não faz mal.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de December de 2009 23:13

Se as antas não percebem e querem por um sentido que não demos, fazer o que, so mesmo curtir.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 00:26

Citação:
Anori
Citação:
Lena
Vcs falam demasiado a sério com quem não merece.
Certo está o fox qd praticamente o manda ir comer erva.

Reparem bem no desplante do último argumento.
Ou vcs dizem amém para as porcarias q ele vomita por aqui ou o vosso Cristo é como aquele palhaço do inri cristo.
Isto é algo que se fale num discurso sério?!?! É claro que não.
Por isso a única conversa com esse David_, devia ser de cajado na mão.
Só seriam mal dadas as que falhassem.

Não há que ter piedade com quem nos entra em casa e envenena a água.
XôÔÔÔÔÔOÔ


Chamaria antes a atenção para uma situação que se repete sem qualquer limite. As interpretações deturpadas.
Não concordo com o David e não é por isso que opto por fazer uma leitura e tradução estúpida do que ele disse.
É completamente ridicula, e de forma simples se nota a falta de respeito.

De destacar esta interpretação fora de contexto, este desplante que não tem qualquer sentido, alerto aos moderadores para este tipo de actuação:

"Ou vcs dizem amém para as porcarias q ele vomita por aqui ou o vosso Cristo é como aquele palhaço do inri cristo."

Isto é interpretação séria que se faça? É claro que não!
Por isso a única atitude nestes casos seria o silêncio.

É Natal, se bem que aqui o circo é o ano todo com os artistas do costume, agora a brincar a administração do forum devia pagar alguma comissao a eles pelos numeros pra divertir o pessoal e animar o forum, ou então trabalham de graça, nao fazem mais nada na vida lol
Mas a sério o que eu me admira aqui francamente são os que engolem, não é só o David, esse até se poe a jeito e se fosse um caso há parte mas não é, até pessoal católico que se tem ideias diferente dos artistas é logo atacado, eles não convivem bem com ideias diferentes sejam catolicos, evangelicos, espiritas, ateus, isso pouco interessa, ainda há dias vi uma a ser chamada de hipocrita em outro topico, aqui neste o Vitor a ser mimado também, então o triste é ver que ha gente mansinha demais que engole, outros ainda batem palmas, eu nem digo nada lol, de vez em quando se tenho tempo venho espreitar se há números novos dos artistas frustrados e ridiculos.
O mais caricato, é que se o Bento XVI viesse aqui sem se apresentar e dominasse o portugues, ele seria o mais atacado e chamado de tudo e mais alguma coisa pelos artistas... do costume. É gente triste, que parece que não têm mais nada que fazer na vida, o que vale é que ninguém representa ninguém, nem o David representa os evangélicos, nem os artistas representam os católicos ou os ateus. Então valha-nos isso...
De resto que façam o que quiserem, cada um na sua, se uns são mansos e engolem problema deles Anori, o que se há de fazer, eu não entendo mas se calhar também não é para eu entender então que se lixe, quanto aos artistas e ressabiados nem pachorra tenho, já a perdi há muito tempo, se tu veres a maiorias das pessoas aqui nem se deve identificar com as figuras que os artistas fazem, por mim gosto tanto deles que até curto ver, mas por outro lado acho tão estranho e triste os que engolem e até são boa gente, mas pronto.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/12/2009 00:31 por Jorge Gomes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 09:56

é como dizes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 10:06

Citação:
Jorge Gomes
Nem que o Vaticano ou o padre da freguesia pregasse contra isso...

Nem que???!!!...

Vê-se que andas actualizado.

Cassima

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 10:11

bem vejo pregar contra promessas que prejudicam a saude ou apenas deixam má impressão em que as vê, mas as pessoas que as fazem não atendem a essas indicações.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 10:17

Quanto aos mansos, aos palhaços e outros que tais, os moderadores estão sempre a tempo de fazer o que acham melhor.

Mas é uma situação que me fez assistir a um daqueles momentos anedóticos que quase merecem ser um momento Kodak.

Cassima

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de December de 2009 19:53

As pedras falarão...

[www.youtube.com]

Precisa comentar?

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de December de 2009 00:38

Citação:
camilo
bem vejo pregar contra promessas que prejudicam a saude ou apenas deixam má impressão em que as vê, mas as pessoas que as fazem não atendem a essas indicações.

Sem dúvida acredito, aí reside o problema, as pessoas não atendem, e se for preciso ainda se revoltam e criticam o padre que ousar falar nisso, é raro mas já ouvi um padre a falar disso, agora não sei onde existem essas indicações oficialmente, isso é que gostava de ler, mas quem devia falar nisso era o papa e não se ouve, ele vem cá a Portugal devia esqueceer-se por uma vez o aborto, os casamentos gays e os preservativos.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de January de 2010 16:32

Citação:
vitor*
Os frutos do espirito são fruto da acção de Deus mas também do homem que com ele age com o seu livre arbitrio, para construir as obras do espirito.


Olá Vitor, Paz do Senhor Jesus

Estava dando uma olhada nas mensagens, e percebi que não havia respostado a esta tua questão...

O novo nascimento é um MILAGRE realizado pelo Espírito Santo na vida do homem que aceita a Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador! E milagre é algo que ACONTECE por intervenção Divina, e INDEPENDE do homem. Ora, qual foi a participação de Lázaro quando foi ressuscitado? Ele estava ali, morto, já há quatro dias e seu seu corpo já estava entrando na fase de decomposição, visto que já cheirava mal:

João 11:39
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.


Ora, lázaro estava ali morto, seu corpo estava inerte. Qual a participação de Lázaro?
Também durante a multiplicação de pães e peixes... Qual a participação das pessoas que ali estavam, se não foi apenas PRESENCIAR e comer dos pães e peixes multiplicados?

A vontade do homem, Vitor, é TENDENTE para o pecado. É o Espírito Santo Quem o convence do erro. É Ele o RESPONSÁVEL pela mudança. Se for o homem o responsável pela mudança, acabará voltando, mais cedo ou mais tarde, para aquele mesmo erro!

Citação:
Não creio que alguma boa obra seja só elaborada por Deus, mas sim pela vontade do Homem, que em qualquer momento se pode negar à obra de Deus.

O homem não consegue resistir a Graça. Depois que der lugar, e o Espírito Santo estiver VERDADEIRAMENTE em sua vida, ele pode até vir a pecar, mas acabará se arrependendo, e voltará para o Caminho, pois o Espírito o convence! Se não voltar, é porque nunca nasceu de novo e nunca provou da verdadeira comunhão com o Senhor!

1 João 2:19
19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.


Citação:
E aliás quero relembrar as palavras de Paulo quando diz que aquilo que quer fazer não faz.

Paulo revela ali a tendência do homem para o pecado. Vamos ao texto:

Romanos 7:19-20
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.


Perceba, colega, que o Apóstolo ao dizer: " já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim", ensina que o pecado é algo que está entranhado no ser humano, que ele, o pecado dentro do homem, o leva a ser INCLINADO para aquela ação pecaminosa! Assim, por ser inclinado para o pecado, ele acabava fazendo aquilo que não queria fazer... Veja que ele conclui este ensinamento dizendo:

Romanos 7:24
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?


Acima, Paulo anseia pela mudança desta natureza decaída, que tende para o pecado!

O homem, mesmo aquele, nascido de novo, que é templo do Espírito Santo, possui a natureza decaída, herdada de Adão. Isso significa que ele pode vir a ESCOLHER PECAR, e a cair, pois esta é a sua natureza. Mas é Deus, é o Espírito Santo Quem o levanta, não é o próprio homem quem se levanta!

Talvez o amigo não entenda o que significa "O cair é do homem, mas o levantar é de Deus...". Inclusive há uma passagem bíblica que fala sobre isto e não lembro agora onde está registrada... O cair é do homem porque este é INCLINADO para o pecado, mas o Espírito Santo o CONVENCE do pecado, e ele retorna e se "levanta"!

Citação:
Mesmo com o grande amor de Deus nele sem a determinação de Paulo e vontade não é posível construir boa obra, porque há obstáculos pelo meio a vencer, que são a dúvida eterna do nosso espirito entre favorecer os vicios terrenos, ou a vontade de Deus.

A "boa obra" só é assim vista, como BOA OBRA, aos Olhos de Deus, se for através da fé em Jesus Cristo! Só se for por obra do Espírito santo na vida do homem, é que este pode ser AGRADÁVEL aos Olhos do Altíssimo!

Citação:
O homem não pode ser dividido em dois, se o seu espirito diz acredito em Deus, mas a sua cabeça diz: não me vou mexer por causa disso, ou vice-versa, a idea ou o sentimento morre. É como o sujeito que caminha todos os dias para uma aldeia.

Não é uma questão de "ser dividido em dois". A nossa natureza é decaída e tendente ao pecado. E é o Espírito Santo Quem convence o homem a proceder de forma agradável a Deus! Ao aceitar a Jesus, o homem torna-se TEMPLO do Espírito Santo e é Ele Quem convence e Quem é o RESPONSÁVEL pela mudança nos hábitos na vida do homem. Se o homem não tem o Espírito, então ele não nasce de novo, e não tem os frutos do Espírito!

Citação:
COm Jesus é a mesma coisa se acreditamos nele então caminhamos para ele, todos os dias da nossa vida, para que não esqueçamos do caminho para ele. E isso faz-se com as boas obras.

Os "boas obras" são apenas o RESULTADO da real conversão a Jesus Cristo, Vitor! Elas são o resultado da transformação do homem em uma nova criatura! E não o motivo que leva o homem a nascer de novo! As obras são FRUTOS e não RAIZ.

Citação:
POdem não ser as boas obras que me salvam, mas são as boas obras que sem dúvida me mantém salvo e firme na minha fé.

Muitos imaginam que a salvação precisa ser "mantida", mas isso é absurdo! Isso acaba com o conceito de GRAÇA. O que quero dizer com isso, é que ao receber a salvação, o homem já passou pelo NOVO NASCIMENTO, que aquele que teve sua HERANÇA MUDADA, não tem mais prazer naquilo que desagrada a Deus...

Deus é o RESPONSÁVEL pela salvação, e esta não depende do homem!

Que Deus nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 05/01/2010 16:37 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 08 de January de 2010 17:54

Boa tarde.

Diz o caro David que Deus é o Responsável pela salvação, e esta não depende do homem.

Onde foi que tirou essa conclusão?

Certamente não pode ser tirada da Escritura, porque em parte alguma essa afirmação constitui ensinamento bíblico.

Certamente que toda a boa obra é por acção do Espírito Santo, mas tem que estar presente a capacidade de opção da pessoa. Pode-se dizer com toda a certeza que há um encontro e uma convergência de uma Vontade salvadora de Deus, e da minha própria vontade de entrar nesse caminho.
Esta afirmação de que o homem não é responsável pela sua salvação é uma total desresponsabilização do homem. Acaba por significar, afinal, que o homem é livre para se condenar, mas já não é livre para se salvar. Ora, isto é absurdo, contraditório. O meu proceder só é moralmente avaliável se eu estiver a fazer uso do meu arbitrio, da minha capacidade de optar. Toda a história de Deus com os homens, ao longo de toda a Bíblia, é esta procura de Deus ao homem e do homem a Deus. Há um anúncio que é feito, e o homem pode ou não aderir. Se adere á verdade, adere por dois factores: por acção do Espírito Santo, mas também, obviamente, por acção sua mesma, por livre escolha, por capacidade de adesão. Se assim não fosse, não poderia o homem ser salvo, porque não poderia ser tido como livre. É livre quando entra em comunhão com Deus. A Bíblia apresenta ainda a Vida Eterna como prémio. Na perspectiva do meu caro David, pergunto: prémio de quê? Prémio de quê, se, na verdade, eu não me salvo por iniciativa própria?

Esta sua posição teológica não é bíblica. Nem vou mencionar a longa lista de citações da Escritura em que lhe apresentaria este aspecto da opção pelo bem, da livre opção por Deus. Haverá melhor exemplo que o Senhor Jesus? Cristo optou ou não optou na sua entrega à Cruz? Não optou? Não teve vontade própria? Claro que teve. Por isso diz: "Não se faça o que Eu quero, mas o que tu queres". Ele mesmo diz e assume a Sua fragilidade como homem. Ele queria que o Cálice passase sem que Ele o bebesse. Mas, de forma livre, ele aceita. E aceita porque é homem. Como dizia Sartre: o homem está condenado a ser livre. É que, se não é por vontade própria, mas apenas por uma inspiração do Espírito santo, não há lugar ao mérito. nem para Cristo haveria lugar para o mérito. Deus salva o homem, sim. salva o homem como homem, ou seja como livre. Salva o homem quando este aceita livremente o convite para a Boda, para as Núpcias do Cordeiro. Deus só me salva se eu aceitar ser salvo, se a minha vontade assim o quizer. A avaliar a sua posição teológica, iriamos concluir que a Revelação de Deus nem seria necessária, uma vez que o Espírito Santo se encarregaria da salvação dos homens. Sim, porque a Revelação de Deus só tem um objectivo: apresentar á humanidade o caminho da salvação, para que esta adira. Veja-se Dt 6,3-4: para que teria o homem que ter cuidao em cumprir a Lei? para que teria o homem que amar a Deus COM TODAS AS SUAS FORÇAS? Repare-se, com todas as SUAS forças (a vontade do homem em amar Deus). Esta posição teológica não tem nada de bíblico nem de sensatamente teológico. Não tem sequer ponta por onde se lhe pegue.
Recordo as palavras do Senhor, no Apocalipse: "Eu estou à porta e chamo; se alguém ouvir a minha voz, e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele". É preciso abrir o coração ao Espírito. E uma vez aberto, manter as devidas disposições da vontade.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de January de 2010 21:51

Citação:
Rui Vieira
Boa tarde.
Diz o caro David que Deus é o Responsável pela salvação, e esta não depende do homem.

Oi Rui, Paz do Senhor Jesus Cristo...


De onde eu tirei "isto"? Da Escritura...

No entanto, muita gente, inclusive no meio evangélico, pensa como o colega, imaginam que é necessário ao homem DAR UMA CONTRIBUIÇÃO para que possa ser salvo! Não é uma visão idêntica aquela ensinada no catolicismo romano, que crê que as obras AJUDAM no processo de salvação, mas é quase isso. Pois muitos, no meio evangélico, crêem que é necessário ao crente em Jesus "andar na linha", como se o novo nascimento fosse algo que acontecesse por VONTADE HUMANA, e não por obra do Espírito Santo!

Inclusive, conversando com um colega evangélico ao msn, que acredita que a salvação "deve ser mantida", citei um exemplo de minha vida. A família de meu pai é bem grande, para os padrões de hoje... Para se ter idéia, ele tem 13 irmãos de sangue. Aos fins de ano, quando eu ainda era criança, a família se reunia toda, na casa dos meus avós... E lá, tinha uma grande árvore de natal onde ela comprava presentes para todos os filhos e netos. Como o número de pessoas a ser presenteadas era grande, ela começava a comprar os presentes no começo do ano! Algumas vezes eu presenciei quando ela chegou, perto do meio do ano, com o meu presente. E ela dizia pra mim: "David, este aqui é o presente que você receberá no fim do ano, no natal. Se você for um bom menino e se comportar durante o ano, se você tirar boas notas e passar de ano na escola, ele será seu.". E eu ficava com aquele cuidado para me COMPORTAR para MERECER o presente!

Esta é a visão de muita gente, no meio evangélico, sobre a salvação... Mas isso acaba definitivamente com o CONCEITO DE GRAÇA, visto que quem se comporta MERECERÀ MESMO o "presente", merecerá mesmo a salvação. Mas NINGuÈM MERECE a salvação, não existe nada que o homem possa fazer que pode torná-lo agradável diante de Deus!

Citação:
Certamente que toda a boa obra é por acção do Espírito Santo, mas tem que estar presente a capacidade de opção da pessoa.

A vontade do homem, a tendência dele, é PARA A CARNE, é para o pecado! O homem tem a natureza de Adão e é TENDENTE para a rebeldia e só através do CONVENCIMENTO do Espírito Santo, diariamente, é que este, o homem, pode fazer aquilo que é agradável a Deus! É o ESPÍRITO SANTO o responsável por aquilo bom, DIANTE DE DEUS, que o servo de Jesus faz! É Ele, o Espírito Santo, Quem convence o servo de Jesus Cristo, a cada dia, de que é apenas um FORASTEIRO aqui, e que pertence a uma Pátria diferente desta que vivemos!

Se o servo de Jesus mudou, ao aceitar a Cristo como Senhor de sua vida, o mérito não é dele, do servo, mas do Espírito Santo, que fez nele a mudança e abriu-lhes os olhos! Não é o homem quem ESCOLHE MUDAR, mas o Espírito Santo Quem o transforma e o faz ver o Caminho que deve ser trilhado!


Citação:
Pode-se dizer com toda a certeza que há um encontro e uma convergência de uma Vontade salvadora de Deus, e da minha própria vontade de entrar nesse caminho.

Se a salvação dependesse do homem, em 1 por cento que fosse, não se salvaria ninguém, pois que ninguém conseguiria ficar "comportado" aos Olhos de Deus, sequer em pensamentos! Como já disse diversas vezes, as boas obras são consequência, são o resultado do novo nascimento, e o responsável por esta mudança é o Espírito Santo, e não o próprio homem, que é apenas um vaso de barro!

Como já disse, a vontade do homem é voltada, é tendente para o pecado! Isso significa que, se o Espírito Santo não CONVENCER o homem, este não ACEITARÁ NUNCA a Jesus Cristo como Salvador e Messias! O homem só o aceita, se o Espírito Santo o CONVENCER de que Ele é o ÚNICO CAMINHO!

Citação:
Esta afirmação de que o homem não é responsável pela sua salvação é uma total desresponsabilização do homem.

Vejo que o colega não entende o significado de "nascido de novo", pois talvez imagine que aquele que passou pelo MILAGRE do NOVO NASCIMENTO consiga andar como ímpio, consiga andar e viver na prática da prostituição ou de outros pecados...

Citação:
Acaba por significar, afinal, que o homem é livre para se condenar, mas já não é livre para se salvar.

Eu vejo que o colega não acompanhou o tópico desde o início. O homem "não é livre para se condenar", afinal, se isso existisse, ele teria de partir da qualidade de SALVO, para poder "escolher se condenar"! Todos, sem exceção, Rui, são herdeiros da separação eterna. Todos estão "espiritualmente mortos" para Deus, destituídos da comunhão com Ele e só através da fé em Jesus, essa comunhão pode ser RELIGADA! Se morrer sem aceitar a Jesus, estarão ETERNAMENTE SEPARADOS do Criador! É por isso que Ele veio, para aquele que nEle crê, não PEREÇA, não receba a separação eterna!

João 3:16
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Só em Jesus pode o homem ter vida eterna. E esta vida eterna é através da FÉ!

Citação:
O meu proceder só é moralmente avaliável se eu estiver a fazer uso do meu arbitrio, da minha capacidade de optar. Toda a história de Deus com os homens, ao longo de toda a Bíblia, é esta procura de Deus ao homem e do homem a Deus. Há um anúncio que é feito, e o homem pode ou não aderir.

Se fosse através do nosso comportamento, ninguém MERECERIA SER SALVO! Quem, em toda a terra, pode alegar que é MERECEDOR da salvação por BOM COMPORTAMENTO? Quem, em toda a terra, pode alegar NÃO PRECISAR de Jesus Cristo, pois que tem um comportamento exemplar e não precisa de salvador? Ora, a salvação não é por obras, não é por bom comportamento!

Citação:
Se adere á verdade, adere por dois factores: por acção do Espírito Santo, mas também, obviamente, por acção sua mesma, por livre escolha, por capacidade de adesão.

Se "adere" a verdade, é porque FOI CONVENCIDO pelo Espírito Santo a "aderir"! O homem só aceita a Jesus se for por convencimento do Espírito santo de Deus, do contrário não ACEITARÁ NUNCA! O homem de Deus pode ficar a falar de Jesus durante toda a sua vida, para alguém, mas se o Espírito Santo não abrir os olhos deste alguém para enxergar, ele não ENTENDERÁ NADA, e não aceitará a Cristo nunca! Este é o PAPEL do Espírito Santo, Ele veio para CONVENCER o homem de que há pecado, justiça e JUÍZO!

Joao 16:8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Citação:
Na perspectiva do meu caro David, pergunto: prémio de quê? Prémio de quê, se, na verdade, eu não me salvo por iniciativa própria?

A salvação não é um prêmio dado por MERECIMENTO, Rui! Ela é uma dádiva imerecida, dada mediante a fé em Jesus Cristo! Ao aceitá-lO o homem passa a ser TEMPLO do Espírito Santo de Deus! E é Ele, o Espirito Santo, o Responsável por toda a mudança na vida do homem, e não o próprio homem. Pois a tendência do homem, a sua vontade, é para a CARNE!


Citação:
É que, se não é por vontade própria, mas apenas por uma inspiração do Espírito santo, não há lugar ao mérito.

Aí é que está o X da questão... O colega imagina que o indivíduo TEM DE MERECER a salvação! Ora, isso anula a GRAÇA e, assim, todo o ensinamento escriturístico dos apóstolos! Não é por MERECIMENTO!



Citação:
Salva o homem quando este aceita livremente o convite para a Boda, para as Núpcias do Cordeiro. Deus só me salva se eu aceitar ser salvo, se a minha vontade assim o quizer.

Se o Espírito Santo não "tocar" no coração do homem, este não ACEITARÁ NUNCA a Jesus! Veja bem, Rui... Todo o Plano de Salvação é de responsabilidade de Deus! O Pai "idealizou" o Plano, o Filho pôs o Plano em prática, e o Espírito Santo CONVENCE o homem a aceitar o Plano!

Citação:
A avaliar a sua posição teológica, iriamos concluir que a Revelação de Deus nem seria necessária, uma vez que o Espírito Santo se encarregaria da salvação dos homens.

Se Jesus Cristo, que é o Plano de redenção para o homem, não tivesse vindo, o Espírito Santo se encarregaria de que? De convencer os homens a serem "bonzinhos", ora não é por obras! Não é por comportamento!

Citação:
Recordo as palavras do Senhor, no Apocalipse: "Eu estou à porta e chamo; se alguém ouvir a minha voz, e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele". É preciso abrir o coração ao Espírito. E uma vez aberto, manter as devidas disposições da vontade.

Se o homem DER OUVIDO, o Espírito Santo fará a obra em sua vida, sem dúvida! Se o homem não se encher de si, se achando dono da verdade, encontrará a Verdade que é Jesus! Mas isso acontece por OBRA do Espírito Santo, que o CONVENCE de que Jesus é O PLANO!

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 09 de January de 2010 00:02

Caríssimo.

Permita-me esclarecer que não é meu proposito enveredar pela discussão teológica entre a Igreja Católica e as outras comunidades eclesiais. A minha função aqui é prestar o meu contributo em matéria de exegese bíblica.

As boas obras não ajudam no processo de salvação. Bíblicamente falando, elas são necessárias (Tg 2,14-26). com efeito, e conforme se lê em Tg 2,26, a fé sem obras está morta. Sem obras não tem valor. Também Paulo, mesmo ao debater com os judeus sobre o valor da lei de Moisés, e afirmando que o homem só é salvo pela fé, não deixa de chamar a atenção para a necessidade das boas obras, mesmo depois de recebido o dom da Fé (Rm 2,6; 6,15-23; 8,1-17; 12,9-21; I Cor 13,1-3; Gl 5,1-10). O paradigma que bíblicamente se colocava a Paulo e aos cristãos dos primeiros tempos prendia-se com o valor da Lei de Moisés para a salvação, especialmente na questão da necessidade ou não da circuncisão. E é neste contexto que Paulo sempre fala acerca do valor nulo das obras. Ora, pegando em Paulo, e em Tiago, parece haver contradição. Mas não há! O paradigma que se coloca é simples. As obras sem a Fé não têm valor, e a fé sem obras nenhum valor tem. Isto é, biblicamente, claro como água. Portanto, a afirmação categórica de que somente a Fé é necessária à salvação, não é bíblica. Se assim fosse, teriamos que excluir a carta de Tiago, e muitos textos de Paulo, do canon bíblico. No entanto, as boas obras, as genuinamente boas, são fruto da Fé!
A questão e a dificuldade que surge parece prender-se com o papel da vontade da pessoa nesse processo. Não se pode admitir uma atitude passiva por parte da pessoa humana no processo da salvação. Também é inconcebivel que haja por parte da pesssoa alguma acção sem que a sua vontade lhe dê assentimento. A Fé é um dom, mas ao mesmo tempo uma opção. Mencionei no último texto Dt 6,3-4. Aqui transparece a necessidade de a pessoa usar das "suas" forças" para amar a Deus. Volto a insistir que cabe ao homem uma responsabilidade pela sua salvação. Na perspectiva de uma não responsabilização, não teria cabimento o tema do Juizo, próprio da Escatologia. Só é objecto de juizo, o que é moralmente apreciável. E só é moralmente apreciável o acto praticado com liberdade, com vontade, com consciência.

Poderia fazer observações acerca de algumas afirmações da mensagem que teve a amabilidade de remeter como resposta. Mas entendo que não é oportuno, nem construtivo. Bem sei que é preciso nacer de novo, nascer para a Vida divina. Mas para esse nascimento acontecer, eu tenho que ser capaz de, ao ouvir o anuncio do Evangelho, optar e deixar o Espírito trabalhar o meu interior.

No entanto, julgo ser muito util chamar a atenção para alguns textos, em que o apóstolo paulo faz uma apologia do seu próprio comportamento (I Cor 9). Chamo a atenção, de um modo especial, para o texto de II Cor 11. Neste capítulo, Paulo faz um longo "auto-elogio" da sua actividade. Onde está aqui essa tal "exclusividade da Graça"? Não está Paulo a chamar a atenção aos méritos a que ele teria direito, os que, por humildade recusa (II Cor 12,6)? Se há um auto-elogio é porque esse exemplo do seu comportamento, da força da sua vontade em viver a sua missão de apóstolo, pode ser construtivo, e incentivador para os fieis para os quais escreve. Certamente que, se só se pudesse falar do papel da Graça Divina, e nunca da capacidade operativa do homem, estas palavras nunca poderiam ser encontradas na boca de Paulo.

Cumprimentos

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 09 de January de 2010 14:05

Citação:
Rui Vieira
Caríssimo.
Permita-me esclarecer que não é meu proposito enveredar pela discussão teológica entre a Igreja Católica e as outras comunidades eclesiais.

Olá, Rui... Paz do Senhor Jesus


O colega imagina que estou pregando "placa de igreja". Não defendo "nome de igreja", principalmente porque sei que IGREJA DE JESUS, é toda aquela que segue seus ensinamentos, que Igreja de Jesus não é um legado deixado que passa como que por herança e que, faça o que fizer, a igreja continuaria a ser IGREJA DE JESUS! Se determinada igreja é Igreja de Cristo, mas no decorrer do tempo ela se afasta dos ensinamentos escriturístico, ela DEIXA DE SER Igreja de Cristo, pois o que a caracteriza como tal, é o prosseguir nos ensinamentos da Palavra de Deus!

Apo 2:5
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.


Esta, acima, foi a admoestação a uma igreja de cristo que estava a se desviar da fé cristã! Quando uma igreja se afasta dos preceitos bíblicos o Espírito Santo não opera mais em seu meio!

Citação:
A minha função aqui é prestar o meu contributo em matéria de exegese bíblica.

A "exegese bíblica" do colega é baseado naquilo ensinado no meio católico romano, ou seja, de que alguém pode, através de suas obras, ser JUSTIFICADO diante de Deus! Ora, isso comtraria todo o ensinamento bíblico sobre a salvação através da graça!

Citação:
As boas obras não ajudam no processo de salvação. Bíblicamente falando, elas são necessárias (Tg 2,14-26). com efeito, e conforme se lê em Tg 2,26, a fé sem obras está morta. Sem obras não tem valor.

Já falamos diversas vezes sobre esta questão e o colega talvez não tenha parado para ler o que já foi enviado. Talvez imagine que possa existir alguém nascido de novo que não produza frutos... É impossível que alguém tenha a fé genuína, salvadora, mas que não tenha nascido de novo! Pois quem está em Jesus, produz FRUTOS!

João 15:4-5
4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


Talvez o colega leia a passagem acima, proferida por Jesus e não entenda. Veja, no verso quatro, que Ele afirma que NINGUÉM pode dar frutos SE NÃO ESTIVER nELE! Este é o ensinamento que encontramos por toda a Escritura, que o homem NÃO CONSEGUE SER AGRADÁVEL diante de Deus, senão for através de Jesus Cristo! Assim, não adianta alguém ser "bonzinho", pois se não tiver aceito a Jesus Cristo, o Plano de Deus para a REDENÇÃO do homem, estará ainda assim, sendo "bonzinho", destituído da comunhão com o Altíssimo! PAra que essa comunhão seja "religada" é necessário ACEITAR a Jesus, não existe outra forma de haver comunhão com Deus, o Pai, se não for através do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo!

Citação:
Também Paulo, mesmo ao debater com os judeus sobre o valor da lei de Moisés, e afirmando que o homem só é salvo pela fé, não deixa de chamar a atenção para a necessidade das boas obras, mesmo depois de recebido o dom da Fé (Rm 2,6; 6,15-23; 8,1-17; 12,9-21; I Cor 13,1-3; Gl 5,1-10).

Eu imagino que o colega copiou seu texto ou de algum livro ou da internet, pois apenas deixou indicado as referências bíblicas. Veja bem amigo... todos os apótstolos ensinaram a justificação através da fé, sendo Paulo aquele que mais escreveu sobre o assunto!

1Pe 1:5
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,

Rom 11:6
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça;

Efésios 2:8-9
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;


E é esta fé, que torna o homem NOVAMENTE filho de Deus! A herança tirou do homem a POSIÇÃO DE FILHO de Deus, que é restabelecida através de Jesus Cristo!

Joa 1:12
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Gal 3:26
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.


Assim, não é por obras. O homem não consegue fazer "boa obra" aos Olhos de Deus, se não for através de Jesus Cristo. Só nEle, pode o homem fazer algo bom, só em Jesus pode o homem voltar a ser chamado FILHO DE DEUS!

Citação:
O paradigma que bíblicamente se colocava a Paulo e aos cristãos dos primeiros tempos prendia-se com o valor da Lei de Moisés para a salvação, especialmente na questão da necessidade ou não da circuncisão. E é neste contexto que Paulo sempre fala acerca do valor nulo das obras.

Alguns cristãos, advindos do judaísmo, queriam manter as obras da lei mosaica, imaginando que as obras JUSTIFICAVAM. Paulo foi taxativo:

Rom 3:28
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Gal 2:16
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.


Alguns queriam justificar a SI PRÓPRIO fazendo algo que imaginavam que justificaria, que daria a vida eterna. Mas Paulo falou que não é por obra. Isso serve para aquele que ajuda a velhinha a atravessa a rua, para aquele que faz uma boa obra aos olhos humanos, imaginando que vai conseguir JUSTIFICAÇÃO, que vai conseguir vida eterna através das obras. Ora, só em JESUS CRISTO, pode o homem produzir frutos que serão VISTOS pelo CRIADOR! Não é por obras, pois que estamos TODOS destituídos da comunhão com Ele!

Citação:
Ora, pegando em Paulo, e em Tiago, parece haver contradição. Mas não há! O paradigma que se coloca é simples. As obras sem a Fé não têm valor, e a fé sem obras nenhum valor tem.

Não é que "as obras sem fé não tem valor", Rui. Não EXISTE fé genuína, sem o novo nascimento. Não existe fé genuína, em jesus, se não existe frutos, pois quem está nEle, no Messias de Deus, PRODUZ MUITOS FRUTOS!

João 15:5
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


Citação:
Não se pode admitir uma atitude passiva por parte da pessoa humana no processo da salvação.

As vezes, vemos na igreja, determinada pessoa que as outras, ao verem o seu proceder, ficam admirados. "Aquele é o Joaquim? Como pode ser? Como pode ter mudado, de tal forma, que até sua forma de falar, hoje, é diferente?". Ao falar com o Joaquim, as pessoas tem a resposta:"Jesus mudou o meu viver. Eu sozinho não conseguiria mudar, mas Ele transformou o meu ser e agora não mais sou daquela forma."

Aqui, escrevemos sobre a Palavra de Deus. Se o Espírito Santo tocar no coração do ateu mais ferrenho, ele facilmente se entregará a Cristo. Mas se não houver ação do Espírito Santo, será tempo perdido e o ateu não sairá nunca, da sua posição de ateu! É o Espírito santo Quem convence o homem, se Ele não agir, este não aceitará NUNCA a Mensagem da Cruz!

Citação:
Volto a insistir que cabe ao homem uma responsabilidade pela sua salvação. Na perspectiva de uma não responsabilização, não teria cabimento o tema do Juizo, próprio da Escatologia. Só é objecto de juizo, o que é moralmente apreciável. E só é moralmente apreciável o acto praticado com liberdade, com vontade, com consciência.

Aquele que morre sem Jesus, já morre com o VEREDICTO, Rui! receberá a separação eterna!

Joa 3:18
Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado;


Em algumas traduções lemos "já está condenado" ao invés de "já está julgado". Assim, não adianta viver toda uma vida de "bondade" aos olhos humanos, pois se morrer sem Jesus, receberá a herança de Adão, já morre JULGADO!

Citação:
Bem sei que é preciso nacer de novo, nascer para a Vida divina.

Ao aceitar VERDADEIRAMENTE a Jesus como Salvador e Senhor, o novo nascimento não é algo que acontecerá por OPÇÃO do ser humano, pois é obra do Espírito Santo!

Citação:
No entanto, julgo ser muito util chamar a atenção para alguns textos, em que o apóstolo paulo faz uma apologia do seu próprio comportamento (I Cor 9). Chamo a atenção, de um modo especial, para o texto de II Cor 11. Neste capítulo, Paulo faz um longo "auto-elogio" da sua actividade. Onde está aqui essa tal "exclusividade da Graça"?

Existirá PRÊMIO, que a Escritura chama de GALARDÔES para o servo de Jesus, Rui. Esses galardões não se confundem com a salvação. E Paulo várias vezes faz alusão a esses galardões.

Citação:
Não está Paulo a chamar a atenção aos méritos a que ele teria direito, os que, por humildade recusa (II Cor 12,6)? Se há um auto-elogio é porque esse exemplo do seu comportamento, da força da sua vontade em viver a sua missão de apóstolo, pode ser construtivo, e incentivador para os fieis para os quais escreve.

A salvação não é um DIREITO, é uma GRAÇA! Paulo fala sempre do seu proceder no serviço do reino, e algumas vezes fala em "coroas". São estas os galardões que os crente em Jesus receberão. Não se sabe com exatidão, com toda a certeza, do que trata tais galardões, mas é algo diferente da vida eterna, que é recebida GRATUITAMENTE mediante a FÉ em Jesus Cristo.

Citação:
Certamente que, se só se pudesse falar do papel da Graça Divina, e nunca da capacidade operativa do homem, estas palavras nunca poderiam ser encontradas na boca de Paulo.

Graça é isso, é favor, é dádiva IMERECIDA! Nada que possamos fazer, por nós mesmos, poderia nos tornar MERECEDORES dela! Só a receberemos mediante a FÉ em Jesus Cristo!

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 6 vezes. Última edição em 09/01/2010 14:24 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 09 de January de 2010 15:17

Boa tarde.

Não faz parte do meu género repetir o que já disse.

O meu caro insinuou que eu tirei textos escritos, porque faço apenas citações dos textos, mencionando o seu livro, capítulo e versículo. Diz o caro David: "Eu imagino que o colega copiou seu texto ou de algum livro ou da internet, pois apenas deixou indicado as referências bíblicas". Eu escrevo habitualmente assim porque é assim que se fazia no seminário, é assim que se aproveita tempo. Não preciso de recorrer ordináriamente a livros para expor o que sei. Poderei fazê-lo se a matéria o exigir. De qaulquer modo, gostaria de frisar que essas suas insinuações não me comovem, nem me atingem, nem me causam perturbação. São aliás, os métodos proprios de quem, mal intencionado e armado em pregador prosélito, mais não pretende do que tentar moer o juizo aos outros com pequenas provocações baratas.

Em relação aos textos de que fiz menção, e dos quais me acusou de serem uma "compilação de livros", vejo que acabou por nem lhes fazer nenhuma abordagem. Limitou-se a repetir o que já tinha dito, ignorando na integra os textos bíblicos que lhe apresentei. Tal é a seriedade do seu discurso!

Lamento muito, mas na "exegese católica" que aprendi, aprendi a debater as questões com seriedade, com atenção ao que o outro diz, e isso aqui, consigo, não vejo.
Ora, como não gosto de me repetir, e como gosto de fazer análises sérias, sem piadas jocosas, bem ao estilo provocatório das seitas, permita-me dizer que a nossa conversa findou, até que o meu caro possa eventualmente olhar com a devida seriedade para o que lhe escrevi. É que, na verdade, quase tudo o que me diz é verdade, mas essa verdade não exclui a outra posição. O meu caro defendeu a sua posição, mas não foi capaz de argumentar de forma séria contra os argumentos escrituristicos que lhe apresentei. Debate encerrado consigo.
Já agora, peço-lhe que não se esqueça que a Escritura não é só a carta aos Romanos e aos Gálatas, ok? A Escritura só é interpretável no contexto de toda a Bíblia.
Quando tiver algo de útil para me dizer, disponha. Quanto a provocaçõezinhas e coisas baratas, não lhe respondo. Somente isso.

Cumprimentos

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Página actual: 23 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.