Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 21 de 32
Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 26 de November de 2009 11:05

Olá David;

Olha o que eu encontrei sobre a Salvação no NT:

Lc 3,6

<< E toda a criatura verá a salvação de Deus.'»


Lc 6,35–36

35 Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bom até para os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.»

Repara que nesta última passagem fala-se de OBRAS, é afirmado que Deus é bom até para os ingratos e maus, e que Deus É misericordioso.

Eu continuo na minha: Acredito que Deus é tão bom, que todos (ou quase) todos se salvarão.

M.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Ronald (IP registado)
Data: 26 de November de 2009 12:25

"Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;E assim os inimigos do homem serão os seus familiares" (Mt. 10:34-36).
"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. ... Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. ... Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão." (2 Ts. 3:6, 11, 14-15).
"Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado" (Tt. 3:10-11).
"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2 Jo. 1:9-11)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de November de 2009 13:06

Olá David;

Olha o que eu encontrei sobre a Salvação no NT:

Lc 3,6

<< E toda a criatura verá a salvação de Deus.'»



Olá, Martins... Paz do Senhor Jesus


Tua mensagem está em vermelho porque o comando "quote" está sem funcionar. Não entendo porque isso acontece...

Essa passagem acima, de Lucas 3:6, é uma citação de Isaías 40.

Isaías 40:3-5
3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.


Essa passagem de Lucas, que diz que "toda carne", ou "toda a criatura", segundo a tradução catolica, "veriam a salvação de Deus" é uma referência de que veriam a Jesus, a Salvação de Deus para os homens!

Lc 6,35–36

35 Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bom até para os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.»

Repara que nesta última passagem fala-se de OBRAS, é afirmado que Deus é bom até para os ingratos e maus, e que Deus É misericordioso.


Nisso não há dúvida, Martins! Deus é BOM, é amoroso, é misericordioso e é JUSTO!

NEsta passagem de Lucas 6:35-36, Jesus estava ensinando a seus discípulos, dizendo-lhes como procederia aquele que nasce de novo, como procederia aquele que é regenerado no Espírito Santo!

Deus é bom com os "maus" porque mesmo a eles, lhes permite continuar a viver... Mesmo a eles, não lhes corta o oxigênio, mesmo a eles, faz com que desfrute do sol, da chuva...

Mat 5:45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Mas com relação a salvação, só existe um único Plano, Jesus Cristo! Fora dEle não existe possibilidade de alguém se salvar! Esta é a mensagem que encontramos por toda a Escritura!

Eu continuo na minha: Acredito que Deus é tão bom, que todos (ou quase) todos se salvarão.

A grande maioria aqui, se acha no direito de me fazer PERGUNTAS, sem no entanto, responderem uma só das que lhes formulo. Alguns desses, além de não responderem ao que lhes pergunto, ainda são ofensivos a mim... Assim, não vejo razão para responder a alguém que não tem a consideração de comentar uma única linha daquilo que posto, não é verdade?

Com relação a tua colocação acima, gostaria muitíssimo de saber o que o colega acha dessas questões abaixo!


MAteus 7:13-14
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


1 - Se "quase todos" serão salvos, então Jesus "trocou as bolas" e o caminho largo é aquele que conduz a vida! Ora, como o amigo concilia esta passagem acima com aquilo que acredita?

João 17:8-9
8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.


2 - Se todos são salvos, porque Jesus diz que ROGA APENAS pelos seus discípulos? Porque Ele roga apenas por aqueles que nEle crê, por aqueles que recebem a SUA PALAVRA? Ora, pode alguém ser salvo sem ter a Jesus Cristo como Mediador junto ao Pai? Gostaria muitíssimo de ler o que o colega pensa dessa passagem, sempre baseado na Escritura, claro...

3 - O que imaginas, MArtins, que Jesus veio fazer aqui no mundo? Se quase todos se salvarão, mesmo sem Ele, mesmo sem ter o Seu Sacrifício como motivo de EXPIAÇÃO de pecados, o que Ele veio realmente fazer aqui na terra?

4 - Todos falam que Deus é amor. Isso é a mais pura verdade! No entanto, esses "todos" não conseguem ENXERGAR que a mais pura definição de AMOR, de Deus para os homens, foi o ENVIO DE JESUS CRISTO a terra para servir de Sacrifício para que o homem tivesse religada a comunhão PERDIDA em Adão. As pessoas não conseguem enxergar isso como o maior EXEMPLO de amor! QUal o maior exemplo de amor de Deus para com os homens, no teu entender, grande MArtins?

Gostaria muito de ler tuas respostas sobre estas questões... Pois todos que dizem que a imensa dos homens se salvarão tem "arrepios" de comentar algumas questões que nos mostram que o homem REALMENTE MORREU em Adão e que só em Jesus Cristo poderá voltar a VIVER!

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 26/11/2009 13:13 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 26 de November de 2009 20:29

M. Martins,

esta passagem diz tudo.
Citação:
Mt 18;2 - 2Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles 3*e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu.

Fica provado pela bíblia que quem for humilde como as crianças, também terá o reino dos céus. Tudo o resto que é dito para renagar o paraíso às pessoas é falso e deve ser combatido. Mania de quererem criar fracturas só porque não aderimos ao seu clube, forçadamente.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 14:35

Seven,

Devo dizer que essa passagem não exclui a fé. Devo dizer que também não concordo que só sendo um filantropo se consiga a salvação. Não vou dizer que não se consegue, porque Deus tudo pode e creio que Deus tudo fará para salvar todos os homens, mas não é certamente por se ser bonzinho e fazer boas obras que se consegue o privilégio da salvação. Para mim existem outras condicionantes que não deixam que os filantropos só por estes méritos obtenham a salvação. Para mim isso é claro, porque nenhuma dessas obras é santa até que se aceite o santo no nosso coração. E por isso nenhuma dessas obras é elegível para salvação.

Ao dizer que essa passagem não exclui a fé, julgo que falo certo porque, Jesus falava para pessoas de fé, para crianças que viviam em meios familiares acesos pela fé. Logo cristo não precisava sequer de mencionar a fé, como condição, pois ela já estava subjacente. Simplesmente disse outra condição: ser inocente como as crianças, ser humilde como elas, que mais uma vez manifesta a dicotomia entre obras e fé. Não basta ter fé, é preciso que ela produza frutos, como a humildade, manifesta nas nossas obras e inocência manifesta na subtracção do pecado das nossas obras.

Crer em Deus acreditar na sua santidade na sua bondade é essencial para que possamos viver com ele. Afinal como podemos viver eternamente com um ser que não confiamos, é como um matrimónio que está ferido de morte e que não pode acontecer, devido ao facto de os conjuges não confiarem um no outro. Impossível.

Não quero com isto dizer que aqueles que a determinada altura não aceitam cristo e mesmo aqueles que que o não conhecem , não venham os primeiros arrepender-se, e os segundos a a conhecer cristo, segundo a sua fé particular, em outras religiões, mesmo que só por sombras. Existe toda uma eternidade para que isso aconteça, porque a alma como sabemos é imortal e todos os pecados serão perdoados, como diz jesus e acreditamos para sempre, até aos fim dos tempos. Porque creio que embora muitos sigam pela porta errada esse caminho não é definitivo, esse caminho não é eterno, porque definitivo e eterno é o amor de Deus por todos os homens e a sua vontade de a todos salvar.
Amén.

Passagens como Mc 16, 16 dizem-nos que toda a alma que rejeitar a Deus é condenada, mas nada nos diz se essa condenação é eterna(paulo parece dizê-lo, mas devemos ver que usa a palavra eterno como um conceito humano, que nada tem a ver com o conceito divino de eterno, pois só Deus é eterno e nada mais), nem diz nada sobre os que não conhecem a Cristo. Todos estes são passíveis das palavras de Jesus: todos os pecados serão perdoados.



Editado 2 vezes. Última edição em 28/11/2009 14:47 por vitor*.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 17:02

Quando digo que a alma é imortal não estou a dizer que seja eterna. quando falo de eternidade falo da eternidade de Deus. É preciso distinguir as duas coisas, porque eterno só Deus, mais ninguém. Por isso nenhuma condenação poderá ser mais eterna que Deus, nem mesmo a mencionada por Paulo, porque nenhum homem pode conceber cabalmente o conceito de eterno. Só Deus pode, porque só ele é eterno.
Se a vossa razão não conseguir entender isso apelem para a inteligência da vossa fé.



Editado 2 vezes. Última edição em 28/11/2009 17:06 por vitor*.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 17:13

Podiam parar de usar o termo "bonzinho"?!; esse inho tem uma conotação tão negativa... Até parece que quem se move com sincera vontade de ajudar de modo desinteressado é alguma espécie de hipócrita.

Pois quer me parecer que o "bonzinho" a quem querem exigir fé para poder ser salvo está bem acima de tudo isso, pelo menos do ponto de vista humano. Obviamente que para mim isso é algo muito mais rico e importante que qualquer fé.

Nascemos humanos, morremos humanos, vivamos humanos o mais humanamente possível, no que isso tem de bom, de óptimo, de fantasticamente belo e simples.

Eu entendo, crente tem de tentar "vender" a mensagem que crer é importante. Ficava até estranho se não o fizesse.
Acontece que quanto mais vos leio, menos relevante essa condição parece ser.

Matem-se, esfolem-se (crentes sempre foram bons nisso ao longo da história) mas deixem quietos os bonzinhos que dão de comer a quem tem fome, agasalham os que têm frio, apoiam as viúvas e órfãos e visitam os presos.

Até vos digo mais. Estranho cada vez mais essa ânsia de salvação, de poder viver depois.
É tão bom adormecer de consciência limpa. Então viva-se de modo a que na morte se parta também de mente tranquila.

Eu não recebi por herança pecado algum, falha alguma. Nem eu nem ninguém. O bom e o mal que fizermos foi construído por nós e não fruto de nenhuma maldição. Parece praga de bruxa das histórias infantis, tipo bela adormecida. A bruxa má despeitada amaldiçoa o futuro, ai a outra fadinha ameniza a coisa lançando um raio de esperança. Ora tenham lá a santa paciência e não compliquem, não inventem. Vivam sem magoar o próximo e está tudo óptimo. O resto é tudo conversa da treta.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 17:56

Desculpa lena essa apreciação é completamente injusta e não reflecte nada daquilo que eu disse. Nunca disse que quem não crê neste momento não se salva. A porta está sempre aberta, para quer contrair matrimónio com Deus. Lê bem. Porque ninguém se casa se não confiar, porque embora o conceito de crer ultrapasse o conceito de confiar, ele faz parte. Eu não posso viver e depender de um ser eternamente senão confiar nele. Sê sincera isso faz algum sentido lógico?
A palavra bonzinho, também não é minha e tens toda a razão em não gostar dela.
És livre de optar em não crer, eu também.

Tudo leva o seu tempo, uns resistem mais tempo ao amor de Deus, mas essa resistência não pode ser eterna, porque mais eterno é Deus.

Por isso falo sempre temporalmente. Mesmo que alguém morra ateu esse não é para mim o fim de tudo. As portas no meu entender continuam abertas, até que haja confiança e fé em Deus. Foi o que disse, quando falei que a alma era imortal, por isso acho completamente injusta essa resposta. Mas também quero dizer que senão acreditarmos em Deus senão tivermos fé nele não podemos viver com ele. Mas essa escolha é completamente livre e nossa e ninguém nos pode de forma alguma coagir a pensar diferente com ameaças de que não te salvarás, pode e deve de todas as formas honestas e boas ajudar a pessoas a apressar a sua salvação. Quem usar de ameaças, não esta de forma alguma a ajudar essa pessoa. A escolha por Deus é completamente livre.

Muitos pensam que depois de morrermos que nada custa acreditar em Deus, afinal ele esta ali na minha frente eu estou a vê-lo, mas a cegueira não é fisica é completamente espiritual. Quando essa estiver sanada então passamos a viver e a ver Deus como Ele É, com toda a alegria. Até lá não passara de sombras e grunhidos.

Não tenho dúvidas que tudo levará o seu tempo para uns mais tempo que outros, mas todos nos encontraremos lá porque é isso que diz a escritura. Senão nos virmos antes, até lá então :).



Editado 2 vezes. Última edição em 28/11/2009 18:04 por vitor*.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:03

vitor*

O meu post n foi uma resposta.
Lamento que tenhas enfiado a carapuça.
Não retiro uma virgula ao que escrevi pois até fui bem suave.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:11

Esse tipo de postura de quem está na moita a tentar pôr carapuças nos outros, ou a lançar ratoeiras, para ver quem cai, não é uma postura digna de um debate aberto e franco.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/11/2009 18:13 por vitor*.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:19

Vitor*

Tu respondes "sim" à pergunta deste tópico?
Se sim, julgava-te outra pessoa. Se não, não entendo o teu queixume.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:26

Citação:
vitor*
Devo dizer que essa passagem não exclui a fé. Devo dizer que também não concordo que só sendo um filantropo se consiga a salvação. Não vou dizer que não se consegue, porque Deus tudo pode e creio que Deus tudo fará para salvar todos os homens, mas não é certamente por se ser bonzinho e fazer boas obras que se consegue o privilégio da salvação. Para mim existem outras condicionantes que não deixam que os filantropos só por estes méritos obtenham a salvação. Para mim isso é claro, porque nenhuma dessas obras é santa até que se aceite o santo no nosso coração. E por isso nenhuma dessas obras é elegível para salvação.

Vitor, certas coisas não deviam ter que serem explicadas para vc. Vc não é analfabeto da fé católica como o David, então surpreende encontrar vc cometendo certas gafes.

Não me pareceu que o Seven tenha excluído a fé em momento algum, como católico ele sabe da importância da fé e das obras, que essas formam uma unidade que define a pessoa. E ainda não entendi a razão de tanto esforço para comunicar algo tão óbvio, o evangelho é tão simples, tão claro, mas continua essas peleja inútil entre fé e obras... tudo isso me parece tão o mesmo... Vaidade!

O que salva é o amor! Deus é amor! Fé e obras, ligadas ao amor santificam, ligadas ao amor têm valor, e o amor é salvífico. Cristo veio por amor, amou até o fim, ensinou-nos que o Pai é amoroso e que Deus é amor. Para que a necessidade de tanta teoria e tanta complicação qdo a mensagem é tão clara? Aliás, são três: fé esperança e amor. A esperança e a fé podem passar, mas o amor permanecerá até o fim.

Vou dizer o que segue no geral, então não tome como ataque pessoal. Acho mesquinho qdo um que se diz cristão aparece usando as cartas de amor - é assim que vejo a Bíblia, como relatos de uma história de amor de um Deus que foi se revelando aos homens - como armas para tentar se elevar sobre os outros. Traz-me a imagem de um Pai que assiste com tristeza a briga dos filhos que só pensam na herança mas não pensam nele.

Para chover no molhado. Se um não cristão, seja judeu, budista, mulçumano, mesmo ateu, se um não cristão qualquer abre mão de seus interesses, coloca a si mesmo em segundo lugar, e por puro amor age em favor do próximo, ele nesse momento estará agindo como alguém que foi salvo! Se esses pequenos momentos forem moldando, formando, definindo sua pessoa, então ele será salvo, e foi salvo por Deus, pq Deus é amor. Como cristão acredito que ele terá sido salvo por Cristo, Cristo ele mesmo veio ensinar a amar e como filho de Deus revelou a face de Deus que é amor, então Cristo ele mesmo é expressão do amor. Quem ama participa da luz de Cristo qdo ama.

Citação:
vitor*
Ao dizer que essa passagem não exclui a fé, julgo que falo certo porque, Jesus falava para pessoas de fé, para crianças que viviam em meios familiares acesos pela fé. Logo cristo não precisava sequer de mencionar a fé, como condição, pois ela já estava subjacente. Simplesmente disse outra condição: ser inocente como as crianças, ser humilde como elas, que mais uma vez manifesta a dicotomia entre obras e fé. Não basta ter fé, é preciso que ela produza frutos, como a humildade, manifesta nas nossas obras e inocência manifesta na subtracção do pecado das nossas obras.

Perdão, mas achei essa teoria toda que criou sobre a inocência das crianças tão seca e vazia de conteúdo que chegou a dar pena. A inocência das crianças vista através da sua teoria perdeu toda inocência. Por que não acreditar no que está escrito e simplesmente aceitar aquela inocência?

Citação:
vitor*
Crer em Deus acreditar na sua santidade na sua bondade é essencial para que possamos viver com ele. Afinal como podemos viver eternamente com um ser que não confiamos, é como um matrimónio que está ferido de morte e que não pode acontecer, devido ao facto de os conjuges não confiarem um no outro. Impossível.

Acho que discordo. A razão pq discordo está no significado que cada um pode dar ao termo. Alguém que se diz ateu, por exemplo, e por amor doa sua vida para diminuir o sofrimento de gente necessitada e desesperançada, talvez acredite mais naquele que chamo Deus do que um outro que se diz cristão mas só sabe andar com a Bíblia debaixo do braço para amolar os outros.

Melhor deixar o julgamento de quem será ou não salvo para Deus.

Citação:
vitor*
Existe toda uma eternidade para que isso aconteça, porque a alma como sabemos é imortal e todos os pecados serão perdoados, como diz jesus e acreditamos para sempre, até aos fim dos tempos. Porque creio que embora muitos sigam pela porta errada esse caminho não é definitivo, esse caminho não é eterno, porque definitivo e eterno é o amor de Deus por todos os homens e a sua vontade de a todos salvar. Amén.

Amém exprime concordância, não digo amém para isso. Não existe "toda uma eternidade" para que a pessoa tome a decisão certa. A decisão certa é urgente, de preferência deve ser tomada neste instante. Cremos que depois da morte passou o tempo, a Igreja e a Bíblia sempre ensinaram: se vive uma vez e depois disso vem o juízo. Se vc crê diferente, nesse particular se afastou da doutrina da igreja.

Vc diz que o amor de Deus é eterno, isso é certo, mas disso tira uma conclusão em algo diferente e sem ligação. Vc concluiu que o homem não é capaz de tomar nenhuma decisão permanente! Reparou nisso? Dessa forma contradisse a sua idéia de "matrimônio" entre Deus e o homem, e mesmo a validade de uma aliança (que se poderá dizer eterna, pelo lado do homem). Se o homem não pode tomar uma decisão permanente de recusar a salvação, tampouco poderá tomar uma de a abraçar. Aguarde, pela sua teoria, novas revoltas e saídas do paraíso.

Citação:
vitor*
Passagens como Mc 16, 16 dizem-nos que toda a alma que rejeitar a Deus é condenada, mas nada nos diz se essa condenação é eterna(paulo parece dizê-lo, mas devemos ver que usa a palavra eterno como um conceito humano, que nada tem a ver com o conceito divino de eterno, pois só Deus é eterno e nada mais), nem diz nada sobre os que não conhecem a Cristo. Todos estes são passíveis das palavras de Jesus: todos os pecados serão perdoados.

Interpretou errado. Como Deus nunca deixa de amar, então te falta explicar como existem pecados que não serão perdoados. Vc criou uma dificuldade para si num ponto da doutrina ao se afastar do pensamento da Igreja, mas essa pequena mancha se espalhará para criar novas dificuldades. Ferir a unidade da doutrina tem um preço e não vislumbro como vc poderá sair das contradições sem reconhecer seu erro e voltar atrás.

Paz e Bem.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:29

A minha resposta sempre foi não, mas não entendo a postura de enfiar carapuças. Aqui ninguém está ou deve estar para enfiar carapuças. Mesmo que a reposta não me fosse dirigida, directamente, o que acredito tenha acontecido, a postura não deve ser de enfiar carapuças a ninguém, mas antes debater francamente sem subterfúgios e de peito aberto.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:37

Você tem razão firefox pode ser vaidade. É só o meu comentário. Vou rever a minha posição.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 18:38

Citação:
Lena
Podiam parar de usar o termo "bonzinho"?!; esse inho tem uma conotação tão negativa... Até parece que quem se move com sincera vontade de ajudar de modo desinteressado é alguma espécie de hipócrita.

Partilho dessa indignação. Desde o início isso me pareceu uma demonstração de soberba de quem se acha membro de um "clube dos puros". Uma merda isso!

Citação:
Lena
Eu não recebi por herança pecado algum, falha alguma. Nem eu nem ninguém. O bom e o mal que fizermos foi construído por nós e não fruto de nenhuma maldição. Parece praga de bruxa das histórias infantis, tipo bela adormecida. A bruxa má despeitada amaldiçoa o futuro, ai a outra fadinha ameniza a coisa lançando um raio de esperança. Ora tenham lá a santa paciência e não compliquem, não inventem. Vivam sem magoar o próximo e está tudo óptimo. O resto é tudo conversa da treta.

Tenho um amigo (cristão) que respondia, para quem dizia que ele era culpado da morte de Cristo: - Não tenho culpa nenhuma, quando o mataram eu nem era nascido.

Essa coisa de cultivarem a culpa para a incutirem nos outros tem efeitos colaterais, e de tanto aplicarem "remédios" vão matar todos os "pacientes".

T+

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 21:12

Citação:
vitor*
Você tem razão firefox pode ser vaidade. É só o meu comentário. Vou rever a minha posição.

Não vale a pena ser bonzinho pros coitadinhos.
Vou é ver o meu SCP, mas não é preciso depois serem bonzinhos para mim que este ano enquanto não reforçarem a equipa já sei o que a casa gasta.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/11/2009 21:14 por Jorge Gomes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Afonso (IP registado)
Data: 28 de November de 2009 23:50

Citação:
firefox
Para chover no molhado. Se um não cristão, seja judeu, budista, mulçumano, mesmo ateu, se um não cristão qualquer abre mão de seus interesses, coloca a si mesmo em segundo lugar, e por puro amor age em favor do próximo, ele nesse momento estará agindo como alguém que foi salvo! Se esses pequenos momentos forem moldando, formando, definindo sua pessoa, então ele será salvo, e foi salvo por Deus, pq Deus é amor.

Prova o que escreveste.
Já agora pq é q cada vez que respondes a alguém que discorda de ti, usas um tom agressivo? Isso é falta de quê, já agora?

Como só Deus pode julgar um coração, aconselho-te a não afirmares que toda a gente que tem um "acto de amor" está agindo como um salvo. Até porque o que tu consideras um acto de amor pelo próximo pode não ser um amor tão verdadeiro como queres fazer passar.

Depois, também disseste que se esses pequenos momentos forem moldando, formando, definindo sua pessoa, então ele será salvo, e foi salvo por Deus, pq Deus é amor. Podias explicar a tua definição de moldagem? Para ti, são os actos que moldam as pessoas? Não serão as pessoas que à medida que forem moldadas por Deus irão evidenciar a sua salvação por boas obras?

Obrigado. Boa noite.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 29 de November de 2009 00:19

Citação:
Jorge Gomes
Citação:
vitor*
Você tem razão firefox pode ser vaidade. É só o meu comentário. Vou rever a minha posição.

Não vale a pena ser bonzinho pros coitadinhos.
Vou é ver o meu SCP, mas não é preciso depois serem bonzinhos para mim que este ano enquanto não reforçarem a equipa já sei o que a casa gasta.

JOrge não se trata de ser bonzinho, mas de reconhecer um erro. Por norma tenho o costume de não dizer algo que não seja fundamentado(até por causa do que faço na minha vida), na doutrina católica, ou seja que não tenha fontes, porque é tendo fontes que se chega a interpretar a palavra. Agora dizer algo novo sem fontes, é esoterismo e vaidade. Vaidade porque não ha nada novo para acrescentar á doutrina cristã, porque toda a fonte vem e é de cristo, resta ser interpretado.
Ultimamente tenho-me permitido fazê-lo para ver onde iria dar, cedendo reconheço à vaidade. Tipico de quem funda novas religiões e por isso é condenável de todo.
Mas como diz paulo tenho que "gloriar-me nas minhas fraquezas".

Um aviso ao firefox. Por vezes tem o costume de juntar a ideia à pessoa, mas a pessoa é muito mais que uma ideia, embora essa ideia seja inseparável da pessoa.
Quero eu dizer que aqui só podemos discutir ideias, não pessoas. Eu próprio já tive boas surpresas com pessoas de cujas ideias não gostava aqui no fórum, mas que em conversas no msn, percebi que eram pessoas boas.
Ao irritar-se constantemente com as pessoas que consigo discordam isso não abona nada em seu favor e todo o carater e inteligência que efectivamente tem, creio, podem sair diminuidos. Controle-se amigo se é que me permite chamá-lo assim.


Boa noite.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de November de 2009 01:10

Citação:
Afonso
Citação:
firefox
Para chover no molhado. Se um não cristão, seja judeu, budista, mulçumano, mesmo ateu, se um não cristão qualquer abre mão de seus interesses, coloca a si mesmo em segundo lugar, e por puro amor age em favor do próximo, ele nesse momento estará agindo como alguém que foi salvo! Se esses pequenos momentos forem moldando, formando, definindo sua pessoa, então ele será salvo, e foi salvo por Deus, pq Deus é amor.

Prova o que escreveste.

Acho ridícula essa sua fixação por "provas", principalmente tendo em conta a facilidade com que aceita tudo que lhe interessa e com que superficialidade trata de temas que não conhece qdo se mete a caluniar os outros. Relegou ao segundo plano o mais importante, mas, sabendo como funciona a mentalidade de uma fatia do meio dito "evangélico", particularmente no que toca a falta do uso da razão e do bom senso, segue: "onde existe amor, Deus aí está".

Citação:
Afonso
Já agora pq é q cada vez que respondes a alguém que discorda de ti, usas um tom agressivo?

Muda de comportamento que provavelmente mudo de tom.

Citação:
Afonso
Como só Deus pode julgar um coração, aconselho-te a não afirmares que toda a gente que tem um "acto de amor" está agindo como um salvo. Até porque o que tu consideras um acto de amor pelo próximo pode não ser um amor tão verdadeiro como queres fazer passar.

Reafirmo de novo, quem ama se salva! Vc que não tem direito de fazer pouco caso do amor dos outros, tira a trave do seu olho! E se o amor dos outros não for tão "puro", talvez o seu seja muito menos, já que prefere antes condená-los que aceitar que possam amar. É assim que se diz cristão, que diz amar a todos? Sendo antes o promotor que o advogado daqueles que amam? Que prepotência a sua! Larga dessa hipocrisia e para de arrumar pretextos para diminuir aos outros. Sejam cristãos ou não cristãos, todos têm sentimentos, sentem dores, são capazes de amar, perdoar, buscar a Deus. Não se ponha a costurar de novo o véu da separação que Cristo rasgou na cruz. Reafirmo outra vez que todo homem que pratica um ato de amor ao próximo e leva esperança a um necessitado está agindo como um anjo de Deus e agindo como alguém que está salvo: "até um copo dágua dado por amor não ficará sem recompença".

Citação:
Afonso
Depois, também disseste que se esses pequenos momentos forem moldando, formando, definindo sua pessoa, então ele será salvo, e foi salvo por Deus, pq Deus é amor. Podias explicar a tua definição de moldagem? Para ti, são os actos que moldam as pessoas? Não serão as pessoas que à medida que forem moldadas por Deus irão evidenciar a sua salvação por boas obras?

Não estou com ânimo para "provar" nada. Gosto de dialogar, mas não vou perder meu tempo se não vislumbro chance de diálogo. Lamento. E apenas para constar, sim, reafirmo que são os atos que definem a pessoa.

Quanto a sua idéia de que as pessoas não têm liberdade nenhuma, que não têm que se empenharem para crescer no amor, mas podem deitar-se na cama e esperar que Deus as molde... Essa idéia é um erro grave e a igreja já condenou quietismo como heresia faz muito tempo.

t+

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de November de 2009 01:27

Citação:
vitor*
Um aviso ao firefox. Por vezes tem o costume de juntar a ideia à pessoa, mas a pessoa é muito mais que uma ideia, embora essa ideia seja inseparável da pessoa. Quero eu dizer que aqui só podemos discutir ideias, não pessoas. Eu próprio já tive boas surpresas com pessoas de cujas ideias não gostava aqui no fórum, mas que em conversas no msn, percebi que eram pessoas boas.
Ao irritar-se constantemente com as pessoas que consigo discordam isso não abona nada em seu favor e todo o carater e inteligência que efectivamente tem, creio, podem sair diminuidos. Controle-se amigo se é que me permite chamá-lo assim.

Só agora li isso. Obrigado vitor*. Admito que tenho que cuidar melhor desse problema. Quanto ao tom que usei consigo ter soado agressivo, não foi intencional pq o tenho em boa conta. O grupo de amostragem de protestantes aqui não tem sido muito feliz e alguns assuntos já irritam. Sei que não é bom sinal e podia tentar ser mais paciente, mas isso já cansa. Devia orar mais, mas infelizmente tenho orado pouco ultimamente :(

Paz e Bem.

Página actual: 21 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.