Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 15
Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: eleito (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 10:22

Então o pecado de Adão só passou aos que pecaram e não a todos?
E afinal não nascemos em pecado?

Então uma verdadeira atitude de amor seria matar as crianças à nascença para que não pecassem e fossem imediatamente salvas para a vida eterna!

Martins, aquilo de que Paulo fala não é praticar, é ter amor de DEUS, ou ser amado por DEUS pois sem que ELE nos ame tudo é inútil incluindo as boas obras.

Diga-me então Martins... quando Paulo diz que já nascemos em pecado, e que o pecado de Adão passou a todos até mesmo os que não pecaram você não crê nisso?
Mais... e quando Cristo que ninguém vai ao Pai senão por ELE também não crẽ nisso?

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 11:24

Citação:
Quanto a si Rui, a única coisa que lhe perguntei apenas por curiosidade foi, já que tem fé, onde está a sua fé?
Ou no que confia você?



Investigue.
Leia o Catecismo da Igreja Católica e descubra.

Citação:
Martins, aquilo de que Paulo fala não é praticar

Novamente, e para lhe chamar a usar de argumentação, o que voce aqui diz é falso.

Já lhe foi dito, e usando de textos de Paulo, que a fé que Paulo concebe é uma fé activa pela caridade.
Vou repetir-me, infelizmente, pois voce insiste em fugir:

Citação:
Como te diz Paulo, a verdadeira fé que justifica, é uma fé que age pela caridade ( cf. Gl 5,6), ou então uma fé que se torna activa mediante a caridade (cf. II Ts 1,11).
Como entenderás, e com base nestes dois textos, para Paulo, tal como para Tiago, uma fé sem obras (as obras do Espírito, e não as da lei, sem a fé em Cristo) é coisa morta, sem valor.


Quanto ao resto do assunto, a saber, da salvação dos que desconhecem a Cristo, deixo ao Martins a resposta.

Mas deixe-me, não obstante, lhe recordar que nascer em pecado é diferente de possuir culpa dolosa. Sabe o que é dolo?
Se há uma culpa sem dolo, trata-se mais de uma condição decadente, chamada culpa, do que uma culpa juridica, dolosa.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: eleito (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 13:12

Rui... mais uma vez tenho resposta para tudo o que você diz mas você não a quer e nem eu a vou dar pois vejo que você simplesmente não entende.

Quando alguém chega ao ponto de dizer que o fruto é que faz a árvore e não a árvore que faz o fruto então todo o entendimento está corrompido e não tem capacidade de aceitar a verdade, e nem ao menos de conhecê-la.

O que se entende por lógica do evangelho da misericórdia sem tirar as coisas do contexto você nega-o agarrando-se à cegueira da letra morta...
...e o que diz directamente contra a justificação por obras na letra você arranja pretextos e inventa categorias e classes para que sendo culpado possa passar por inocente.
Amigo, se fosse outro com essas mesmas questões eu teria prazer em responder... consigo é inútil.

Eu nunca fui muito apologista de ser agarrado à letra pois o entendimento é o que salva e não a letra... mas em debates com pessoas como você é uma necessidade de se argumentar só com a Bíblia pois tenho visto argumentos seus impressionantes... nada é o que é.
Pecado não é pecado, morto não é morto, salvo não é salvo... enfim.

Aguardo o Martins.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 13:21

Graça e PAz a todos



A questão é que imaginam que pode existir alguem, sobre a face da terra, para quem se possa apontar o dedo, e se possa dizer: Eis ali, alguém que não precisa do Sacrifício do Calvário, pois que NÃO TEM CULPA.

Mas a questão é que a Escritura é clara, quando diz:

Romanos 3:19-20
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.



Conceitos como "não matar", "não roubar", "não mentir", são principios universais que estão contidos no coração das pessoas. E são justamente por esses conceitos que aqueles que morreram sem Cristo, serão julgados!

Mat 16:27
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.


Assim como acontecceu a Adão, que pecou uma única vez, e isso trouxe morte a si, e a seus descendentes, todo aquele que morre sem Jesus, será julgado pelas próprias obras. Isso significa que o individuo estará consciente de que errou, estará de "boca fechada" (Rm. 3:19, acima) não alegando "inocência", e saberá que que foi condenado JUSTAMENTE.

Mas aquele que aceita a JEsus, é "julgado" não por suas obras, mas pelas obras de Cristo! É pelos méritos dEle, que os que crêem serão julgados!

Romanos 4:3-8
3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.


Aquele que crê em Jesus, não tem o pecado imputado sobre si, pois é julgado pelos méritos do Cordeiro que tira o pecado do mundo!

Jesus não é uma "opção" para a salvação, mas o ÚNICO MODO pelo qual alguém possa ser salvo, pois não existe "plano B" para alquem conseguir vida eterna! Não existe outra forma de se conseguir salvação se não for através de Jesus Cristo. Aqueles que morrem sem Ele, já morrem PERDIDOS, e de nada adianta "boas obras" aos olhos humanos, pois o homem sem Cristo, não consegue ser agradável diante do Criador, pois a "Boa obra" diante do Senhor é:

Joao 6:29
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.


A "boa obra" que faz o homem agradável diante de Deus, é tão somente o CRER EM JESUS CRISTO como o Messias do Deus Vivo, enviado para trazer vida a todos os homens que nEle crerem!

Não existe ninguem, em toda a historia do homem, para quem alguem possa apontar o dedo, e possa dizer: Eis ali alguem que nao precisa de Jesus para ter vida eterna, pois que não possui culpa, e tinha "boas obras".

Jesus é o Único Caminho, pelo qual alguem pode se salvar.

QUe Deus nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 20/01/2012 13:31 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: eleito (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 14:02

Exactamente David.... bem vindo.

A lei, na verdade, não condenou... o que ela fez foi revelar o pecado que já existia naturalmente no homem.
Tornando o homem duplamente condenável. Não que não estivesse já condenado, mas agora era oficial e exposto.
Pois se o pecado já antes existia, ainda não tinha força para condenar porque não tinha sido dada uma lei a qual é a força do pecado... vindo a lei, o pecado tomou toda a sua força e matou o homem embora ele já estivesse morto desde o Éden, pois a vida do pecado é a lei que o condena... sendo retirada a lei, não existe transgressão.

Uns têem as suas próprias obras (justiça própria), mas outros têem em si a obra de DEUS (justiça de Cristo) que é a fé. Até nesta passagem que você citou David, veja bem de quem é essa obra!

Joao 6:29
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.


Pois a fé é dom de DEUS, do mesmo modo também a salvação o é... quem confia em DEUS sabe que ELE é fiel, e se nos disse que salvaria, então ELE o fará independentemente das obras das nossas mãos... para isso mesmo ELE se interpôs com juramento a Abraão querendo mostrar a imutabilidade da sua decisão.
Isto para a descendência de Abraão que é Cristo e todos aqueles que Cristo gerou... os que crêem à semelhança do pai da fé.

Uns apresentam-se com trapos de imundícia (obras), outros com a vestes de justiça de Cristo.
E é por isso que no fim as nossas obras que nos seguem são reputadas por linho puro e finíssimo... serão estas as nossas obras?
Também diz que no fim a Igreja será apresentada a Cristo branca e sem ruga... é isto os trapos de imundícia? Serão as obras das nossas mãos assim tão puras?

As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos. Isaías 59:6

Todos nós nos tornamos como homens impuros, nossas boas ações são como roupa manchada; como folhas todos nós murchamos, levados por nossos pecados como folhas pelo vento. Isaías 64:6

Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente. {Pois o linho são as boas obras dos santos.} Apocalipse 19:8

As nossas boas obras são as que nos foram dadas por DEUS e não o que fazemos com as nossas mãos.... só as de DEUS são irrepreensíveis e imaculadas... as nossas são refugo para DEUS.

A raiz de todo entendimento está num ponto só:

João 16:7-11
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.


Quem não crê em Cristo faz obras para ir a DEUS (tenta entrar por outra porta) pois nem crê que Cristo é a única porta, nem que será salvo exclusivamente por ELE, nem que o julgamento foi consumado e todo o pecado morreu com Cristo.

Não existir este entendimento é sinal da ausência do Espírito Santo.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 14:32

Talvez lendo Rm 2,15 se tenha uma idéia do que é a chamada Lei Natural. Como ando sem grande tempo, não posso desenvolver este tema, o qual já foi amplamente desenvolvido e explicado pela teologia católica. Para o expor teria de recorrer a vários volumes, e fazer um resumo o que me tomaria vária horas. Não me posso dar a esse luxo de momento, embora o desejasse. (E não sei se adiantaria muito).

De qualquer forma, a partir de Romanos 2,12 o assunto é abordado por Paulo.


M. Martins

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 14:52

Citação:
M. Martins
Talvez lendo Rm 2,15 se tenha uma idéia do que é a chamada Lei Natural. Como ando sem grande tempo, não posso desenvolver este tema, o qual já foi amplamente desenvolvido e explicado pela teologia católica. Para o expor teria de recorrer a vários volumes, e fazer um resumo o que me tomaria vária horas. Não me posso dar a esse luxo de momento, embora o desejasse. (E não sei se adiantaria muito).
De qualquer forma, a partir de Romanos 2,12 o assunto é abordado por Paulo.


M. Martins


Olá MArtins... Paz do Senhor Jesus



Sei que está trocando idéias com o "eleito", mas gostaria de refletir na sua postagem acima. O texto que o colega se refere é esse abaixo:

Romanos 2:12-15
12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;



Esse texto, lembrado por você, está em harmonia com aquilo que cite em minha última postagem. Veja que todos os homens, seja ele quem for, tem "escrito em seu coração" a lei de Deus. Assim, conceitos da Lei de Deus, como "não matar", "não roubar", e vários outros mandamentos, são do conhecimento dessas pessoas, como conduta errada! Tais pessoas, um dia, estarão diante de Deus, e serão julgadas por esta lei, conforme a suas obras. Verão no exato momento em que PECARAM, estarão conscientes de que PECARAM, estarão de boca fechada:

ROmanos 3:19-20
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.


E saberão que sua condenação é JUSTA. PAra aqueles que simplesmente "Não tinham lei", "sem lei perecerão", ou seja, sofrerão a segunda morte!

A lei, inscrita no coração de cada ser humano serve TÃO SOMENTE para mostrar aquilo que é PECADO, para que toda boca esteja calada diante do Todo Poderoso, e seja condenado justamente, pois que todos pecaram, pecam, e pecarão. Essa Lei, "escrita no coração" dessas pessoas, não serve para SALVAR, mas apenas para DAR CONHECIMENTO sobre o que é pecado, para que toda boca esteja fechada.

Mas aqueles que estão em Cristo, morreram para a LEI. Os que estão em Cristo, são julgados pelos méritos dEle.


Pense nisso

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 20/01/2012 15:07 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: eleito (IP registado)
Data: 20 de January de 2012 15:16

Citação:
M. Martins
Talvez lendo Rm 2,15 se tenha uma idéia do que é a chamada Lei Natural. Como ando sem grande tempo, não posso desenvolver este tema, o qual já foi amplamente desenvolvido e explicado pela teologia católica. Para o expor teria de recorrer a vários volumes, e fazer um resumo o que me tomaria vária horas. Não me posso dar a esse luxo de momento, embora o desejasse. (E não sei se adiantaria muito).
De qualquer forma, a partir de Romanos 2,12 o assunto é abordado por Paulo.


M. Martins

Martins... veja com atençao a estrutura e objectivo desta carta... até Rm 3.21 Paulo está falando da implacabilidade da lei e de como ela apenas nos condenava em vez de salvar. Basicamente, até Rm 3:21 ele apenas descreve a Lei.

Aguardo ainda a sua resposta ao que perguntei Martins...


A paz...

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 10:03

Citação:
Quando alguém chega ao ponto de dizer que o fruto é que faz a árvore e não a árvore que faz o fruto então todo o entendimento está corrompido e não tem capacidade de aceitar a verdade, e nem ao menos de conhecê-la.

Decididamente voce é incapaz de enetender o que lê.
Vou repetir o que disse, para ver se se faz luz.

Citação:
Rui
Não se conhecem os frutos pela arvore... é ao inverso.
Além disso, a estreiteza de vista que está a fazer desta alegoria das arvores, parece levar à conclusão de que o regenerado em Cristo não peca. Mas, pasme-se, diz uma das cartas de João ( I Jo 1,8-10) que, quem achar que não tem pecado, engana-se a si mesmo, e faz de Deus mentiroso.



Vejamos outro comentário seu.

Citação:
O que se entende por lógica do evangelho da misericórdia sem tirar as coisas do contexto você nega-o agarrando-se à cegueira da letra morta...
...e o que diz directamente contra a justificação por obras na letra você arranja pretextos e inventa categorias e classes para que sendo culpado possa passar por inocente.

Isto é bluff seu.
É discurso de quem não tem nada de novo a apresentar. No fundo é uma tentativa para desviar atenções.

Citação:
Amigo, se fosse outro com essas mesmas questões eu teria prazer em responder... consigo é inútil.

Eu também acho que é inútil.
Na verdade, voce não responde a nada - ou ignora os argumentos pertinentes, ou repete, e repete o mesmo, sem capacidade para fazer evoluir o pensamento acerca desta questão tão simples.
É triste.

Citação:
Eu nunca fui muito apologista de ser agarrado à letra pois o entendimento é o que salva e não a letra... mas em debates com pessoas como você é uma necessidade de se argumentar só com a Bíblia pois tenho visto argumentos seus impressionantes... nada é o que é.

Isto só pode ser paródia sua.
Deixe-me então recordar-lhe que aqui, quem anda agarrado à letra é voce, quando lê Paulo de modo literalista, que não é autorizado nem pelo contexto dos livros, nem pelo conjunto do Novo Testamento.

Quanto à argumentação escriturística, deixe-me lhe recordar que foi voce mesmo quem pediu este estilo de argumentação...

Quanto ao nada ser o que é, é uma questão de se saber fazer ou não trabalho de reflexão, justamente para superar a letra, coisa que vce se tem mostrado incapaz.

Citação:
Joao 6:29
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Pois a fé é dom de DEUS, do mesmo modo também a salvação o é... quem confia em DEUS sabe que ELE é fiel, e se nos disse que salvaria, então ELE o fará independentemente das obras das nossas mãos... para isso mesmo ELE se interpôs com juramento a Abraão querendo mostrar a imutabilidade da sua decisão.
Isto para a descendência de Abraão que é Cristo e todos aqueles que Cristo gerou... os que crêem à semelhança do pai da fé.


Mais uma vez:

A salvação se dá somente pela fé; mas essa fé, a ser autentica, é operativa - caso contrário, é falsa fé, é morta, e não justifica ninguém.

Vou-me citar de novo:

Citação:
as obras não surgem depois da fé, mas a acompanham desde o inicio, como sua necessária concretização práxica.
Como te diz Paulo, a verdadeira fé que justifica, é uma fé que age pela caridade ( cf. Gl 5,6), ou então uma fé que se torna activa mediante a caridade (cf. II Ts 1,11).
Como entenderás, e com base nestes dois textos, para Paulo, tal como para Tiago, uma fé sem obras (as obras do Espírito, e não as da lei, sem a fé em Cristo) é coisa morta, sem valor.
Para simplificar as coisas para ti, diagamos que também as obras são um dom gratuito de Deus, tal como a fé que se concretiza nelas.
Entendes? Fé e praxe tem uma relação circular, pericorética, e não uma relação extrinseca, sucedanea.

A isto lhe responde João: "Filhinhos, não amemos com palavras nem com a lingua, mas com ações e em verdade" (I Jo 3,18).

E depois diz ainda que isto (a prática do amor) é garantia de que "somos da verdade, e diante dele (Deus) tranquilizaremos os nossos corações" (I Jo 3,18).


Citação:
O sinal da nova criatura (o filho de DEUS) é crer... e como Cristo disse, "quem crê tem a vida eterna

O mesmo autor (João) que no seu Evangelho diz que a vontade do Pai é que creiam no Filho, e que te diz que quem crê tem a vida eterna, é o mesmo que na sua Carta diz: "Este é o sei mandamento: crer n no nome do seu Filho Jesus Cristo e amarmo.nos uns aos outros conforme o mandamento que ele nos deu" (I Jo 3,23).

É bem patente, explicita, esta relação de pericorese entre o "crer" e a "praxe".
Não há fém sem praxe, e não há autentica praxe sem fé.


Custa muito admitir que uma fé meramente intelectual não salva ninguém, não é?
Era bom que assim fosse - se trataria de um cristianismo muito atraente, e deveras fácil.
Sucede que a porta estreita é uma fé operativa.

Citação:
As nossas boas obras são as que nos foram dadas por DEUS e não o que fazemos com as nossas mãos....

Obras dadas juntamente com a fé, presumo.
Se assim for, então estamos menos longe do que parece.

Seja como for, apelo ao seu bom senso para que deixe a teimosia de ser do contra só por ser, e admita de uma vez que a fé que justifica é uma fé operativa.
Veja que este conceito permite entender Paulo, Tiago, e qualquer outro texto bíblico.

Mas se voce insistir em afirmar que uma fé meramente intelectual justifica, então vamos ter um conflito textual, biblico, insolúvel, e foi justamente isso que voce, até ao momento, não foi capaz de resolver, apesar de jurar a pés e mãos juntas que refuta isto e aquilo e, no fundo..... não refuta nada!

Diga-se, de passagem, que eu não ando aqui atrás de si, nem a lhe querer atormentar. Nada disso.
A Verdade - é isso que me interessa, e que outros conheçam essa Verdade.

Mas não esquecer, pelo que foi mostrado a partir da Revelação bíblica: a fé que justifica é uma fé operativa.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 10:18

"o pecado que já existia naturalmente no homem".

O pecado não pode existir senão for cometido. O que herdamos de Adão e Eva dois personagens biblicos foi a consciência do pecado. Como diz a bíblia senão sabemos ou desconhecemos não pecamos, mas se temos a lei e mesmo assim pecamos somos reús. O conhecer ou o conhecimento(tirar o fruto da árvore do conhecimento) foi o que herdamos de Adão e Eva, o que não nos deixa tornar inimputáveis. Essa carga que trazemos pesada do primeiro homem é uma carga espiritual e genética pesada que confere responsabilidade a quem a deve ter.

Não se trata de um pecado que carregamos, mas da consciência e/ou conhecimento do pecado e esse sim carregamos para a vida toda.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: eleito (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 11:38

Ok Rui... a paz.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 12:28

Citação:
Ok Rui... a paz.


Eu fico em paz é quando eu tiver motivos para ficar tranquilo em relação a si.
Espero que o meu contributo lhe surta efeitos positivos, pois, no fundo, gostaria um dia, naquele Dia sem fim, de o ver, a si, no banquete comigo, se isso me for consentido, apesar da minha miséria, dos meus crimes, da imundicia das minhas mãos.

Fé operativa, aquilo que sempre está a menos em mim.

Porém, queria ver o seu parecer, a sua opinião, em relação a um aspecto acerca da não-salvação dos que não creem!

Creio que concordará comigo se eu lhe disser que Deus é sumamente livre.
Ora, impõem-se duas questões:

Deus é ou não é livre de salvar quem Ele quiser?

E se Ele é livre de salvar quem Ele quiser, se Ele quiser pode salvar quem não crê?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:01

Citação:
Rui Vieira
Deus é ou não é livre de salvar quem Ele quiser?
E se Ele é livre de salvar quem Ele quiser, se Ele quiser pode salvar quem não crê?


Paz do Senhor JEsus


É melhor escutarmos alguem que tenha mais credibilidade do que qualquer um de nós, que escrevemos aqui: O escritor de Hebreus. falando sobre esta pergunta acima, ele foi muito claro, ao dizer:

Heb 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus;

Creio que a pergunta é suficientemente respondida pelo escritor bíblico.


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2012 13:09 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:12

Não, David, não respondeu.
A pergunta a que o autor bíblico dá resposta é diferente da pergunta que eu fiz.
Com efeito, eu não perguntei se, sem fé, era posivel agradar a Deus.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:18

Ou voce está a negar que Deus, de facto, seja livre?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:19

A questão, Rui, é se Deus pode NEGAR a si mesmo. Pois é justamente isso que fará, se salvar a quem não crê!

Também se Ele salvar alguem que não crê em Jesus cristo, poderia ter feito isso com todos, sem a necssidade de que o Senhor tivesse vindo para morrer por todo aquele que crê. Assim Jesus teria morrido em vão.

Para ser salvo, o homem PRECISA SER AGRADÁVEL a Deus, e isso só é possivel mediante a fé em Cristo! O homem nao consegue ser agradável diante de Deus, se não for atraves do "crê" em Jesus.

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:22

A questão coloca-se naquele que procurou com sinceridade de coração, sem que, sem culpa dele, tenha encontrado...
Não entende?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:24

De qualquer maneira esqueça, pois isto já foi falado noutros tópicos

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 13:29

Citação:
Rui Vieira
A questão coloca-se naquele que procurou com sinceridade de coração, sem que, sem culpa dele, tenha encontrado...
Não entende?

A questão é "culpa". Para vós, existem pessoas que não possuem "culpa". Mas a Escritura nos garantem que "todos pecaram, e estão destituídos da comunhão com Deus". Logo "todos tem culpa", e precisam de Jesus Cristo para que a sua culpa seja "apagada".

Aquele que morre "sem lei", "sem lei perecerá", ou seja, sofrerá a segunda morte.

Para nao se aceitar isso, é necessário se fabricar uma teologia própria, que se adequade a determinado pensamento.

Ora, "boas obras" não salvam: Isso significa que o individuo pode ser quem for, pode até entregar a sua propria vida, pode dar todo os seus bens para os pobres, mas se nao tiver a Jesus Cristo, de nada adianta, pois rumará para a segunda morte.

Que o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2012 13:30 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 21 de January de 2012 14:26

Citação:
Rui Vieira
A salvação se dá somente pela fé; mas essa fé, a ser autentica, é operativa - caso contrário, é falsa fé, é morta, e não justifica ninguém.

Bem-vindo ao protestantismo. Esta frase resume magnificamente a sola fide



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2012 14:26 por Epafras.

Página actual: 8 de 15


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.