Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 3 de 15
Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de March de 2009 16:40

Sim reconheço humildemente, que não me tinha lembrado dessa passagem, ou se tinha ainda não tinha visto o contexto. E para mim é óbvio o que ela quer dizer, as pessoas só se salvam em Cristo, pela fé em Cristo.

Mas de qualquer das formas prefiro anunciar pela positiva ou seja sem ameaças. É contraproducente.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de March de 2009 13:18

O que vale é que Deus é infinitamente justo e não se remete às teorias baratas do David a querer julgar o mundo inteiro...Preocupem-se por seguir a consciência deforma fiel naquilo que é bom e Deus não nos virará as costas.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 11 de March de 2009 00:17

Vitor,

a expressão Amor de Maria nao nunca anulou ou substituiu o amor de Deus...como vc disse é só uma expressao q pretende ressaltar o amor de mae apenas, afinal ela foi mae de Jesus e como tal precisa ser diferenciada...mas depois podemos abrir um tópico para discutir isso

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 11 de March de 2009 00:20

E quanto a discussao da salvacao pela fé ou pelas obras, eu disse anteriormente que os textos de Paulo e Tiago nao devem ser lido como antagonicos, mas um complementando o outro

Se Paulo diz que "o homem é justificado pela fé e nao pelas obras da lei" em Rom 3,28 e Gal 2,16. e Tiago diz: "o homem é justificado pela obras e nao pela fé somente". Devemos entender que:

A fé de Sao Paulo é a fé concreta, a fé que age, a fé que recebe de caridade seu impulso e sua forma. A fé em tiago é um simples assentimento da inteligencia, comparável ao assentimento que os demonios prestam às verdades por eles conhecidas. é evidente que este ato puramente intelectual nao pode influir na justificação do homem. as obras de que fala Sao Paulo sao as que precedem a fé e a justiça. as obras de Tiagosao as que seguem a fé e a justiça, pois ele se dirige a cristao já na posse da vida sobrenatural. sao Paula fala da justiça primeira, isto é, a passagem do estado de pecado ao estado de santidade, como objetomesmo da policam e as explicacoes reiteradas do apostolo mostram abundantemente.

já a justiça de Tiago é a justica segundo, isto é, o crescimento da justica é o desenvolvimento regular da vida crsita.

sao paulo se coloca antes da justificação do homem, Sao Tiago depois. O primeiro fala da fé viva, o segundo da fé que pode ser morta, que é inativa. Um declara ao infiel que sem a fé ele nao pode alcançar a justificação, o outro ensina ao cristao que deve colocar sua conduta em acordo com a fé, porque a fé sozinha de nada lhe basta.

Entao, se já somos cristãos, se já aceitamos a Cristo como nosso Deus e salvador, para nós, a fé precisa ter obras, pq para nós, apenas ela sozinha nao basta.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de March de 2009 10:21

Citação:
rachel moura
Vitor,

a expressão Amor de Maria nao nunca anulou ou substituiu o amor de Deus...como vc disse é só uma expressao q pretende ressaltar o amor de mae apenas, afinal ela foi mae de Jesus e como tal precisa ser diferenciada...mas depois podemos abrir um tópico para discutir isso

O amor é de Deus. É todo de Deus. As pessoas não se dão conta, mas só amamos porque Deus nos amou primeiro. Aliás isso é dito no evangelho. Podemos até não fazer o bem, ou seja podemos até não amar, porque isso é escolha nossa, mas se escolhemos o contrário, todo o bem sincero que fazemos é porque Deus nos ama.

Os Santos são santos, não porque oferecem o seu amor aos outros, mas porque os santos deixam passar o amor de Deus para os outros. Abdicam da sua vontade. Oferecendo-a quase inteiramente(inteiramente só mesmo Deus ou Jesus Cristo) a Deus. Na verdade só somos livres, quando deixamos de ter vontades e passamos a dar a nossa vontade a Deus.

E parece o contrário. Mas não é.


Por isso causa-me muita impressão essa expressão "amor de Maria", sendo o amor o maior de todos os dons de Deus. Se o amor fosse de Maria, o que seria de Deus? Seria nada. É diminuir muito (na minha perspectiva) Deus. Mas pronto... se calhar estou a exagerar.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/03/2009 10:23 por vitor*.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de March de 2009 12:33

Citação:
vitor*
Por isso causa-me muita impressão essa expressão "amor de Maria", sendo o amor o maior de todos os dons de Deus. Se o amor fosse de Maria, o que seria de Deus? Seria nada. É diminuir muito (na minha perspectiva) Deus. Mas pronto... se calhar estou a exagerar.

Está exagerando sim, e bastante. Se essa implicância tivesse algum sentido, então qualquer pessoa que dissesse "eu te amo" estaria cometendo uma ofensa gravíssima, o que é um tremendo absurdo. Parece-me que vc está se contaminando com alguma coisa ruim, pq está começando a procurar chifre na cabeça de cavalo.

Não seja tão pouco indulgente, ao menos seja um pouco menos sisudo, pois se recebemos de fato alguma boa nova então faria bem ao menos demonstrar um pouco de alegria, do contrário alguém acreditará que se tratava de boa nova?

Paz e Bem.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de March de 2009 14:42

Citação:
firefox
Citação:
vitor*
Por isso causa-me muita impressão essa expressão "amor de Maria", sendo o amor o maior de todos os dons de Deus. Se o amor fosse de Maria, o que seria de Deus? Seria nada. É diminuir muito (na minha perspectiva) Deus. Mas pronto... se calhar estou a exagerar.

Está exagerando sim, e bastante. Se essa implicância tivesse algum sentido, então qualquer pessoa que dissesse "eu te amo" estaria cometendo uma ofensa gravíssima, o que é um tremendo absurdo.

QUem disser "eu te amo" diz por estar VIVO... Não há nenhuma gravidade nisso... Já com relação a quem morreu, podemos citá-los apenas como exemplo, quando estavam ainda em VIDA! Hoje, eles esperam a ressurreição, para terem seus corpos glorificados. Assim, se alguém saúda alguem "no amor de Pedro" ou "No amor de Maria", faz uma saudação menor do que aquele que saúda "no amor de Cristo"!

Citação:
Parece-me que vc está se contaminando com alguma coisa ruim, pq está começando a procurar chifre na cabeça de cavalo.

Devemos procurar pensar com nossas próprias cabeças, "Fire"... Afinal, quem é mais sensato? Aquele que dá ouvido aos ensinamentos de Cristo registrado nas Escrituras ou aquele outro que acredita em algo dito por algúem que, por sua vez, também cria naquilo, porque lhes haviam dito que aquilo era a verdade? Ora, é mais prudente acreditar naquilo que está escrito do que acreditar em algo do "ouví dizer"! Afinal, quem "conta um conto aumenta um ponto"! Imagine como ficará o "conto" após séculos de acréscimos...

Citação:
Não seja tão pouco indulgente, ao menos seja um pouco menos sisudo, pois se recebemos de fato alguma boa nova então faria bem ao menos demonstrar um pouco de alegria, do contrário alguém acreditará que se tratava de boa nova?
Paz e Bem.

Puxa... Gostaria que você usasse essa alegria comigo... Para mim você só faz praguejar... Não sobra nenhum pouco de amor cristão par mim?

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 12/03/2009 15:08 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de March de 2009 16:47

Citação:
firefox
Citação:
vitor*
Por isso causa-me muita impressão essa expressão "amor de Maria", sendo o amor o maior de todos os dons de Deus. Se o amor fosse de Maria, o que seria de Deus? Seria nada. É diminuir muito (na minha perspectiva) Deus. Mas pronto... se calhar estou a exagerar.

Está exagerando sim, e bastante. Se essa implicância tivesse algum sentido, então qualquer pessoa que dissesse "eu te amo" estaria cometendo uma ofensa gravíssima, o que é um tremendo absurdo. Parece-me que vc está se contaminando com alguma coisa ruim, pq está começando a procurar chifre na cabeça de cavalo.


Paz e Bem.

"Eu te amo" porque Deus me amou primeiro.

Em paz.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 12 de March de 2009 20:32

Entao, voltando a discussao desse tópico...

Vitor, se quiser, abra um tópico sobre isso e podemos falar um pouco mais de Maria.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 14 de March de 2009 02:40

Há muita coisa, muitos angulos que podemos focar quando falamos sobre salvação.
Sem dúvida que salvação só por Jesus pois foi Ele que morreu na cruz e deu a Sua vida para salvar a humanidade e nós crentes não podemos ser salvos pelas nossas obras humanas, religiosas, perversas, interesseiras, grosseiras, egoístas que precedem a fé em Jesus Cristo e que somente a obra redentora de Cristo na cruz do Calvário nos salvou e isso já foi dito, por exemplo o ladrão na cruz não teve tempo de exercitar sua fé através das obras, mas teve fé e arrependimento e foi salvo, assim que se alguém se arrepender verdadeiramente por exemplo antes de morrer e aceitar Jesus é salvo, e também nós quando admitimos os nossos pecados, que somos pecadores e nos arrependemos e invocamos o nome do Senhor, e cremos Nele e o Recebemos como Senhor e Salvador das nossas vidas somos salvos, quanto às nossas obras é obvio que se não há obras, também não há fé provida da graça, elas só são legitimas porque são obras realizadas através da fé e por fé, e estas são realizadas através de nós, em amor, por Aquele que nos amou, por Seu propósito e foi preparado por Ele para nós, que andemos em boas obras, em amor, em novidade de vida, que cresçamos na Graça e no amor, porque se não for assim a fé é balela, é oca, não vale um caracol.
Agora há que falar nos restantes biliões, trilhiões de pessoas. Não me venham dizer que há mais gente no inferno do que no céu, então seria a vitória de satanás sobre Deus, é claro que eu creio que se encontra mais gente no céu do que no inferno, lugar que foi originalmente preparado para o diabo e seus anjos, creio que o Amor de Deus é perfeito e não se pode deter, creio que Ele é quem detém ou dá a salvação, e que os homens podem discutir o que quiserem que Ele vai ser e sempre será o que Ele é, e não o que dizem que Ele é inclusive os que se chamam a si mesmos "povo de Deus", e os que se acham os detentores da verdade, os detentores do perdão de Deus, ou os que projectam e veem Deus há sua própria imagem e semelhança, e falo do Cristianismo institucional nas suas diversas vertentes, que está bastante afectado com o que veio da era de Constantino, ou da era da reforma protestante ou da era dos avivamentos na Inglaterra e EUA e que tudo não passa de construções religiosas humanas que têm vindo a ser feitas pelos seguidores de Jesus ao longo de mais de dois mil anos de história.
Bem eu acredito que em todas as culturas humanas Ele deixou uma fagulha, uma centelha que não foge dos princípios básicos de todo o verdadeiro evangelho e que os povos que perderam contacto com suas origens é que descambaram para a religião do medo, do xamanismo e do politeismo, e mesmo assim, ainda ficaram princípios.
Cada vez mais acredito que o Deus da Biblia age em culturas diversas, mostrando como nao deixou o mundo desamparado, e que Jesus veio pra Salvar, e não para jogar 6 bilhões de pessoas no fogo.
Jesus disse que a porta é estreita, e de facto é, Cristo é a porta estreita por onde não passa a justiça propria, o caminho estreito para os corações que receberam a revelação mas não a entenderam, a porta é Cristo e o caminho Nele conduz à verdade e à vida, não se pode entrar na porta, no caminho com a justiça própria mas apenas através do sacerdócio de melquisedeque, pois Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, ou seja não está ligado a nenhuma linhagem segunda a carne ou mesmo cultural, antes que houvesse luz, houve cruz pois Jesus foi crucificado antes da fundação do mundo, toda a história está posta na redenção, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, Ele deu seu filho em resgate de muitos, e curioso que Jesus chegou a dizer que haveria gente que vive para além da fronteira da geografia da informação da revelação e que viria e tomaria lugar à Mesa da Grande Comunhão com Abraão, Isaque e Jacob enquanto que haveria os tais que se auto-intitulam os “filhos do reino”, os juizes e detentores da verdade e do perdão de Deus que ficariam de fora, os juizes que há por aí espalhados nas várias e diferentes instituições cristãs a que chamam de igrejas e que condenam quem acham não ser dignos do reino porque não fazem parte do seu clube religioso. Um religioso chega no templo e diz: obrigado, Deus, porque sou justo e bom... porque dou meu dízimo e vou ao templo...porque guardo teus sabados..e não sou como este publicano, que é pecador, e etc e tal...enquanto o publicano, disse: DEUS!!! ajuda-me...eu sou pecador! Lembram-se qual dos dois teve os seus pecados perdoados?
Bem então e a Bíblia não fala de inferno e condenação? Ora claro que fala para os que conscientemente rejeitam a revelação, o Evangelho (que quase sempre nada tem a ver com o que acontece no Cristianismo institucional), ou seja, aqueles que conscientemente rejeitaram o conhecimento ou a verdade libertadora de Deus.
Podemos ver na Bíblia que Jesus nunca condenou qualquer pessoa devido à sua vida, mas aos que vinham diante Dele arrependidos e com fé. Ele perdoava e salvava, mas condenava era aqueles que quando conscientes da verdade, da revelação negavam ou não aceitavam o Evangelho, quando a Bíblia fala do destino dos desobedientes não nos podemos esquecer que desobediência pressupõe conhecimento, então quem tem o conhecimento de Deus, da revelação de Deus e rejeita, detendo a verdade pela injustiça segundo a Bíblia há condenação, para portanto os que têm conhecimento de Deus e o rejeitam pela incredulidade e transgressão. Quando a Bíblia fala de iniquidade e impios fala de estados conscientes de pecado e malignidade das acções, somos julgados pela nossa consciência. Então quem Jesus condenava era os fariseus com a sua falta de amor pelo próximo e as suas vestes de justiça própria que procuravam justificar-se atraves da sua justiça própria e tropeçaram na pedra de tropeço ou aqueles que como os judeus que tinham a Revelação e rejeitaram o Messias e que portanto seriam indesculpáveis mas mesmo assim haveria um remanescente como diz a Bíblia.
Então por exemplo um indio no meio do mato pode ser salvo mais depressa do que o padrezinho ou o pastorzinho pois Deus julga conforme o Evangelho no coração do homem, daí acreditar que muitos serão salvos devido ao factor Melquisedeque. O factor melquisedeque é a revelação da graça de Deus em todas as culturas, povos e nações, a graça se manifesta conforme a multiforme sabedoria de Deus de fazer convergir nele todas as coisas, que no céu quer na terra.
Nós enquanto cristãos devemos pregar o evangelho para que as pessoas sejam libertas e sejam apresentadas ao Deus cujos corações já se revelou mas sem entendimento e por isso deve-se pregar o evangelho. Mas também é certo que Deus também se revela a toda a humanidade e nem sempre através dos cristãos a pregar o Evangelho. Acredito que vários povos possuem a lei de Deus gravada em seus corações e, segundo ela, serão julgados pelo justo juiz misericordioso e compassivo. Na parábola dos trabalhadores da vinha vê-se lá gente desocupada que recebe a recompensa pois os ultimos serão os primeiros. Essa parabola contada aos judeus significa que aqueles cujos judeus consideravam indignos e, se entrassem, seriam os últimos, na concepção de Jesus seriam os primeiros a entrar. Deus é amor e há aqueles que não conheceram o Deus amor mas que conheceram o amor de Deus...
Lembram-se do bom samaritano os tais que eram considerados impuros e excluidos do Reino de Deus? Porém o único que teve discernimento foi um Samaritano cuja graça e a verdade do Evangelho estava presente, embora não conhecesse sobre as implicações disso.
Portanto o Evangelho não está preso a uma cultura e nem a religião alguma e muitos o vivem embora desconheçam suas implicações.
Depois continuo que tenho que dormir que trabalho hoje sábado.



Editado 2 vezes. Última edição em 14/03/2009 02:48 por Jorge Gomes.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de March de 2009 22:15

David:

Citação:
Puxa... Gostaria que você usasse essa alegria comigo... Para mim você só faz praguejar... Não sobra nenhum pouco de amor cristão par mim?

Engraçado que tu com as tuas queridezas fazes o mesmo. Vens é para aqui com o politicamente correcto, despejando as cassetes e lógicamente ignorando tudo o que os católicos te dizem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 18 de March de 2009 00:07

somente a obra redentora de Cristo na cruz do Calvário nos salvou e isso já foi dito, por exemplo o ladrão na cruz não teve tempo de exercitar sua fé através das obras, mas teve fé e arrependimento e foi salvo, assim que se alguém se arrepender verdadeiramente por exemplo antes de morrer e aceitar Jesus é salvo, e também nós quando admitimos os nossos pecados, que somos pecadores e nos arrependemos e invocamos o nome do Senhor, e cremos Nele e o Recebemos como Senhor e Salvador das nossas vidas somos salvos, quanto às nossas obras é obvio que se não há obras, também não há fé provida da graça, elas só são legitimas porque são obras realizadas através da fé e por fé,

Na cruz, o ladrão exercitou a sua fé quando defedeu Jesus do outro ladrão que o humilhava.

Bem eu acredito que em todas as culturas humanas Ele deixou uma fagulha, uma centelha que não foge dos princípios básicos de todo o verdadeiro evangelho e que os povos que perderam contacto com suas origens é que descambaram para a religião do medo, do xamanismo e do politeismo, e mesmo assim, ainda ficaram princípios.
Cada vez mais acredito que o Deus da Biblia age em culturas diversas, mostrando como nao deixou o mundo desamparado, e que Jesus veio pra Salvar, e não para jogar 6 bilhões de pessoas no fogo.

Com certeza Ele veio para salvar e nao para condenar...mas como mesmo disse, Ele condenou algumas pessoas, os fariseus e os condenou nao apenas por falta de fé Nele, mas também por falta de obras consistente, obras verdadeiras, vindas da própria fé.

Então quem Jesus condenava era os fariseus com a sua falta de amor pelo próximo e as suas vestes de justiça própria que procuravam justificar-se atraves da sua justiça própria e tropeçaram na pedra de tropeço ou aqueles que como os judeus que tinham a Revelação e rejeitaram o Messias e que portanto seriam indesculpáveis mas mesmo assim haveria um remanescente como diz a Bíblia.


Então por exemplo um indio no meio do mato pode ser salvo mais depressa do que o padrezinho ou o pastorzinho pois Deus julga conforme o Evangelho no coração do homem,

O julgamento de Deus cabe a Deus. Nós ficamos aqui especulando como será que irá julgar o indio, uma prostituta, um serial killer...mas compartilho com a sua ideia de que se Ele é justo e perfeito, para as pessoas que nao o conheceram, ele deverá em consideração aquilo que estava no seu coração. Nao é preciso conhecer Jesus para ter uma vida baseada no amor ao próximo como vc mesmo disse. E o próprio Jesus faz menção a algo assim quando diz que as prostitutas entraram primeiro no reino dos céus do que nós. Será que pq quando elas se converterem será REALMENTE pra valer, nao vão ficar enrolando, como mtas vezes fazemos?

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de March de 2009 02:33

Citação:
rachel moura
somente a obra redentora de Cristo na cruz do Calvário nos salvou e isso já foi dito, por exemplo o ladrão na cruz não teve tempo de exercitar sua fé através das obras, mas teve fé e arrependimento e foi salvo, assim que se alguém se arrepender verdadeiramente por exemplo antes de morrer e aceitar Jesus é salvo, e também nós quando admitimos os nossos pecados, que somos pecadores e nos arrependemos e invocamos o nome do Senhor, e cremos Nele e o Recebemos como Senhor e Salvador das nossas vidas somos salvos, quanto às nossas obras é obvio que se não há obras, também não há fé provida da graça, elas só são legitimas porque são obras realizadas através da fé e por fé,


Oi Rachel... Paz do Senhor, amada...


O ladrão na cruz creu que Jesus era o Messias de Deus... E sua fé produziu frutos, instantaneamente, quando não compactuou com as investidas dos outro malfeitor. Ora, o malfeitor arrependido produziu obra de arrependimento. Ele demonstrou que não era mais o malfeitor de antes, mas se tornara uma nova criatura. Isso tanto é verdade que Jesus, que conhece o coração do homem, prometeu que ele estaria no paraíso naquele mesmo dia. A principal obra, daquele que aceita a Cristo como Salvador, se faz mostrar devido ao milagre do novo nascimento. Se antes se prostituia, agora não se prostitui mais, se antes procurava a morte de seus inimigos, agora ora por eles e o ama em Cristo, se vivia na mentira, agora não mente mais... A obra não é somente aquela de dar a comida ao necessitado, mas tambem aquela que denota MUDANÇA. As obras ou frutos é quem mostram se algúem realmente nasceu de novo, da forma como Jesus ensinava a Nicodemos!

Joa 3:3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.


Citação:
Bem eu acredito que em todas as culturas humanas Ele deixou uma fagulha, uma centelha que não foge dos princípios básicos de todo o verdadeiro evangelho e que os povos que perderam contacto com suas origens é que descambaram para a religião do medo, do xamanismo e do politeismo, e mesmo assim, ainda ficaram princípios.

Se fosse fácil assim, RAchel, não haveria a necessidade da ordenança dada por Jesus aos apóstolos de irem aos lugares mais distantes para levar a Boa Nova. Bastaria que os apóstolos ficassem a esperar, em "berço esplêndido", pelo imenso amor de Deus de salvar a todos... Pois se houvesse a mínima possibilidade de alguém se salvar sem o Sacrifício de calvário, não haveria necessidade de Jesus vir morrer pelo homem!

Isso sem falar que ao cumprirem a missão do "IDE" (Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura), os apóstolos poderiam simplesmente estar tirando a possibilidade de alguns de salvação, visto que se rejeitassem a Cristo estariam perdidos, enquanto que se permanecessem na ignorância teriam a chance de salvação, através do infinito amor de Deus...

Citação:
Cada vez mais acredito que o Deus da Biblia age em culturas diversas, mostrando como nao deixou o mundo desamparado, e que Jesus veio pra Salvar, e não para jogar 6 bilhões de pessoas no fogo.

Mesmo que ele jogasse no inferno, além desses 6 bilhões, os outros que serão salvos, ainda assim Ele seria justo. JEsus veio para pagar o preço, para reatar a comunhão perdida entre o homem e Deus! Tudo na Escritura aponta para o Messias, mesmo o Antigo Testamento!

Citação:
Com certeza Ele veio para salvar e nao para condenar...

Não é Deus quem condena o homem, mas este quem escolhe o caminho da perdição eterna.

Citação:
Então por exemplo um indio no meio do mato pode ser salvo mais depressa do que o padrezinho ou o pastorzinho pois Deus julga conforme o Evangelho no coração do homem,

Se esse pensamento é correto, é errado falar de Jesus para eles. O cristão deve deixá-lo adorando o sol e a lua como sendo deuses... Isso sem falar que se esse seu argumento for bíblico, falar de Jesus para eles seria uma possibilidade de fechar-lhes os céus, uma vez que se rejeitarem a Cristo não serão salvos!

Citação:
Nós ficamos aqui especulando como será que irá julgar o indio, uma prostituta, um serial killer...mas compartilho com a sua ideia de que se Ele é justo e perfeito, para as pessoas que nao o conheceram, ele deverá em consideração aquilo que estava no seu coração.

Nosso senso de justiça é diferente da justiça de Deus, Rachel... Após desobedecer a Deus, o homem ganhou uma natureza pevertida, voltada para o pecado, para o que é mau... Ninguém, em toda a terra tem um "coração bondoso" que seja merecedor do céu! A única coisa que faz com que o homem HERDE a salvação é a FÉ EM JESUS CRISTO!

Sobre isso falou o apóstolo Paulo, que foi bem direto ao assunto, quando disse:

2Te 1:8-9
Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,


Na versão católica diz:

2 Tes 1:8-9
num fogo chamejante, para punir aqueles que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles serão punidos com a ruína eterna, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,


Fonte: [www.bibliacatolica.com.br]

Os índios, e todo aquele que nunca ouviu falar no Nome Jesus Cristo, precisa ser alcançado... Precisa ouvir falar no amor de Deus e no Seu plano de redimir o homem. Só assim tais pessoas terão a possibilidade de alcançar a salvação!

Citação:
Nao é preciso conhecer Jesus para ter uma vida baseada no amor ao próximo como vc mesmo disse. E o próprio Jesus faz menção a algo assim quando diz que as prostitutas entraram primeiro no reino dos céus do que nós.

Será mesmo que Jesus quis dizer que prostitutas poderão ser salvas sem um REAL arrependimento de suas obras? Ora, a Escritura é taxativa, quando diz:

Gálatas 5:19
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza...e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Ora, Paulo, apóstolo de Cristo pregava algo contrário ao que Jesus disse? Claro que não. Jesus dizia quando da passagem citada por você, que algumas prostitutas entrariam no reino, por aceitá-lO como Salvador. AO aceita-lO, obviamente deixariam as VELHAS OBRAS...


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 18/03/2009 02:47 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de March de 2009 03:34

Citação:
David_
Mesmo que ele jogasse no inferno, além desses 6 bilhões, os outros que serão salvos, ainda assim Ele seria justo. JEsus veio para pagar o preço, para reatar a comunhão perdida entre o homem e Deus!

Vc fala tanto, pelos cotovelos, mas duvido que tenha parado um minuto que seja para considerar sobre o que diz.

Citação:
David_
Mesmo que ele jogasse no inferno, além desses 6 bilhões, os outros que serão salvos, ainda assim Ele seria justo.

Dito de outra forma, vc está dizendo que mesmo que Deus desejasse o pior sofrimento para alguém, isso seria o "amor" dele. É tão absurdo qto dizer que o amor de Deus é pura retórica e que no fim tanto faz o ódio ou o amor divino, que dá tudo na mesma. Pior do que dizer o nome de Deus em vão, vc fala muito mal dEle.

Esse tipo de "amor" que vc prega... parece que é o mesmo da saudação hipócrita com que abre os seus posts.

Citação:
David_
JEsus veio para pagar o preço

Jesus veio pagar para quem? Quem estava cobrando?

Ora, não é surpresa nenhuma ler isso vindo de um escravo do fundamentalismo, mas é sempre triste topar com esses discursos que não conseguem ir além de um esquema de contabilidade. Revelam um deus incapaz de perdoar.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 18 de March de 2009 08:43

Bem quanto ao ladrão da cruz é óbvio que nesse caso como em todos os outros que Jesus lidou como a prostituta, ou qualquer outro pecador que vinha diante Dele arrependido, havia o factor arrependimento, não há salvação sem arrependimento, salvação implica isso, ele recebeu e aceitou a revelação de Deus, teve fé, houve obras de arrependimento sem dúvida e foi salvo, ele sabia que era um pecador e aceitou e confessou Jesus como Senhor e Salvador da vida dele, também de certeza que amou Jesus sem dúvida acima de todas as coisas, mas o que eu queria dizer era que ele não teve tempo de exercitar sua fé através das obras como nós temos, mas teve fé e arrependimento e foi salvo, é esse o principio da salvação.
Quanto há questão dos 6 bilhões tem que haver obra de arrependimento, no entanto, Deus em Cristo nos mostrou o que é amor e o que é justiça, Deus manifestou isso em Cristo o que é amor ou justiça. Dizer que Deus mata a quem quer e que manda pro inferno quem quer sem considerar a propria revelação sobre graça , justiça e verdade é um erro. Ora, então Deus pede misericorida de nós e faz ao contrario? É um Deus algo contraditorio e esquizofrénico. Deus pede de nós que perdoemos 70x 7 num só dia e faz ao contrário?
Claro que haverá pessoas jogadas no inferno mas as escrituras não dizem como muitos querem ver em certos textos que serão a maioria dos seres humanos. O inferno foi preparado pr diabo e seus anjos. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.
Se mais pessoas fossem pro inferno do que ao céu, Deus seria mal duas vezes pois além de deixar o homem nascer, não abreviou os tempos fazendo com que mais pessoas fossem pro inferno. Como Deus nos revela um grau de justiça e pratica outro? Como Deus nos revela um grau de amor e pratica outro?
Deus condena aquilo que aprova? Deus pede benignidade, dominio proprio, mansidão, longaminidade, etc e faz ao contrario ? Deus não é o diabo e, embora seja soberano pra fazer isso e muito mais, ele deu seu filho em resgate de muitos, não todos mas muitos.
O que acho errado é dizer que poucos serão salvos sendo que se levarmos em consideração apenas nossa geração, temos 7 bilhoes de pessoas no planeta sendo que apenas 2 bilhões são cristãs e de varias religioes e seitas.
Deus deixou todo mundo nascer sabendo que iriam pro inferno?
Agora vou trabalhar já tou atrasado depois fundamento melhor isto, se bem que quem ler o meu post anterior está lá as ideias...



Editado 1 vezes. Última edição em 18/03/2009 08:46 por Jorge Gomes.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de March de 2009 14:06

Citação:
Jorge Gomes
Bem quanto ao ladrão da cruz é óbvio que nesse caso como em todos os outros que Jesus lidou como a prostituta, ou qualquer outro pecador que vinha diante Dele arrependido, havia o factor arrependimento, não há salvação sem arrependimento, salvação implica isso, ele recebeu e aceitou a revelação de Deus, teve fé, houve obras de arrependimento sem dúvida e foi salvo, ele sabia que era um pecador e aceitou e confessou Jesus como Senhor e Salvador da vida dele, também de certeza que amou Jesus sem dúvida acima de todas as coisas, mas o que eu queria dizer era que ele não teve tempo de exercitar sua fé através das obras como nós temos, mas teve fé e arrependimento e foi salvo, é esse o principio da salvação.

Oi Jorge... Graça e Paz, amado...


O grande problema é que as pessoas pensam que a boa obra do salvo se resume unicamente a dar um prato de comida ou roupas, a pessoas carentes... Não é só isso, Jorge. Ao aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, o homem deixa as VELHAS PRÀTICAS, as VELHAS OBRAS para trás... Essas velhas obras morrem, pois ele não tem mais prazer nelas... A partir daí, do seu novo nasciemnto, o homem tem novas práticas, novas obras, novos frutos. Ao aceitar a Jesus como Senhor e Salvador, o homem passa a agir pelo espírito e não pela carne... É sobre isso que fala o apóstolo Paulo, quando disse:

Gálatas 5:22
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.


Esses frutos, acima, só quem tem é o salvo, servo do Senhor Jesus Cristo! E o ladrão mostrou OBRA característica de um SALVO! Ele demonstrou não só arrependimento, mas também AMOR, por Aquele que estava ao seu lado, e que ele, talvez, sequer havia conhecido durante sua vida.

Citação:
Quanto há questão dos 6 bilhões tem que haver obra de arrependimento, no entanto, Deus em Cristo nos mostrou o que é amor e o que é justiça, Deus manifestou isso em Cristo o que é amor ou justiça.

Deus demonstrou Seu Amor enviando Jesus para morrer pelo homem... Será que se houvesse um outro meio de salvar o homem, sem que houvesse a necessidade de Cristo ser ridicularizado, caluniado, maltratado e morto, Deus não o usaria? Não seria mais fácil usar um outro plano que poupasse Jesus Cristo, e que satisfizesse a justiça de Deus, para que o homem pudesse alcançar a redenção? Pois se hoje é possível a salvação sem o Sacrifício do Calvário, por que não seria possivel tambem sem que Cristo houvesse morrido? Assim Jesus teria morrido em vão, visto que existiria possibilidade de salvação mesmo que ELe não desse Sua vida pelo homem...

Mas, Jesus morreu para satisfazer a justiça de Deus... O salário do pecado é a morte. Desde os primórdios, o sacrificio, o sangue de cordeiros eram usados para a expiação do pecado... Isso já apontava para o Messias que haveria de vir, Jesus Cristo. É por isso que Ele é chamado de CORDEIRO que tira o pecado do mundo.

Joa 1:29
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


Se há um outro caminho que leva a Deus, a Escritura parece não conhecer. Ela sempre aponta Jesus Cristo como Único Caminho... Os apóstolos de Jesus Cristo também não pareciam saber de um outro caminho que levasse a salvação, tanto isso é verdade que saíram por todo o mundo a levar a mensagem da Boa Nova do MEssias!


Citação:
Dizer que Deus mata a quem quer e que manda pro inferno quem quer sem considerar a propria revelação sobre graça , justiça e verdade é um erro. Ora, então Deus pede misericorida de nós e faz ao contrario? É um Deus algo contraditorio e esquizofrénico. Deus pede de nós que perdoemos 70x 7 num só dia e faz ao contrário?

Deus deu a ordem, no princípio ao homem, quando disse:

Gen 2:17
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Ora, é a Palavra de Deus! Ele disse que se comesse, o homem iria MORRER! Essa morte não é apenas uma morte física, mas também espiritual! Se Deus resolvesse não criar plano algum, ainda assim ele seria Justo! Pois havia informado o homem das consequencias de sua desobediência. No entanto Ele amou tanto ao homem que "bolou" um Plano para trazer de volta a sua natureza perdida. E o Plano é a fé em Jesus Cristo! Sò quem aceitá-lO como Único e Suficiente Salvador terá a Salvação. Esse é o ensinamento bíblico... Todas as outras argumentações não passam de "achismos", visto que não há uma passagem bíblica sequer que mostre que alguém possa ser salva sem o Sacrifício do Calvário!

Citação:
Claro que haverá pessoas jogadas no inferno mas as escrituras não dizem como muitos querem ver em certos textos que serão a maioria dos seres humanos.

O próprio Jesus Cristo disse que o caminho que conduz a perdição é "largo":

Mateus 7:13-14
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


A Escritura é taxativa, quanto ao destino do homem sem Jesus Cristo. Será que esse "Outro caminho" que conduz a salvação, sem que seja através de Jesus Cristo é uma revelação recente? Pois os apóstolos pareciam DESCONHECER, e saiam por todo o mundo a levar a mensagem... Paulo foi a Grécia, ali deixou a igreja de COrinto... Em ROma deixou a igreja de roma... Ora, se houvesse um outro meio de salvação sem o sacrifício de Cristo, os apóstolos estariam fazendo OBRA MÁ, uma vez que poderiam estar tirando de alguns a possibilidade de salvação, visto que esses, se permanecessem na ignorância, poderiam ser salvos e, se rejetassem a Cristo, já estariam perdidos...

Mas a Salvação, ensinada na Escritura, só é dada através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é sempre representado como algo Único, Ímpar, por onde todo homem, que irá chegar a Deus, terá de passar... Ele é representado como sendo a Única "PORTA", o Único "CaminhO", a Única "verdade", o "COrdeiro" que tira o pecado... Jesus Cristo, é o Plano para a redenção do homem... FOra dEle não há salvação...

Citação:
O inferno foi preparado pr diabo e seus anjos. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.

Essa reconciliação só é possível através da "reatação" da comunhão, através do Sacrifício do Messias... Não encontramos uma só passagem em contrário que JEsus teria morrido em vão, devido a existir outros meios de salvação para o homem.

Citação:
Se mais pessoas fossem pro inferno do que ao céu, Deus seria mal duas vezes pois além de deixar o homem nascer, não abreviou os tempos fazendo com que mais pessoas fossem pro inferno.

O próprio Jesus Cristo disse que o número de perdidos é imensamente superior ao de salvos... Acreditar diferente é ir de encontro ao que afirmou o Mestre.

Citação:
Como Deus nos revela um grau de justiça e pratica outro? Como Deus nos revela um grau de amor e pratica outro?

QUal seria o "grau de justiça" de Deus, então, para o avaliarmos como correto? Seria, mesmo Deus alertando ao homem que este morreria eespiritualmente, caso desobedecesse, Deus passasse a mão na cabeça do homem e esquecesse Sua Palavra? Ora, Deus não MENTE... O homem pecou e está MORTO ESPIRITUALMENTE. Sò Jesus Cristo pode dar vida a este morto! A Palavra de Deus é perfeita e não mente... Por isso que Jesus disse, certa vez:

Mat 24:35
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


O homem está morto, espiritualmente falando... Sobre isso fala também o apóstolo Paulo, quando disse:

Efésios 2:1-5
E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou em Cristo


Ora, o apóstolo Paulo foi fariseu, antes de aceitar a JEsus... E como tal era zeloso com as coisas Deus, embora rejeitasse a Cristo. Paulo porém se inclui entre aqueles que não se salvariam, caso não aceitasse a Jesus como Senhor de sua vida... Veja a expressão usada por ele "e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.", mostrando que o homem tem a natureza decaída, devido ao pecado original, e só o sacrifício de Jesus Cristo pode satisfazer a justiça divina e reatar a comunhão perdida!

Citação:
Deus pede benignidade, dominio proprio, mansidão, longaminidade, etc e faz ao contrario ?

Todos sabemos que Deus é AMOR... Porém muitos esquecem que Ele é JUSTIÇA. QUe ELe ZELA pelo cumprimeto de sua Palavra, pois Deus não MENTE! ELe disse que a morte do homem seria certa, no caso da desobediência, e foi isso que aconteceu... Hoje todos estão mortos espiritualmente, distantes de Deus... Todos tem uma natureza deacaída e precisam do Sacrifício do Cordeiro que tira o pecado do mundo...

Col 2:13
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,


O cristão, servo do Senhor Jesus Cristo, estava MORTO em seus pecados... Ao aceitar a Jesus, ele passou da morte para a vida! Esse é o ensinamento em toda a Escritura!

Citação:
Deus não é o diabo e, embora seja soberano pra fazer isso e muito mais, ele deu seu filho em resgate de muitos, não todos mas muitos.

Amém... COncordamos nisso!

Jesus é o Plano para a redenção do homem. O Cristão, servo do Senhor Jesus, deve fazer conhecido o Plano de Deus de redimir o homem através do Messias. Esse é o ensinamento encontrado ao longo de toda a Escritura Sagrada.


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 18/03/2009 14:22 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de March de 2009 18:37

Paz do Senhor a todos...


Estava a ler um artigo no site "Católicos na Rede" e achei interessante o que vi ali... Deixo o link para os colegas ler. O artigo é do Pe. Inácio José do Vale, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo...

[catolicosnarede.wordpress.com]



Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 19 de March de 2009 10:15

SALVE MARIA!

Muito bom o site acima citado, também indico um, que acredito que a maioria dos

católicos já o conheçam:

www.montfort.org.br/


PAX DOMINI.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de March de 2009 12:48

Vai mais uma tentativa de jogar luz no tatu.

Citação:
David_
O grande problema é que as pessoas pensam que a boa obra do salvo se resume unicamente a dar um prato de comida ou roupas, a pessoas carentes...

Mas que "as pessoas" são essas? Não acha que a realidade humana é um pouco mais complicada do que isso de separar as pessoas entre os membros do clube dos bonzinhos ou do clube dos mauzinhos? Por ficar tão preocupado em decorar a Bíblia, sem pensar, não percebe o mundo, e não percebendo o mundo não entende a Bíblia.

Citação:
David_
Deus demonstrou Seu Amor enviando Jesus para morrer pelo homem...

Preste atenção ao que vc diz: Deus (que é justo) enviou um inocente para a morte. Para salvar o homem do pecado, cometeu um pecado maior que o do homem, matando não somente um inocente, não um inocente qualquer, mas o próprio filho. Esse é o exemplo de amor que vc apresenta aos outros? Entenda de uma vez: Deus não "planejou" a morte de Jesus, e nem queria essa morte.

Vamos ganhar tempo, pode se poupar o trabalho de colar versículos desconexos e fora de contexto. Se quiser responder, pense. Um Deus que ama, tortura o seu filho mais amado (inocente)? Ainda diz que Deus planejou isso? E o que houve com o Deus fiel? Se acontece isso com o mais amado, o que outros podem esperar para si desse tipo de "amor"? Depois ainda reclama e culpa aos outros por ninguém levar a sério essa sua pregação.

Citação:
David_
Jesus morreu para satisfazer a justiça de Deus... O salário do pecado é a morte.

Valha-me Deus! Somos mesmo obrigados a ler isso? Que Jesus morreu para aplacar a ira vingativa de um Deus sanguinário que se acalma com sangue? Menino, se quer pregar, tem que se preparar muito melhor, e nem falo só de estudar, saia, vá ter contato com os pobres, vá orar... Esse dogmatismo seu está muito ruim, se quer seguir um cristianismo teórico, ao menos arrume uma teoria melhor.

Citação:
David_
Desde os primórdios, o sacrificio, o sangue de cordeiros eram usados para a expiação do pecado... Isso já apontava para o Messias que haveria de vir, Jesus Cristo. É por isso que Ele é chamado de CORDEIRO que tira o pecado do mundo.

De novo aparece a idéia do Deus sanguinário que se delicia como sangue de frangos, pombos, bois e cordeiros, pelo visto isso está muito impresso na sua mente. Nossa. E depois ainda vem aqui fazer discurso sobre HOMEM VELHO e HOMEM NOVO.

Citação:
David_
Esse é o ensinamento bíblico... Todas as outras argumentações não passam de "achismos"

Para fechar com chave de ouro essa: David e a teologia do avestruz. Enfie a cabeça num buraco e não olhe, não sinta, não pense.

Cruz Credo.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 19 de March de 2009 13:08

Este gajo é mesmo um cromo, o tópico do David era dirigido a mim, ainda se respondesses pra dizer alguma coisa de jeito mas não pra variar, ainda por cima acabei de almoçar é pena não tares aqui, bem o melhor é entreteres-te a ler o teu santo e teologo preferido o Santo Agostinho e o que ele diz sobre o pecado original e sobre isto da morte de Jesus e salvação, seria bem mais util...

Página actual: 3 de 15


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.