Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 15
Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de March de 2009 13:54

Citação:
Jorge Gomes
Este gajo é mesmo um cromo, o tópico do David era dirigido a mim, ainda se respondesses pra dizer alguma coisa de jeito mas não pra variar, ainda por cima acabei de almoçar é pena não tares aqui, bem o melhor é entreteres-te a ler o teu santo e teologo preferido o Santo Agostinho e o que ele diz sobre o pecado original e sobre isto da morte de Jesus e salvação, seria bem mais util...

Esta está boa! Que não concordes com o firefox, estás no teu direito. Agora que lhe censures ter respondido a uma mensagem num fórum PÚBLICO, legível por TODOS, só porque te era dirigida é um disparate! Se não queres que as mensagens que te são enviadas sejam alvo de comentários, pede ao remetente que o faça privadamente.

Como vês, acabei de fazer o mesmo! Respondi a uma mensagem que não me era dirigida!

Cassima

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 11:28

Bem deixando o que não me interessa pra nada nem me dá estimulo, e antes de prosseguir com a minha reflexão deixo aqui um texto que acho interessante e que complementa a minha reflexão.

"Se o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, significa que a criação acontece no ambiente da redenção; e não a redenção acontecendo no ambiente da criação, conforme ensina a teologia.
Segundo a teologia prevalente, Deus criou, e como algo deu errado, Ele deu um jeito de amor nas coisas, enviando Seu Filho para resgatar aqueles que, ouvindo acerca Dele, venham a crer; e, então, se continuarem firmes na fé, que significa estar “firme na igreja”, eles vão para o céu. Mas quem não ouviu, ou ouviu e não “creu” — sendo que estar numa “igreja” é o atestado de que se “creu” —, esse, ou esses muitos (aliás, a maioria absoluta), estão danados num inferno que é visto como um tempo (cronos) sem fim.
Desse modo, a “igreja” é o centro de todas as coisas que concernem o céu e o inferno, assim como ela é a parte da humanidade que está salva e tem a obrigação de fazer a outra perte ouvir, aceitar, e entrar para a “igreja”, a fim de ser realmente salvo.
É de tal sorte o narcisismo da “igreja”!
Essa é a idéia que habita o inconsciente e o consciente da “igreja” e do “cristianismo”. E é também essa idéia que prevalece nas três religiões monoteístas do mundo: o judaísmo, o cristianismo e o islâmismo.
Nesse caso, por mais que Deus ganhe, somente Ele pode explicar como ganhou alguma coisa, visto que a maioria absoluta de Suas criaturas vão direto para o inferno. A menos que a alegria de Deus fosse feita das gargalhadas do diabo.
Entretanto, essa é a simples implicação de ser crer que o Deus Criador é um, e que o Deus Redentor é outro; ou que a Graça comum é uma, e a Graça especial é outra; e que os filhos de criação de Deus são todos os perdidos, e os filhos salvos são apenas os que se tornaram cristãos.
O resultado de se crer que há uma dualidade entre criação e redenção, na prática, é aquilo que nós chamos de História da Igreja. E essa História declara apenas o desastre de tal visão do mundo. Na realidade, pode-se dizer que a História do Ocidente, e por extenção de influência e poder, de todo o mundo — é a História de como tal visão de um mundo dual pode acabar com a Terra; como hoje se vê.
Entretanto, se o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, o mundo foi criado no ambiente da Redenção; e não o contrário. Ora, tal percepção desconstrói por inteiro o edifício da teologia cristã e acaba com o poder Imperial que a “igreja” tomou para si, desde Constantino.
Além disso, toda a narrativa bíblica ganha sentido; visto que os desastres da criação e as catastrofes humanas — da Queda até hoje —, fazem parte da redenção em processo na criação; sendo que essa redenção é um ato-processo que visa levar a criação e o homem à plenitude deles mesmos; o que só poderia acontecer numa criação que exista já dentro da ambiência da Graça Única.
Se o Cordeiro não fez Sacrifício antes de criar, tudo o mais acontece como remendo de pano novo em veste velha; o que se choca com o modo de Jesus agir. E Ele disse: “Eu e o Pai somos Um”.
Na realidade a visão que a teologia cristã tem da Queda e da Redenção é a de “remendo de pano novo em vestes velhas”. É por isto que não pode jamais dar certo; como jamais deu.
Quem, porém, crê que tudo o que existe já foi chamado à existência no ambiente da Graça, esse nunca mais vê o mundo do mesmo modo; e, em sua mente, jamais a visão das coisas é a mesma.
Mas como tenho dito, as implicações de tal percepção estão para além daquilo que a “igreja” deseja, ou concebe aceitar para si, visto que ela teria que morrer, para poder dar muito fruto.
Somente se na “igreja” houvesse do mesmo espírito que houve também em Cristo Jesus, o qual se esvaziou, se identificou, e não buscou ser nem mesmo quem era (Deus), é que poderia haver algum significado para ela nesta existência ainda. Do contrário, ela não terá qualquer contribuição espiritual a dar à humanidade.
Enquanto isto, os planos de Deus não são frutrados, e Seu Espírito segue abraçando a todas as criaturas; e continua derramando Graça sobre todos os homens,em todos os lugares, segundo a Ordem de Melquizedeque; pois, tudo e todos os que existem, já estão designados para voltarem para Ele; pois, pelo Seu sangue, Ele reconciliou consigo mesmo todas as coisas; as quais, já foram criadas sob o signo da reconciliação eterna realizada pelo Cordeiro antes de todas as criações.
Tal visão, entre outras coisas, nos levaria a tratar da criação como quem ministra um sacramento!
No dia em que a visão da fé for a de que a Criação aconteceu no ambiente da Redenção e da Graça, nesse dia, o culto será a vida e a vida será o culto; e a catedral será a existencia toda; pois, tudo já é nosso, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas do presente ou do por vir; tudo é nosso, e nós de Cristo, e Cristo de Deus.

Nele, em Quem tudo é e todos são,

caio fabio"

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 13:09

Bem então continuando de forma breve porque tenho que ir trabalhar, o Evangelho significa as boas novas de que está tudo consumado, pago, feito! Quando jesus disse aos discipulos que espalhassem o evangelho, referia-se a esse anúncio que o filho de Deus consumou tudo a todos sendo que as pessoas precisam apenas ter essa consciência e entender que suas boas acções são fruto dele, nele e por ele. Porém nem todos chegaram a essa revelação. Vão para o inferno? Não pois o evangelho se manifesta na justiça, no amor, na misericórdia e conforme o discernimento de Deus. Contanto que não se rebelem e rejeitem o criador, serão salvas pois são do evangelho embora não sejam católicas nem evangélicas. Mas me dirão "mas eles não ouviram o evangelho" eu digo que apenas não compreenderam da onde veio, porém aprenderam a exerce-lo em fé naquele que vivifica os mortos e chama a existência as coisas que não existem.
O sangue de Jesus está portanto sobre todos, a morte de Jesus foi por todos e não apenas para quem chega ao conhecimento disso. Cristo morreu por todos, porém alguns rejeitarão seu sangue mas para isso só acontece a quem o conheceu e rejeitou. Agora por exemplo uma pessoa no nepal segue a justiça, o amor e a misericódia sendo que ama, o sangue de Cristo está sobre ela, porém desconhece isso. É o mistério oculto dos tempos de que trata Paulo e que João diz que o verbo se fez carne e o verbo era Deus desde o principio, e isso é tão verdade que nem eu, nem ninguém nos arrependemos de todos os nossos pecados, porém seu sangue nos cobre. Como se salvaram as pessoas antes de cristo histórico?
Como dizia há aqueles que não conhecem o Deus amor mas que conhecem o amor de Deus e são canal desse amor a outros, há aqueles que não conhecem o Deus justiça porém conhecem a justiça de Deus que é cheia de misericórdia, são ignorantes quanto às implicações de seus actos, porém são mecanismos da graça, um dia serão apresentados àquele que serviam sem conhecer. Em Mateus, Jesus diz que Ele dirá : Vinde benditos de meu Pai, e esses dirão como assim, nunca te vi com fome, nem com sede, nem nu, nem preso, etc. Não conheciam mas serviam!!! E o amor cobre uma multidão de pecados como pregou o Apóstolo Pedro em I Pedro. Portanto quem ama, vive o evangelho mesmo que nada conheça sobre ele. Agora quem sabe as implicações disso tudo, conhece a manifestação da graça e rejeita, vai ser julgado pela rejeição ao Filho.
Agora, a pregação do Evangelho, das boas novas, de Cristo Jesus, do Cordeiro de Deus que tira (acção constante) o pecado do mundo e que foi morto antes da fundação do mundo liberta dos medos e culpas que vive quem desconhece, se bem que muitas vezes a apresentação do Cristo, do Verbo Encarnado pela igreja nem sempre é Ele mas Moisés disfaçado de messias, um travesti santo, porque o Evangelho não é um conjunto de normas ou uma religião mas um modo de viver em amor conforme o entendimento da graça.
O que eu sei é que a misericórdia triunfa sobre o juizo, o que eu sei é que o meu Deus não é o diabo, mas é Pai!!!
O que eu sei é que a maioria das pessoas nunca chegaram a ouvir essa pregação que nós cristãos pregamos, ou vocês pensam que por exemplo em 1258 havia internet e tv cabo? Então era 90% da humanidade no inferno...
Outra coisa falou-se em pecado. O que a biblia condena desde sempre foi a malignidade e não o mal desconhecido. Deus não julga o pecado pela acção mas pelas motivações. Por exemplo é pecado comer muito? claro que não. A gula é a compulsão por comida que não se sacia e não se reparte com o proximo. Eis o quando ou o porquê de ser pecado.
Por fim pra reflexão o que falar sobre o caso que se confrontou Paulo, o que falar de Paulo quando mencionou que ''alguns irmãos ainda baptizavam mortos'' mas os chama de irmãos??
O que dizer quando Paulo, ao chegar a Atenas, se revolta em face da idolatria dominante mas percebe que há um ''grupo de pessoas'' que adoravam AO DEUS DESCONHECIDO'', havia um altar pois havia uma lenda, segundo a qual um deus sem nome havia criado todas as coisas".
Paulo, percebe a ''boa intencionalidade deles'' sabendo que sua ignorância lhes havia desviado da verdade. Não sabiam, mas adoravam sem conhecer, vejamos:

22 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;
23 Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;
27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;
28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.

Esses, sabiam que algo maior existia, percebiam em seus espiritos algo que lhes faziam rejeitar o mal em seus corações mas desconheciam as implicações disso. Está consumado! Só que, enquanto isso não for manifesto às pessoas, elas continuarão a barganhar com Deus, sacrificios e ritos eram feitos porque pensavam que isso aplacava a ira dos deuses.
Ainda hoje é assim. Desconhecem a justiça de Deus, que é Cristo, vivem uma vida confusa e desviada da verdade, porém Deus as julga pela intencionalidade de seus corações.
Já na igreja primitiva, havia pessoas que baptizavam mortos pois vinham de culturas que faziam isso. Paulo deixa-os a vontade para conhecerem o evangelho e perceberem que tudo está consumado.
Portanto na história humana, Deus sempre se manifestou, por isso melquisedeque. Quem conhece o Evangelho, conhece aquele que é a fonte de toda a bondade, justiça e graça. No entanto quem não conheceu o Jesus histórico, mas porém conheceu e serviu a justiça, misericorida, amor será salvo pelas motivações e intenções do coração cujas obras Justo Juiz julgará, obras que testificaram a presença do Evangelho nelas.
Depois continuo lol tenho que ir trabalhar e almoçar ainda antes já agora.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/03/2009 13:16 por Jorge Gomes.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 13:56

Citação:
Jorge Gomes
Bem deixando o que não me interessa pra nada nem me dá estimulo, e antes de prosseguir com a minha reflexão deixo aqui um texto que acho interessante e que complementa a minha reflexão.


Oi Jorge, Graça e Paz


É verdade... Há muitas intervenções que não somam, e que sequer levam a meditar no assunto. Pois tais mensagens tem a intenção única de parar ou atrapalhar o andamento das idéias debatidas, uma vez que saõ constituídas unicamente de ofensas pessoais...

Puxa, irmão, tu és difícil de se encontrar no msn... Estás sempre OFF... Converso sempre com o Izaias e, vez por outras com o Epafras... Falta apenas tu!


Citação:
"Se o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, significa que a criação acontece no ambiente da redenção; e não a redenção acontecendo no ambiente da criação, conforme ensina a teologia.

Veja bem, irmão... Essa declaração do Caio não tem muito sentido. Pois o Plano de redenção do homem só foi planejado por Deus, porque havia necessidade dele. E quem fez essa necessidade surgir, foi a queda do homem. Ou seja, se o homem não tivesse caído, não haveria a necessidade desse Plano, pois o homem não teria perdido sua condição inicial de santidade, de pureza, de perfeição. Sendo assim, o Plano de Deus, só tem sentido se há realmente a condição para que ele, o Plano, fosse executado, ou seja, o homem tivesse caído.


Citação:
Segundo a teologia prevalente, Deus criou, e como algo deu errado, Ele deu um jeito de amor nas coisas, enviando Seu Filho para resgatar aqueles que, ouvindo acerca Dele, venham a crer; e, então, se continuarem firmes na fé, que significa estar “firme na igreja”, eles vão para o céu.

Veja bem, Jorge... Eu já gostei muito dos textos do Caio Fábio. PRincipalmente dos textos de antes de sua queda, de sua APOSTATAÇÃO. Após sua "queda" esse pastor tem ensinado HERESIAS, ensinamentos anti bíblicos mesmo... Até ao homosexualismo tem feito apologia!

Embora igreja não salve ninguem, mas o compromisso PESSOAL do cristão com o Senhor, estar na igreja é essencial... Encontramos várias passagens bíblicas que mostram que o "reunir" é algo da época apostólica e não vai ser um pastorzinho desviado que irá modificar isso, Jorge...

Atos 2:42,47
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Hebreus 10:24-25
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.


Lembre também que Jesus prometeu estar onde "estivessem dois ou três reunidos em Nome dEle"... Ora, o reunir, a instituição igreja, é algo que foi "construído" pelos apóstolos... FOi assim com as diversas igrejas no Novo Testamento! As igrejas de Corinto, Éfeso, Filipo, Tessalônica, e assim se segue...

Citação:
Mas quem não ouviu, ou ouviu e não “creu” — sendo que estar numa “igreja” é o atestado de que se “creu” —, esse, ou esses muitos (aliás, a maioria absoluta), estão danados num inferno que é visto como um tempo (cronos) sem fim.

Não é que "quem esteja fora da igreja esteja perdido", pois igreja não salva ninguém... Essa idéia é a principal de quem apostatou, assim como o Caio. Ele nao adimite seu pecado e solta pérolas a toda hora...

O cristão, servo do Senhor, gosta de estar na igreja... Gosta de estar ali, pois estudará a Palavra, cantará louvores ao Senhor, participará da Ceia do Senhor, ouvirá testemunhos edificantes... Ora, ali na fogueira, a "brasa" continuará acesa!

Todas as cartas paulinas do Novo Testamento são endereçadas a IGrejas de Cristo... Lembre que é nessas cartas que encontramos a doutrina dos apóstolos! O ato de se reunir, para ali louvar, adorar e servir ao Senhor, é bíblico.

Ato 20:7
E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.


Essa passagem é boa contra os sabatistas... hehehe... Veja que os apóstolos e discípulos, ou seja, a IGreja de Cristo, se reuniam para a ceia, para louvar e para adorar o Senhor. Isso é uma prática bíblica, Jorge... Não é nenhum pastor "fariseu" que pode mudar isso!

Citação:
Desse modo, a “igreja” é o centro de todas as coisas que concernem o céu e o inferno, assim como ela é a parte da humanidade que está salva e tem a obrigação de fazer a outra perte ouvir, aceitar, e entrar para a “igreja”, a fim de ser realmente salvo.

QUando conhecí a Cristo, estava numa igreja, Jorge... Acredito que a grande maioria das pessoas que também teve seu real encontro com Ele, foi através de alguém que fazia parte de uma igreja. A igreja realmente não salva, quem salva é a fé em Jesus Cristo, mas é ali, na igreja que nos reunimos e crescemos no conhecimento do Senhor!

Citação:
Nesse caso, por mais que Deus ganhe, somente Ele pode explicar como ganhou alguma coisa, visto que a maioria absoluta de Suas criaturas vão direto para o inferno. A menos que a alegria de Deus fosse feita das gargalhadas do diabo.

Não podemos analisar o assunto por esse lado. Pois se assim fosse, poderíamos dizer que Deus haveria perdido para satanás, mesmo que uma única pessoa tivesse sido perdida para o inimigo. Partindo dessa linha de pensamento, Deus é perdedor, visto que satanás conseguiu iludir e levar consigo a terça parte dos anjos do céu! Isso pode dá muitos bilhares de anjos... Visto que há anjo caído de sobra para cada habitante vivo, além de existirem ainda outros presos! Assim, não é por essa linha de pensamento...

O homem tinha a liberdade de escolha, no princípio... E ele mesmo, o homem, escolheu o caminho da desobediência, mesmo Deus o alertando que, caso desobedecesse MORRERIA. Como já disse, essa morte é, além de física, uma morte espiritual. Hj todos estão mortos (distantes de Deus) e carecem, para viver espiritualmente, do Sacrifício do Calvário.

O Plano de Deus é relatado na Escritura como algo de "antes da fundação do mundo" porque Deus sabe todas as coisas, inclusive o FUTURO, através de sua Onisciência... Mas o Plano só existiu devido a QUEDA... O plano não é a CAUSA mas, sim, o EFEITO! A causa é a queda do homem...

Citação:
Entretanto, essa é a simples implicação de ser crer que o Deus Criador é um, e que o Deus Redentor é outro; ou que a Graça comum é uma, e a Graça especial é outra; e que os filhos de criação de Deus são todos os perdidos, e os filhos salvos são apenas os que se tornaram cristãos.

QUando Adão pecou, sua natureza ficou corrompida... Em Adão todos morremos...

1Co 15:22
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.


Veja que o apóstolo, mais uma vez, é direto... Todos estão MORTOS espiritualmente em Adão, mas VIVIFICADOS somente em CRISTO! As passagens são vastas em toda a Escritura! VEja que o Caio sequer consegue mostrar uma passagem que abone aquilo que pensa... Não ficarei, de maneira nenhuma espantado se em breve esse ex pastor defender o casamento homo sexual como bíblico, tendo em conta que ele já tem algumas idéias que apontam para um desfecho desse tipo!

Citação:
O resultado de se crer que há uma dualidade entre criação e redenção, na prática, é aquilo que nós chamos de História da Igreja.

O ensinamento de que há somente duas "classes", Salvos e perdidos, é um ensinamento do próprio Jesus Cristo! Os salvos serão aqueles que aceitarem a Jesus como único Salvador. Esse é um ensinamento apostólico, é um ensinamento de Cristo! A Igreja de CRisto está abaixo dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, e procura tão somente seguir esses ensinamentos...

Citação:
Na realidade, pode-se dizer que a História do Ocidente, e por extenção de influência e poder, de todo o mundo — é a História de como tal visão de um mundo dual pode acabar com a Terra; como hoje se vê.

Se percebermos, há sempre dois caminhos distintos que se pode observar, que são sempre opostos... Temos a luz, e temos as trevas, temos o amor e temos o ódio, temos o certo e temos o errado, o bom ou o mau, o bem ou o mal...

Referindo a salvos e perdidos, esse dualismo existe porque alguns aceitam a Jesus como Salvador e serão, assim, salvos... Enquanto que os que rejeitam, segundo a Escritura, estão perdidos! Isso é ensinamento bíblico e não há como mudar isso!

Citação:
Entretanto, se o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, o mundo foi criado no ambiente da Redenção; e não o contrário.

Jesus não foi "morto" antes que Adão e Eva fossem feitos por Deus... O sentido de "antes da fundação do mundo" significa que Deus tinha o plano em mente, para redimir o homem, antes mesmo que Adão e Eva fossem criados! Ora, mesmo após cair, Adão e Eva tinham apenas a PROMESSA de Deus de que um dia a "semente da mulher" iria esmagar a cabeça da serpente!

Citação:
Ora, tal percepção desconstrói por inteiro o edifício da teologia cristã e acaba com o poder Imperial que a “igreja” tomou para si, desde Constantino.

O Caio atualmente, anda atirando para todos os lados. Para ele, sò quem está correto, diante de Deus, é ele mesmo, que caiu em pecado, e não reconheceu seu erro. Ele é correto apens aos seus próprio olhos... Mas o que anda escrevendo revela quem realmente ele é!


Citação:
Além disso, toda a narrativa bíblica ganha sentido; visto que os desastres da criação e as catastrofes humanas — da Queda até hoje —, fazem parte da redenção em processo na criação;

As catástrofes, misérias, doenças, pestes e tudo mais é consequencia do pecado do homem, de sua natureza decaída... O homem caiu e, a partir de sua queda, sentimentos mesquinhos brotaram em seu coração... Hoje em dia, uma vida vale menos que 1 real (menos de meio dolar), 1 cigarro ou um par de sapatos, em vários lugares do mundo... Aqui mesmo vejo, vez por outra, que alguém morreu por causa de dívida de um real! Isso não faz parte do "processo" de redenção...

O "processo" de redenção se dá unicamente na vida do salvo! Segundo a Escritura satanás é o deus desse mundo:

2Co 4:4
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.



Citação:
sendo que essa redenção é um ato-processo que visa levar a criação e o homem à plenitude deles mesmos; o que só poderia acontecer numa criação que exista já dentro da ambiência da Graça Única.

Não consigo enxergar como a redenção possa ser um processo... Pois segundo o dicionário, um dos sinônimos para processo é "evolução sistemática"... Assim ao se afirmar isso, devemos ter em mente que deve haver um período de tempo em que estaríamos menos redimido do que num otruo tempo passado... Ou seja, será que ontem, ou ano passado, eu ou mesmo a terra estaria menos redimido que hoje? Nem mesmo a fé consigo enxergar como um processo, pois ou se crê ou não se crê!

A redenção é a ESPERANÇA do crente, que se dará com a volta do Senhor Jesus Cristo... Hoje o crente é uma nova criatura, nascida de novo, com novas práticas, como novos frutos, mas vivendo num mundo corrompido pelo pecado!

Citação:
Se o Cordeiro não fez Sacrifício antes de criar, tudo o mais acontece como remendo de pano novo em veste velha;

"Antes de criar" o que? Os novos céus e nova terra? Ora, O próprio Deus falou por intermédio do profeta Isaías num tempo futuro, mostrando que tias lugares ainda não haviam sido criados... Vejam o tempo verbal de como falou Deus...

Isaias 66:22
Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor


O próprio João, disse que o novo céu e nova terra só serão feitos quando:

Apocalipse 20:1
E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.


Assim, vejam que os escritores bíblicos pareciam acreditar que o novo céu e nova terra ainda não estava feitos... Será que o Caio está mais inspirado que Isaías ou o apóstolo João?

Citação:
Quem, porém, crê que tudo o que existe já foi chamado à existência no ambiente da Graça, esse nunca mais vê o mundo do mesmo modo; e, em sua mente, jamais a visão das coisas é a mesma.

Não entendi a colocação... "crê que tudo o que existe já foi chamado à existência no ambiente da Graça"?? Tudo o que? Não entendi o que ele quer dizer com isso... A criação de novos céus e nova terra, já vimos que só acontecerá após o milênio...

Citação:
Somente se na “igreja” houvesse do mesmo espírito que houve também em Cristo Jesus,

O caio chega ao cúmulo de dizer que Jesus Cristo não está em Sua Igreja... Próprio de quem apostatou e quer aparecer a qualquer preço!

Citação:
Enquanto isto, os planos de Deus não são frutrados, e Seu Espírito segue abraçando a todas as criaturas;

QUem diz onde está a verdade não é igreja, não é pastor, não é rabino, não é guru... É a Escritura Sagrada. E ela ensina que só terá acesso ao Pai, aquele que aceitar o PLANO de Deus para a redenção, Jesus Cristo! Esse é o entendimento em toda a Escritura Sagrada! Só o sacrifício de Jesus habilita o homem para as boas obras, só Ele mostra o Caminho que vai em direção ao Pai... Não é adorando a lua ou o sol, não é seguindo Buda, Maomé, Maria ou qualquer outro nome dado em baixo da terra... Mas unicamente Jesus Cristo, o Plano de Deus idealizado antes da fundação do mundo, para redimir o homem!

Citação:
e continua derramando Graça sobre todos os homens,em todos os lugares, segundo a Ordem de Melquizedeque;

Melquizedeque foi homem de Deus, tanto o quanto foi Abraão... O fato de ele ser mencionado como sacerdote do Deus Altíssimo nos mostra que o relacionamento de Melquizedeque foi contemplado por Deus da mesma maneira que Abraão, e não de uma maneira diferente! Isso em nada prejudica o entendimento de que a salvação vem para nós, unicamente pela fé em Jesus Cristo.

Citação:
pelo Seu sangue, Ele reconciliou consigo mesmo todas as coisas; as quais, já foram criadas sob o signo da reconciliação eterna realizada pelo Cordeiro antes de todas as criações.

Essa terra e esse céu serão substituídos por novo céu e nova terra, segundo os escritores bíblicos... Satanás, através do anticristo chegará um dia a governar esse mundo, literalmente, e é por isso, que serão criados novos céus e nova terra, porque tudo se fará novo! A reconcilição do homem com Deus só é possível através do Sacrifício do Cordeiro, não hé nenhum texto bíblico que nos dê a entender que exista uma outra maneira de salvação!

A Escritura nos mostra, desde seu primeiro livro até o último, que o Plano de Deus para a redenção do homem, é Jesus Cristo, o Messias de Deus. Só através dEle o homem tem a possibilidade de comunhão com o Altíssimo!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 20/03/2009 14:06 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 14:35

Citação:
David_
É verdade... Há muitas intervenções que não somam, e que sequer levam a meditar no assunto. Pois tais mensagens tem a intenção única de parar ou atrapalhar o andamento das idéias debatidas, uma vez que saõ constituídas unicamente de ofensas pessoais...

Tens toda a razão. Como por exemplo uma pessoa chamar "gajo" e "cromo" a outra.

Agora diz-me lá tu, meu caro, onde é que a minha mensagem é constituída de "ofensas pessoais", "unicamente" ou não.

Ou também és defensor de que num fórum público as mensagens que são dirigidas a uma pessoa sejam tratadas como privadas e apenas o destinatário possa responder?! É um pouco demais, não?!

Cassima

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 15:11

Citação:
Jorge Gomes
Quando jesus disse aos discipulos que espalhassem o evangelho, referia-se a esse anúncio que o filho de Deus consumou tudo a todos sendo que as pessoas precisam apenas ter essa consciência e entender que suas boas acções são fruto dele, nele e por ele.

VAmos ver o que Jesus realmente ordenou aos apostolos? Veja a paassagem.


MArcos 16:15-16
15 E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado


Primeiramente notem a urgencia da ordem de Jesus... Os apóstolos deveriam ir a todos os lugares levar a Palavra. Lendo outras passagens bíblicas percebemos o porque dessa urgência... A urgencia é porque Jesus é o Único Caminho, a Única maneira de salvação... Jesus é o ÚNICO PLANO de Deus para salvar o homem, não há outro plano!

Citação:
Porém nem todos chegaram a essa revelação. Vão para o inferno?

Os apóstolos parecem acreditar que sim, Jorge... as passagens são vastas falando diretamente sobre isso... O que se fazer com essas passagens? Simplementes negá-las? ALém dessas passagens temos de ter em mente que o homem está morto em seus pecados. Morte essa anunciada pelo Próprio Deus a Adão, no princípio! Deus não mente e todos estão REALMENTE mortos, distantes de Deus, e só através do Plano de Deus, Jesus Cristo, o homem poderá ter sua natureza restaurada!

Citação:
O sangue de Jesus está portanto sobre todos, a morte de Jesus foi por todos e não apenas para quem chega ao conhecimento disso.

Muita gente no meio evangélico tem essa mesma visão que você, porém acreditam nisso apenas a partir de seu próprio senso de justiça e não tem uma única passagem bíblica que sustente essse pensamento!

Citação:
Cristo morreu por todos, porém alguns rejeitarão seu sangue mas para isso só acontece a quem o conheceu e rejeitou.

Como o amado interpreta essas passagens, abaixo?

2 Tes 1:8-9
num fogo chamejante, para punir aqueles que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles serão punidos com a ruína eterna, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,

Efésios 2:1-5
E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou em Cristo


Como explicar a morte espiritual e distancia de Deus do homem? O Plano foi organizado por Deus em que sentido? Se há outra possibilidade de Salvação pra que o Plano?

Há muita complicação se se adotar essa linha de interpretação... Pois Jesus Cristo sequer seria necessário a salvação do homem! E, poderíamos ir até mais longe e dizer que ELe morreu em vão, por algo muito menor, pois todos poderiam ser salvos, bastaria que os apóstolos não viajassem aos lugares distantes e deixassem todos entreguies a própria sorte, a dependerem unicamente do imenso amor de Deus!

Esse não é o ensinamento bíblico, Jorge... O Plano de Deus para o homem é Jesus Cristo, e não há outro plano! O Plano é ÚNICO!

Citação:
Agora por exemplo uma pessoa no nepal segue a justiça, o amor e a misericódia sendo que ama, o sangue de Cristo está sobre ela, porém desconhece isso.

Como pode ser isso?

Não é uma questão de disputa religiosa e não falo de religião, pois religião não salva ninguem, falo de Jesus Cristo. Ele é quem é o Plano, o Nome, o Caminho, a Verdade... Ora, os apóstolos dizem que é necessário:

Romanos 10:9
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.


É esse o Caminho e o Plano para a redenção do homem!

Citação:
É o mistério oculto dos tempos de que trata Paulo e que João diz que o verbo se fez carne e o verbo era Deus desde o principio, e isso é tão verdade que nem eu, nem ninguém nos arrependemos de todos os nossos pecados, porém seu sangue nos cobre.

Só há perdão se houver arrependimento... Se há algo, reconhecidamente como pecado pela Escritura, e que o irmão praticou e não se arrependeu, precisa se arrepender para que haja o perdão de Deus! Não há isso de haver pecado que praticamos e não nos arrependemos. As velhas práticas "morrem" na vida do cristão e ele não tem mais prazer em fazê-las. Ele até se envergonha de lembrar-se do que já praticou e agradece a Deus que tais coisas ficaram para trás!

Citação:
Como se salvaram as pessoas antes de cristo histórico?

Todas as coisas apontavam para o Messias... Na época de Abraão, por exemplo, Deus interagia Pessoalmente com os homens... Restava a eles crerem naquilo que Deus lhes orientava. FOi assim com Abraão, com Melquizedeque e com vários outros... Lembre que havia alguns que, ainda assim, não aceitavam as intervenções de Deus, como o profeta de Deus que recebeu a orientação de "ir por um caminho e voltar por outro" e escolheu, ele mesmo, o mesmo caminho para voltar, o mesmo de ida, e acabou morto por um leão, se não me falha a memória...

Citação:
Em Mateus, Jesus diz que Ele dirá : Vinde benditos de meu Pai, e esses dirão como assim, nunca te vi com fome, nem com sede, nem nu, nem preso, etc. Não conheciam mas serviam!!!

Essa passagem se refere a grande tribulação, quando os judeus serão perseguidos... É aquilo que chamamos de tribunal das nações vivas. São aqueles que entrarão para o reino milenar de Cristo aqui na terra! Não tem nada a ver com salvação por obras!

Citação:
E o amor cobre uma multidão de pecados como pregou o Apóstolo Pedro em I Pedro. Portanto quem ama, vive o evangelho mesmo que nada conheça sobre ele.

O que Pedro disse é uma verdade... Note, no entanto, que não é dito que quem ama terá uma multidão de pecados perdoados...

Veja bem... Na ausência de amor, pessoas de mentes carnais alimentam pensamentos errados e criam conflitos desnecessários... O amor, porém, não age de uma maneira que, além de provocar os outros a pecarem, faça com que a pessoa incorra nos pecados como a inveja, o egoísmo, o homicídio, o suicídio, o roubo, a mentira e vários outros... Quem ama não pratica tais coisas! É nesse sentido que o amor encobre esses pecados!

Só Jesus Cristo, através do Seu Sacrifício perdoa pecados! O amor de um ímpio pelo seu filho é algo natural do ser humano... SObre isso falou Jesus, quando disse:

Mat 7:11
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?


O homem tem uma natureza má, corrompida! Só Jesus Cristo pode mudar essa natureza. Ninguem, em toda a terra tem um coração bondoso que o torne dígno de salvação por sua bondade! Sò Jesus Cristo faz com que o homem possa ter boas obras aos Olhos do Altíssimo!

Citação:
Agora quem sabe as implicações disso tudo, conhece a manifestação da graça e rejeita, vai ser julgado pela rejeição ao Filho.

O homem está morto em seus delitos e pecados... Se Ele rejeita a Cristo como Senhor e Salvador, não houve nenhuma alteração de seu estado espiritual. ELe permanece morto, como estava antes de conhecê-lO!

Citação:
Agora, a pregação do Evangelho, das boas novas, de Cristo Jesus, do Cordeiro de Deus que tira (acção constante) o pecado do mundo e que foi morto antes da fundação do mundo liberta dos medos e culpas que vive quem desconhece, se bem que muitas vezes a apresentação do Cristo, do Verbo Encarnado pela igreja nem sempre é Ele mas Moisés disfaçado de messias, um travesti santo, porque o Evangelho não é um conjunto de normas ou uma religião mas um modo de viver em amor conforme o entendimento da graça.

Não falo de igreja, de religiaõ... Falo de Jesus Cristo! No entanto Ele deixou algumas coisas que o cristão deve seguir, e que são agradáveis diante do Senhor.

Citação:
O que eu sei é que a misericórdia triunfa sobre o juizo, o que eu sei é que o meu Deus não é o diabo, mas é Pai!!!

E é por isso que Ele criou o Plano para nos REABILITAR, nos trazer de volta a comunhão com ele, através de Jesus Cristo. Ele disse a Adão que este estaria morto quando desobedecesse, e isso aconteceu... Todos morremos em Adão, mas, ao aceitar a Cristo, voltamos a viver!

Citação:
O que eu sei é que a maioria das pessoas nunca chegaram a ouvir essa pregação que nós cristãos pregamos, ou vocês pensam que por exemplo em 1258 havia internet e tv cabo? Então era 90% da humanidade no inferno...

O que sei, é que se há outro caminho, fora de Jesus Cristo, os apóstolos não o conheciam.. S há outro plano fora do Messias, que leva a salvação, não é revelado nas Escrituras Sagradas!

Citação:
Outra coisa falou-se em pecado. O que a biblia condena desde sempre foi a malignidade e não o mal desconhecido.

Não tem isso de que a Bíblia "condena desde sempre", Jorge. A questão é a morte espiritual do homem, sua distancia de Deus provaocada pela desobediencia, por aquilo que chamam de pecado original! O impio já vive uma vida distante de Deus... Mesmo que alguem se ache "boa" e que nunca tenha cometido uma prática definida como pecado pela Escritura, ainda assim, este é o mais vil pecador, carente do Sacrifício do Calvário! Ninguem tem um coração bom por natureza!


Citação:
O que dizer quando Paulo, ao chegar a Atenas, se revolta em face da idolatria dominante mas percebe que há um ''grupo de pessoas'' que adoravam AO DEUS DESCONHECIDO'', havia um altar pois havia uma lenda, segundo a qual um deus sem nome havia criado todas as coisas".

Paulo usou uma ANALOGIA para levar a Palavra aqueles homens... Os gregos eram muito idólatras, tinham estátua de tudo o que imaginavam ser de divindade e, por medo de esquecer algum, fizeram uma e colocaram seu nome de deus desconhecido... Paulo usou de sabedoria para falar de Jesus Cristo nesta ocasião! Veja que Paulo finaliza o discurso dele dizendo:

Atos 17:30
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;


Ora, o "tempo de ignorância" só tem sentido se ouver um "tempo de não ignorância"... Outra coisa, perceba que mesmo usando o termo "tempo de ignorância o apóstolo faz menção a arrependimento! Assim, percebemos que o apóstolo diz que o tempo de ignorância só será PERDOADO EM CASO DE ARREPENDIMENTO! O "tempo de ignorância" só é aplicado a cristãos salvos! E não há impios, visto que estes não terão um "tempo de não ignorancia".

Estou sem tempo agora, e depois concluo o estudo do restante do texto do irmão...


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 17:39

Ainda bem que há escolas e colégios católicos que recebem evangélicos. Isto para dizer que há denominações evangélicas respeitáveis e até aquilo que me foi dado conta, o David sempre tem sido um forista respeitador e respeitável.

Acreditar que só ressuscitaremos na vinda de Cristo é respeitável e não vejo que isso me ofenda como católico, nem que me chame a mim espírita. Acreditar no criacionismo é louvável embora refutável, mas a mim pessoalmente não me ofende. Nenhuma das crenças do David me ofende, como por vezes parece ofender impensavelmente os foristas. Às vezes chego a questionar o que fez o David?

A única explicação é que as pessoas inseguras daquilo em que acreditam fazem a fuga para a frente e tentam abafar as ideias dos outros com berros e gritos, para que as outras ideias não sejam ouvidas. Vamos a respeitar-mo-nos mais um bocadinho.

Um abraço indulgente para todos, incluindo evangélicos. Incluindo o David.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de March de 2009 19:09

Vitor*

deves estar a falar de David_s diferentes. O que aqui anda de respeitador não tem nada, a menos que aches desejável e agradável ser tratado como um imbecil.
Espero que concordes que todos temos direito à indignação, simultaneamente confundir desagrado com insegurança parece-me uma extrapolação abusiva e nada fundamentada.

Os únicos berros e gritos que aqui se vêem são os CAPS usados pelo desagradável forista. Assim se te referes aos seus gritos e berros enquanto debita a cassete com que foi instruído, terei de concordar contigo.
Se te referes às minhas manifestações e às de outros colegas, lamento mas não andas a ler com atenção nada do que ele escreve.

Já agora, a criatura (assim ele se refere a Maria, logo não pode ser considerado como ofensa) diz que anda aqui para aprender convosco. Gostaria muito de saber que ele terá aprendido entretanto, no que ele mudou as atitudes e opiniões em relação ao catolicismo. Um só exemplo seria bom.

Nicles batatoides. O repete, O repete repete e o repete repete repete são uma constante e nada do que se diz interessa, só serve para debitar mais uns capítulos da cassete.

Relembro que temos um lote de foristas empenhados que desistiram de falar, pois já viram que dali nada de interesse pode sair.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de March de 2009 01:25

Citação:
Esses, sabiam que algo maior existia, percebiam em seus espiritos algo que lhes faziam rejeitar o mal em seus corações mas desconheciam as implicações disso.

Não, Jorge, não existe isso no texto. Tanto é verdade que Paulo diz que é necessário arrependimento, para que Deus não leve em conta o "tempo da ignorância". Veja bem, o irmão já teve seu "tempo de ignoraância" da Palavra, assim como eu... Assim, "tempo de ignorância" só faz sentido se houver um "tempo de não ignorãncia", isso só se aplica aos crentes em Cristo.

Citação:
Está consumado! Só que, enquanto isso não for manifesto às pessoas, elas continuarão a barganhar com Deus, sacrificios e ritos eram feitos porque pensavam que isso aplacava a ira dos deuses.

Veja bem, Jorge... Deus planejou a vinda de Jesus Cristo, mesmo antes da "queda" do homem. O que fundamentou esse planejamento de Deus? Não era porque, esse Plano seria o único modo de reatar a nossa comunhão com o Pai?

Imagine agora, comigo, o real motivo de Deus planejar Jesus vir ao mundo... Eu imagino que Jesus veio porque Ele seria a Única Alternativa encontrada pelo próprio Deus para nos restaurar a natureza original, de antes da queda, ou seja, não haveria um outro meio de nos levar a Deus, sem Jesus Cristo! Lendo a Escritura, percebemos que os apóstolos também parecem acreditar assim, pois as passagens escriturísticas que mostram que há um só Plano para redimir o homem, são muitas! Não há como negar essas passagens.


Citação:
Ainda hoje é assim. Desconhecem a justiça de Deus, que é Cristo, vivem uma vida confusa e desviada da verdade, porém Deus as julga pela intencionalidade de seus corações.

Não é por obras, Jorge. Se Deus pode salvar os homems através do julgamento da "intencionalidade dos corações", a igreja cristã deveria parar de evangelizar e deixar tudo na Mão de Deus. Se é assim, como dizes, os apóstolo trabalharam em vão, pois os gregos ou romanos poderiam se salvar mesmo eles, apóstolos, não indo a lugar nenhum...

LEmbre da forma como Jesus abordou a Paulo. LEmbre a forma como o Senhor falou com Ananias, quando falou com este, a respeito de Paulo:

Atos 9:15
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios,


Ora, se havia meio de salvação através das "obras do coração" pra que enviar Paulo? Os gentios não poderiam salva-se a si próprios, mesmo o apóstolo não indo as suas nações? Assim, não haveria necessidade de Paulo sair a sofrer pelo mundo, a levar a Mensagem do Salvador.

Há muitas implicações que tornam essa sua linha de interpretação muito distante daquilo que os apóstolos quiseram passar para a igreja.

Citação:
Já na igreja primitiva, havia pessoas que baptizavam mortos pois vinham de culturas que faziam isso. Paulo deixa-os a vontade para conhecerem o evangelho e perceberem que tudo está consumado.

Veja bem, irmão... O apóstolo Paulo não apoiou batismo pelos mortos. QUem fazia isso eram pessoas que negavam a RESSURREIÇÃO e que Paulo os chamou, indiretamente, de "falsas testemunhas de Deus"... VAmos a passagem para meditarmos na questão...

1 Corintios 15:12-15
12 Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
13 E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus
(veja que o apóstolo diz que, considerar que não existe ressurreição, faz do crente uma falsa testemunha, isso é, aqueles que não acreditam na ressurreição são falsas testemunhas), pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.

VEja, abaixo, que tais pessoas negavam a ressurreição, no entanto, BATIZAVAM pelos mortos!

1 Corintios 15:29
29 Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?


Assim, o fato de Paulo mencionar o batismo pelos mortos não quer dizer que ele aprovou, ensinou ou praticou tal coisa. Vemos isto pela maneira impessoal que ele se refere a estas pessoas. Se o ritual fosse uma parte legítima do ensino apostólico, ele teria dito algo do tipo “o que faremos nós que batizamos pelos mortos"... Veja que ao dizer "eles" o apóstolo se coloca de fora do grupo, se exclui completamente daqueles que acreditam daquela forma... Parra mostrar que se exclui daquela forma de pensar, o apóstolo usa uma forma de diálogo diferente de seu uso rotineiro, pois quando se refere aos crentes da igreja ele sempre usa os pronomes “vós” ou “nós” incluindo a si próprio.

Ele chega a chamar tais pessoas de "falsas testemunhas de Deus" visto que pregariam uma coisa e acreditavam em outra...

Citação:
No entanto quem não conheceu o Jesus histórico, mas porém conheceu e serviu a justiça, misericorida, amor será salvo pelas motivações e intenções do coração cujas obras Justo Juiz julgará, obras que testificaram a presença do Evangelho nelas.

VEja bem, amado... O importante é termos em mente que precisamos falar de Jesus Cristo a todos que nos rodeiam. Principalmente aqueles que nunca ouviram falar dEle. Os apóstolos tinham essa urgencia...

Sabemos, pela Escritura, que Jesus foi o Único Plano para a redenção do homem. Se há outro, a Escritura parece não ensinar, nem os apóstolos parecem crer na existencia de tal caminho. PElas obras "do coração" de cada um, com certeza não será, visto que as passagens de que ninguem é salvo por obras permeia todo o Novo Testamento... Assim, só nos resta, como cristãos, servos do Senhor Jesus Cristo, levar Sua mensagem, a quem podemos alcançar. Foi isso o que fizeram Paulo e demais apóstolos de Cristo.

QUe o Senhor continue a nos abençoar

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 21/03/2009 01:42 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 21 de March de 2009 09:21

Xii por amor da santa David, eu falo de alhos você de bugalhos, ou parece que entendeu mal ou não entendeu o que estava a dizer mesmo que não concordasse, o que é outra história e e licito, ou então fez que não entendeu, nada a ver, mas depois eu comento porque pra mal dos meus pecados e pra bem da minha conta bancária trabalho sábado e domingo.
Mas eu ontem se tivesse tempo estava pra falar obviamente do incontornável Centurião Romano mas como não tive tempo e não tenho agora, deixo aqui mais um optimo texto do Caio sobre o assunto.

O CENTURIÃO E MELQUIZEDEQUE: um encontro com Jesus

Amar aos romanos nos dias de Jesus era considerado pecado em Israel. O que lá valia, especialmente na segunda parte, era: “Ama a teu próximo; e odeia ao teu inimigo”. É obvio que havia romanos que se faziam amar, porém, declarar-lhes amor publicamente não era apropriado. Quando o Centurião Romano vem procurar Jesus e pede ajuda para o seu empregado, ouve Jesus se oferecer para ir até a casa dele. Ele porém, disse que não era digno daquela visita, e que sabia que sendo Jesus a Autoridade, bastava que Ele desse uma ordem, pela simples palavra, pois sabia que assim seu servo seria curado. E explicou que sabia que era assim em razão de que ele mesmo era homem que respondia com obediência aos seus superiores, e que também fazia sua autoridade valer em relação àqueles que lhe obedeciam, aos quais, ele, quando dizia, ‘vai’, a pessoa ia; quando dizia ‘vem’, a pessoa vinha; e quando dizia ‘faz’, feito seria. Desse modo, Ele diz: “Apenas ordena com tua palavra e o teu desejo se cumprirá, pois sei quem és; sei que tu és Autoridade”. Quando Jesus ouviu o Capitão Romano dizer isto, entrou em estupefação de alegria. E exclamou: “Em todo Israel eu não encontrei ninguém com essa qualidade de fé”. E acrescentou: “Vai em paz; a tua fé te salvou; o teu servo está curado”. Então, voltou-se para os que o circundavam, gente de todo tipo, indo de fariseus casca grossa, passando por gente da classe sacerdotal, atravessando escribas dedicados à exegese das Escrituras, perpassando revolucionários e fundamentalistas religiosos ou ideológicos; e, sobretudo, atingindo Seus discípulos e gente simples do povo—e lhes disse: Em verdade eu digo que muita gente virá do longínquo Oriente, e do distante Ocidente, do Norte, e do Sul, de toda a terra, e participará da mesa, da Festa, da Ceia, do Banquete do Reino, na companhia de Abraão, Isaque, e Jacó; enquanto muitos dos que se intitulam “filhos do Reino”, ficarão de fora. Assim, o Centurião trás consigo a revelação da grandeza da fé simples que haveria de se mover em confiança estranha e inexplicável, a qual tomaria a consciência de muitos e muitos seres humanos, nos lugares mais diferentes da terra, os quais, experimentariam a bondade de Deus enquanto confessam sua indignidade, e, ao mesmo tempo, revelam do modo mais simples possível que crêem em Jesus. O Centurião não ficou sabendo da trindade, da predestinação, do livre arbítrio, da santificação, das boas obras, da moral cristã, das devoções especiais, das frases de poder, dos dons especiais, da graça comum, ou da especial; do pecado original como conceito teológico; da fé como doutrina; da graça como teologia; do amor como mandamento; da igreja como ajuntamento; das Escrituras como livros inspirados; ou qualquer outra coisa. Ele apenas recebeu a revelação de que Jesus podia. Ele creu. Ele discerniu o Nível de Autoridade com o qual ele dialogava. Ele simplificou tudo a partir de um entendimento que ele retirara do funcionamento da cadeia de comando dos romanos. Além disso, ele não tinha uma teologia do amor, ele de fato amava; e amava um servo. E nem tampouco tinha ele um arcabouço doutrinário acerca da justificação pela fé, ele apenas cria. Ele não sabia que Pessoa da Trindade Jesus era. Nem ainda ficou sabendo nada acerca do batismo, nem Jesus mandou que alguém fosse atrás dele ensinar isso ou aquilo. Não! Nem o homem sabia nada disso e nem Jesus mandou que alguém completasse a obra. O Homem veio, creu, viu, e se foi salvo e perdoado; além de encontrar seu servo curado. Já vi quem afirmasse que esse Centurião era também o mesmo que, ao lado da Cruz, disse: “Verdadeiramente este era Filho de Deus!” Mas fazer tal afirmação é uma violência dupla: primeiro em razão de que nada se diz nos evangelhos acerca de que este, seja aquele; e, mesmo que o fosse, se não se diz que era, é em si já o sinal e a declaração de que não tinha importância como informação que adicionasse significado ao que quer que seja. Jesus é proposital quando se surpreende com o Centurião, e declara isso; visto que aquilo que ali estava acontecendo era algo que seria o ‘arquétipo’ do tipo de gente e de fé que faria com que os judeus e líderes religiosos—gente que se sente secretariando Deus na terra—, caíssem seus queixos, quando vissem que esses outros, estranhos, eram gente do mesmo tipo de fé de Abrão, Isaque e Jacó; dos quais, jactavam-se eles, provinham seus genes biológicos, culturais, históricos, étnicos e raciais. Era como também se Jesus dissesse: “Abraão era assim. Não era mais sofisticado, nem mais refinado, nem mais instruído, nem mais doutrinado, nem mais educado do que este Centurião. Ele possui o mesmo tipo de fé de Abraão. Por isso, comerá do mesmo Pão Eterno de Abraão. Ele também é justificado pela fé. Ele confia como Abraão.” Além disso, aqui também surge a imagem maravilhosa do Sumo Sacerdote Segundo a Ordem de Melquizedeque. Assim como Abrão curvou-se, pagou o dizimo, e foi abençoado por Melquizedeque, Rei de Salém—rei de paz—; de quem recebeu “pão e vinho”, e comeu; aparece aqui de modo não alegórico, e não simbólico, um “outro Abraão”, um estrangeiro, o Centurião. Desse modo, aqui também se expressa a imagem nítida Desse que é Sacerdote acima da religião, acima de Abraão, acima da própria seqüência histórica das informações da linhagem da salvação; e que é Aquele que abre a Porta do Reino para gente do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul; a partir de uma Ordem Sacerdotal superior e livre em relação à linhagem histórica de Abraão e seus descendentes; os quais eram também abençoados nesse Melquizedeque, Jesus; mas que não O continham; posto que Ele reina sobre eles e sobre todos. Desse modo, esse Centurião é uma espécie de “Abraão Pagão”, e que aparece como figura e arquétipo do que a fé em Jesus significa, conforme Jesus mesmo, no que tange a salvar homens e mulheres que estão bem longe de todos aqueles que pretendem ser os “descendentes legítimos e genuínos” do que quer que seja, em relação a Deus na Terra: sejam os judeus; seja a “igreja”; seja a religião. As similaridades são muitas entre Abraão e o Centurião. Abraão estava voltando da guerra, com despojos nas mãos, quando encontrou Melquizedeque. O Centurião vem a Jesus como homem de guerra, e usa analogias militares a fim de expressar seu discernimento espiritual. Abraão curva-se, reconhece a Autoridade, pede a benção, se serve da comida do sacerdote do Deus Altíssimo: pão e vinho. O Centurião curva a si mesmo e a qualquer outra Autoridade ante Aquele que pela Sua palavra construía mundos, e era capaz de dar ordens contra a morte e designar a permanência da vida. Abraão era ainda um estrangeiro naquela terra, e o mesmo se pode dizer do Centurião. Abraão intuía Quem era Melquizedeque, mas não sabia Quem ele era; porém, em seu coração, ele reconheceu Aquele que é antes de todas as coisas, e que é acima de todas elas: o Altíssimo. A fé do Centurião é carregada da mesma intensidade intuitiva. Ou seja: ambos tinham sido atingidos por uma revelação que estava para além da informação histórica; posto que nem um nem outro poderiam explicar qual fora o poder ou a consciência que os movera; mas apenas que haviam sido movidos pela revelação em fé. Mas crer em tal liberdade de Deus é insuportável para a Religião. Os “filhos do Reino” não suportam ver o Rei em liberdade total. Por isso a religião é sempre a tentativa de celebrar a um “Deus engaiolado” por doutrinas, formas, culturas, maneiras, morais, estéticas, etiquetas litúrgicas, e muitas outras coisas. Jesus está também advertindo que quem deseja prender Deus dentro, acaba fora! Assim, essa simples ocorrência de uma apenas aparente demonstração de misericórdia e poder, por parte de Jesus; e, do lado do Centurião, apenas uma santa credulidade; pela gravidade das aplicações das palavras de Jesus em relação ao acontecido, nos revela como essa narrativa é essencial no que diz respeito a nos ajudar a entender a obra do Espírito Santo no Planeta Terra, soprando onde quer e como quer. Há muitos “centuriões” encontrando a Jesus enquanto os “filhos do Reino” discutem a qualidade doutrinaria da fé de tais pessoas; ou mesmo acerca de se sabem ou não sabem ‘o por quê’ de crerem. Enquanto isto, na surdina, a casa vai ficando cheia...; e, sem o perceberem, os “filhos do Reino” vão ficando de fora, crentes e presunçosos até o fim; sempre condenando os de fora; sem saber que eles, os de fora, já estavam dentro; e que eles sim, os de dentro, é que estavam muito, muito fora; e já por muito tempo. Quem lê, entenda! Nele, Caio

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 21 de March de 2009 09:27

A Ordem de Melquizedeque

Melquizedeque aparece do nada, sem antecedentes e sem explicações. Abraão encontra com ele e se verga diante dele, e lhe paga o dízimo de tudo quanto tinha consigo. Melquizedeque abençoa a Abraão. Então, assim como veio, ele vai, sem deixar vestígios. Mais tarde, séculos depois disto, Melquizedeque aparece nos Salmos, quando, também do nada, se diz que o Senhor jurou que Seu Enviado seria feito Sumo Sacerdote, segundo a Ordem de Melquizedeque. Somente isto e nada mais. Até a Carta aos Hebreus.

É nela que Melquizedeque volta como nunca antes. Agora ele é aquele que em Cristo tem seu Sumo Sacerdote. Jesus se torna Sumo Sacerdote de uma nova ordem sacerdotal, a qual não era étnica, pois não era judaica. Nem era levitica, posto que Jesus não era da tribo de Levi, mas de Judá; não tendo, portanto, qualquer relação com o sacerdócio anterior, o qual tinha na Ordem Levitica, da tribo de Levi, um dos doze patriarcas de Israel, os representantes humanos do culto que se prestava ao Deus de Abraão. Do mesmo modo se pode dizer que ela nem tampouco se condicionava à informação histórica, carregada de esperança redentiva, que viajava como fé, mas também como especulação teológica e fixação de tradição em Israel.

Jesus sendo Sumo Sacerdote segundo uma ordem à qual o próprio Abraão — pai do povo da revelação escrita — se curvava, é apresentado na Carta aos Hebreus como Aquele que TAMBÉM abençoa a Israel e todos os que conhecem a informação da Escritura; porém, que não se condiciona nem à geografia, nem à história registrada como sagrada, nem à informação, nem a qualquer fronteira, de qualquer que seja a natureza, estando Suas mãos sobre todos os que Ele mesmo desejar, e com a mesma liberdade com a qual abençoou a Abraão.

A Carta aos Hebreus diz que esse Melquizedeque é semelhante ao Filho de Deus, sem principio de dias e sem fim de existência; sendo superior a tudo quanto era relativo a Abraão, visto que é o maior quem abençoa o menor. Assim, Melquizedeque não é explicado, mas apenas afirmado. De fato, ele paira sobre a História, é um pingo de peso explosivo num Salmo, e arrebenta tudo e todas as ordens, quando relativiza a mais importante de todas, a que procedia de Abraão.

Ora, o mistério de Melquizedeque é algo que ecoa o Cordeiro imolado antes de tudo, antes de qualquer ato criador de Deus. Desse modo, pode-se dizer que o espírito da Carta aos Hebreus acerca de Melquizedeque, é aquele que o apresenta como uma manifestação do Cristo Eterno, o qual não foi feito Cristo, no Jesus Histórico; mas sim, sendo o Cristo Eterno, se mostrou como tal em Jesus, na História. Talvez seja por esta razão, também, que Jesus disse que Abraão viu os Seus dias e regozijou-se. O Jesus Histórico não fez surgir o Cordeiro e nem a Ordem de Melquizedeque. Pelo contrário, se diz que Jesus é Sumo Sacerdote “segundo” a Ordem de Melquizedeque; assim como se diz que o Cordeiro foi imolado antes de tudo; antes de haver mundo.

Jesus é a Encarnação de tudo o que Nele preexistia como Cordeiro Eterno, como o Cristo de Tudo e Todos, como o Sacrifício da Ordem de Melquizedeque (que manifesta na História a invasão livre do eterno, se revelando aos homens, e derramando Graça de todas as ordens); e como Jesus; o Cordeiro de Deus; o Cristo; ou Cristo Jesus; ou apenas o Cristo; ou ainda o Cristo de Deus; ou simplesmente Jesus Cristo — que é o que se diz Dele; enquanto Ele mesmo se define como Filho do Homem, o Caminho, a Verdade, a Vida, o Pão da Vida, a Porta, o Bom Pastor, o Noivo, e Aquele que é Um com o Pai (entre outras autodefinições). As implicações de tal realidade é que são insuportáveis para a religião, pois, virtualmente acaba com ela, com seus poderes de representação, com suas certezas, com seus dogmas; e, sobretudo, com seu poder dela “administrar” a graça de Deus aos homens.

A Ordem de Melquizedeque é a Ordem da Nova Jerusalém, na qual os povos são curados, e todos trazem ao Cordeiro as belezas dos povos. É em razão da Ordem de Melquizedeque que Jesus diz que muitos virão de todos os quadrantes da Terra, gente de todas as gerações, e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó. É também por tal razão que o Evangelho deixa claro que a maior fé que Jesus vira, não viera de dentro de Israel, mas de um pagão de fora: o Centurião Romano. Assim como é pela mesma razão que a mulher que dá um “ santo banho” em Jesus é uma mulher de fora de tudo, uma siro-fenícia.

O problema atual é que a humanidade entende a Ordem de Melquizedeque, mas já não entende a ordem de Levi, conforme a Bíblia, posto que tal coisa, para a humanidade, tiveram no Judaísmo e, sobretudo, no Cristianismo, os seus representantes históricos, o que fez com que um sentimento de repudio se espalhasse pela Terra em relação a tudo quanto possa carregar tais “representações”. Ora, quando digo que este é o problema, não quero, todavia, universalizá-lo; afinal, ainda há bilhões que não passam sem um bom paganismo judaico-cristão. O que afirmo é que as mentes que desejam alguma forma de espiritualidade não vinculada à religião, assim sentem por não conseguirem mais tolerar a mensagem e o resultado histórico do que o Cristianismo produziu, tanto como religião, como também como potestade ideológica e política.

Esses, de fora, os pós-cristãos, todavia, quando ouvem acerca de tal Ordem superior à religião, conseguem entender o Evangelho em sua maior largueza de percepção. Por esta razão essa tal “Era Pós-Cristã” é um problema para o “Cristianismo”, mas não significa nada para o Evangelho. Mas como disse no inicio, o problema não é dizer que Jesus é Sumo Sacerdote segundo a Ordem de Melquizedeque. O problema são as implicações dessa compreensão, as quais, sendo levadas a sério, acabam com os poderes da religião. E quem, na “igreja”, deseja tal coisa?

Nele, que é Senhor e Salvador de todos os homens; pois se imolou pela criação antes de haver mundo,

Caio

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de March de 2009 12:44

Citação:
Jorge Gomes
Xii por amor da santa David, eu falo de alhos você de bugalhos, ou parece que entendeu mal ou não entendeu o que estava a dizer mesmo que não concordasse, o que é outra história e e licito, ou então fez que não entendeu, nada a ver, mas depois eu comento porque pra mal dos meus pecados e pra bem da minha conta bancária trabalho sábado e domingo.
Mas eu ontem se tivesse tempo estava pra falar obviamente do incontornável Centurião Romano mas como não tive tempo e não tenho agora, deixo aqui mais um optimo texto do Caio sobre o assunto.


Paz, amado...


Eu comentei cada parágrafo do texto do irmão, de acordo com o que creio que é ensinado pelos apóstolos. Mostrei passagens para embasar aquilo que pesnso. Se o irmão pensa diferente, gostaria de ver os textos bíblicos que te fazem ver diferente. Afinal, ninguém é dono da verdade e a Escritura é quem "aponta" onde está a direção de determinado ensinamento, não é mesmo?

Citação:
O CENTURIÃO E MELQUIZEDEQUE: um encontro com Jesus
Amar aos romanos nos dias de Jesus era considerado pecado em Israel.

Várias práticas eram pecaminosas, aos olhos dos judeus, Jorge. Não apenas amar romanos e samaritanos, mas também sentar-se a mesa sem lavar as mãos, salvar uma vida ou ajudar ao próximo num dia de sábado, e tantas outras coisas... Jesus veio para mostrar que "ser cristão" é ser diferente.


Citação:
O que lá valia, especialmente na segunda parte, era: “Ama a teu próximo; e odeia ao teu inimigo”. É obvio que havia romanos que se faziam amar, porém, declarar-lhes amor publicamente não era apropriado.

Jesus Cristo nunca teve receio de dizer a verdade. Quando algo era correto e devia ser dito, Ele enfrentava e dizia aquilo que devia ser dito. FOi assim quando expulsou os comerciantes do templo, foi assim quando enfrentou diversas vezes a fariseus e saduceus... JEsus não temia a ninguém... Aquilo que devia ser dito, deveria ser dito!

Citação:
Quando o Centurião Romano vem procurar Jesus e pede ajuda para o seu empregado, ouve Jesus se oferecer para ir até a casa dele. Ele porém, disse que não era digno daquela visita, e que sabia que sendo Jesus a Autoridade, bastava que Ele desse uma ordem, pela simples palavra, pois sabia que assim seu servo seria curado. E explicou que sabia que era assim em razão de que ele mesmo era homem que respondia com obediência aos seus superiores, e que também fazia sua autoridade valer em relação àqueles que lhe obedeciam, aos quais, ele, quando dizia, ‘vai’, a pessoa ia; quando dizia ‘vem’, a pessoa vinha; e quando dizia ‘faz’, feito seria. Desse modo, Ele diz: “Apenas ordena com tua palavra e o teu desejo se cumprirá, pois sei quem és; sei que tu és Autoridade”. Quando Jesus ouviu o Capitão Romano dizer isto, entrou em estupefação de alegria. E exclamou: “Em todo Israel eu não encontrei ninguém com essa qualidade de fé”. E acrescentou: “Vai em paz; a tua fé te salvou; o teu servo está curado”.

O romano havia aceitado a Jesus, assim como o malfeitor na cruz, irmão... A salvação não era unicamente para o povo judeu, mas para todo aquele que cresse e que crê, atualmente, que Jesus é o Messias de Deus e é o Plano, estruturado por Deus antes da fundação do mundo, para remir o homem. As atitudes do homem romano mostram que ele havia aceitado a Cristo como Senhor e Salvador. Tanto isso é verdade que Jesus Cristo disse: “Vai em paz; a tua fé te salvou". Ora, esse é o mesmo princípio que ELe ensinou aos discípulos e que estes escreveram as igrejas, que é a FÈ em Jesus Cristo que salva! Não vejo como essa passagem possa ir de encontro ao que tenho postado até agora.

Nessa passagem, Jesus não exaltou a obra, mas sim a fé em Cristo. A forma do soldado romano proceder, junto a Jesus, demonstra que ele o conhecia de alguma forma... Talvez tivesse acompanhado de perto os milagres efetuados pelo Mestre, ou até mesmo tenha ouvido falar e crido, foi até Jesus para dizer-lhes que cria. A fé em Cristo é o único instrumento que nos leva a Deus. Não consigo enxergar outro meio que seja ensinado pela Escritura.


Citação:
Então, voltou-se para os que o circundavam, gente de todo tipo, indo de fariseus casca grossa, passando por gente da classe sacerdotal, atravessando escribas dedicados à exegese das Escrituras, perpassando revolucionários e fundamentalistas religiosos ou ideológicos;

Jesus estava trazendo algo novo, ao povo de Israel... Era uma mudança radical na lei mosaica e em tudo que eles imaginavam ser correto... Antes, estes tinham o entendimento que era "olho por olho", Jesus veio ensinar que o cristão deveria amar e orar aqueles que o perseguem, além de virar a outra face... Como todos conhecemos que o ensinamento de JEsus é diferente dauqilo pregado na lei mosaica, evitarei de comentar outras mudanças, tendo em vista que o texto se alongará muito...

Jesus era o Caminho, a Verdade, o Único Nome, o Único Plano imaginado por Deus antes da fundação do mundo para salvar os homens... E ele ensinava isso, mostrando que Ele, Jesus Cristo, era superior a qualquer prática judaica oi gentílica e que todo aquele que quisesse ir ao Pai deveria ser através dEle.

Citação:
e, sobretudo, atingindo Seus discípulos e gente simples do povo—e lhes disse: Em verdade eu digo que muita gente virá do longínquo Oriente, e do distante Ocidente, do Norte, e do Sul, de toda a terra, e participará da mesa, da Festa, da Ceia, do Banquete do Reino, na companhia de Abraão, Isaque, e Jacó;

Amém... Isso é algo que se cumpre ainda hoje, Jorge... Essa referência de JEsus somo nós os GENTIOS! Nós conheceremos um dia a Abraão, Isac, Jacó, ao rei David, a Moisés e a todos aqueles descritos na Escritura! Jesus estava dizendo que Ele era o Caminho e que todo aquele que o aceitasse, não somente judeus, iriam encontrar o Caminho da Salvação!

Citação:
enquanto muitos dos que se intitulam “filhos do Reino”, ficarão de fora.

O judeu, enquanto rejeitar a Jesus como Senhor e Salvador, não terá chance de salvação... Ele tem de compreender que Jesus é o Messias enviado por Deus, e só assim poderão voltar a ter a comunhão com o Altíssimo!

Os judeus, na época de Jesus, sempre se declararam como "filhos de Abraão" ou descendentes diretos de Abraão. Por esse motivo, eles achavam que eram povo escolhido por Deus e tinham direito legítimo a salvação, ao reino dos céus... Era sobre isso que Jesus Cristo falava... Os gentios, que são pessoas não judaicas, estariam sendo salvas enquanto que os "filhos do reino", descendentes de Abraão, ficariam de fora...

Citação:
Assim, o Centurião trás consigo a revelação da grandeza da fé simples que haveria de se mover em confiança estranha e inexplicável, a qual tomaria a consciência de muitos e muitos seres humanos, nos lugares mais diferentes da terra, os quais, experimentariam a bondade de Deus enquanto confessam sua indignidade, e, ao mesmo tempo, revelam do modo mais simples possível que crêem em Jesus.

As atitudes do centurião nos mostram que ele, de alguma forma, sabia dos poderes de Jesus Cristo e revelam que ele teve fé. Ele realmente CREU naquilo que teve conhecimento. Ora, ainda hoje o "segredo" é o mesmo, a FÉ em Jesus Cristo!

Citação:
O Centurião não ficou sabendo da trindade, da predestinação, do livre arbítrio, da santificação, das boas obras, da moral cristã, das devoções especiais, das frases de poder, dos dons especiais, da graça comum, ou da especial; do pecado original como conceito teológico; da fé como doutrina; da graça como teologia; do amor como mandamento; da igreja como ajuntamento; das Escrituras como livros inspirados; ou qualquer outra coisa.

Esse Caio Fábio só quer mesmo "bagunçar" o entendimento e ensinamento escriturístico... Ora, o malfeitor da cruz tambem nunca teve o entendimento completo dos ensinamentos apostólicos, assim como tantos outros... O enssencial, ministrado pelos apóstolos é a fé em Jesus Cristo... Não importa se o batismo é por aspersão ou se é por imersão, não importa se um servo dos Senhor Jesus Cristo não crê, ou crê na contemporaneidade do dons de linguas... No entanto, o soldado romano demonstrou a fé, e foi isso que Jesus exaltou no militar romano! A fé foi o instrumento que levou a Cristo dizer-lhes " a tua fé te salvou"! O proceder desse homem demonstrava que ele conhecia Jesus Cristo de alguma maneira. A maneira de ele falar de sua superioridade hierarquica sobre outros militares, criando uma analogia com Cristo, nos mostra em outras palavras que ele dizia que entendia que ao ser dada a simples ordem de Jesus Cristo, aquilo se cumpriria... O soldado romano mostrava assim que conhecia a Jeus Cristo de alguma forma e dizia que cria nEle... Isso é o que ensinado pela Escritura para a salvação do homem. A fé em Jesus Cristo!



Citação:
Ele apenas recebeu a revelação de que Jesus podia. Ele creu. Ele discerniu o Nível de Autoridade com o qual ele dialogava.

Temos de interpretar o texto sagrado de acordo com aquilo que está escrito. A fama de Jesus Cristo ia longe e a forma como o soldado abordou a Jesus mostrava que ele sabia da existência e dos atos miraculosos do Messias... Não foi nenhuma revelação por anjo ou algo da própria cabeça do soldado... Mas ele mesmo viu ou teve conhecimento dos atos praticados pelo Senhor!


Citação:
Além disso, ele não tinha uma teologia do amor, ele de fato amava; e amava um servo. E nem tampouco tinha ele um arcabouço doutrinário acerca da justificação pela fé, ele apenas cria.

A justificação do homem só se dá em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é o Único Plano para redimir o homem do pecado. Não há outra saída fora de Jesus Cristo... Não é por boas obras, pois o homem tem uma natureza má, caída, morta, e nada que faça é bom... Até mesmo Jesus mostrou por diversas vezes que o homem é mau, em si mesmo...

Marcos 10:18
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus


Não há coração bondoso, sem Jesus Cristo... Temos o "virus" do pecado entranhado em nossa carne, a correr em nosso sangue... Só a fé em Jesus Cristo pode curar-nos dessa doença.

É claro que Jesus era bom... Ele sequer tinha pecado. O que Ele passou, na verso acima, é que todos são maus diante do Senhor, e careciam da graça salvadora, através do Sacrifício do Calvário. Vejam abaixo como ele se refere, mais uma vez aos homens...

Lucas 11:13
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?


Veja que Ele não leva em conta o amor do pai por seu filho, pois isso é natural do ser humano... Todos amam aqulo que é seu...

O essencial é a fé em Jesus Cristo. A Escritura está cheia dessas passagens e não há como negá-las.

Citação:
Ele não sabia que Pessoa da Trindade Jesus era. Nem ainda ficou sabendo nada acerca do batismo, nem Jesus mandou que alguém fosse atrás dele ensinar isso ou aquilo. Não! Nem o homem sabia nada disso e nem Jesus mandou que alguém completasse a obra.

O essencial para a salvação é a fé em Cristo. Tanto o soldado romano quanto o malfeitor na cruz, nos mostram que é a fé em Jesus que salva... Se alguém não consegue entender a doutrina que chamamos de Trindade, mas professa a fé em Jesus Cristo, produzindo frutos que mostrem ser uma fé genuína, assim como demonstraram o soldado e o malfeitor, esse alguém está salvo, pois essa é a fé genuína que salva! Jesus Cristo é Deus conosco.

Citação:
O Homem veio, creu, viu, e se foi salvo e perdoado;

Amém... O Caminho é este... Quando cremos em Jesus Cristo, temos perdoados nossos pecados, e a fé em Cristo nos salva!

Citação:
Já vi quem afirmasse que esse Centurião era também o mesmo que, ao lado da Cruz, disse: “Verdadeiramente este era Filho de Deus!”

hehehe... É absurdop se afirma isso... Um, é afirmado ser soldado e outro malfeitor... Isso se torna o cúmulo de forçar a Escritura. JEsus, de alguma forma teria dito, se fossem a mesma pessoa, já que havia falado com o soldado antes de ser crucificado...

Citação:
Era como também se Jesus dissesse: “Abraão era assim. Não era mais sofisticado, nem mais refinado, nem mais instruído, nem mais doutrinado, nem mais educado do que este Centurião. Ele possui o mesmo tipo de fé de Abraão.

São duas coisas completamente diferentes... Acreditar que o soldado romano conheceu a Jesus por revelação é forçar demais a Escritura... Os apóstolos registraram diversas vezes que a fama de Jesus, a notícia de como operava milagres, "correu" por toda a parte.

Luc 4:37
E a sua fama divulgava-se por todos os lugares,


Assim, o soldado romano ou viu pessoalmente os milagres de Jesus ou escutou alguém falando dEle e creu e foi pessoalmente ao Seu encontro!

Citação:
Além disso, aqui também surge a imagem maravilhosa do Sumo Sacerdote Segundo a Ordem de Melquizedeque. Assim como Abrão curvou-se, pagou o dizimo, e foi abençoado por Melquizedeque, Rei de Salém—rei de paz—; de quem recebeu “pão e vinho”, e comeu; aparece aqui de modo não alegórico, e não simbólico, um “outro Abraão”, um estrangeiro, o Centurião.

A forma como o escritor bíblico se refere a Melquizedeque nos mostra que o Senhor se revelou a este da mesma forma que o fez a Abraão... Era a forma de Deus tratar com os homens nessa época... Assim, da forma que se apresentou a Abraaão tambem o fez a Melquizedeque e com vários profetas descritos no Antigo Testamento... Deus não usou de um expediente diferente com o Melquizedeque.


Citação:
Desse modo, aqui também se expressa a imagem nítida Desse que é Sacerdote acima da religião, acima de Abraão, acima da própria seqüência histórica das informações da linhagem da salvação; e que é Aquele que abre a Porta do Reino para gente do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul; a partir de uma Ordem Sacerdotal superior e livre em relação à linhagem histórica de Abraão e seus descendentes;

Deus não se mostrou a Melquizedeque de uma forma diferente da que se mostrou a Abraão... A forma como o escritor bíblico se refere a este é clara. Isso não pode servir de maneira alguma, de analogia para dizer que Deus mostrará hoje um plano diferente do PLANO instituído, antes da fundação do mundo, para a salvação do homem!

Jesus é o Plano e não há como fugir disso... Não há outro plano! Não existe plano "b" ou plano "c"... Há somente o "Plano" JESUS!

Mais uma vez estou sem tempo com umas pessoas amadas aqui, me "importunando" para sair, hehehehe.... Depois concluo...


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 22 de March de 2009 18:22

Citação:
Lena
Vitor*
deves estar a falar de David_s diferentes. O que aqui anda de respeitador não tem nada, a menos que aches desejável e agradável ser tratado como um imbecil.
Espero que concordes que todos temos direito à indignação, simultaneamente confundir desagrado com insegurança parece-me uma extrapolação abusiva e nada fundamentada.

Os únicos berros e gritos que aqui se vêem são os CAPS usados pelo desagradável forista. Assim se te referes aos seus gritos e berros enquanto debita a cassete com que foi instruído, terei de concordar contigo.
Se te referes às minhas manifestações e às de outros colegas, lamento mas não andas a ler com atenção nada do que ele escreve.

Já agora, a criatura (assim ele se refere a Maria, logo não pode ser considerado como ofensa) diz que anda aqui para aprender convosco. Gostaria muito de saber que ele terá aprendido entretanto, no que ele mudou as atitudes e opiniões em relação ao catolicismo. Um só exemplo seria bom.

Nicles batatoides. O repete, O repete repete e o repete repete repete são uma constante e nada do que se diz interessa, só serve para debitar mais uns capítulos da cassete.

Relembro que temos um lote de foristas empenhados que desistiram de falar, pois já viram que dali nada de interesse pode sair.

Felizmente não vejo assim.
Não vejo nada desse repete. Não me ofende em nada.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 04:28

Bem, aposto que se formos falar de crianças se morrerem elas vão pro céu ou pro inferno aí vão dizer ah ela ainda não sabe discernir o que é certo e o errado, ela ainda não tem consciência do pecado mas elas também nascem com a natureza do pecado claro. Mas se for um adulto que nasceu na tribo sei lá das quantas, se for umo indio que vive em paz na floresta onde não teve como saber de Jesus, só porque não lhe chegou um pregador, um cristão a pregar o evangelho e não ouviu nem conheceu o evangelho pregado pelo cristão, pronto azar o dele, como tem a natureza do pecado e não tomou conhecimento da pregação, não tem conciência que precisa aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, não tem discernimento disso, se não tomou conhecimento como é que ia ter consciência disso, então vai pro inferno e pronto ponto final, mesmo que esse adulto seja uma criança no coração como Jesus amava lol.

Jesus falaria: - Apartai-vos de mim!
As pessoas falariam: - Por que?
Aí Jesus replicaria: - Porque vocês não invocaram o meu nome!
Aí as pessoas reclamariam: - Mas, como iriamos fazer isso se não te conheciamos?
Aí Jesus responderia sumariamente: - Não interessa, não quero saber, vão pro inferno e pronto!

Sabemos que na lei humana uma pessoa só pode ser condenada se transgride alguma lei agora me digam como elas serão condenadas por não aceitarem a Jesus se nem mesmo ouviram falar no nome Jesus?

Bem vamos ler o que a Palavra fala para este caso:

Romanos 2:11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

12Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.

2:13
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

2:14
(porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei.

Romanos 2:15
pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os

16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.


Aqui Paulo fala-nos dos que conhecem e não conhecem, dos que da Velha aliança serão julgados pela Lei porque a conhecem, e podemos falar também dos que agora na nova aliança serão julgados pelo Evangelho da Graça, pela revelação do Filho porque o conhecem e aceitaram como Senhor e Salvador e pelas obras do Evangelho que praticaram, e curioso fala também dos pagãos como serão julgados, serão julgados de acordo com a própria consciência, pois não basta conhecer, o importante é fazer a Vontade de Deus, e Paulo diz-nos que muitos pagãos não conhecem, mas na vida prática fazem a Vontade de Deus, muitos não conhecem, não ouviram a pregação, a Revelação do Evangelho, mas vivem, praticam o Evangelho amando ao "Deus desconhecido" e ao próximo, e serão julgados pela obra da lei escrita em seus corações que eles mostram, que praticam juntamento com a sua consciência e os seus pensamentos.
Obs: Quem não cre ou quem nega Jesus é porque ouviu, conheceu daaaa, mas conscientemente negou, recusou o Filho de Deus, a revelação da Palavra... e será julgado por isso, condenado como diz as Escrituras. Portanto uma pessoa pode então ser salva sem aceitar Jesus, desde que não aceite em virtude de não tê-lo conhecido, logo, também não o rejeitou. Como disse Paulo como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? Pois...
Sobre a salvação de pessoas sem o conhecimento da graça proporcionada por Jesus Cristo, portanto serão julgados de acordo com o que lhes foi dado a conhecer pelo próprio Deus, Deus considera portanto digamos o grau da consciência da pessoa, e a quem mais foi dado a conhecer, dele será muito exigido. A quem foi menos dado a conhecer, dele será menos exigido. Quando alguém não tem oportunidade de ouvir a lei (que agora é Cristo) este será julgado pela lei que ele mesmo pratica.
A Lei de Deus portanto foi promulgada à Humanidade de forma gradual da seguinte forma ou melhor saliente-se das seguintes formas Deus se revela ao homem
; (a) escrita na natureza (Sl 69.1; Rm 1.20);(b) escrita na consciência dos homens (Rm 2.14-15); (c)escrita em tábuas de pedra (Êx 24.12);(d) por meio de Cristo, a Palavra Vivente (Jo 1.14);(e) pelas escrituras (Rm 15.4);(f) no coração (Rm 2.14-15; 10.8; Jr 31.33);(g) por meio dos filhos de Deus, como "cartas vivas" (2 Co 3.2-3)".

Estou certo portanto que Jesus não condenará quem segue os preceitos do Senhor sem conhecer. Os segredos do coração do Homem, é Deus quem julga, não cabe a nós condenarmos, Deus é quem os salva pela Graça, segundo a lei natural de Deus em seus coração, lei natural que foi escrita na consciência de todos os homens, e é por ela que Deus julgará as suas atitudes, as suas obras.
Agora, Deus é Soberano e Todo-Poderoso para se revelar mesmo a uma tribo indígena. Quem disse que Deus nunca se revelou a povos distantes? Mesmo os que não tiveram o privilégio de ouvir o nome de Jesus por nós, podem ter sido alcançados pela graça de Deus, por Jesus...

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 01:15

Citação:
Jorge Gomes
Bem, aposto que se formos falar de crianças se morrerem elas vão pro céu ou pro inferno aí vão dizer ah ela ainda não sabe discernir o que é certo e o errado, ela ainda não tem consciência do pecado mas elas também nascem com a natureza do pecado claro.


Oi Jorge... A graça e a Paz do Senhor continue contigo, irmão...


Não é uma questão de se "falar de criança" e o cristão ter uma opinião própria, diferente daquilo que a Escritura ensina. Todas as questões devem ser baseadas no ensinamento de Jesus e seus apóstolos... Assim, devemos nos perguntar: Jesus falou sobre crianças? Se falou, o que quis passar?

Vamos analisar algumas passagens e tirar cada um, sua própria conclusão daquilo que o Senhor quis ensinar sobre esse assunto:


Mateus 18:2-4
2 E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.


Vejam em outra passagem, quando Cristo teve contato com crianças e quiseram impedir que elas se chegassem a Ele.

MAteus19:13-15
13 Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
14 Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.


Ora, se o cristão ensina que a criança, morrendo será salva, estará ensinando heresia? Estará ensinando algo que não está na Escritura? Veja que nessas duas passagens, Jesus se encontra com crianças que lhes eram apresentadas... Note que Ele sempre as recebeu, com carinho, com amor, e, em algumas ocasiões, fez algumas analogias, dizendo que o cristão deveria ter o mesmo proceder de uma criança...

Há, porém, uma corrente que acredita que mesmo as crianças não teriam salvação, uma vez que a salvação viria apenas pela fé em Jesus Cristo, e estas por não crerem, estariam perdidas. Não aceito essa linha de pensamento por acreditar que Jesus Cristo sempre recebeu as crianças, as abençoou, as amou e as comparou aos cristãos, seus servos!

Citação:
Mas se for um adulto que nasceu na tribo sei lá das quantas, se for umo indio que vive em paz na floresta onde não teve como saber de Jesus, só porque não lhe chegou um pregador, um cristão a pregar o evangelho e não ouviu nem conheceu o evangelho pregado pelo cristão, pronto azar o dele, como tem a natureza do pecado e não tomou conhecimento da pregação, não tem conciência que precisa aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, não tem discernimento disso, se não tomou conhecimento como é que ia ter consciência disso, então vai pro inferno e pronto ponto final, mesmo que esse adulto seja uma criança no coração como Jesus amava lol.

Os apostolo parecem acreditar assim, Jorge... Já mostrei várias passagens bíblicas que mostram que esse era o entendimento dos apóstolos, e do próprio Jesus Cristo, tendo em vista a urgencia do "IDE", ordenado aos seus apóstolos. assim, pAra acreditarmos diferente teremos de rejeitar várias passagens bíblicas. O que fazer com tais passagens? Devemos crer que existem pessoas hoje, mais inspiradas e com mais autoridade que os apostolos, a tal ponto de saberem algo que os apóstolos desconheciam? Ora, o cristão não deve nem "piscar os olhos", como mostrando um momento de dúvida, para saber com quem deve ficar sua consciência! Jesus Cristo é o Caminho e o "Plano". Não há um outro plano "b" ou "c", mas unicamente o plano Jesus Cristo!

Citação:
Jesus falaria: - Apartai-vos de mim!
As pessoas falariam: - Por que?
Aí Jesus replicaria: - Porque vocês não invocaram o meu nome!
Aí as pessoas reclamariam: - Mas, como iriamos fazer isso se não te conheciamos?
Aí Jesus responderia sumariamente: - Não interessa, não quero saber, vão pro inferno e pronto!

Aquele que não conhece a Jesus, vive na iniquidade, vive no pecado, está morto e distante da comunhão do Altíssimo!...

Alguns adoram o sol, a lua ou a vaca, outro tem a Buda, a Maomé ou a Joseph Smith como um suposto caminho que levam seus seguidores a Deus. Outros não crêem em nada, nem em Deus nem em diabo... Não sabem sequer definir de onde vem o conceito moral daquilo que definimos ser certo e daquilo que definimos ser errado...

Ora, segundo a Escritura, todos esses precisam conhecer a Jesus Cristo. Imaginar que alguém pode ser salvo pela "pureza" ou "bondade" do seu coração é jogar o sacrifício de Jesus Cristo na lata do lixo, pois se se pode alcançar a salvação sendo “bonzinho”, também se poderia sem que Ele tivesse vindo morrer pelo homem.

Mas a salvação é unicamente atraves da fé, da fé em Jesus Cristo! Todos essas pessoas, listadas acima, estão num caminho errado. Sobre isso falou Salomão há muito tempo, quando disse:

Pro 14:12
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.


E logo depois os apóstolos, quando registraram:

Atos 4:12
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.


Assim, todo aquele que ainda não conhece Jesus, vive no pecado, vive na iniquidade, e é por isso que Jesus dirá:

Mat 7:23
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.


Para aceitarmos a hipótese de salvação por outro modo que não seja a fé em Jesus Cristo, teremos muitas dificuldades a contornar na Escritura! E acredito que sequer conseguiremos achar uma explicação aceitável para tais dificuldades e teremos simplesmente de negar, rasgar da Escritura tais passagens, para acreditar naquilo que queremos, que é a justiça feita de acordo com nossos próprios conceitos...

Citação:
Sabemos que na lei humana uma pessoa só pode ser condenada se transgride alguma lei agora me digam como elas serão condenadas por não aceitarem a Jesus se nem mesmo ouviram falar no nome Jesus?

Todas os homens estão mortos no pecado, Jorge. Essa morte espiritual veio de Adão e é extensiva a todos os homens, seja ele chinês, japonês, russo, argentino, etc, etc e etc... Essa morte espiritual não é algo que só quem tinha era o cristão, antes de aceitar a Cristo, mas todo homem, nascido de mulher!

1Co 15:22
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.


A "vivificação" só é possível em Jesus Cristo. Os textos são muitos e são bem claros, quanto a isso... A Escritura é clara, todos pecaram. Assim, seja o homem um índio, seja ele um monge tibetano seja ele um pescador africano, ele tem o pecado de Adão e está morto espiritualmente... Veja que a Passagem é clara!

Rom 5:12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Assim, o Sacrifício de Jesus é o Único antídoto para a morte espiritual, para o pecado... Só o Sacrifício do Calvário possibilita ao homem reatar sua comunhão com o Altíssimo!

Lembre, como você mesmo disse, que a morte de Jesus foi planejado no princípio de tudo... Isso porque seria o único meio de satisfazer a justiça de Deus... Só em Jesus Cristo o homem pode voltar a viver, espiritualmente! Ao aceitar Jesus, o homem passa da morte para a vida. Esse é o ensinamento que permeia todo o Novo Testamento! A salvação pela fé em Jesus Cristo!

Citação:
Bem vamos ler o que a Palavra fala para este caso:

Romanos 2:11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

Essa passagem não diz o que o queres insinuar que ela diz... A acepção de pessoa, proferida por Paulo, se relaciona pelas características físicas e sociais do homem. Ela se refere ao verso anterior, quando Paulo fala de judeu e grego.

Deus ama a todo aquele que vem a Ele, arrependido de seus pecados, e não faz a acepção de pessoas, no sentido de amar mais ao branco que ao negro, ou mais ao rico que ao pobre, ou mais ao judeu que ao gentio, ou mais ao perfeito que ao aleijado ou ao cego... É nesse sentido que Deus não faz acepção de pessoas.

Assim a acepção de pessoas se relaciona a características físicas, pessoais e sociais, mas não se aplica a diferenças relativas a fé! Pois, segundo o ensinamento do Mestre e dos apóstolos, a única fé que salva é a fé em Cristo...

Citação:
12Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
2:13
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

2:14
(porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei.

Romanos 2:15
pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os

16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

A depravação do homem é um assunto não compreendido entre alguns, Jorge. Mas ela, a depravação total do homem, não quer dizer que o homem está, por natureza, completa e inteiramente privado de consciência... E é isso o que o texto de Romanos quer dizer. Veja que mesmo em sociedades de países onde o materialismo, o ateísmo, predomina, práticas como assassinato, roubo e outras práticas são consideradas erradas... Ora, esses conceitos, de que tais práticas são erradas, são encontradas na Escritura... No entanto, tais pessoas que procuram viver de acordo com aquilo que é certo em sua sociedade, podem alcançar a salvação por si próprias? Um índio que tem em sua tribo como correto, a prática de adorar o sol e a lua, além de práticas de canibalismo e ocultismo, pode ser visto, a luz da Escritura, como alguém que produz obra para a salvação? Veja que certa vez, Jesus reconheceu a presença de qualidades num certo homem rico:


Marcos 10:19-22
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: ... vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste;


Esse jovem rico era uma boa pessoa... Não adulterava, nunca matou ninguém, enfim, suas práticas eram idênticas aquelas descritas na Escritura... Acredito que para você e para outros, ele seria uma pessoa de “coração bondoso” e seria assim merecedor do céu... Porém Jesus disse-lhes que faltava algo! Aceitá-lO como Senhor e Salvador de sua vida! Faltava a esse jovem, conhecer o Plano para a redenção de sua alma, Jesus Cristo!

A salvação não vem por obras... Não é sendo bonzinho que alguém alcançará a salvação! O “Plano Jesus Cristo” foi elaborado porque era a única alternativa para levar o homem de volta a sua condição inicial de santidade!

Citação:
Estou certo portanto que Jesus não condenará quem segue os preceitos do Senhor sem conhecer. Os segredos do coração do Homem, é Deus quem julga, não cabe a nós condenarmos, Deus é quem os salva pela Graça, segundo a lei natural de Deus em seus coração, lei natural que foi escrita na consciência de todos os homens, e é por ela que Deus julgará as suas atitudes, as suas obras.

Cabe a nós cristãos, levarmos a mensagem de Cristo a todo aquele que está a nosso alcance... A urgência do “IDE” nos mostra que pessoas precisam saber do Plano de Deus, para redenção do homem.

Citação:
Agora, Deus é Soberano e Todo-Poderoso para se revelar mesmo a uma tribo indígena. Quem disse que Deus nunca se revelou a povos distantes? Mesmo os que não tiveram o privilégio de ouvir o nome de Jesus por nós, podem ter sido alcançados pela graça de Deus, por Jesus...

Você conhece a história dos mórmons, Jorge? Segundo eles, após a ressurreição de Cristo, durante os quarenta dias, (se não estou enganado foram 40 dias que Jesus ficou aqui na terra após a ressurreição) antes da subida de Jesus aos céus, ele esteve aparecendo aqui, nas Américas, entre os índios! E durante esses dias ele evangelizou esses homens que aqui viviam... Isso é heresia pura, visto o teor do que eles pregam...

Bem... Acredito que esse assunto está saturado. Podíamos criar um tópico sobre O PECADO, para falarmos sobre a depravação do homem, sua natureza decaída e o Remédio para o pecado.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 25/03/2009 01:31 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 12:25

Reportei para o final do tópico



Editado 1 vezes. Última edição em 25/03/2009 12:33 por Giovana.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 12:38

Oi Jorge, Paz do Senhor...



Veja um link que pode clarear um pouco mais, sobre a questão de Romanos 2. Gostei muito do texto, que está em espanhol.

[www.middletownbiblechurch.org]


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 25/03/2009 12:45 por David_.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de July de 2009 04:07

Bem, A principal doutrina defendida pelos reformadores era a justificação pela fé, como meio único de salvação... fazendo das obras não uma causa da salvação, mas frutos da graça divina... por causa dessa doutrina bíblica muitos morreram... e ainda hoje em dia se dá acessas discussões, às vezes tudo a defender o mesmo mas como o oponente é católico ou evangélico, discute-se na mesma e guerreia-se na mesma, ou por falta de entendimento ou por desporto. Mas a actual posição da icar é esta. Antes tarde do que nunca, mas escusava de ter morrido tanta gente e tanta guerra...

[www.vatican.va]


Confessamos juntos: somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras [11].

Confessamos juntos que o ser humano, no concernente à sua salvação, depende completamente da graça salvadora de Deus. A liberdade que ele possui para com as pessoas e coisas do mundo não é liberdade com relação à salvação. Isto quer dizer que, como pecador, ele se encontra sob o juízo de Deus, sendo por si só incapaz de se voltar a Deus em busca de salvamento, ou de merecer sua justificação perante Deus, ou de alcançar a salvação pela própria força. Justificação acontece somente por graça.

Confessamos juntos que Deus, por graça, perdoa ao ser humano o pecado, e o liberta ao mesmo tempo do poder escravizador do pecado em sua vida e lhe presenteia a nova vida em Cristo. Quando o ser humano tem parte em Cristo na fé, Deus não lhe imputa seu pecado e, pelo Espírito Santo, opera nele um amor ativo.

Confessamos juntos que o pecador é justificado pela fé na ação salvífica de Deus em Cristo; essa salvação lhe é presenteada pelo Espírito Santo no batismo como fundamento de toda a sua vida cristã. Na fé justificadora o ser humano confia na promessa graciosa de Deus; nessa fé estão compreendidos a esperança em Deus e o amor a Ele. Essa fé atua pelo amor; por isso o cristão não pode e não deve ficar sem obras. Mas tudo o que, no ser humano, precede ou se segue ao livre presente da fé não é fundamento da justificação nem a faz merecer.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 10 de July de 2009 05:24

Essa fé atua pelo amor; por isso o cristão não pode e não deve ficar sem obras.

A Igreja Católica sempre ensinou isso e nunca ensinou diferente em mais de 2000 anos de história, razão pela qual seu ensinamento era resumido no mote "fé e obras". Se hoje os católicos e evangélicos podem confessar isso juntos, tanto melhor, sinal que no fundo eram mal entendidos cultivados por apegos pessoais. Suponho que cada um descobrir que o que acreditava ser diferente era no fundo praticamente a mesma coisa dita de outro modo seja um grande avanço pessoal e isso favoreça uma aproximação cristã ao próximo. Essa constatação pode valer e acho que vale para os dois lados, e não julgo ser apropriado ao momento as manifestações de orgulho pessoal, mas antes a alegria de descobrir que os laços cristãos transpõem os estreitos limites que estabelecemos.

A.D.M.G.

Re: Salvação pela fé ou pelas obras?
Escrito por: olhodivino (IP registado)
Data: 22 de June de 2010 03:21

tudo depende das obras, creio que a fé e as obras devem caminhar juntas, dual para mim as obras sao a manifestaçao visivel da fé, ja que a fé é a certeza do que nao se ve(invisivel) as obras sim sao importantes para salvaçao, por exemplo amar ao proximo o amor esta dentro de mim invisivel, mas para que ele realmente tenha sentido devo manifesta-lo por minhas obras.

Página actual: 4 de 15


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.