Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 42 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 00:05

"norma legal não pode ir contra o principio constitucional que garante a liberdade religiosa."

NEM VAI. È uma norma plenamente constitucional.

católica praticante

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 00:09

Bem como a liberdade de expressão. Ou vamos voltar à longa noite do fascismo? Ou A Igreja passa a ser uma secursal do estado?
So falta quererem uma Igreja à chinesa... que diga o que convem.
De Pé diante dos Homens
De Joelhos diante de Deus.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 08:24

Senhora Preocupada,

Quem lhe dá o direito de julgar a opinião dos outros depois de um dia de troca de mensagens.

Olhe que eu não conheço pessoas que vivem situações limite, eu vivo uma situação dessas limites.

O meu é irmão é deficiente profundo. A minha mãe não teve acesso a nenhum pré diagnóstico. Se lhe perguntar ela vai dizer que o meu irmão ao mesmo tempo a sua maior benção e o seu maior fardo. Ela também lhe dirá que ainda bem que não teve acesso a um pré diagmóstico porque seguramente teria abortado.

São pessoas como a senhora que dão descrédito a qualquer tentativa de diálogo com apoiantes do SIM. Que têm um prespectiva apocalítptica em que tudo é mau e aterrador.

A senhora é uma vítima no fundo da nossa sociedade que está a habituada a remediar em vez de prevenir.

Não querem engravidar, que tomem contracepção. Não sejamos obtusos nem propagandistas. Se hoje em pleno século XXI existem pessoas a abortar é por facilitismo, desleixo ou então incapacidade do estado de formar as pessoas.

O que está acontecer é que não se está a dar poder escolha, está-se a condicionar as respostas ou abortas ou és uma coitadinha. Senhora preocupada, uma mulher não é uma atrasada mental!

Se as crianças indesejadas não vão para a adoção é por incapcidade e por falta de preparação do sistema. Vivo na Polónia e asseguro-lhe que o sistema funciona. Até lhe digo que conheço pelo menos 4 raparigas polacas que acabaram de dar os filhos que tiveram para a adopção.

Se uma criança de 12 anos engravida, estou em crer que tem o direito de abortar e penso que este caso estará contemplado na lei. Mas também se uma rapariga d 12 anos engravida, a culpa é dos pais e da sociedade que não lhe souberam ensinar nada! Então voltamos ao ponto de partida, onde estáa formação das pessoas?

Se uma mulher tem graves carências económicas, não tem desculpa de não tomar a pílula que é gratuitamente distribuida em qualquer Centro de Saúde. Se ela mesmo assim, por decuido engravida o estado deveria investir o dinheiro que vai utilizar para adaptar o sistema de saúde, em abonos familiares condignos. Olhe na alemanha uma mulher ganha 1800 euros por mês mais um ano de licença. Olhe a diferença!

Uma mulher que detesta crianças e engravida é relamnte daqueles exemplos que deveriam figurar no livro de anedotas. Senhora preocupada, fale a sério. De terrorismo já nos chega o Bush, os tradicionalistas e os Juntos pela Vida!

Diz que na Holanda reduziu o muito o número de abortos ilegais. Isto é mais uma daquelas conclusões cliché. Então ó santa alma, se deixassem de passar multas por conduzir embriagado, de certeza que as infrações por embriaguez deminuiriam mas não quer dizer que havia menos condutores a conduzir embriagados. Legalizaram o aborto, continua a haver abortos ilegais e ainda por cima não se resolveu o problema do aborto.

Será que a senhora, na sua frieza consegue dislumbrar que o aborto seja legal ou ilegal é mau?

"O que realmente é preocupante é que Portugal seja o pais onde há mais de caso de crianças vitimas de maus tratos e de abusos sexuais, isso é que é preocupante!"

Então é que é que ficamos, é o aborto que é preocupante ou os maus tratos e abusos sexuais? É que por abuso sexual é possível engravidar até à 14ºª semana.

Senhora preocupada, ou menos tente ser cientifica e fria nos argumentos que tenta expor!

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 08:37

Leis civis são coisas de Deus ou de César?
O acto de votar é coisa de Deus ou de César?

A consciência (sentido de voto) é de Deus, certo?
A decisão individual (optar pela IVG) é de Deus, certo?

Votar Sim não é coagir ninguém para um aborto contra sua vontade.
Votar Não será manter o panorama actual. Concordam com ele? Afinal o aborto já é permitido em certas situações e segundo a vossa perspectiva o estado actual já é conivente com o desrespeito da vida.

Para vós, Deus dá a vida e como tal só ele a pode tirar.
Estão certos em votar Não. Mas também deveriam tentar inverter a situação actual e impedir a IVG de uma gravidez fruto de uma violação ou de um feto com má formação génica/cromossómica grave. Também deveriam tentar proibir a venda de preservativos,pílulas do dia seguinte, o uso de DIUS ou de outro método anticoncepcional.

Imaginem que este era um fórum TJ. Eles são contra as transfusões sanguíneas. Alguém é impedido aqui de fazer uma porque o médico é TJ ou por haver na sociedade TJs?
Ahhh, mas a nossa sociedade, felizmente, é de maioria católica. Não vivemos numa sociedade dominada pelo terror dessa seita dos TJs...

Pois bem, nesta sociedade de maioria católica, os métodos naturais não são os mais usados. A maioria das familias católicas usa a pílula, muitos jovens católicos usam preservativos e não vão virgens para o casamento. Muitos nem se casam, coabitam.
Ou bem que é assim, ou então o nosso Portugal deixou de ser de maioria católica.

Hummm
então temos uma doutrina versus a prática social... pois.

Por aqui me fico.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 08:41

CP,

Gosto muito de ti, mas não me contenho. O que escreveste é uma amalgama de suposições e de mentiras e conclusões de la palisse.

Ponto por ponto:

SE so Sim vencer o referendo.O que se ganha:

- intervenções médicas garantidas, e portanto menos perigoso para a mulher que aborta; senão acontecesse é que era mau

- o permitir-se às mulheres e às famílias terem um maior controlo sobre quando querem ter filhos; Isto é mentira e baseado num conceito de remediar o que está mal. Vamos lá deixar de brincar aos médicos e ser sérios. O controlo da natalidade tem ser feito antes e não depois da concepção. A saúde reprodutiva implica isso mesmo. Isto corresponde a dizer a eutanásia ajuda a diminuir o número de camas ocupadas em hospitais.

- acesso ao planeamento familiar eficaz e redução da recidiva de aborto; Legalizar o aborto vai permitir um planeamento familiar mais eficaz? Explica lá como? É que se fores dizer que depois de abortar vão explicar o que fazer para não abortar vamos continuar com o mesmo problema. É antes que essa formação tem que ser feita.

- Acesso a apoio psiquiátrico, apoio social e económico antes decisão de abortar, o que pode reduzir a incidência de abortos; Não precisas de legalizar o aborto para que isto aconteça!

- Apoio efectivo a mulheres e famílias que queiram ter o filho e não possam por causas económicas ou outras, através do recurso a Centros de Apoio Familiar, previstos na lei que despenaliza o aborto. Bolas até parece que o aborto nos vai tirar da crise económica também. Isto é um supor e mais uma vez não precisas de legalizar o aborto para que isto aconteça!

- fim do aborto clandestino como um negócio rentável Isto é verdade. Mas pronto, vamos também legalizar a heroína em máquinas automáticas no metro e no café para acabar com o negócio rentável do tráfico das drogas. Desculpa CP, mas acho que és mais inteligente que isto! Então não é procurando, investigando e desmantelando clínicas clandestinas que se consegue isto?

- fim das penas de prisão para mulheres que interrompem a gravidez até até ás 10 semanas Sim isto é verdade. A lei deveria punir era as parteiras, os donos das clínicas. Já agora alguém sabe dizer-me nomes de mulheres que estejam na prisão por terem feito um aborto?

¬ a possibilidade efectiva de dar condições a mulheres e famílias que queiram ter o filho e não possam , atarvés de uma a intervenção articulada do Estado, em vez da habitual caridadezinha das associações privadas tão pouco eficaz e sem articulação .

- A médio prazo, reducão do número de abortos, como aconteceu em itália e países do norte da europa Isto é mentira! Como disse a baralhada preocupada, reduziu-se o aborto clandestino como é óbvio mas não dados que apontem para uma diminuição dos abortos. A legalização do aborto não acarreta um alteração da consciencia das pessoas, só lhe facilita a escolha para o fazerem por ser mais barato e fácil. Tão fácil como ir ao cinema.

O que se perde:

- Lucros das clínicas privadas clandestinas
Já disse antes que não é legalizando o aborto que se consegue isto. É perseguindo, condenando a penas de prisão efectivas os responsáveis.

- A Mortalidade e morbilidade das mulheres devido a aborto clandestino. Isto é uma daquelas verdades da La Palisse. Se não houver carros também não existem acidentes rodoviários envolvendo condutores embriagados.

- O espectáculo do julgamento de mulheres em tribunal. Eu continuo a tentar mas só me lembro daquele de Setúbal, mas acho que realmnte foi um espetáculo com muito pouca audiencia.

Resumindo, não é legalizando que se acaba com o aborto, e tu sabes isso!

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 08:57

E pronto e quando se acabam os argumentos lá vêm o argumento da divisão dos poderes da Igreja e do Estado.

Cara Lena, o aborto é um mal social, não é religioso. Legalizar o aborto não acaba com ele, só o facilita. A não ser que considere o aborto um prática recomendável, mas aí já estamos a falar de uma questão de príncipios.

Votar SIM é facilitar a decisão! Tem razão que não se obriga a ninguém a fazê-lo mas socialmente terá implicitamente uma prespectiva de que é uma coisa normal. Olhe o esclavagismo era considerado normal e legal durante muitos séculos até dentro da Igreja mas isso não faz uma prática humanamente aceitável.

A Lena, já por algumas vezes condenou os exemplos aqui dados pelos defensores do não agora faço-lhe eu pergunta, acha que a comparação da tansfusão de sangue com o aborto é do mesmo nível? Se lhe posso recordar, a transfusão de sangue, segundo quaisquer prespectivas vai salvar uma vida. Um aborto, mesmo que se considere problemas sociais, acaba sempre com pelo menos uma morte!

Pois bem, nesta sociedade de maioria católica, os métodos naturais não são os mais usados. Isso é bom ou é mau? Ou se calhar é uma escolha que visa a prevenção e não a remdeiação.

A maioria das familias católicas usa a pílula, muitos jovens católicos usam preservativos e não vão virgens para o casamento. E depois? É uma escolha que os vai afectar apenas e só eles próprios e a sua relação com Deus. Senão sabe deveria informar-se melhor que tudo isto é moral sexual. O aborto é saúde reprodutiva. O aborto não é um problema doutrinal mas social. É uma coisa má por qualquer que seja a prespectiva. Seja honesta, se querem tentar acabar com o aborto legalizando ou simplesmente querem fazer a vida mais simples e descartável.

Muitos nem se casam, coabitam. Ou bem que é assim, ou então o nosso Portugal deixou de ser de maioria católica. E o que lhe preocupa isso? É a senhora responsável ou membro activo da Igreja?

O Aborto seja legal ou não é mau.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 09:31

Desculpa lá, peocupada, mas não podes dizer que não passámos pelas situações. Não sabes nada da nossa vida.

Eu podia ter sido um aborto. O meu pai dava maus-tratos à minha mãe e não me queria. A vida não era nada fácil em termos financeiros, tinha mais um irmão e a minha mãe, apesar de tudo, seguiu com a gravidez para a frente. Teve de nos criar sozinha, mas criou-nos.

Além diso, quem disse que defendemos que em caso de deficiência deve haver aborto? MUito pelo contrário. E digo-o, principalmente, porque conheço pessoas com deficiência há muitos anos. Tenho inclusive um caso na família. Podem ter certas limitações, mas são pessoas muito felizes. Não sou eu que o digo, são elas que mo dizem. Tenho uma amiga que nasceu com uma deficiência que a deixa em boa parte dependente dos outros. Já tem 39 anos e quando lhe falam do aborto diz logo:"Ainda bem que a minha mãe não abortou. Sou assim, mas sou muito feliz!".

Com tantos métodos contraceptivos, é preciso despenalizar-se o aborto? Haja mais responsabilidade nos actos. Mais informação e mais ajuda às mulheres que não têm condições económicas. Aposte-se na prevenção, não no aborto. As mulheres querem ser ajudadas para terem os filhos, não para abortá-los.

Quanto à questão do ser de César e de DEus. O aborto é uma questão ética, não política. Não são só os cristãos (o que não inclui só católicos) que são a favor do Não. Há ateus, agnósticos, religiosos... enfim imensa gente.

E, já agora, que garantias é que a nova lei nos traz? Os hospitais estão a viver situações muito delicadas. Há listas e listas de espera, há os casos de aborto em que há riscos de vida e que, como é óbvio, têm de passar à frente... Onde é que vão ser feitos os abortos? Nas clínicas privadas? E as mulheres pobres? Isto faz-me lembrar uma amiga que é a favor do Sim e que me diz que o mais importante é despenalizar, o resto logo se vê. LOgo terão de arranjar condições, diz ela. Será? Temos tantas pessoas em listas de espera para serem operadas e o problema nunca mais é resolvido... Dá que pensar.

E, já agora, teríamos um debate mais construtivo se deixásemos de lado questões que não têm nada a haver com esta questão, como é o caso do ir virgem para o casamento. O que é que isto tem a haver com o aborto?


MJ

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: preocupada (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 10:15

Sra. Catolica Praticante, estou inteiramente de acordo consigo.

Finalmente lê-se algo inteligente neste forum.

Infelizmente estas pessoas só se preocupam com Deus e se as nossas escolhas vão ou não contra as leis de Deus, em vez de se preocuparem com as pessoas, com os seres vivos.

Eu não sou religiosa e não me acredito em Deus (peço desculpa se algumas susceptibilidades são feridas), mas por favor falem em vosso nome, digam o que pensam e não o que acham que Deus aprova.

Voces são homens ou são bichos que não têm inteligência de pensar pelas próprias cabeças?


Não sabem pensar por vós próprio sem recorrer ao nome de Deus?

"Quanto ao resto mais vale obedecer a Deus que aos homens além de que uma norma legal não pode ir contra o principio constitucional que garante a liberdade religiosa. Felizmente ainda não vivemos numa ditadura laicista." Sr. Camilo

Desculpe mas esta afirmação não faz qualquer sentido, 1º temos é que obedecer às leis que regem o nosso pais e 2º liberdade religiosa?? e a liberdade de cada um decidir por si mesmo?

Da maneira que o Sr. fala dá a entender que Deus é um ditador, desculpe a franqueza.

Prefiro ficar por aqui não vá eu usufruir da minha liberdade de expressão e ferir mais susceptibilidades.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 10:27

Estranham eu falar em virgindade e transfusões sanguíneas...
Ora bem, quer um caso quer noutro, existem grupos sociais que consideram tratarem-se de casos sem a menor hipótese de discussão. Para eles são questões éticas.
Há uma ética universalmente aceite? São capazes de responder que sim?
Somos um Estado de direito, plural, ou sujeito a um conjunto de normas éticas pertencentes a um clã culturalmente dominante?
Se o clã fosse outro, estaríamos aqui a defender este assunto ou outros?

Com que autoridade um grupo impõe os seus valore éticos aos restantes? Só através da Lei civil... aí, só aí, terá autoridade, já que no campo da moralidade não há valores absolutos e universais.
Tal como estarão contra o apedrejamento de mulheres adulteras segundo a lei islamica, eu estou contra a penalização de mulheres que praticam uma IVG não prevista na Lei portuguesa. Lei é lei.
Felizmente, em democracia, e podemos votá-la, tentar mudá-la ou não de acordo com o que achamos justo.

Digam o que disserem, os portugueses vão votar de acordo com aquilo que pensam que é correcto. Se o Sim ganhar,e a abstenção não for a escandaleira de há 8 anos, que balanço vcs fazem? Que está tudo louco, refém dum espírito modernista-materialista-egoista-ateu? Que os portugueses consideram a vida um valor descartável?

Pois eu digo-vos o balanço que farei se o Não ganhar em tais condições: vou respeitar a maioria e se tiver de abortar um dia, porque considero direito meu mesmo à margem da Lei, espero ter condições económicas para o fazer lá em Espanha... até fica mais barato e poupo dinheiro a Portugal. Lamentarei muito o facto de mulheres do meu pais, não poderem aceder ao mesmo que eu. Farei o maior basqueiro sempre que vergonhosamente uma mulher sobrevivente a um aborto seja julgada em tribunal. Talvez outros 8 anos sejam necessários para que as coisas mudem. Com sorte, a Europa nos obrigará a mudar mais cedo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/01/2007 10:30 por Lena.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 10:33

Desculpem lá, mas vamos ter um diálogo construtivo ou não?

Ó preocupada! Não, não sou bicho nenhum. Sou mulher, um ser humano. O que eu penso sobre o aborto já o pensava antes de ser cristã católica. Sim , porque DEus não é nenhum ditador e, nesta questão do aborto,não estamos a falar se somos cristãos, budistas, hindus, ateus, agnósticos... E não, não fiquei chocada por não acreditar em DEus. Cada um tem a sua opinião nessa questão.

E, já agora, faça o favor de respeitar as pessoas. POde fazer comentários. Mas não ofenda as pessoas. Essa dos bichos foi um bocadinho infeliz, não acha?


"Não sabem pensar por vós próprio sem recorrer ao nome de Deus?"
É como alguém que não acredita em Deus, não sabe pensar sem ter em conta essa sua crença? Sim, a questão também poderia ser colocada assim.

Vamos ter um diálogo construtivo e deixemos de lado os a questão de tu és crente, tu não és crente. Que eu saiba, o fórum tem cariz católico, mas nos seus princípios está escrito que qualquer pessoa pode participar, independentemente de ser católico, ateu, etc.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 10:47

A senhora preocupada, passo a expressão, é uma obtusa que não sabe sequer ler o que os outros lhe escrevem directamente. A isso chama-se iliteracia, que se define pela capacidade de ler mas não saber interpretar.

Será que pode me indicar onde é que no meu post eu fiz alguma referência a Deus nesta questão? Será que consegue interpretar a seguinte frase:

O ABORTO É UM MAL SOCIAL E NÃO RELIGIOSO! O aborto está ao nível da droga, da prostituição, do analfabetismo, do tráfico de seres humanos. Consegue compreender isto? Ou acha a senhora o aborto uma prática socialmente não reprovável?

A senhora é um ser humano ou um bloc de gelo?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 10:58

Dona Lena,

As vezes conseguem roçar os limites da incongorência. A senhora fala em valores tão altos, como a defesa da liberdade e o direito à escolha. Sabe isso são direitos provenientes de conceitos sociais.

O que lhe proponho que me responda é se considera o aborto (a sua legalidade é irrelevante) um prática recomendável ao nível humano, social e humano.

O argumento da democracia é totalmente desprovido de sentido visto uma prática ser legal não a faz ser boa. Se agora decidissem legalizar a escravatura por referendum, isso não mudaria a condenação social e humana de uma prática execrável. Em estamos em democracia e é legal as touradas mas para muita gente, considera essa prática uma bárbárie. O estranho é que normalmente são essas mesmas pessoas que se preocupam tanto com os direitos de animais que dpois se esquecem disso no aborto.

É dar uma no cravo e outra na ferradura.

Responda, recomendaria uma filha sua a prevenir-se através de um planeamento familiar, com contracepção ou recomendaria que fizesse um aborto?

A senhora pode ser ateia mas não lhe posso um atestado de incapacidade de estupidez. Por favor, evite comentários que minimizem a capacidade intelectual de um crente.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 11:24

Citação:
Tilleul
A senhora fala em valores tão altos, como a defesa da liberdade e o direito à escolha. Sabe isso são direitos provenientes de conceitos sociais.

Nem mais!! Vigentes na cultura social em que vivo, e que defendo.

Citação:
O que lhe proponho que me responda é se considera o aborto (a sua legalidade é irrelevante) um prática recomendável ao nível humano, social e humano.

Não é recomendável, pois trata-se sempre de uma agressão ao corpo da gestante.
O que não contradiz o facto de em certas situações ser a melhor opção - aqui, claro, cabe a ponderação de quem vive essa gravidez e não a opinião de terceiros.

Citação:
O argumento da democracia é totalmente desprovido de sentido visto uma prática ser legal não a faz ser boa. Se agora decidissem legalizar a escravatura por referendum, isso não mudaria a condenação social e humana de uma prática execrável. Em estamos em democracia e é legal as touradas mas para muita gente, considera essa prática uma bárbárie. O estranho é que normalmente são essas mesmas pessoas que se preocupam tanto com os direitos de animais que dpois se esquecem disso no aborto.
É dar uma no cravo e outra na ferradura.

Como queira.

Citação:
Responda, recomendaria uma filha sua a prevenir-se através de um planeamento familiar, com contracepção ou recomendaria que fizesse um aborto?
Ora qui temos a confusão entre o antes e o depois... ainda me queixo eu de os meus miudos baralharem causa e consequencia...

Claro que educava a minha filha para a prevenção.
Se mesmo assim ela engravidasse e não pretendesse ter a criança, é óbvio que a apoiaria no sentido de levar à IVG.
Uma coisa não nega a outra.


Citação:
A senhora pode ser ateia mas não lhe posso um atestado de incapacidade de estupidez. Por favor, evite comentários que minimizem a capacidade intelectual de um crente.
Também agradecia que não misturasse as águas. Defender o SIM em 11 de Favereiro não é o mesmo que dizer alto e bom som, como parece fazer crer neste seu post, "Meninas façam sexo, sem problema, se ficarem grávidas abortem."
Simplismo tem limites.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 11:24

Caro Tilleul:


Também eu Gosto muito de ti. E quem me conhece sabe que se há alguém a favor da vida econtra o aborto sou eu. Por isso me indignam discursos de pacotilha...
Eu sei que é difícil, no actual ambiente d ecrispação, i9snulto e demagogia barata ter um diálogo construtivo, mas podemos tentar.
O aborto sempre existiu e vai continar a existir. É como outros comportamentos negativos com impacto social. Podemos é tentar reduzir ao máximo a sua incidência ( reduzir ou seu número) e os seus impactos negativos.



E agora passarei a responder ao que escreveste.

[b]Ponto por ponto
:

SE so Sim vencer o referendo.O que se ganha:

- intervenções médicas garantidas, e portanto menos perigoso para a mulher que aborta; senão acontecesse é que era mau
Ou seja, é um facto que este aspecto pode melhorar.
Todos os dias , em Portugal, duas mulheres são internadas nos serviços de urgência por complicações pós aborto. Pelos menos duas mulheres morrem por ano devido a aborto clandestino

- o permitir-se às mulheres e às famílias terem um maior controlo sobre quando querem ter filhos;

Sim, de facto o aborto não é um método contraceptivo. Mas há pessoas que não têm de facto condições biológicas, físicas, mentais e sociais para prosseguirem uma gravidez. O aborto é um mal menor em certas circunstãncias.
Responde-me: Deve ser punido com penas de prisão se for realizado até ás dez semanas?
Quanto á eutanásia, estás claramente a baralhar conceitos, o que não me parece adequado pra o debate.

- acesso ao planeamento familiar eficaz e redução da recidiva de aborto; Legalizar o aborto vai permitir um planeamento familiar mais eficaz? [i]Explica lá como?Passo a explicar. Actualmente as mulhres que fazem abortos clandestinos em portugal - algumas delas são adolescentes - não têm qualquer acompanhamento médico nem antes bem depois, a não ser que sejam internadas de urgência por complicações graves.
Ou seja muitas delas não usam contracepção eficaz e vão continuar a não a usar depois do aborto clandestino.
Ou seja nada se faz para impdeir a recidiva desse comportamento
Mas se houver possibilidades no sistema nacional de saúde de acompanhar as mulheres que desejam fazer uma IVG em fases muito iniciais, se houver uma triagem médica, psiquiátrica seguida de um companhamento longitudinal, obviamente que essas mulheres não correm o risco de voltar a recorrer ao aborto.

A formação não existiu no antes, é preciso garantir que exista no depois.[/
E a única forma de garantir isso é retirar as mulheres das redes do aborto clandestino e integrar estas situações na área da assistência em saúde reprodutivasem fins lucrativos.

- Acesso a apoio psiquiátrico, apoio social e económico antes decisão de abortar, o que pode reduzir a incidência de abortos;
[i]Não precisas de legalizar o aborto para que isto aconteça!

Claro que é absolutamente preciso! È absolutamente essencial.
SE uma mulher fragilizada ou emocionalmente instável ou em sofrimento psicológico, se dirige a um sítio clandestino pra fazer um aborto não tem qualquer tipo de apoio psicológico ou psiquiátrico específico que a ajude a discernir. Nada. Está entregue a si mesma e ao seu sofrimento emocional.
Claro que o facto de realizar um aborto na clandestinidade, em condições infra humanas e com o medo de ser perseguida pela polícia acentua ainda mais o quadro.
( O trauma pós-aborto de que tanto se especula tem muito a ver com as situações de clandestinidade em que são realizados)

Apoio efectivo a mulheres e famílias que queiram ter o filho e não possam por causas económicas ou outras, através do recurso a Centros de Apoio Familiar, previstos na lei que despenaliza o aborto.

SEjamos sérios - ou queremos reduzir o aborto ( 20.000 por ano) ou não. SE não queremos, deixemos ficar tudo como está.

Quem puder e quiser, por umas centenas de euros faz um aborto porque o patrão a ameaça de despedimento caso engravide. Mas se houver uma rede de apoio e o aborto não for ilegal em fases muito inicaias, a mulher dirige-se a um CAF, explica as motivações para fazer o aborto e pode aobter a ajuda que precisa para não abortar.

Se nova lei de despenalização for efectivamente aplicada, a mulher pode dirigir-se a um Centro de atendimento familiar e ter apoio social e jurídico face a esta situação concreta. ( está previsto na lei)

Mas se se dirigir á clínica da esquina, querem lá saber das motivções da mulher ... Querem é o Dinheiro.



- fim do aborto clandestino como um negócio rentável Isto é verdade. Mas pronto,

Fazes a comparação com o tráfico de droga. Tens razão - o negócio da droga é altamente rentável precisamente por causa da clandestinidade. Há países onde o Estado distribui heroína ( e o seu substituto químicos, como a metadona) aos toxicodependentes. São programamas geridos de controle de riscos e de tentativas de recuperação. os programas de metadona existem há longos anos em portugal, não sei se sabes...Isto é completamente diferente de colocar máquinas de heroína no metro...
Fazndo uma analogia com a despenalização da IVG , são situações excepcionais e articulada, com controle e finalidade terapéutica e não pelo lucro.
Chama-se política de controle de danos.


Então não é procurando, investigando e desmantelando clínicas clandestinas que se consegue isto?

Pois tilleul. Mas em Portugal o que se passa é que ninguém quer perseguir ou desmantelar as clínicas privadas de aborto!Dão jeito. è bem que existam, percebes a hipocrisia?
Há interesse em que o aborto semantenha clandestino, na invisibilidade, no segredo, até porque existe uma profunda aceitação social do mesmo, desde que seja discreto.. e lucrativo.

- fim das penas de prisão para mulheres que interrompem a gravidez até até ás 10 semanas Sim isto é verdade.

As penas de prisão existem. Estão na lei.
Já agora alguém sabe dizer-me nomes de mulheres que estejam na prisão por terem feito um aborto?

POsso dar-te a lista das que foram julgadas nos últimos oito anos. Elas, os namorados e maridos e até os taxistas que as levram ás clínicas.
Não foram condenadas por falta de provas. E também porque repugnou aos juízes a sua condenação ( oq ue está de acordo com a sensibilidade ético jurídica da população portugesa)- A ambivalência e a hipocrisia são tantas que há luminárias que dizem que são contra a penalização das mulheres e apelam ao voto para manter essa penalização...

¬ a possibilidade efectiva de dar condições a mulheres e famílias que queiram ter o filho e não possam , atarvés de uma a intervenção articulada do Estado, em vez da habitual caridadezinha das associações privadas tão pouco eficaz e sem articulação .

- A médio prazo, reducão do número de abortos, como aconteceu em itália e países do norte da europa


Não, não é mentira. O número total de abortos após a despenalização a médio prazo diminui drasticamente em paíse como a Itália ( para metade), Noruega, Finlãndia, Dinamarca!

Tão fácil como ir ao cinema. Realmente, só um homem pode escrever um disparate destes.Interromper uma gravidez não é tão fácil como ir ao cinema - é preciso que percebas isso e que reflictas nas coisas que escreves.


O que se perde:

- Lucros das clínicas privadas clandestinas
Já disse antes que não é legalizando o ab
orto que se consegue isto. Claro que é . É perseguindo, condenando a penas de prisão efectivas os responsáveis. Não tem resultado.

- A Mortalidade e morbilidade das mulheres devido a aborto clandestino. Isto é uma daquelas verdades da La Palisse. Se não houver carros também não existem acidentes rodoviários envolvendo condutores embriagados.

Não percebo o argumento. As mulheres são carros, é?

- O espectáculo do julgamento de mulheres em tribunal.
Eu continuo a tentar mas só me lembro daquele de Setúbal, mas acho que realmnte foi um espetáculo com muito pouca audiencia.

Resumindo, não é legalizando que se acaba com o aborto, e tu sabes isso

Nem é criminalizando que se consegue esse objectivo.
Há que ser sério e enfrentar o problema.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 10/01/2007 11:37 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 11:27

Para pensar:

[www.youtube.com]

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 11:30

Tilleul:

Nota final:

achei muito interesante e muito profundo o testemunho sobre oe teu irmão.

Escreveste que :

"Ela também lhe dirá que ainda bem que não teve acesso a um pré diagmóstico porque seguramente teria abortado. "

E agora pergunto-te olhos nos olhos, Se a tua mãe o tivesse feito, deveria ter sido julgada e eventualmente presa?


Defendes a proibição de abortar em caso de malformações congénitas graves??


católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 10/01/2007 11:33 por catolicapraticante.

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 11:40

Lena:

Para alguns, o cristianismo è o seguidismo acéfalo institucionalizado.


Não para todos, amiga!


A demagogia chega a ser nauseabunda:
Reparem:

"
Citação:
João Luís
Quem vota sim ao aborto, sabe que não está na comunhão da igreja porque nao acredita no mesmo que a Igreja acredita. Mas numa outra coisa.


No entanto, neste referendo ninguém vai votar sim ao aborto...

Mas imensos portugueses irão votar SIM á despenalização do aborto, irão votar para que as mulheres não sejam julgadas e presas se interromperem a gravidez nas primeiras semanas...

Entre esses imensos, haverá católicos convictos, leigos empenhados, e até religiosos e consagrados. Todos eles estão em comunhão com a Igreja.

Acenar com penas de excomunhão para condicionar o sentido de voto em eleições livres e democráticas é digna da inquisição...

E inquisidorzecos é o que mais há. Alguns até têm discursos moralistóides religiososem úblico, mas na vidinha privada...

católica praticante



Editado 4 vezes. Última edição em 10/01/2007 11:55 por catolicapraticante.

Re: Referendo sobre o Aborto - Testemunhos de quem vota "NÃO".
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 11:57

então não?!
até se confunde fé com seguidismo acritico.
somos mesmo anti-socias miga hehehe

Ups...Afinal ja vão ser apagados 4
jinhos

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 12:19

A questão da penalização pode mudar, alterando-se a lei. ESsa questão pode ser resolvida sem se ter de recorrer à despenalização do aborto. Aliás, não há mulheres presas por terem abortado. No tribunal já se tem em conta que a pessoa fez o aborto sob determinadas condicionantes. Claro que não estou a defender que a solução seja julgar a mulher, mas lá está, basta mudar a lei e passar a condenar quem faz os abortos em vão de escadas. Isso é possível. As leis podem ser mudadas. Só que, claro, isso implicaria fiscalização, mais apoio às mulheres, mais planeamento familiar e o Governo não está para isso.

As coisas evoluiram muito. Há vários métodos contraceptivos, há mais pessoas especializadas em planeamento familiar. O problema do Sim é que o aborto vai ser visto como algo normal. Não pode ser! As pessoas devem-se prevenir, ser responsáveis pelo que fazem e deve-se transmitir isso aos mais jovens. INfelizmente, o sexo é visto cada vez mais como uma moda. Toda a gente faz. Mesmo que não me apeteça, olha, toda a gente faz. Não pode ser. Tem de se educar os mais novos a viverem o sexo com responsabilidade. Querem fazê-lo, façam mas sabendo o que estão a fazer. Sabendo que a mulher/rapariga pode engravidar, mesmo na primeira vez. Já para não falar das doenças sexualmente transmissíveis... Lá está, é preciso apostar na prevenção.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de January de 2007 12:35

Maria João


Disseste que:

1 - A questão da penalização pode mudar, alterando-se a lei. ESsa questão pode ser resolvida sem se ter de recorrer à despenalização do aborto


Explica-te melhor.
ESta frase tem uma contradição absoluta nos seus termos.
SE se quer mudar a questão da penalização tem forçosamente de ser alterar a actual lei.

E isso só é possível se ganhar o sim no referendo. Ou seja, se houver despenalização.

2 - " basta mudar a lei e passar a condenar quem faz os abortos em vão de escadas"
A lei actual já permite essa condenação. Mas não é por isso que os abortos clandestinos diminuiram ou deixaram de existir. Pelo contrário.

3 - "O problema do Sim é que o aborto vai ser visto como algo normal"

Não é por não haver pemas de prisão que o aborto vai passar a ser algo de normal.
Aliás se actualmente não há mulheres na prisão por esse motivo, isso significa que o aborto já é considerado como algo normal?

OU Significa que, embora sendo algo de excepcional, não deve haver censura social ou penal quando realizado nas primeiras semanas?

4 - Quanto á prevenção, necessidade de educação sexual e contracepção eficaz, estamos todos de acordo.

Todos? Não! Os que defendem a solução prisional e certos fundamentalistas católicos são contra a educação sexual nas escolas e contra a contracepção eficaz. Ou seja, em vez da prevenção, a prisão.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 10/01/2007 12:41 por catolicapraticante.

Página actual: 42 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.