Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 13 de 19
Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 08:36

Afirmações da CP

Quanto ao cheque ensino

(ou formas mais baratas de os ricos financiarem, à custa do erário público, os

Colégios privados dos seus filhos, e os meninos pobrezinhos, sei lá, olhe, que vão para

a escola dos pobrezinhos, até porque não é bem haver misturas, de todo….)

Ou seja, o cheque ensino pressupõe a ideia de um estado minimalista, que não assegura necessidades básicas dos cidadãos em matéria de prestações sociais, na educação que ficarão aos mecanismos da economia de mercado e de instituições privadas….

Posso dizer:
- Que engraçadas!
Com que então as famílias que assumem permitir ao país a cultura e os talentos de 3 ou mais cidadãos que virão a ser peças produtivas da sociedade são famílias privilegiadas?
A elas o cheque ou qualquer apoio para a educação e formação sócio profissional dos filhos é uma injustiça?
Apenas porque se pode ou se aceitou ter um lar com 3 ou mais descendentes frutos do amor e da conjugalidade dos pais e um prejuízo para o estado ou para quem quer que eventualmente como mecenato que substituindo as obrigações sociais do estado cobrador de taxas sociais é imoral?

Aos forenses peço que me elucidem se estou errado, e me digam onde é que a APFNumerosas pede apoios só para as escolas privadas e para os médio/ricos.
E já agora me digam se a rede de escolas públicas é suficiente para permitir que não se recorra ao ensino particular e cooperativo.

Vejam o espaço já no fórum aberto sobre a APFN e digam se nos seus princípios se pode ver algum elitismo, ou se, por exemplo, os acordos celebrados com as autarquias sobre o preço das águas ou outros são elitistas?

Não creio que se esta associação e os seus dirigentes fossem politicamente confeccionais ou filiados e defensores de ideologias politicas já estariam certos e assim não estão. Penso que assim são exemplo dos cristãos que a politica precisa, os que o sejam, porque os haverá, tal como os ligados a grupos politico/partidários.



Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 10:50

CP, se o estado consegue manter uma escola publica com 3000 ou 4000 euros por aluno eu confio que uma escola privada consegue viver com menos que isso e ter ainda um melhor nivel de ensino, assim os alunos com menores possiblidades teriam tambem a hipotese de andar numa escola privada.
Sei o desleixo que abunda nas escolas publicas, a falta de cultura de merito que ela carece, o elevado absentismo dos professores, o nivelar por baixo do nivel de ensino. O merito da escolas publica é patente em cada exame nacional.

quanto à sua boca sobre a minha boca pertença dos pobres a associações, é um saber de experiencia feito. Contacto com as familias mais pobres da freguesia todas as semanas. As razões disso podem ser analisadas mas é um facto facilmente constatavel. Uma das principais deve-se talvez a que quem está em maiores dificuldades para prover ao sustento basico e imediato de si e da sua familia não tem tempo nem energias para dispender em associações. Isso e outros factores.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 11:23

“ a opção pelo “cheque-ensino” não pode ser apresentada como uma questão meramente técnica cujo objectivo é encontrar a melhor solução para promover a “qualidade e a eficácia do ensino”.

Ela é, primeiro que tudo, uma questão política e integra-se num debate mais amplo sobre os próprios modelos de sociedade e sua regulação e, mais concretamente, sobre a própria natureza e existência do serviço público educativo, sobre a introdução de uma “lógica de mercado” na educação, sobre os modos de regulação da “coisa pública”, etc.

Por outro lado, a investigação realizada em diversos países onde vigoram diferentes modelos de livre-escolha da escola pelos pais dos alunos (nos quais se inserem os “cheques-ensino”) mostra que os resultados alcançados são bastante diversos, que existem muitos efeitos perversos que põem em causa a igualdade de oportunidades dos cidadãos e a equidade do serviço prestado e que os desejados ganhos de qualidade e eficácia no funcionamento das escolas estão longe de serem demonstrados.

De um modo geral, e embora existam múltiplas modalidades de “escolha” (parcial, total, por “cheque-ensino”, sorteio, critérios previamente definidos, etc.) e não se possam ignorar os contextos específicos de cada país, as investigações realizadas têm mostrado que a regulação exercida por este dispositivo está longe de orientar o sistema na direcção com que a retórica liberal pretende legitimar esta medida (nomeadamente, aumento da eficácia dos resultados, maior informação e liberdade das famílias).

Além disso, entre os seus efeitos mais perversos conta-se o reforço da segmentação social na oferta escolar, pelo que se pode dizer que, na prática, em vez dos alunos escolherem as escolas, são as escolas (mais credenciadas) que escolhem os alunos (mais promissores).”

[www.ice.web.pt]

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 11:32

E porque estamos num Forum Católico, lanço aqui um repto aos foristas.



Indiquem as instituições de ensino privadas que conhecem ( sobretudo católicas) que

têm um ensino integrado e inclusivo , que admitem meninos com deficiências mentais,

síndrome de Down ou alunos com necessidades educativas especiais.

Quais destas instituições têm professores especializados nestas áreas ou serviços de psicologia integrados no sistema regular de ensino

Será que neste domínio se nota a diferença evangélica????


Promocão dos valores e da cultura da vida????

Ou o primado do mercado??

( Já agora não consigo esquecer aquela mãe que me disse uma vez que, se pagava imenso dinheiro para ter o filhinho no colégio, era o que faltava o menino ter colegas atrasados mentais na turma...)


Aqui fica o repto.





Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 11:40

Cara amiga

subscrevo o repto mas dirija-o às respectivas associações de pais para ter a resposta adequada.
Só recordo que estamos a sair do tema deste caderno no forum.
Porque não sugerir um novo caderno ao forum e deixar este para o debate dos cristãos de que precisamos na política?


Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 11:47

Mas quais associações de pais? Dos colégios católicos?
São estas associações que determinam quem é admitido???


Cá fico á espera de pelo menos um nome de uma instituição de ensino católica ( ensino básico e secundário) QUE ADMITA MENINOS DEFICIENTES, meninos com síndrome de Down ou meninos com necessidades educativas especiais , lado a lado com outros meninos

E isto tem a ver com política , sim.


E muito maIS com cristianismo.


De nada vale andar a pregar a "cultura de vida"... e depois, no concreto....

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 12:00

Já agora será bom saber se os pais desses meninos desejam o que para si parece ideal...
e se, quer nestas referidas escolas quer nas públicas, tal sugestão é pedagogicamente correcta e aceitável, até mesmo pelo ministério da educação?

Qual a opinião dos pedagogos das escolas criadas para responder especificamente a este tipo de crianças e de ensino?

Não fiquemos por propostas pouco consubstanciadas muito embora provavelmente certas mas carecidas de substrato de apoio que as defenda como válidas.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 12:06

Hum....

Que interessante a argumentação...



Tanto paleio da pseudofesa da vida, mas na prática ....

Só conversa.




Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 12:07

Posso lhe garantir que não há pai nenhum que não queira ver a sua criança integrada na sociedade e então se a criança for "funcional" ainda mais.

Às vezes acontece que os pais por medo que os filhos sejam gozados excluem o ensino "normal" e recorrem com demasiada frequencia ao ensino especial.

Conheço 2 casos de escolas com programas de apoio e integração a alunos especiais e posso garantir que todos os lados sairam a ganhar.

As escolas especiais são cada vez mais consideradas como uma etapa e um complemento, isto é, depois da criança ter tentado completar o mais possível na escolaridade e durante a escola tentar receber apoio de forma a ser o mais autónomo possível.

Em comunhão

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 12:44

Calma amiga

Eu não misturo aqui agredir ou defender a vida... quem falou nisso?
Eu na melhor intenção de lhe poder dar razão apenas penso na qualidade da vida e na valorização destas vidas que já por tudo merecem mais consideração. E veja que sou pai de um jovem que pela falta de qualidade de vida nos chamados "parâmetros de normalidade" teve sempre de se fazer por si para chegar onde está. Neste caso é numa universidade em Lisboa mas onde não há rampas nem elevadores para alguém que fez uma cirurgia cardiaca não andar de escadaria em escadaria.
Por isso bem compreende a sua intenção

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 13:28

Caro Galvão:

Não pretendia ser indelicada consigo.
E, devo dizer que graças a Deus, todos os meus filhos são saudáveis e excelentes alunos, pelo que as reflexões que aqui tenho feito não são "pessoais", mas têm a ver com os meus valores e convicções mais profundas.

AS razões pelas quais os meus filhos não estão no ensino privado têm a ver com as nossas opções enquanto casal.
Reconheço que é muito mais difícil e exigente para os pais.
Implica um acompanhamento muito maior e uma grande disponibilidade.
Mas compensa.
Todos os meus filhos frequentam uma escola com meninos deficientes integrados, desde o 1ºano do ensino básico. E essa vivência concreta tem sido um factor extremamente positiva - para todos.
Tanto quanto sei,os pais destas crianças querem que os seus filhos estejam integrados e não "institucionlizados"....
Mas esta experiência é válida sobretudo para os meus filhos, para a aprendizagem dos valores que eu quero que eles tenham e pelas oportunidades de aprendizagem que estes meninos "diferentes" lhes proporcionam.

Como ensinar aos nossos filhos os valores da tolerãncia, da dignidade de todas as pessoas, e sobretudo a ideia de que o valor dos amigos não implica que tenham de ter o aspecto ou as roupas dos protagonistas de morangos com açucar??

Como ensinar-lhes isso se depois eles estão num "gueto" de betos e tias, como são a maior parte dos "colégios privados"???

Um dos colegas do meu filho foi um menino com síndrome de Down, (filho de pais médicos, por coincidência) - uma criança extraordinária que logo foi "adoptada" por toda a turma....Uma das amigas da minha filha mais velha tem uma irmã com uma deficiência profunda, que os amigos aprenderam a respitar e acarinhar...

Os meus filhos convivem com meninos negros e meninos de etnia cigana e com filhos de médicos, de professores universitários, advogados, etc...

È isso a escola pública....
E não me venham com conversas de ranking... A escola pública que os meus filhos vão frequentar está entre as primeiras a nível nacional...


Portanto a questão do Cheque Ensino, a ideia de "guetizar o ensino", e os valores da privatização do ensino para elites, a ideia de não admitir crianças com necessidades educativas especiais e a lógica do mercado e do lucro pelo lucro relativamente á Educação, são profundamente negativas e até contra os valores cristãos.

As escolas privadas católicas deveriam ser as primeiras instituições a dar o exemplo....


Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 14:50

CP

Parece impossível: Uma mulher que se diz inteligente e querer um filho saudável numa turma com dificientes! Nem a escola faz isso, nem os professores queriam alunos saudáveis numa turma dessas. Como o professor pode atender dois tipos de crianças? Até os maus, estão numa turma diferente, quanto mais serem dificientes.
Deves viver num bairro muito pobre, no meio de muita mistura.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 15:04

Meu Deus!....

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 15:15

Que escolas são essas para terem alunos, bons alunos misturados com rebeldes ou dificientes e que não têm capacidade para aprender, na mesma turma. Mas isso aí é ensino?
As escolas têm de ter acesso, entradas, casas de banho próprias para essas crianças de todo o tipo. Nem no Canadá todas as escolas estão preparadas para isso. Nem todas as escolas aceitam todo o tipo de crianças. Se uma criança dificiente anda numa escola onde há alunos normais ou tem de ter uma professora específica para ele ou então anda a passar o tempo! Sejamos sinceros e honestos!

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 15:17

Ana,

Desculpa dizer-te que estás completamente errada.

Uma criança deficiente em contacto com as crianças chamadas normais sentem-se acolhidas, não marginalizadas, incentivadas a ir mais além e a ter objectivos mais largos.

As chamadas crianças normais, em contacto com as crianças especiais desenvolvem a caridade, a inter ajuda, a aceitação do diferente com algo para a ajudar e não a recriminar ou esconder.

Em termos de aproveitamento, como referi antes estas crianças especiais têm que ter um acompanhamento mais intensivo com aulas e apoio especializado.

Cada vez mais se considera a separação como segregação genética. Uma escola ideal é aquela que congrega toda a população em torno do querer saber e aprender. Todas as cores, credos, sexos e condição psiquica.

Desculpa dizer-lhe Ana, mas o seu post não é nada católico. Não vivemos num mundo perfeito. Os regimes totalitaristas é que escondiam e se envergonhavam dos defeitos da natureza.

Em comunhão


Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 15:22

Como penso que a intervenção da ana resulta apenas de uma atroz ignorãncia e não de pura maldade, passo a explicar:

Em Portugal, no ensino integrado, para além do professor da turma, existe um professor especializado em necessidades educativas especiais, que acompanha os alunos com mais dificuldades , que inclusivamente têm actividades e um programa de aprendizagem específicos e personalizados.
Ou seja,o seu ritmo não perturba nem condiciona a aprendizagem dos outros meninos.

Há no entanto actividades que todos fazem conjuntamente, o que é extremamente positivo, quer para os meninos com necessidades educativas especiais, porque os estimula e lhes permite sentirem-se socialmente incluídos, quer para os outros meninos.

Quanto ao meu bairro, é excelente!!!!

E aliás, quanto á pobreza, de facto, a pior pobreza é a pobreza interior....

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 15:30

Tilleul

Aquí não fazem isso. Crianças dificientes têm uma turma só para eles. Podem estar na mesma escola, mas não na mesma turma. No recreio podem juntar-se

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 15:47

E então por não se fazer no canadá quer dizer que está mal se se fizer?

As situações de vergonha e de esconder filhos deficientes cada vez são menos frequentes, graças a Deus.

Antigamente quem fosse deficiente motor ou tinha uma escola porreira sem escadas ou então ficava em casa. O grande Presidente Rosevelt foi excepção porque ficou na cadeira anos mais tarde.

Os deficientes auditivos eram considerados burros e ignorantes por isso nem aprender a escrever ou ler que isso é para gente normal. Coitado do Bethoven que acabou surdo...

Os cegos... em braile mas só nos livros que existem porque actualizar os livros escolares dá muito trabalho e é muito dispendioso. Stevie Wonder e Ray Charles cantavam porque se escrevessem teriam tido muitas mais dificuldades.

Para não falar das pessoas com parelesias cerebrais que eram à partida consideradas vegetais. Se o Stephen W. Hawking tivesse nascido no estado em que está agora perdia-se um dos grandes físicos deste mundo.

Agora miudos com Sindroma de Down, Autismo e atrasos de aprendizagem só ficam a ganhar no contacto com a sociedade normal. Mais facilmente se integram.

Mas pronto isto não é para este tópico.

Em comunhão

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 16:01

Tilleul

Talvez em portugal pensem melhor. Aquí há escolas especiais para surdos, mudos, etc. Aí se trazem os alunos todos misturados, fazem bem...dessa maneira pode até dar menos despeza ao governo e acho que o governo precisa mesmo de poupar. Nas aldeias actuem da mesma maneira? Têm um professor para cada aluno? Dessa maneira é para haver mais professores colocados.

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 16:11

As coisas não funcionam assim mas deveriam funcionar...

Página actual: 13 de 19


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.