Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 10 de 19
Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 22:46

CatolicaPraticante, é um erro colossal dizer que o aborto não tem nada a ver com ser a favor ou contra a vida, na realização de um aborto mata-se uma vida.

Quanto à suposição de um governo europeu cair imediatamente devo sublinhar que o trabalhista blair (eleito p+ortanto pelo partido da esquerda ingles) foi reeleito e foi o mais firme apoiante de bush. Fico alias bastante perplexo quando vejo e leio inflamadas declarações contra bush quando blair que tem sido o seu maior apoiante não desperta praticamente emoções dignas de relevo.


A intervenção da igreja atraves de conferencias episcopais?! Que eu saiba, posso estar errado só existe uma conferencia episcopal dos bispos dos USA, cuja intervenção maior está no texto do link que indiquei, texto que ainda não li.

Quanto à hipotese de ter de ler o forum pormenorizadamente vou pensar nisso embora o tempo não seja muito. Qual o titulo do topico em que tal foi debatido?

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de September de 2005 14:11

Muita coisa foi dita e por infelizmente não ter pc durante os fins de semana não consegui responder.

Quando eu falei da neutralidade da Igreja Polaca referia-me claramente a esta não compactuar com o regime.

Pode-se dizer que não foi neutra porque defendeu porque esteve do lado do povo. Mas é claro a Igreja tem que ocupar esse lugar seja contra que tipo de sistema político for e ainda mais se for um regime totalitário como era o comunista.

Se calhar não foi o melhor exemplo para exemplificar o que queria mas talvez com o Bispo Romero consigam perceber melhor. Ele não estava do lado de ninguém simnplesmente queria que se parasse a violência para bem da população.

Agora nós estamos num regime democrático em que não há liberdades nem direitos fundamentais em causa por isso que se deixe a política aos políticos (A César o que é de César).

Concordo com o que o Camilo diz acerca das divisões e azedumes que pode criar termos pastores com cores políticos exactamente pelo que disse o Luís que "Foram raros os padres da minha paróquia que não deu para descobrir qual a sua cor política. Algun limitavam-se a interpretar a mensagem do Evangelho à luz dos desafios da sociedade de hoje, e esses, tanto critavam governo, como oposição. Outros houve que não importa o que ambos fizessem, a sua opinião era sempre favorável para com os mesmos."

Dou um exemplo, no CNE, estatutariamente é impossível ocupar um lugar de chefia dentro da a associação e de um cargo político ao mesmo tempo. A Igreja, as suas estruturas e movimentos deverão ser supra-partidárias. É por isso que assim posso criticar livremente movimentos como o CL ou a Opus que descaradamente se tentam emiscuir do poder temporal.

Todos os vossos argumentos só me ajudam a deixar ainda mais claro que a declaração pública de apoio do Pe Vítor Melícias não deveria ter existido.

Quanto à suposta catolicidade do PM... eu tenho as minhas dúvidas se ele será cristão... Mas pronto...

Quanto à paticipação de cristãos na política não só digo SIM mas como até reafirmo o título do tópico "Cristãos na política precisam-se".

Em comunhão

P.S.- To Zé e CP por favor utilizem os vossos nicks respectivamente senão torna-se dificil não fazer confusões... parecem padres políticos que misturam tudo. ;)

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:23

Não basta dizer que se é contra o aborto para se ser a favor da vida.


Factos:


"Em 2001, a FEMA [agência federal para as emergências] alertou que um furacão atingindo NO era um dos 3 mais prováveis desastres nos EUA, juntamente com um ataque terrorrista a NY. A administração Bush cortou os fundos para o controle de cheias de NO em 44%.
- Há 1 ano, o U.S. Army Corps of Engineers propôs fazer um estudo sobre como proteger New Orleans de um furacão catastrófico. A administração Bush ordenou que o estudo não fosse feito.
- Em 2004, a administração Bush cortou os fundos pedidos por NO para proteger a cidade das águas do lago Pontchartrain em mais de 80%.
A decisão da administração Bush de anular em 2003 a política iniciada em 1990 por Bush pai e reafirmada por Clinton de proteger os pântanos que cercam a cidade não pode ser ignorada: mais de 80 mil km quadrados foram desprotegidos e entregues a urbanizadores. Cada 2 milhas de pântano reduz a altura das águas das cheias em 15 cm. Em resposta, um estudo de 2004 previu que NO seria devastada por furacões de nível 2 ou 3. O comentário da Casa Branca foi: "highly questionable" e gabaram-se: "Everybody loves what we're doing." (...)»
Antonio Inglês (http://ribatejo.blogspot.com)




Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 01:25

E como se não bastasse, foi mais rápida a intervenção americana na Indonésia a quando do tsunami, do que agora, em Nova Orleães, dentro do próprio país.

Dá que pensar...

Luis

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 21:07

Sobre um artigo de Carlos Esperança no Expresso com o título
"A escalada beata e as Agressões religiosas"

Pegando no último paragrafo: - A competição religiosa voltou à Europa. As sotainas regressam. os pregadores do ódio sobem aos púlpitos. A guerra religiosa é uma questão de tempo a que os estados laicos têm de negar a oportunidade. Só o aprofundamento da laicidade nos pode valer.

Seguramente direi que discordo quase a 100%.
Fico surpreendido com esta linguagem, embora respeitando a liberdade e direitos do articulista desde que não desrespeite os valores e crenças dos cidadãos a quem dirige os trabalhos, mas aqui sinto-me ofendido por palavras como sotainas, pregadores do ódio e outras quando dirigidas a todos os crentes das diversas religiões e fora do contexto da luta travada entre ultra radicalistas Islâmicos ou de outros credos que não são que uma minoria que seguem estas religiões.

E não vejo que seja a laicidade a salvação do homem.

Para mim nada como o puro mandamento do amor das religiões Cristãs humanistas e fraternas para serem a esperança do homem e do respeito pela dignidade humana, então sim dentro da separação do estado e da igreja, mas em que o homem ame o seu irmão e por o amor possa fazer tudo o que quer como diz a filosofia de Santo Agostinho.

Não creio na democracia do poder do homem sobre o homem (a maioria sobre a minoria)
mas na fraternidade humana, para pode haver a dignidade, a paz, a justiça, o perdão e o amor. Palavras de João XXIII repetidas por João Paulo II
Só assim não haverá luta contra a modernidade e a verdadeira liberdade e a garantia, dos direitos que permitem a verdadeira dignidade do homem na dimensão pessoal e social

Joaquim José Lopes Galvão





Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 12 de September de 2005 23:44

O Esperança é um fundamentalista ateu, direi mesmo mais, anti-religioso. Acha que a religião é fonte de obscurantismo e mede tudo pela mesma medida. para ele não há um crente digno, um compromisso sério, uma vocação autêntica. Penso até que é um ex-seminarista... mas não tenho a certeza.

Os extremos são todos condenáveis o que é pena é que ainda temos alguns tristes exemplos na hierarquia e na igreja que, pela sua actuação, alimentam este tipo de posições ...

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de September de 2005 13:38

Bom, discordo da maioria das opiniões.

O Pe Melícias tem tanto direito a estar no lançamento de uma campanha eleitoral como qualquer de nós.

Não foi ali representar a Igreja, nem a sua Diocese ou a sua Ordem. Nem vejo como possa assim ser interpretado. É um cidadão a exercer um seu direito cívico.

Parece-me que a nossa sociedade tem de se acostumar a estas intervenções.

Que mais não são senão a resposta deste sacerdote ao apelo do título deste tópico :o))

O único caso que me parece de excluir, apenas por uma questão de bom senso, é a da participação partidária dos sacerdotes. Entendendo por esta a inscrição em partidos políticos, ou mesmo a aceitação da integração de listas partidárias como independentes.

João (JMA)

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 18:25

Perigoso vírus ataca a vida humana.
Vírus mata em Portugal
Dá pelo nome de aborto ou de IVG,
está instalado na classe política,
em particular no Parlamento Português.

Para ser instalado o vírus aborto/ IVG

apenas aguarda a permissão
do Presidente da República e o referendo.



O vírus aborto/ IVG

está a actuar em partidos

da Assembleia da República,
mas prepara-se para ser um perigo nacional.



Pode o vírus aborto/ IVG ser uma epidemia

o mecanismo de actuação passa pelo referendo
sobre a despenalização do aborto ou das IVG.



A data da instalação do vírus aborto/ IVG

pode ocorrer entre o Outono e o Inverno em Portugal,

É provável que o dia de maior risco para o seu ataque

seja o dia 27 de Nov. 2005,

a menos que o Presidente da República
não aprove o projecto do PS e BE.



O único antivírus conhecido
é o Não ao aborto, no dia do referendo,

porque a vida é o primeiro e o mais
intimo direito da pessoa humana.



O vírus aborto/ IVG mata em todo o mundo

e já é uma pandemia na sociedade

sem respeito pela vida humana
da concepção à morte natural.



Devemos avisar os nossos amigos,

para o perigo do Vírus da IVG/aborto,

e passar a mensagem

de que a melhor defesa

é votar Não ao ABORTO
no dia do referendo.


A prevenção contra o vírus aborto/IVG,

exige o Antivírus NÃO AO ABORTO /IVG

implica politicas sociais e económicas de apoio à vida
que valorizem a dignidade das Mulheres,
dos embriões e fetos humanos e das crianças.



O Antivírus NÃO AO ABORTO/ IVG

implica politicas económicas e sociais pela vida
e pela dignidade dos recém-nascidos,

que os políticos não querem fazer
nem tomar para a sua prevenção útil.



Combater o vírus aborto/IVG,

é um dever de consciência
e uma prova de defesa dos direitos da pessoa humana,
é um sinal de modernidade e maturidade
da civilização do amor,

contra a cultura da morte



Vamos afastar de Portugal

o vírus aborto/IVG,

Temos na nossa mão o antivírus

Não ao aborto e à IVG

No referendo vote

Não ao aborto e à IVG,


Onde estão os Politicos Cristãos face a este tema

de novo regressado à politica portuguesa?

Onde estão os Cristãos da nossa política

que se afirmem claramente em esclarecimentos

aos cidadãos eleitores afirmando-se politicamente

Pela Vida e Contra o Aborto e a IVG

escolhendo a vida, da concepção à morte natural?



Joaquim José Galvão

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 14:18

Embora não seja talvez este o espaço mais adequado, acho absolutamente extraordinário, a falta de ética política a que estamos a assistir em prime time relativamente a alguns protagonistas das eleições autárquicas…

Há um despudor, uma falta de impunidade e uma completa subversão do sistema democrático em alguns actores da actual campanha eleitoral em curso, que merecem por parte dos cidadãos, sobretudo os que tentam pautar a sua vida por valores cristãos, uma profunda reflexão pessoal e uma maior intervenção cívica.

Também no parlamento, as coisas não estão melhores.

Ontem ouvi um deputado da nação afirmar que em Portugal não existem mulheres presas por terem realizado IVG fora do quadro legal. Ou seja, dos 20.000 abortos clandestinos realizados por ano em Portugal ( estimativa de algumas organizações de saúde, por extrapolação do número de casos assistidos nas urgências hospitalares como consequência de abortos clandestinos) , nem uma mulher está presa nas cadeias portuguesas…

Donde se pode concluir que a actual legislação penal – não é nem eficaz , nem dissuasora e é sobretudo profundamente hipócrita.

Mas, o que é mais extraordinário, é que o referido deputado não afirmou o facto com indignação, ou como alerta para que uma lei da república por ele defendida passe a ser eficaz e a ser aplicada!!

Não, o argumento era o inverso – ainda bem que a lei não é cumprida, porque assim sendo, não há qualquer necessidade de mudar essa lei!!!!

Ou seja, para esse deputado, se existe uma lei que não é cumprida, que não vincula os cidadãos nem pelos vistos o sistema judicial e que não tem consequências práticas, então , e por isso mesmo, ESSA LEI DEVE MANTER-SE….

O despudor da argumentação e a incongruência destes actores políticos é quase nauseante.

Resta dizer, que muitos deles se advogam arautos dos bons costumes e dos valores ditos católicos....



Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 00:53

Concordo inteiramente com a esta nota sobre a hipocrisia na politica. Basta ver o oportunismo da esquerda, que sabendo que vai perder as presidenciais, e o Pai da Nação vai finalmente para o lar dos republicanos, quer ganhar uma onda vitoriosa que se projecte depois nas presidenciais. Para tal entenderam as comadres, pouco interessadas com as mulheres que abortam, em aproveitar o caso para promover um referendo que mobilize a esquerda.
É vergonhoso o primeiro ministro deste pais não cessar de mentir. Quer mudar a lei porque as mulheres vao para a cadeia. Quando perguntam quantas estão na cadeia, foge a pergunta - porque não está nenhuma - e poe-se com evasivas.
Depois diz que somos um pais atrazado porque não consente em que matem bébés, e manda para a cadeia quem os mata....
Só mesmo trapalhadas.
Nas autarqicas uma vergonha das vergonhas. Um candidato malcriado, que a unica arma que tem é a Barbara Guimarães...
Fatima felgueiras é a prova acabada que o crime compensa....
Mais vale mesmo é fugir para a Antartica. Os pinguins são menos corruptos.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:22

Caro Moises,

Já todos percebemos o teu ódio de morte pela esquerda rosa mas relembro-te que este é um fórum sobre religião onde se discutem ideias e não pessoas.

Para discutir as eleições autárquicas e outros assuntos meramente políticos sugiro outros fóruns: Sapo.pt ou Clix.pt, entre outros.

Luis Gonzaga

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:27

Caro Luis

Já todos percebemos o teu amor pela esquerda rosa. O partido dar-te-á o premio da vida eterna.
Agradeço é que me respondas se este é o Forum das Paroquias Socialistas, para eu sair. É que se não é - e eu penso que não - uma postura mais neutral da tua parte como moderador ficava bem.
Parece mal esse afã em defender a camarilha rosa que nos vai (des)governando.
Odio é coisa que não entra no meu coração - com a graça de Deus.
Não fui eu que levantei o tema das autarquicas, como bem poderás ler, deves por isso chamar a atenção a quem o fez.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:42

Caro Moises,

Podes fazer as interpretações que quiseres, poderão é estar erradas. Se leres as minhas mensagens neste fórum, verás que ao contrário de ti, nunca comentei a favor ou contra opções partidárias, nem nunca falei de partidos ou de políticos. Sempre falei de políticas, sejam de que partido forem.

Ora, para alguém que se diz católico como tu, surpreendeu-me muito uma recente mensagem tua que revela ou um "ódio de morte pela esquerda rosa", como referi na mensagem anterior, ou uma falta de respeito pelo idosos e pelos doentes.

Disseste no início da semana, e passo a citar «não é só o Mario Soares que conta com apoios internacionais do Alemão Alzheimer e do Inglês Parkinson.»

Ainda bem que Deus te dá a graça de o ódio não entrar no teu coração. Olha se não desse...

Luis Gonzaga

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 02:01

è verdade amigo..... deu-me essa graça. De tal modo que o meu pai é amigo pessoal do Mr. Soares, visita da casa. Como tal, conheço a peça de gingeira.
Tirando isso, reitero o mal que te fica como moderador defender tão abertamente a esquerda rosa. Sinto em mim a nobre tarefa de contrabalançar o teu tão grande enlevo e paixao pelos abortófilos laicos republicanos e socialistas, defendendo outras areas bem mais catolicas hehehehe.
Vai dormir amigo que eu vou fazer o mesmo.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 08:44

Compreendo a tua necessidade de etiquetar as minhas posições como "esquerda rosa", quando aquilo que sempre faço é comentar as políticas, e não os políticos ou partidos. Aliás, fico mais descansado que no meu caso limitaste-te à "esquerda rosa" e não foi necessário chamares-me de "bloquista", como aconteceu a outros.

Repito que neste fórum nunca defendi nenhum partido nem políticos em particular. Mas se insistes nas tuas injustas acusações, talvez algum dia seja a altura de terminares com as insinuações e ganhes coragem para responderes a algumas questões que te são colocadas. Por exemplo, em que situação defendi "tão abertamente a esquerda rosa" ou que demonstrei o "grande enlevo e paixao pelos abortófilos laicos republicanos e socialistas"?

Até teres a coragem e honestidade de responder a estas questões, que considero injustas, o meu diálogo contigo termina por aqui.

Luis Gonzaga

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 10:55

Calma amigos

Creio que depois de uma noite de reposo se irá voltar ao normal.

Respeite-se o que cada um pensa o que refiro várias vezes, a Cesar o que é de cesar...
Isto mais uma vez me faz apelar a TODOS que não se desviem dos temas proposto e que sempre que tal pareça ser oportuno a esse respeito ao tema em debate se associe um novo tema em paralelo. Várias vezes aqui vejo os temas desdobrados e comentados em simultaneo.

E de Cristãos na política já nada mais há para dizer?

JJG

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 14:49


Sim, há muito a dizer.

Existem cidadãos portugueses profundamente católicos que são laicos, republicanos e socialistas.

Que têm contribuído com a sua actividade política para a promoção dos valores cristãos e pelo serviço aos outros de acordo com princípios éticos.

Acrescentaria ainda que, se hoje vivemos em liberdade e de Democracia, e se algumas pessoas podem impunemente insultar candidatos ao mais alto cargo do Estado, essa liberdade de expressão em grande parte é devida a pessoas como Mário Soares, que dedicaram a maior parte das suas vidas a construir essa possibilidade de Liberdade.

Resta-me também dizer que as referências á "doença de parkinson" e "doença de alzheimer" aplicadas a candidatos mais velhos são profundamente infelizes, e revelam um profundo desprezo e desqualificação pelas pessoas com mais de 65 anos( ao contrário dos lindos discursos sobre o apoio aos velhos, o respeito pelos velhos e bla-bla- bla), advogando a "eutanásia " de direitos cívicos e de cidadania dos mais idosos...

Revelam também uma falta de respeito profundo ( e muita ignorãncia) pelas pessoas afectadas com estas patologias, que , no caso de parkinson pode afectar pessoas trinta e poucos anos e, no caso de alzheimer, pessoas bem mais jovens que os saudáveis oitenta anos do candidato em causa...

Devo dizer que não sou socialista e que a teria precisamente a mesma atitude se o alvo dos injustos e desbragados insultos aqui proferidos fossem outro candidato presidencial qualquer, como por exemplo, Cavaco Silva...

Parace-me e aliás especialmente revelador de falta de carácter o insulto público de uma pessoa com quem a nossa família mantém relações de intimidade e cortesia....

Por último, parece-me especialmente perversa e grave a acintosa acusação feita ao Luís Gonzaga, porque TODOS sabemos da postura equilibrada e isenta que tem tido neste Forum relativamente a questões partidárias.

E todos, mas Todos mesmo, sabemos, que, se há alguém neste Forum que é a favor da vida, da paternidade amorosa e dos valores cristãos é o Luís Gonzaga.

Por tudo isto, Cristãos, precisam-se.

Não apenas na política, mas em todo o lado.

Sobretudo nos Ministérios ordenados.








Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 15:33

Graças a Deus que o Moisés não está na política porque provavelmente com estes ódios viscerais teria estado na última manifestação de extrema direita.

Embora discorde que se misture política com religão penso que é muito importante termos políticos com formação e ideiais cristãos.

Temos aqui a prova provada de um cristão que não sabe discernir política de ódios pessoais.

Venho também demonstrar a minha solideriedade com o Luís e dizer-te que respeito e admiro a tua forma de estar na Igreja nomeadamente com a postura moderada e conciliadora neste fórum.

Já discordei em algumas coisas com a CP mas ultimamente ela tem acertado em todas, é relamente necessário cristãos. Cristãos a sério, que vivam um cristianismo sério, comprometido mas acima de tudo humano, respeitador das opiniões dos outros e sem dogmatismos. E isto aplica-se principalmente aos padres porque os leigos aprendem com o exemplo.

Em comunhão

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 15:40

Aproveitando o tópico surgiu ontem esta intervenção do ex-ministro Bagão Félix.

Leiam e pode ser que algumas mentes se libertem de ódios quer da esquerda quer da direita.

Em comunhão

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 16:01


Eu não sou de partido algum. Nem sei se o Mário Soares é católico ou não. Se é doente ou saudável. Mas vocês acham que ele devia ser o Presidente da Republica? Um senhor já com 80 anos? Acham que uma pessoa com 80 anos pensa igual como outra de 60 anos, por exemplo? Façam e votem por um Portugal melhor. Alguns têm trabalho, mas há muitos no desemprego. Muitos têm salários elevadíssimos outros uma miséria de 400 Euros, outros com reformas de 3000 Euros, outros 30 Euros, mas isso agora é a China?

Até as senhoras andam com chinelos de quarto, vindos da China na rua...valha-nos Deus, fecham as casas de calçado de pele em Portugal e mandam vir o calçado da China. Aí podem ver o governo que tem Portugal. Trocar os ovos pelas cascas!
Pois, Cristãos precisam-se...

Página actual: 10 de 19


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.