Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 19
Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 03:00

Interessante ver o Frei Vitor Milicias na Televisão na apresentação da candidatura do Maçom Mario Soares a Presidente do lar (oppps) da Republica.
É que neste longo topico esquecido, foram atacados os padres que se metiam em politicas e agora ninguem o censura? Ou so são dignos de censura os padres que estão á direita do Partido Socialista porque os que andam atraz da pandilha podem e devem dar a cara na TV???
Espero que quando Cavaco Silva apresentar a sua candidatura o querido fradinho esteja tambem, ou então que ninguem mais ouse hipocritamente tocar no assunto.
Esperemos que este post não seja apagado como vem sendo habito ao que escrevo e é incomodo.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 06:37

Moises

Esse padre foi abençoado ao nascer:) Outros, nem tanto.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 10:54

Para quem há dias chamava a atenção dos argumentos ad hominem, é muito curioso ler a tua mensagem. Já todos percebemos que, por ti, o padre Vitor Melícias e o eng. António Guterres estão condenados ao fogo da Geena. Não se percebe muito bem porquê, e menos ainda quando se lê o Evangelho do próximo domingo...

Luis Gonzaga

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 11:14

Realmente considero o Padre Vitor Melícias um populista e que devia manter-se imparcial... É totalmente errado que padres estejam ligados à política quer à esuqerda quer à direita.

Em comunhão

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 12:26

Não concordo contigo, Tillieul.

Um padre é um cidadão como qualquer um de nós e tem direito à sua intervenção cívica, seja ela na política ou noutra qualquer área da sociedade. A Política é uma das áreas da Doutrina Social da Igreja, como a Economia, a Saúde, a Cultura, etc...

O que eu considero errado é o aproveitamento que alguns padres fazem das homílias e as convertem em autênticos comícios partidários.

Prefiro ver os padres que publicamente assumem as suas posições, sejam elas de esquerda, centro ou direita, àqueles que dizendo que são imparciais nada mais fazem que tentar influenciar a sua comunidade a votar no seu partido de eleição.

Luis Gonzaga

Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 14:11

Luis,

O problema de ter padres na política é acontecer como aconteceu em Portugal ou em Espanha em que muitas vezes a relação entre o estado e a Igreja não era muito clara.

Prefiro muito mais a postura que a Igreja teve por exemplo na Polónia, que sendo neutra e continua sê-lo por isso continua com tão alta estima entre o povo, sempre esteve do lado dos fracos, pobres e desfavorecidos.

Como lidar com um pároco de uma cor política completamente diferente da tua por exemplo em cidades pequenas em que há dois ou por vezes um padre?

Um padre deve ser motivo de concôrdia e de união, deve ser porto seguro para todos os crentes independentemente de cor, sexo, nacionalidade e partido político.

Sim que participe na vida activa e se integre na vida da sociedade mas como padre e nunca como político.

Em comunhão

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 18:02

Qualquer cidadão português tem o direito de exprimir publicamente as suas opiniões políticas desde que não o faça em contextos em que tente dessa forma limitar, controlar ou condicionar a liberdade alheia, nomeadamente em matérias de opção política ou decisões de consciência íntima, como é o caso de escolhas eleitorais ou votos em referendos.
Um Padre, como qualquer outro cidadão com outra profissão, tem o direito, como é óbvio, de exprimir livremente o seu apoio político a um determinado candidato ou a um determinado projecto político, em contextos eleitorais ou sociais.
Mas já não o deverá fazer na sua qualidade de Padre, e no exercício do seu múnus, como forma de influenciar comportamentos políticos dos eleitores ou pressionar resultados eleitorais...
Da mesma forma que um professor não deve usar as suas aulas para fazer campanha eleitoral aos seus alunos , ou um médico tentar condicionar as opções políticas dos seus doentes través do exercício da sua profissão, para dar apenas um exemplo de profissões em que pode existir algum temor reverencial, pois não existe uma relação de simetria de poder entre os vários intervenientes destas relações interpessoais.

Aqui, há claramente uma conduta eticamente reprovável e contra os princípios básicos do respeito pelo outro ser humano.

Uma outra dimensão diferente do comportamento dos padres que é objecto de profunda crítica, relativamente a questões políticas, é o recurso à baixeza e ao insulto.
É especialmente chocante para qualquer católico, observar, ler ou ouvir um Padre que usa o seu estatuto clerical para insultar, achincalhar ou caluniar outros cidadãos ( alguns deles padres) apenas porque não estão de acordo com a sua "visão política".

Aqui, para além da dimensão ética, visto de um comportamento reprovável coloca-se ainda a questão dos Padres estarem especialmente vinculados a deveres de conduta que se deveriam caracterizar pela exemplaridade evangélica.

Quanto ao exemplo da imparcialidade da Igreja Polaca, de facto o Tilleul tem muito sentido de humor... mas uma leitura atenta da história contemporânea da Europa, nomeadamente a partir da década de oitenta, talvez o ilumine.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 20:01

Caro Tillieul,

Foram raros os padres da minha paróquia que não deu para descobrir qual a sua cor política. Algun limitavam-se a interpretar a mensagem do Evangelho à luz dos desafios da sociedade de hoje, e esses, tanto critavam governo, como oposição. Outros houve que não importa o que ambos fizessem, a sua opinião era sempre favorável para com os mesmos.

Quanto ao exemplo de imparcialidade da Igreja polaca, a catolicapraticante tem razão: tens mesmo sentido de humor ;-) Nesse aspecto, e se exceptuarmos um ou outro bispo e alguns padres, a Igreja portuguesa tem sido muito mais imparcial que as suas congéneres europeias. O auge da parcialidade, para não dizer da campanhar eleitoral activa registou-se nos EUA a quando das últimas eleições.

Luis Gonzaga


Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 20:13


Aparece por aí cada politico. Se não fossem alguns deles cristãos, então é que tudo caminhava pior. Possívelmente, o Primeiro Ministro, se fosse católico, portugal não tinha ardido em tanta dimensão. Tinha pedido ajuda com antecedência a outros países. Assim foi de férias e deixa o país a arder. Se fosse cristão podia ter outro jeito para ter pena dos infelizes que morreram e que ficaram sem os seus bens. Um politico ir de férias quando o fogo devorava o país. Imaginem o juizo!

E o Lula será católico?

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 21:03

Para os que não sabem, o Primeiro Minstro português é Católico, embora não se compreenda muito bem a relação entre o catolicismo e os fogos florestais, que em grande parte são explicáveis pelas alterações climáticas à escala global.

Mas por falar em dirigentes políticos que não são católicos , é absolutamente extraordinário e bizarro o que está a acontecer debaixo dos nosso olhos em New Orleans. Os negros e os pobres completamente abandonados á sua sorte no país mais rico do mundo... Centenas de milhares de pessoas esfomeadas ... Uma imagem que nem nos países mais pobres do terceiro mundo seria possível imaginar....

E sem ajuda nem nacional nem internacional...

Há que reflectir. Afinal, as escolhas políticas contam. E O Tratado de Kioto ....

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de September de 2005 23:47

2º uma entrevista que li a José socrates, antes das eleições, ele considera-se cristão mas não catolico.

A minha opinião sobre este tema é:

os cristãos em geral, e os catolicos em particular, devem participar na vida politica do país, no minimo votando sempre que há eleições.

Podem e devem participar em movimentos, associações civicas e partidos politicos (a politica está longe de se esgotar nos partidos politicos, como os proprios partidos sabem ao tentarem infiltrar o maior nº possivel de movimentos civicos, o que é mais evidente nos sindicatos e associações de estudantes) desde que isso não comprometa a igreja com uma facção, deve ficar clara a distinção entre a opção pessoal politica e a pertença religiosa.

Os consagrados, o clero, não devem participar em partidos, não devem ser filiados nem apoiar publicamente facções ou partidos, nem no pulpito nem fora dele. Dividem a população, os crentes. Mesmo a participação em movimentos civicos deve ser pautada pela prudencia, essa virtude tão importante quanto menosprezada. Quer queiramos quer não para a maior parte da população igreja e clero são sinonimos ou quase. Não se deve comprometer a mensagem de Cristo por causa do apoio a um candidato. Por isso acho que o padre vitor melicias fez mal em apoiar a candidatura de Mario Soares, assim como outro sacerdote faria mal em apoiar a candidatura de Cavaco Silva. Bastaria ver as reacções azedas neste forum que essa acção provocou para perceber que não foi uma boa atitude. Este mesmo tipo de reacções ocorreram certamente em muitas casas, cafés, empresas, com mais azedume. A politica partidaria provoca divisões e azedumes que prejudicam a mensagem cristã.

Mesmo os leigos envolvidos nalguma acção pastoral, como a catequese, a acção socio-caritativa, o conselho economico paroquial, etc, se concorrerem a eleições deveriam afastar-se desses grupos e não usar a sua actividade na igreja para fazer politica (politicos em procisões ou a usar as suas actividade na igreja para fazer campanha dividem a igreja, já vi isso várias vezes). Existem grupos em que essa incompatibilidade não existe mas noutros grupos sei por experiencia que isso provoca divisões amargas dentro da igreja e é frequente o cristão politico tentar aproveitar-se da notoriedade publica que a pertença a orgãos da igreja lhe deu para efeito de propaganda politica.

No entanto em casos excepcionais podem e devem tomar partido e fazer uma acção politica activa, como aconteceu na polonia comunista, nas filipinas em que a acção do cardeal Sin derrubou ferdinad marcos, tomem e devem tomar partido na questão do aborto, assim como noutras questões que comprometam os direitos humanos. Nos USA os bispos catolicos têm promovido uma campanha para abolição da pena de morte. É politica mas fazem bem em faze-lo.

Quanto à afirmação do Luis gonzaga sobre o envolvimento da igreja na camapnha americana fico surpreendido, sabia que os pastores protestantes se envolveram activamente mas não tive conhecimento de envolvimento significativo de padres catolicos. Li isso uma vez na imprensa portuguesa mas pelo artigo percebi que o autor não percebia a distinção entre os pastores protestantes e os padres catolicos.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 00:25

E eu que pensava que todos os baptizados segundo a Igreja católica Apostólica romana e que nunca mudaram de religião eram Católicos....
O PM é católico, fez um percurso normal dentro do catolicismo e é filho de uma família católica... Claro que é cristão.

Quanto aoenvolviemnto das igreja católica nas elições persidenciasi norte americanas - através das suas superestruturas - foi amplamente noticiado na altura, na imprensa nacional e internacional.

Quanto á exigência de que os leigos catequistas ( ou com outras actividades na vida da paróqui) tenham de se afastar se estiverem envolvidos em processoa elietorais, parece-me estranha ....

A não ser que vão fazer campanha eleitoral durante a catequese ( ????..) ....ou durante as reuniões do conselho económico, ou durante as actividades sociocaritativas...

Mas aí o que se lhes exige é o mesmo que é exigido aos padres quando estão a exercer as suas actividaes pastorais s - que não se pronunciem sobre questões políticas nem usem a asua actividade para condicionar as escolhas alheias.
Co cordo que é inadmissível um politico tentar aproveitar-se da notoriedade publica que a pertença a orgãos da igreja lhe deu para efeito de propaganda politica.


Quanto aos políticos em procissões, ás vezes tem mesmo de ser, por razões protocolares.. é como os padres ou bispos em cerimónias públicas...Sim, baralha um bocado, porque o Estado é laico.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 00:39

Socrates disse que era cristão mas não catolico. Não creio que a igreja catolica force a adesão de quem quer que seja.

os politicos não são obrigados a irem em nenhuma procissão, aquando da realização das festas religiosas, que incluem missas e procissões, são enviados convites para todas as autoridades, normalmente as eleitas comparecem (nem sempre) e as não eleitas raramente o fazem. Costumam ser reservados lugares nas igrejas e nas procissões para essas autoridades.

Quanto ao envolvimento da igreja catolica eu não vi noticias sobre isso, vi sim noticiais sobre um forte envolvimento dos grupos protestantes, principalmente dos pentecostais. Vi tambem alguma confusão dos jornalistas que confundiam pastores protestantes com padres catolicos. Mas tentarei apurar melhor o assunto, embora se alguem me encontrar algo que me esclareça agradeço desde já.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 00:49

Citando o Sr. Moisés:

"andam atraz da pandilha "

Perfiro obviamente o laico e maçon Mário Soares, com uma vida inteira dedicada á luta pelos valores comuns aos cristãos e à maçonaria (liberdade, democracia, direitos humanos, solidariedade), do que certos alegados católicos de comunhão diária, como o Dr. Oliveira Salazar, responsável por assassínos, torturas e 13 anos de guerra colonial.

Penso aliás que a presença do Padre Victor Melícias na sessão de apresentação da candidatura de Mário Soares só revela uma profunda consciênca do que é o seu dever de cidadão, sem o confundir com o seu papel como sacerdote. Aliás lamento mais uma vez esta emanação de ódio contra um homem impoluto e com uma história pessoal de fidelidade ao evangelho e ao seu ideal franciscano intocável. Ou será que o Sr.Moisés sabe alguma coisa que queira partilhar connosco... que mal lhe terá feito o Pe. Melícias? Faz-me lembrar o ódio exalado por um Padre ex- frequentador deste forum relativamente à mesma pessoa... que estranho!

Tozé M.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 01:03

Tozé Monteiro, a reacção adversa, chamar-lhe ódio é um exagero, a presença do Pe Melicias na candidatura de soares não foi certamente apenas aqui no forum, alias aqui até terá sido muito moderada.

Como a presença de outro padre na candidatura de cavaco silva provocará a mesma ou piores reacções noutras pessoas.

Por isso mesmo os consagrados e mesmo as pessoas muito conotadas com a igreja (como os lideres nacionais de movimentos catolicos) não deviam dividir o povo cristão a sua tomada de partido. Prejudicam a mensagem cristã. Lembro-me daquilo que S Paulo disse a proposito das carnes consagradas aos idolos.

O padre melicias é um sacerdote e nestas eleições Soares não vai concorrer contra salazar. Não estão em risco a liberdade, os direitos humanos nem a democracia.

Para ganhar uns votos para o candidato da sua preferencia o padre Melicias provoca com a sua presença algumas reacções agrestes entre os partidarios de candidatos diferentes. Pode ter ganho uns votos para Soares mas me parece ter conseguido com isso melhor aceitação do Evangelho de Jesus Cristo. Será muito boa pessoa mas neste caso o seu acto não foi o mais adequado à sua condição.

Por causa deste tipo de comportamentos no brasil e no resto da america latina (aí muitas vezes com grande justificação) os USA apoiaram activamente a implantação dos grupos protestantes pentecospais que favoreciam politicas de direita e favoraveis aos interesses americanos.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 01:10

sobre as eleições americanas e sobre a participação da igreja catolica encontrei isto:

[www.usccb.org]


mas aind anão tive tempo para ler. Noutro dia lerei.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 06:47


Presumo que o Jorge Bush também é católico. A América ser o País mais rico do Mundo? Li em qualquer lado que era o terceiro País do Mundo, não o primeiro!
O J. Bush anda tão aterefado com a guerra do Iraque, nem tem tempo para olhar pelos pretos. Bom, ao ver o que vai pela america, apetece dizer: Senhor livrai-nos de todo o mal.
Eu acho que os católicos por serem católicos deviam ter outro procedimento. Amar o próximo!
O Socrates, se fosse um bom presidente, não deixava o país a arder e ía para férias. O Bush, deixou as férias para sobrevoar por cima dos desastres Katrina...se ele lhes levasse alimentos, seria melhor.

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 07:19


George. W. Bush.....corrijo!:)

Sobrevoar ( por cima) desastres....corrijo

Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 11:28

Camilo:

Se leres atentamente este Forum encontrarás informação detalhada sobre Intervenção directa da Igreja católica nas eleições norte americanas, nomeadamente através de Bispos e Conferências episcopais. Foi uma intervenção inegável a favor de Bush e a eticidade desta intervenção ( ou a falta dela) foi debatida aqui no Forum.

O pretexto deste estranho apoio seria que o Bush ( que não é católico) seria contra o aborto . Não digo a favor da vida, porque uma coisa não tem nada a ver com outra, basta ver as imagens da CNN em directo ( sem falar do saldo devastador da guerra do Iraque.
( uma vergonha!)
Em quAlquer país europeu do primeiro mundo o Governo cairia imediatamente por causa dum escãndalo destes....

Em suma - as escolhas políticas têm consequências.


Re: Cristãos na Politica precisam-se
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 11:30

catolicapraticante

Página actual: 9 de 19


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.